Page 1

O jornal do Rômulo Galvão Jornal dos alunos da oficina de rádio e jornalismo escolar – Elísio Medrado/BA -abril Nº 06 -2012

EDITORIAL

JORNADA PEDAGÓGICA/2012

Amigos leitores, esta é a 1ª edição do Jornal RG, do ano de 2012. Neste exemplar vocês vão encontrar uma diversidade de notícias: Jornada pedagógica, entrega do livro didático, gravidez na adolescência, abertura do ano letivo, monitoramento da água, orientação vocacional, recuperação paralela, produções textuais dos alunos.

Nos dias 01, 02 e 03 de fevereiro, os professores do Colégio Rômulo foram acolhidos para o início das atividades do ano em um encontro muito especial. A professora especialista em Psicanálise e Artes Stael Machado ministrou palestra acerca do tema "Motivação e Diversidade Cultural". Foi momento de reflexão e de muito conhecimento.

Confira

O encontro contou com a participação da equipe gestora do colégio Rômulo, de Professores, monitores dos Programas Mais Educação e do Ensino Médio Inovador, funcionários e a diretora da DIREC 29 Tatiane Souza. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

A gravidez indesejada na adolescência é vivida pela jovem como um período de muitas perdas. Ela deixa de viver sua juventude, interrompendo seus estudos, abandonando o sonho da formação profissional e seus projetos de vida. Por causa dessa nova responsabilidade, pode afastar-se dos amigos, perder a confiança e o apoio da família, que muitas vezes expulsa e abandona a jovem à sua própria sorte. Quando a jovem se sente abandonada pela família e comunidade pode até cair na prostituição. Por tudo isso, podemos ver que a adolescência não é o melhor momento para a maternidade. Como os pais podem ajudar a prevenir a gravidez na adolescência?

Se desde cedo os pais conversarem com a criança, respondendo o que ela pergunta e respeitando a curiosidade sem 1 com os violência e sem críticas, estarão criando um canal aberto de comunicação. Isso vai facilitar a conversa dos pais filhos adolescentes, fazendo com que os jovens se sintam mais seguros, amados e respeitados. Quanto mais o adolescente gostar de si mesmo e se cuidar, menor é o risco de uma gravidez nessa fase.


ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Numa sociedade cada vez mas competitiva, desde muito cedo que a decisão vocacional dos adolescentes gera um grande impacto na sua futura vida profissional. Este processo de decisão reveste-se de alguma complexidade e pressupõe que os adolescentes tenham conhecimento de si próprios, da sua maturidade e informação escolar e profissional que possam sustentar a sua decisão. Momento crítico, estresse de todos os lados, pressão absoluta. É muita coisa para alguém tão jovem. É por isso que o número de abandono e transferência de cursos em universidades no Brasil continua crescendo. Cada vez mais imaturos, os estudantes ingressam em cursos que não conhecem direito, desistem e ficam “pulando de galho em galho” até descobrirem o que querem realmente. O processo acaba acontecendo na ordem inversa da natural, onde primeiro eles “praticam” o curso para depois conhecêlo e saber se é isso ou não o que querem. A orientação vocacional é um processo de autodescoberta para o jovem, que se sente perdido e sem norte. Se o problema é a decisão, faça o seguinte exercício: identifique as disciplinas que você mais gosta na escola, perceba se gosta de trabalhar em grupo ou sozinho, em espaços calmos ou badalados.

O Dia Internacional da Mulher foi lembrado no Colégio Rômulo durante a primeira semana do mês de março com atividades em classe. Foi realizada atividade fílmica interdisciplinar. Os filmes exibidos foram: Olga, Prova de Fogo, A Cor Púrpura, e O Sorriso de Monalisa. A nossa escola vem dando uma contribuição para que as datas comemorativas não passem despercebidas.

OBESIDADE INFANTIL E NA ADOLESCÊNCIA

A obesidade não é mais apenas um problema estético, que incomoda por causa da “zoação” dos colegas. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto. Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta. As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros. As pessoas dizem que crianças obesas ingerem grande quantidade de comida. Mas esta afirmativa nem sempre é verdadeira, pois em geral as crianças obesas usam alimentos de alto valor calórico que não precisa ser em 2grande quantidade para causar o aumento de peso.


