Issuu on Google+

Ano 2 | nº 05 | Junho/Julho 2013

LAGES

Duo Moda

Inverno em Lages

SaboreanDUO

Escondidinho de pinhão

Moda Masculina

Acerte na escolha do terno

Casa e Decoração

Quarto dos Sonhos

PARCEIROS |

MODA

|

TENDÊNCIAS

|

CULTURA

|

BELEZA

|

SAÚDE

|

SOCIAL


EXPEDIENTE

E DITORIAL U m ano em Lages!!!

Capa

C

hegamos a um ano de Revista DUO,

inverno. Elegância e Glamour estão

na cidade de Lages. Os desafios foram

estampados em nossas páginas. Tem

e são grandes, colocar uma ideia em

ainda muito conteúdo bacana, com dicas

pratica, mostrar aquilo que acreditamos

de moda, beleza, saúde e decoração.

que dá resultado para o nosso cliente e

E é claro que o especial da semana de

prazer para o nosso leitor, nem sempre

moda não poderia faltar, fotografado

é fácil. Muitas barreiras estão sendo

pelo Nando Velho você vai conferir

quebradas e muita coisa ainda há de ser

tudo o que rolou de melhor nesse belo

feita. Ficamos felizes com a repercussão

evento, que, aliás, veio pra engrandecer a

que a revista está tomando e a

nossa cidade e mostrar que aqui a moda

visibilidade que está tendo. Nesta edição

acontece. Então, boa leitura, aproveite

de aniversário, podemos assim dizer, tem

bem cada dica, cada página folheada,

muita coisa boa para você leitor. Tem

porque aqui na DUO tudo o que você vê

editoriais de moda incríveis, mostrando

está sim ao seu alcance!

o que há de melhor na coleção para o

Todos os direitos são reservados. Todas as informações técnicas são responsabilidade dos respectivos autores. As fotos sem direitos autorais são de banco de dados.

Produção e Stylo: Rose de Farias Modelo: Karen Amaral / Gabriel Nascimento Cabelo e MakeUp: Studio K Salão Fotografia e Edição: Nando Velho Veste: Boutique 3ª geração Diagramação: design@revistaduo.com.br Anúncios: Deni Inácio deniarts@yahoo.com.br Tiragem: 1.000 exemplares Gráfica Impressul Fotógrafo Responsável: Nando Velho Jornalista Responsável Eduarda Demeneck Revisão de texto: Ieda Camargo Financeiro Marcelo Kuhnen Colaboradores Franciéle Lima Juliane K. Goulart Dr. Agenor Coldebella Filho Marcelo França Maltes Paula Domingues Isabela Vargas Leandro Camargo Carlos Büst Pablo Valler JW Kielwagen Cristiano Alessandro Drag Conchita Marcos Thomas Osny Martins Windson Prado Marina Teixeira Cinthia Miranda Fotografia Distribuição: Digraplan e Revista Duo Lages

Diretor Revista Duo Franqueado Blumenau

Eduarda Demeneck

Anuncie em nossa revista! Departamento Comercial Franciéle Lima 49 8411 6749

49 9938 3819 lages@revistaduo.com.br


Í NDICE 40

10

SaboreanDUO

DUO Casa e Decoração

Escondidinho de Pinhão

O quarto dos sonhos!

42

DUO Esporte Musculação

75

DUO Noivas Casamento cronometrado

43

DUO Viagens Turismo na vizinhança

46

62

DUO Moda

DUO Cinema

A noite vai ser boa

A brasilidade do cinema nacional

82

DUO Social Lages em nossas lentes


DUO Casa e decoração

O QUARTO dos SONHOS Quarto da bebê Aqui o berço provençal, que era do irmão, foi laqueado e aproveitado para a nova integrante da família. O papel de parede, as cortinas e roupeiro em branco, formaram um

ambiente

clean,

favorecendo

o

contraste suave com o painel de madeira imbuia mel, o qual mais tarde vai servir de cabeceira para o quarto da jovem. O espelho veneziano e o lustre deram um toque de sofisticação, ganhando destaque no ambiente. Outro diferencial do quarto é a cômoda. Desenhada pelas próprias arquitetas, ela traz o clássico na base e o moderno nos Nada mais estimulante do que preparar o

irmãozinho(a) mais velho(a) também. Veja

quarto para a chegada do bebê. Quando

o que as arquitetas Maria Fernanda Ge-

já existe outro filho mais velho é preciso

vaerd e Bianca Ribeiro, da Metros e Me-

um pouco de cuidado para não gerar

tros Arquitetura (Lages/SC) criaram para

ciúmes e conseguir equilibrar a situação.

o quarto da bebê e do irmão mais velho.

Uma alternativa é reformar o quarto do

Quarto do menino Aqui predominou um tema neutro, sem características muito infantis, o que evita reforma para quando o garoto crescer. O laca verde aplicado no MDF é o destaque, esta pintura garante uniformidade da peça, sem deixar transparecer as emendas da

dos cantos foi proposital para ganhar amplitude. Os vidros em fumê espelhados nas portas de correr trouxeram leveza e sofisticação ao ambiente. O papel de

madeira.

parede em listas brancas e peroladas

A bancada de estudos próxima à janela

deixa o ambiente carregado. Já móvel

permite luminosidade e as prateleiras na vertical ao lado facilitam a organização do material escolar. A cômoda branca, embaixo, possui rodinhas, e pode ser transportada para outros lugares.

10

O guarda roupa colocado em um

DUO

contrasta com o verde do laca e não arredondado foi um pedido da mãe, pela preocupação de acidentes das crianças nas quinas. Uma preocupação importante nessa fase serelepe das crianças!

puxadores em cava. Simplesmente um charme!


DUO Casa e decoração

FOTOS: Luisinho Göcks

DUO

11


DUO Make Por Camilla D’Amato

O inverno Planeta Mulherzinha

está aí..

Por Camilla D’ Amato Fotos: Eberson Theodoro Modelo: Aline Zattar

As estrelas de Hollywood desfilaram suas belezas pelo Golden Globe Awards e mais recentemente na festa do Oscar, trazendo a tendência mais falada para nosso outono inverno: pele perfeita e batom marcante.

1. Espalhe o primer e logo em seguida use uma base adequada ao seu tom de pele. Não tente parecer mais “braquinha” ou mais morena com a base. O resultado pode ser uma catástrofe. Aplique também o corretivo.

2. Use um pó compacto de 3 a 4 tons mais escuros que sua pele para marcar os contornos, usando a linha diagonal que desce a partir do início superior da orelha em direção à boca, logo abaixo do maxilar, nas laterais altas da testa e logo abaixo do queixo.

4. Escolha seu blush preferido e aplique exatamente entre o contorno e a iluminação nas maçãs do rosto. Agora sim, podemos selar tudo com pó translúcido ou compacto, truque de maquiador profissional. Pó vem depois de tudo, mas não vai sair espalhando por aí, hein!

