Issuu on Google+

JRG

O Jornal do Rômulo Galvão DIREC 29

Jornal dos alunos da oficina de Rádio e Jornalismo Escolar - Elísio Medrado / BA Outubro - 2011 nº 04.

EDITORIAL

ASSIM NASCEU O DIA DO ESTUDANTE

É com muita alegria que publicamos mais uma edição do nosso JRG. Trazemos notícias sobre I Feira de Ciências do Rômulo Galvão, o Projeto de Leitura e Escrita, indisciplina na escola, ótimos textos de alunos do Programa Mais Educação, do Ensino Médio Inovador e Fundamental e muito mais. Confira.

Prova Interdisciplinar III Unidade

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima. Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934. Cem anos após a criação dos cursos de Direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

O Rômulo Galvão teve o prazer de realizar, juntamente com toda a equipe de professores e alunos, mais uma prova de caráter interdisciplinar no dia 23 de setembro. Como sempre, o resultado foi um grande sucesso, pois os aprendizes já assimilaram a importância deste tipo de avaliação para a formação deles para enfrentar o disputado mundo dos concursos.

O gestor Williams na Revista Pátio O Colégio Rômulo Galvão, representado pelo gestor Williams Panfile, foi entrevistado pela Revista Pátio com o objetivo de evidenciar as oficinas do Ensino Médio Inovador e do Mais Educação que acontecem na U. E. desde 2010 e que têm surtido grande efeito na qualidade do ensino ofertado.


2

JRG - O Jornal do Rômulo Galvão

O 7 DE SETEMBRO

Todos os anos no dia 7 de Setembro é feriado no Brasil e é comemorada a Independência do Brasil, mas o que foi a Independência do Brasil? Esse acontecimento foi um dos fatos históricos mais importantes de nosso país. A independência do Brasil marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Antes disso, aconteceram muitas tentativas para que o Brasil se tornasse um país independente, ocorreram brigas e muitas pessoas morreram na luta por este ideal.

TORNEIO DE XADREZ DO COLÉGIO RÔMULO GALVÃO.

Os alunos da atividade de xadrez do Programa Mais Educação participaram do torneio de xadrez organizado pelo monitor Adelmo Souza. As duplas finalistas foram: Rebécca Silva x Jovany Peixoto Leandro Andrade x Matheus Neri Classificação: 1º lugar: Mateus Neri ( 7ª Série) Classificação: 2º lugar: Leandro Andrade (3º ano Médio C) Classificação: 3º lugar: Jovany Peixoto ( 1º ano Médio)

FOLCLORE – TRADIÇÃO POPULAR

O folclore é uma tradição popular. São festas, danças, rezas, simpatias, mitos, histórias, brincadeiras, ritmos, comidas e costumes que passam de pais para filhos há muitos e muitos anos. Sempre ganhando novos ingredientes. Afinal, quem conta um conto aumenta um ponto! Assim, de geração em geração, esse montão de elementos vai se misturando e se transformando.

ACESSE: colegioromulo10.blogspot.com ENCERRAMENTO DO ESTÁGIO DE REGÊNCIA DO ANO DE 2011

No último dia 11 de Outubro, aconteceu o encerramento do estágio de regência do Curso Normal dos alunos do Colégio Democrático Professor Rômulo Galvão., culminando num almoço com todos os estagiários, regentes , diretores das escolas e professores. Organizado pela articuladora de estágio a pedagoga Carmem Barreto.


3

JRG - O Jornal do Rômulo Galvão

RESULTADOS DO FACE E DO TAL DO RÔMULO GALVÃO / 2011

FACE (Festival Anual da Canção Estudantil) DIZER QUE SIM (Talita Nogueira Alves, 3º Ano A e Edilane Barbosa de Andrade, 2º Médio Inovador) CADÊ VOCÊ? (Ana Vitória Silva Santos, 5ª série e Victória Shalon Arcanjo da Silva, 5ª Série)

