Page 1

INFORMATIVO - 13º Grupamento de Bombeiros

São José do Rio Preto, outubro de 2011

Edição Especial Nº 01

13º GB Recebe Viatura, Cavalo Mecânico e Reboque (CM-RE 13).

Viatura CM-RE 13 foi entregue pelo prefeito Valdomiro Lopes, no Posto de Bombeiros Aeroporto.

O BOMBERITO, edição do jornal do 13º GB está de volta. Trazendo nesta edição informações sobre acontecimentos no GB, e apoiando através da cor Rosa o mês de prevenção ao Câncer de Mama.

Despedida do Tenente Coronel Ferneda

Curso de Mergulho no 13º GB Outubro, mês de Prevenção ao Câncer de Mama

Ocorrência com criança resgatada em buraco de fundação em obra de construção civil (PB Fernandópolis).


INFORMATIVO O BOMBERITO - 13º Grupamento de Bombeiros

ENTREGA DE VIATURA

página 02

Cavalo Mecânico e Reboque (CM—RE 13), uma conquista para a Unidade A extinção de um incêndio, com o emprego da água, baseia-se em processo físico e químico. Para se extinguir o fogo é necessário retirar o calor desprendido, provocando assim um resfriamento do corpo em ignição. Portanto, a água é o agente extintor natural mais indicado para se combater um incêndio, além de ser, como supracitado, o mais abundante e econômico para esse fim. Por este motivo, fez-se necessária a aquisição desta viatura de tamanha importância, que foi entregue no dia 22 de setembro de 2011, ao 1º SGB do 13º GB, no Posto de Bombeiros do Aeroporto, a solenidade Militar para entrega da viatura (CM-RE 13) contou com a presença de autoridades civis locais e militares da Unidade, onde o Prefeito Valdomiro Lopes entregou as chaves da viatura ao Comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros de Rio Preto, ao Capitão PM José Luiz Ferrari Ferreira. Esta viatura será empregada para apoio de água em ocorrências de incêndio na qual seja necessário, pois possui como principal característica o transporte de grandes volumes de água sendo de fundamental importância em locais com suprimento de água reduzido. O CM-RE 13 conta com uma bomba independente e um tanque com capacidade de água de 20.000 litros. Tal conquista foi concretizada através de convênio entre Estado e Prefeitura, em que aquele forneceu o Cavalo Mecânico e o último o Reboque Tanque com a bomba de incêndio e os acessórios hidráulicos. Fotos: Ferdinando Ramos


INFORMATIVO O BOMBERITO - 13º Grupamento de Bombeiros

OCORRÊNCIA DE VULTO DO MÊS

página 03

Criança cai em buraco de 3 metros e bombeiros cavam túnel para o resgate Uma criança de apenas dois anos caiu em um buraco em uma construção de um posto de saúde no município de São João do Iracema no início da noite desta quinta-feira. Alan Gomes dos Anjos brincava na obra com alguns amigos quando caiu em uma das brocas perfuradas com aproximadamente três metros de profundidade e uma espessura de 30 centímetros. Uma das crianças pediu ajuda de populares e a polícia militar foi acionada para efetuar o resgate. Um dos PMS que atendeu a ocorrência disse que chegou a jogar uma corda para Alan e por alguns metros conseguiu puxar a criança que novamente voltou ao fundo. Equipes de resgate e salvamento do Corpo de Bombeiros de Fernandópolis e Araçatuba foram chamados e outro buraco foi cavado ao lado com auxílio de uma retroescavadeira a uma distância de um metro da broca. Dois policiais fizeram um túnel, utilizando pá de escota e depois de quase três horas Alan dos Anjos foi retirado com vida sendo socorrido por uma unidade do SAMU e encaminhado a Santa Casa de Fernandópolis sem ferimentos. Durante o atendimento da ocorrência, a mãe do garoto, Sueli Gomes Ramos, permaneceu conversando com Alan, no intuito de acalmá-lo, que recebia oxigênio enviado por uma mangueira. O fato comoveu e chamou a atenção da pequena cidade de São João de Iracema na região de General Salgado, sendo amplamente divulgada pela imprensa escrita, falada e televisionada. O resgate foi comemorado com efusivas salva de palmas pelos familiares e populares que acompanham o desfecho positivo da ocorrência.

