Deccs Skateboarding Magazine #13 - Revista Skate

Page 1

ROBSON FELIX X FLOW-AM X INTERIOR X FEED X STORY

STORY

JULIO RODRIGUES

LONGBOARD

MARCELCARBONERI

CLICK

RODRIGOK-B-ÇA

DESTAQUE

ROBSON FELIX

VOZ

THIAGO TICANA

FLOW

JOÃO SUISSO ELIÉZER RAMOS GABRIEL BIALESKI SEBASTIÁN GONZALEZ WANDEL VIANNA

INTERIOR

LUÍS FERNANDO

13 CAPA: ROBSON FELIX MANOBRA: BONELESS TO DROP TO LAY BACK PICO: PUENTE DEL SUICÍDIO-LIMA-PERÚ FOTOGRAFA: CARLA HUAYLLASCO INSTAGRAM:@CARLASHC

editora

DCS



   Foto: Carlos Henrrique Insta: @carloshjms Manobra: Ollie to Fs Wallride

Indice

deccs

MANOBRA: Sempre gostei de sair na sessão com o Carlão e já fazia umOLLIE tempo que não andávamos juntos e quando passei por esse pico que fica ao lado da casa da mãe dele não pensei duas vezes de marcar a sessão pra gente andar na rua, nada melhor que um ótimo fotografo e amigo pra fazer um registro desse.

‘‘

‘‘

Nome: Mario Marques Idade: 35 anos tempo de skate: 25 anos Cidade atual onde mora: São Paulo - SP insta: @mariomarqueskate

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

ROBSON FELIX: ELIÉZER RAMOS : JOÃO SUISSO: GABRIEL BIALESKI: SEBASTIÁN GONZALEZ : WANDEL VIANNA: ANUNCIANTE:

10-15 04 05 06 07 08 09

FEED: ANUNCIANTE: STORY: INTERIOR: VOZ: CLICK: LONGBOARD:

Agradecimento e novidades

Editorial

DIRETOR EDITORIAL : ANDRE PAIVA Editor Revista : ANDRE PAIVA REVISÃO : ANDRE PAIVA

E D I Ç Ã O : MAIO DIA 15 N13 R E DA Ç Ã O: ANDRE PAIVA, ROBSON FELIX ANÚNCIOS: A N D E R S O N F E R N A N D E S , R O B S O N F E L I X .

C O M E R C I A L : L U I Z S I LVA

A S S I NA N T E S : WWW.DECCSMAGAZINE.COM.BR

A REVISTA DECCS MAGAZINE É UMA PUBLICAÇÃO QUINZENAL DCS F OT Ó G R A F O S: @SRPORTELLA, @HARRYSCHMIDTFOTOGRAFIA, @JOAOSUISSO, @DONCABE, @ARTHUR.GOMESDASFOTOS, @CELULARDOPEDRO, @CARLASHC, @INSTAMICHELALMEIDA, @SBGOTINHA @MADZCAMPOS, @REVISTA7SB, @PEDROJAPAFOTO, @DANIDBOI7, @ROBSONFELIXSKT, @DANIELBOBFOTOS, @RADISGILMAR, @LUISCAMPOLA, @JULIODETEFON, @SIDPICS, @ANDRECALVAO, @LUPI_SEGURA.

16-17 18 19 20 21 22 23

ANDRE PAIVA

Salve!! Eu sou Andre Paiva satisfação total, Chegamos na edição N13, gratidão a todos que estão abraçando a Revista Deccs Magazine de uma maneira incrível e acolhedor, Gratidão por todos que estão na edição N13 e aceitaram o desafio de tão pouco tempo. Gratidão também a todos os Fotógrafos e todos os leitores que estão sempre marcando presença nas edições quinzenais. Na edição N13 tivemos atualizações em Layout, Espaços novos, Novo Preço da Revista Impressa (R$13,99.) Estamos na terceira atualização da Impressa e já está disponível deis do dia 16/03/2020, gratidão a todos que adquirem sempre a versão impressas pois é muito importante para o crescimento da Revista, assim conseguiremos sempre estar fazendo mais e mais para todos no cenário do skateboards. CAPA: Robson Felix, esta em nossa capa de Maio N13 com um BONELESS TO DROP TO LAY BACK incrível, acompanhe a Entrevista inédita. Corre lá Pag, 10-15.

w w w . d e c c s m a g a zi n e . c o m . b r Deccs Magazine 03




Eliézer Ramos 20 Anos, 8 anos de skate Campo largo PR - @eliezercoelho_skt

Saudações família! meu nome é Eliézer tenho 20 anos,sou atleta local da cidade de campo largoPR,ando de skate a 8 anos ,e sou local da quadra CJ gang,aonde os skatista adotaram para poder andar de skate,a cidade não tem estrutura então me desloco até a cidade vizinha que é Curitiba.