5. Aplique várias camadas de máscara para um olhar mais marcante e feminino. Escolha um batom de cor marcante e não tenha medo. O outono/inverno traz uma paleta de cores repleta de opções das mais ousadas até as mais clássicas: roxo, vinho, vermelho, cereja, café, tijolo e laranja queimado com acabamento matte ou fosco.

3. Agora é hora de iluminar. O look proposto aqui é para o dia a dia, usando um iluminador sem brilho em pontos bastante estratégicos: abaixo da curva da sobrancelha, no “ossinho” proeminente da maçã do rosto, logo abaixo do canal lacrimal, na ponta do nariz, no arco superior e inferior da boca e no queixo. Espalhe na ponta dos dedos.

Agora você não tem mais desculpas para não desfilar tendências de maquiagem. Quero te encontrar linda por aí! Batom Maybeline Hydra Extreme Matte FPS 15 (cor Plum Me) Preço médio: R$ 19,00


DUO Estética Por Agenor Coldeblla Filho

Rinoplastia

A paciência e os cuidados são fundamentais no pós-operatório. Ao longo de alguns meses você poderá ver um resultado mais natural e definitivo. Técnica cirúrgica Na rinoplastia, a técnica cirúrgica utilizada pode ser aberta ou fechada. Na técnica aberta fazse uma pequena incisão que fica escondida abaixo da ponta nasal. Na técnica fechada, a incisão é realizada na parte interna do nariz. Em alguns casos pode ser necessário o uso de tampões no nariz, que são removidos em, aproximadamente, 24 horas. As cicatrizes amadurecem e vão ficando imperceptíveis com o passar do tempo.

O nariz é fundamental na composição da beleza e equilíbrio do rosto. Por localizar-se no centro da face, é alvo de muita atenção e suas alterações podem causar impacto na auto-estima. A rinoplastia tem como objetivo alcançar a harmonia facial, tratando as alterações estéticas e funcionais do nariz, sejam de origem genética ou traumática.

Anatomia A pele do nariz é sustentada por estruturas ósseas e cartilaginosas. Na parte superior temos o osso nasal. Na parte média, a cartilagem septal ou quadrangular com suas expansões laterais, as cartilagens laterais ou triangulares. Na parte inferior localizam-se as cartilagens alares. Na rinoplastia é realizada a remodelação das estruturas ósseas e cartilaginosas através de reduções, mudanças na forma ou aumento de suas estruturas. Com isso, podemos corrigir alterações no dorso, na ponta e na largura do nariz.

Recomendações pré-operatórias É importante que você esteja em boas condições de saúde para fazer a cirurgia. Algumas recomendações devem ser seguidas antes da cirurgia, como é o caso de medicamentos que devem ser suspensos, bem como bebidas alcoólicas e tabagismo. Deve-se manter jejum de sólidos e líquidos, por um período mínimo de oito horas antes da cirurgia. O tempo de cirurgia, internação e tipo de anestesia depende de cada caso. O retorno às atividades diárias e ao trabalho ocorre em alguns dias.

A rinoplastia melhora a estética nasal, harmonizando a face e também melhorando a função respiratória. Recomendações pós-cirúrgicas Manter os curativos pelo tempo determinado pelo seu médico, geralmente 7 a 15 dias. Nos primeiros dias é comum sentir dificuldade para respirar devido ao edema. O uso de soluções nasais pode ser indicado para limpeza e desobstrução do nariz. Proteja o nariz durante o sono e de eventuais traumas domésticos. A cirurgia plástica é um dos caminhos para conquistar mais auto-confiança e melhorar sua qualidade de vida. Converse sobre suas expectativas com seu médico e veja o que realmente pode ser feito no seu caso. A perfeição não existe, porém os resultados valem a pena. Boa cirurgia.


DUO Moda Jovem


Couro e lã coloridos, fazem par com seu jeans favorito, os vestidos ficam mais descolados, e as sobreposições masculinas são ideais para o frio! Neste inverno, a Código veste você com charme e conforto.


Fotografia: Photographicphotovideo Produção: Ana Lopes Roupas: Loja Código Beauty: Cloves Durães Agência: Mídia Free Modelos: Aliny Debastiani, Fernanda Tomazoni e Roberto Martins


DUO Sensualidade

Neste mês,

Por Andreia Berté . andreiaberte@andreiaberte.com.br

o meu papo é com você,

Homem!


A mulher é um ser reverenciado nas artes, proclamado nas manifestações, adorado nas músicas e idealizado nas poesias. Exala sensualidade, transpira liberdade, habita o imaginário, flutua nos corações. É a materialização dos sonhos mais intensos. Mulher é encantamento, magia, simboliza a pureza, a sublime continuação da vida. Estamos em um período do ano no qual o mundo mobiliza-se em prol de comemorações e homenagens às mulheres. Fico encantada vendo as empresas, secretarias, órgãos

públicos, instituições e o comércio em geral criativamente buscando alternativas para demonstrar e legitimar sua expressiva admiração e gratidão pela presença da mulher no mundo. Eu particularmente acredito que dia da mulher é todo dia! Assim como o dia do amor, dia do beijo, dia do afeto, dia do carinho, dia do sexo, dia das doces palavras capazes de suavizar a vida e revigorar o desejo por momentos inesquecíveis. E você, homem, já pensou como vai

homenagear e curtir ainda mais essa presença forte, intensa, carinhosa, inquietante, linda e sensual em sua vida? Para facilitar suas escolhas (com sucesso garantido), criei uma lista de ideias simples e práticas que farão sua linda flutuar nas alturas... E suavemente pousar sobre você para lhe retribuir da melhor forma possível (sim, incluem-se aqui também sessões de beijinhos, carinhos e sexo quente). Aproveite!

FLORES SÃO SEMPRE FLORES

Dica Hot: Após esse jantar, sirva a sobremesa no quarto: morangos, chocolates, champanhe e chantilly... Uma mistura pra lá de deliciosa, especialmente se saboreada a dois, nós dois, aqui, ali, em todo lugar.

Lentamente e da forma mais provocante e torturante possível.

Sim, toda mulher adora receber flores! Elas alegram, inspiram, perfumam, encantam e seduzem todos os sentidos. E não necessariamente precisa ser um buquê caríssimo. Mas bom gosto é essencial. Caso prefira algo mais minimalista, inspire-se na famosa cena do filme Dança Comigo, na qual Richard Gere sobe uma escada rolante para encontrar sua amada, segurando apenas uma rosa vermelha acompanhada de um olhar sexy e sorriso encantador. Dica Hot: Ao entregar a rosa, sussurre “para mim, você é única!”. JANTAR A DOIS Dizem que a boa comida é aquela que começamos a degustar com os olhos. Além de preparar (ou encomendar) um jantar delicioso, prepare o ambiente de forma surpreendente. Espalhe pétalas de rosas vermelhas sobre a mesa formando uma toalha. Sobre o prato dela coloque um guardanapo com a frase “você é o melhor sabor da minha vida”. Posicione sobre as taças lindas velas vermelhas e coloque no centro da mesa um porta-retrato com um bilhete “é apenas o começo do resto das nossas vidas”, com a foto de um momento especial de vocês.

