Page 1

ANO II - Nº84 De 23/07 a 29/07 de 2009 CIRCULAÇÃO QUINTAS-FEIRAS

E mais Centenas de empregos no ClassiJBC! ENTREVISTA

FOTOS: WILLIAM DE LUCCA

Senador Colombo: “Quem tiver bem intencionado, lá em Brasília vai se angustiar” PÁGINAS 16 E 17

SOLUÇÃO? Entidade apresentada como solução do Hospital Municipal é investigada pela Polícia Federal PÁGINA 13

EMPREGO Comércio é setor que gera maioria das vagas de junho PÁGINA 04

OPINIÃO Confira os bastidores da política regional, na estréia do colunista político Gerd Klotz PÁGINA 07

Câmara de Itajaí aprova nove vezes mais projetos que Câmara de Balneário no primeiro semestre


2

JORNAL DE

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

FALE COM O JBC: jornalismo@jornalbc.com | (47) 3404-4200

DE 23 A 29 DE JULHO DE 2009

opinião ARTIGO

EDITORIAL Época de recesso parlamentar é tempo para refletirmos sobre as ações do legislativo nos primeiros seis meses de uma nova administração. A troca de poder de um grupo para outro aconteceu tanto em Balneário quanto em Itajaí, mas o embate político teve enfoques diferentes. Em Balneário, questões como a abertura do hospital e a crise de segurança pública do município muitas vezes ganharam mais destaque do que a discussão e aprovação de projetos. Tivemos manifestações públicas, discussões acaloradas e uma briga que culminou com o trancamento da pauta, no intuito de avançar as discussões sobre a abertura do Ruth Cardoso. Durante o processo muito se discutiu se o trancamento era uma alternativa válida ou não, mas a questão central que deve ser abordada é se estas discussões atrapalharam ou não no andamento dos demais trabalhos parlamentares. Itajaí apesar da oposição histórica entre PP e PT, lançou o Balcão da Cidadania, fez sessões extraordinárias e comemorou um número de projetos aprovados que deixou até mesmo o presidente Pissetti surpreso. Em Balneário os números são mais modestos, mas o que chama a atenção não é este dado, mas sim a relação oposição x situação. Assim como em Itajaí, a oposição conta com um número maior de vereadores, o que faz com que o governo tenha que exercitar a sua capacidade de diálogo político para poder aprovar os projetos necessários para a administração. Ainda não existe acerto algum entre o governo Piriquito e os vereadores de oposição, portanto a base de sustentação é a mesma que foi eleita em outubro. Não sabemos se no futuro o PP ou o DEM vão fazer parte da administração, mas sabemos uma coisa: a relação entre tucanos e piriquitos não é boa e tende a esquentar no segundo semestre. Temos que ter cuidado para que as disputas partidárias não se sobreponham aos interesses do município, tendo em vista os temas polêmicos que estarão sendo discutidos ainda este ano, como a abertura do Ruth Cardoso.

Saúde global De Genebra, Suíça, Eduarda Pereira, da Legião da Boa Vontade de Portugal e componente da equipe que representou a LBV na Reunião de Alto Nível do Conselho Econômico e Social da ONU — no qual a instituição possui status consultivo geral desde 1999 —, ocorrida entre 6 e 9/7, relatou no portal (www.boavontade.com) que “as recomendações apresentadas pela LBV no âmbito da melhoria da saúde global foram muito bem recebidas e elogiadas pelos participantes desse grandioso evento no Palais des Nations. No dia 8, o governador de São Paulo, José Serra, mostrou as ações desenvolvidas no estado paulista. Na ocasião, ele foi homenageado pela ONG World Family Organization por fomentar políticas públicas de saúde. Serra, em entrevista à Boa Vontade TV, assim se manifestou: ‘O trabalho da LBV é de solidariedade, de interesse pelo próximo, que é muito bem-vindo. Ela tem um significado e uma dimensão grande e admiro aqueles que dedicam sua vida à solidariedade ao próximo’”. Grato, governador. Suas palavras retratam o que a LBV realiza há quase 60 anos em prol do povo. Chave da Vida e da Morte Recordo-me de uma comovente prece em que Alziro Zarur (1914-1979) mais uma vez se referia ao Mandamento Novo do Cristo — “amai-vos como Eu vos amei” — chamando-o de “Chave da Vida e Chave da Morte” para a criatura, seu Espírito eterno e os povos. Analisando a palavra dele, concluímos

que é Chave da Vida para quem ama sem interesses escusos, realizando-se, mesmo que o mundo inteiro esteja contra essa pessoa. Já aqueles que não sabem amar decretam a falência da própria alma, até que a mestra dor os desperte para a autêntica origem que é o colo de Deus, o Amor Infinito. Enquanto isso não for alcançado, o ser humano viverá a Chave da Morte, isto é, a frustração provocada pelo erro. O Novo Mandamento de Jesus, espiritualmente revolucionário, é a queda de todas as bastilhas do ódio. Elevada aliança O Evangelho do Divino Mestre sobrevive porque expande forte mensagem moral (eu não disse moralista), ética, social, humana e espiritual. Ao estudá-lo, sempre em espírito e verdade à luz do “amai-vos como Eu vos amei”, passamos a assimilar — com o fluir do tempo, que é “o grande Ministro de Deus” — o conceito de Justiça unido à Bondade. Não se transformando em cúmplice do que está errado, mas incorporando à alma essa elevada aliança como o sentimento de benevolência que nasce do coração, criado por um Deus que, na definição de Jesus por intermédio de João Evangelista, “é Amor”. A fim de tornar mais claro o raciocínio, volto a lembrar uma máxima de Confúcio (551-479 a.C.), com a qual sempre me alinhei. Ele afirma, do alto de sua sabedoria milenar, que “paga-se a Bondade com a Bondade, mas o mal com a Justiça”. José de Paiva Netto Jornalista, radialista e escritor paivanetto@uol.com.br — www.boavontade.com

ENQUETE Você acha o preço do transporte intermunicipal da região justo? FOTOS: BRUNA FROEHNER

“Não aumenta o salário, mas aumenta tudo. Não concordo”. Dionise Furtado, 65, Aposentada, Balneário Camboriú.

O Jornal de Balneário Camboriú é Marca Registrada no INPI - Proc. Nº 900622342 (Santa Cruz Marcas e Patentes). Registro de Títulos e Documentos - nº 3023 - Livro A 14 Folha 111 Balneário Camboriú - SC CNPJ 03.594.905/0001-25

“Acho caro, é cinco reais para ir e voltar”. Vinicius Pacheco, 18, Estudante, Itajaí.

“Ta muito caro, mais caro que o de São Paulo, que é cidade grande”. Ana Maria Almeida, 51, Doméstica, Camboriú.

Diretoria JORGE VIEIRA Diretor diretoria@jornalbc.com

Comercial PRISCILA FRAINER Assistente comercial@jornalbc.com

Administrativo e Financeiro HENRIQUE TELES Gerente adm@jornalbc.com

Assessoria Jurídica JOÃO RICARDO M. SABINO OAB/SC 17576b MS&Z Advogacaia e Consultoria msz.advocacia@terra.com.br

“Por ser de um município para o outro, eu acho justo, o circular é quase o mesmo preço”. Carmosina Bet, 66, Aposentada, Itapema.

Redação WILLIAM DE LUCCA Editor Chefe “0993-sc jornalismo@jornalbc.com

Diagramação/Arte CARLOS RENATO RODRIGUES carlos@diagramador.com.br

Reportagem FRANCISCO SOUZA BRUNA FROEHNER

DISTRIBUIÇÃO CARLOS MENGARDA (Terceirizado)

Revisão DÉBORA DIAS

Sede: Av. Brasil, nº 860 - Sala 05 - Centro Balneário Camboriú - SC Fone: (47)3404-4200

“Ta muito caro, dali de Camboriú até aqui em Balneário, R$ 2,50 é muito caro”. Natalia Nunes, 48, Do Lar, Criciúma.

Impressão PERFIL GRÁFICA Tiragem 3 mil exemplares Circulação O JBC é distribuído em mais de 130 pontos credenciados, bancas, assinantes e mailing list contendo mais de 500 nomes Vips nas cidades de Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Itajaí e Florianópolis.

Os artigos assinados não refletem a opinião deste veículo, sendo de responsabilidade de seus autores


opinião

JORNAL DE

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

FALE COM O JBC: jornalismo@jornalbc.com | (47) 3404-4200

3

DE 23 A 29 DE JULHO DE 2009

Cuidado! A hora e vez da chantagem! Regime de terror, sob o comando de lula e do “probo” Renan Calheiros: a “pizza chantagem” é a próxima defesa do governo e dos seus aliados pizzaiollos! Fse os tucanos continuarem pressionando Sarney e a Petrobrás, está em andamento um plano de pesadas denúncias, a principio, sérias ou não, contra Arthur Virgilio e Álvaro dias, depois, José serra, Beto richa, yeda crusius e outros oposicionistas! (noticiários de blogs nacionais, checados e confirmados por fontes particulares da maior confiabilidade).

Política e Notícias

MODELO INDEFINIDO A comissão criada para definir o modelo de gestão do Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, apresentou o Instituto das Pequenas Missionárias Maria Imaculada como solução. A entidade é responsável pelo gerenciamento do Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, e foi investigada diversas vezes por supostos desvios de recursos transferidos pelo município vizinho para garantia do atendimento público. O vereador itajaiense Laudelino Lamim (PMDB) chegou a apresentar vasto relatório sobre o caso.

AVAL ESTADUAL Antes mesmo de ser encaminhado o modelo de gestão, a proposta já contava com a simpatia do Secretario Estadual da Saúde, Dado Cherem, e do vice-governador Leonel Pavan, ambos do PSDB. Teriam inclusive os vereadores da bancada governista sido consultados sobre o tema e aprovado com satisfação a idéia das irmãs do Marieta gerirem a unidade de Balneário Camboriú.

100% SUS O prefeito Edson Piriquito (PMDB) ainda não recebeu comunicado oficial sobre o assunto, mas já saiu em defesa das classes menos favorecidas do município. Não aceita que a organização social vise lucro através da gestão do hospital. Quer 100% dos atendimentos voltados ao Sistema Único de Saúde. Resta saber se a instituição aceitará assumir os trabalhos sem receber sequer um centavo de engordamento nas contas.

INVESTIMENTO PÚBLICO No ano passado houve transferência de recursos públicos para construção do Hospital Ruth Cardoso. Foi retirado dinheiro de uma autarquia para investimento na obra. A maioria dos atendimentos deve obrigatoriamente ser gratuita à população. Foi levantada pelo secretario estadual Dado Cherem a possibilidade do hospital nascer com um déficit de R$ 500 mil mensais.

ANIVERSÁRIO I

 Beto richa está em areia movediça... Se mexer, afunda! O braseiro do caixa dois continua depenando o tucano Beto Richa, prefeito de Curitiba! Toda vez que um assessor de Beto Richa “abre o bico”, prejudica a situação política negativa do prefeito com o famoso caixa dois e compra de votos. Ao citarem o nome do secretário delazari, do governo Requião, Beto voltou ao noticiário por onde circulam Sarney, Renan Calheiros e outros políticos que o povo está se “lixando” para eles!  Aumento real para os aposentados! Comentando os esforços de deputados e senadores para que o aumento real para o aposentado que ganha acima do salário mínio seja resolvido já em agostos, ministro Luiz dulci garantiu que o governo estuda o assunto e pretende encontrar a fórmula ideal para o aumento real!  Mais um escândalo no senado e vem desde 1992! Depois do vai e vem dos atos secretos - (e os cartões corporativos secretos do governo?) – a denúncia agora é a da existência do trem da alegria secreto ou nomeações sem concurso público!

O prefeito Piriquito respondeu com elegância aos comentários de que andava “desaparecido” das ruas. Foi uma atração à parte no aniversário dos 45 anos de Balneário Camboriú. Durante a Caminhada para Jesus, organizada pela União dos Pastores, recebeu benção e disse ter aceitado Jesus em meio às orações. Pediu união entre todos com as mãos estendidas ao vereador Fabrício de Oliveira (PSDB). Decretou ainda três dias de luto no município com o falecimento de seu amigo Altair De Marco e de Dona Rosina Pavan, mãe do vice-governador de Santa Catarina.

 Regras para controlar o senado! Senador Renato Casagrande (PSBes) aliado de lula e lamentavelmente intitulado pizzaiolo pelo próprio presidente, a exemplo dos demais governistas, quer, via projeto de resolução, o estabelecimento de regras para o controle interno do senado!

ANIVERSÁRIO II Ainda no domingo (19) de véspera do aniversário, o prefeito Piriquito esteve no Baile Municipal e cumprimentou nominalmente a todos os presentes nas festividades do Clube Ariribá. A festa foi organizada pelo presidente da união dos conselhos de segurança, advogado Valdir de Andrade, e pela vereadora Christina Barichello. Os vereadores Dão Koeddermann, Fabrício de Oliveira, ambos do PSDB; Roberto Souza Júnior (PMDB) e o ex-vereador Fábio Flor (PP) compareceram à noite de gala.

 A internet e os velhacos que se lixam para o povo! A internet se transformou no maior tormento para os maus políticos, os ladrões, os que se transformam em pizzaiolos de presidentes falastrões, os que se lixam para o povo, os que tentam “abafar” “CPIs” e proteger famílias inteiras como a de José Sarney... Oxalá essa arma da democracia sirva também para mostrar os políticos decentes, minoria, mas decentes!

