Page 1

INFORMATIVO maio de

2015 - edição n° 01

o deputado da família

MISSIONÁRIO MARCIO SANTIAGO TOMA POSSE NA ASSEMBLEIA PÁGINA 02

DEPUTADO RECEBE MEDALHA DE HONRA DA INCONFIDÊNCIA PÁGINA 07

DEPUTADO É O NOVO VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO DE PREVENÇÃO E COMBATE AO USO DE CRACK E OUTRAS DROGAS

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NO INTERIOR DO ESTADO VÃO DEBATER O ENFRENTAMENTO AO USO DE DROGAS E SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

REUNIÃO COM REPRESENTANTES DO SINDICATO DOS AGENTES DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIA DE MINAS GERAIS

PÁGINA 03

PÁGINA 04

PÁGINA 05


o deputado da família

PALAVRA DO DEPUTADO Amigos, É com imensa satisfação que escrevo esse primeiro editorial, espaço que será destinado para que eu enquanto Deputado Estadual, possa expressar minhas opiniões, repassar informações e de certa forma estar mais perto do povo mineiro. O meu propósito nesta mensagem é expressar meus sinceros agradecimentos. Sinto-me honrado pelo voto de confiança que me foi dado. Quero agradecer a todos aqueles que estiveram comigo durante a campanha, pois sei que nossa conquista só foi possível graças a união de esforços. Ao me candidatar ao cargo de deputado estadual eu sabia que a caminhada não seria fácil. Muitos são os desafios de nossa política atual, muitos são os anseios da população. Mas, mesmo ciente das dificuldades que eu enfrentaria resolvi seguir em frente, pois fui auxiliado por minha família, pelos amigos, pelos colegas do sistema prisional, povo cristão e principalmente por Deus, meu sustentáculo. Fizemos uma campanha simples, mas firmada no compromisso com a fé, ética e a moralidade. Durante a campanha eu me dispus a ser instrumento do sistema prisional. Desde 2007, sou agente de segurança prisional e sei por experiência própria as necessidades de melhorias nas condições de trabalho e também na carreira. O caminho a ser percorrido é árduo, mas não desanimarei, pois é diante das dificuldades que identificamos o tamanho de nossa força. Conto com o apoio de todos os que assim como eu, almejam a melhoria do sistema penitenciário socioeducativo, segurança pública e o sistema público como um todo em Minas Gerais. Agradeço ainda aos meus irmãos da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD) que me receberam de braços abertos, que demonstraram o seu carinho por mim e também acreditaram em meu plano de governo. E como não poderia deixar de ser, agradeço a Deus e peço que conduza meus passos e me auxilie na tomada de decisões. Pretendo demonstrar minha gratidão por meio de muito trabalho, dedicação ,transparência, sensatez e respeito ao povo mineiro. Um forte abraço.

Missionário Marcio Santiago toma posse como deputado estadual Eleito em outubro, com mais de 76 mil votos, o Missionário Marcio Santiago tomou posse no dia 01 de fevereiro, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e assumiu o compromisso de compor o parlamento mineiro nos próximos quatro anos. Acompanhada por centenas de pessoas na ALMG, a solenidade contou com a presença do vice-governador Antônio Andrade (PMDB), do 1ºvice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Fernando Caldeira Brant e de diversas autoridades estaduais e municipais, além dos familiares dos parlamentares.

“Me sinto honrado e feliz por ter sido escolhido pelo povo mineiro”.