VALE MOMENTO MÁGICO Quem disse que vale-presente é sem graça? Imprima um vale com a seguinte mensagem: “Vale Momento Mágico. Você que me leva às alturas, essa noite pode escolher onde quer que eu te leve”. Será uma ótima oportunidade de realizar um desejo especial da sua amada. Dica Hot: Após levá-la ao local escolhido, entregue outro vale: “Vale Momento Sensual. Escolha o que quer que eu faça: ( ) massagem sensual; ( ) beijos em todo o corpo; ( ) mãos amarradas e olhos vendados; ( ) toques envolventes; ( ) todas as alternativas anteriores”. MÚSICA PARA OS OUVIDOS

PRESENTE AUSENTE Compre um lindo par de brincos ou anel (no mínimo uma bijuteria de qualidade). Dica Hot: Peça para a vendedora embalar a caixa contendo dentro dela apenas um pergaminho fechado com lacinho de fita. Esconda os brincos ou anel dentro da sua roupa. Ao abrir a caixa ela encontrará a mensagem do pergaminho: “Seu presente está no meu corpo. Mas atenção: você deverá procurar somente com os lábios”. Viu como é possível viver um incrível mês da mulher a dois? Curtam, divirtam-se, comemorem cada momento juntos. Homem, mulher, sintonia. Cumplicidade. União. Paixão. Felicidade. Aproveitem sem moderação.

Organize uma playlist com músicas românticas e sensuais e dê de presente para ela. Ritmos e sons que irão embalar muitos momentos inesquecíveis no carro, no quarto, na sala e onde mais a imaginação mandar.

Beijocas!

Dica Hot: Que tal tirar a roupa dela ao som de uma das músicas?

criatividade sensual e outras iDeias sobre o

Andreia Berté - Palestrante motivacional, Educadora

Sexual,

universo feminino.

Especialista

em


DUO Sexo

Por Claudia Petry . contato@sussurra.com.br

E depois do namoro, Como manter a chama do

Casamento acesa? A paixão inflamada inevitavelmente esfria e precisa amadurecer para sustentar uma relação duradoura.

30

DUO

Foto banco de imagens


O dia dos namorados é uma data especial para todos os casais que se amam. As expectativas em torno desse dia permitem as mais variadas demonstrações de amor e carinho entre ambos. Porém, muitos são os que, ao serem perguntados “o que vamos fazer hoje”, respondem “não somos namorados, estamos casados”. Afinal, o que podemos aprender e levar desta etapa do relacionamento para a vida matrimonial? Quando as pessoas se apaixonam e decidem se casar, a expectativa é quase sempre de que o amor, o casamento e a felicidade irão durar para sempre. Os votos dizem: “até que a morte nos separe”. Apenas a pessoa mais cínica seria capaz de pensar, andando até o altar ou frente ao juiz, que se as coisas não derem certo “nós sempre podemos nos separar”. Porém, a taxa de divórcios só tem aumentado, e isso não é bom para essa adorada instituição. Manter o contato físico e a relação positiva é um desafio para os casais. Embora alguns divórcios sejam claramente justificados por abuso emocional ou físico, infidelidade, comportamento viciado ou incompatibilidades irreconciliáveis, os especialistas dizem que muitos casamentos fracassados parecem ter acabado por uma falta de esforço para manter acesa a brasa do amor. Digo “brasa” porque as chamas do amor – os sentimentos que levam as pessoas a esquecer de todos os seus problemas e voar pelas ruas com asas nos pés – não duram muito tempo, e nem podem, se os amantes tiverem planos a seguir. A paixão inflamada por um novo amor, inevitavelmente,

vai esfriar e precisará amadurecer e se tornar afeto, respeito, compreensão, tolerância e companheirismo que poderão sustentar uma relação duradoura. Estudos realizados mostraram que a explosão de felicidade que ocorre com o casamento dura apenas cerca de dois anos, depois dos quais as pessoas voltam a seus antigos níveis de felicidade – ou infelicidade. A paixão tem vida mais curta e precisa evoluir em amor de companheirismo, composto mais por um profundo afeto, conexões e vínculos. Fazer algo de positivo pelo parceiro é uma das recomendações de estudos recentes para manter o casamento feliz Mantendo vivo Há uma enorme quantidade de ações e palavras, pesquisadas e testadas, que podem fazer maravilhas para manter o amor vivo. O ser humano tende a se habituar a circunstâncias positivas – se acostumar tanto com as coisas que nos fazem sentir bem que elas passam a não fazer mais o mesmo. Isso pode ser a sentença de morte para a felicidade matrimonial. Os psicólogos chamam isso de “adaptação hedônica”: as coisas que nos empolgam ou emocionam tendem a durar pouco. É necessário adotar medidas para evitar, ou ao menos desacelerar, a comodidade que pode levar ao tédio e à insatisfação matrimonial. Dentre as estratégias, podemos incluir o tempo para estar junto e conversar, priorizar estes momentos e realmente escutar um ao outro e expressar admiração e afeto. É também muito importante a mudança constante, que é inatamente

estimulante e recompensadora, além de crucial se nós quisermos evitar a adaptação. Misture as coisas, seja espontâneo, mude o jeito como você faz as coisas com seu parceiro para manter seu relacionamento fresco, significativo e positivo. Novidade, na cama, é um afrodisíaco poderoso que pode também aumentar os prazeres do sexo matrimonial. A novidade caminha de mãos dadas com a próxima dica: surpresa. Com o tempo, os parceiros passam a conhecer muito bem um ao outro, e eles podem acabar em rotinas que se tornam emburrecedoras. Sacudase. Experimente novas atividades, novos lugares, novos amigos, novas posições no sexo, novos sabores, novas sensações... Aprendam coisas novas juntos. Pergunte a si mesmo toda manhã: “o que eu posso fazer hoje durante cinco minutos que vá deixar a vida do meu parceiro melhor?”. Os atos mais simples, como compartilhar um evento divertido, um beijo roubado, sorrir, ser brincalhão, o envio de torpedo sacana, uma calcinha pra lá de ousada... Tudo pode favorecer o aumento da felicidade conjugal. Por que não experimentar? Ainda está aí? Corre lá... Faça algo... Agora!

Claudia Petry é apaixonada pela vida e, inconformada com a hipocrisia com o qual o sexo era discutido, resolveu então, falar abertamente do tema sem tabus e preconceitos.