 Lula de “chicote” preparado antigovernistas “agachados”, sob suas ordens, escala seus pizzaiolos para a CPI do senado! Senador Álvaro dias (PSDB-pr) condena a intromissão de lula no legislativo, seu desrespeito generalizado quando se refere aos parlamentares pizzaiolos governistas, seu desapego à ordem democrática e conclama os senadores da oposição, mesmo em recesso, a acompanhar a movimentação do tribunal de contas, da polícia federal e do ministério público, a respeito dos fatos ligados à CPI da Petrobrás!  Lula dá o golpe do “malandro esperto”... Ele tentará proteger agora a nora de José Sarney! Quando lula ataca o parlamento nacional, “agredindo” até seus companheiros submissos, transformando-os de picaretas, aloprados e velhacos em pizzaiolos, é uma tática de malandro antigo. A opinião pública se volta para esse fato e a roubalheira, as CPIs, os gastos e saques com os cartões corporativos ficam no esquecimento e os ladrões do povo sob sua poderosa proteção!  Lula protegendo os banqueiros contra os poupadores... Quem diria? O senador Álvaro dias (psdb-pr) após conseguir instalar a “CPI” da Petrobrás não dá folga ao governo que de várias maneiras pretende socorrer os graúdos de primeira classe... Agora o senador paranaense diz que lula apoia os banqueiros contra os poupadores lesados durante longos anos!  A vez dos pescadores! Deputado estadual Péricles de Mello, líder do PT na assembléia legislativa do Paraná, comemora o grande encontro com o ministro da pesca onde importantes conquistas foram conseguidas pelos pescadores paranaenses, além da verba de um milhão de reais para o incentivo dos que trabalham com a pesca no estado!  Justa homenagem ao deputado Dr. Pinotti, recentemente falecido! A câmara dos deputados aprovou projeto de lei da deputada Rita camata (pmdb-es) que institui o “premio Dr. Pinotti – hospital amigo da mulher da câmara dos deputados”!

Estamos de olho ANIVERSÁRIO III Ao lado do vice-prefeito Claudio Dalvesco (PSB) na manhã de segundafeira (20), o prefeito Piriquito cortou o bolo de aniversário e, na seqüência, participou de carreata inusitada. Apresentou pelas ruas da cidade o novo maquinário da Prefeitura abordo de um trator. Nos tratores, o prefeito desfilou ao lado da primeira-dama Sabrina, acompanhado também do ex-vereador Jair “Mecânico” e do secretário de segurança Nilson Probst. Eles passaram pelas avenidas Brasil e Atlântica.

O juizado especial é também para grandes causas! Segundo decisão da terceira turma do superior tribunal de justiça, com relatoria da ministra Nancy andrighi, as ações em juizados especiais podem ter valor superior que 40 salários mínimos, conforme havia decidido o legislador!

 Ferrari Júnior é colunista do Jornal de Balneário Camboriú. Você pode entrar em contato com o colunista através do site www.editorialnews.com.br


4

JORNAL DE

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

FALE COM O JBC: jornalismo@jornalbc.com | (47) 3404-4200

DE 23 A 29 DE JULHO DE 2009

economia

CONSULTAS

EMPREGO

ARRECADAÇÃO

Consumidor está mais confiante em junho

Comércio gera maioria das vagas de junho

Santa Catarina entre os líderes de ICMS

Segundo o balanço do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), divulgado pela Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC), em junho o número de consultas ao sistema caiu 0,62% em relação ao mesmo mês do ano passado. No entanto, o resultado é considerado positivo pela entidade se comparado a maio, quando as consultas à base de dados do SPC tiveram queda de 8,51% frente a 2008. De acordo com a instituição, a estatística demonstra um aumento na confiança do consumidor com o mercado. “É uma diferença bastante considerável e sinaliza que apesar de o número de consultas ter sido 0,62% menor em junho, ainda assim foi melhor que maio. Mostra que o comércio está se recuperando do primeiro semestre e ensaia a retomada do crescimento, esperada a partir de agosto”, enfatiza Ivan Roberto Tauffer, vice-presidente de Serviços da FCDL/SC. Ele ainda disse que o efeito crise já passou e com isso o comércio ganha força para os próximos seis meses. “Os dias mais frios também têm contribuído para estimular as vendas”, destaca. A recuperação do crédito ao longo de junho registrou alta de 8,16% em relação ao mesmo mês de 2008. Do total de cerca de R$ 54,1 milhões em dívidas contabilizados no mês anterior, foram recuperados aproximadamente R$ 36,4 milhões, 67,22% do total. “Esta reabilitação mostra que as pessoas estão voltando a comprar no crediário, além de mais conscientes e pés no chão no momento da compra, e os lojistas também estão mais cautelosos”, conclui Tauffer.

ARQUIVO

Setor captou 69% dos postos de trabalho formais

S

anta Catarina gerou 1.121 novos postos de trabalho celetistas no mês de junho. É o que demonstra o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta semana pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, durante coletiva em Brasília. O setor de Comércio é o principal responsável por este número (776), seguido pelo Serviço (669) e pela Construção Civil (449). No acumulado do primeiro semestre de 2009, o estado catarinense empregou mais de 11.600 trabalhadores. Os setores que se destacaram neste período foram Serviços (11.708), Administração Pública (6.442) e a Construção Civil (3.909). "Posso afirmar que todos os indicativos avaliados apontam para o crescimento de todos os setores no segundo semestre, quando teremos uma retomada mais intensa do número de contratações. E, assim, alcançaremos mais de um milhão de novos postos de trabalho até o fim deste ano", afirmou o ministro Carlos Lupi.

Crescimento Em junho, foram gerados 119.495 empregos com carteira assinada no país, representando um crescimento de 0,37% sobre o estoque de assalariados celetistas do mês anterior. Entre 2003 e 2009 foram gerados 8.020.478 postos de trabalho no Brasil O Caged é um banco de dados constituído por informações fornecidas pelos empregadores, a partir do número de carteiras de trabalho assinadas e das demissões registradas no documento, portanto os dados são numéricos e não apenas estatísticos.

A Secretaria de Estado da Fazenda divulgou nesta semana, uma pesquisa que aponta Santa Catarina no quinto lugar entre os Estados brasileiros na arrecadação de ICMS por empresas enquadradas no Simples Nacional. O período pesquisado foi o primeiro semestre de 2009, e os valores correspondem a 7,2% do total arrecadado no Brasil. Santa Catarina conta com cerca de 130 mil contribuintes enquadrados no sistema simples. “O bom desempenho e o crescimento gradativo de janeiro a junho demonstra o resultado do apoio ao segmento de micro e pequenas empresas”, disse o diretor de administração tributária da Fazenda, Anastácio Martins. Entre janeiro e junho deste ano, Santa Catarina arrecadou R$ 170 milhões por empresas do simples, enquanto a União registrou arrecadação de R$ 9,1 milhões no setor.

CONFIRA A ARRECADAÇÃO DO ESTADO PELO SIMPLES MÊS A MÊS: Janeiro: Fevereiro: Março: Abril: Maio: Junho: TOTAL:

R$ 16.320.423,80 R$ 22.181.804,93 R$ 41.315.286,17 R$ 29.580.513,32 R$ 29.647.290,05 R$ 31.019.193,52 R$ 170.064.511,79

PRATICIDADE

Junta Comercial agora na CDL O Escritório Regional da Junta Comercial de Santa Catarina, em Balneário Camboriú passou a funcionar junto a sede da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, e do SINCOMÈRCIO

– Sindicato do Comércio Varejista de Balneário Camboriú. O presidente da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina, (Jucesc) Antônio Carlos Zimmermann definiu a

mudança como necessária e fundamental para sobrevivência da Jucesc em Balneário Camboriú. “Mudamos nosso atendimento no sentido de atender a nossa demanda, e também as nossas instalações para ser mais apropriadas aos nossos usuários”, explicou Zimmermann em nota oficial. Ele disse que antes da escolha do local diversas entidades foram consultadas. “Foram várias as tentativas, infrutíferas, pois as dificuldades eram muitas, apesar da boa vontade das partes envolvidas. Em reunião com autoridades, ficou decidido que a Jucesc escolheria o parceiro que melhor pudesse atender as exigências da instituição, melhorando o atendimento e aumentando o efetivo de funcionários”, explicou Zimmermann.

Mudanças Segundo o Presidente do CDL de Balneário Camboriú, Miro Teixeira a troca de sede implica em algumas mudanças no atendimento. ”São diversas

mudanças, iniciando pelas instalações, pois estamos disponibilizando duas salas iniciais, uma para atendimento, recebimento e protocolo de documentos e uma outra para Registro de Livros e Análise de Processos. Além do Horário que agora será das 8 às 12h e das 13h45 às 18h. Teremos novidade na agilidade dos processos nos próximos dias, pois já estamos em fase de treinamento dos servidores e instalação de novos softwares. Teixeira destacou o papel da prefeitura no processo. “Em uma de nossas reuniões obtivemos o compromisso do Prefeito Edson Piriquito (PMDB), em ceder mais um servidor municipal a Jucesc, para poder ampliar ainda mais os serviços prestados pela Junta em nossa Cidade. Essa parceria entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal e CDL, está sendo muito importante para nossa região, vamos poder através destes convênios assinados prestar serviço de qualidade e com agilidade a nossa região”, completou Teixeira.


economia

JORNAL DE

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

FALE COM O JBC: jornalismo@jornalbc.com | (47) 3404-4200

5

DE 23 A 29 DE JULHO DE 2009

CONQUISTA

Deputado comemora lei da adoção DIVULGAÇÃO

E sangra - Recesso em Brasília, calmaria geral. Mas para o senador José Sarney e família não há trégua; continuam a sangrar. Corrente - Demora, mas atende. E quem não está mais a fim de pagar a famigerada Taxa Básica da Telefonia que varia entre R$ 40,37 (residencial) e R$ 56,08 (comercial) deve embarcar nessa corrente sadia de apoio ao projeto que tramita na Câmara e que dispõe sobre o fim da indesejada e inexplicável cobrança. Ligue 0800-619619. Quem me passou a dica foi o sempre alerta jornalista Aldo Grangeiro. Copa - O deputado Edinho Bez (PMDB) ainda aposta no sucesso de Santa Catarina durante a Copa do Mundo de 2014. Apesar de ter ficado à margem, como sede, o estado mantém importância estratégica para fomentar o turismo pelo país durante o torneio. Lembra Edinho que Florianópolis, Balneário Camboriú e São Joaquim foram escolhidos pelo Ministério do Turismo como “destinos indutores” para turistas durante o período da Copa. Cabe recordar ainda que SC tem cacife de sobra para abrigar uma grande de seleção no decorrer da fase preparatória. Esta coluna vem alertando para este precioso detalhe, desde que, com exclusividade e muito antes do comunicado da Fifa, anunciou a exclusão de Florianópolis como cidade-sede. Pesca - Santa Catarina, maior produtor brasileiro de pescado, está correspondendo à altura ao prestígio conferido pelo presidente Lula que confiou o comando da pasta da Aquicultura e Pesca a dois catarinenses. Braço do Norte é um exemplo, tanto que está preparando para o dia 14 de agosto, com a presença do ministro Altemir Gregolin, a realização de um seminário para debater a expansão da piscicultura - que já é importante fonte de renda para o município - em toda a região. Segunda-feira, Gregolin inaugurou a superintendência do ministério, em Chapecó, a primeira fora de uma capital. Carnes - As cadeias produtivas de carnes tem bons motivos para saudar o desempenho do Governo em favor da expansão de suas atividades no mercado internacional. Somente esta semana, duas missões formadas por empresários do setor, sob o comando do Ministério da Agricultura, debatem na África do Sul e Rússia, questões relacionadas às exportações de carnes brasileiras. Em Johanesburgo, tentam levantar o embargo às importações de carnes bovina e suína que já dura cinco anos. Em Moscou, buscam convencer o governo a suprimir o sistema de cotas empregado pelos russos nas compras de carne no exterior. Santa Catarina é parte interessadíssima no desenrolar destas negociações.

Proposta recebe o nome do filho adotivo de João Matos

Parlamentar se emocionou com conquista

anos para serem votados, alguns nem conseguem a aprovação. Conseguimos o melhor para a adoção no país. Fizemos o que podia ser feito”.

Francisco Souza

Caminhos

O

congresso aprovou no último dia 15 a primeira lei de adoção do país. A proposta é do deputado catarinense João Matos (PMDB), que protocolou o projeto de lei em 2003. João comemorou a aprovação e considera que este é o mais importante projeto aprovado até hoje em sua vida pública. Segundo o parlamentar, o principal ganho é a diminuição do tempo de espera de uma família para adotara criança. O deputado explica que o tempo de seis anos para a aprovação da proposta pode ser considerado justo, devido a complexidade do tema envolvido. “Muitos projetos levam

A lei ganhou o nome de “Lei Cléber Matos”, filho adotivo do deputado que faleceu aos 15 anos, vítima de câncer. João Matos explica que em 2002 conseguiu a aprovação do dia nacional da adoção, que passou a ser comemorado todos os anos no dia 25 de maio. “Agora com o presidente Lula (PT) consigo a aprovação desta importante lei”. Ele explica que por ser uma tema amplo e complexo, várias audiências públicas foram realizadas antes da provação do texto. “A aprovação não foi com a rapidez que queríamos, mas conseguimos aprovar. O tema é complexa e tivemos que ceder em alguns pontos, como por exemplo, na não inclusão de casais homossexuais entre os que podem adotar,

já que era uma exigência da bancada evangélica”. O deputado explica que o mais importante é ter uma legislação específica para o assunto, e que agora o trabalho no Congresso já foi feito. “O importante agora é conscientizar o brasileiro para a adoção. Já fizemos quatro ações para mudar a consciência do povo em relação a adoção, porque precisamos construir uma cultura de adoção”. Matos acredita que já é possível perceber uma diferença na cultura do brasileiro em relação a adoção. “Antigamente o povo só ia atrás de recém nascidos, meninas brancas e do olho azul, hoje já não é mais assim”. Entre os pontos da lei, Matos destaca que o principal é ter um tempo limite de um ano (ou dois em situações excepcionais) para concretizar a adoção, além de punir os responsáveis por qualquer tipo de atraso no processo. A lei segue agora para sanção do presidente Lula.