Como se interessou pelo skt? Foi através da observação,um skatista que pra mim é profissional venho morar perto de casa,via seus filhos andarem com os skate deles,aí fui me envolvendo com os filhos dele,aí foi aquilo me mostrou revista,até me deu um skate,o nome dele é Altevir hiena,inspiração total ! Sua família te apoiou? Não muito,mas meu falecido pai me levava pra andar de skate e acreditava,depois de um tempo a minha família começou a acreditar e me incentivar! Quais são seus patrocínios? Nacional skateboard,dikza,on skateshop Esta filmando para alguma

vídeo parte?Qual? Sim,estou filmando para o DIKZAFULL e para o FDC E música, qual som instiga você nos roles? Primeiro verso - margem caótica Como esta sendo sua correria no cenário Amador? Está fluindo,falta viajar mais,conhece mas pessoas,e agarrar com força as oportunidades! Para finalizar, deixe uma mensagem para os Leitores? Nunca deixe deixe de sonhar,corra atrás do seus objetivos,com fé porque a fé não consuma falhar.

“O que você sabe não tem valor; o valor está no que você faz com o que sabe” Foto: Harry Schmidt Insta: @harryschmidtfotografia Manobra: Bs lipslid

Foto: Reginaldo Portella Insta: @srportella Manobra: bs hockslid

04 Deccs Magazine


Sou João Suisso, skatista carioca, 14 anos, ando de skate street desde 7 anos. Como se interessou pelo skt? Ganhei um skate do meu pai, daqueles bem toscos, e aí foi amor à primeira vista. Sua família te apoiou? Na verdade, minha família vive o skate junto comigo. São os meus maiores incentivadores e me acompanham nos treinos e em viagens. Quais são seus patrocínios? Tenho o patrocínio da Cyclone e Santa Mônica Centro Educacional e conto com o apoio das marcas NES, Storms, Stronger Trucks e Tabla Boards Esta filmando para alguma vídeo parte?Qual? Na verdade acabei de lançar uma vídeo parte filmada e editada por Pedro Macedo, o Orelha, e agora já estou em um novo projeto com o Pedro Macedo.

E música, qual som instiga você nos roles? No role eu não costumo ouvir música, mas eu gosto muito de Trap. Como esta sendo sua correria no cenário Amador? Aqui no Rio a cena não é tão forte e eu procuro viajar bastante para manter contato com os skatistas, evoluir cada vez mais e obter novas experiências. Costumo ir muito à São Paulo e Minas Gerais e quando tenho a oportunidade faço viagens internacionais. Já estive em Vigo (Espanha), Paris (França), Buenos Aires e Córdoba (Argentina), sendo que minha última viagem foi para Córdoba, para participar de um Campeonato e graças a Deus ganhei. Para finalizar, deixe uma mensagem para os Leitores? Ande de skate com os amigos, se divirta e não deixem que tirem seus sonhos.



João Suisso 14 Anos, 7 anos de skate Rio de Janeiro - RJ - @joaosuisso_

Manobra: Bs Nose

"Ande de skate e manobre, o futuro pertence a Deus." Foto Entrevista: Gustavo Suisso (Pai)

Manobra: Pressure

Foto: Gustavo Suisso (Pai) Insta: @joaosuisso_ Manobra: Bs tail

Manobra: 360 flip

Deccs Magazine 05


 irmão (inspiração pura para nunca ter parado de andar), que quando ele ia trabalhar eu pegava escondido o skate dele, até ele montar meu primeiro skate. Sua família te apoiou? Desde o início me apoiaram, sou muito grato.

Gabriel Bialeski 17 Anos, 5 anos de skate Araucária/PR - @gabriel_bialeski

Salve rapaziada! Meu nome é Gabriel Bialeski, tenho 17 anos e só tenho a agradecer ao skateboard. Como se interessou pelo skt? Me interessei pelo skate através do meu falecido

06 Deccs Magazine

Quais são seus patrocínios? CampeonatosdeSkate.com.br Esta filmando para alguma vídeo par te?Qual? Para esse ano tenho muitas paradas em mente, quero gravar e guardar várias imagem, mas nada concreto ainda. Aliás aqui na minha cidade (Araucária/PR) tem muito pico da hora, estão todos convidados.

