Page 1

GUIA DE BOLSO

BUENOS AIRES BARRIO NORTE • SAN TELMO • PUERTO MADERO • RECOLETA LA BOCA • LAS CAÑITAS • MONSERRAT • PALERMO VIEJO PALERMO HOLLYWOOD • BELGRANO • COSTANERA


Buenos Aires Guia de bolso Copyright © 2011 / de Dios Editores Copyright © 2011 / DAK Buenos Aires / Argentina Diretor Editorial: Julián de Dios. Edição: María Virginia Salazar. Pesquisa jornalística: Gabriel Magda, Pilar Mira e Ernestina Cáceres. Diagramação: Francisco Quesada e Sebastián Sánchez Iriarte. Cartografia: extraída do Guia mapa de Buenos Aires, publicado por de Dios Editores. (ISBN 978-987-1551-26-2) Fotografias: Julián de Dios, Mara Miura. Fotolia: Benjamin Cabassot, Gianpaolo Pagano M., Rrruss, Holger Mette. Shutterstock: Analia Valeria Urani.

Política editorial: Continuando com nossa política editorial desde 1993, a seleção dos lugares e as opções aqui publicadas expressam o critério jornalístico e independente da equipe de de Dios Editores, e não representam anúncio publicitário algum.

E D I T O R E S

Conselho editorial Julián de Dios Carla D’Elia de Dios Editores Tacuarí 131 - Primeiro andar “B” (1071) Buenos Aires - Argentina Tel. (54-11) 4334-0235 / 4342-0029 info@dediosonline.com www.dediosonline.com Guia de bolso de Buenos Aires I.S.B.N. 978-987-1551-28-6 Primeira impressão - Maio 2011 Impresso em Buenos Aires - Argentina Impresso na Latingráfica. Vendas especiais: Para cópias especiais, traduções, ou licenças, contate: ventascorporativas@dediosonline.com Direitos reservados: Fica feito o depósito que estabelece a lei 11.723. Direção Nacional do Direito de Autor, número de expediente 450319. É proibida a reprodução total ou parcial do material contido nesta publicação. O editor não se responsabiliza por erros ou omissões de informação, nem por suas consequências.

de Dios, Julián Guia de Bolso de Buenos Aires. - 1a ed. - Buenos Aires: de Dios Editores, 2011. 120 p. ; 16x11 cm. ISBN 978-987-1551-28-6 1. Buenos Aires. 2. Guia de Turismo. I. Título CDD 338.479 1


INDICE

BUENOS AIRES INTRODUÇÃO 4 BAIRROS 18 DOIS DIAS

44

ATRAÇÕES 54 RESTAURANTES 68 ATIVIDADES NOTURNAS

76

COMPRAS 84 HOSPEDAGEM 96 MAPAS 106

Diagramação 24 D5

Número localização no mapa setores

Setores Atrações Restaurantes Noturnas Compras Hospedagem

Preços $ $$ $$$ $$$$

econômico moderado razoável caro


INTRODUÇÃO A BUENOS AIRES A diversidade de atividades, paisagens e lugares que há em Buenos Aires fazem dela uma cidade única no mundo. Neste capítulo, toda a informação necessária para aproveitar ao máximo seu ritmo agitado.


6

INTRODUÇÃO Núñez

Palermo Recoleta Paternal

Retiro Puerto Madero Floresta Constitución Caballito Boca Flores Barracas Ciudadela Nueva Pompeya Villa Devoto

lata

Villa del Parque

Río

Aeroparque Jorge Newbery

Belgrano

P la de

Caseros (Tres de Febrero)

Ave nida Circ unv alac ión Gral . Pa z

General San Martín

Villa Real

Avellaneda

chu

Ria

Villa Lugano

elo

BUENOS AIRES

Morón

Lanús

San Justo

Avenida C

ircunvalac

ión Gral.

Paz

Quilmes Lomas de Zamora Aeropuerto Internacional Ministro Pistarini (Ezeiza)

Monte Grande

Almirante Brown

Localização. A cidade de Buenos Aires está situada no centroleste do país e repousa sobre a margem ocidental do Rio da Prata. De avião, pode-se chegar a partir de muitas cidades do mundo diretamente ao Aeroporto Internacional de Ezeiza, localizado fora da cidade, a 45 minutos do centro portenho. Por outro lado, o Aeroparque Jorge Newbery, na Costanera Norte é utilizado para voos domésticos e há pouco tempo também para voos de e para países vizinhos.


