Page 16

Amigos d O Alho-francês Sabias que podes cultivar o alho-francês durante quase todo o ano? Cultivado há mais de 6000 anos, acredita-se que o alho-francês já era consumido pelos egípcios – o povo que construiu as pirâmides. Podes cultivar as pequenas plantas de alho-francês em todas as estações do ano. Se optares por semear nesta altura do ano, opta por proteger a sementeira numa pequena estufa. O alho-francês aguenta bastante bem as temperaturas baixas que se fazem sentir e deves ter apenas como cuidado não encharcar demasiado o solo para que não apodreça.

Para semear alface vais precisar de:

- Sementes de alho-francês, ou mudas (plantas pequenas prontas para transplantar); - Vasos (pequenos para semear e com diâmetro de 15cm para plantar); - Composto orgânico; - Terra vegetal.

Passo 03 Quando os rebentos aparecerem, rega-os bem. Quando estes rebentos tiverem cerca de 10-20 cm de altura, podes arrancar e separar as mudas com cuidado.

Passo 01 Coloca a mistura de terra com composto num vaso e faz com a ajuda de um lápis pequenos buracos com profundidade de 1,5 cm.

Passo 02 Coloca as sementes na palma da mão e espalha. Cobre com terra as sementes e rega. Deves colocar uma etiqueta no vaso com a data.

14

Passo 04 Para transplantares num vaso maior, deves cortar a raiz do alho-francês deixando apenas 2,5 cm. Faz buracos de cerca de 5 cm e coloca cada alho distanciado a 15 cm da planta vizinha. Se plantares na horta, cada linha de plantas deve estar distanciada a 20 cm.

Profile for Revista Dente de Leão

Revista Dente de Leão - Edição N.º 2  

Revista Dente de Leão - Edição N.º 2  

Advertisement