Page 1

Ano 1 | nº 02 | Julho/Agosto - 2013.

CASCAVEL

Especial dia dos Pais Desafio de Ser Pai

Duo Saúde Renascimento

Automobilismo Cascavelense Saudades de Gerola

Duo Direito

A Adoção por Casais Homoafetivos

PARCEIROS | MODA | TENDÊNCIAS | CULTURA | BELEZA | SAÚDE | SOCIAL


Editorial

EXPEDIENTE

A DUO merecia ter uma franquia em uma cidade como Cascavel Acredito sinceramente que a marca DUO teve um salto gigante na sua história tendo a franquia de Cascavel concretizada. Receber tantos elogios é gratificante. Com a edição de lançamento, os elogios vieram de todas as franquias da DUO, dos amigos, parceiros e da sociedade cascavelense de modo geral. Todos se assustavam quando eu dizia que ela estava horrível. Mas porquê? Por que desejamos que cada edição seja melhor que a anterior e pior que as próximas. Com este pensamento eu quero sempre desafiar a todos para que evoluam a cada edição para deixar a revista mais bonita, com mais conteúdo, com fotos mais incríveis, com matérias emocionantes e que surpreenda

Capa

Modelos Jean Marcio Franke Camila Vicente Natalia Matias de Avila AARON MODEL AGENCY 45 3039-1067 | 9815-3125 | 9942-2355 Cabelo

Juliano Russel

Maquiagem

Rodrigo Leandro Rosa Hair – Shopping JL 45 3326.4848 Fotografia e Edição

progressivamente. Não podemos estagnar com nossos conceitos e por isto tenho a certeza do nosso crescente sucesso, porque ficar noites e fins de semana buscando o melhor para oferecer a todos, não é fácil. Sucesso só se alcança com muito suor e dedicação. Gostaria de frisar que nosso objetivo principal é o de PARCERIA, ou seja, temos que criar uma rede de amigos para que possamos crescer juntos. Esta é a melhor forma de evoluirmos. Peço que leiam cada matéria, prestigiem cada colunista, cada letra desta revista, pois tudo foi feito com extremo carinho.

Cirilo Diretor Revista Duo Cascavel

Malmal - Maurício Lehmkuhl R. Rio Grande do Sul, 2151 (45) 4104-0940 (Fixo TIM) (45) 9980-1234 (Cel Vivo) Conteúdo Visual Trace Original Design tracedesign.com.br Tiragem 3 Mil Unidades Agradecimentos André Berto Katiane Demarchi José Odácio R. Santos Leandro Pereira Marco Aurélio Martins Maria de Lourdes C. Jesus Mariana Woj Patricia Silva Sakalauskas Rose de Faria Toni Furtado

Anuncie em nossa revista! Departamento Comercial (45) 9931-3377 (47) 8425-8425 (47) 9668-3677 cascavel@revistaduo.com.br


Índice 12 18

Casa e Decoração

10

Lançamento DUO

Duo Inverno

Estética

08

21

Duo Noivas

26

27

Especial: Dia dos Pais

35

Social

Lado DUO

20 editorial_turmadacuca.indd 1

DUO Saúde

23/05/2013 14:27:18


9


Lançamento DUO

LANÇAMENTO DUO CASCAVEL

Não foi apenas um coquetel de lançamento, se tornou um grande evento, com muita variedade, bom gosto, elegância e moda, ou seja, a cara da DUO!

10

DUO

A combinação de sucesso que deu o tom do evento teve o envolvimento de todos os parceiros da DUO e contou com a presença de empresários, parceiros e amigos.


fotos


DUO Casa e Decoração

Ar Gelado

Casa Quente

Cortinas encorpadas, tapetes felpudos, aquecedores e mantas por todos os lados. A estação do frio pede ambientes mais aconchegantes para recepcionar os amigos ou curtir um bom filme. Por Mariana Woj

O inverno está chegando e o friozinho da época agrada a muitos. Nesta estação as pessoas ficam mais elegantes e bem vestidas. Além disso, todos procuram mais aconchego e conforto dentro de casa. Por isso, vale caprichar na decoração. Claro que ficar mudando os móveis em todas as estações não é uma tarefa nada barata, mas apenas acrescentar ou trocar alguns objetos já torna o ambiente mais acolhedor e sem gastar muito.