Potencial - No último final de semana, durante o palanque armado - assim será até outubro de 2010 - para anunciar o nome da empreiteira que vai tocar a obra da rodovia BSJ-050, ligação de 32 km entre Bom Jardim da Serra (SC) a São José dos Ausentes (RS), a senadora Ideli voltou a falar no potencial de oportunidades que a rodovia representará: - Gramado e Canela recebem quase dois milhões de visitantes por ano, um contingente que, com a BJS-050, estará a duas horas de carro da serra catarinense.Se 10% pegarem a estrada até Santa Catarina,já será um grande incremento para a atividade na região, sem contar o litoral, também repleto de atrativos. Secretos - E por falar em Ideli, a senadora por Santa Catarina, indicada para integrar o Conselho de Ética do Senado, foi alvejada por matéria da Folha de S.Paulo, como uma das beneficiárias dos tais atos secretos. Ela contestou a informação apresentando números e cópias - com datas - de publicações sobre a transferência e respectiva nomeação do assessor Guilherme Schmidt, exonerado em 2006, alvo da denúncia. E quer a apuração sobre a responsabilidade pela não publicação da referida transferência no Diário Oficial. Reforço - Até a chegada da Primavera ou de uma vacina, a Gripe "A" não deve dar trégua. O Exército mobilizou contigente para auxiliar na divulgação de informações sobre a doença em toda a fronteira brasileira, inclusive em Dionísio Cerqueira (SC). Pronasci - Termina sexta, 24, prazo para apresentação, por estados e municípios, de propostas ao Pronasci – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. As inscrições devem ser feitas por intermédio do Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal – SICONV. Diz o deputado Décio Lima (PT) que o novo prazo foi concedido devido à grande procura por financiamentos de projetos, ações ou atividades com recursos do programa, encaminhadas desde maio. A prorrogação da data também permite que projetos já apresentados sejam corrigidos ou complementados.

BALANÇO

Alesc apresenta ações do primeiro semestre Entre as conquistas, esta a promulgação do Código Ambiental A Assembléia Legislativa apresentou na última quinta-feira, dia 16, um balanço das atividades parlamentares no primeiro semestre deste ano. No período, o Parlamento realizou 89 sessões plenárias, sendo 60 ordinárias e 29 extraordinárias. Foram aprovados no total 211 projetos. “Este foi um semestre de resultados positivos, com a participação efetiva de todos os parlamentares. Um balanço para orgulhar Santa Catarina. Houve muito debate, muito trabalho. Encerramos o semestre com certeza

de que cumprimos nosso papel”, explicou o presidente da assembléia, deputado Jorginho Mello (PSDB). Ele ainda ressaltou a importância do recesso parlamentar. “Não são férias. É um período em que cada um de nós volta para sua base para trazer as necessidades de cada região.” O presidente também comentou sobre as obras realizadas no hall de entrada da Casa. “Demos cara nova para a Assembléia poder receber melhor a sociedade. Um poder cada vez mais imponente dentro da democracia”, concluiu. Também passaram pelo crivo dos parlamentares 1.000 requerimentos, 499 indicações, 176 moções e 136 pedidos de informação. O Parlamento ainda promoveu 37 audiências públicas, 12 ses-

sões especiais, sete sessões solenes, seis homenagens e quatro seminários com ampla participação da sociedade. Das matérias que tiveram aprovação em Plenário pelos deputados catarinenses, algumas já foram sancionadas e transformadas em lei. Entre elas estão a Lei 14.708, que garante direito de informação prévia ao consumidor sobre as normas de utilização de cheques em estabelecimentos comerciais; a Lei 14.694, que versa sobre a adoção de livros didáticos e apostilas nas escolas particulares de educação básica de Santa Catarina; a Lei 14.706, que cria a Semana Estadual de Ações de Defesa Civil; e a Lei 14.675, que cria o Código Estadual do Meio Ambiente.

Código e Agenda Positiva Considerada a matéria com maior relevância aprovada pelo Parlamento nos últimos anos, o Código Ambiental tem 306 artigos e compila 26 leis estaduais relacionadas ao meio ambiente. Elaborado pelo Executivo e com aprimoramento garantido por centenas de emendas do Legislativo estadual, a nova lei busca conjugar preservação ambiental e desenvolvimento produtivo. O Código também inspirou o Parlamento catarinense a implantar em 2009 uma Agenda Positiva, um conjunto de ações que necessita de soluções urgentes e que agora é foco de

todas as bancadas. Entre elas estão a conclusão da duplicação da BR-101, melhorias na BR-470, e construção da Ferrovia Translitorânea (que unirá todos os portos do Litoral, até São Francisco do Sul) e da Ferrovia do Frango (interligação entre ferrovias situadas no Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Chile). Ações para a revitalização econômica de Santa Catarina também integram a Agenda Positiva. A exemplo do Código Ambiental, que foi discutido em audiências públicas pelo estado, os temas da Agenda são alvo de amplos debates com a população catarinense e depois são defendidos em Brasília, onde a bancada federal dá continuidade ao movimento.


6

JORNAL DE

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

FALE COM O JBC: jornalismo@jornalbc.com | (47) 3404-4200

DE 23 A 29 DE JULHO DE 2009

política ALTERNATIVA

Vereadores apresentam modelo de gestão para hospital

Coincidência

WILLIAM DE LUCCA

No mesmo dia que o JBC chegou as bancas os vereadores de Balneário Camboriú tiveram uma reunião com o Secretário Estadual de Saúde, Dado Cherem (PSDB), e com o vice-governador Leonel Pavan (PSDB), onde foi apresentada uma entidade capaz de gerir o Hospital Municipal Ruth Cardoso. Com isso as suspeitas sobre a ONG WFO não tiveram muita repercussão na câmara. Com o recesso, a tendência é que o assunto esfrie (ainda mais).

Antes da última sessão, parlamentares estiveram em reunião para discutir Ruth Cardoso Francisco Souza

Até tu? Que a oposição não quisesse comentar é natural, até porque o início da construção do hospital se deu na gestão Rubens Spernau (PSDB). Agora, o silêncio por parte dos vereadores da bancada de situação é incompreensível. Caso os papéis fossem inversos, pode apostar que o assunto teria sido batido ao extremo. Está na hora da situação acordar e aproveitar as suspeitas contra a WFO para questionar as ações da oposição

Forçado Apesar de não haver pronunciamento oficial até o momento, não acreditamos que o prefeito Edson Piriquito (PMDB) vá gostar da indicação do grupo gestor do Marieta para gerir o Ruth Cardoso. Além das reclamações contra as freiras, elas não são parte de nenhuma junta médica. Animado com a experiência do Santa Inês, é provável que o prefeito queira uma junta para administrar a nova unidade.

Recesso Por que? Lógico que existe uma

explicação técnica para isso, mas é questionável o fato de termos recesso nas câmaras de vereadores e em Brasília. Até hoje não entendi porque o poder legislativo segue o ritmo das atividades escolares. Tanto em Brasília quanto aqui, o recesso serve para esfriar o debate de alguns temas polêmicos, como a CPI da Petrobras lá, e a abertura do Ruth Cardoso aqui.

Moderado É a definição do senador Raimundo Colombo (DEM), um dos pré-candidatos ao governo do estado. Colombo não parece um típico político do Democratas, o que pode ser observado em algumas de suas declarações na entrevista desta edição. Colombo afirmou que a oposição peca em seu discurso, que o país não deve privatizar a Petrobrás e que as privatizações feitas no governo FHC foram equivocadas. Definitivamente não é o estereótipo de político de direita. O estilo moderado já lhe rendeu o título de candidato ao governo com menor rejeição.

N

o mesmo dia da última sessão parlamentar antes do recesso (16), os vereadores estiveram em Florianópolis, reunidos com o Secretário Estadual de Saúde, Dado Cherem (PSDB) e com o vice-governador Leonel Pavan (PSDB) para discutir um modelo de gestão para o Hospital Municipal Ruth Cardoso. Segundo o vereador Fabrício de Oliveira (PSDB) a reunião não teve caráter partidário e serviu para agilizar o processo de abertura da unidade. “Foi uma reunião histórica, pois foi apresentado pela primeira vez alguém que queira administrar o hospital”. Para o vereador Dão Koeddermann (PSDB) a reunião marca um novo momento nas discussões. “A discussão política ficou para traz”, concluiu o vereador. Para o vereador Orlando Angioletti (DEM) a discussão é importante para que “o município abra o hospital, de uma forma ou de outra”. Em seu pronunciamento, João Miguel – Tatá (PSDB) disse estar feliz com a reunião e espera que o município possa ter em breve um modelo de gestão pára a unidade. A entidade apresentada foi o Instituto de Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, grupo responsável pelo Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí.

Recesso A próxima reunião da câmara será no dia 4 de agosto. Antes do intervalo o legislativo aprovou sete indicações, oito requerimentos e dois projetos de lei. O projeto de lei de autoria dos vereadores Moacir Schmidt (PSDB) e José Carlos Hannibal (PP), que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos hoteleiros de realizarem o transporte da bagagem de seus hóspedes, do estacionamento de ôni-

Fabrício afirmou que irmãs são uma boa opção, mas que decisão é do prefeito bus até o hotel, teve pedido de vista, pois não havia consenso no plenário quanto a regulamentação. Representantes do setor estiveram no plenário e comemoraram o pedido de vista. Dos projetos aprovados, um deles altera o nome do Centro Educacional Municipal do Estaleiro para Centro Educacional Municipal do Estaleiro “Dona Lila”, e o outro, de autoria de Fabrício de Oliveira (PSDB), torna obrigatório o uso de lacres invioláveis nos alimentos entregues nos domicílios de Balneário Camboriú.

Não vi Nenhum dos vereadores comentou as suspeitas levantadas pelo JBC quando a ONG World Familly Organization (WFO), responsável pela construção do Hospital Municipal Ruth Cardoso. Devido a reunião na capital do estado, a sessão atrasou, e muitos dos vereadores não tiveram conhecimento prévio das denúncias. O único a falar algo a respeito do caso, Fabrício disse que sobre as possíveis irregularidades, o dever dos vereadores é de investigar, para colaborar no processo de abertura do mesmo.

ALESC

Dresch denuncia e governo tira de votação projeto que vende imóveis do Estado O governo do Estado recuou e tirou da pauta de votação da última quinta-feira (16) o projeto de lei 0033/ 09, que autoriza a venda de 11 imóveis do governo do Estado. “Mostramos ao líder do governo, deputado Elizeu Matos (PMDB), os equívocos desse projeto que, na nossa opinião, causaria um grande escândalo se fosse aprovado. O valor proposto para venda de um dos imóveis está 12 vezes menor que o preço de mercado. Isso levanta graves suspeitas de interesses escusos”, afirmou o líder do PT, deputado Dirceu Dresch. O imóvel em questão é um terreno de 205 mil m², situado na valorizada região de Tijuquinhas, em Biguaçu. Pelo projeto do Exetutivo foi avaliado em R$ 1,9 milhão. Porém, levantamento feito pela bancada do PT junto a imobiliárias de região apontam que o valor comercial da área é pelo menos 12 vezes superior ao proposto pelo governo, girando em torno de R$ 22 milhões.

Uma emenda apresentada pela bancada do PT evitou que projeto fosse votado em plenário na tarde de quarta-feira (15). A proposta voltou a tramitar na quinta-feira (16) e chegou a ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça. O líder do PT apelou pelo arquivamento da matéria, denunciou a disparidade no valor do imóvel e alertou para o prejuízo aos cofres públicos. O parlamentar também condenou o desmonte do Estado com a venda de imóveis públicos em áreas estratégicas. Antes de o projeto ser levado a plenário novamente, Dresch apelou ao líder do governo, Elizeu Matos, que diante dos fatos decidiu retirar o projeto da pauta. A proposta voltará a ser debatida após o recesso. No projeto, o governo justificou a venda dos terrenos informando que pretende obter recursos para construir centros administrativos regionais em Chapecó, Joaçaba, Xanxerê, São Miguel do Oeste e Brusque.


JORNAL DE

política

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

FALE COM O JBC: jornalismo@jornalbc.com | (47) 3404-4200

7

DE 23 A 29 DE JULHO DE 2009

NÚMEROS

Câmara de Itajaí aprova nove vezes mais projetos que Câmara de Balneário WILLIAM DE LUCCA

Palavras de pórtico “O primeiro dever do homem em sociedade é ser útil aos membros dela. E cada um deve – segundo suas forças físicas ou morais – administrar em benefício da mesma os conhecimentos, ou talentos, que a natureza, a arte ou a educação lhe prestou”. Essas foram as primeiras palavras escritas em 1808 por Hipólito da Costa no que é considerado o primeiro jornal brasileiro, o Correio Brasiliense, editado e impresso em Londres. Elas serão meu norte para esta coluna que hoje se inicia. Espero não desapontar o leitor.

