Page 1

titanic

o acidente minuto-a-minuto ´

entenda a tragedia

Insubmergível, diziam os jornais da época. Assim foi o lançamento de Titanic, em 10 de abril de 1912, quando o navio da companhia White Star Line realizou sua viagem inaugural de Southampton, Inglaterra, à Nova Iorque, com 2.227 pessoas a bordo, sob o comando do experiente capitão Edward J. Smith. Comprimento: 269,06 m

Altura total 53,34 m

23:30 Frederick Fleet e Reginald Lee, vigias

02:18 As luzes piscam e se apagam defini-

da noite, assumem seus postos para observar o mar e avisar a ponte de qualquer perigo iminente.

tivamente. A grande tensão no casco quebra o Titanic em dois. A popa retorna a sua posição horizontal e, puxada pela proa, sobe rapidamente no ar até ficar completamente perpendicular.

23:40 Inesperadamente, Fleet observa uma grande forma escura indistinta elevando-se 18 metros acima da superfície e que ele reconhece como sendo a ponta de um iceberg a aproximadamente 460 metros e imediatamente avisa a ponte, “iceberg diretamente à frente”. O primeiro oficial, Murdoch ordena tudo a estibordo no timão e parada seguida de reversão total dos motores. Irá levar ainda alguns segundos para o navio iniciar sua curva à esquerda e após a proa virar 10 graus, o iceberg atinge o navio diretamente a estibordo gerando um tremor sentido por todo o navio. A colisão dura apenas 10 segundos, mas o suficiente para causar sérios danos estruturais ao casco.

02:20 A inclinação da popa diminui conforme o Titanic desaparece sob as águas do Atlântico Norte.

Largura 28,2 m

Tonelagem bruta: 46.328 toneladas Capacidade: 3.547 pessoas (passageiros e tripulação) Custo para construir na época: 7.5 milhões de dólares

00:20 São dadas ordens para os passageiros Na noite do dia 14 de abril, Por volta de 23h40, o sino do cesto dos vigias tocou três vezes, indicando que à frente do navio surgia uma massa escura de gelo. A ordem foi que se virasse ao máximo a estibordo e se fizesse marcha à ré a toda potência. Entretanto, a medida não foi suficiente para evitar o encontro entre o navio e o iceberg, que arranhou o casco da embarcação sob a linha de água, abrindo um rasgo com mais de 90 metros em seis compartimentos da proa. Um dos construtores do Titanic, Thomas Andrews, que estava à bordo, calculou os estragos causados

pelo choque e constatou que o navio tinha duas horas antes de afundar totalmente. O capitão Smith ordenou aos radiotelegrafistas o envio de mensagens de socorro e iniciou os preparativos para que os passageiros abandonassem o navio nos barcos de salvamento. Havia apenas 20 botes que, em sua capacidade máxima, poderiam levar 1.178 pessoas. Entretanto, o desespero de tentar se salvar fez com que os primeiros botes saíssem sem a sua capacidade total. Ao final, apenas 705 passageiros conseguiram se salvar e às 2h20 da manhã do dia 15 de abril, o Titanic afundou completamente.

começarem à entrar nos botes salva--vidas. O Titanic começa a apresentar uma inclinação, causada pelos seis compartimentos comprometidos no acidente e que já estavam cheios de água, e sua proa inicia seu mergulho na água gelada.

04:10 Começa o resgate dos botes salva-vidas pelo navio Carpathia.

08:30 O último bote salva-vidas é resgatado.

08:50 E, em seguida, O Carpathia parte para Nova Iorque com 705 sobreviventes.

Foi estimado que 1522 pessoas perderam a vida na tragédia.


UVAS NO ES Pólo produtor de uvas no Estado do Espírito Santo Santa Teresa

Brasil

Santa Maria de Jetibá Santa Leopoldina Domingos Martins Venda Nova do Imigrante

O Estado do Espírito Santo possui

Conceição do Castelo

microrregiões com condições

Marechal Floriano

diferenciadas de clima e solo, que

Espírito Santo

propiciam o cultivo da fruta em vários municípios. A abrangência

Alfredo Chaves

do Pólo envolve os municípios de Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo e Alfredo Chaves, por contemplarem

Santa Teresa

especialmente essas condições.

A expectativa para a produção de uva em Santa Teresa, município que detém cerca de 80% da produção estadual da fruta, é que este ano a safra seja 50% superior em relação ao ano passado. Os produtores devem colher, até dezembro, 600 toneladas de uva e produzir cerca de 120 mil litros de vinhos e sucos, de acordo com um levantamento feito pelo Incaper - Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.

Expectativas 600 toneladas de uvas e 120 mil litros de vinhos e sucos


Como fazer algodão-doce O algodão-doce nada mais é do que açúcar puro. Mas, você pode usar corante para deixá-lo colorido. E vai precisar de palitos como suporte para o algodão-doce.

Ingredientes: Açúcar

Para deixar o açúcar "felpudo" você irá precisar de: • calor para derreter o açúcar e transformá-lo em líquido; • uma série de minúsculos orifícios por onde o açúcar líquido possa escorrer para formar filamentos; • um cilindro giratório que impulsiona o açúcar líquido para fora de modo que ele seja forçado através dos orifícios; • um palito para pegar os filamentos; O aquecedor existente no cilindro derrete o açúcar transformando-o em líquido.

Em seguida, a máquina faz o cilindro girar forçando o açúcar líquido para fora através dos pequenos orifícios.

No momento em que os tênues filamentos de açúcar entram em contato com o ar eles esfriam e se solidificam outra vez, formando uma teia de fios de açúcar no vasilhame da máquina.

A teia pode ser facilmente recolhida com um palito.

Bom apetite!


Desenho Industrial

Optativa Vídeo I

Ergonomia

Geometria de comunicação visual, empresas de televisão, produtoras públicas e privadas, entre outros. O curso tem duração de 9 períodos, 4 anos e meio, e a seguinte grade curricular:

Comunicação e Informação

Língua Portuguesa

Introdução à Antropologia

História das Técnicas e do Desenho Industrial

Computação

Desenho Técnico

Desenho Artístico I Estética e História da Arte I

Projeto IV Plástica A

Optativa

Sociologia Geral

Projeto I Meios e Métodos de

Semiótica da Imagem

Optativa

Projeto II

Cor

Multimídia I

Projeto V

Estética e História da Arte II

Desenho Artístico II

Vídeo II

Projeto de Graduação I

Optativa Optativa

Projeto Supervisionado

Marketing e Design

Da Matéria à Forma

Projeto de Graduação II

Geometria

Introdução à

Multimídia II

Projeto III

Formando

Optativa

Carga horária total : 2.790 horas

Disciplinas Optativas: 360 horas

Calouro Computação

desenvolver pesquisas de alcance social que atendam a demandas relativas à área, nos contextos temporal, ambiental, cultural, político e econômico.


Infográficos  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you