12

DUO


Tapetes e abajur Para aquecer a temperatura, é indispensável um bom tapete, de preferência felpudo, ainda mais se o ambiente tiver pisos frios, como mármore ou porcelanato. Outra coisa que ajuda muito é adquirir uma peça bonita, como um abajur que pode ser ligado no final da tarde para criar um clima mais gostoso.

Sofás e poltronas Outra sugestão é abusar das mantas nos sofás. Elas deixam o espaço mais aconchegante e ainda podem ser utilizadas quando bate aquele friozinho. As mantas de tricô estão em alta, assim como as almofadas. As cortinas e o papel de parede, principalmente de tecido, também são elementos que ajudam a aquecer a casa. Optar por móveis como sofás e poltronas bem confortáveis é fundamental, mesmo porque é nestes dias que as pessoas aproveitam para

curtir muito mais sua casa. Em um ambiente onde o clima é frio, faz a diferença colocar poltronas com encosto mais alto, com braço e um tecido acolhedor e à frente um puff para esticar os pés. Os sofás mais compridos, em “L” ou que tenham puffs tornam o espaço mais apropriado na estação. O suede, camurça e a lã são os tecidos mais usados nesta época. Já o couro, por ter um toque mais frio, usa-se mais no verão. Para quem não quer trocar as peças, é possível fazer capas, só para ter um toque mais aquecido no inverno.

Dica: Nesta época, as namoradeiras são uma pedida para espantar o frio e curtir a dois.


Abusar das velas Nesta época, as cozinhas e espaços gourmet são muito importantes, pois são lugares de convívio para receber amigos ou familiares em um lanche ou uma refeição com vinho, fondue, massa, sopa ou uma receita bem quentinha. Para deixar o ambiente mais requintado e aquecido, a ideia é utilizar velas aromáticas.

Cores Para quem quer reformar ou construir, as cores devem ser bem pensadas, pois fazem bastante diferença nas sensações de calor e frio. As tonalidades mais quentes são as que têm os tons de alaranjado, marrom e preto. Já as cores nos tons branco e cinza claro deixam o ambiente mais frio, sendo melhor no verão. Para acabamentos em reformas ou construções e objetos de decoração, a madeira com certeza é um dos elementos mais usados, pois aquece e torna os locais mais confortáveis.


Lareiras portáteis Hoje em dia, a maioria das construções não possui mais aquelas lareiras tradicionais, mas a alternativa que está bem em alta é a lareira portátil. Práticas, elas podem ser colocadas na sala de estar ou em qualquer lugar da casa ou apartamento, pois ajudam bastante a conter o frio, além de não produzir fumaça.

Flores As flores ideais para o inverno são flor de cerejeira, gérbera, boca-de-leão, copode-leite, gypsophila (mosquitinho), flor de ervilha, rosas, alstroeméria e orquídeas das variedades chuva-deouro e cymbidium. Esta também é a melhor época do ano para apostar em tulipas, tanto pelo preço quanto pela durabilidade.

Dica: para aqueles que têm dificuldade de acordar nas manhãs frias, o ideal é programar o ar condicionado para estar a 23°C próximo ao horário de despertar. O início do dia ficará bem mais fácil e agradável.