E música, qual som instiga você nos roles? Kamau - A quem possa interessar Como esta sendo sua cor reria no cenário Amador? Está fluindo bastante, muito progresso e várias oportunidades, muito bom saber que isso é consequência de simplesmente andar de skate. Para finalizar, deixe uma mensagem para os Leitores? Para quem ta no corre, só andar de skate e fazer por amor que uma hora vira, as oportunidades surgem, e sempre colar de verdade na cena do skateboard sem medo.

"Sempre por amor!"

Foto: Arthur Gomes Insta: @arthur.gomesdasfotos Manobra: Hardflip - Shopping Curitiba


 

Sebastián Gonzalez 32 Anos, 18 anos anos de skate Medellín - Colômbia - @sebasinfiernog

Eai,comovamos,meunomeésebastiangonzalez Skatista da Colômbia, a cidade de Medellín

Como você se interessou no Skate? Eu estava interessado em andar de skate por causa do meu irmão mais novo, David González, que começou a andar de skate primeiro. Sua família apoiou você? Sim minha família sempre me apóia e eles gostam do que eu faço . Quais são seus patrocínios? HELL skt CLOPbrand FIERASwheels SQUADskates Você está gravando para uma parte de vídeo? Sim estou gravando para uma nova video parte para as marcas em que ando de skate. E a música, que som te motiva? Eu gosto muito de hip hop, salsa, reggae e rock and roll, essa é a música que me motiva no skate . Finalmente, deixe uma mensagem para os leitores? Hey boa energia para a família do skate e para todos que apóiam isso sempre com todos

Pura diversão

Foto: Mauricio Mejia Insta: @doncabe Manobra: Tail Drop

Deccs Magazine 07




Wandel Vianna 25 Anos, 11 anos anos de skate São Paulo - SP - @wandelvianna

Olá sou Wandel Vianna, tenho 25 anos tudo bem com vocês ? Sim, estou bem mas pena que aqui não dá para por uns emoji bacanas, brincadeira RS! Como se interessou pelo skt?

Então meu tio já andava de skate da época da galera que era oldschool raiz, que andava na praça primeiro de maio em Bangu Rio de Janeiro e sempre o admirava e acabei pegando gosto pelo esporte, e dês de então estou andando. Sua família te apoiou? A como na maioria das famílias de outros skatistas achavam que era só uma brincadeira, e outros achavam que iria me drogar etc. E quando comecei a viajar ficaram meio encantados, mas depois de um tempo me apoiaram e apoiam até hoje. Quais são seus patrocínios?

Então estou atualmente na STUN2020, Lacskateboard, Xkaine e bônus three.

Esta filmando para alguma vídeo parte?Qual?

Sim sim, estou filmando pra um projeto com a Bonus three, mas com essa pandemia ficou meio difícil aqui em São Paulo por conta de ser a cidade 08 Deccs Magazine

Foto: Pedro Macedo Insta: @celulardopedro Manobra: ollie

mais afetada no Brasil pelo coronavírus. E música, qual som instiga você nos roles? Aaaaaaah claro que um "rock n roll"e alguns traps de uns amigos. Como esta sendo sua correria no cenário Amador?

Estou filmando para a parte, e as imagens que não vou usar solto em alguns vídeos e posto no insta, geralmente depois removo por que quero pegar alguma composição rs, então fiquem ligados lá também rs

Para finalizar, deixe uma mensagem para os Leitores? Satisfação de ter trocado uma rápida ideia com vocês e me apresentar através desse meio de comunicação e entretenimento que é essa revista pra nós Skatistas, enfim quem sabe não andamos de skate juntos um dia!!! Não viva achando que está vivendo estamos apenas morrendo então faça a diferença !





10 Deccs Magazine


 



Foto: Carla Huayllasco Insta: @carlashc Manobra: 180 ss Wallride

Deccs Magazine 11




Q

uando iniciou sua historia no cenário do skate Brasileiro? Bom eu comecei a andar em 2004 de skate, mais eu acho que minha história iniciou quando fui convidado para escrever na "Sudamérica Magazine", foi um ponta pé, eu era de algumas marcas que eu gostava na época, vivi do Skate nesce tempo. Mais foi na casa do Marcos Et, que pude estar de perto de muitos nomes do Skateboard,ali começou minha história, e com certeza isso me ajudou muito saber o que fazer e o que não fazer como Skatista na minha carreira. Como esta sendo esse momento tão especial em sua carreira, sair em uma capa de revista de? Com certeza o Melhor Momento como Skater! Está incrível e espero que renda bons frutos. Conte um pouco sobre suas amizades que foi um grande exemplo em sua Jornada deis do inicio de sua carreira no Skate? Então eu sempre tive muita sorte na vida, apesar de que minha vida não foi nada fácil, as amizades foram importantes, estive perto de Skatistas de nome como Biano Bianchin, ele me deu vários skates e peças na vida, Marcos Et sempre me apoiou também, fora isso são contatos por eu ter me jogado de cabeça no mundo do Skateboard, andar de skate é muito bom, e sempre estamos fazendo contatos em outras cidades. Quais são suas principais redes sociais que usa? Intagram - @robsonfelixskt , facebook - @robsonfelixskt , youtube - @ skatemagdigital e agora estou trazendo novidades para a Deccs Magazine, aonde está sendo incrível elaborar projetos para ajudar outros Skatistas a saírem na Revista, isso é emocionante ver a felicidade todo mês dos Skatistas em conseguir seu espaço, Obrigado Deccs Magazine por abrir as portas para todos!!!

