Issuu on Google+

o m s i n a i r a t e g e V


Alimentação saudável Uma alimentação equilibrada é um dos princípios básicos para uma vida saudável. Comer bem contribui para o bem-estar e ajuda a prevenir doenças crónico-degenerativas.

O tabagismo, o stress, a ingestão excessiva de álcool e uma alimentação errada são factores que propiciam o desenvolvimento de doenças como hipertensão arterial, obesidade, colesterol , e a diabetes todos eles são factores de risco para o desenvolvimento de doença cardiovascular.


Sopas

Saladas

Pratos Principais

Sobremesas


Sopas Sopa de ab贸bora e cominhos;

Sopa de cenoura;


Sopa de abóbora e cominhos Receita para 6 pessoas: Ingredientes: 150gr de abóbora 150gr de cenoura 50gr de cebola 2 dentes de alho 1 colher de sopa de azeite ½ colher de sopa de cominhos em grão Água q.b. a cobrir os vegetais Sal q.b. Preparação: Numa panela refogue no azeite os vegetais descascados e partidos em pedaços grandes durante 2 minutos. Junte a água até cobrir os vegetais, um pouco de sal e deixe cozer por 25 minutos. Depois de cozidos passe tudo por uma varinha mágica. Toste os cominhos em grão numa frigideira e decore a sopa com os cominhos tostados.


Sopa de cenoura Ingredientes: 4 a 6 cenouras, descascadas e cortadas em fatias grossas 1 cebola média, descascada e cortada em quartos 1 nabo médio, descascado e cortado em triângulos 2 dentes de alho descascados 750 ml de água ou caldo de legumes Sal e pimenta em pó a gosto 25 g de sementes de girassol, amêndoas e pistache ralados (misturados) Preparação: Coloque as cenouras, a cebola, o nabo, o alho e a água numa panela grande. Tampe e deixe ferver por 15 minutos. Tempere com tomilho, sal e pimenta a gosto e deixe ferver por mais 5 minutos. Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador. Devolva à panela e aqueça bem a sopa Coloque a sopa nos pratos, adicione molho de pimenta a gosto e sirva guarnecendo com as amêndoas tostadas.


Saladas Salada de queijo fresco;

Salada de massa com pimentos


Salada de queijo fresco Ingredientes: 2 tomates maduros 1 pequena lata de milho 2 pequenos queijos frescos ½ pimento vermelho 1 alface 50g de azeitonas pretas sal, azeite e vinagre q.b Preparação: Lave o tomate e corte-o em gomos. Escorra o milho. Corte os queijos frescos em pedaços assim como o pimento vermelho. Lave e ripe a alface. Disponha a salada numa tigela harmoniosamente e decore com azeitonas pretas. Sirva-a temperada com sal, azeite e vinagre.


Salada de massa com pimentos Ingredientes (para 4 pessoas): 250g de massa (por exemplo tagliatelle) 3 cebolas 6 rabanetes 2 talos de aipo 100g de pimentos sumo de 1/2 limão 3 colheres de sopa de azeite 2 colheres de natas 1 colher de chá de manjericão seco sal e pimenta preta Preparação: Enquanto a massa coze, pica as cebolas finamente, o aipo e os pimentos e corta os rabanetes em rodelas. Quando a massa estiver “al dente” escorre, passa por água fria corrente e deixa escorrer novamente. Numa taça grande, coloca a massa, junta a cebola, os rabanetes, o aipo e os pimentos. Mistura bem. Tempera com sumo de limão, azeite, natas, manjericão, sal e pimenta. Envolve bem e serve à temperatura ambiente.


Pratos Principais Massa chinesa com vegetais;

Espetadas de vegetais.


Massa chinesa com vegetais Ingredientes: 200g de massa chinesa 8 colheres de sopa de azeite 200g de rebentos de soja 2 cenouras cortadas em tiras fininhas 1 talo de aipo cortado fino ½ pimento verde cortado em tiras fininhas 1 cebola média, cortada em tiras fininhas 1 colher de sopa de molho de mostarda 4 colheres de sopa de molho de soja sal q.b vinagre q.b

Preparação: Coze a massa em água e sal sem a deixar ficar muito mole. Escorre bem a água e introduz a massa no azeite quente (4 colheres de sopa), mexendo durante alguns minutos, de modo a que a massa fique um pouco dura. De seguida, escalda os legumes em água bem quente alguns minutos, e escorre bem a água. Numa frigideira coloca o restante azeite e introduz os legumes, que acabarão de cozinhar em lume brando até ficarem tenros. Mistura a massa chinesa com os legumes e envolve bem. Depois faz um molho com a mostarda, o molho de soja, o vinagre e o sal. Mistura este molho na massa com os legumes. Serve de imediato.


Espetada de vegetais Ingredientes: tomates anões cebolinhas pimentos verdes e vermelhos em tiras grossas cogumelos frescos beringela cenoura às rodelas aipo Preparação: Lava bem os legumes. Descasca as cenouras e as beringelas. Enfia os ingredientes alternadamente até encher o pauzinho. Coloca para grelhar e vai virando para ficar grelhado de todos os lados. Acompanha com arroz e salada. Sugestão: podes usar outros legumes (couve-flor, brócolos, curgetes) ou também cubos de tofu.


Sobremesas Frutas de Inverno com creme;

Queques no forno


Frutas de Inverno com creme Ingredientes (para 1 pessoa): 2 ameixas pretas secas 4 alperces secos 1 colher de passas de uva 1 pêra descascada aos pedaços ½ maçã reineta descascada sumo de 1 laranja 1 colher de sopa de creme de requeijão, kefir ou iogurte de soja natural canela q.b

Preparação: Numa panela pequena, junta os frutos secos e o sumo de laranja. Aquece em lume médio. Entretanto, vai cortando a pêra para dentro do sumo. Mistura e faz o mesmo com a maçã. Cozinha em lume brando, tapado, durante 5 minutos. Destapa e deixa evaporar o sumo sem deixar colar. Deixa arrefecer um pouco e junta o requeijão, o keffir ou o iogurte de soja. Junta canela ou outra especiaria a gosto.


Queques no forno Ingredientes: ½ kg de farinha de trigo 1 colher de sopa de fermento em pó 150g de açúcar amarelo ou mascavado 100g de nozes 150g de margarina vegetal ½ l de leite de soja Sumo de uma laranja Raspa de meia laranja Raspa de ½ limão Óleo vegetal Formas para queques

Modo de Preparação: Misture a farinha com o fermento, o açúcar e as nozes partidas. Derreta a margarina e misture com o leite. Junte a primeira mistura à segunda e mexa bem para que fiquem bem fundidas. Pincele 12 formas com óleo e polvilhe com farinha. Leve ao forno durante 20 minutos. Sirva com chá de ervas.


Trabalho realizado por: Ana Santos nº 2 9º A Nélida Fonseca nº 15


Receitas Vegetarianas