DUO Moda Ă?ntima

32


DUO Saboreanduo

Escondidinho de

PINHÃO Ingredientes: Purê: 1 kg de pinhão moído 250 gramas de leite 1 colher de margarina 250 gramas de requeijão Sal a gosto Recheio: Carne de costela desfiada com cebola a Juliana. Modo de preparo: 1. Refogue as cebolas e misture pinhão, leite, margarina, requeijão e sal a gosto até formar uma massa de purê. Desligue do forno e reserve. 2. Em uma refrataria espalhe uma camada do purê e despeje o recheio. Em seguida cubra com o resto do purê, polvilhe com queijo parmesão e coloque no forno até dourar.

Convidada especial: Delvina Zanotto Proprietária Apreciatta


DUO Esportes Por Francisco Jose Fornari Souza

MUSCULAÇÃO A pratica de atividades físicas deve fazer parte de nossa rotina de vida, pesquisas mostram que os nossos hábitos de vida tem fator preponderante em nossa saúde. Por isso praticar esportes, caminhar, correr, ter um estilo de vida ativo, trará muitos benefícios a todos nós. Para a pessoa que esta doente, com algum problema físico, seria uma solução para recuperar a saúde. Para a pessoa que esta bem, seria manter esta situação, para a pessoa que deseja ter um nível de aptidão física acima da média seria uma melhoria desta capacidade e para o atleta, seria a excelência física. A força muscular é dos componentes que fazem parte de uma qualidade de vida positiva, juntamente com a resistência aeróbica e a flexibilidade são os elementos da composição corporal. Em relação aos exercícios resistidos, de força muscular, a musculação é uma das opções que as academias têm como carro chefe. Entre os motivos e qualidades buscados pelos seus praticantes com pesos podemos citar:

1. Os exercícios com pesos são facilmente aplicados aos mais diversos tipos de pessoas, basta controlar as variáveis que interferem no planejamento das atividades a serem realizadas. Entre elas: peso, amplitude de movimentos, séries, repetições, intervalo entre as séries, tipos de exercícios, número de sessões semanais, respiração, etc. 2. É uma atividade física sistemática extremamente segura e não apresenta contraindicações se bem orientada. Para reduzir o risco de lesões em atividades com pesos, três características são fundamentais: 1º equipamento mal projetado; 2º técnicas inadequadas de treinamento; e 3º peso excessivo. Pesquisa nos E.U.A. mostrou que somente 1% das lesões esportivas tratadas em consultório vinha da musculação. 3. Os resultados da prática da musculação não são iguais para todas as pessoas, o fator genético influi quando se deseja resultados superiores. Isto não quer dizer que os demais não consigam também bons resultados, que devem ser fruto de muita dedicação e esforço. Nosso corpo precisa se exercitar!

4. Tem-se mostrado uma ótima forma de atividade física sistemática a ser praticado por idosos, e por qualquer pessoa, tendo em vista trabalhar com capacidades físicas importantes para a vida cotidiana. 5. Os exercícios com peso não dependem de condições climáticas. O indivíduo, os aparelhos e a orientação adequada são suficientes. 6. Trabalham também com a autoestima, favorecem o convívio social. Não podemos esquecer, sempre fazer exercícios físicos sob orientação de um profissional habilitado, fazer uma avaliação médica para saber se existe algum impedimento para sua prática e o material adequado a cada atividade. Então chega de ficar parado e vamos fazer um pouco de força! Sua saúde agradece.

Francisco Jose Fornari Souza Professor Msc em Educação Física CREF 3978 G/SC


DUO Viagem Osny Martins

Turismo na vizinhança

Baratinho, SIM, mas glamuroso A velha máxima de imaginar que só uma viagem cara, cheia de dificuldades e mapeamentos é a que constitui o verdadeiro ato de fazer turismo, cai por terra de novo. Ledo engano. Típico de quem não viaja e passa os dias a sonhar. Pra esta parcela das pessoas, se não for uma viagem pra destino qualificado de capa de revista, não é turismo, não é férias, não conta...

facilmente evitáveis, caso não haja preconceitos, não haja temores em se questionar quem realmente entende de viajar. Se confia plenamente no seu agente de viagem, não hesite. Um amigo ou conhecido viajante também é ótima dica. Sem contar a infinidade de material atualmente disponível na internet e nos múltiplos guias que se dispõem no mercado editorial.

Por certo, serão estas mesmas pessoas que se estruturarão todas para um primeiro cruzeiro. E, pra não errar, vão usar o truque de fazê-lo em águas brasileiras e/ou sulamericanas. Risível! Pagarão muito mais caro no proporcional do que um mágico cruzeiro pelo Mediterrâneo por exemplo.

Mas, independentemente de seu “anjoda-guarda” turístico, é certo que o primeiro mito a ser defenestrado é o de que uma viagem para ser boa tem que ser pra longe, custar caro e durar dias e dias.

Erros assim, até infantis no mundo da indústria do turismo, podem ser

Ora, uma viagem para ser boa depende de outros fatores muito mais inteligentes que estes. Ela pode ser barata, ser aqui para perto e durar menos de um dia...

Ou só alguns poucos dias. Tudo é muito relativo. Valorize quesitos básicos como o destino, a companhia, a época do ano e o propósito de suas férias ou de sua viagem. Se você precisa descansar uns dias, escolha o destino pra isto e não pense em badalação ou em passar os dias andando e conhecendo lugares, museus ou praias nativas. Ao contrário, se pintou aquela vontade de conhecer algo novo, pesquise e parta para a aventura de desbravar um novo lugar. Se está sozinho, a escolha é até mais fácil. Acompanhado, deve-se chegar a um lugar comum na definição. E se estiver com a família, filhos pequenos, mais atenção ainda na escolha. Dificilmente vai encontrar um destino que consiga a proeza de agradar a todos com igual intensidade – exceção feita, talvez, a Disney.

DUO

43


A lista dos prazeres

Tenha em mente que sua viagem dos sonhos pode estar mais perto do que você imagina, custar mais barato do que sua vã filosofia poderia pensar e ser realizável plenamente já na semana que vem. Ou quem sabe até no próximo fim de semana. Basta pesquisar, ser criativo, saber desapegar das coisas do dia-a-dia e ter um mínimo de disciplina e organização. Pronto! Afivele a bolsa e boa viagem!