Conte um pouco sobre sua estadia no Chile: . Bom era um combo de coisas que aconteceram, fui com o apoio da Junkie Company, eles me pagaram os 3 dias na ExpoWeed em 2017,uma viagem para Valparaíso e Viña del Mar, um conhecido Monotype que descolou o esquema, eu tinha que fazer uns trabalhos como vídeos e fotos também, foi uma das melhores trips. 12 Deccs Magazine

skatista profissional em quem se espelha? Biano Bianchin, Marcos Et, Rodolfo Gugu, Jamie Thomas, Andrew Reynolds, Corey Duffel, Jay Adams...hoje em dias tem muito Skatista que anda bem, então é difícil falar. Ficamos sabendo que o Vinicius Bom Fim passou os direitos da SKATEMAGDIGITAL para voce, conte um pouco sobre ser o novo proprietario? Bom ele disse isso em uma conversa de WhatsApp rs, mais vou usar isso para somar com outros Skatista como venho fazendo desde 2017.




Fotografo: Michel Almeida Insta: @instamichelalmeida Manobra: Ss Nose Reverse

Quais os planos futuros para a SKATEMAGDIGITAL agora em sua direção? Continuar o trabalho que estou fazendo, e assim que possível comprar um equipamento para poder fazer videos e fotos em boa qualidade para a galera do Skate. Vejo que esta correndo para se profissionalizar, conte um pouco sobre todo esse processo para sua profissionalização? Bom estou tentando ter tudo que a CBSK pede, realmente não é fácil precisa trabalhar certinho, estou trabalhando em um possível Pro Model com a Otterskateboard, é uma marca nova de um amigo o Alan Rangel, espero que eu seja aprovado para realizar esse projeto, acho que é importante na vida de todo Skater. Esta tudo fluindo começo do ano eu tinha fechado essa matéria com a Deccs Magazine, era o mais difícil de imaginar conseguir em 2020,mais preciso ver se é um bom momento por causa do Covid-19,e estou aberto para novas parcerias para seguir me motivando. Deccs Magazine 13


 Vamos para os skate Amador, indique um skatista que voce gostaria que se tornasse PRO em 2020? Acredito que tem muitos no Brasil lutando por isso, desejo que todos consigam, e se não for aprovado em um ano, tentem de novo até conseguir! Não vou sitar nomes porque realmente desejo que todos que trabalham para isso consiga! Fale um pouco sobre seu foco em 2020, apesar das dificuldades que o Covid-19 esta trazendo para o mundo inteiro? Estou trabalhando em Um vídeo parte, e estou fazendo projetos aqui com a Deccs Magazine, e na SkateMagDigital, quero estar focado nisso e dar meu melhor. Em 2020 meu foco está em somar e divulgar Skatistas que precisa de espaço, meu projeto "Achados e Perdidos" é para todos Skatistas, deve o último o Ygor Marque que representa muito para min, como Já fiz um com o Jim Bates antes dele ser Capa da Deccs Magazine. Agora estou fazendo o "Conexão Sudamérica", que fala a importância de um Skatista saber outros idiomas, como viajar pela América Latina, entre outras coisas que podem somar na carreira. No "Conexão Sudamérica" entrevisto extrageiros da América Latina, está muito bom o trabalho, e quando essa crise do "Covid-19" passar, acredito que esse projeto possa ajudar muita gente a viajar por aí, não só Skatistas mais todos que gostem de viajar,então fiquem ligado e não perca as novidades! Deixe uma Homenagem para seu filho? Yan seu pai te Ama muito, quero muito poder passar mais tempo com você, e esse tempo ainda vai chegar, de estar juntos e poder viver essa vida incrível do seu lado! Faça sempre o correto e busque ser uma boa pessoa, e não tenha medo! Busque realizar os seus sonhos, e sempre conte comigo sempre vou te apoiar não importa o que você goste! O que você tem feito hoje? Tem algo a nos contar sobre os seus treinos e planos futuros? Nesse momento de quarentena estou estudando muito, estudo Astrología no Instituto Vedika, com o mestre Daru 14 Deccs Magazine

Foto: Carla Huayllasco Insta: @carlashc Manobra: Fs Grind

Foto: Carla Huayllasco Insta: @carlashc Manobra: Smith grind

Krishna. Planejo ir com minha noiva para o Brasil assim que tudo melhorar, e Continuar meus projetos com Skate, vou investir em um equipamento novo de vídeo e foto, para dar mais qualidade nos meus projetos. Quero produzir um vídeo de Skateboard em proporção Internacional, esse projeto está bem perto de acontecer.

