Page 1


Esse guia foi feito para você que é blogueiro(a), para você que está começando agora e não tem nenhum conhecimento ou experiência sobre a blogosfera. Se não me conhece, me chamo Deivyson, sou blogueiro há 5 anos, dono do Blog do Deivy que está no ar faz 1 ano. Desde que comecei no mundo da blogosfera o meu intuito sempre foi compartilhar algo útil para todos e poder alcançar um grande público com isso. No meu blog, falo sobre diversas coisas, o mais destacado e que amo escrever são as dicas para bloggers, que estão sempre precisando de um auxilio, compartilho minhas experiências, reúno diversas dicas em apenas uma postagem e estou sempre falando um pouco sobre o que destaquei. Um resumo, para que entenda melhor. Muitas pessoas não sabem como e o que é produzir um bom conteúdo, e quando me perguntaram isso, parei para analisar tudo o que faço e como eu poderia passar para as pessoas. Um guia seria uma boa ideia, pois poderiam levar contigo e ler de onde quiser, baixar no computador, no celular e poder sempre dar uma revisada quando tiver uma dúvida.


• Auxiliar, tratar melhor do assunto e poder compartilhar dicas e experiencias sobre esse mundo tão louco que é a blogosfera. Bom, a ideia surgiu de repente, como sempre dou dicas para quem possui um blog e vivo dentro desse mundo, a dúvida que mais vejo é sobre a produção de conteúdo e criatividade. Primeiro porque os blogueiros e blogueiras se prendem muito a uma única categoria, nem sempre há uma diversificação. Segundo, nem sempre procuramos ou prestamos total atenção nas dicas que escutamos/lemos, quando abrir uma postagem sobre esses assuntos prestem total atenção, um dia elas serão muito valiosas para vocês. Nesse “Guia” quero que preste total atenção e sempre anote aquilo que você entendeu, claro que, na sua maneira e de uma forma que possa assimilar e sempre chegar a uma conclusão quando precisar dar uma conferida. Será como a escola, trabalharemos a matéria, anotamos e colocamos em prática, o seu blog é a prova final e o seu público é o professor que dá a nota, então vamos colocar essa mente para trabalhar. Vamos lá!


• Muito, sem ele o seu blog nem existiria, nenhum publico iria tomar interesse por ele e nem mesmo iria chegar nele. Ele é uma chave que abre a porta para as pessoas entrarem e conhecerem o seu potencial. Sempre que atualizo um blog, divulgo e consigo trazer o pessoal que me acompanha e aqueles que ainda não conhece o meu blog. Sem o conteúdo não trará pessoas novas, não trará nem as pessoas que já te conhece. Além do conteúdo, o que é mais importante é o bom conteúdo, qualquer coisa que eu produza será um conteúdo. Agora, um bom conteúdo, é mais difícil, mais demorado, trabalhoso, produtivo e claro, os que trazem mais rendimento dependendo do assunto. Certa vez criei uma postagem tão bem produzida e pesquisada, que hoje, ela tem quase 2 mil acessos totais. Ou seja, seu esforço vai ser recompensado. Sempre pesquise, se esforce, trate sempre de procurar informações para que possa trazer novidades para o seu público, diversifique, divulgue em lugares diferentes e esteja sempre presente nas redes sociais. Quem não é visto não é lembrado!


Há diversas coisas que podemos fazer para produzirmos um bom conteúdo. Irei listar as coisas que podem ser mais essenciais, que sejam acessíveis, fáceis e quem sabe mais práticas e explicadas para quem tem dificuldade de assimilação. • Leia, sempre esteja ocupando a sua mente. Leia, para conhecer novas palavras, novas expressões, quem sabe as suas leituras recentes se torne conteúdo para o seu blog? Se inspire no que você lê para que possa ter novos conhecimentos, descobertas, experiências e possivelmente uma produção mais criativa. • Pesquise, sabia que existe blogs especializados no assunto para ajudar os bloggers? Existe blogs que tratam somente dessa categoria e com experiencia bem maior do que a minha. Pesquise sobre tudo, inclusive em como aprimorar o que você produz, o que você pode fazer para melhorar e principalmente, sobre as categorias de seus projetos, para adquirir conhecimento e poder fazer algo mais detalhado e rico em conhecimento e informações.