Litoral Talvez nunca tenha se dado conta disso, mas as praias do entorno de Balneário Camboriú e Itajaí são um convite a férias mágicas. Brava, dos Amores, Laranjeiras, Estaleiro, Estaleirinho, Taquaras, Taquarinhas... Quer mais? Ande mais um pouco só e chegue a Porto Belo. Se for plena temporada, evite a aglomeração de Bombas e Bombinhas (embora valha a pena) e opte pelo paraisinho da Caixa d’Aço – entrada a

esquerda, antes de subir o morro pra Bombas. Os minúsculos 50 metros de areia são maravilhosos. Até a trilha íngreme vai ser vencida sem quaisquer arrependimentos. Abuse do local. Vai ser só seu mesmo e de mais uns poucos afortunados. Se gosta de um pouco mais de aventura, vá até a praia da Tainha, depois de Bombinhas. O acesso é desafiador. Melhor se estiver com carro com tração

4 x 4. Se já conhecer esta, vá mais adiante ainda. Menor que a da Tainha é a Porto da Vó. Só não espalhe a novidade, pra preservar o local mais deserto possível. No sentido contrário, em direção ao norte, não desanime com a sequência de praias retas e de poucos atrativos, como as do Paraná. Lá, mais adiante, tem o paraíso da Ilha do Mel. Vá sem medo. Melhor ficar em Encantadas do que em Brasília. E não volte sem um passeio pela Praia de Fora, a Grande e a do Miguel.


Serra

No inverno, na divisa com Campo Alegre, o Rio do Júlio merece sua atenção. Pare quantas vezes quiser, no segundo semestre, para fotografar as abusadas hortências, que insistem em avançar sobre a estrada vicinal em touceiras exibidas. Na Dona Francisca, um pouco antes da entrada do município de Campo Alegre, se esbalde num chocolate quente dos deuses no Dom Camponês (lado direito de quem sobe a serra).

A Estrada do Rio do Rastro virou cartão postal de Santa Catarina e não foi ao acaso. É de uma beleza ímpar. Evite os fins de tarde e o ínicio da manhã. Aproveitará mais a paisagem e evitará riscos com pista escorregadia. Lages, São Joaquim, Urubici e adjacências dispensam apresentações. Escolher uma pousada das dezenas que se oferece nas redondezas e passar um fim de semana, é algo tão simples e encantador que você vai fazer a segunda lua-de-mel sem programar.

Outra é um passeio num sábado ou domingo, na Via Graciosa logo depois de CuritibaCom pique-nique ou sem pique-nique, o passeio é encantador. Vá sem pressa. Vá pelo litoral e retorne por dentro ou vice-versa. Se esquecer a sexta do convescote, opte pelo Barreado de Morretes. São vários os restaurantes que oferecem a comida típica paranaense no pé da Via Graciosa. Se for no verão, aproveite para uma pescaria ou um banho de rio em vários pontos da parte mais baixa da via.


DUO Moda

A noite

Vai ser boa De tudo vai rolar... Rendas e brilho, estampas geométricas, vestidos delicados e para completar bijoux-jóias

transformam aquela saída básica em noite de tapete vermelho. Renda-se à coleção outono inverno 2013 da Terceira Geração.

Rua Coronel Córdova, 273 - Centro - Lages SC 49 3224 4242


Créditos: Fotografia e tratamento de imagem: Nando Velho Modelos: João Paulo de Campos,Gabriel Nascimento,Gabriela Larsen Marques, Karen Amaral, Julia Paul de Oliveira Produção: Rose de Faria Assistente de produção: Franciéle Lima Roupas e acessórios femininos: 3ª Geração Roupas masculinas: Beagle Cabelo e Make: Studio K Agradecimentos: P4 Lounge Beer.


DUO Liderança Por Matilde Melo . matildemelo@matildemelo.com.br

Feedback é sempre um Presente! O feedback é uma ferramenta de gestão extremamente poderosa para alinhar e colocar todos os colaboradores no caminho correto. O objetivo deve ser o de ajudar a equipe ou qualquer pessoa a poder fazer alguma coisa de forma diferente no futuro, ou seja, melhorar habilidades e comportamentos. Por este motivo, entendo que o feedback é sempre um presente que deve ser distribuído abundantemente por todos. Nem sempre líderes e liderados sabem como fazê-lo, pois geralmente ele é confundido com um elogio, uma crítica ou uma

conversa que é direcionada com dia e horário previamente agendado. Dar feedback é um desafio, pois é preciso entender as outras pessoas e a maneira como elas reagem para aprimorar a sua capacidade de dar retorno. Ser capaz de fazer uma leitura das outras pessoas não é uma habilidade inata, mas algo que precisamos desenvolver. A qualidade de qualquer relação, seja profissional ou pessoal, depende da qualidade e da quantidade que cada indivíduo recebe do outro. Se for pobre, a relação será igualmente pobre. Se

for crítico ou ofensivo, assim será a relação. Mas, se for positivo, a relação também será positiva. O feedback só poderá ser assim chamado quando se tratar de um reforço positivo ou indicação de uma oportunidade de melhoria em relação a um comportamento observado. Quem recebe tem de entender exatamente o que aconteceu, em que situação e qual foi a repercussão que fez com que essa atitude fosse percebida como positiva ou não. O retorno estruturado implica em envolvimento, empatia


e esforço. Precisa ser preparado com antecedência, conter fatos e evidências. A primeira pergunta a se fazer antes é saber se a sua intenção é de oferecer o crescimento do outro. Se não for esta a intenção, então é melhor não fazê-lo. O feedback deve se referir a fatos específicos, evitando generalizações e utilizando rótulos. Por exemplo, em vez de dizer “você está fazendo um excelente trabalho”, descreva claramente o que foi bom e porque foi importante. Desta forma, demonstra que você prestou atenção e mostra que você é sincero. E também diz ao seu liderado o que seguir fazendo e o que repetir ou não em sua atitude. Essa conversa deve acontecer logo após o término de um evento ou atividade. De outra forma, o fato não será lembrado e não poderá ser percebido como sincero. Se alguém foi muito útil, criativo ou teve uma grande ideia durante uma reunião, faça um elogio antes de sair da sala. Mas lembre-se que quando os ânimos estão aflorados, é o mesmo que “colocar mais lenha na fogueira”. Use a inteligência emocional e obviamente, você só deverá dar o feedback caso perceba que tanto você quanto a outra pessoa estão em condições psicológicas para dar e receber de forma adequada. A forma como se dá um feedback é tão ou mais importante quanto o conteúdo do que se está falando. Seja sempre franco com seus liderados ou colegas de trabalho. As coisas que não são ditas claramente no dia a dia acabam aparecendo de outras maneiras que só corroem o relacionamento, porém, isto deve ser feito sempre com cuidado e respeito. O carinho com que se consegue dar um feedback diminui a possível resistência de quem está recebendo. Quem vai receber deve manter-se aberto para pensar sobre aquilo

que lhe foi dito. Não tente buscar justificativas do porque você agiu assim, isto só fará com que você se conforme e não busque mudar. Ouça, tire dúvidas caso não tenha entendido algo direito, agradeça e diga que irá refletir sobre o ocorrido. Normalmente receber feedback gera um incômodo. Canalize esta energia para conseguir provocar uma mudança positiva em sua maneira de ser. Analise e reflita sobre suas atitudes, pense se está lidando com as pessoas da maneira certa. A falta de feedback ou o mau uso dele pode dificultar em muito nossas relações, já que ele tem um papel central em nossa vida, regendo nosso esforços e estímulos. O gestor deve saber que o processo saudável é construído no cotidiano da relação com sua equipe. Transparência nas relações, honestidade e sinceridade são ingredientes obrigatórios para se construir não só um feedback proveitoso, mas uma relação duradoura com sua equipe. Isso deve ser trabalhado em “doses homeopáticas” para que se construa uma relação de confiança. Porque um bom feedback só é possível quando existe essa relação de confiança. Quando ambas as partes sabem dos propósitos, dos resultados alcançados, dos métodos empregados e das dificuldades encontradas, é possível implantar a cultura de dar e receber muitos presentes durante o dia, ou seja, crescer e ajudar a desenvolver líderes e equipes oferecendo feedbacks.