O que você tem a dizer para os outros skatistas brasileiros? Foquem no sonhos de vocês, busque estar com as pessoas certas e fazer um bom trabalho, se seu sonho é ser um bom Skatista, cuide da sua saúde e do seu corpo, e não deixe que outras coisas tire sua atenção, trabalhe estude e invista no seu sonho como Skatista só isso vai te ajudar de verdade! Agradecimentos? Obrigado a todos que estão lendo aqui em primeiro lugar! Agradeço a minha noiva Lupi Segura por me apoiar te Amo! Ao André de Paiva e a Deccs Magazine pelo espaço, e a todos que acreditam em min, é muito especial ter vocês comigo nesse sonho!!! E a Deus ao Universo por tudo dar certo!

Seja forte tudo vai dar certo!


Fotografo: Carla Huayllasco Insta: @carlashc Manobra: Bs air



Fotógrafa: Lupi Segura Instagram: @lupi_segura

Fotografo: Carla Huayllasco Insta: @carlashc Manobra: Sweeper Tail

Fotografo: Carla Huayllasco Insta: @carlashc Manobra: Fs Grind

Deccs Magazine 15


FEED Nome: Roberta de Luccia Idade: 34 tempo de skate: 23 anos Cidade: Indaiatuba/SP insta: @Robertadeluccia Patrocínio: Rua1 , Aruacrew Apoios: Nome do fotografo: julio Rodrigues Instagram: @sbgotinha Manobra: f/s nose slid reverse

Nome: Fabio Boka Idade: 45 anos Tempo de skate: 34 anos Instagram @poolfiend Local: Baldy Pipe - California. Foto: Arquivo pessoal

Nome:Marcelo Belandrino Fossa Idade: 31 Tempo de skate : 24 Patrocinios : Kranio Skateboard Apoios: Nenhum Instagram : @machadofossa Nome do fotógrafo : Gilmar Radis Insta do fotógrafo : @radisgilmar Cidade da foto: Piracaia Sp Brasil Nome da manobra: corrida

Nome: Leonardo c. Silva Idade: 17 anos Tempo de skate: 7 anos Cidade: São Paulo (Zn) Insta: leopulgaskt Patrocínio: nenhum Apoio: 12 family,12 hell, tsp Nome do fotógrafo: Bruno manfredini Manobra : feblee

Nome: Jorge Negretti Idade: 42 Anos Tempo de skate: 32 Anos Cidade: Divinópolis - MG Insta: @negrettijorge Foto: Madson Campos Inst: @madzcampos Manobra.fs olie

16 Deccs Magazine

Nome: Kevin David Monsalve Botero Idade: 25 Anos Tempo do skate: 13 Anos Cidade Medellín Colômbia co Instagram: @ojon666 Patrocínios: Skate em casa Skaterror Fotografia: @Revista7sb Manobra: Indy disaster


Nome:Paulo Eduardo Soares Idade: 33 Anos Cidade: Atibaia-SP insta: @Duboardssoares Patrocínio: Nenhum Apoios: Nenhum Nome do fotografo: Robson Félix Instagram: @robsonfelixskt Manobra: BS Tail

Nome Bernardo Picioli. Idade 9 anos. Tempo de skate 4 anos e meio. Cidade: Americana SP. Insta: bernardopiciolisk8. Patrocínio: Deal Storms Texas Pads Apoio: Brothers skate Park Edem Americana Fabrika do skate. Foto: Mãe (Patricia Vasques Picioli).