Relembrando

Não era da ONU

A semana que passou foi marcada por denúncias contra a Organização Mundial da Saúde (WFO, sigla em inglês) e sua coordenadora nacional, Deisi Kusztra. É a ong responsável pela construção do Hospital Municipal Ruth Cardoso.

Ficou conhecido por “prêmio mico”, porque tanto nos sítios do governo do Estado de São Paulo, do PSDB nacional e até mesmo no twitter de Serra, informou-se que o prêmio seria da ONU, o que foi desmentido em nota da assessoria da ONU no Brasil. A WFO é apenas uma das mais de três mil ongs que prestam algum serviço para a organização.

Veneno O Secretário de Estado da Saúde Dado Cherem viajou até Genebra, na Suíça, onde fechou convênio com a referida entidade para a construção de um hospital em Biguaçu. A divulgação desta nova parceria tinha um componente venenoso: aquele hospital ficaria pronto antes do hospital de Balneário.

Viajou sem avisar Pissetti disse estar feliz com balanço e com Balcão da Cidadania

Diferença entre projetos aprovados nos seis primeiros meses entre as duas casas é de 147 Francisco Souza

A

s câmaras de vereadores da região estão em recesso parlamentar até o início de agosto. Após o termino dos trabalhos do primeiro semestre, o legislativo prestou contas à comunidade sobre os trabalhos parlamentares do início da legislatura. O destaque fica por conta do volume de projetos aprovados em Itajaí, comparados a Balneário Camboriú. Itajaí aprovou 52 leis oriundas do executivo e 165 projetos de iniciativa dos vereadores. Em Balneário os números foram mais modestos, 18 projetos do executivo e 20 advindos do legislativo. Para o presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Luis Carlos Pissetti (DEM), os números são satisfatórios e demonstram o bom caminho que a câmara de Itajaí segue. “Parabenizo os demais vereadores por este semestre de trabalho e agora nosso trabalho vai ser de fiscalizar o cumprimento destas leis que aprovamos na câmara”. Pissetti também destacou que a realização de sessões extras contribuiu para o andamento dos trabalhos e hoje é um instrumento importante a disposição da casa. Segundo o líder da oposição em Balneário Camboriú, Dão Koeddermann (PSDB), o trabalho do legislativo no município se concentrou em questões amplas, o que ajuda a explicar a diferença de projetos aprovados entre os dois municípios vizinhos. “Nosso foco foi direcionado a coisas maiores como a abertura do hospital municipal, segurança pública e as obras do presídio regional, por isso não foi tão produtivo em termos

de votação”. Koeddermann afirma que os vereadores vão continuar o trabalho nestas questões específicas, consideradas fundamentais para o município. “Se tivéssemos aprovado todos os projetos protocolados pelos vereadores teríamos mais de 100, mas isso não ocorreu devido a outras urgências do município. Vamos continuar na luta pela abertura do hospital, na luta pelas obras do presídio”.

Fiscalização Segundo Pissetti, uma das armadilhas que os vereadores podem enfrentar e discutir e aprovar uma lei para depois a mesma cair no esquecimento. “Estamos criando uma comissão parlamentar para fiscalizar o cumprimento de todas as leis editadas no município nos últimos dez anos, para sabermos o que é seguido e o que não é”. Segundo Pissetti, este trabalho é fundamental para detectar o que já foi legislado, mas ainda “não saiu do papel”. Para o líder da oposição de Itajaí, Níkolas Reis (PT), a disputa entre situação e oposição não atrapalha os trabalhos do legislativo. “As pessoas me per-

guntam nas ruas se conseguimos ser amigos mesmo com tantas divergências, eu respondo que sim. Imaginem o quão chato seria se todos aqui fossemos só oposição ou só situação”. Outro fator positivo apontado pelo vereador Clayton Batschauer (PR) foi o processo de informatização do legislativo itajaiense. “Hoje eliminamos o volume de papéis de nossas bancadas e sustentamos uma gestão ecológica”.

Minoria A diferenciação entre situação e oposição foi um dos argumentos utilizados pelo vereador de Balneário, Roberto Souza Júnior (PMDB), para justificar o número mais baixo de projetos aprovados. “Como somos minoria no parlamento temos que apresentar os projetos com muito cuidado, porque senão ele é rejeitado. Temos o exemplo do projeto Segundo Tempo, que iria beneficiar muitos jovens, mas foi rejeitado pela oposição, então é um desafio”. Apesar da minoria na câmara, Roberto afirma que os trabalhos foram produtivos, e que o balanço do primeiro semestre é positivo.

AUMENTO Um dado em comum entre as duas casas é a satisfação de ter números mais expressivos quando comparado à última legislatura, quando o número de parlamentares era maior. Em Itajaí, o número de vereadores passou de 21 para 12. Em Balneário, foram eleitos 17 em 2004 e agora o total é de 10. Em ambas as cidades o número de requerimentos e indicações aprovados em 2009 é superior a 2008. Confira os números no gráfico: Documento: Projetos Executivo Projetos Legislativo Indicações Requerimentos Total de Documentos

Itajaí 52 165 735 209 1161

Balneário Camboriú 18 20 724 308 1070

O que intriga, é saber o que de fato motivou a viagem do Secretário de Estado da Saúde, Luiz Eduardo Cherem a Genebra na Suíça. Se foi em caráter oficial, qual é a razão de não se encontrar uma informação sequer no sítio da Internet da Secretaria da Saúde ou do Portal do Governo? Oras bolas, carambolas, deveria haver uma informação nos sítios da Internet do Governo do Estado sobre essa viagem internacional do Secretário , não é mesmo leitor?

Prestigiou “ prêmio mico” A viagem de Cherem a Genebra, teria sido então motivada por interesse político-partidário, para prestigiar o “prêmio mico” recebido por seu correligionário, o governador de São Paulo, José Serra, entregue pela WFO, mais precisamente das mãos de sua coordenadora no Brasil, Deisi Kusztra, metida em rolos com a justiça, conforme matérias publicadas em vários blogs como os dos jornalistas Luis Nassif, Paulo Henrique Amorim e Luiz Carlos Azenha e repercutidos aqui e em outros jornais da região?

Só Serra foi receber O “prêmio mico” do governador de São Paulo, visivelmente arranjado às pressas, para fazer frente ao prêmio recebido pelo presidente Lula da Unesco, torna-se ainda mais ridículo ao se saber que as outras duas homenageadas, a princesa do Kuwait, Sheikha AlSabah, e a coordenadora da Fundação Cherie Blair pelas Mulheres, Cherie Blair, sequer compareceram para receber o prêmio. Serra foi a único a ir a Genebra buscar o prêmio da WFO das mãos de dona Deisi. Dado Cherem testemunhou tudo.

Perguntar não ofende I Se foi em caráter partidário, não é ofensa perguntar: quem pagou a conta? Os agentes públicos nos devem transparência em suas ações. E devem ao público e no caso específico, ao leitor que me prestigia, a prestação de contas de seus atos. Se estiver tudo dentro da lei, muito que bem. É uma obrigação agir de conformidade com as normas legais.

Perguntar não ofende II Outra pergunta: se a sede da ONG no Brasil fica em Curitiba, porque haveria necessidade de Dado Cherem viajar até Genebra, na Suíça, para fechar acordo para a construção de um hospital em Biguaçu? Não seria mais razoável falar com dona Deise Kusztra em Curitiba ou em uma de suas visitas a cidade? Com a palavra o Secretário de Estado da Saúde, Luiz Eduardo Cherem.


8

JORNAL DE

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

FALE COM O JBC: jornalismo@jornalbc.com | (47) 3404-4200

DE 23 A 29 DE JULHO DE 2009

política

COSTA ESMERALDA NOVA GRIPE

Itajaí define sistema de atendimento para casos suspeitos Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede municipal de saúde participaram na manhã da última quarta-feira (22) de uma reunião com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica. O objetivo foi apresentar o fluxograma de atendimento a ser adotado mediante pacientes com sintomas de síndrome gripal. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura e contou com a participação de 120 profissionais. Na oportunidade, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem puderam tirar suas dúvidas quanto o atendimento adequado e identificação dos sintomas gripais. Eles também foram orientados a acolher os pacientes nas Unidades de Saúde, encaminhando-os ao Pronto Socorro somente se houver necessidade. Para reduzir a demanda de pacientes com síndrome gripal nas Unidades de Saúde da rede, a Secretaria Municipal de Saúde está montando um Centro de Referência de Atendimento no Centro Social do São Vicente, ao lado do PA. O atendimento será feito de segunda a sextafeira, das 7h às 19h. No espaço serão feitos atendimentos de pacientes com síndrome gripal e os encaminhamentos de possíveis suspeitas. Os profissionais também estarão à disposição da comunidade para sanar qualquer dúvida que a população tenha em relação à gripe. “Nosso objetivo é canalizar o atendimento neste Centro de Referência para desafogar as Unidades de Saúde e pronto socorro”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Dalva Maria Rhenius.

Itapema convoca reunião para debater Saúde da região DIVULGAÇÃO

OS ENCAMINHAMENTOS DA REUNIÃO  Compreender, de forma ampla, as dinâmicas da saúde, políticas que serão implementadas e os equipamentos necessários para instrumentalizar e profissionalizar o atendimento à Costa Esmeralda;

Os três municípios irão articular melhorias na saúde

Prefeito Sabino e secretários de saúde da região ressaltam importancia de resolver os problemas do Hospital Santo Antonio

N

a manhã desta terça-feira (21), o prefeito municipal de Itapema, Sabino Bussanello (PT), convocou uma reunião entre os gestores de saúde e vereadores dos municípios de Itapema, Porto Belo e Bombinhas, com o objetivo de encontrar mecanismos que possam melhorar significativamente a gestão da saúde nos três municípios. Em função da proximidade das três cidades, o prefeito reforçou a importância do diálogo sobre os servi-

ços, já que muitas questões são similares nos três locais, principalmente referentes ao Hospital Amigos da Saúde. De acordo com o secretário de Saúde, Roberto Ruiz, foi realizada a renovação do contrato com o hospital por 120 dias, para que nesse período seja feito novo projeto. “A articulação dos três municípios, que são usuários do hospital, é fundamental na troca de informações. É imprescindível verificar qual a maneira exata de repactuar, pois o município não tem gerência sobre hospital”, afirma o secretário de saúde.

Iniciativa importante Para a secretária de saúde de Bombinhas, Maria Alice Pavan, a iniciativa é excelente. “Apesar de atender a cidade, o número de cirurgias é pequeno, em função das deficiências d o hos-

QUADRO ATUAL

Do programa de alimentação do trabalhador

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o quadro de pacientes com gripe A H1N1 continua o mesmo, de acordo com boletim da Secretaria de Estado da Saúde: dois adultos, que estão em casa em isolamento domiciliar. Os casos considerados suspeitos reduziram de 19 para 18, conforme o boletim.

As pessoas jurídicas podem deduzir do lucro tributável para fins do imposto sobre a renda o dobro das despesas comprovadamente realizadas no período-base, em programas de alimentação do trabalhador, previamente aprovados pelo Ministério do Trabalho na forma em que dispuser a lei. Salienta-se que a dedução não poderá exceder em cada exercício financeiro, isoladamente a 5% do lucro tributável. Os programas de alimentação deverão conferir prioridade ao atendimento dos trabalhadores de baixa renda e limitar-se aos contratos pela pessoa jurídica beneficiária. Bom informar que não se inclui como salário de contribuição a parcela paga in natura, pela empresa, nos programas de alimentação aprovados pelo Ministério do Trabalho.

pital. Algumas das cirurgias de pacientes de Bombinhas são realizadas em Navegantes, por falta de estrutura”, afirma. Já o secretário de saúde de Porto Belo, Antônio Ballestero, disse que “o fortalecimento dos hospitais periféricos constitui uma ação fundamental para a desobstrução dos centros de maior recepção, como é o caso do Hospital Santa Inês e Marieta Konder Bornhausen”. E completou: “Precisamos de uma unidade hospitalar que dê suporte aos três municípios da Costa Esmeralda”. O vereador de Bombinhas, Silvio Sasaki, disse que a Secretaria Estadual da Saúde tem a proposta da criação de um hospital regional, e questionou se existe em Itapema outro local para instalação desse novo centro, a n&atild e;o ser a atual área do Hospital Amigos da

 Formar uma comissão dos representantes dos municípios para efetuar levantamento dos equipamentos atualmente disponíveis na região, para avaliar a viabilidade de atendimento da demanda. Se não, verificar o motivo da precariedade;  Buscar bons equipamentos, que deem conta da demanda regional, aliada à gestão adequada e transparência pública.

Saúde. “Hoje temos condições de ter um hospital regional, e é preciso pensar nisso. Luiz Alves tem hospital municipal, básico, mas é limpo e tem aparelhos de qualidade, mesmo que não de última geração. O hospital busca recursos através do Governo Federal para sua manutenção. Não tem muitos lucros, mas é resolutivo – e é isso que precisamos”, afirma o vereador.