Fonte: http://www.regiaonoroeste.com/portal/materias.php


INFORMATIVO O BOMBERITO - 13º Grupamento de Bombeiros

SAÚDE

página 04

Câncer da mama Segundo tipo mais freqüente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. Estimativa de novos casos: 49.240 (2010) Número de mortes: 11.860, sendo 11.735 mulheres e 125 homens (2008)


INFORMATIVO O BOMBERITO - 13º Grupamento de Bombeiros

CURSOS

página 05

13º GB Realizou Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT) O curso foi ministrado por um corpo docente composto por oficiais e praças do 13º Grupamento de Bombeiros altamente qualificados e com vasta experiência em salvamento aquático e mergulho autônomo. Esta formação aos nossos profissionais é de fundamental importância, pois o Décimo Terceiro Grupamento de Bombeiros possui uma área operacional de, aproximadamente, 27.000 Km2, cobrindo 102 municípios da alta noroeste paulista e é abrangido por uma vasta malha hidrográfica, são vários mananciais como rios, lagos, represas e prainhas que se potencializam como oportunidade de lazer para muitas famílias da nossa região. Desta forma, há uma grande preocupação em termos homens e mulheres habilitados e capacitados para atuarem sempre preventivamente, minimizando o impacto do número de afogamentos que somente em 2010 ocorreram 37 vezes e neste ano, até o final do mês de agosto, ocorreram 12 vezes. Além do caráter preventivo caracterizado por orientações a este público externo... os banhistas, visando a sua conscientização quanto ao usufruto adequado nestas áreas de lazer, estes profissionais também atuarão nos trabalhos de pesquisa a objetos imergidos e na busca de pessoas que vierem a se afogar. É devido a essa premissa que o Curso de Mergulho Autônomo é um dos mais difíceis no âmbito do Corpo de Bombeiros, a começar por suas provas de qualificação e testes de avaliação, onde o candidato deve apresentar excelentes condições de saúde, tanto física, quanto psicológica, possuindo um ótimo condicionamento físico, além de tranqüilidade e domínio próprio. Pois aqueles que por seus méritos são aprovados, encontram durante o curso exigências ainda maiores, onde suas habilidades no meio aquático serão aprimoradas de forma que a superação tornase uma meta a cada exercício. A todos os nossos parabéns e sejam verdadeiros guerreiros nesta longa labuta, agindo de forma responsável, revelando através dos seus conhecimentos técnicos que adquiriram no transcorrer deste curso a importância do Corpo de Bombeiros da PMESP junto à sociedade paulista!


INFORMATIVO O BOMBERITO - 13º Grupamento de Bombeiros

ESPAÇO DO SUBGRUPAMENTO

página 06

Desde as situações mais solenes entre autoridades até as conversas informais entre amigos, se questiona sobre os motivos que tornam os Bombeiros tão admirados pela população. A revista Seleções Readers Digest de Setembro de 2011, em seu 10º ano, publicou pesquisa que mostrou que mais uma vez os Bombeiros são os profissionais de maior CONFIANÇA da população! O segredo? Não saberia exatamente como expressar com palavras, mas vou tentar relatar uma situação que reforça a cada ano que a pesquisa de opinião, sem modéstia, está correta. Eram duas e meia da madrugada do dia 10 de outubro de 2011 quando o telefone tocou. Noite chuvosa e fria, logo imaginei que alguém precisava de ajuda. De fato, obtive a informação de que uma embarcação com quatro pessoas havia naufragado no rio grande próximo à praia do município de Indiaporã. As informações eram imprecisas no tocante ao número de sobreviventes, mas certas quanto à urgência do socorro tendo em vista a forma como a solicitante implorava por socorro. Não havia tempo a perder. Era preciso raciocinar rápido, planejar a estratégia do socorro e executar tudo com rapidez e segurança, pois a cada minuto que se passava, menor era a chance de sucesso no resultado do atendimento. Após algumas ligações telefônicas rápidas, estava decidido: iríamos “mover o mundo” se fosse preciso, mas nossos clientes não seriam desapontados! Acionamos todos os meios materiais disponíveis e todas as pessoas que pudessem auxiliar no sucesso da busca, em especial a prontidão amarela do PB Fernandópolis que estava de serviço sob o comando do Cb Pedroso, reforçada por outros bombeiros de folga, em especial o Sd Edison que é profundo conhecedor da região e habilidoso no meio aquático. Ainda de madrugada, a despeito de todas as adversidades possíveis de condições climáticas como chuva, vento, frio, fortes marolas e falta de visibilidade natural, e sob ordem expressa de só ingressarem na embarcação e se lançarem rio adentro com segurança, o Cb Pedroso e o Sd Edison avaliavam o cenário às margens do rio grande juntamente com os familiares dos náufragos tentando decidir: vamos ou aguardamos? A decisão foi tomada no momento em que uma criança aproximou-se dos bombeiros e aos prantos perguntou: “tio, vocês vão lá buscar o meu pai?”(sic) Naquele instante seus olhos brilharam tentando conter as lágrimas, respiraram fundo e olhando para a criança, cheios de brio, determinação e rogando pela proteção de Deus, os bombeiros se lançaram rio adentro e em poucos minutos sumiram na escuridão colocando suas vidas em risco na busca de pessoas que sequer conheciam. Por volta das 05:30h cheguei às margens do rio grande com o dia clareando e pude presenciar à distância uma cena comovente: os bombeiros retornando na embarcação e trazendo consigo os náufragos sãos e salvos! Uma cena digna de ser registrada na memória para sempre. As vítimas socorridas foram abraçadas pelos familiares aos prantos de alegria. O Cb Pedroso e Sd Edison estavam visivelmente cansados, molhados e com muito frio, mas isso não os impediu que se aproximassem e na posição de sentido, com uma fisionomia triunfante, apresentaram-se dizendo: “Comandante, missão dada é missão cumprida!” Acredito que seja “simplesmente” por isso que o Corpo de Bombeiros merece a reputação que ostenta, conquistada ao longo do tempo por homens e mulheres de brio e coração imenso!!! *Fonte: Cap PM Sandro Yukio Kubo—Comandante do 3º Subgrupamentos de Bombeiros.