DUO Inverno

Rejuvenescimento

Natural

Segredos para manter a pele jovem e saudável em todas as idades. Por Mariana Woj Fotos: Divulgação

Pesadelo de muitas mulheres, as marcas de expressão e rugas se formam com a perda da elasticidade e de algumas substâncias que mantêm a pele hidratada e lisa. Com o progresso natural somado a diversos fatores, cerca de 80% do envelhecimento se torna visível na pele do rosto e corpo. Por ser o maior órgão do corpo humano, a cútis merece cuidados especiais. Para ter noção, a pele de um adulto chega a pesar 2,5 quilos e são removidos em torno de 19 quilos de pele morta durante toda a vida. Fatores externos e internos podem influenciar na formação de rugas e agravar os sinais da idade, como a exposição ao sol, a falta de água e de alguns nutrientes, assim como doenças digestivas, que alteram a textura da pele. O frio, o vento e o calor em excesso,

bem como uma alimentação deficiente, também causam danos, como a perda de sua maciez e coloração. Fãs de dietas devem ficar atentos aos inibidores de apetite, pois aumentam a contração dos vasos da pele, deixando-a com coloração acinzentada, efeito que também é causado pelo cigarro. O consumo de álcool também deve ser evitado, pois desidrata e reduz os níveis de vitamina B, D, potássio e magnésio, facilitando o enrugamento. A flacidez, causada pelo envelhecimento cutâneo com perda de vitaminas e minerais necessários para a saúde da pele, pode ser causada por estresse, depressão, ansiedade e regimes hipocalóricos. As infecções crônicas, obstipação intestinal, desequilíbrio hormonal,

alergias alimentares e baixa imunidade contribuem para o aparecimento de acne, descamações e manchas. Na alimentação, é preciso tomar cuidado com os diuréticos. Esse tipo de medicamento, além de retirar água do corpo, principalmente do espaço intercelular que banha as células e as nutre, propicia a perda de sódio - que faz o balanço eletrolítico com o potássio que nutre as células, e de nutrientes como magnésio e manganês, importantes para a beleza celular. É preciso, ainda, evitar consumir café, chá e chocolate em excesso, pois alimentos ricos em cafeína são prejudiciais à pele. Plantas como alcachofra, bardana e cardo são depurativas, limpam o fígado e melhoram a textura da pele.


Nutrientes que ajudam a manter a pele jovem Zinco: aumenta o colágeno, melhora a cicatrização, a sudorese, atua na acne, dermatites e celulites. Enxofre: excelente para cabelos e unhas. Participa da síntese de queratina. É indicado para eczemas de pele. Silício orgânico: hidratante, elimina bactérias, melhora a cicatrização e é indicado no tratamento de herpes labial. Cobalto: previne acne rosácea. Magnésio: indicado na alopecia (queda de cabelo), Manganês: indicado em urticárias, alergias de pele e acne. Cobre: auxilia a síntese de colágeno. Vitaminas: A: diminui a queda de cabelos; B: melhora o fígado e a cor da pele; C: forma colágeno; E: para deixar a pele sedosa; Biotina: trata a queda e cabelo e dermatites; Acido fólico: combate a acne e eczemas.

Receitas de sucos rejuvenescedores: 20 anos

30 anos

Ingredientes: Meia laranja pera Meio kiwi 1 morango Meia fatia de abacaxi 100 ml de suco de água de coco Bater com gelo e tomar 2 vezes por semana.

Ingredientes Meia papaia Meia ameixa 1 colher de chá de linhaça dourada Meio caju 100 ml de suco de limão Bater com gelo e tomar 3 vezes por semana.

40 anos

50 anos ou mais

Ingredientes Meio abacate Meio caqui Meio damasco 100 ml de chá verde Meia manga 1 colher de chá de chia Bater com gelo e tomar 4 vezes por semana.

Ingredientes 1 colher de sopa de aveia 1 folha de alga Meia banana 2 acerolas Meia maçã 1 fatia fina de melão Suco de 100 ml de melancia Bater com gelo e tomar 5 vezes por semana.


Duo Noivas

Casamento

Cronometrado Agora que o pedido oficial já foi feito, siga o checklist que preparamos e organize o seu casamento sem neuras e traumas em um ano. por Mariana Woj 12 meses antes do casamento O casamento: uma das decisões mais importantes que um homem e uma mulher tomam em suas vidas. Antes de o padre dizer “pode beijar a noiva” é preciso fazer as escolhas certas para não se frustrar. Para ajudar, a Revista Duo organizou uma agenda que vai colaborar para que você organize a festa.

