Issuu on Google+

22 de Marรงo

Dia Mundial da

รgua

A Prefeitura de Catanduva tem desenvolvido importantes obras no setor de coleta e afastamento de esgoto, através do Programa de Despoluição de Córregos, que visa a despoluição do Rio São Domingos. Foram executados mais de 6000 metros de coletores de esgoto. Foi construído, na Avenida José Nelson Machado, um coletor de esgoto que impede que o Córrego Minguta receba esgotos líquidos no trecho de 920 metros entre as Ruas Altair/Manaus até o Rio São Domingos. Em 2007, o coletor do córrego Minguta terá a expansão de mais 1650 metros despoluindo o córrego da Rua Altair/Manaus até a Rua Rinópolis. Foi implantado 550 metros de coletor tronco no córrego da Mamona e 490 metros no córrego Barro Preto. O Córrego Fundo também foi contemplado pelo projeto. O esgoto deixará de ser despejado no espaço do córrego que compreende desde a Avenida Antonio Girol até a Rua Jundiaí. O trecho despoluído possui 550 metros. Além disso, foram iniciadas obras para despoluir o Córrego Jacu, que recebe esgotos dos bairros Bom Pastor, Eldorado, Pachá, Solo Sagrado e Conjunto Euclides II. Serão 1200 metros de coletores na primeira fase. Na segunda etapa serão mais 495 metros. O programa propõe, ainda, a orientação da população, foca o uso racional da água e enfatiza as conseqüências da inserção de produtos sólidos (papel, plástico, panos velhos etc.) nas redes de esgotos, tendo em vista a despoluição ambiental e o bem-estar dos catanduvenses.

Despoluição dos

Córregos

A Organização Mundial de Saúde recomenda: É suficiente para um cidadão o consumo de 140 litros de água por dia ou 4,2 m³ por mês. Para ter um controle do consumo, anote a leitura do dia inicial (1ª leitura), anote também a leitura após 7 dias (2ª leitura). Desconsidere os números vermelhos, subtraia. O resultado encontrado será o total em metros cúbicos consumidos durante o período. Para saber o consumo diário, divida por sete dias. Para saber o consumo diário por pessoa, divida pelo número de ocupantes do imóvel. Como exemplo, utilizaremos um imóvel com 5 moradores.

0 6 0 6 7

1

0 5 9 9 4 9 7m3 Consumo total no período: 7 m³ Consumo total por dia: 7m³ ÷ 7 = 1 m³ / dia ou 1000 litros Consumo por pessoa: 1000 ÷ 5 = 200 litros / dia

Está desperdiçando

Uso Racional da

Água

Verifique os vazamentos Caixa d'água: mantenha aberto o registro do cavalete, feche todas as torneiras e não utilize água. Vede a bóia da caixa, marque a posição do ponteiro e, após uma hora, verifique se ele se movimentou. Em caso afirmativo, há vazamento. Válvula ou caixa de descarga: jogue sabão em pó ou cinza de cigarro no vaso sanitário. Se ela ficar parada no fundo, é porque não existe vazamento. Em caso contrário, existe e é preciso averiguar.

Mudança de hábitos · Mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa a louça. · Não abuse da descarga, pois gasta muita água. · Acione-a por, no máximo, cinco segundos. · Também é importante mantê-la regulada corretamente. · Não prolongue o banho. Dez minutos são suficientes. · Regue as plantas com regador. Dessa forma, além de economizar água, você não machuca as plantas com o jato da mangueira. · Não lave a calçada, para limpá-la utilize a vassoura. · Não lave o carro na estiagem. Se muito necessário, utilize dois baldes de água: um para lavar, outro para enxaguar. Na reforma ou construção, utilize descargas através da instalação de “caixas acopladas”. Use dispositivos econômicos nas torneiras e duchas.

Dicas de

Economia

Os vazamentos aumentam o consumo de água, fazendo com que você pague por uma quantidade maior que a consumida. Verifique se em sua casa existem vazamentos, sejam eles internos ou externos. Em caso afirmativo, chame a equipe do Departamento de Água e Esgoto (DAE).

Esquema de instalação

Caixa d’água Caixa de descarga Extravasor (ladrão)

Registro Filtro

de pia

Registro de limpeza

Registro

Registro da válvula

geral

Chuveiro Registro do filtro

Torneira do tanque Registro de chuveiro

Válvula

Torneira do jardim Tanque

Pia

Hidrômetro

Lavatório Registro do cavalete

Bacia

Bacia Bidê

Os vazamentos visíveis ocorrem com maior freqüência no extravasor da caixa d'água (ladrão), nas torneiras em geral e na caixa de descarga para bacia comum. Os vazamentos invisíveis são constatados efetuando-se os testes descritos nesta cartilha. Faça todos os testes. Se houver vazamento, confie os serviços de reparação a um profissional competente.

Aprenda a verificar

Vazamentos

Teste 1

Torneira do jardim

Registro do cavalete

Para caixa d’água

Vazamento no ramal direto da rede

Fig. A

Torneira do tanque

Fig. B

1º Feche o registro do cavalete. 2º Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede do DAE (torneira do jardim

ou tanque). 3º Espere até a água parar de correr. 4º Coloque um copo cheio de água na boca da torneira, conforme ilustrado (Fig.A). 5º Se houver sucção da água do copo pela torneira (Fig.B), é sinal que há vazamento

no ramal alimentado diretamente pela rede.

Aprenda a verificar

Vazamentos

Teste 3 Vazamento na instalação alimentada pela caixa

Caixa d’água

Torneira de bóia (prender)

Caixa d’água

Extravasor

Nível d’água

(ladrão)

Nível baixou marca

marca

COM VAZAMENTO Limpeza

1º Feche todas as torneiras da casa, e não utilize os sanitários. 2º Feche completamente a torneira de bóia da caixa, impedindo a entrada de água. 3º Marque na caixa o nível da água e após uma hora, no mínimo, verifique se ele

baixou. 4º Em caso afirmativo, há vazamento na canalização ou nos sanitários alimentados

pela caixa d'água.

Aprenda a verificar

Vazamentos

Teste 4 Vazamento na válvula ou na caixa de descarga

NORMAL

COM VAZAMENTO

1º Jogue cinza de cigarro no vaso sanitário. A cinza deve permanecer no fundo do

vaso. 2º Em caso contrário, isto é, se a cinza não parar no fundo do vaso, há vazamento na

válvula ou na caixa de descarga.

Aprenda a verificar

Vazamentos

Teste 5 Vazamento em reservatórios de edifícios

Hidrômetro Registro do cavalete

Nível d’água

Torneira de bóia (prender)

Extravasor (ladrão)

Nível baixou

marca

marca

Registro de saída

Limpeza

1º Feche o registro de saída do reservatório do subsolo. 2º Feche completamente a torneira de bóia. 3º Marque no reservatório o nível da água e após, pelo menos, uma hora, verifique se

ele baixou. Em caso afirmativo, há vazamento.

Aprenda a verificar

Vazamentos

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA

SOCIAL


Cartilha Dia Mundial da Água