Page 1


Apresentação ......................................................................................................... 3 Objetivos ................................................................................................................ 3 Destinatários .......................................................................................................... 3 Estrutura Curricular ............................................................................................... 4 Local de Realização ................................................................................................ 4 Data de Realização ................................................................................................ 4 Horário .................................................................................................................... 5 Metodologia da Formação .................................................................................... 5 Avaliação ................................................................................................................ 5 Modalidade e Forma de Organização da Formação ............................................ 6 Candidaturas .......................................................................................................... 6 Valor de Investimento ........................................................................................... 7 Descontos ............................................................................................................... 7 Para mais informações ............................................................................................. 7 Formadores /as ........................................................................................................ 7

A D. Dinis, Business School é uma entidade certificada pela DGERT. Certificado n.º 1852/2015


Gestão e Criação de Valor e Impacto Social | 1.ª Ação

Apresentação Assistimos a grandes alterações no mundo atual em que uma nova geração de pessoas, está empenhada para resolver os problemas da sociedade através de iniciativas inovadoras e sustentáveis. Igualmente, as empresas iniciaram um processo de alteração de pensamento e decisão das tradicionais políticas de responsabilidade social, com atitudes inovadoras e mobilizadoras nas ações que realizam em benefício da sociedade. O empreendedorismo social ocupa, cada vez mais, um espaço na sociedade em que vivemos. De facto, todos nós podemos ser empreendedores sociais e participarmos sendo que para isso, basta focarmo-nos num problema que quando negligenciado, nos cria preocupação e que merece a nossa atenção e a busca de soluções inovadoras, eficazes e eficientes para esse mesmo problema. A vontade e o querer impelem as pessoas a criar situações inovadoras que respondem com eficácia aos grandes desafios sociais colocados à sociedade atual. Neste sentido, os empreendedores sociais desempenham um papel fundamental na sociedade constituindo-se como agentes criadores de valor económico, social e ambiental causando impacto no meio envolvente que os rodeia.

Objetivos Capacitar os formandos com os conhecimentos, atitudes e ferramentas de gestão no âmbito do empreendedorismo social.

Destinatários Responsáveis e técnicos das organizações da economia social.


Estrutura Curricular

Coordenação Científica: Vitor Hugo dos Santos Ferreira Módulo

Sessão de Abertura

Módulo 1 Planeamento Estratégico

Conteúdos Introdução e Apresentação do Curso.

2

1.Planeamento Estratégico – Porque é que as OSFL falham?

14

1.Enquadramento. 2.Fundamentos do Investimento Social. Módulo 2 3.Glossário para a Economia Convergente – Sustentabilidade Empreendedorismo e Investimento Social. Financeira 4.Títulos de Impacto Social. 5.Aptidão para o Investimento Social. 1.Criação de Valor. 2.Modelo Conceptual de criação de negócios sociais. Módulo 3 3.Inovação e Impacto Social. Criação e Avaliação de 4.Medir o Impacto Social. Negócios Sociais 5.Ferramentas de Avaliação Social. 6.Crescimento dos Negócios Sociais. 1.Fontes de Financiamento das OSFL. 2.Candidaturas Portugal2020. Módulo 4 3.Outras Candidaturas. Financiamento dos 4.Fundraising. Negócios Sociais 5.Crowdfunding. 6.Investidores Sociais. Sessão de Encerramento. Entrega de Diplomas.

Local de Realização Leiria

Data de Realização 11 de Maio

Duração

14

14

8


Horário Módulo Sessão de abertura M1- Planeamento Estratégico M1- Planeamento Estratégico M2- Sustentabilidade Financeira M2- Sustentabilidade Financeira

Data

Dia

11 maio

sexta-feira

Horário

Formador

19h00 - 21h00 Vanda Grácio 9h30-13h00

12 maio Sábado

Carlos Azevedo 14h00-17h30 9h30-13h00

19 maio sexta-feira

Carlos Azevedo 14h00-17h30 9h30-13h00

26 maio sexta-feira

Vanda Grácio 14h00-17h30 9h30-13h00

07 junho

Sábado

M3- Criação e Avaliação de 09 junho Negócios Sociais

Sábado

M3- Criação e Avaliação de 16 julho Negócios Sociais

Sábado

M4- Financiamento dos Negócios Sociasi

Sábado

23 julho

Vanda Grácio 14h00-17h30 9h30-13h00 Vanda Grácio 14h00-17h30 9h30-13h00 Vanda Grácio 14h00-17h30 9h00-13h00 Carlos Azevedo

14h00-18h00 Total de Horas – 52Horas

Metodologia da Formação Metodologia teórico-prática ✓ Apresentação dos objetivos do curso; ✓ Apresentação dos conteúdos programáticos; ✓ Apresentação, análise e discussão de casos práticos; ✓ Potenciar a partilha de conhecimentos e experiências entre os vários intervenientes na formação.