Matilde Melo é Psicóloga e Personal Executive Coach.


DUO Direito Por Eliezer José Bonan Júnior - Advogado | eliezer@bonanmartins.adv.br

Direito Educacional:

a nova onda do direito

Creches, escolas, faculdades, instituições de educação à distância, entre outras diversas entidades que atuam na área da educação, agora contam com um ramo específico do Direito para cuidar das suas particularidades. O Direito está atento à expansão educacional e está enquadrando seus princípios e regras à educação. Por exemplo, para uma instituição de ensino privada iniciar suas atividades é necessário, mediante processo administrativo próprio, a autorização do Conselho Estadual de Educação, no caso da Educação Básica e Profissional, e do Ministério da Educação, para o Ensino Superior. Além disso, o dia a dia da instituição de ensino, nas diversas relações que mantém com os alunos (didática, comercial, contratual, financeira, entre outras), necessita do cuidado

especial do Direito, em razão de suas peculiaridades. Outro aspecto importante diz respeito à relação das instituições de ensino com os profissionais que nela atuam (educadores, cuidadores, entre outros) no que tange à aplicação de leis trabalhistas próprias. Por tudo isso, surgiu o Direito Educacional como um conjunto de normas, princípios, leis e regulamentos que versam sobre as relações de alunos, professores, administradores, especialistas e técnicos, enquanto envolvidos, mediata ou imediatamente, no processo ensino-aprendizagem. Dentre as atuações do Direito Educacional, estão aquelas relacionadas à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; à Legislação aplicável à Educação

Superior; à Legislação aplicável à Educação à Distância – EAD; às aplicações do Estatuto da Criança e do Adolescente na educação infantil, no ensino fundamental e médio; aos Contratos de Prestação de Serviços Educacionais; às questões financeiras, entre outras. Atualmente as instituições de ensino já podem contar com escritórios de advocacia especializados em direito educacional para atender às demandas específicas desta área. Estes profissionais acompanharão as relações educacionais, tanto na forma preventiva, quanto para resolver questões pontuais ou, ainda, para sanar dúvidas sobre esta nova onda do direito: o Direito Educacional.


DUO Variedades Por Fran Lima

DICAS

Invernísticas SONHAR COM COBRA É...

BB CREAM Um dos assuntos mais falados no ramo da beleza em 2012, o BB Cream, surgiu prometendo uma revolução nesse mercado, por trazer vários produtos vistos como básicos, em um só: Base, Hidratante, Primer, Filtro Solar, entre outros... E continuou sendo o assunto deste ano, pela democratização do preço, quem antes não comprava todos estes produtos, poderá agora, comprar somente um com todas as vantagens. Aliás, já se encontra BB Cream facilmente nas melhores farmácias da cidade, por um preço IRRECUSÁVEL! Vale a pena EXPERIMENTAR!

Fashion! Sob a influência do ano da serpente, no horóscopo chinês, o píton, como é chamado o couro da cobra no mundo da moda, sai um pouco das roupas, para arrematar cintos, BOLSAS, sapatos e outros acessórios deluxe, que vão dar um up no seu look! Lembrando que, cairá bem melhor em ACESSÓRIOS, e poderão vir em cores diversas!

DICA PARA DORMIR MELHOR NO INVERNO Se sente cansada mesmo depois de dormir por várias horas? Pode ser que a maneira como está acordando, não esteja correta. Segundo especialistas, o ideal é despertar na fase leve do sono. Existe um aplicativo para iPhone e Android, Sleep Cycle, que ajuda a ter um despertar mais agradável, este App monitora o sono e dispara um alarme na fase adequada.Também calcula as horas dormidas, e a qualidade do sono. Eu testei, e aprovei!

ESSE TAL DE ROCK´N ROLL!! A pegada punk, com um alto grau de refinamento, se vê, desde o início da estação, em botas estilo coturnos com suas tachas, fivelas e correntes. E em jaquetas, camisas, calças que trazem o xadrez , muito couro, e spikes pra todos os lados. Na prática, vale a pena investir em alguma peça ou acessório, ou faça você mesma, customizando aquela jaqueta estilo rebelde, comprando spikes (tachinhas), e pregando-as nas golas ou nos ombros.


DUO Cinema Por Renato Pinheiro

A do Cinema Nacional

Não é de hoje que “nós” brasileiros estamos nada entusiasmados com as produções do Cinema Nacional. Esse que por sua vez sempre coloca a culpa na falta de dinheiro, na falta de patrocínio, na falta de corpo técnico. As produções Nacionais não podem reclamar de falta de regulamentação por parte do governo, porque? São mais de 60 anos de incentivo, desde 1951 com a criação do Instituto Nacional de Cinema pelo então presidente Getúlio Vargas (que Tony Ramos irá interpretar nos cinemas, gravação começa esse ano) e a mais recente o Ancine, que se você prestar bem atenção em praticamente todos os filmes nacionais aparece a logo desta última instituição.

Outro forte argumento por parte dos produtores de cinema é a falta de recursos financeiros. Mas a falta de dinheiro nunca foi obstáculo para boas produções ao redor do Mundo. E o que vem sempre a tona é a desculpa que a “super potência” do cinema norte americano faz concorrência nada justa com nossas produções. Mas o real problema de nosso cinema é a “brasilidade” sempre aflorada em nossos filmes, é legal querermos marcar nossa identidade nas produções, mas isso pro resto do Mundo não importa, o que eles querem é uma boa produção, uma boa história. Porque não pode ter um filme

nacional que conte uma história que se passa num local, incomum, uma história que pode se passar em qualquer país do Mundo? Esse é o sucesso Norte Americano, grande produções deles não tem local fixo, podemos imaginar as histórias em qualquer canto do planeta. Sim, é legal contarmos algumas histórias do nosso Brasil, e foram filmes de sucesso, por exemplo: Carandirú (2003), Cidade de Deus (2002), Tropa de Elite (2007) e Tropa de Elite 2 (2010), essa última rendeu uma bilheteria vantajosa nas salas nacionais. Mas agora contar a história de uma cantora de Calypso, ou mostrar os trejeitos e o estilo de vida carioca,