Expediente Jornalista Responsavel: Núbia Costa Diagramação e arte: Beatriz Rodrigues Tiragem: 25000 Gráfica: reflexo Gráfica e Editora LTDA

Rua Rodrigues Caldas, 79 - Ed. Tiradentes 21° andar - Gabinete 01 Santo Agostinho - Belo Horizonte - MG 30190-120 Tel:.(31) 2108 - 5955 Av. Barão do Rio Branco, 1871 - Salas 1805 e 1806 Cenntro - Juiz de Fora - MG 36013-020 Tel:. (32) 3015 - 1979

2


o deputado da família

Santiago assume a vice - presidência da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas O Deputado Missionário Marcio Santiago assumiu a vice-presidência da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). “Me sinto honrado de integrar essa comissão. Infelizmente, nós temos visto a devastação que as drogas têm causado em nossa sociedade. Vou trabalhar para representar mães, pais, a família dos viciados que têm sofrido tanto com os malefícios das drogas. Vou lutar pela família”, declarou. A Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas trabalha para a implantação de políticas de prevenção e controle ao uso e abuso de drogas lícitas, como o álcool e o cigarro, e também das drogas ilícitas, como o crack. O foco da comissão são as políticas públicas destinadas ao tratamento, recuperação e reinserção social do usuário. Também atua na fiscalização e acompanhamento dos programas de governo que são voltados para a prevenção do uso das drogas, além dos programas de combate e prevenção ao tráfico de drogas.

As comissões são grupos de deputados que opinam sobre os projetos em tramitação na ALMG, orientando as votações no Plenário.

Vice - presidente da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas

São atribuições das comissões realizar estudos, fiscalizar os atos do Governo, promover visitas, audiências e debates sobre temas de interesse da sociedade.

Existem quatro tipos de comissões: as permanentes, as temporárias, as comissões interestaduais parlamentares (CIPES) e as de decoro parlamentar. Membros da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas

3


o deputado da família

COMEÇA PREPARAÇÃO PARA A MARCHA CONTRA O CRACK Evento quer mobilizar a população mineira para enfrentar a dependência química e seus impactos sociais A Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas aprovou a realização da 4ª Marcha contra o uso de crack e outras drogas. O evento que está em sua quarta edição é realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e pretende ser uma grande mobilização em prol do debate sobre a prevenção, uso e combate ao uso de drogas. A marcha tem o objetivo de despertar a atenção da população e inserir o tema na pauta dos debates sociais. Segundo Santiago é preciso que todos estejam mobilizados, “essa é uma luta de todos. Poder público, iniciativa privada e sociedade civil precisam caminhar juntos, afinal esse é um problema que está se tornando cada vez mais presente em nossa sociedade e precisamos enfrentá-lo”. O evento vai reunir representantes do poder público e diversos segmentos da sociedade civil como estudantes e comunidades terapêuticas e terá os jovens como foco principal, já que os membros da comissão avaliam que seja de grande importância a realização de ações de prevenção voltadas para esse público. A marcha está sendo planejada para o segundo semestre deste ano.

Ciclo de Debates abordará a questão Audiências públicas serão realizadas das drogas na juventude no interior do estado Ampliar o acesso ao conhecimento teórico e introduzir o tema na agenda de discussões da sociedade e do parlamento: essa é a proposta do Ciclo de Debates que será promovido pela ALMG. O Ciclo terá como tema a questão das drogas na juventude e está agendado para os dias 25 e 26 de junho. A temática foi escolhida após a primeira reunião preparatória do evento, que contou com a presença de representantes do Executivo Estadual, da Prefeitura de Belo Horizonte, do mundo acadêmico, da sociedade civil organizada, dentre outros.

O Ciclo de Debates será realizado no Plenário e será aberto ao público. O evento também será transmitido pela TV Assembleia para todo o Estado. Os Telespectadores de Belo Horizonte e do interior poderão enviar perguntas e comentários pela internet para que sejam respondidos pelos participantes durante o encontro.

A partir do mês de abril, estão agendadas 10 audiências públicas em cidades do interior do estado. Os encontros vão debater medidas de enfrentamento ao uso de drogas e substâncias psicoativas e o papel das comunidades terapêuticas. As audiências são resultados de requerimentos aprovados durante as reuniões da Comissão.