 Escolha a data, reserve os locais de cerimônia religiosa e da recepção.  Faça o orçamento de quanto poderá gastar (já estudando a lista de convidados).  Comece a pesquisar por buffet, fotógrafos e videomakers. 10 meses antes do casamento  Pesquise por músicos e DJs.  Defina o modelo do convite.  Escolha o buffet, uma boa assessora e a empresa de foto/filmagem. 6 meses antes do casamento:  Convide pessoalmente os padrinhos, daminhas e pajens.  Comece a definir o vestido e marcar as provas.  Escolha o padre, pesquise doceiras e bolo.  Encomende os convites, doces e bolos, a decoração da Igreja e verifique o salão onde oferecerá a recepção.  Você pode também já escolher quem vai tocar na cerimônia e na festa.  Escolha quem irá fazer seu cabelo. Você já deve saber o tipo de arranjo e véu que usará na cabeça, portanto, discuta com o profissional uma possível mudança de corte de cabelo, tintura, luzes.  Se for viajar para o exterior, já é o momento de providenciar os passaportes e vistos. Foto: Divulgação DUO

21


4 meses antes do casamento

2 meses antes do casamento

1 mês antes do casamento

 Providencie os documentos e marque a data do casamento no civil.  Faça a degustação dos pratos que serão servidos e escolha as bebidas.  Contrate o serviço de manobristas e reserve a locação do automóvel para a noiva.  Escolha quem fará a caligrafia dos convites e já encomende-os com o endereço do novo casal e os cartões de agradecimento.  O aluguel do traje do noivo deve ser providenciado.  Escolha onde vai passar a noite de núpcias e reserve.

 Faça suas listas de presentes nas lojas selecionadas.  Inicie o envio dos convites.  As alianças devem ser providenciadas.  Escolha sua lingerie para o dia e a noite do casamento. Discuta os detalhes finais do cardápio com o buffet, para não restar dúvidas.  Encomende os brindes, bemcasados, escolha o buquê e repasse todos os detalhes da cerimônia.  Marque ensaios com os pais e padrinhos e repasse todos os detalhes da festa.  Mude o seu endereço para correspondências já para a sua nova casa.

 Na reta final, organize seu chá de cozinha ou o chá bar.  Decida ou confira a trilha sonora da cerimônia e da festa.  Confira a disposição do salão de festa (se quiser lugares marcados), confirme o número de convidados para o buffet e o número de brindes ou bemcasados para os convidados.  Neste momento, a lua de mel também deve estar completamente acertada.  Defina as lembrancinhas para os convidados.


2 semanas antes do casamento  Faça as últimas provas de vestido, maquiagem, cabelos, sapatos e acessórios. Alguns dias antes da cerimônia  Deixe este período somente para a prova do cabelo, maquiagem, prova final do vestido de noiva e traje do noivo.  Certifique-se de que tudo que foi contratado está sendo cumprido dentro do prazo e confirme sua lua de mel e núpcias (hotel e transporte) para evitar imprevistos.

 Momento também da noiva se cuidar: fazer uma limpeza de pele e uma depilação com uma semana de antecedência.  Revise se não esqueceu nada, confirme com os padrinhos se está tudo certo para o dia do casamento. Um dia antes do casamento  Você ou sua assessora deverão confirmar o carro, cabeleireiro, manicure, fotógrafo e hotel, caso seja o local em que vá se produzir, ou dia da noiva no local escolhido.  Confirme o buquê e faça as malas para a noite de núpcias e a viagem.

No dia do casamento  Reserve uma ótima noite de sono, alimente-se bem, relaxe e curta seu dia! Depois do casamento  Agradeça os presentes no prazo de um mês. A maioria das lojas oferece um prazo de 45 dias para trocar os presentes. Não esqueça este prazo. Depois disso, é só curtir a vida de casados.