Nome: Marcel veleda idade: 33 anos tenpo de skt: 20 anos de skate cidade: Pelotas - rs insta: @marcelveleda1986 patrocínio: Nenhum apoios: #blackheartskateboard @bigdropwheels @91skateboard Nome do fotógrafo: Daniel bob insta- @danielbobfotos

Nome: Facundo Vial Sotomayor Idade: 35 Tempo de skate: 12 anos Cidade: San Martin dos Andes Argentina Instagram: facu_vial_sotomayor Patrocinadores: dcshoes_ argentina dragonargentina alluargentina boardlife sk8mafia Nome do fotógrafo: @danidboi7 Manobra: fs noselide

Manobra: No comply

Nome Sammy Tagle Idade 29 Cidade Lima, Peru Insta @SammyTagle Suporte BlackRamps Nome do fotógrafo Michel Cedeno Insta @Michel_cedeno_Álvarez Manobra: BS Nose

Nome: Rogerio Idade: 31 ano Tempo de skate: 17 Cidade Guaratinguetá sp Patrocínio: Nenhum Apoio: Nenhum Instagram @rogerinskt Fotografo @pedrojapafoto Manobra: Flip

D



S

ou Julio Rodrigues, o "Gotinha" da cidade de Itu (interior de SP) e ando de skate há 20 anos. Entre campeonatos, viajens e eventos, acabei sofrendo um acidente de moto na volta de um deles. Fraturei o fêmur e a patela do joelho esquerdo. Pensei que não seria mais possível andar de skate. Os médicos que me atenderam durante esse período de recuperação (1 ano já) me deixaram confiante, e que com dedicação na reabilitação e fisioterapia logo estaria manobrando. Continuo no processo de fortalecimento e aos poucos as manobras estão voltando. E esse

retorno, já está firmado ! Lançamos meu primeiro Pro Model juntamente com a marca de shapes Rua1. Agradeço primeiramente a Deus, minha esposa Roberta que sempre esteve ao meu lado e me apoia (nas boas e nas dificuldades), minha família, a Secretaria de Esportes de Itu. Não posso deixar de citar o Fabinho (Fábio Imenes), meu fisioterapeuta, pois o seu trabalho e incentivo foram fundamentais. Ao Felipe Motta, por acreditar e fazer com que esse sonho se concretizasse. Obrigado à todos vocês por me proporcionarem a vivência dessa nova fase !



Julio Rodrigues

Foto Materia: Luís campola Insta: @luiscampola

Manobra : flip

Deccs Magazine 19


 lançava no mercado com seu sonhado pró-model, depois de 22 anos de puro skate pelas ruas. O lançamento contou também com uma vídeo parte, lançada no Youtube. O merecimento desta nova trajetória de Luís como skatista profissional se deve a sua persistência, foco e respeito, além, é claro, de seu skate. Essas qualidades foram fundamentais para o empresário Éder Cizinho incentivá-lo a ascensão ao profissionalismo, no cenário underground. O pró-model foi lançado com a ilustração do lobo mal e os três porquinhos, design do amigo Vinicius Vico.

Luís Fernando 35 Anos, 22 anos de skate Campo limpo Paulista-SP - @luiscampola Fernando, de Campo Limpo Paulista, comemora seu primeiro ano de Lprofiuís ssionalismo e comenta sua trajetória de 22 anos de muito skate, amizades e vivências

Foi no dia da mentira, 1º de abril de 2019, que Luís Fernando Martins conquistava a graduação máxima do skate, o de profissional. Com o patrocínio da marca de shape Lamina, e com 35 anos, Luís se

Local de Campo Limpo Paulista, interior de São Paulo, Luís Fernando se orgulha de suas origens e é na pista da sua cidade natal, conhecida como C-Vida, que ele começou a dar suas primeiras manobras, sempre junto de seu parceiro de sessão Vico. “Foi uma cena muito forte que aconteceu nessa cidade, com fábricas de shape e uma pista que era frequentada por muitos skatistas e que rolava campeonato todo ano. Isso me influenciou muito no começo e até hoje faço minhas sessões nela, mesmo estando esquecida hoje”, diz. Na pista de Campola, Luís conheceu seus parceiros de sessão que ao longo dos anos foram tornado sua influência, também. A geração que começou a andar com ele era uma banca de peso, com Ronald Casquinha, Leandro Moska, Renan Urabe, finado Orivaldo Sujeira, Saulo, Felipe Mota, Rogério Esquilo, alem de muitos outros amigos. “Hoje posso dizer que minhas maiores influências foram meus amigos que

sempre correram comigo”, destaca. Mas é na rua onde Luís se sente livre de verdade para abrir a mente e estimular sua criatividade sobre o carrinho e usada também como uma válvula de escape. As sessões costumam ser acompanhadas, na maioria das vezes, pelo seu equipamento de audiovisual, assim todas as manobras em picos novos são devidamente registradas. É com apoio dos parceiros de sessão que ele vai acumulando material (Rafael Oroco, Vico, Kaio Poiate e Diego Teixeira, que o digam) e lançando seus registros pela sua conta de Instagram e canais de amigos no Youtube. Com as devidas exigências: “As imagens devem valorizar primeiro o ambiente e o estilo, sem focar meramente nas manobras”. “O skate salvou minha vida” Perguntado sobre o que o skate representa para a vida, a resposta de Luís é natural: “O skate salvou minha vida”. Quem conhece a jornada deste cara para chegar ao profissionalismo sabe que esta conquista foi merecida. Foi através do skate que Luís conseguiu superar todos os seus demônios internos, superar fraturas, fazer amizades verdadeiras e conhecer lugares utópicos para qualquer skatista, como Europa e vivenciar sessões por Barcelona, Berlin e Praga. Pra encerrar ele deixa seu recado: “Valorize o pró-model nacional”. Texto: Mauro Utida