Já os trabalhadores de renda mais elevada poderão ser incluídos no programa de alimentação, desde que esteja garantido o atendimento da totalidade dos trabalhadores contratados pela pessoa jurídica beneficiária que recebam até 5 salários mínimos. Nos programas de alimentação do Trabalhador (PAT), previamente aprovados pelo Ministério do Trabalho e pela Previdência Social, a parcela paga in natura pela empresa não tem cunho salarial, não se incorpora à remuneração para quaisquer efeitos, não constitui base de incidência de contribuição previdenciária ou do FGTS e não se configura como rendimento tributável do trabalhador. Cabe fazer uma observação que a cesta básica e vale refeição se não estiverem previstos em norma coletiva, são considerados parte integrante do salário, incorporando ao salário para todos os efeitos, como férias, 13º salário e FGTS. Para a execução do PAT, a pessoa jurídica beneficiária poderá: manter serviço próprio de refeições ou distribuir alimentos, inclusive não preparados (cestas básicas) e quando a pessoa jurídica beneficiária fornecer aos seus trabalhadores documentos de legitimação (impressos, cartões eletrônicos, magnéticos ou outros oriundos de tecnologia adequada) que permitam a aquisição de refeições ou de gêneros alimentícios em estabelecimentos comerciais, o valor do documento deverá ser suficiente para atender às exigências nutricionais do PAT. João Ricardo Monteiro Sabino Consultor Trabalhista

João Ricardo Monteiro Sabino é advogado e consultor trabalhista. Para entrar em contato com o colunista, envie um e-mail para sabino.adv@terra.com.br.


JORNAL DE

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

FALE COM O JBC: jornalismo@jornalbc.com | (47) 3404-4200

DE 23 A 29 DE JULHO DE 2009

Rock alternativo da Parachamas agrada mídia nacional O EP "Bem Vindo" foi eleito pelo site Zona Punk o melhor Demo lançado em 2008 no Brasil.

A

Banda Parachamas é composta por sete integrantes, e começou seu trabalho em 2006 em Blumenau. A banda continua correndo atrás na disputa por um lugar ao sol no cenário nacional. Eleito o melhor demo de 2008 pelo site Zona Punk, o EP “Bem Vindo” tem composições próprias e já atraiu olhares da mídia nacional. Mesmo com as dificuldades normais de ser artista em Santa Catarina, os caras não se acomodam e até na MTV já cantaram seu rock alternativo. O programa Cachorro Grande Procura do canal aberto MTV encontrou a banda através de um projeto envolvendo bandas do PR, RS e SC. “Passou na TV a nível nacional, reprisou três vezes na MTV, foi muito legal para a banda, em Blumenau ouvimos muitos comentários, recebemos muito apoio do jornal Santa” conta o vocalista, Alexandre Machado.

Principais influencias Móveis Coloniais de Acaju, Foo Fighters, Los Hermanos, Radiohead, The Libertines, Pink Floyd,

The Killers, são algumas das influências musicais dos meninos. As composições são próprias, letras como “Bem Vindo” falam de amor e suas interfaces. “Deixa eu me divertir pintar as paredes brancas do meu quarto, este quadrado assim tão mágico. Quero dizer pra ti que foi o jeito que encontrei, pra me livrar de tudo que eu passei”... A Banda viaja pelo país, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, divulgando seu trabalho. Em Balneário Camboriú já estiveram três vezes, e encontram dificuldades quando não podem se dedicar totalmente à música. ”Basicamente somos uma banda de rock normal, temos as dificuldades e corremos atrás, a dificuldade é como todos os artistas, atores, músicos e pintores, Santa Catarina infelizmente não é tão voltada para a arte como megalópoles”. Afirma Alexandre. O material da banda ainda não está nas lojas, por falta de selo e gravadora, mas pode ser adquirido através do e-mail contato@parachamas.com.br .Enquanto isso a banda prepara desde o começo do ano, mais um demo com melhor qualidade e seis faixas.



Parachamas no site: http:// www.myspace.com/parachamas Para contratar Shows: shows@parachamas.com.br Alexandre Machado-Vocal e Guitarra, Alex Bateria, Marcel - Guitarra, Rodrigo Boka- Baixo, BetoTrombone de Vara, Dido-Trompete, Felipe Pulga-Sax.


10

JORNAL DE

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

FALE COM O JBC: jornalismo@jornalbc.com | (47) 3404-4200

DE 23 A 29 DE JULHO DE 2009

cruzadas

lazer agenda

gastronomia

Quinta (23) Djunn Music Place Atrações: Fabrício Peçanha e Maycon Schramm Informações: 3361-1516www.djunn.com.br Guacamole- Quinta Loca Atrações: Mariachis, Tequileiros, DJ’s, Sorteios, Missel Tequila e muita diversão. Informações? 3366-0311www.guacamolex.com.br

Sexta (24) Woods Bar Atrações: Henrique e Diego, kaike e Kauan Informações: 3367-7739

Bolo Moça Pão de Mel

1 tablete de chocolate nestlé classic meio amargo picado manteiga para untar farinha de trigo para polvilhar

Ingredientes

Modo de Preparo Bata no liquidificador os ovos com o Leite Moça, o mel, o Nescafé dissolvido no leite morno, a canela e o cravo moído, até ficar homogêneo Despeje em uma vasilha e acrescente a farinha, o Chocolate e o fermento. Misture muito bem ,coloque a massa em uma fôrma retangular grande (26x38cm) untada e enfarinhada e asse em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 25 minutos ,desinforme e cubra-o, ainda quente, com o Chocolate meio amargo derretido, alisando com uma espátula.

Massa: 2 ovos 1 lata de Leite Moça 1 xícara (chá) de mel 1 colher (sopa) de Nescafé 3 colheres (sopa) de leite morno 1 colher (chá) de canela em pó 1 colher (chá) de cravo-da-índia moído 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de chocolate em pó solúvel 1 colher (sopa) de fermento em pó

cinema BALNEÁRIO CAMBORIÚ SHOPPING GNCCAMBORIU1 Harry Potter e o Enigma do Príncipe - 13:15-16:10-19:0522:00 GNCCAMBORIU2 A Era do Gelo 3 - 13:00-15:0017:00-19:00-21:00

São Rock Atrações: André Deco (Lounge) Mr Milk, anos 80 Informações: 3263-1495 www.saorock.com.br

Sábado (25) Didge Australian Bar Atrações: Yirdaki Band Informações: 3361-6414 www.didge.com.br

Domingo (26) Djunn Music Place Atrações: Sem Abuso, Intuisamba Mulheres Free até às 23:00 III Festival de Dança Studio K’dance- Itajaí Ingressos: R$12,00 e R$6,00 Horário: 19h Local: Teatro Municipal de Itajaí

Terça (28) GNCCAMBORIU3 Harry Potter e o Enigma do Príncipe 14:30-17:30-20:30

Guacamole - Terça Caliente Atrações: Banda Buena Salsa Informações: 3366-0311www.guacamolex.com.br

GNCCAMBORIU4 A Era do Gelo 3 - 14:00-16:00-18:0020:00-21:50

Quarta (29)

GNCCAMBORIU5 Inimigos Públicos - 13:30-16:20-19:1021:45

Didge Australian Bar Atrações: Marcos Fischer Informações: 3361-6414 www.didge.com.br

horóscopo Áries - De 21/3 a 20/4 - Sua principal missão é transformar ideias em ações práticas no cotidiano. Quanto maior for a objetividade de seus atos, mais fácil e claro fica o caminho à sua frente. Deixe de lado as situações do passado e encare os problemas do dia a dia de frente, sem receios. Vem aí uma excelente fase. Prepare o coração e a mente para absorver as boas energias. Boa sorte.

Câncer - De 21/6 a 21/7 - A vida fica mais fácil quando deixamos de lado as amarras do passado. Sua missão é ter olhos e sentimentos no presente para construir um bom futuro. O que ficou para trás é tão somente fonte de referência e não deve ser utilizado a todo momento como forma comparativa. Olhar para o hoje significa zelar por sua felicidade e seu prazer no amanhã. Evite pequenos conflitos.

Libra - De 23/9 a 22/10 - A cada movimento que você promove rumo ao autoconhecimento, fica mais fácil compreender as pessoas e seus propósitos. Você ganha confiança e autoestima, e as bases emocionais ficam sólidas e poderosas. Pense nisso: o que você está fazendo em prol de sua felicidade? Este é o grande desafio – promover o mesmo tipo de energia que fornece aos outros em sua própria vida.

Capricór nio - De 22/12 a 20/1 Quanto mais você acreditar que é realmente capaz de realizar grandes obras, mais energia positiva será gerada a seu favor. Mantenha o alto-astral e a confiança em seu potencial. Possibilidades de bons negócios e de envolvimentos emocionais estarão altamente favoráveis nesta fase. Abra a mente e o coração. Várias portas estão sendo abertas em sua vida. Aproveite.

Touro - De 21/4 a 20/5 - Quando você constrói em base sólida, fica mais fácil fazer qualquer adaptação em seus desejos no meio do caminho. Está na hora de perder o medo das mudanças. Elas são necessárias para que os sonhos possam ganhar forma concreta, sendo moldados no decorrer dos acontecimentos. Perceba a movimentação à sua volta. Destaque as pessoas que são mais importantes nesta fase.

Leão - De 22/7 a 22/8 - Quanto mais o tempo passa, maior fica a vontade de alçar voos mais altos. Está chegando a hora de conhecer novos horizontes. Para isso tenha coragem de ousar caminhando sem medos em busca de seus objetivos. Sua força está no otimismo e no apurado senso de direção. Adote uma postura clara e objetiva e ouça mais as pessoas ao redor. Boas vibrações. Aproveite.

Escorpião - De 23/10 a 21/11 É o momento certo para colocar em prática seus projetos – profissionais e emocionais. Esta é uma boa fase do ano e você deverá aproveitá-la muito bem. Invista todo o seu potencial em situações concretas e procure desvencilhar-se dos pequenos problemas do cotidiano. Este é um momento de ação e realização. Todas as suas atenções devem estar voltadas para o sucesso.

Aquário - De 21/1 a 19/2 - Se existe uma característica que define bem sua personalidade, é a capacidade de enxergar muito além do óbvio. Sua criatividade é uma das maiores do zodíaco e aproveitar o fluxo de energias positivas é sua missão neste momento. Identifique as boas oportunidades e siga em frente com coragem e determinação. Conte com a ajuda de pessoas amigas. Excelentes vibrações.

Gêmeos - De 21/5 a 20/6 - Traga à tona os sentimentos profundos. Certas situações em nossa vida aparecem e existem para ser sentidas e não raciocinadas. Se deixar fluir o sentimento, conseguirá atrair o que tanto deseja: a união entre sentimento e senso de finalidade. Utilize ao máximo o discernimento e conserve o foco com firmeza de propósito. Você encontrará algumas respostas importantes.

Virgem - De 23/8 a 22/9 - Respeite seus desejos e tenha maior compreensão do momento. A grande transformação que está ocorrendo em seu cotidiano trará frutos produtivos mais rápidos do que imagina. É necessário receber as mudanças de coração aberto e sem reservas. Confie em seu discernimento e siga em frente, pois o sucesso está muito próximo. Crie situações agradáveis à sua volta.

Sagitário - De 22/11 a 21/12 - É hora de deixar de lado as pequenas preocupações do cotidiano e preparar-se para grandes realizações. Suas principais virtudes são o otimismo e a confiança. Acredite em sua boa estrela e continue em frente, pois ela irá brilhar muito mais daqui pra frente. Observe os sinais e respeite a voz interior. O sucesso está muito próximo, principalmente nos negócios.

Peixes - De 20/2 a 20/3 - Algumas coisas não podem ser compreendidas de forma racional. Primeiro é preciso enxergar com o coração, e esta capacidade você possui de sobra. O único problema está em não confiar o suficiente em sua voz interior. Harmonize o corpo e a mente buscando momentos de quietude e meditação. É hora de você utilizar as energias sutis a seu favor. Afaste-se de conflitos.


cultura O JBC, caçula entre os jornais da cidade, também está mostra

JORNAL DE

Confira os jornais e as edições que fazem parte da exposição:

RECREAÇÃO

Tá de férias? Vai pro shopping! Itajaí Shopping prepara série de atrações para o recesso escolar No período de recesso escolar, o Itajaí Shopping promove uma série de atividades gratuitas para crianças e adolescentes. O “Férias no Shopping” segue até o final deste mês, com uma programação especial envolvendo aventura, educação e diversão. Entre as atrações que já começou a funcionar está a oficina de escotismo, localizada no Piso Térreo, ao lado da loja Multisom. Até o próximo dia 29, o grupo de escoteiros Almirante Tamandaré, de Itajaí, ensina nós e pioneiria (objetos montados com bambu e cordas), das 15h às 17h.

EXPOSIÇÃO

Os jornais que fizeram a história da cidade

Aventura Outra atividade que segue até o dia 29 é a Falsa Baiana, no Hall Principal do Itajaí Shopping. A atração é considerada um esporte de aventura, que utiliza duas cordas amarradas paralelamente. O objetivo é que o participante passe de um lado para outro, usando a força e equilíbrio. O funcionamento é das 15h às 17h, para crianças entre 7 e 12 anos.