VISITA DA UFRB

ENTREGA DO LIVRO DIDÁTICO AOS ALUNOS

O Colégio Rômulo Galvão já iniciou a distribuição dos livros didáticos aos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Tratase de um momento esperado pelos estudantes. É o primeiro ano em que os alunos do Ensino Médio receberam livros de Inglês, Filosofia e Sociologia. Cada obra deve ser usada durante três anos consecutivos. Lembrando que este material será o eixo norteador do trabalho pedagógico desenvolvido no colégio, mas os professores utilizarão outros recursos necessários, visando dinamizar as aulas e garantir um ensino de qualidade. Cuidar do livro didático é compartilhar conhecimento!

A Professora, Drª em Filosofia da Arte, Denise Magalhães e o Professor Mestre em Filosofia Moderna, Ricardo Andrade da UFRB de Amargosa visitaram o Rômulo no mês de março. Vieram propor uma parceria e aproveitaram a oportunidade para conhecer a infraestrutura da nossa escola. Eles foram recepcionados pelo professor Wellington e pela professora Graça.

ABERTURA DO ANO LETIVO /2012

A solenidade de abertura do ano letivo do Rômulo Galvão aconteceu no dia seis de fevereiro de 2012, no pátio da escola com a apresentação dos professores pelo gestor Willian Panfile que também desejou boas vindas e sucesso a todos os alunos e professores, enfatizando o compromisso com a educação de qualidade e reafirmando a parceria para o ano letivo de 2012. Os alunos foram recebidos com muita alegria. Houve sorteios de prêmios, exibição de slides com retrospectiva das atividades de 2011, exposição de fotos dos alunos destaques do ano anterior, apresentação do regimento escolar e regras de funcionamento do colégio, com as oficinas e atividades dos programas Ensino Médio 3 Inovador e Mais Educação.


EXEMPLO DE SUPERAÇÃO

TEATRO DE FANTOCHE/MAIS EDUCAÇÃO

Os alunos da oficina de letramento participaram de uma atividade criativa e divertida na companhia da prof. Juceleide. Eles produziram textos sobre Dia Mundial da Água e apresentaram os textos em forma de teatro com bonecos e contadores de histórias. Foi um sucesso, sendo motivados a cuidar da água do nosso planeta.

Um belo exemplo de superação. Conheça pró Deusa, graduada em Letras pela UNEB, já foi professora do nosso colégio, hoje aposentada. Apesar de suas limitações físicas, dá uma lição de vida que não pode ser esquecida. Ela foi a entrevistada no estúdio da Rádio RG por alunos da oficina de Rádio e Jornalismo escolar no Dia Internacional da Mulher. Para qualquer um de nós, é a amiga, a companheira, sempre pronta a colaborar, não fugindo nunca às suas responsabilidades. Sua humildade é notória e sempre diz saber pouco, procurando aprender cada vez mais.

MONITORAMENTO DA ÁGUA

Os alunos da oficina de experimentação, com a orientação do professor Isaías, realizaram uma atividade curricular que teve como objetivo analisar a água utilizada pelos alunos em suas comunidades. Após análise, concluiu-se que para podermos ingerir água de qualidade é necessário mantermos alguns parâmetros. Entre estes parâmetros podemos citar: oxigênio dissolvido, PH, amônia e ferro total. Foi possível verificar que algumas localidades apresentaram resultados diferentes como foi o caso da turbidez de algumas amostras maior em relação as outras e o Ph das amostras que variou entre 6,5 e 8,0. Não foi possível determinar o teor de cloro, pois nem todas as amostras eram provenientes de água tratada. 4


OFICINA DE CANTO CORAL/MAIS EDUCAÇÃO

O oficina de canto coral tem como objetivo proporcionar aos alunos o desenvolvimento de habilidades vocais e musicais, garantindo o acesso à cultura, além de oportunizar a aquisição de um repertório amplo de competências sociais que favorecem o convívio em sociedade, promovendo o bem-estar social.

REFORÇO DE MATEMÁTICA/MAIS EDUCAÇÃO

Alunos do Colégio Rômulo recebem o reforço de Matemática do programa Mais Educação para ajudá-los nas aulas de Matemática. As aulas acontecem em turno oposto. São para os alunos que possuem dificuldades nas aulas de Matemática.

ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO A encenação da Paixão de Cristo mobilizou alunos da oficina de Arte do EMI, professores, monitores e alunos do Programa Mais Educação e a equipe gestora do Colégio Rômulo. Personalizados com vestimentas da época, o grupo não apenas encenou, mas emocionou quem assistiu aos atos. A peça foi apresentada na praça em frente ao nosso colégio.

5


PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS... A INDECISÃO

Ontem à noite, minha amiga me ligou confusa desesperada, chorando sem saber o que fazer, sem saber qual escolher; pedindo que eu a ajudasse, pois não sabia mais resolver. Eu pedi que ela se acalmasse e me axplicasse o que estava acontecendo. E ela, ansiosa, me falou: -Amiga, eu não sei mais o que fazer. Estou em dúvida entre os dois. Eles fazem parte da minha vida, os dois me completam, os dois me encantam. Um me faz sentir segura, confiante; o outro faz com que eu me sinta mais bonita. Por favor, amiga, me ajude. Eu estou atrasada. Eu, sem entender, perguntei: - Do que realmente você está falando? Ela respondeu: - Do meu vestido. Qual escolho? O preto ou o vermelho?

Crônica da aluna: Kaiena dos Santos 3° Médio do Ensino Inovador

SAPATOS PRADA

Em uma noite de domingo, resolvi parecer uma garota normal e saí com uns amigos para badalar e, quem sabe, paquerar um pouquinho. Passamos a noite inteira indo de bar em bar, de festa em festa. Termina, a nossa noitada numa balada cheia de gente bonita; tomamos mais alguns drinks, e um dos meus amigos me convenceu a dançar um pouco. Dançamos durante meia hora, quando avistei um homem. À primeira vista, ele tinha tudo que uma mulher pede a Deus em matéria de beleza, percebi que ele não parava de me olhar, então tomei coragem e me aproximei. Super educado e galante, ele me elogiava o tempo inteiro; cabelo, roupas, sapatos, bolsa... dizia que eu era linda. Então trocamos nossos telefones, conversamos durante alguns dias, antes de marcarmos um novo encontro. No dia marcado, ele me ligou, pedindo para que eu usasse os mesmos sapatos que eu usava no dia em que nos conhecemos; fiz o que pediu, e saímos para tomar um sorvete, caminhar e conversar um pouco.

Mulher Mulher branca, negra Faz do Brasil, ser mais uma beleza Espalhando encantamento. E despertando amor e pureza Mulher, uma grande presença no mundo E é por você mulher Que eu sinto esse grande amor profundo Mulher aquela que aconselha e dá carinho E com você, mulher, Nunca mais estarei sozinho

Ao final do dia, antes de ir embora, ele se aproximou de mim, olhou nos meus olhos e, quando eu esperava aquele beijo, ele me disse: -Desde o primeiro dia em que eu te vi que me apaixonei pelos seus sapatos Prada. Por favor, amiga, me diz onde você os comprou. Crônica da aluna: JÉSSICA CALDAS 3º Médio do Ensino Médio Inovador

Mulher amiga Nunca viverei sem ti Sem você mulher Nunca mais irei sorrir

Poesia dos alunos- Delfino Cardoso, Jonathas Silva, José Adriano e Rafael Santos. 1º Médio do Ensino Inovador

CONTRIBUA COM O NOSSO JORNAL!!!! PARTICIPE DANDO SUGESTÕES DE TEMAS 6E ESCREVENDO SOBRE ASSUNTOS DIVERSOS.