Fotógrafo: Vinicius Vico

Manobra: Croket

20 Deccs Magazine

Fotógrafo: Vinicius Vico

Fotógrafo: Vinicius Vico

Fotógrafo: Rafael Oroco Manobra : BS tail slide


 Foto: Denis Ono

conseguimos uma brecha para abrir o show na verdade, foi impactante tinham mais de 20 mil pessoas na arena, foi uma das realizações mais importantes da minha vida até hoje, comecei a admirar o lifestyle de banda através do Cbjr Você acreditava na época em já viver isso logo no início? No começo meu sonho era tocar na "balada" da minha cidade (Atibaia) então imagina o choque que foi poder ter vivido isso.

Thiago Ticana Salve Thiago Barboza, para começar a te conhecer melhor, nos fale como você começou no Mundo da Música? Eu comecei aos 16 anos, sempre tive interesse por guitarra desde moleque, comecei a fazer aula de violão com um vizinho e desde então nunca mais parei de estudar. Sua família te apoiou? Com certeza se não fosse o apoio da minha família no começo eu não teria conseguido, com toda preocupação com meu futuro, mas eles deram total apoio sim. . Logo no começo da sua carreira, você abriu um show para Charlie Brown Jr., uma das bandas muito conhecida no meio do Skate, talvez a mais Skateboard do Brasil, nos conte como foi na época isso? E como receberam esse convite? O show foi em meados de 2012, eu tocava em uma banda que estava em crescimento na região, lotando as casas de show na época,

Você está na banda "La Raza"? A Banda tem planos para depois que passar a crise do Covid-19? E Quais são os planos? Antes mesmos de toda essa pandemia, a banda já estava em pausa estamos em conversa sobre o futuro, mas como ele ainda é incerto, nao posso afirmar . Ultimamente você trabalhou com muitos músicos de nome, cite alguns deles, e nós fale qual show mais marcou para você e por que? Tenho a honra de trabalhar como guitarrista nas produções do lendário DJ CIA, tive a oportunidade de gravar o Rock remix oficial de "Mun Rá" do Sabotage Atraves dele gravei com Mano Brown, Ice Blue, Primeramente, 1 Kilo entre outros, a maoria desses sairá no 1 Album do DJ CIA. Hoje também faço parte da banda da artista Australiana NISHA STAR, já fizemos alguns shows pelo Brasil e seu primeiro album no qual participo de algumas faixas está a caminho.

Abertura Charlie Brown Jr em 2012 em Atibaia com a banda Its (Como contei acima) Festival Porão do Rock em 2018 com a La Raza, esse show foi foda, a galera comprou o show, teve Bate Cabeça, Wall of Death, pico lotado e vibe lá no talo. . Como foi tocar com o mano do "Suicidal Tendencies", da banda mais Skater dos últimos tempos? Irmão, essa ficha não caiu ainda se pá, cresci ouvindo "You Cant Bring Me Down", "War Inside My Head" entre outras, dividir o palco e também poder gravar em estúdio com ele foi um aprendizado que dinheiro nenhum paga, Mike é uma verdadeira lenda e esse período com ele tem sido de muito aprendizado.Tem muita coisa por vir ainda com a artista que ele está produzindo a NISHA STAR, voces vao ouvir falar muito dela ainda. . Deixe sua Mensagem para a galera? Vivemos tempos sombrios, de afronta a liberdade, com um facista no poder, vamos nos expressar rapaziada, através da arte, do Skate.Liberdade acima de tudo! Agradecimentos? Queria agradecer meu mano Robson Félix que me indicou pra esse espaço, a revista Decs Magazine, minha mulher, família e todos aqueles que sempre acreditaram em mim (Eu sei bem quem são)

Tem 2 Shows que marcaram muito a minha vida.

