Page 15

BOAS IDEIAS Scientia.com.pt Do trabalho conjunto de três docentes e investigadoras da Universidade do Minho (Cristina Almeida Aguiar e Maria Judite Almeida do Departamento de Biologia, e Maria Antónia Forjaz, do Departamento de Matemática e Aplicações) nasceu o SCIENTIA.COM.PT. Um projeto de divulgação e comunicação de ciência criado a pensar em todos quantos gostam de aprender experimentando, tornando a ciência acessível a todos. O que achas desta boa ideia?

Qual é a missão do SCIENTIA.COM.PT?

Temos por missão divulgar e comunicar ciência com excelência para públicos diversos. A sua vertente experimental, Experiment@ Ciência, tem-se dedicado à implementação de atividades experimentais em locais diversos, desde escolas a bibliotecas ou outros locais públicos, para públicos de vários níveis etários: Sementes de Ciência (3 aos 6); Ciência p´ra que te quero (6 aos 10); Ciência Acontece! (10 aos 12); Bora lá Ciência (12 aos 15); Pink Blue Science (15 aos 18); Pediu Ciência? (3 aos 103).

Como nasceu o projeto?

Consideramos que, como docentes e investigadoras, temos a obrigação de divulgar ciência contribuindo deste modo para a formação de cidadãos melhor formados, para viverem num mundo cada vez mais formatado pela ciência e tecnologia. O projeto pretende, assim, incutir em todos uma compreensão do, e um entusiasmo ao longo da vida pelo, processo de descoberta científica, tendo um comprometimento com a aplicação responsável da ciência. O nosso entusiasmo pela ciência e pelas crianças e jovens, aliado às contínuas solicitações de públicos e entidades diversas, particularmente escolares, foram um incentivo à formalização deste projeto.

E quanto a projetos futuros?

Para saberes mais podes visitar o site do projeto em www.scientia.com.pt

Pretendemos recrutar, estabelecer e consolidar os recursos humanos, físicos e económicos, que nos permitam divulgar e comunicar ciência de um modo efetivo e eficaz, para responder à procura crescente de atividades diversas que nos têm vindo a chegar. Deste modo a criação de ligações com outras estruturas e entidades, e o estabelecimento de parcerias são objetivos a curto prazo.

13

Profile for Revista Dente de Leão

Revista Dente de Leão - Edição N.º 2  

Revista Dente de Leão - Edição N.º 2  

Advertisement