INTRODUÇÃO

Com uma superfície de 202 quilômetros quadrados, Buenos Aires, a capital da República Argentina, é a maior cidade do país e uma das mais importantes da América do Sul. Já se passaram quase 500 anos desde que o avançado espanhol Pedro de Mendoza a fundou sob o nome de Nuestra Señora del Buen Ayre. Vários anos depois, em 1580, Juan de Garay fez a fundação definitiva. Em meados do século XVIII, viviam na cidade apenas 20.000 pessoas; atualmente, a população total ronda os três milhões de habitantes. A “Rainha do Prata” ganhou seu apelido graças à diversidade cultural transmitida pelos imigrantes europeus que chegaram de todas as partes do mundo entre o final do século XIX e início do século XX, buscando oportunidades para construir seu futuro. Em sua personalidade convivem a melancolia do tango, a vivacidade do futebol, a elegância da arquitetura francesa da Avenida Alvear, os sabores italianos de La Boca, as tradições espanholas da Avenida de Mayo, a altura das torres de Puerto Madero, as casas baixas de Barracas, a noite de Palermo e os dias ensolarados do Parque Tres de Febrero. O resultado é a cidade mais europeia da América Latina, uma combinação de edifícios italianos, parques franceses e casarões espanhóis com toque portenho, somados a uma modernidade crescente que fazem dela um destino turístico único. DADOS HISTÓRICOS

5

Primeira fundação. Pedro de Mendoza fundou a cidade pela primeira vez em 1536. Segunda fundação. Em junho de 1580, Juan de Garay a fundou definitivamente. 25 de maio de 1810. Acontece a Revolução de Maio, pontapé da Independência. Primeira presidência. Bernardino Rivadavia assume em Buenos Aires, em 1826. Agosto de 1812. Ergueu-se pela primeira vez a bandeira nacional onde hoje está o Obelisco.

7


BAIRROS

RECOLETA O florescimento do bairro como o mais exclusivo da cidade teve lugar até 1871, quando uma epidemia de febre amarela obrigou as famílias aristocráticas a se mudarem de San Telmo para erguer novas mansões nos arredores da avenida Alvear. Vários lugares históricos e passeios de compras se impõem como a visita obrigatória deste lado da cidade. Sem dúvida, o Cemitério é uma delas, já que aqui descansam os restos de personagens fundamentais para a história argentina: “Evita” e Sarmiento, entre outros. De um lado está a Basílica del Pilar e, logo depois, o Centro Cultural Recoleta, onde a arte moderna se destaca em todas as suas variantes. De dia, pode-se fazer um lindo passeio pela charmosa Avenida Alvear, onde estão as principais marcas internacionais de roupas e joias. A região se estende pela avenida Callao, que termina na ampla avenida del Libertador. IMPERDÍVEIS DA RECOLETA

5

Cemitério da Recoleta. É a morada final de grandes personalidades argentinas históricas. (Junín 1760). Basílica del Pilar. A segunda igreja mais antiga da cidade (1716) e um belo expoente colonial. (Junín 1904). Av. Alvear. Deslumbra com suas suntuosas mansões de estilo europeu, que hoje são hotéis e lojas. (Entre Cerrito e Schiaffino). Centro Cultural Recoleta. Oferece todo tipo de atividades culturais, desde mostras até ateliês e espetáculos. (Junín 1930). Praça Francia. Com um barranco até a Av. del Libertador e uma feira todos os finais de semana. (Av. del Libertador e Av. Pueyrredón).

9


BAIRROS

SAN TELMO As ruas de paralelepípedo, as casas coloniais, as lojas de antiquários são símbolos vitais do bairro de San Telmo, que conta séculos de história. Em meados do século XVIII, as famílias aristocráticas construíram suas mansões nesta parte da cidade. Em 1871, a epidemia de febre amarela obrigou-as a se mudarem para o atual Barrio Norte e para a Recoleta. No início do século XX, a região voltou ao auge com a reativação de antigos bares, a inauguração de casas de antiquários e a mítica Feira da Plaza Dorrego. Um edifício histórico é o Mercado de San Telmo, que continua funcionando como em 1897. A casa dos Ezeiza, a galeria do Viejo Hotel e o Solar de French são outros exemplos de grandes construções que continuam de pé. Além disso, o bairro se transformou em uma das regiões de moda de Buenos Aires, com hospedarias, pubs e lojas de jovens designers, que lhe dão uma personalidade renovada. IMPERDÍVEIS DE SAN TELMO

5

Praça Dorrego. Coração espiritual de San Telmo. Aos domingos se transforma em uma feira de antiguidades. (Defensa e Humberto I). Rua Defensa. Rodeando a Plaza Dorrego, várias quadras com casas de antiquários de preços variados. (Entre Av. San Juan e E. Unidos). Rua Mínima. Mede só 2,5 metros de largura e é a mais estreita da cidade desde o século XIX. (Pasaje San Lorenzo 380). Mercado de San Telmo. Abriu em 1897 e é uma obra-prima do arquiteto Buschiazzo. Aqui se vende de tudo um pouco. (Defensa 957). Rua Balcarce. Em seus arredores estão algumas das mais conhecidas casas de tango da cidade.

