A organização do conhecimento sobre Umbanda e sua representação bibliográfica

Page 67

63 Quadro 7 – Umbanda nos dicionários (parte 1/2). [...] religião nascida no Rio de Janeiro, entre o fim do sXIX e o início do Dicionário sXX, que originalmente congeminava elementos espíritas e bantos, estes Houaiss já plasmados sobre elementos jeje-iorubas, e hoje apresenta-se da segmentada em variados cultos caracterizados por influências muito língua diversas (p. ex., indigenistas, catolicistas, esotéricas, cabalísticas etc.) portuguesa. (HOUAISS; VILLAR, 2009, p. 1903, grifos nossos).

Dicionário enciclopédico das religiões

Palavra de origem africana com que se designa o culto resultante da assimilação de elementos afro-brasileiros pelo espiritismo kardecista. [...] É enorme a variedade de práticas encontradas nos terreiros, classificados conforme sua posição no gradiente. De toda forma, no setor umbandista, o ritual assume grande importância. Em ambiente de incenso, cor e música, baixam os espíritos; os filhos de santo dançam, cantam e participam ativamente. A “gira”, nome dado à sessão religiosa, realiza-se habitualmente à noite [...]. No terreiro [...] ocupa lugar de destaque o “congá”, altar principal. Além de Cristo e do “guia” do terreiro, imagens católicas, como as de Nossa Senhora, São Cosme, São Damião e São Jorge, ladeiam as de “pretos velhos” e “caboclos”. O altar é em geral, profusamente enfeitado: velas, “guias”, flores. [...] O rito compreende, via de regra, sete “linhas”, organizada em torno de um orixá ou santo católico. A “linha” divide-se em “falanges” e “legiões”, as quais constituem a ligação entre os orixás e os membros inferiores da hierarquia, representados pelos espíritos desencarnados. Grande distância distingue a sobriedade da sessão espírita do extremo kardecismo e a movimentação e o estilo emocional da “gira” de Umbanda. Além da influência espírita, existem na umbanda elementos católicos e dos maleses islamizados. (SCHLESINGER; PORTO, 1995, p. 2577, grifos nossos).

Dicionário de cultos afro-brasileiros

Religião formada no Brasil [...] por uma seleção de valores doutrinários e rituais, feitos a partir da fusão dos cultos africanos congo-angola, já influenciados pelo nagô, com a Pajelança [...] sofrendo ainda influência dos malês islamizados, do catolicismo e do espiritismo [...] e, posteriormente, do ocultismo. A Umbanda cultua alguns orixás [...] mas cultua também eguns, i. e., espíritos de antepassados (entidades) ‒ Caboclos (espíritos de indígenas) e Pretos Velhos (antigos escravos), além das Crianças (espíritos infantis evoluídos). Ainda cultua os Exus (espíritos [...] em início de evolução). [...] As cerimônias são realizadas em Terreiros, Centros, Tendas ou Cabanas de Umbanda. Também há rituais e oferendas nas matas, praias, cachoeiras, margens de rios e regalos, lagoas etc. Usam pontos cantados e riscados, banhos de ervas sagradas, velas, flores, bebidas alcóolicas, charutos, pólvora, defumações etc., em seus rituais, bem como oferendas de comidas. [...] As roupas rituais são desde as roupas simples, comuns, brancas, até as roupas de baianas, coloridas ou brancas. Os salões de festa (abassá) têm altar (peji ou gongá, tb. congá) com imagens católicas (sincretismo religioso) e de índios (Caboclos) e negros (Pretos Velhos). [...] o Deus supremo, sem culto e sem imagens ou símbolos, é Zambi, divindade angola-conguense. Acreditam no Carma e na reencarnação. O termo Umbanda, aplicado ao culto, parece ter aparecido entre 1936 e 1940. Tem adeptos em todas as classes sociais. (CACCIATORE, 1977, p. 250, grifos nossos).

Dicionário de Umbanda

Umbanda é o grande e verdadeiro culto que os espíritos humanos encarnados, na Terra, prestam a Obatalá, por intermédio dos Orixás. Desse culto participam os espíritos elementais e os espíritos humanos desencarnados. A principal finalidade do culto de Umbanda, é o serviço às criaturas humanas e espíritos humanos encarnados ou desencarnados, seja por meio da doutrinação ou por meio do auxílio espiritual, nas dificuldades materiais e morais, alívio ou cura de doenças. [...] Na sua essência e na sua finalidade, a Umbanda é idêntica a todas as religiões do

Fonte: O autor (2018).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.