A

Fundação Cultural de Balneário Camboriú, através do Arquivo Histórico, realizará a exposição “Aqui se conta, o tempo dá notícias...”, que mostra as primeiras edições de jornais de Balneário Camboriú, que fazem parte do acervo. A exposição traz as primeiras edições de jornais criados em Balneário Camboriú, entre as décadas de 1960 e 2000, e, também, uma edição do jornal “O Intransigente” de 1918 e do jornal “O Democrata” de 1919, época anterior a emancipação de nossa cidade que ocorreu somente em 20 de julho de 1964. Considerado um dos meios de comunicação mais populares e acessíveis, o objetivo desta exposição é apresentar uma viagem as notícias do passado e sugerir uma reflexão acerca dos primei-

ros jornais de Balneário Camboriú e do papel deste meio de comunicação tão importante junto à comunidade. Estes impressos foram produzidos em diferentes momentos da história da cidade e, hoje, encontram-se reunidos e organizados no Arquivo Histórico de Balneário Camboriú, podendo ser consultados por toda a comunidade. A abertura da exposição “Aqui se conta, o tempo dá notícias...” acontecerá nesta sextafeira (24), às 20h, no Arquivo Histórico de Balneário Camboriú, localizado na 3ª Avenida, esquina com a Rua 2.500, Centro. A exposição será permanente e estará aberta à visitação pública de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e no sábado, das 9h às 12h. A entrada é gratuita. Durante a abertura da exposição, as pessoas que estiverem com o bluetooth de seus celulares ligados, poderão levar a edição desses primeiros jornais para casa em seus dispositivos, uma alternativa ecológica e socialmente responsável, criada da parceria entre o Arquivo Histórico e Markblue, uma empresa especializada no ramo.

top 5

ARTES PLÁSTICAS

N.Dina expõe “Aparente Quietude” em Itajaí A partir desta quinta-feira (23), a mostra de esculturas “Aparente Quietude”, da artista N.Dina, estará aberta a visitação no Átrio do Paço da Prefeitura de Itajaí. A exposição ficará disponível em horário comercial, até o dia 28 de agosto. Em sua mostra de esculturas, N.Dina apresenta um conjunto de peças que relata a estabilidade delas, possível de se manifestar a partir da manipulação pelo público, um de seus aspectos essenciais. Entre a terra e a artista, o equilíbrio de opostos. Do poliutileno desenhado e transformado em escultura nasce uma coreografia cuidadosamente produzida para criar no espectador a sensação de equilíbrio; da resina estática vertida da indústria surge o movimento e

11

DE 23 A 29 DE JULHO DE 2009

Arquivo Histórico realiza mostra contando história de Balneário Camboriú através de jornais 1. O Intransigente – Ano II – Nº 28 – 31/03/1918 (Camboriú); 2. O Democrata – Ano I – Nº 21 – 11/ 10/1919 (Camboriú); 3. A Voz do Litoral – Ano I – Nº 1 – 20/07/1968 (Balneário Camboriú); 4. O Sol de Camboriú – Ano I – Nº 1 – 28/03/1970 (Balneário Camboriú); 5. O Jornal de Camboriú – Ano I – Nº 2 – 03/02/1974 (Balneário Camboriú); 6. O Balneário Camboriú – Ano I – Nº 7 – 22/02/1975 (Balneário Camboriú); 7. Jornal de Camboriú – Ano I– Nº 1 – 20/07/1982 (Balneário Camboriú); 8. Jornal Novo Tempo – Ano I – Nº 2 – 11/04/1984 (Balneário Camboriú); 9. O Sol da Praia – Ano I – Nº 1 – 03/01/1986 (Balneário Camboriú); 10. JBC – Jornal Balneário Camboriú – Ano I – Nº 1 – 05/06/1987 (Balneário Camboriú); 11. Jornal da Cidade – Ano I – Nº 1 – 25/08/1989 (Balneário Camboriú); 12. Jornal Página 3 – Ano I – Nº 1 – 26/07/1991 (Balneário Camboriú); 13. Jornal Rota do Sol – Ano I – Nº 1 – 27/05/1994 (Balneário Camboriú); 14. Tribuna Catarinense – Ano I – Nº 1 – 21/01/1995 (Balneário Camboriú); 15. ABC Notícias – Ano I – Nº 1 – 20/07/2006 (Balneário Camboriú); 16. Jornal de Balneário Camboriú – Ano I – Nº 1 – 06/12/2007 (Balneário Camboriú).

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

FALE COM O JBC: jornalismo@jornalbc.com | (47) 3404-4200

instabilidade, uma assinatura marcante no trabalho de N.Dina. Segundo a artista, “a exposição apresenta tótens imensos ou figuras estilizadas, criadas e executadas com sua determinação quase compulsiva, na eterna busca de transformar a matéria prima em vida”. E ainda, “meu processo criativo é quase que contínuo e quando cada obra é concluída observa-se a reconciliação desta matéria com o espaço o qual se destina.”, explica. O processo desenvolvido em seu ateliê é todo artesanal, seus “tótens”, por exemplo, foram desenvolvidos com técnicas descobertas pela própria artista encontrando solidez na pesquisa dos químicos, mesmo que isso signifique “algumas perdas” conclui.

Literatura - FICÇÃO 1. AMANHECER - STEPHENIE MEYER – INTRINSECA (FOTO) 2. LUA NOVA – STEPHENIE MEYER – INTRINSECA 3. CABANA, A - WILLIAM P YOUNG – SEXTANTE 4. ECLIPSE - STEPHENIE MEYER - INTRINSECA 5. HARRY POTTER E AS RELIQUIAS DA MORTE – J K ROWLING - ROCCO

Literatura - NÃO FICÇÃO 1. COMER REZAR E AMAR - ELIZABETH GILBERT - OBJETIVA 2. CLUBE DO FILME, O – DAVID GILMOUR – INTRINSECA 3. UMA BREVE HISTORIA DO MUNDO GEOFFREY BLAYNEY – FUNDAMENTO 4. MENTES PERIGOSAS – ANA BEATRIZ BARBOSA SILVA – FONTANAR 5. MARLEY E EU – JOHN GROGAN - EDIOURO

CD 1. MICHAEL JACKSON - KING OF POP (BRAZILIAN COL.) 2. JONAS BROTHERS - LINES, VINES AND TRYING TIMES 3. HANNAH MONTANA - O FILME 4. CAMINHO DAS INDIAS (INTERNACIONAL) 5 . PARAISO (NACIONAL)


12

JORNAL DE

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

FALE COM O JBC: jornalismo@jornalbc.com | (47) 3404-4200

DE 23 A 29 DE JULHO DE 2009

lazer Só tenho que agradecer a Deus por ter a honra de viver nesta cidade maravilhosa que esta semana esta de aniversário. Balneário de Camboriú faz parte da minha vida de forma muito especial, não somente pelas belezas naturais mais pelo seu povo amado.Parabéns a cada um de vocês que a cada dia faz desta cidade aqui uma cidade maravilhosa de se viver.Beijos a todos e que Deus os abençoe.

M

Sheila, Carolina e Ricardo a Equipe Corpore

A

Feijoada do Castelo Montemar e do Programa Tribuna do Vale e, prol do menino Nicolas, graças a Deus foi maravilhosa, além de diversas pessoas da nossa região estarem presentes no evento, muitas pessoas colaboraram com doações. Obrigada ao nosso povo maravilhoso e parabéns a Suelen e toda equipe do Montemar e aos apresentadores do Tribuna do Vale, Joaquim Lacerda e Antonio Carlos pela iniciativa.

Café que deu um show de dança e Carolina e Sheila

Em confraternização e apoio a Sra.Luzia, Edézio e Probs Carolina e Sheila

O Apresentador Antonio Carlos e sua esposa

Itacir Gerente e Suelen proprietária do Castelo Montema

inhas queridas amigas Carolina e Sheila da Corpore, estão comemorando um ano de clínica, e por este motivo realizaram na última semana um evento- palestra abordando temas como beleza e sexualidade, foi um verdadeiro sucesso!!! Parabéns meninas e toda sorte do mundo!!!

N

Elisangela, Jessica e Justania

ão poderia deixar de falar do Baile do Município no domingo passado, pois foi muito lindo, estivemos presente e nos divertimos muito, irei colocar somente uma foto nesta semana pois meu espaço esta curto porém semana que vem tem mais ok!!! Parabéns a toda prefeitura pelos eventos em comemoração aos 45 anos de nossa cidade.Beijos a todos.

O apresentador Joaquin Lacerda e sua esposa

Edson Beline e Sergio Murilo


geral

JORNAL DE

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

FALE COM O JBC: jornalismo@jornalbc.com | (47) 3404-4200

13

DE 23 A 29 DE JULHO DE 2009

PROPOSTA

Instituto de missionárias se oferece para gerir Hospital Ruth Cardoso JEFERSON BALDO

Vereadores da situação e oposição se reuniram em Florianópolis para conhecer proposta

porque representa uma solução para a abertura do novo hospital sem aumentar custos e resolve o problema do apoio estadual sem o custeio. “O hospital pode abrir por etapas começando pela Maternidade; agora só depende da administração municipal”, concluiu.

P

ode estar próxima uma solução para colocar em funcionamento e definir a forma de gestão do novo hospital municipal de Balneário Camboriú, o Dona Ruth Cardoso, onde foram investidos R$ 27 milhões numa parceria entre governo do estado, município e a Organização Mundial da Família (WFO). Com instalações prontas a cerca de oito meses, desde o final do ano passado, o hospital esta fechado e os equipamentos correm risco de deterioração porque há impasse no governo municipal sobre a forma de gestão e custeio das despesas. A sugestão para o caso foi apresentada na última quinta-feira (16), pelo vice-governador Leonel Pavan e pelo secretário de Estado da Saúde, Luis Eduardo – Dado Cherem, que reuniram no Centro Administrativo do governo, os vereadores de Balneário Camboriú e a direção do Instituto das Pequenas Missionárias Maria Imaculada. A entidade, que existe há 77 anos, administra o hospital Marieta Konder, de Itajaí, desde 1985 e outros seis pelo Brasil, mostrou interesse em assumir a gestão do novo hospital de Balneário Camboriú desde que haja consenso com

Novas reuniões

Reunião aconteceu no gabinete do vice-governador Leonel Pavan a administração municipal. “Será um momento histórico se conseguirmos viabilizar isso, a vocação do Instituto é administrar hospitais, são décadas de experiência”, disse a médica Denise Nova Cruz, DiretoraTécnica do Hospital Marieta, acrescentando que a diretoria já conheceu as instalações do Ruth Cardoso. “É uma construção maravilhosa, uma verdadeira jóia e dói ver isso tudo fechado”, observou. Segundo ela, a gestão oficial terá

que ser discutida, mas a previsão é viabilizar nos moldes do hospital de Itajaí, que chega a atender 85% dos pacientes pelo SUS – Sistema Único de Saúde-e o restante via convênios e particulares, porque ajudam na receita geral de custeio.

Estado irá colaborar O vice-governador Leonel Pavan disse que o governo do estado não pode ficar alheio ao problema de saú-

de no município e vai colaborar, mas frisou que o grande condutor do processo terá que ser o governo municipal ao definir a forma de gestão. “O estado não pode ajudar no custeio, mas pode destinar recursos para equipamentos, laboratórios, UTI, e o Pronto-Socorro, por exemplo,” destacou , observando ainda que a iniciativa tem o aval do governador Luiz Henrique. O secretário Dado Cherem acrescentou que a discussão é um avanço

Entre os vereadores ( nove dos dez da cidade ) participantes da bancada de situação e de oposição (Dão Koeddermann, Fabrício de Oliveira, Moacir Schimidt, João Miguel Tatá, do PSDB; Marcos Kurtz, do PMDB; Roberto de Souza Junior, PMDB; José Aníbal, PP; Orlando Angioletti, DEM; e Asinil Medeiros, PR) houve o consenso de que a solução pode ser encaminhada desde que se amplie à discussão sobre o assunto com a prefeitura à direção da entidade conheça melhor as instalações e o modelo gestão do novo hospital, sugerida pela Organização Mundial da Família (WFO). Já ficou marcada uma reunião para esta sexta-feira, 17, em Balneário Camboriú, com a comissão de vereadores que cuida do caso e a presidente da WFO, Deise Kusztra. Outra reunião será realizada na próxima terça-feira, 21, desta vez com a Comissão Mista Especial de Acompanhamento de Obra e Estudo de Gestão Administrativa do Hospital Público Municipal Ruth Cardoso, criada recentemente pela prefeitura.

HOSPITAL MUNICIPAL

Apontada como solução, entidade religiosa é acusada de irregularidades em Itajaí DIVULGAÇÃO / CÂMARA ITAJAÍ

Informações da comissão especial da Câmara de Itajaí apontam diversas irregularidades na gestão das Irmãs da Imaculada Conceição no Hospital Marieta William De Lucca Enquanto o processo de escolha de um modelo de gestão do Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, segue indefinido, uma das soluções apresentadas na última semana está sob investigação judicial. A administração do Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, gerido pela Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, foi investigado pelo Mi-

nistério Público Federal desde 2005, que neste ano transformou a investigação em um inquérito judicial na Polícia Federal, após uma Comissão Especial da Câmara de Vereadores de Itajaí apurar uma série de irregularidades no atendimento aos pacientes e nas contas da entidade. De acordo com o Ministério Público Federal de Itajaí, o processo foi encaminhado neste ano para a Polícia Federal, onde se transformou em um inquérito policial. O responsável pelo caso, Delegado Pedro Renato Borges Mendonça, disse que está ouvindo diversas testemunhas do processo, e intimando outras para prestar depoimento. “Ainda não podemos afirmar nada, o processo está em andamento”, disse Mendonça.