gaúcho ou nordestino em um filme com qualquer ator que tenha feito sucesso no “Stand up Comedy” é forçar demais. Em 2013 temos algumas estreias nada favoráveis ao sucesso de nosso cinema, exemplo: Os Caras de Pau: já não basta a tv aberta exibir isso todo domingo; Isso é Calypso: história que conta a saga da Paraense Joelma. Alguns dizem que a produção foi cancelada, mas infelizmente o diretor do filme confirmou o filme pro segundo semestre. Cilada de Férias: depois do horrível

filme Cilada.com (2011), Bruno Mazzeo vai ter mais um cilada em sua vida. Super Crô: um personagem um tanto cômico na novela Fina Estampa (Rede Globo); mas um filme só pra ele?!?!?! A gente tem tanto poeta, tanto escritor bom no Brasil. Tantas histórias já escritas e aplaudidas no Mundo, a exemplo Paulo Coelho e Machado de Assis. Vamos lá produtores, aproveitem e adaptem essas histórias pro cinema. Em 2013 também vamos ter filmes assim: Faroeste Cabloco, baseado em uma poesia ilustre de Renato Russo; e Meu pé de Laranja

Lima, adaptação do clássico de José Mauro de Vasconcelos. Agora é esperar e ver qual o caminho do nosso cinema em 2013. Se teremos sucessos como O som ao redor (2012, de Kleber Mendonça Filho), o indicado ao Oscar, Central do Brasil (1998), e as comédias mais decentes feitas no Brasil: Se eu fosse Você (2006) e O Auto da Compadecida (2000). Ou se mais um ano vai passar e os filmes nacionais vão ser esquecidos pelo resto do Mundo, e nada aplaudido por nós brasileiros.


DUO Moda Infantil


DUO Moda Masculina Por Alex S. Ferreira . alexmodafloripa@ig.com.br

Acerte na escolha

doTerno

Olá, amigos!

As cores continuam sendo os versáteis marinho, preto, cinza claro e grafite e ao menos um com alguma risca discreta, não muito marcante em tecidos de lã fria ou poliviscose. Lembrando que é sempre bom verificar se continuam com um bom caimento e o tecido estruturado, pois como falei na edição anterior, “a elegância e o sucesso andam lado a lado”. Os modelos continuam sendo os de um e dois botões acinturados, com uma ou duas aberturas, garantindo um caimento mais elegante, destacando assim os ombros e valorizando o seu corpo. Mas se estiver acima do peso, não arrisque, prefira os modelos mais retos. A calça sem pregas, mais justa ao corpo e com a boca levemente afunilada.

De uns tempos para cá, lojas de Lages, como a Tevah, passaram a oferecer trajes sob medida, já que para comprar um traje que realmente vista bem, os ajustes se tornaram ainda mais necessários, devido às diversas estaturas e biotipos diferentes. Fica a dica, pois após um traje feito sob medida, dificilmente você vai querer comprar um pronto. Camisas As camisas seguem em tons suaves, seguindo a linha ice cream: verde, menta, lilás, azul bebê, rosa e amarelo clarinho foram algumas das cores apresentadas nas passarelas como tendências para vestir os homens na moda outono/inverno 2013.

Comprimento

Gravatas

Muitos amigos me perguntam qual o comprimento ideal do paletó. É simples.

Nas gravatas, continuam as tradicionais e as slim (mais estreitas) nas cores vermelho, bordô, rosa, preto em riscas, gramaturas e em poá para abrir o conjunto ou harmonizar em um tom sobre tom. Sempre lembrando que o comprimento ideal da gravata é um leve toque no cinto da calça. Mais curta ou comprida, a elegância vai por água abaixo.

O comprimento do paletó deve acompanhar a junta ou a ponta do polegar. Caso o manequim seja de estatura baixa, indico a ponta para alongar a silhueta. Os demais, na junta ou quando fechar a mão esticada, a barra do paletó deve ficar no meio da palma da mão. O comprimento ideal da manga deve terminar onde começa o pulso e a manga do paletó em 0,5 cm atrás. Quanto ao relógio, exiba só um pouquinho. Quando o paletó é grande demais e cobre o colarinho

Foto divulgação

da camisa, você pode parecer mais baixo e desleixado. O certo é estar 1 cm à mostra.

Bom, amigos! Espero que tenham gostado das dicas. Desejo a todos muito sucesso e até a próxima edição, com mais dicas e novidades.


R. Frei RogĂŠrio, 122 - Lages - SC


DUO Solteiras por Iêda Camargo . iedacamargo@hotmail.com

Diáriode

uma solteira

Liberdade

Total

As coisas que você irá aprender sendo uma solteira convicta são por meritocracia. O conhecimento de uma “encalhada”, como dizem por aí, é substancial, é aprendizado deliciosamente conquistado. Uma dessas maravilhosas lições é viajar sozinha! Há quem pense que os solos travelers só se hospedam em albergues. Nãããããooooo! A gente se hospeda onde quiser. Nem me imagino de mochila nas costas, nem tenho sapatos que combinem. Os hotéis e pousadas estão cada vez mais preparados para receber pessoas sozinhas. Pagamos um pouco mais caro, mas em compensação o banheiro é só seu, gloriosamente seu. Nada de alguém batendo à porta: “Mô, cê vai sair logo ou morreu”? Posso ficar quinze dias secando o cabelo sem parar que ninguém vai gritar do quarto: “Ei, o jornal começou!”. Posso ouvir Luis Miguel de Lages até Porto Alegre, bah, com direito a replays nas músicas mais trilegais, e ainda ser a backing vocal, cantando somente as vogais das frases que eu esquecer, intercalando com Lili Allen e Duffy sem nenhum Dire Straits ou gol do Flamengo para interromper. Ultrapasso só de vez em quando e, se engarrafar,

pego minha pinça liiiinda e retoco minha sobrancelha, corrijo o esmalte descascado da unha, fotografo a fila de carro e posto no Facebook... No stress. Se eu me perder, paro e pergunto. E paro de novo, pergunto outra vez. E de novo e de novo. DR somente com o Fabiano, meu GPS, vozeirão, nunca perde a classe nem briga com garçons. Aahhh, esse, sim, não buzina meio segundo após o semáforo acender o verde! Paro para fazer quantos xixis eu achar que existe em mim e ainda mudo a maquiagem, troco o nude pelo vermelho, prendo o cabelo, coloco a rasteirinha, passo um bloqueador solar para o rosto e outro para as mãos e não ouço sequer um comentário. Como o que quero, quando quero. Ou não como! Peço batatas fritas, sorvete, chocolate e refrigerante zero, sim, e daí? O refrigerante é meu! Escolho o meu ritmo de viagem. Num só dia, posso ir para à 25 de Março, ao Museu da Língua Portuguesa, assistir ao Fábio Assunção no teatro, doer os joelhos de tanto dançar e ainda ir para a feirinha da madrugada, ou passar o dia inteiro deitada na praia, me virando a cada meia hora para