11


DOIS DIAS EM BUENOS AIRES Um leque de propostas para os que s贸 contam com um par de dias para conhecer a cidade com passeios por lugares hist贸ricos e os melhores recantos para sentir o esp铆rito portenho o tempo todo.


14

DOIS DIAS EM BUENOS AIRES

DIA 2 / 11.30

Visitar o Mausoléu de Eva Perón No bairro da Recoleta fica o cemitério mais aristocrático da cidade, onde se encontra o túmulo de Maria Eva Duarte de Perón, mais conhecida como “Evita”. Dentro desta abóbada de fachada de mármore e numerosas placas descansa seu corpo embalsamado. No mesmo cemitério pode-se visitar outros túmulos de personagens da história argentina. Junto ao cemitério encontra-se a Basílica del Pilar, um dos templos católicos mais antigos de Buenos Aires.

DIA 2 / 13.00

Passeio pela Avenida Alvear Na Av. Alvear se concentram as marcas internacionais mais exclusivas: Hermès, Cartier, Ralph Lauren... Antigas mansões, construídas no final do século XIX, dão à região um “espírito parisiense”, junto ao imponente Alvear Palace Hotel (Av. Alvear 1883). Próximo da avenida fica o Patio Bullrich (Av. del Libertador 740), o centro comercial mais elegante da cidade, onde também se encontram as lojas de grandes marcas; há cinemas e vários lugares para comer.


DOIS DIAS EM BUENOS AIRES

DIA 2 / 15.00

Percorrendo San Telmo Qualquer dia da semana dá para percorrer o bairro mais antigo da cidade, com casas coloniais ainda de pé, uma rua com grande quantidade de antiquários (Defensa), lojas de jovens designers e bares do passado, que se misturam com outros mais modernos. Aos domingos acontece a Feira da Plaza Dorrego, onde se pode conseguir todo tipo de curiosidades de época, como discos de vinil, sifões e antigos enfeites. Enquanto isso, é possível assistir a um espetáculo de tango de rua.

DIA 2 / 17.00

Passeio por La Boca e jantar em uma parrilla Nos finais de semana, no passeio boquense de Caminito são organizadas feiras de artesanato e shows de tango. A poucos metros, na rua Garibaldi, estão as típicas casas de zinco pintadas de cores brilhantes. Uma visita extra ao estádio do clube Boca Juniors, com um museu que homenageia as estrelas deste time. Termine a viagem experimentando cortes de carne e miúdos em alguma churrascaria de La Boca ou Puerto Madero. Há desde caras até as mais econômicas.

15


COMPRAS EM BUENOS AIRES A cidade tem passeios de compras em todos os bairros. A tendĂŞncia, em Palermo; o couro, na rua Florida; as grandes marcas nos centros comerciais. Sem falar nas ofertas do bairro de Once.


80

ja Vie a i ard Gu Ro

h uc Ra

900

ba rdo ó .C Av a rer ab C A. ti J. rri Go

s lne Bu

ravo M. B st hur ing Bill

24 00

P

ero lgu Sa

is Lu n Sa

900

Soler

a ansill

Guise

0 Plaza 290 Monseñor uay Parag de Andrea

Av.C

is Lu an

0 60

a ag én cu Az

Pa ste

ABASTO

ya Zela

z ñe Nu . R 00 42

m Hu

Carlos Gardel

1

rena cho e An Dr. d ures n Ja Jea

r ado er M Ecu Sur ón ne rred log uey Bou v. P A so Pa

00 27

d ga Bo

Medrano uaca ah

0 360

ero Agü

Pueyrredón

E

z me Gó n í ent Val

400

r ado Ecu 0 20

lli ste Ca

s nte rrie ardel o C G Av.