Show Nisha STar Part Mike Muir - Foto: Mahatta Gravação Estúdio Orra Meu com Mike Muir e Nisha STar - Foto: Ivan Shupikov

Festival Sick Bastardz em São Paulo/ SP com Nisha STar e Mike Muir - Foto: Ivan Shupikov

La Raza / Planet Hemp / CPM 22 Foto: Raphael Mateo

Abertura show do Planet Hemp na Áudio Club com La Raza - Foto: Raphael Mateo Deccs Magazine 21




L

RODRIGO K-B-ÇA

á vamos nós para mais um daqueles textos de apresentação. E lá vamos nós para mais um clichê: é sempre difícil falar de si. Então é mais fácil falar o que, para mim, significa fotografar skate. A fotografia chegou na minha vida com a compra da minha primeira câmera em 1997, mas acredito que só me senti fotógrafo em 2004, quando comprei minha primeira digital reflex e, além de ter mais contato com fotógrafos que me ensinaram algumas técnicas, publiquei minha primeira foto de página dupla na Tribo Skate. Sempre tive como foco fotografar skate e skatistas. Acredito que a fotografia de skate tem um diferencial em relação à fotografia dita “esportiva”. Sempre que vejo um fotógrafo de surf, por exemplo, vejo que a maioria utiliza a técnica de fazer uma sequência de fotos para escolher o melhor moment. No futebol acontece a mesma coisa e isso se repete em outras modalidades. No skate, aquele clique na hora exata acaba sendo tão gratificante quanto aquela manobra que a gente volta com as quatro, perfeita. Até mesmo por isso, separei

apenas fotos de moment para a Deccs. Acredito que elas têm uma força que mostram o verdadeiro poder de uma foto: eternizar um momento que aconteceu em uma fração de segundos. Dificilmente ele vai acontecer da mesma maneira de novo. Não existe ambiente controlado que consiga recriar organicamente um gesto, aquele pé o lugar ideal ou a posição de um skate girando um flip. Hoje tenho fotografado menos do que na época em que trabalhava em revistas, mas a foto ainda segue sendo uma paixão e, principalmente, uma maneira de colaborar com o skate. Captar momentos que não irão se repetir é ajudar a escrever uma história e, a cada foto de skate, acredito que esteja colaborando para redigir algumas frases na história de algo muito maior que todos nós. Por isso que fotografar skate é tão especial. Aquela tensão, segurar a respiração, ouvir o barulho do skate e apertar o disparador na hora exata em que todos os elementos se alinham e constroem uma imagem que vai estar congelada para todo sempre.

GIOVANNI VIANNA_- HALFCAB HEEFLIP

LUCAS XAPARRA - SWITCH FS HEELFLIP

FOTO : JULIO DETEFON

RODRIGO K-B-ÇA - FS SMITHGRIND

DEXTER - FIFTY

MARLON SILVA - FS NOSESLIDE

MIGUEL OLIVEIRA - EGGPLANT

DANILO DO ROSÁRIO - FLIP Texto: Rodrigo K-b-ça Insta:@rodrigokbcalima

22 Deccs Magazine




Marcel Carboneri 28 Anos, 18 anos de skate Jundiaí sp - @vivendolongboard Conte um pouco sobre sua Trip em Balneário Camboriú SC? Eu foi para balneário Camboriú SC Fazer exposição de fotos dos atletas de classic longboard e monstrar um pouco da modalidade fora de são Paulo e também rolou aulas para o pessoa do evento da ldb boards . Você já participou de campeonatos, e quantos títulos já ganhou?? Eu participei de 3 campeonatos e conquistei medalhas

Campeonatos Independência ao longboard Classic day Downhii classic campinas Promessa boards

Fotografo: Sid pics Insta: @sidpics Manobra: backside

Quando participou de seu primeiro campeonato quando foi? O primeiro campeonato foi 2018 Você tem algum tipo de apoio ou patrocínio? Dang store moda plus size masculina Apoio: Thor skateboards Qual seu local preferido para praticar o esporte e a manobra que mais se identifica? ladeira do quintal do Ipiranga Minhas manobras preferida backside ,walking , nose Willy

Manobra : nose Willy

Manobra : backside

Quais são os objetivos para 2020? Eu tenho objetivo em 2020 correr o campeonato brasileiro na cidade de São Pedro sp. Para finalizar, deixe uma mensagem para os praticantes e novos praticantes do Classic longboard? Aprendizagem dedicação e a evolução do esporte skate no pé surf na mente

Manobra : nose Willy

Fotografo Materia: Sid pics Insta: @sidpics

Deccs Magazine 23


Marcos Noveline GRATIDÃO

Será Capa na edição N14

Entrevista skate PRO / Brasileiro Foto: André Calvão insta: @andrecalvao

Sonhar, viver, e todo dia agradecer. Obrigado, Deus. Edição Mai-N13 Deccs Skateboarding M a g a z i n e