Avaliação No final do Curso, os participantes receberão o Certificado ou Declaração de Participação do Curso. É necessário que o participante tenha assiduidade em, pelo menos, 75% das horas totais de formação para a emissão do respetivo Certificado.


Toda a formação é de carácter presencial e o controlo da assiduidade é feito, sessão a sessão, pela assinatura do Registo de Presenças. Caso o participante falte a mais de 25% das horas do curso ficará reprovado. A assiduidade é um dos deveres do participante. A avaliação da aprendizagem é feita, primordialmente, de forma presencial por intermédio de atividades desenvolvidas em contexto das sessões de formação. Poderão ser usadas outras formas de avaliação formativa e sumativa sempre que considerado adequado. Cabe à equipa pedagógica colaborar e orientar o processo de avaliação formativa de forma contínua ao longo de todo o processo. Para os participantes que não terminem a formação atingindo os requisitos mínimos de avaliação, será emitida a respetiva Declaração de Participação. As eventuais situações que se encontrem omissas serão objeto de tratamento e decisão por parte do Gestor de Formação

Modalidade e Forma de Organização da Formação Formação contínua e presencial.

Candidaturas As candidaturas devem ser apresentadas até 7 dias antes do início da formação, através Preenchimento de ficha de candidatura (disponível em www.ddinisbschool.com) Documentos necessários: a) Curriculum Vitæ; b) Certificado de habilitações c) Comprovativo de pagamento da Taxa de Candidatura. Em caso de desistência do formando no decorrer da ação de formação, a D. Dinis Business School reserva-se ao direito de exigir o pagamento integral da formação. Em caso de anulação/cancelamento do curso no seu decorrer e por motivos exclusivamente imputáveis à D.Dinis Business School, a D. Dinis Business School compromete-se à devolução dos montantes pagos até à data da anulação / cancelamento.


Valor de Investimento a) Propina: 380€ (valor isento de iva) b) Taxa de candidatura 50€ (isento de iva)

Descontos1 A D. Dinis Business School tem protocolos com diversas instituições, ao abrigo dos quais se apresentam benefícios para a participação dos seus membros nos cursos. Consulte a lista em http://www.ddinisbschool.com/escola, na área de protocolos. Inscrições múltiplas Inscrições múltiplas de uma mesma entidade terão um desconto de 5% para o caso de realizarem duas inscrições e 10% para três ou mais inscrições.

Para mais informações Para mais informações contacte: geral@ddbschool.com | Tel.: 244 832 473 | 933 802 955

Formadores /as Carlos Azevedo | Presidente da Direção e Diretor Executivo do IES-Social Business School É Presidente da Direção e Diretor Executivo do IES-Social Business School. Foi Presidente da Direção e fundador da ESLIDER-PORTUGAL - Rede Nacional de Líderes da Sociedade Civil, foi membro da Direção da EUCLID-NETWORK - Rede Europeia de Líderes da Sociedade Civil e é membro da Direção da Associação “Mundo a Sorrir”. Anteriormente, foi Coordenador Geral da UDIPSS-PORTO - União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Porto. Foi também Investigador Associado do INSEAD e Investigador Assistente na Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto.

1

Descontos não aplicáveis à taxa de candidatura e não cumulativos.


É docente no Ensino Superior e Doutorando em Economia na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

Vanda Grácio | Consultora na Solidgest, Unipessoal, Lda. É Consultora na Solidgest, Unipessoal,Lda, Contabilista Certificada, Gestora de Qualidade, Auditora APQ (Referencial EQUASS) e Formadora. Desempenha funções de gestão na área dos recursos humanos e na área financeira e é Coordenadora Pedagógica da Formação Profissional. É licenciada em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, tirou o Programa de Gestão das Organizações Sociais na Escola de Direção de Negócios (AESE) e os cursos de Planeamento e Gestão Estratégica e Sustentabilidade Financeira na Universidade Católica do Porto.


Book gestão e criação de valor e impacto social  
Book gestão e criação de valor e impacto social  
Advertisement