Lado DUO

A nova Patricia Dall Orsoletta

Sempre estive acima do peso, desde criança foram poucas as vezes que consegui chegar perto do meu peso ideal, há 08 meses decidi mudar a minha vida, não conseguia mais nem me olhar no espelho, pois estava me achando horrível, enorme, as roupas já não entravam mais, nunca tinha chegado a tanto peso, estava com 73 kg para os meus 1m60cm de altura, liguei para minha nutricionista e começamos a trabalhar para então chegar ao meu peso ideal. Coloquei na minha cabeça que conseguiria e que iria mudar a minha vida a partir daquele dia. Hoje já emagreci 16.600 kg e me sinto totalmente diferente, a minha vida simplesmente mudou, sou outra pessoa, penso diferente, como diferente e vivo diferente, não preciso mais de alimentos calóricos ou bebidas com álcool para me divertir, não passo fome, aprendi a me alimentar e a gostar de alimentos saudáveis, faço exercício físico 5x por semana e tenho na minha cabeça que nunca, jamais quero voltar a me ver daquele jeito, uso o meu instagram (@patriciaorsoletta) para tentar incentivar pessoas com o mesmo problema que o meu, posto receitas, fotos de motivação e as mudanças do meu corpo (sigam lá hehe). O mais difícil não é emagrecer, mas sim conseguir manter o peso, porque de nada adianta você emagrecer 20 kg e quando chegar ao seu objetivo se desleixar e voltar a comer tudo de novo,

26

DUO

fotos: arquivo pessoal

Por Claudiney R.

então pra mim o mais difícil foi e está sendo ainda a mudança de vida como um todo e não deixar que seja somente uma fase. De agora em diante meu objetivo é único, atingir a minha meta, ter o corpo dos meus sonhos e sei que sou capaz, porque quem realmente quer, consegue sim! atingir os seus objetivos. Tenha uma meta e nunca deixe que nada o impeça de chegar lá e lembre-se sempre, não existe um treino milagroso ou uma dieta mágica (como muita gente me pede) existe foco, disciplina, perseverança e o mais importante a sua dedicação.


Especial Dia dos Pais

Por Claudiney R. No Brasil o DIA DOS PAIS começou a ser comemorada em 1953 quando foi promovido um concurso homenageando três pais: o mais jovem, o mais velho e o com mais filhos. O vencedor na categoria mais velho foi um pai de 98 anos, outro

ganhou como pai mais jovem, 16 anos e o pai com 31 filhos ganhou a outra categoria. Houve gerações de pais que sentaram em grãos de milho ou tampinhas de refrigerante na escola. Não muito distante teve uma geração que o tênis

era privilégio. A Revista DUO ouviu casos de pais, em diferentes estágios da vida e histórias emocionantes, pensando em homenagear todos os pais e também as mulheres que fazem o papel de pai.

DUO

27


história de vida, e fez, Eduardo deixou sua marca em cada coração, em cada história e em cada pessoa que passou em sua vida.

Por Alyne Bilibio Dudu sempre foi um menino alegre, sorridente, brincalhão, carinhoso, assim define seu pai Alberto Mauricio Haschich.

Um ano antes de sua morte, Eduardo sofreu um acidente onde seu carro ficou totalmente destruído e por um milagre saiu ileso. Quando chegou ao local do acidente, seu pai Alberto não acreditou que o filho estava vivo, e a partir desse dia ele e a esposa rezavam todos os dias agradecendo pelo milagre. Decidiram escrever na parede da sua empresa: “Ensina-me Vosso caminho Senhor, para que eu ande na Vossa Verdade, dirige o meu coração, de todo o coração eu Vos Louvarei e Glorificarei o seu nome eternamente. Vossa Misericórdia foi grande para comigo. Vós Sois um Deus bondoso e compassivo, cheio de clemência e fidelidade. Sois Vós Senhor meu sustento e meu consolo”.

