Issuu on Google+

DIÁRIO DE UMA JOVEM VIAJANTE EM VISITA DE ESTUDO Maio 2013

Débora Sousa, fora de casa por três dias…


Agrupamento de Escolas Oliveira do Douro nº 1 Escola EB/23 Adriano Correia de Oliveira Rua Castanheira do Ribatejo: 4430-784 Avintes/Vila Nova de Gaia

Centro de Recursos/ Biblioteca escolar da Escola Adriano Correia de Oliveira Débora Sousa em … Avintes, Vila Nova de Gaia, Porto, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira, Tui, Valença, Vila Nova de Cerveira, Porto, Avintes.


Preparativos para a visita de estudo…

Ao longo do 1º e do 2º período, fomos preparando a Visita de Estudo, que realizamos no 3º período, com a ajuda da nossa professora de português e de alguns pais que se voluntariaram para colaborar na iniciativa. (Mãe do Tiago – Ana; a Mãe do Ricardo - Arminda)

Eu, a Ana, a Inês, o Tiago, o David e o Ricardo ao longo do 1º período e do 2º período, fomos tendo algumas ideias de angariação de fundos: a venda de bolos e a venda de rifas. Conseguimos grande parte da verba necessária, com o nosso esforço.

O grande dia estava prestes a chegar e nós tínhamos que fazer as nossas malas para partirmos para a nossa visita de três dias.


DIA 08/05 De manhã Hoje, pelas 07:30 H estávamos todos na estação do Porto (Campanhã) à espera do comboio. Nem o David chegou atrasado nem nenhum de nós. A vontade era tanta que fomos todos parar à linha errada e voltamos para trás, para a linha e para o comboio certos: só nós! O comboio parou em Ermesinde, na Trofa, em Famalicão, Nine, Barcelos. A penúltima estação foi a de Barroselas antes de chegarmos a Viana do Castelo.

Mais tarde, sairíamos na estação de Vila Nova de Cerveira, onde permanecemos grande parte do tempo da nossa vista de estudo, que se iniciara há já muito tempo com os preparativos.


Neste grande dia, de manhã … Fizemos um passeio longo por Viana do Castelo, onde paramos na “Estação Viana” para comermos o que tínhamos levado. Antes de comer fomos “conhecer” o centro comercial até às 14:00 horas. Depois continuamos o nosso caminho: paramos numa estátua com uma legenda que dizia “Hei-de Voltar A Viana” e tiramos uma foto.

De tarde … Fomos para Vila Nova de Cerveira onde nos deslocamos de imediato para o AquaMuseu.

Foto que tiramos na Estatua “Hei-de Voltar A Viana”.

Estação Viana onde comemos, no shopping, e onde vimos lojas e mais lojas…


Algumas notas do que aprendi no AquaMuseu:

AquaMuseu 2 partes

-Aquรกrios

-Museu

Aquรกrios

รgua

Doce

Salgada


Água Doce

Problemas dos pescadores As trutas só podem ser pescadas quando estiverem com no mínimo 19 cm. Proibição de serem pescadas nas zonas dos ovos

Existem 2 tipos de trutas

As trutas arco-íris são encontradas na zona alta do rio Normal

arco-íris

Espécies: Boga (Boca interminável) Escalo-do-norte (Boca como a nossa)

Lutam pelo mesmo espaço e comida Boga

Truta arco-íris

Escalo-do-norte

Crescem mais depressa do que as outras trutas

Imagens: Fonte Web


Espécies introduzidas: Gabio/gudgeom -Zona média do rio Existem peixes emigrantes. Rio - Anádromos Mar - Catádromos Nascem no rio: Lampreias e salmões Nascem no mar: Nas caraíbas. No tamanho adulto podem atingir no máximo 1,60 m.

O Rui Vaco É um peixe autónomo e têm de competir por alimentos como os pipões e as tencas.


Os Barbos Vivem nos rios e não está em perigo. As carpas são provenientes do Continente Asiático. O axigam come peixes com o máximo do seu tamanho. Come dos mesmos peixes que que os pescadores querem. Pesam 37kg e medem 120cm.

Peixe mosquito

Estuário do rio O peixe mosquito foi colocado no rio para prevenir infecções. Esgana-gata tem 2 espinhos que usam para se defenderem.

Esgana-gata


Água Salgada Tainhas

Negões

São da mesma família

Truta Marisca Os linguados são achatados têm propriedades miméticas isto é confundem-se com o meio não estão inseridos.


Sapal Existem muitos alimentos Morca (Atingem 20cm O corpo é transparente). Negrão (Atinge 75cm e 4,5kg. Vivem 25 anos). Alimentam-se de algas e invertebrados. Solha (Está enterrada na areia).