bronzear de maneira uniforme e ir dormir com febre às 18h. Toda decisão é somente minha. Ninguém vai se importar se eu entrar em dez lojas para escolher um óculos de sol, tão pouco se eu comprar um celular novo na primeira parada. Viajando por conta própria é impossível não ficar mais ligada em si, nos outros e no que acontece ao seu redor. Em grupo, dividimos os prazeres, mas dividimos também as obrigações, o que nos dá o luxo de ligar o piloto automático de tempos em tempos. Sozinhas, aprendemos a nos organizar, conferir, checar, desconfiar e intuir de forma mais prática e atenta. A viagem solo é sempre mais intensa: você se relaciona diretamente com o lugar que está visitando. Não há distrações. Você é a narradora do seu filme. Não precisa negociar horários, nem movimentos. Viajando sozinha, a primeira escala será sempre em nós mesmas e, em alguns momentos, sua consciência será sua única companhia. Se você não estiver bem com ela, sua viagem não será muito confortável. Neste caso, minha cara, estar sozinha é de longe seu menor problema!


Duo Noivas

Casamento

Cronometrado Agora que o pedido oficial já foi feito, siga o checklist que preparamos e organize o seu casamento sem neuras e traumas em um ano. por Mariana Woj 12 meses antes do casamento O casamento: uma das decisões mais importantes que um homem e uma mulher tomam em suas vidas. Antes de o padre dizer “pode beijar a noiva” é preciso fazer as escolhas certas para não se frustrar. Para ajudar, a Revista Duo organizou uma agenda que vai colaborar para que você organize a festa.

 Escolha a data, reserve os locais de cerimônia religiosa e da recepção.  Faça o orçamento de quanto poderá gastar (já estudando a lista de convidados).  Comece a pesquisar por buffet, fotógrafos e videomakers. 10 meses antes do casamento  Pesquise por músicos e DJs.  Defina o modelo do convite.  Escolha o buffet, uma boa assessora e a empresa de foto/filmagem.

6 meses antes do casamento:  Convide pessoalmente os padrinhos, daminhas e pajens.  Comece a definir o vestido e marcar as provas.  Escolha o padre, pesquise doceiras e bolo.  Encomende os convites, doces e bolos, a decoração da Igreja e verifique o salão onde oferecerá a recepção.  Você pode também já escolher quem vai tocar na cerimônia e na festa.  Escolha quem irá fazer seu cabelo. Você já deve saber o tipo de arranjo e véu que usará na cabeça, portanto, discuta com o profissional uma possível mudança de corte de cabelo, tintura, luzes.  Se for viajar para o exterior, já é o momento de providenciar os passaportes e vistos. Foto: Divulgação


4 meses antes do casamento

2 meses antes do casamento

1 mês antes do casamento

 Providencie os documentos e marque a data do casamento no civil.  Faça a degustação dos pratos que serão servidos e escolha as bebidas.  Contrate o serviço de manobristas e reserve a locação do automóvel para a noiva.  Escolha quem fará a caligrafia dos convites e já encomende-os com o endereço do novo casal e os cartões de agradecimento.  O aluguel do traje do noivo deve ser providenciado.  Escolha onde vai passar a noite de núpcias e reserve.

 Faça suas listas de presentes nas lojas selecionadas.  Inicie o envio dos convites.  As alianças devem ser providenciadas.  Escolha sua lingerie para o dia e a noite do casamento. Discuta os detalhes finais do cardápio com o buffet, para não restar dúvidas.  Encomende os brindes, bemcasados, escolha o buquê e repasse todos os detalhes da cerimônia.  Marque ensaios com os pais e padrinhos e repasse todos os detalhes da festa.  Mude o seu endereço para correspondências já para a sua nova casa.

 Na reta final, organize seu chá de cozinha ou o chá bar.  Decida ou confira a trilha sonora da cerimônia e da festa.  Confira a disposição do salão de festa (se quiser lugares marcados), confirme o número de convidados para o buffet e o número de brindes ou bemcasados para os convidados.  Neste momento, a lua de mel também deve estar completamente acertada.  Defina as lembrancinhas para os convidados.


2 semanas antes do casamento  Faça as últimas provas de vestido, maquiagem, cabelos, sapatos e acessórios. Alguns dias antes da cerimônia  Deixe este período somente para a prova do cabelo, maquiagem, prova final do vestido de noiva e traje do noivo.  Certifique-se de que tudo que foi contratado está sendo cumprido dentro do prazo e confirme sua lua de mel e núpcias (hotel e transporte) para evitar imprevistos.  Momento também da noiva se cuidar: fazer uma limpeza de pele e uma depilação com uma semana de antecedência.

 Revise se não esqueceu nada, confirme com os padrinhos se está tudo certo para o dia do casamento. Um dia antes do casamento

No dia do casamento

 Você ou sua assessora deverão confirmar o carro, cabeleireiro, manicure, fotógrafo e hotel, caso seja o local em que vá se produzir, ou dia da noiva no local escolhido.  Confirme o buquê e faça as malas para a noite de núpcias e a viagem.

Depois do casamento

 Reserve uma ótima noite de sono, alimente-se bem, relaxe e curta seu dia!

 Agradeça os presentes no prazo de um mês. A maioria das lojas oferece um prazo de 45 dias para trocar os presentes. Não esqueça este prazo. Depois disso, é só curtir a vida de casados.


DUO Social Por Nando Velho

01 - A modelo Vivian Gargioni 02 - Clério Schlichting de Liz, Simone Branco Mota e os Filhos Gustavo Mota de Liz e na barriga da mamãe ,Thiago 03- Daniela Hass, Luciano Hass e seu filho Bernardo Santana Hass 01

02

04 - Elinete Almeida e Maria Eduarda 05 - Equipe e modelos da Revista DUO 06 - Graziele Cantelli e Rodrigo Eduardo 07 – Henrique Jr, Maria Eduarda, Lidiane Wunderlich comemorando o 4º aniversário

03

04

de Rafael 08 - Muitas felicidades ao casal Luiz Martello e Rosane Ianke Martello 09 - Puro charme de Iago Wiggers Martins 10 - Luana Lima, comemorando seus 15 anos

05

06

11 - Mãe e filha Ingritd Loeff e Maitê Loeff Gerber 12 - As eleitas coroada Miss Lages 2013 Fernanda Tomazoni, nossa Miss Turismo é Priscila Rosa, Miss Fotogenia Sabrina Sommariva e a Miss Top Society Georgia Schutz Silva

08

07

10

11

09

12



Duo lages n 05