INFORMATIVO O BOMBERITO - 13º Grupamento de Bombeiros

DESPEDIDA DO TEN CEL FERNEDA

página 07

No dia 30 de setembro de 2011, após a reunião mensal de Comandantes de Postos e Bases de Bombeiros, na cidade de Catanduva, houve a despedida do Tenente Coronel Amauri Ferneda do 13º Grupamento de Bombeiros, haja vista sua movimentação para Diretoria de Telecomunicações da Polícia Militar do Estado de São Paulo, inserta no DOE 178, do dia 20 de setembro de 2011. Apesar do pouco tempo em que permaneceu em nossa unidade, conquistou a todos com sua simpatia, extremo profissionalismo, caráter, respeito aos subordinados e excelente pai de família. Sentiremos saudades Comandante. Muito sucesso e que Deus lhe ilumine sempre!!!

Placa de homenagem pelo Major PM Paulo Cesar Berto

Também foi entregue uma camiseta do time Corinthians com o nome do Comandante e o número 13 que representa o nosso 13º Grupamento de Bombeiros.


INFORMATIVO O BOMBERITO - 13º Grupamento de Bombeiros

COMEMORAÇÕES Bombeiro do Mês

página 08

Aniversariantes/Outubro

O 2º Sgt PM ANTONIO CARLOS DE PAULA, do PB Votuporanga, é digno de ser elogiado pela postura e sociabilidade que passa aos colegas da Corporação, tendo em vista sua fiel dedicação registrada por notáveis realizações, bem como sua presença forte de uma pessoa de respeito, amigo, admirado tanto por parte de seus superiores, por seus pares e subordinados. O Sgt PM De Paula se mostrou inteiramente comprometido com o serviço de bombeiro, tanto operacional, quanto administrativo, sem olhar para as dificuldades, agindo sempre com motivação e liderança. Assim conquistou ainda mais amizades e respeito de todos, por sua honrosa conduta moral como pode ser constatado em sua concepção sobre os valores familiares e de relacionamento humano nas quais não lhe faltam demonstrações exclusivas de solidariedade e compreensão no seu dia a dia. Destaca-se pelo notável desempenho nos últimos 7 anos que trabalhou na Seção Técnica, sendo por diversas vezes elogiado pelo público externo. O Comando do 13º Grupamento de Bombeiros o concita a prosseguir em sua busca incessante rumo a excelência dos serviços prestados, sempre com a mesma motivação e amor à farda que lhe são característicos, e que o fazem merecedor de ser eleito o BOMBEIRO DO MÊS.

1º Tenente 1º Sargento Soldado Soldado 2º Sargento Soldado Soldado 1º Sargento Soldado BM 2º Sargento BM BM Soldado Cabo Soldado Soldado BM Soldado Soldado 2º Sargento 1º Tenente 3º Sargento Soldado 1º Sargento Cabo Soldado

Ibrahim Nagib Karam Junior Alcídio Jose Pereira Carlos de Lima Adevilson Moraes de Souza Edson Luis Lamana João Carlos Balotari da Silva André Luiz do Nascimento Jonatas de Souza Lima Fábio Rogério Marcari Adilson Inácio da Silva Clodoaldo Antonio da Silva Antonio Marcos Modelli Pedro Henrique Félix de Lima Richard Eclair Gallego Fabio Rangel Pereira Rodrigo Wagner Carlos Henrique Celho Vicente Anderson Benevente Agudo Alexandre José Bartholomeu Lucas André Bezerra Mauro Sidney Petreca Sandra Aparecida Macedo Milton Antonio Passarini Vanderlei Ap.Rodrigues de Araújo Walter Tadeu da Silva Nelson Antônio dos Reis Renato Cesar Botter

EXPEDIENTE Diretor: Major PM PAULO CESAR BERTO Subdiretor: Capitão PM HUMBERTO SHIGUEO SHIROTORI Supervisão: 1º Tenente PM ORIVAL SANTANA JÚNIOR

REDAÇÃO E ORGANIZAÇÃO 1º Tenente PM ORIVAL SANTANA JÚNIOR Soldado PM DANILO FRONTERA Soldado PM Temporário GRAZIELA CORRÊA

01 01 02 02 04 04 08 08 08

08 09 09 10 11 12 12 13 17 21 22 25 26 27 30 31 31 31

O BOMBERITO  

O BOMBERITO, edição do jornal do 13º GB está de volta. Trazendo nesta edição informa-ções sobre acontecimentos no GB, e apoiando através da...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you