CLIPPING FAPEAM - 04.08.2013

Page 17

Veículo: Site – Inpa Editoria: Pag: Assunto: Programas de pós-graduação do Inpa incentivam a fixação de pesquisadores na Amazônia Cita a FAPEAM:

Sim ✘

Não

Conteúdo:

Release da assessoria

Matéria articulada pela assessoria

Release de outra instituição

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Pesquisa financiada pela FAPEAM Programa:

Publicado no site da FAPEAM:

Sim

✘ - Positivo

- Negativo

Não Data: 12/09/2013

Programas de pós-graduação do Inpa incentivam a fixação de pesquisadores na Amazônia 2013-09-11 – 17:28:09 “São muitas oportunidades que uma pós traz ao profissional, desde o aperfeiçoamento, formação e interação com pesquisadores de diversas instituições de pesquisa a nível nacional e internacional”, afirma Júlio Tota, egresso do PPG Cliamb do Inpa Por Raiza Lucena O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) já formou mais de 1.800 pesquisadores que contribuíram e ainda contribuem com trabalhos que auxiliam a conservação e preservação da região amazônica. Trabalhar na floresta amazônica como laboratório natural é um dos pontos que atraem graduados de várias partes do país a fazer os Programas de Pós-Graduação do Inpa e se manterem na região. O pesquisador Júlio Tota concluiu seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente (PPG CLIAMB), na linha de pesquisa sobre “Micrometerologia e Interação entre biosfera-atmosfera na Amazônia”. “A oportunidade de um novo curso de pós-graduação com enfoque na área de clima na Amazônia foi o que me levou a optar pelo Inpa, além da infraestrutura oferecida pelo Instituto em termos de pesquisa”, explica Tota, que atualmente trabalha como professor doutor adjunto na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). “A pós me ajudou bastante, possibilitando o melhor nível de formação e favorecendo a participação


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.