Decnews edição 35

Page 28

especial layout

Layout de loja ideal O layout abaixo é um modelo padrão que pode ser aplicado em praticamente qualquer tipo de varejo, ou qualquer tipo de canal, pois não leva em consideração o produto em si, e sim o comportamento do consumidor e como este reage ao espaço físico da loja. Sendo assim, vamos tomar como base a imagem abaixo, dividindo-a como mostra a figura abaixo, em quatro partes (ou setores, como preferir):

Quarta parte (vermelha) - Produtos categorias destino: São os produtos “essenciais” de sua loja, os quais seu cliente sai de casa em busca em sua loja. É como a velha historia do pãozinho colocado no fundo de um supermercado, ou mesmo o açougue. Essa tática faz com que seu cliente percorra por toda sua loja, até chegar ao produto que ele busca. Assim, no meio do caminho, há a possibilidade de você oferecer outros produtos e possibilitar a venda de alguns os quais ele não tinha uma intenção inicial de compra, como os produtos de compra por impulso.

Terceira parte (laranja) - Zona de cognição: É nesse setor que você deve colocar os principais produtos de sua loja, principalmente aqueles na qual o cliente demora um tempo maior para escolha, o que chamamos de produtos de cognição. Nesse setor ficarão também os principais serviços que sua loja oferece, principalmente serviços que permitam um atendimento mais confortável e um momento mais agradável, como lanchonetes, cafés, mesas de atendimento, financeira, etc.

Primeira parte (azul) Vitrines e respiros: Esse é o primeiro contato do cliente com a loja, é seu cartão de visitas. Em de perfil popular, é interessante utilizar essa parte da loja, como se fosse uma extensão da rua, de modo o mais convidativo possível, para que o cliente “entre sem perceber” pela loja. Para lojas mais recuadas da rua, como as que possuem estacionamento, deve se ter cuidado com as mercadorias expostas, dado que o cliente irá entrar na loja, muitas vezes, sem perceber estas mercadorias.

O layout é algo que deve ser estudado e analisado à exaustão, de modo que não reste dúvidas quanto à localização de mercadorias. Entretanto, este não somente pode como deve ser constantemente revisto e alterado quando necessário, de modo a criar uma loja sempre dinâmica.

Segunda parte (amarelo) - Produtos de compra por impulso: É nessa parte também que oferecemos aos clientes produtos novos, ou departamentos novos. Nessa zona, é comum também encontrarmos os caixas de pagamento e saída (checkouts) da loja, por isso, procuramos colocar produtos de venda por impulso nesse setor, pois é no momento de saída que compramos este tipo de produto (sabe aquelas balinhas que ficam no caixa do supermercado?).

Fonte: Blog Falando de Varejo

2 6 • m a r /a b r 2 0 1 4

esp_layout.indd 26

26/02/14 20:37


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.