Existe um anjo, chamado Eduardo Horalino Bilibio Haschich, que trouxe tantas alegrias e que hoje alegra o céu. Eduardo, Dudu, Du, Mr. Gostoso, era assim que amigos e familiares o chamavam. Nasceu no dia 22 de novembro de 1985, em Cascavel. Um menino com cara de anjo e um espírito de aventureiro. Não deixava de viver nenhum minuto de sua vida, sempre querendo viver intensamente cada segundo, como se cada dia fosse o seu último dia. Para ele, todos os dias eram dias de festa, de comemorações, parecia que ele estava fazendo ali sua

Mas infelizmente Dudu se foi, no dia 19 de Fevereiro de 2005, um dia sereno, quente de verão, mas que se transformou num dia nublado, recebendo a pior notícia da sua vida.

Naquele instante, viu sua vida girar, seu mundo acabar, ficou fraco, se sentiu vazio, não acreditava naquilo que estava acontecendo consigo, com a esposa e a família, o filho de apenas 19 anos, com uma vida cheia de planos, sonhos, metas, tinha partido desta vida. A dor da perda de um filho é imensa, é cruel, é infinita, dolorosa, e saber que nunca mais você verá o seu filho, que nunca mais irá vê-lo sorrir, brigar, conversar, chorar, confidenciar. Perder um filho é perder a vida, perde os sentidos, uma cicatriz inapagável e uma dor eterna. Num silêncio, lágrimas de saudades!! “Eu fiquei muito tempo para entender, assimilar, essa dolorosa perda, tentar entender porque isso tinha acontecido comigo e com minha esposa, hoje eu entendo que Eduardo era um anjo, que veio para alegrar a nossa casa, a nossa família e que ele tinha feito o seu trajeto de vida, e que Deus precisava dele agora. Faz 8 anos que o nosso Eduardo se foi, e vai se passar 10, 15 e 20 anos sem ele, e a minha saudade será a mesma, o meu amor também.” Num pedaço de papel que encontrei no quarto dele havia essa poesia:

“Amanhã eu farei.... Amanhã eu terei... Amanhã eu serei.... Por que esperar amanhã para viver? Um dia não haverá mais amanhã para você E você não terá vivido....” (Michel Quoist)


Por Alyne Bilibio Juan José Duran, de 85 anos é um senhor simples, com um coração grande tinha o sonho de adotar crianças, que virou realidade. Duran, além de pai, amigo, jornalista, é um herói de 15 crianças. Nascido em Buenos Aires, Argentina, não é casado, apenas tem uma união estável com Ana Maria Theodorovicz de 32 anos. Aos 24 anos foi diplomado como deputado federal na Repúbica Argentina. Cumpriu varias prisões políticas, torturado várias vezes até que em 1980 decidiu imigrar para o Brasil. Depois de algum tempo conheceu Ana Maria, na qual começaram a namorar e decidiram praticar um sonho entre ambas as partes, de formar uma família, fora dos parâmetros normais e começaram a adotar crianças de várias idades e diversas etnias. Vitória Helena Duran, uma das filhas, conta que os finais de semana são tomados pela alegria, as vezes brigas, entre outros acontecimentos que acontecem em qualquer tipo de família. “Pai, nome que aprendi a dizer desde que comecei a ser ciente dos meus primeiros passos, aquele que me amou mesmo sem saber quem eu era, da onde vim ou de quem eu era... Devemos ser sal e luz da terra. E tenho a convicção de que este pai não me veio por acaso, este se tornou

Claudia Idalina Duran,18; Ana Carolina Duran,19; Gabriela Cristina Duran,19; Vitoria Helena Duran, 19;

Luana Cristina Duran, 19; Ana Maria Dura,22; Patricia Fernanda Duran, 23. Francisco Ricardo Duran, 18;

luz para mim de uma forma que nem com mil palavras poderia descrever. Simplesmente um ser fora do normal, inexplicável!” Batatas fritas com bisteca é a refeição indiscutível para Duran. Se tivesse um prato com estes alimentos neste exato momento, mesmo ele não estando com fome ele devoraria em 2 segundos. Apaixonado pelo filme Uma Linda Mulher, o passeio que mais encanta ele é passear na Espanha na cidade Á Vila e tem adoração pela Bíblia Sagrada. Os dias com Duran são extremamente agradáveis, ele fica fazendo piadas e querendo saber coisas sobre seus filhos quando desconfia de algo, isso quando está de bom humor, porque quando está de mau humor, sai de perto, porque ele se tranca no