Peixes oportunistas Dourada (Corpo oval, com 70cm, cinzenta prateada, mecha amarela entre os olhos, mancha amarelada entre os olhos, mancha escura na parte superior do opérculo. Pesa 5kg e mede 70cm. -

-Sarbo (Viado)

Mar Praia de moledo

-Bodiões; -Salmonente; -Ranltosa; -Solha;

-Sargo (Corpo oval, alto e comprido lateralmente) -Robalo (Mede 80cm. Rio Minho nos canais do salpa)


Dia 09/05 De manhã Hoje, o segundo dia, acordei e fui tomar o pequeno-almoço. De tarde Para o segundo dia tínhamos combinado ir a Espanha. Assim foi. Quando chegamos, fizemos perguntas mas não nos perceberam . Então dissemos à nossa professora Amelia que não nos perceberam . A professora perguntou só que em espanhol e eles perceberam. (A pergunta foi se comemoravam o Dia da Europa, 9 de maio. A resposta foi «não» e as vendedoras nem sabiam que em 9 de maio se comemorava este dia! Nós já sabíamos isto.) Almoçamos em Tui. A fotografia representa o meu «brocadilho».


Após o almoço, fomos ver a catedral de Tui

Tui foi uma sede bispal. A construção da catedral iniciou-se no século XII, aproximadamente em 1120 e foi concluída em 1180, na época do estilo românico. Contém elementos de estilo gótico, na fachada principal, que se começou-se a construir, por volta de 1225. É muito importante porque é a primeira construção de estilo gótico em toda a Península Ibérica. Fomos ouvindo informações sobre a catedral e fomos observando tudo. (Enfim… às vezes estive muito distraída!) Depois de vermos tudo, fomos pela margem do rio, a pé, atravessamos a ponte até chegarmos a um café, em Valença, onde nos sentamos para descansar! Mas pouco depois voltamos a caminhar, pois tínhamos um longo percurso para fazer até à estação do comboio, para voltarmos para a pousada da juventude, onde estávamos hospedados. Nesta fase do dia, já tínhamos caminhado a pé entre 10 e 12 Km, graças ao professor Hilário que é marchador! Vejamos uma fotografia da catedral de Tui e um pormenor da fachada principal:


De noite Fomos ao parque onde já tínhamos estado na tarde anterior. Vejamos dois momentos inesquecíveis:


Dia 10/04 De manhã Hoje é o último dia na pousada e em Vila Nova de Cerveira. Fomos dar um passeio por Cerveira. Visitamos a Biblioteca. Depois separamo-nos. Nós, raparigas, visitamos o castelo de Cerveira, uma das suas igrejas e lojas de artesanato. Os rapazes foram dar uma caminhada pelo monte.

Da esquerda para a direita: pormenor de montra do centro de artesanato, a entrada para a biblioteca e o pelourinho.


De tarde Quando nos reencontramos, era hora de irmos almoçar. Acabamos de comer, fomos a correr para a pousada. À pressa, pegamos nos trolleys e voamos para a estação mas quando chegamos à estação de Vila Nova de Cerveira, após grande correria, a professora Amélia foi consultar melhor o horário e… o comboio era só às 14:58 e não às 14.06H! Ofereceu-nos um gelado! E embarcamos de volta a casa.


Apanhados

Ana a pentear-se

Ana e Tiago a caminharem juntos

Professor Hilario a falar

Ana a caminhar, com a minha malinha

Tiago a tirar uma foto as linhas de comboio


Inês a ver-nos a tirar a foto à pousada onde ficamos hospedados.

Inês a olhar para mim e o senhor da biblioteca Rui Romeu a olhar para as janelas

Os professores e a Inês a verem se demorávamos …

Ricardo a jogar Pou


David e Ricardo a olharem para os carros

InĂŞs a mandar mensagens

Ricardo a jogar Pou David a jogar Pou


Lingua

Sinais de transito

O que é diferente ?

Diferença do Horario clima

Matriculas

Lingua (raiz)

O que é igual?

Feiras

Moeda


O que achei da Visita de Estudo? Esta visita de estudo serviu-nos para muitas coisas. Uma delas foi para nós adquirimos mais conhecimentos: a semelhanças e as diferenças entre aqui “Portugal” e lá em Vila Nova De Cerveira», em Viana do Castelo, em Valença e em, Tui, já Espanha, país que podíamos observar na outra margem do rio, a tempo inteiro, sempre que estávamos na pousada, em Valença, em Viana. Também tive a oportunidade andar de comboio e passei por varias estações que não conhecia pois nunca tinha andado de comboio. Passei três dias fora de casa só como os meus amigos e professores e correu todo muito bem, especialmente sem brigas. Para mim esta viagem foi muito importante, porque agora sei utilizar os conhecimentos que aprendemos e conheci Vila Nova De Cerveira que ainda não tinha conhecido. Gostei muito desta visita de estudo, não por ter estado fora de casa mas sim porque conheci varias coisas que antes não conhecia mas queria conhecer. Agora, se me perguntarem alguma coisa, eu posso dizer o que aprendi. E também acho que não só para mim mas também para os meus colegas foi importante esta Visita de três dias.

Espero que para o ano possamos fazer outra visita para adquirimos mais conhecimentos.


Diário de uma jovem viajante em Visita De Estudo