DATA DAS AUDIÊNCIAS

Juiz de Fora 25/05

Uberlândia 23/06

Uberaba 23/06

Lavras 09/07

Campo Belo 18/08

Governador Valadares 20/10

Itabira 24/09

Contagem 11/11

Ipatinga 29/10

Betim 03/12

4


o deputado da família

APOIO AO SISTEMA PRISIONAL Desde o início do mandato, o deputado manteve seu compromisso com os agentes penitenciários e está empenhado em receber as propostas e sugestões que possam melhorar o sistema prisional de Minas Gerais. Além disso, tem trabalhado para contribuir com proposições junto ao legislativo. “Estou ciente das dificuldades, mas vou continuar trabalhando para atender as necessidades dos colegas do sistema prisional e do socioeducativo”, afirmou o deputado

Reunião Sindical No dia 08 de abril, o deputado se reuniu com o Presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária de Minas Gerais (SINDASP-MG), Adeilton de Souza Rocha, o Diretor Executivo do SINDASP-MG, Carlos Alberto e os agentes penitenciários Marcos França, Everaldo Márcio, Marcos Adriano e Raphael Reis. Durante o encontro, o grupo conversou sobre algumas demandas do sistema: finalização dos concursos em andamento, definição de um cronograma das etapas, necessidade de melhorias nas condições de trabalho, a situação dos servidores que estão em regime de contrato, abertura de novo concurso, melhoria na escala e carga horária, aposentadoria especial e lei orgânica. Foi um momento produtivo e o deputado pôde junto com os colegas do sistema prisional definir ações que possam contribuir para atender aos anseios da categoria.

Reunião com representantes do SINDASP - MG

PEC 15/2015 A proposição de autoria do deputado Sargento Rodrigues pretende assegurar direito aos Policiais e Bombeiros Militares e aos Policiais Civis o adicional de periculosidade na forma do inciso XXIII do art. 7º da Constituição da República. Santiago encaminhou um ofício ao deputado Celinho do SINTTROCEL que é o relator da matéria, solicitando análise da PEC 15/2015, para que fosse feita a inclusão dos Agentes de Segurança Penitenciária e Socioeducativo, fazendo com que a categoria também recebesse o adicional. Reunião com representantes do SINDASP - MG

“Não existe motivo para que nossa categoria não seja incluída no projeto”

5


o deputado da família

Melhorias no atendimento do IPSEMG/Juiz de Fora Dificuldade em agendar consultas, realizar exames e burocracia no atendimento. Esses são alguns dos problemas que os usuários do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) de Juiz de Fora vinham enfrentando. Na tentativa de amenizar a situação o deputado se reuniu com Everaldo Márcio e Raphael Reis, diretores regionais do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de Minas Gerais (SINDASP-MG) - Zona da Mata - e Rosângela Coimbra Mendes, Coordenadora Regional do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) de Juiz de Fora. Em pauta, a qualidade dos serviços médicos/hospitalares que estão sendo oferecidos aos servidores de Juiz de Fora e a busca por ações que solucionem esses problemas. Durante a reunião a representante do IPSEMG afirmou que está sendo providenciado convênio com mais um hospital de Juiz de Fora, fato que vai solucionar os problemas enfrentados pelos usuários que necessitam de consultas com pediatras, ortopedistas e atendimento de urgência e emergência. Além disso, esse credenciamento vai evitar que seja preciso buscar atendimento no Hospital de Pronto Socorro. Sobre o atendimento odontológico, em breve será realizada a troca de todos os equipamentos, o que vai gerar melhoria na qualidade dos serviços prestados.

“O encontro, foi de grande relevância para a categoria e vou continuar trabalhando para que meus colegas possam ter melhorias na carreira e nas condições de trabalho. Um atendimento médico de qualidade é importante para o sistema, para o servidor e também sua família. Vamos continuar lutando pela categoria”, afirmou o deputado.