Histórico Em 2005, a Câmara de Vereadores

Vereador Lamin acredita que há diversas irregularidades na gestão

de Itajaí instaurou uma Comissão Especial para averiguar as denuncias de supostas irregularidades na administração do Hospital. A comissão, presidida pelo vereador Laudelino Lamin (PMDB),e composta ainda por Nikolas Reis (PT), Maurílio Morais (PDT) e João Vechi (PT) constatou uma série de irregularidades na gestão do hospital. “Nós levantamos 490 páginas de documentos, e ficaram comprovadas diversas irregularidades. Elas fizeram contratos com algumas empresas, cobrando 10% do total da nota fiscal como comissão, mas a partir do dinheiro público, do SUS, o que é ilegal”, afirma Lamin. Além desta denúncia, segundo o relatório, ainda ficaram constadas diversas outras irregularidades, como denúncias de discriminação entre pacientes do SUS e de

convênios particulares e cirurgias que estavam sendo pagas pelo SUS mas não estavam sendo realizadas. “Não temos o poder de polícia, por isso, constatamos as irregularidades e enviamos o relatório para o Ministério Publico, para que ele tomasse as providencias”, afirma o vereador.

Hospital Nega Mesmo com o processo se transformando em um inquérito policial, a assessoria jurídica da entidade nega qualquer tipo de irregularidade. “Não houve nada que comprovasse as supostas irregularidades, não houve nenhuma comprovação. As acusações feitas pela Comissão são infundadas e inverídicas”, diz Zilda Bueno, assessora jurídica do Marieta.


16

JORNAL DE

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

FALE COM O JBC: jornalismo@jornalbc.com | (47) 3404-4200

DE 23 A 29 DE JULHO DE 2009

entrevista RAIMUNDO COLOMBO

JBC: O senhor é candidato a governo do estado? Colombo - Sou candidato a governo do estado, estou preparado para fazer um bom trabalho, estou motivado para que isso aconteça, estou na luta. JBC: Até que ponto o senhor vai realmente brigar para ser candidato dentro da tríplice aliança? Colombo - Eu gostaria que a tríplice aliança fosse mantida, se depender de mim ela será, agora a grande dificuldade é escolher dentre os pré-candidatos qual seja o candidato a governador. Minha disposição é ser o candidato dentro da tríplice aliança, estou trabalhando para comprovar e ter as melhores condições eleitorais. JBC: O senhor já se disse candidato, mas o Pavan também disse que não abre mão de ser candidato. Qual vai ser o momento de decidir quem vai ceder? Colombo - O projeto dos estados vai sofrer grande influencia da eleição nacional, a tendência é bipolarizar, você ter um candidato da oposição e um candidato do governo a nível nacional, que isso esta muito claro, os candidatos a presidente não vão querer ter diversos palanques, isso desagrega e cria muitos conflitos para eles, então, nesse momento final do ano, é que vai ser discutido, plano nacional e os ajustes nos estados, e entendo que em SC devam haver critérios. O primeiro é que se faça engenharia política, que o governador Luis Henrique é um mestre, no segundo se houver critérios de avaliação me parece que a pesquisa critério que vai mostrar quem tem o maior potencial, eu quero ser, eu quero estar em melhores condições, agora se um outro estiver maior aceitação, menor rejeição que eu, eu tenho que me curvar, se o processo for de aliança no primeiro turno. JBC: Seria um declínio em sua carreira sair do senado para ser vice-governador do estado? Colombo - Não, não há nenhuma possibilidade de eu ser vice. No nosso partido temos bons líderes, uma nova safra chegando, se houvesse uma composição, teria que ser com outro líder nosso, para dar esse espaço. Eu ficaria no senado e terminaria meu mandato, e não seria candidato a reeleição, porque me frustra, não me da animo pra ficar, para mim seria sofrimento. Eu não vejo resultado. Eu faço uma política que eu busco uma realização pessoal, e se tu não te realizas não tem sentido, eu nesse primeiro semestre fui o senador que mais apresentou projetos, cerca de 70 projetos, mas é tudo muito lento. Vou te contar um exemplo: na época da catástrofe, das cheias, eu fiz um projeto para ajudar todo mundo, mega sena especial para ajudar na construção de casa da região, mas tinha que ser uma coisa emergencial, tinha que aprovar imediatamente, aprovamos no senado rapidamente, ta na câmara, a gente não consegue colocar na comissão, já estamos em julho, quer dizer, agora só depois do recesso, dá uma angustia na gente.

“Quem tiver bem intencionado, lá em Brasília vai se angustiar” Senador há apenas dois anos, Raimundo Colombo já sente falta dos tempos em que era Prefeito de Lages, cargo que ocupou por três vezes. Em uma entrevista exclusiva do Jornal de Balneário Camboriú, em um restaurante do Aeroporto de Florianópolis, Colombo revelou que será o candidato do Democratas ao Governo do Estado, e que não há hipótese de sair do senado para ser candidato a vice. Ele conta ainda como é angustiante a vida na Capital Federal, e como sonha em trocar, e rápido, o legislativo pelo executivo. Francisco Souza e William De Lucca

JBC: Qual seria seu principal adversário na disputa ao governo do estado? Colombo - Acho que é o PT, a Ideli. A Ângela (Amin – PP) acho que vai compor, não vai liderar uma chapa. Poderá ser com o PP, poderá não haver tríplice aliança e ele coligar com um dos partidos da tríplice, nada impede de coligar com o PP. Nosso afastamento se deu há seis anos, e em muitos municípios a aliança continua com grande sucesso, como em Itajaí, com o Jandir (Bellini) e a Dalva (Rhenius). Acho que dentro desse conceito de bipolarização, o adversário será o PP/PT. JBC: O Democratas tem um próprio de país? Colombo - O Partido político para disputar a eleição presidencial precisa ter ideias e o candidato viável. Nós temos as ideias, mas não temos uma candidatura viável, não temos um nome competitivo e nessa eleição com essas características você não tem como ir para uma eleição figurante, porque se o PT ganhar você esta dando mais doze anos porque o Lula volta depois para mais oito. JBC: Mas por que é visto como garantido que o Lula voltaria para mais oito? Colombo - Eu falo pelas condições eleitorais de hoje, é claro que é muito dinâmico, isso é um risco que você tem que evitar, então nesse momento, não temos um nome nacional, mas temos ideias e práticas de grande sucesso, o Kassab, por exemplo, mostrando algumas coisas muito interessantes, aqui em SC nós temos o exemplo do João Paulo, o João Rodrigues, o Milton Hobus, são prefeitos com grande desempenho, os três foram reeleitos com uma votação extraordinária, são jovens, então acho que o nosso partido esta forte, tendo dinamismo interno, outra coisa que estamos fazendo, quando falei em base intelectual. Nós estamos preparando nossos líderes, nós temos uma fundação dentro do partido, não sei se é 20 ou 30% da verba que você arrecada pro fundo partidário, você é obrigada a investir na fundação, e treinando nossos lideres, eu mesmo na semana que vem irei fazer um curso na Espanha, no Partido Popular, esse ano eu estive nos EUA, na Alemanha, essa fundação prepara a gente, então estamos preparando líderes para o futuro, são muitos candidatos a governador, a senador, a prefeitos, temos que ter qualidade na prática política. JBC: Como você avalia o Governo Lula até agora? Colombo - O Lula primeiro foi um grande beneficiário de uma realidade internacional. A economia do mundo desde a segunda guerra mundial teve seu período de maior prosperidade. Isso impactou enormemente a ação interna pela exportação nossa. Segundo, ele foi beneficiário da estabilidade econômica, do plano real, antes comprava um carro em 12 meses era o máximo, hoje tu compra em 72 vezes uma geladeira, houve um crescimento interno, decorrente dessa política de fortalecimento da moeda. A terceira questão, em minha opinião, é que tem uma capacidade de comunicação com o povo realmente forte,


entrevista

JORNAL DE

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

FALE COM O JBC: jornalismo@jornalbc.com | (47) 3404-4200

17

DE 23 A 29 DE JULHO DE 2009

FOTOS: WILLIAM DE LUCCA

Redução da maior idade penal Temos que investir mais em educação, em princípios, mas a verdade é que os marginais estão usando os menores para — impunidade, não é uma coisa que eu resista , gostaria de ter um debate maior. Não sei se um plebiscito, mas um estudo mais profundo, não me dediquei a isso não rejeito preciso conhecer melhor para ver se aceito.

muito boa, eles têm um sistema de marketing que é um exemplo. JBC: O senhor reconheceria alguma boa ação no Governo Lula? Colombo - Eu acho que o maior mérito do presidente, foi romper com seu discurso de oposição, e quando ele assumiu, ele não quebrar a estrutura do plano econômico que tava em curso, ele poderia muito bem ter sido covarde, mas eu acho que ele foi corajoso em não desmanchar as bases da economia, ali ele consolidou o sucesso do seu governo, eu acho que o mérito é do Meirelles, presidente do banco central, e o Palocci soube administrar aquela transição, e ali o Lula foi importante, sua posição nessa decisão foi importante.

Voto em Lista Uma evolução é um modelo alemão, o partido faz a lista, mas na lista você dá sua preferência, um modelo misto, o voto em lista fortalece o partido. Como no Brasil não temos a cultura partidária, nesse momento o voto em lista é um golpe, mas não é uma ideia que você deva abandonar no futuro.

Cláusula de barreira É uma coisa muito positiva, diminuir o número de partidos, inclusive proibir a coligação de eleição proporcional pra você ter partidos mais fortes, democracia se sustenta em cima de partidos, no Brasil não temos partidos sólidos.

JBC: E o maior demérito do governo? Colombo - A falta de firmeza na apuração dos escândalos, porque isso gerou um clima de impunidade, que nós iremos pagar um preço muito grande, já estamos pagando, a política é arte de você liderar as pessoas, quando o líder relativiza coisas de princípios fundamentais, como uma postura honesta, transparente, de ele querer proteger os companheiros, não quer investigar as coisas ele praticamente diz “isso aí pode fazer porque não tem problema”... E esse é praticamente o grande equivoco do presidente Lula. JBC: Quais projetos, apresentados por você, poderia destacar? Colombo - A maioria dos meus projetos é tributário, para simplificar e reduzir, por exemplo: sobre o imposto de renda, você reduz uma série deles, outros você aumenta a parcela para facilitar o pagamento com o titulo em oito vezes, para você pagar o imposto de renda devido, tem pro-

RAPIDINHAS

Aumento do número de vereadores

BIOGRAFIA  João Raimundo Calombo  Nasceu em Lages, em 28 de fevereiro de 1955  Não cursou Ensino Superior  É separado e tem dois filhos  Foi Secretário de estado do Desenvolvimento Social, em 1983  Deputado Estadual, entre 1986 e 1988  Prefeito de Lages por três vezes, entre 1989/1992, 2000/2006 (dois mandatos)  Foi Presidente da Celesc e da Casan  Senador, entre 2007/2014

jetos como: o governo tem uma multa de 40% do FGTS, aí ele aumentou para 50% para pagar, você não consegue reduzir para quarenta, eu tenho um projeto desse que esta na gaveta, então eu tenho projetos para simplificar o modelo tributário e reduzir, eu acho que o Brasil é país que paga mais impostos no mundo, muito complexo, taxas, contribuições, impostos, são 62 itens, custo disso é um negócio absurdo. JBC: Você gostaria de voltar ao executivo? Colombo - Essa experiência de uma prefeitura dá muito claramente a missão, que é ajudar proteger e promover o mais pobre, tenho saudade de ser prefeito, e o trabalho do legislativo é abstrato, uma produção muito demorada, de Brasília é pior ainda, quando vou para Brasília, coloco uns 20Kg nas costas, quando volto, volto bem mais leve, o pessoal trabalha, e quem tiver bem intencionado, lá em Brasília vai se angustiar. JBC: A oposição não acaba trancando a pauta apenas por questões políticas? Colombo - Eu nunca vi briga política construir posto de saúde, construir escola, trazer benefícios, eu acho que o debate contraditório das idéias base argumental da disputa política, mas ela deve encerrar a partir do momento em que ela começa a prejudicar as pessoas, é muito ruim quando você chega num município em que na ala A, B, C um fala mal do outro, isso prejudica o município e você não sabe o que fazer para ajudar, então eu já participei de fases da política em que os outros eram inimigos e me arrependo, por falta de oportunidade, no governo do Pedro Ivo, nós praticamente o impedimos de operar, e hoje eu equilibrada, mas racional, porque você não pode impedir um governante eleito pelo povo de governar.

Eu votei contra duas vezes, eu acho que aumenta a despesa pública, quem disputou essa eleição conhecia as regras, eu fui contra porque acho que temos que reduzir a despesa pública.

Privatização do sistema financeiro Eu acho que uma das grandes evoluções da economia nacional, foi acabar com os bancos estaduais, era um corrupção, de déficit, de endividamento público, e uma das bases do plano real foi acabar com isso,falta do Besc? Ninguém sente, melhorou, deu mais estabilidade ao sistema financeiro brasileiro acabar com os bancos públicos, eu defendo o banco público, o Banco do Brasil e a Caixa para o governo ter um braço estratégico para aplicar seus programas. Mas só eles.

Privatização da Petrobras Sou contra.

Privatizar o sistema carcerário Não sei se privatizar é a solução, mas tem que ser feita alguma coisa rápida. A situação é muito grave no Brasil, tende a piorar, esse é um grande problema da sociedade, a segurança e o sistema carcerário. Eu não conheço a fundo, estou estudando para ver se privatizar é o melhor modelo, mas com certeza estamos diante de uma catástrofe, o sistema é uma das coisas mais injustas da sociedade hoje.


