Page 8

ESPECIA Desafio para o teu Almoço de Natal Nas tuas férias de Natal, aproveita o tempo livre, pede ajuda a um adulto (pai, mãe, avó, tia...) e confecionem em conjunto esta deliciosa receita. Pode até ser uma ótima sugestão para o dia de Natal.

Lombo de porco com gratinado de legumes Segue os passos da receita, mas com a ajuda de um adulto. Vais precrisar de:

- 1Kg de lombo de porco - ½ chávena de amêndoas - ½ chávena de avelãs - 1 cebola - 1 beringela - 2 cenouras - 1 abóbora manteiga - 2dl de leite - 200 ml de natas - 1 mão cheia de queijo mozarela ralado - Sal q.b. - Noz-moscada - Azeite - Pimentão doce - 1 ramo de alecrim - Pimenta

PASSO 01

Pré-aquece o forno a 180ºC. Num triturador ou num robô de cozinha coloca as amêndoas, as avelãs e 1 colher de sopa de azeite. Pica tudo grosseiramente.

tempera-a com o sal e o pimentão doce e coloca-a no tabuleiro. Leva ao forno durante 40 a 45minutos.

PASSO 02

PASSO 05

Dispõem o azeite num tabuleiro de ir ao forno até cobrir o fundo. Descasca uma cebola e corta-a em rodelas fazendo uma espécie de cama para o lombo no fundo do tabuleiro.

PASSO 03

PASSO 04

Espeta na carne o raminho de alecrim, polvilha-a com os frutos secos triturados,

Entretanto, descasca os legumes, cortando às rodelas a beringela e as cenouras e aos

6

cubinhos a abóbora manteiga. Depois coze-os no leite temperado com sal e pimenta em lume brando durante cerca de 25 minutos. A seguir, retira-os do leite e corta-os em pedacinhos mais pequenos. Unta um tabuleiro de ir ao forno com margarina e junta os legumes que cozeste anteriormente. Tempera-os com noz-moscada e cobre com as natas. Dispõem o queijo por cima do preparado e leva ao forno durante 20 minutos ou até ficar com aspeto dourado. Receita gentilmente cedida por Mafalda Rodrigues de Almeida Livro Gourmet em Casa

Profile for Revista Dente de Leão

Revista Dente de Leão - Edição N.º 2  

Revista Dente de Leão - Edição N.º 2  

Advertisement