TAL ( Tempos de Artes Literárias) ANIMAIS - Poema (Martha Peixoto da Silva, 6ª Série) A NATUREZA - Poema (Jeovana dos Santos, 8ª Série) SEGREDO IMORTAL - Poema (Valnei Cardoso de Jesus, 3º Ano) PRECONCEITO EXISTE SIM - Poema (Raily de Jesus Oliveira, 1º ano Médio Inovador)

NOVAS ATIVIDADES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DO COLÉGIO RÔMULO GALVÃO

Na primeira semana de outubro, iniciaram as atividades da capoeira e do karatê do Programa Mais Educação, somando um total de 120 alunos. Todos os inscritos ganharam roupas apropriadas para a prática esportiva, ou (kimonos ou calça e camisa) para praticar as atividades. Na capoeira, temos como monitor mestre Raimundo Oliveira e no karatê, prof. Adelmo Souza.

ARTES VISUAIS ESTUDANTIS

No começo de novembro, até o dia 5, acontecerá a exposição das obras na Direc, com a seleção das 03 que irão para a 3.ª fase em Salvador.

FACE e TAL - Etapa Regional

O evento ocorreu no dia 27 de setembro na cidade de Amargosa, organizado e coordenado pelos professores Elias Andrade e Carmem Barreto- DIREC 29. No Projeto FACE,a aluna Talita Nogueira Alves nos representou com a canção DIZER QUE SIM. Não foi classificada para a terceira etapa, mas honrou a nossa escola com a sua apresentação. Já no Projeto TAL, a nossa escola foi representada pelo aluno Valnei de Jesus do 3º Ano do Ensino Médio com o poema SEGREDO IMORTAL, foi classificado nessa segunda etapa e está inscrito para a 3ª fase do projeto. A finalíssima desses projetos acontecerá em Salvador, no mês de novembro.


4

JRG - O Jornal do Rômulo Galvão

I FEIRA DE CIÊNCIAS E 3ª MOSTRA DO CONHECIMENTO DO COLÉGIO RÔMULO GALVÃO

A I Feira de Ciências do Colégio Rômulo foi uma experiência maravilhosa, extremamente rica e encantadora. Na verdade, foi um desafio para toda equipe. Procurou-se fazer o melhor para sensibilizar a comunidade escolar para a importância de participar do projeto. Foi fascinante acompanhar o desenvolvimento dos alunos em busca de novos saberes. Tivemos um momento de grande aprendizagem. Foi uma oportunidade ímpar para que os educandos mostrassem e divulgassem seus talentos. Todos os alunos que participaram foram premiados com medalhas. As alunas que tiveram o seu trabalho selecionado receberam como prêmio aparelhos de celular. O número de visitantes superou as expectativas. Vieram prestigiar o evento alunos e professores das escolas municipais e particulares da cidade, autoridades locais e da região e pais de alunos. Foi um dia surpreendente. Os alunos contaram com o apoio de muitos, em especial do gestor profº Williams Brandão que não mediu esforços para que tudo acontecesse, do orientador e coorientador dos projetos de pesquisa os professores Isaías Lima e Joelson Ribeiro e das professoras Irenice Peixoto e Maria das Graças Santana que coordenaram o projeto e trabalharam incansavelmente para que tudo ocorresse bem.


5

JRG - O Jornal do Rômulo Galvão

INDISCIPLINA NA ESCOLA

“REFLORESTANDO A BARRAGEM DO JACUTINGA” Contra a ação do desmatamento plantemos a ideia do reflorestamento.

"Há pais que, quando a escola reclama de mau comportamento da indisciplina dos alunos, jogam toda a responsabilidade sobre a escola.” A indisciplina, fala

do desrespeito, e da

intolerância aos acordos firmados, do não cumprimento de regras capazes de pautar a conduta de um individuo ou de um grupo. “Os alunos precisam aderir às regras que implicam valores e formas de conduta e isto deve ser administrado, principalmente, por professores. Os limites implicados pelas regras não devem ser apenas interpretados no sentido negativo. Os limite situam-se, dão consciência de posição ocupada dentro de algum espaço social, seja a família, a escola, ou a sociedade.”