Mulher Mulher, sinônimo de fortaleza, aquela que tem força para superar todas as dificuldades e ainda consegue sair de cabeça erguida. Mulher, aquela que sofre muito e ainda consegue seguir em frente. Aquela que mesmo estando triste coloca o sorriso no rosto e finge estar feliz. Mulher, aquela que mesmo tendo afazeres de casa não deixa de se arrumar. Mulher, aquela que ama fazer compras, que tem sapatos e roupas de diversas cores e tipos e mesmo assim não deixa de comprar mais. Mulher, aquela que já foi muito desvalorizada e maltratada mas lutou e conseguiu seus direitos e seu lugar na sociedade. Parabéns a todas as mulheres do mundo que conseguiram vencer todos os obstáculos da vida. Poesia da aluna: Ana Karla Amaral 7ª série

Índio Os índios eram humildes, Não tinham arrogância não, Os portugueses chegaram Trazendo destruição. Os índios eram felizes Na sua terra amada Mas os portugueses chegaram Trazendo suas batalhas Os índios tinham suas terras Os portugueses tomaram Foram muitas guerras E teve gente que chorou Coitado do índio Que teve que lutar Perdendo algumas batalhas E sendo forçado a trabalhar Será que eles ainda vão aguentar? Já basta, os índios merecem Nosso respeito Eles são pessoas... RESPEITO! Alunas: Ana vitória, Luana Sala, Jamile Cruz, Victória Arcanjo e Gracineide Souza/6ª série Oficina de letramento/Mais Educação

O Grito

Era uma vez um homem

A NATUREZA

Que vivia só gritando Que ninguém sabia por quê. Bem acho que ele era assustado Mas ele gritava à noite Quando todas as luzes se apagavam. Acho que ele pedia socorro Parece que ele tinha medo do escuro E então todos ficavam curiosos Prá saber por que ele gritava tanto Mas ninguém nunca descobriu. Poesia do aluno: João Pedro Sandes Lima/5ª série Oficina de letramento/Mais Educação

A natureza foi criação de Deus Ele criou tudo para felicidade Criou tudo com amor Com um amor de verdade Quando ele criou Ele criou com perfeição Fez tudo tão lindo Só não criou a poluição Não polua Não maltrate Esta linda criação. Poesia da aluna: Marta Maria dos Santos/8ª série Oficina de letramento/ Mais7Educação


Aniversário de Salvador AVALIAÇÃO INTERDISCIPLINAR/2012

No dia 17 de abril aconteceu a primeira prova interdisciplinar do Rômulo Galvão do ano de 2012. A prova foi composta por 30 questões objetivas e uma produção de texto e abrangeu todas as áreas do conhecimento. No dia 29 de março foi comemorado o aniversário da nossa amada cidade de Salvador, capital da alegria, primeira capital do Brasil. Parabéns Salvador pelos seus 463 anos. Apesar dos seus problemas, você ainda nos enfeitiça e nos enobrece.

EXPEDIENTE

JORNAL-JRG O Jornal do Rômulo Galvão EDITORES: alunos da oficina de Rádio e Jornalismo Escolar do EMI

DÚVIDAS FREQUENTES COORDENAÇÃO: Maria das Graças da Silva Santana

"A presidente" ou "a presidenta"? Tanto faz. As duas formas são consideradas corretas. Note que a forma “presidenta” segue a tendência natural de criarmos a forma feminina dos substantivos com o uso da desinência “a”, como ocorre em: trabalhador/trabalhadora, fotógrafo/fotógrafa, etc. Na língua portuguesa, temos também a opção da forma comum de dois gêneros, como ocorre em: o jovem/a jovem, o estudante/a estudante, etc.

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA: Profª Maria das Graças Santana e os alunos: Paulinho Esperança, Beatriz Santos, Geisa dos Santos, Franciele Argolo,Thaís Costa,Tiago Pereira Eduardo, Crispina, Uemeson, Murilo, Crispiniana, Delfino Cardoso dos Santos, Jonathas Silva, José Adriano Esperança, Rafael Santos, Márcia Rodrigues, Rozeli Santos, Jackson José, Luzineide Santos, Joseane Santos, Wadson Oliveira e Michele. PROFESSORA ARTICULADORA DO EMI: Irenice P. S. Andrade REVISÃO: Profº Gilberto Cerqueira Neri (Profº de Língua Portuguesa do EMI) DIAGRAMAÇÃO: Monitor das Mídias Alternativas: Edson Moura Gestor: Willams Panfile Santos Brandão Email: colegioromulo@hotmail.com http://colegioromulo10.blogspot.com

8

JORNAL ESCOLAR DO RÔMULO GALVÃO 2012  

Confira Se desde cedo os pais conversarem com a criança, respondendo o que ela pergunta e respeitando a curiosidade sem violência e sem crít...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you