Jorge Luiz Duran, 18; Miguel Gustavo Duran, 22; Paulo Vinicios Duran, 22; Carlos Eduardo Duran, 24;

Cezar Algusto Duran,24; Pedro Leonardo Duran, 28; Juan Alberto Duran, 29.

escritório e fica por lá escrevendo, lendo um livro ou assistindo TV. Vitória vê pouco seu pai trabalha e estuda, saindo cedo de casa e chegando tarde por causa da faculdade. Mais sempre quando conversam é sobre assuntos de política ou algo do gênero. Para ela, o Sr Duran, é um ser inexplicável. Um ser iluminado que com simples gestos, marcam para sempre. Contagia todos com seu bom humor, alegria, bondade e fé. Um ser que valoriza o próximo, que conquistou admiração de todos. Sem perguntas, traz respostas. Possui uma inteligência inquestionável. É um exemplo! “Um pai tem a sabedoria de um mestre e a sinceridade de um amigo.”


DUO Homem

fotos: arquivo pessoal

Por malmal - Maurício Lehmkuhl

Faz parte da

HistoriadoAutomobilismo

CASCAVELENSE

Dando continuidade ao nosso gostoso bate papo, na primeira edição da DUO Cascavel falei do nosso saudoso Saul e cogitei o nome de outra fera que também faz parte da história do Automobilismo Cascavelense. Edson Gerola Dias começou a frequenter o autódromo de Cascavel no início da década de 70 junto de seu amigo Sergio Drugovich. Moravam em Maringá e Edson contava que vinha dirigindo seu Fusca de corrida de Maringá até Cascavel, quando asfalto era somente até Campo Mourão. Nesta época era piloto e o próprio preparador e ainda ajudava Sergio em seu Fórmula Ford. Anos

30

DUO

se passaram e sempre estava envolvido com o automobilismo, até que no início da década de 80 mudou-se para Cascavel. Se afiliou ao Automóvel Clube, sendo fiscal de pista e ajudando em outras vááááááááárias funções: foi preparador da Hot Dodge no carro de Orlando Moura, este, campeão da categoria do ano e também foi preparador do Opala de Marcelo Bordin. Seu grande amigo em Cascavel foi o Saulzão velho de Guerra, uma vez por semana era sagrado o encontro da trupe na oficina do Saul, onde o Edson sempre preparava sua famosa carne de onça. Infelizmente ele se foi, deixando

Fala galera, muito bom rever vocês!

muitas saudades para os familiare s e amigos e deixou para os filhos sua melhor herança… gostar de carros! Para quem não teve a felicidade de conhecer essa figura inenarrável, conseguimos com meu grande amigo e um dos filhos do Gerola (Edson Dias, o Edinho) algumas fotos. Para quem, assim como eu, conviveu e aprendeu muito com esse cara, matem a saudade. Obrigado Edinho e Ju (esposa) pela colaboração para podermos colocar nas ruas mais esse delicioso material. Até a próxima edição pessoal. Grande abraço do malmal.


ação ivulg em d imag

DUO Direito Por Antonyo L. Junior

A adoção POR CASAIS ivos t e f a o m Ho A adoção é assunto que intriga a uns, a ponto de ser encarado com certo ceticismo, enquanto para outros, é motivo de alegria tamanha que sequer conseguem traduzila em palavras. Para o Direito Brasileiro, a adoção é o ato jurídico pelo qual se estabelece um vínculo de paternidade/maternidade e filiação entre o adotante e o adotado, independente da relação biológica de ambos. Com o início da vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em 1990, a adoção de menores ganhou uma nova roupagem, pois mudou drasticamente a ótica deste instituto. Antes do ECA, a adoção tinha na pessoa do adotante o principal interessado. Após, o instituto da adoção visou proteger exclusivamente o interesse da