O secretário Osvaldo Barreto presenteia o Rômulo Galvão

O 21 de setembro, data em que se comemora o Dia da Árvore, foi um dia especial em defesa do meio ambiente no município de Elísio Medrado, localizado no Recôncavo Sul Baiano. A ação programada para esse dia foi um Mutirão Comunitário e Educativo de Reflorestamento da Área de Preservação Permanente da Barragem do Jacutinga. O evento contou com a participação da Associação dos Moradores da Jacutinga, de estudantes de diversas escolas das redes municipal e estadual de Elísio Medrado, além de membros do Grupo “COM-VIDA” do Colégio Rômulo Galvão.

Você sabe como surgiu o Dia do Professor? O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil. No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D'Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.

Nosso colégio teve o prazer de receber do ilustríssimo secretário de educação do Estado da Bahia, o sr Oswaldo Barreto Filho uma doação de livros da Literatura Brasileira que vai enriquecer e disseminar ainda mais a cultura da leitura e da escrita nesta comunidade escolar. Fica aqui o nosso agradecimento.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. A ideia de fazer do dia um feriado, surgiu em São Paulo, pelo professor Salomão Becker. Anos depois, a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.


JRG - O Jornal do Rômulo Galvão

6

PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS

UMA TENTAÇÃO

AMIGO Ser amigo, e ser divertido, Estar nos momentos bons E nos momentos de perigo. Abandonar, nem pensar, Nos momentos difíceis, Devemos estar lá. Apoiar as coisas boas É o primeiro passo Para uma amizade conquistar . Se você não tem amigo O que está a esperar.

Naquele dia foi uma tentação! Eu estava frágil, sensibilizada e não parava de olhar para ele. Estava completamente apaixonada, e não tê-lo naquele momento, seria uma tragédia. Eu confesso: ele realmente, mexia e comigo com aquela cara de gostoso, de tentador, deixava-me debilitada, sem saber o que fazer. Sabe aquela sensação de cobiça? Era eu naquela tarde. Ele era o cara! Depois desse dia, prometi que nunca mais ficaria esperando o ônibus em frente à lanchonete sem um centavo no bolso, admirando aquele hambúrguer! Autora: Kaiena dos Santos. Série: 2º Médio A do Ensino Inovador

ORIGEM DO DIA DOS PAIS Dizem que o primeiro a comemorar o dia dos pais foi um jovem chamado Ileso na babilônia há mais de 4.000 anos . Ele teria esculpido em argila um cartão para seu pai. Mas a instituição de uma data para comemorar esse dia todos os anos e bem mais recente. O dia dos pais brasileiros ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa foi do Jornal Globo do Rio de Janeiro que se propôs a incentivar a celebração em família baseado nos sentimentos e costumes Cristãos. Primeiro foi instituído no dia 16 de agosto, dia de São Joaquim, mas como o domingo era mais propício para as reuniões em família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.

Amigo que é amigo Tem que ajudar e no seu coração ele deve morar. Autor: Jean da Silva Oliveira Série: 8ª- B

Educação Inexplicável, Sem razão, Impossível de viver Sem a educação. Educação é bom de se ter, Sem ela Não iriamos crescer. Ser educado é bom, Ajudando o colega A não se esquecer: Educação é uma boa Que nos ajuda a viver. Educação é respeitar o amigo ao lado Sem nenhuma preocupação. Respeitar os pais e os irmãos Para ter um pouquinho de união. Autora: Cássia Regina dos Santos Série: 6ª - A


7

JRG - O Jornal do Rômulo Galvão

MUDA BRASIL

O Brasil é tão lindo Mas precisa melhorar Parar com a violência Poluição da terra e do mar. Temos matas e animais Muitas riquezas minerais Que estão sendo destruídas Pelas mentes irracionais Podemos mudar essa situação Preservando o nosso país O povo precisa viver Cada dia mais feliz.