Debate sobre o Projeto de Lei 840/15 Com o objetivo de somar forças e encontrar uma solução para o problema de mais de 5 mil agentes de segurança penitenciária e socioeducativa, o deputado esteve presente na audiência pública da Comissão de Segurança Pública realizada em 23/04. Os agentes são contratados temporariamente pelo Governo do Estado e os contratos vencem ainda em 2015. A audiência pública debateu o Projeto de Lei nº 840/2015 que é de autoria do deputado Sargento Rodrigues (PDT) e que propõe a prorrogação dos contratos. Durante a reunião o deputado Missionário Marcio Santiago foi nomeado o relator da matéria que visa alterar a Lei nº 18.185/2009, para prever no art. 4, §2º, que “será admitida a prorrogação dos contratos de que trata o inciso V do “caput” do art. 2º para além do limite estipulado no inciso III do §1º do art. 4º, enquanto não for realizado concurso público e provimento dos cargos, em especial dos agentes penitenciários e agentes socioeducativos”, além de considerar, para efeitos de pontuação como título, o cômputo dos anos anteriormente trabalhados nas áreas de segurança pública e defesa social. Agente penitenciário concursado, Santiago destacou que, quando a carreira de agentes foi criada, o número de detentos era muito inferior aos 63 mil atuais. Ele defendeu a união entre os agentes efetivos e contratados para que consigam avanços. E colocou seu gabinete parlamentar à disposição da categoria.

6


o deputado da família

deputado recebe medalha da inconfidência Honraria é direcionada a cidadãos que prestam serviços de relevância à sociedade

“Foi com muito orgulho que recebi das mãos do governador Fernando Pimentel, a Medalha da Inconfidência. Sintome emocionado por tamanha homenagem, pois esta é considerada a maior honraria que temos em nosso Estado. Não podemos deixar de lembrar do mártir da Inconfidência Mineira: Tiradentes, cujo o objetivo sempre foi lutar por justiça. É a exemplo deste herói que temos buscado fazer um mandato justo em prol da população, um mandato que contribua significativamente para o crescimento de Minas Gerais”. Foi assim que o Deputado Missionário Marcio Santiago expressou sua alegria em receber, das mãos do governador Fernando Pimentel a Medalha de Honra, na cerimônia da Medalha da Inconfidência, que ocorre, anualmente, em Ouro Preto. A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 durante o governo de Juscelino Kubitschek e é a maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais.Foram agraciadas 141 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. Entre os homenageados estão médicos, professores, advogados, atletas, empresários, artesãos, ministros, secretários de Estado, parlamentares, integrantes do Judiciário e do Ministério Público.

Redes Sociais O deputado Missionário Marcio Santiago quer estar cada vez mais próximo dos cidadãos, por isso convida a todos os amigos e amigas internautas para acompanharem seu trabalho em tempo real, com explicações e detalhamento, nos perfis que ele mantém nas redes sociais. Tirem suas dúvidas, enviem sugestões, façam críticas e comentários. E-mail: dep.missionario.marcio.santiago@almg.gov.br

7

Facebook/marciosantiagooficial flickr.com/depmarciosantiago Twitter/DMARCIOSANTIAGO Youtube/DeputadoMarcioSantiago


o deputado da família

ACONTECEU Alguns dos eventos que o deputado participou e visitas que recebeu no gabinete.

Equipe CERESP - JF

CIESP - JF

Aurelídio Rodrigues Chaves (Doutor) Vereador de Pescador

Jovens atendidos pelo projeto da AMAC

Jânio Luiz de Miranda

Bispo Urbano - Igreja de Deus no Brasil

Vereador e Pastor Darci Pires da Silva - Ubá

Prefeito João Soares Silva e Vereador Sergio de Matos - Laranjal

Vereador Zé Souza - Contagem

Secretário de Governo - JF Figuerôa

Sr. João e Equipe da AMAC

Abrigo Santa Helena

PARA MAIS FOTOS, VISITE O NOSSO FLICKR:

flickr.com/depmarciosantiago

8

Informativo - Maio 2015 Edição 01  

1ª Edição do Informativo Parlamentar do Deputado Estadual Missionário Marcio Santiago. Nº 01/2015.

Informativo - Maio 2015 Edição 01  

1ª Edição do Informativo Parlamentar do Deputado Estadual Missionário Marcio Santiago. Nº 01/2015.

Advertisement