Plaza Almagro

s lne Bu vo e Bra rst ant hu M. am ing ust Bill eB zd che Sán llo Ga

a Miserere

í tos Po

no dra Me

0 20

ón Per

nto mie Sar

Plaza iserere

ur

Estiv

00 36

al. . Gr Tte

00 41

ALMAGRO

Loria

00 32

. Av

n scó Ga

Av .R iva da via

a Es pa rza

iem bre

Ra ws on

Inc a

Mo r H. Y eno3600 rigo yen Don Bos co

33 00

Luc ero

Castro Barros

Río de J lé ez ane V iro z Día

g Kin

az a

40

Bo ed o

Peluffo L 00 ezi ca Qu era nd íes

Q. Bo cay uva MAPA 2 Cas Co tro lom Y Ba ape rro bre yú s s

Rep.


Soria

31

El Salvador Russel Costa Rica

Av. Juan B . Justo 2200

Santa Rosa

PALERMO VIEJO Gurrucha ga

Aráoz

4600

1300

34

Nicaragua

Guatemala

Thames

Zolá 43 Godoy Cru

Paraguay

Luis Borges

4700

Godoy Cru z Ataca lco Darwin

4700

Gorriti

S Gu Av. Juan B. J

Vidt

2000 Av. Scalabri ni Ortíz

Serrano

J. A. Cabrera Cabrer

maría de Oro Fray J. Santa Darregueyra

J. Alvarez

5200

Niceto Vega

Uriarte

1200

J. Álvarez

Lavalleja

00 14

oa uer Fig de ña Acu

ero lgu Sa

Paraguay

Gurrucha ga

Acevedo

Av. Scala brini Ortíz

de I srae l

Av .E sta do

Av. Córdoba

Darwin

n scó Ga

no dra Me

Mansilla Dominicana

8

Honduras26

45

Agui

Jufré Lerma 44

Mason

Soler

V

Ramírez de Velas co

Malabia

400

ay Yat

es ngl Pri

00

ras du n Ho

VILLA CRESPO

Castillo

4100

Av. Corrientes

Vera

Loyola

Jufré

a tin les Pa

ora am c o

Malabia

Angel Gallardo

ré ba Lam

s nte rrie o C Av.

Drago

Malabia

ilo Tro á m na Pa aré mb La

do

39

Armenia

Ram Mej os ía Río de Janeir o

Camarg o

Av. An Gallar gel do Frías

Can gal lo Fran klin

Parque Centenario

Murillo

Padilla

Malabia

vao

rnes Av. Wa


GUIA DE BOLSO BUENOS AIRES BAIRROS Um panorama de cada bairro da cidade, desde San Telmo a Belgrano, com seus lugares imperdíveis. HOSPEDAGEM Hospedagem para todos os bolsos. Hotéis de alta gama, familiares e hostels econômicos. DADOS ÚTEIS Telefones de ajuda, como andar pela cidade e como chegar. EVENTOS Um calendário completo com todos os eventos do ano.

E D I T O R E S

info@dediosonline.com www.dediosonline.com Buenos Aires - Argentina

ATRAÇÕES Os passeios imperdíveis, de visita obrigatória, desde a Avenida de Mayo e Plaza San Martín até os melhores museus. GASTRONOMIA Restaurantes de todas as categorias, com variedade de ofertas. Tabernas e bistrot; lugares da moda e tradicionais. COMPRAS Bairros de compras, avenidas com lojas elegantes e outras mais acessíveis e centros comerciais.

NOITE Bares e lounges, discotecas, pubs, teatros e milongas. DOIS DIAS Um leque de propostas para os que só contam com um par de dias para conhecer a cidade com passeios por lugares históricos e os melhores recantos para sentir o espírito portenho o tempo todo. MAPAS Mapa completo de Buenos Aires, com a localização exata de todas as atrações.

Fundada em 1993, de Dios Editores é a primeira editora argentina especializada em guias de viagem. Desde então, editamos mais de 100 títulos, destacando-se os guias dedicados a New York, Miami, Paris, Egito, Buenos Aires e Madrid, entre outros destinos.

GUIA DE BOLSO BUENOS AIRES 978-987-1551-28-6

Foto da capa: Ponte da mulher © Julián de Dios

GUIAS DE VIAGEM / GUIAS MAPAS / CITY MAPS / LIVROS ILUSTRADOS


AMOSTRA

Guia de Bolso Buenos Aires mais informações: www.dediosonline.com


www.dediosonline.com

Guia de Bolso de Buenos Aires  

Um panorama de cada bairro da cidade, desde San Telmo a Belgrano, com seus lugares imperdíveis, hospedagem, dados úteis e muito mais.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you