Autor: Juareis de Souza Barreto Filho Série: 5ª - A

AMIZADE A amizade quando começa É difícil de acabar Sorte a de quem tem um amigo Para poder desabafar. São poucos os amigos Em que podemos confiar Pois se não houver confiança A amizade pode terminar. Os amigos são pedras preciosas Temos que guardá-los no coração Com eles devemos ter Uma boa e harmoniosa relação.

ANIMAIS Domesticados ou silvestres Cada um tem sua mania Uns nadam, Outros andam Tem diversão todo dia. Alguns fofinhos Que dá prazer em tocar Limpinho e saudável Sem nenhum mal A nos passar. O homem não liga pros silvestres Destrói seu habitat Por isso tenho certeza Que é o ser humano que começa a atacar O feroz ofende O manso se defende Com o coração sem culpa De ter feito mal a gente. O aquático vê a beleza do mar O aéreo vê o mundo ao voar O terrestre só se for até o lugar Mais tem uns tão calminhos Que preferem esperar. Os animais tem sentimentos Sofrimento, rancor ou alegria. Também podem ter sonhos De viver em paz um dia! Autora: Martha Peixoto da Silva Série: 6ª - A

VIAJE NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO

Um amigo de verdade É preciso conquistar Pois nas lojas e nos shoppings Não se encontra para comprar. Um autor sagrado nos diz “Quem tem um amigo, encontrou um tesouro”! Assim uma verdadeira amizade Vale mais que uma pedra de Ouro. Autor: Lucas Argolo Sande Série: 6ª - A

2º ANO NORMAL APRESENTOU: TEATRO INFANTIL O DIREITO E SER CRIANÇA (Baseado no ECA) Público alvo: Alunos Ensino Fundamental I e II, Educação Infantil Local : Colégio Rômulo Galvão Coordenação: Pedagoga Carmem Barreto


8

JRG - O Jornal do Rômulo Galvão

IV ANO DO PROJETO DE LEITURA E ESCRITA Desde o ano de 2008, no Colégio Rômulo Galvão é desenvolvido o Projeto de Leitura e Escrita que tem como objetivo despertar o prazer dos alunos pela leitura e escrita dos. Neste ano o Projeto aconteceu durante a semana de 26 a 30 de setembro. Foi uma semana de atividades dinâmicas voltadas à leitura e à escrita com temas diversificados como: Preconceito, Saúde, Meio Ambiente e Violência, A culminância do projeto ocorreu no dia 30 de setembro com apresentações de vídeos, paródias, poesias, grupo de danças, peça teatral, apresentação de capoeira e outras.

VISITA TÉCNICA DA SEC AO RÔMULO GALVÃO

EXPEDIENTE JORNAL - JRG EDITORES: alunos da oficina de Rádio e Jornalismo Escolar do EMI COORDENAÇÃO: Maria das Graças da Silva Santana (Profº da oficina de Rádio e Jornalismo Escolar do EMI)

Nos dias 24 e 25 de agosto, tivemos o prazer de receber em nosso colégio a visita das professoras Naura Paz (representando a SEC-BA) e Denise Rocha (palestrante) para acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelo Ensino Médio Inovador e também capacitar os nossos docentes no tocante à interdisciplinaridade. Esse encontro foi de suma importância para todos, pois veio enriquecer um trabalho que já estamos desenvolvendo no colégio, com as provas interdisciplinares. Portanto, agradecemos a contribuição das referidas professoras pelo empenho e dedicação durante a visita.

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA: Profº Maria das Graças Santana e os alunos: Jeilsa Cintra, Kaíse Silva, Ronilson de Jesus, Cássio Vieira, Rafael Moraes, Rafael Esperança, Adenilton, Ana Cristina, Lucimeire da Cruz, Marcos Vinícius, Lindaura Andrade e Jaiane Rodrigues.

PROFESSORA ARTICULADORA DO EMI: Irenice P. S. Andrade REVISÃO: Profº Gilberto Cerqueira Neri (Profº de Língua Portuguesa do EMI DIAGRAMAÇÃO: Monitor das Mídias Alternativas: Edson Santana Moura GESTOR: Williams Panfile Santos Brandão EMAIL: colegioromulo@hotmail.com


JRG nº 4