18

JORNAL DE

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

FALE COM O JBC: jornalismo@jornalbc.com | (47) 3404-4200

DE 23 A 29 DE JULHO DE 2009

geral

SANTUR

Empresários discutem implantação de Centro de Eventos com Pavan JÉFERSON BALDO – DIVULGAÇÃO

Convention Bureau apóia esforços para construção de moderno centro de eventos no parque da Santur A diretoria do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, entidade de captação de eventos integrada por empresários do setor de turismo, negócios e comércio da cidade, visitou o gabinete do vice-governador Leonel Pavan na última terça-feira (21), para conhecer a situação do antigo Parque da Santur e as propostas do governo para a construção de um moderno de Centro de Eventos e Convenções no local. O presidente da entidade, Cimélio Moreira acredita que com a obra, a cidade poderá obter uma melhor posição no ranking nacional do setor de eventos e combater de vez os efeitos da sazonalidade que causam impacto negativo na economia local. O vice-governador Leonel Pavan relatou que enquanto se define a questão legal da área do antigo Parque da Santur, via projeto de lei que tramita na Assembléia Legislativa do Estado, o gabinete como já vem fazendo há cerca de dois anos, continua, junto com a direção da Empresários do setor de turismo e negócios foram conhecer e discutir com Pavan projetos para o novo Centro de Eventos Santur e a secretaria estadual de Turismo, Cultura e Esporte, a discutir projetos para a construção de um moderno Centro muitas outras opções. de Eventos e Promoções em parceria com a iniNeste contexto, a obra poderia ser construída ciativa privada e também opções com recursos pelo governo estadual e depois repassada junto com a do próprio governo estadual. área da Santur para a administração da prefeitura de Balneário Camboriú, segundo prevê Leonel Pavan ao Projeto comentar que com isso o município economizaria recurSegundo Pavan, a proposta mais viável e que sos públicos.Aprevisão é a de que se a obra iniciar ainda esta sendo discutida no momento, pode resultar numa este ano poderá ser concluída até julho do ano que vem. obra com iniciativa do próprio governo. Com custo Compromisso básico ao redor de R$ 30 milhões, o projeto envolve a construção de um Centro de Eventos com uma O vice-governador comentou ainda que há imárea total de 18 mil m2, podendo se constituir no pedimentos legais para o estado doar o terreno e maior do Sul do país, incluindo ainda uma escola ainda recursos para a prefeitura construir. 'Desta para treinamento de turismo. forma, melhor seria o estado construir, a não que o Apresentando estrutura moderna, o projeto município já disponha de recursos específicos prevê espaços para gastronomia, estacionamento para tal'' observa. ”Assumimos o compromisso, coberto, salas de apoio, teatro para grandes eventos, mas ressalto que se a prefeitura e a sociedade local além dois pavilhões totalizando 10 mil2 com stands entenderem que há outra forma de viabilizar, respara feiras e convenções, exposição de produtos, peitamos e não queremos ser empecilho, apenas eventos esportivos de alto nível, camarotes, entre estamos fazendo a nossa parte”, concluiu.

RISCOS

Defesa Civil está em alerta em decorrência das chuvas A Defesa Civil de Balneário Camboriú realizou reunião na tarde da última quartafeira, com as secretarias do município, juntas traçaram estratégias caso as chuvas, que caem no Litoral possam aumentar e ocasionar enxurradas e deslizamentos de terra. De acordo com Maurício Chedid dos Santos, Diretor de Planejamento da Secretaria Municipal de Segurança, todos estão em alerta, em virtude das previsões do tempo que são de muita chuva no decorrer da semana. O diretor destacou, que as secretarias de Segurança, Planejamento, Inclusão Social, Obras, Educação e Fundação Municipal de Esporte, já trabalham sob aviso. Maurício destaca que, caso ocorra necessidade da Defesa Civil prestar serviços à

comunidade, a secretaria de Inclusão Social irá disponibilizar veículos para transportar os colchões que estão armazenados nas secretarias. A Secretaria de Obras disponibilizará caminhões e ficará com a tarefa de realizar a limpeza nas localidades atingidas pelas chuvas. O Diretor de Planejamento destacou ainda, que a Secretaria de Educação já cedeu escolas e a Fundação Municipal de Esportes três ginásios de esporte. A empresa Expressul também está sob aviso caso precise transportar pessoas que tiveram suas casas atingidas pelas chuvas. O Corpo de Bombeiros e Defesa Civil também já traçaram estratégias caso necessário precisem desempenhá-las.


esporte

JORNAL DE

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

FALE COM O JBC: jornalismo@jornalbc.com | (47) 3404-4200

19

DE 23 A 29 DE JULHO DE 2009

DANIEL SMORIGO (ASP SOUTH AMERICA)

Neco ficou seis meses afastado por causa de um tratamento

O ano do bi... rebaixamento

SURF

Neco Padaratz lidera ranking sul-americano

O inevitável aconteceu. Todos sabiam o que os ‘deuses do futebol’ reservavam para o Marcílio Dias. O que ninguém queria era acreditar que pudesse realmente acontecer. Aliás, o torcedor pode – e precisa – acreditar, mas não pode, em hipótese alguma, aceitar. Sou totalmente contra qualquer tipo de baderna, dessas que destroem o – pouco – patrimônio que os clubes brasileiros possuem. Porém, não dá pra ficar parado. Não é de hoje que o Marinheiro é administrado por péssimos cartolas. O time possui dividas enormes, não conta com a confiança de boa parte do empresariado local e agora chega ao fundo do poço. Foi rebaixado duas vezes na mesma temporada e virou motivo de piada no cenário estadual. A situação pode piorar? Sim amigos, pode. Esse é o momento do torcedor se mobilizar e exigir a saída de alguns que nada adicionam ao clube. É hora de ir para o estádio, fazer barulho, convocar a imprensa... é hora de mudança! E não se iluda torcedor marcilista: com a situação atual, o time não terá vida fácil na divisão de acesso. Se em 2010 a competição continuar com o nível desse ano, o Marinheiro corre sim o risco de não subir. E, aliás, o título da Divisão de Acesso não passa de uma obrigação. Só falta a diretoria continuar no poder e depois se vangloriar por ter conseguido trazer a equipe de volta ao Campeonato Catarinense.

Catarinense assumiu assumiu aa ponta ponta com com aa Catarinense vitóriaem emSaquarema Saquarema(SC) (RJ) vitória

O

retorno triunfal de Neco Padaratz as competições depois do longo tratamento de quase seis meses para curar as dores crônicas nas costas já lhe garantiu a liderança no ranking sulamericano profissional da temporada. Ele só disputou duas das cinco etapas do ASP South America Surf Series 2009 e confirmou a ponta na vitória do Rip Curl apresenta CocaCola Saquarema Pro, encerrado sábado na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ). No domingo passado, Neco foi vice-campeão do Maresia Surf International na Praia Mole de Florianópolis (SC) e soma 4.688 pontos com os dois resultados. O vice-líder é o carioca Leonardo Neves, que disputou quatro etapas e atingiu 4.031 pontos com o nono lugar conquistado em Saquarema. O ranking do ASP South America Surf Series é formado pelas etapas do WQS realizadas no continente sulamericano. A abertura da temporada 2009 foi no Peru, com o venezuelano Rafael Pereira largando na frente com os 500 pontos da vitória no Movistar Pro San Bartolo Peru em San Bartolo.

No Rio No Maresia Surf International, Neco Padaratz chegou na final e aca-

bou batido por um inspirado Gabriel Medina, que se tornou o surfista mais jovem a vencer uma etapa do WQS, com apenas 15 anos de idade. Da Praia Mole de Florianópolis (SC), todos partiram para a Região dos Lagos do Rio de Janeiro e o catarinense atropelou os adversários que encontrou pelo caminho na volta de Saquarema ao calendário das séries qualificatórias para o ASP World Tour. A única etapa disputada lá tinha sido em 1997, mas a competição rolou quase inteira na Praia da Vila. Já a estréia do Rip Curl apresenta Coca-Cola Saquarema Pro aconteceu no palco principal, a Praia de Itaúna, que comprovou a fama de “Maracanã” do surfe brasileiro apresentando a força das suas esquerdas principalmente na quinta e sexta-feira, quando o mar ficou clássico em Saquarema. Devido a previsão de ventos fortes para o domingo, a competição foi encerrada no sábado em ondas de 3-4 pés mexidas e séries demoradas pela ação do vento sudoeste que entrou minutos antes da grande final. Mas, isso não tirou o brilho do evento e nem estragou a festa de Neco Padaratz.

Próximo desafio No último dia, Neco despachou um companheiro das antigas, o gaúcho Rodrigo Dornelles, nas quartas-definal. Depois, derrotou dois surfistas que o consideram como um grande ídolo deles. Nas semifinais, passou pelo catarinense de Balneário Camboriú como ele, Willian Cardoso, para depois bater o paulista Hizunomê Bettero na bateria decisiva. O ASP South America Surf Series 2009 tem mais três provas agendadas na “perna brasileira de fimde-ano” do WQS. Todas com nível 6 estrelas que oferecem premiação de 145.000 dólares e valem 2.500 pontos no ranking sul-americano. O próximo desafio está marcado para os dias 28 de setembro a 04 de outubro na Praia do Tombo, escolhida como novo palco do Local Motion Guarujá Surf Pro que estreou com grande sucesso na Praia das Pitangueiras no ano passado. Depois, tem também a segunda edição do Oakley apresenta Rio Surf Pro International na Praia do Arpoador de 05 a 11 de outubro na capital carioca. Já o tradicional Onbongo Pro Surfing ainda aguarda sua confirmação para os dias 13 a 18, podendo até mudar da Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), onde foi realizado nos três últimos anos.

Amadorismo Recordo-me que no ano passado, quando trabalhei no clube como assessor de imprensa, o lema era “O Marcílio será grande se você jogar junto”. A frase era uma forma do departamento de marketing chamar o torcedor para o estádio. O que a diretoria esqueceu foi que a torcida sempre jogou junto, mesmo que em pouco número (na grande maioria das vezes). O Marcílio será grande quando tiver dirigentes competentes, isso sim. Se essas pessoas parassem de sonhar com um estádio de primeiro mundo, parassem de tentar enganar o torcedor, e começassem a trabalhar de verdade, o Marcílio não estaria onde está hoje.

Na luta pra subir As equipes da região que disputam a Divisão Especial já não tem mais chances de título no primeiro turno (o que garante

vaga no quadrangular). Na sexta rodada do torneio, Camboriú e Juventus não saíram do 0 a 0. Com o resultado o Camboriú ocupa a sétima posição do torneio, oito pontos atrás do líder Imbituba. Em Tubarão o Hercílio Luz derrotou o Navegantes pelo placar de 3 a 1. O NEC segue na lanterna com apenas três pontos ganhos. Na próxima rodada teremos o confronto entre Navegantes e Camboriú. Vale lembrar que duas equipes se classificam para o quadrangular por meio do índice técnico (soma de pontos no turno e returno). Qualquer ponto conseguido agora pode fazer a diferença no final.

Quem será o próximo? O Palmeiras perdeu Keirrison para o Barcelona. O Cruzeiro vendeu Ramires para o Benfica. Agora o Corinthians negociou Cristian e André Santos com o Fenerbahçe. A temida janela de transferências está com tudo. E você, leitor, se arrisca a dizer quem será o próximo a sair?


20

JORNAL DE

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

FALE COM O JBC: jornalismo@jornalbc.com | (47) 3404-4200

DE 23 A 29 DE JULHO DE 2009

panorâmica FOTOS: IVULGAÇÃO

PARABÉNS

População comemora os 45 anos do município Bolo gigante foi um dos destaques

C

entenas de pessoas comparece ram à Rua 3100, na manhã de última segunda-feira (20), para cantar o parabéns e comer o bolo de aniversário de Balneário Camboriú. Mais de 60 crianças ajudaram a apagar as velinhas que marcaram a passagem do 45º ano de fundação política e administrativa da cidade. O bolo de pãode-ló e creme de chantili pesou mais de 600 quilos e levou mais de 130 litros de leite. A solenidade foi aberta pelo organizador Arnaldo Santana Filho,

que agradeceu todos os colaboradores, principalmente a Prefeitura de Balneário Camboriú, Secretarias de Turismo, Obras, de Inclusão Social e Segurança. Na sequência, Santana passou a palavra ao prefeito Edson Piriquito (PMDB) que voltou a salientar que a Administração Pública quer governar ao lado do povo, escutando suas necessidades e fazendo o possível para atendê-las. Piriquito esteve acompanhado do vice-prefeito e Secretário de Turismo, Cláudio Fernando Dalvesco e da primeira dama Sabrina Nara Schmidt. Pela primeira vez, o evento teve algodão doce, pipoca, som ao vivo e sorteio de brindes entre os que fize-

ram compras no comércio da rua e da região da 3100. Os donativos para a festa foram cedidos pelos comerciantes, e entre eles relógio de parede, cesta com produtos de beleza, carne e bebidas. Foram mais de dois mil cupons distribuídos e só levou o brinde, quem foi sorteado e estava no local para receber o presente. A festa começou às 8 horas e foi até o meio dia.

Jornal De Balneário Camboriú #84  

Edição 84 do Jornal de Balneário Camboriú e Região

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you