criança e do adolescente. Não somente o ECA, mas devemos lembrar que desde 1988, por ser a adoção assunto exclusivo do Direito de Família, ao se tratar deste assunto, deve-se levar em consideração os princípios constitucionais que regem estas relações. Além disso, a Constituição Federal estabelece que a família é essencial à sociedade, resguardando os mesmos direitos tanto para os filhos havidos no casamento como aqueles fora dele, proibindo qualquer tipo de discriminação entre eles. Ou seja, é expressamente proibida discriminação entre os filhos biológicos e os não biológicos, sob pena de estar-se violando o Princípio Constitucional da Igualdade (Art. 227, § 6º). Isso se dá, pois a nossa Constituição visa proteger o

melhor interesse da criança, da cidadania, da dignidade da pessoa e da afetividade entre as pessoas, sendo todos alvo da proteção integral do Estado e da sociedade, afiançando a igualdade entre a filiação biológica e a sócio-afetiva. Infelizmente, a homossexualidade ainda é alvo de discriminação por parcela da sociedade, quer por motivos religiosos, quer por motivos culturais etc. Entretanto, é preciso lembrar que em sendo nosso Estado laico, conforme preceitua nossa Carta Magna, as questões religiosas estão afastadas das decisões Estatais, de maneira que a todos, devem ser resguardados os mesmos direitos e garantias fundamentais. Vale dizer, como não se pode negar direito fundamental a qualquer pessoa, não há justificativa plausível, principalmente de ordem religiosa, para que a condição sexual seja uma excludente dos direitos fundamentais, principalmente quando se trata do direito de constituir família. O grande avanço na interpretação destes direitos fundamentais diz respeito à ampliação do termo “família”. Ou seja, não é mais necessário que duas

DUO

31


imagem divulgação

pessoas - homem e mulher - se unam em matrimônio para que se forme uma família. Seguindo adiante, a lei civil inovou trazendo à sociedade a figura da União Estável, refugiando as pessoas não casadas, mas que convivem com a plena intenção de formar uma família em seus mais amplos aspectos, sejam elas heterossexuais ou homossexuais, mas sempre com o mesmo intuito, a busca da felicidade. Ao adentrar no assunto especificamente da HOMOAFETIVIDADE, podemos conceituar a família homoafetiva, como a união de duas pessoas do mesmo sexo, que tenham a intenção de se unir por laços de afetividade e com intuito duradouro, diga-se de passagem, também com o mesmo objetivo, a busca da felicidade. Atualmente, a família homoafetiva é protegida pelo Estado, conforme restou definido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Até pouco tempo seria impossível pensar em

adoção por famílias constituídas de pares homoafetivos. Mas, a Justiça Brasileira evoluiu muito no sentido de possibilitar a adoção de crianças e adolescentes por casais homoafetivos, restando fundamentadas tais decisões nos princípios da igualdade e na dignidade da pessoa humana, não havendo qualquer fundamento científico, cultural, psicológico ou religioso que estabeleça confirmação irrefutável de que a criança ou adolescente adotada por casais homoafetivos sofrerá problemas de cunho psíquico ou qualquer outro que porventura venha a se considerar como mera possibilidade de ocorrência. Como confirmação da ampliação deste direito, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul foi pioneiro neste posicionamento e possui atualmente vasto número de decisões que garante a adoção por casais homoafetivos à exemplo do processo de nº 70013801592,

pela 7ª Câmara Cível, julgado em 2006. E o próprio Superior Tribunal de Justiça (STJ) também já consagrou esta modalidade de adoção nos processo nº 889.852, julgado em 2010. Enfim, podemos afirmar que, embora os inúmeros percalços suportados pelos casais homoafetivos, atualmente a discussão sobre a possibilidade de adotarem crianças ou adolescentes é assunto encerrado, ou melhor, decidido de forma positiva pela Justiça Brasileira.


Duo cascavel 2ª Edição - Julho 2013  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you