• Esteja sempre aberto, a novos conhecimentos, sempre aparecerá alguém com uma dica que você não conhece, abrace essa pessoa, ela não está sendo egoísta e sim a procura de novas amizades para compartilhar experiencias. Ela quer que você cresça, entenda e claro, passe a seguir um ritmo mais rápido na questão da produção. Seguindo essas três dicas você pode ter um conteúdo mais trabalhado, com um nível de qualidade maior, um público mais interessado e diferenciado. Você precisa aprimorar a sua qualidade e claro, para isso é melhor focar numa dica mais óbvia e que parece ser clichê: • Treine a sua escrita, em papel, em seu painel (do Blogger, Wordpress, Wix etc.) qualquer coisa que seja possível escrever e seja possível treinar a sua mente, o seu conhecimento. Eu sempre estou escrevendo no papel, mas nunca passo essas coisas para o meu blog, é apenas um treinamento, não é necessário passa-lo para quem te acompanha, é opcional.


• Calma, esse guia aqui já está dizendo tudo, é apenas um complemento, e, um guia... Que irá apenas lhe guiar para o caminho correto e onde irá encontrar o que você procura (talvez!). O Ferramentasblog.com trata de diversos assuntos relacionados a blogosfera, tanto para Blogger quanto para Wordpress, está sempre tratando dos assuntos na maior clareza para que possa entender muito bem e pôr em prática. Inclusive, o Marcos Lemos, criador do site, possui um canal no qual fala apenas sobre esses assuntos e novidades no mundo da blogosfera. O Universoblogueiro.com também funciona desta maneira, há postagens de como melhorar o seu conteúdo e conseguir colocar tudo em prática. Inclusive o tão polêmico SEO. Esses dois sites que mencionei estão no ar há bastante tempo e claro, os donos são especializados no assunto. Espero que consiga ter um bom aprendizado e consiga aplicar tudo em seu cantinho.


• Sempre, como eu disse, pesquise sobre tudo e isso que está lendo agora é apenas um guia que irá lhe informar sobre o que pode vir a te ajudar algum dia ou até mesmo agora. Se pesquisar sobre ideias de postagens para o seu blog, com certeza irá dar de cara com diversos resultados. Alguns com 10, outros 30, 45 e até 200 ideias para poder se inspirar e produzir o seu conteúdo. Um que recomendo e acompanho é o Sernaiotto.com que é da Loma Sernaiotto, ela posta diversas coisas sobe a blogosfera e você pode profissionalizar o seu blog aplicando as dicas encontradas nele. Existe a página ORGBlog que ela dá dicas para blogueiros sobre tudo o que você precisa. Novamente citamos a questão da pesquisa e leitura e você pode ver que realmente é necessário ir atrás daquilo que queremos e precisamos. Blogueiro que não lê fica para trás! Procure por blogs que sejam do mesmo nicho e categoria que o seu, assim você pode falar sobre algum conteúdo que chegue a ter conhecimento ou passar a dica para outros que não tem conhecimento.


Já? Nossa, estava tão bom compartilhar as coisas com vocês, mas olha, não vamos parar por aqui não! Sempre compartilho meus aprendizados em meu blog, você pode me acompanhar nas redes sociais ou visita o meu blog sempre. Assim não perderá nadinha e sempre ficando informado quando eu compartilhar as coisas com o público.

Pode entrar em contato comigo pelo meu e-mail blogdodeivy@gmail.com que irei tratar de responder o mais rápido possível, pode ser? Nas redes sociais também, fico online quase 24h por dia e isso quer dizer que, estarei sempre disposto a te ajudar. BLOG: www.blogdodeivy.blogspot.com FACEBOOK: www.fb.com/blogdodeivy INSTAGRAM: www.instagram.com/blogdodeivy


Uma produção do blogueiro Deivyson Luan “Blogueiro que não lê fica para trás.”

Guia na Produção de Conteúdo - Para Blogueiros(as)  

O guia na verdade, ou pequeno guia, é apenas um pequeno informal sobre a produção de conteúdo. www.blogdodeivy.blogspot.com

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you