Issuu on Google+

PORTFÓLIO DE ARQUITETURA E DESIGN DANIELA FARIA 7o período em arquitetura e urbanismo em 2017/1 (31) 98817-0874 ddanielafaria@gmail.com belo horizonte, mg


RESISTE IZIDORA ARTE design gráfico

parte dos materiais desenvolvidos junto ao grupo de trabalho de comunicação da rede resiste izidora.


CADERNO TÉCNICO

INTERVENÇÃO CARAVANA design gráfico 1o período, individual. caderno técnico feito a partir da intervenção “caravana”, realizada em catas altas, minas gerais. na intervenção, foram construídos tensegrities de 1, 2 e 3 metros de altura com canos pvc e barbante. a intenção do projeto foi criar um ambiente de estadia e permanência em um local que havia se tornado apenas passagem para os moradores da cidade. no caderno foi explicado todo o processo de criação e construção da intervenção.


CASA MÍNIMA

UNIDADE HABITACIONAL ESTUDANTIL arquitetura 3o período, individual. projeto de moradia estudantil feito a partir do conceito de residência compacta, com um total de 18 m2 de área. para sua elaboração, buscou-se como objetivos principais a facilidade de execução e a utilização de materiais e tecnologia sustentáveis. esta moradia poderia ser construída em qualquer campus universitário, de forma que foi essencial pensar em sua montagem/execução e vida útil.


CIRURGIA DE CASAS

REFORMA DA CASA DE NOELLE VENTURA arquitetura rua ornélio rodrigues, lapinha - lagoa santa

casa da noelle

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

4o período, + marília pimenta + miguel victor. projeto de reforma do sítio da família de noelle ventura no bairro lapinha, em lagoa santa, minas gerais. para que o projeto fosse feito de forma conjunta com os moradores, utilizou-se da metodologia criada por rodolfo livingston, adequada para o atendimento de famílias de renda média a média-baixa que não costumam contratar serviços de profissionais de arquitetura. o desenho final foi feito em processo junto aos moradores, a partir de croquis e jogos.


EDIFÍCIO HÍBRIDO

REFORMA EDIFÍCIOS ENGENHARIA arquitetura 5o período, + caio nepomuceno + natália barros + mayumi amaral. projeto de reforma dos antigos edifícios da faculdade de engenharia da ufmg, no centro de belo horizonte. o trabalho foi feito a partir de uma proposta de edifício misto que abrigaria comércio, serviço e habitação social de diferentes tipologias e tamanhos.

EDIFÍCIOS DA ENGENHARIA


PARQUE DAS OCUPAÇÕES DO BARREIRO POMAR-PARQUINHO ELIANA SILVA arquitetura

5o período, + luis henrique + miguel victor. projeto de construção de um parque em uma região no barreiro, em belo horizonte, caracterizada por agregar cinco ocupações urbanas por moradia e uma extensa área verde. por estar em processo de desmatamento, tornou-se necessário repensar o uso do espaço de forma a harmonizar a luta pela moradia e a preservação do verde. o pomar-parquinho foi um dos dispositivos pensados para fazer com que a natureza se tornasse parte do cotidiano dos moradores.

OCUPAÇÃO ELIANA SILVA

parquinho eliana silva

ave

nid

ap ba erim rre iro etral ,


DIAGRAMAÇÃO E ARTE REVISTA INDISCIPLINAR design gráfico

6o período, imagens selecionadas feitas individualmente. participação na edição e diagramação da revista indisciplinar.


OPEN BUILDING

EDIFÍCIO HABRAKEN arquitetura 6o período, + brenda de castro. proposta de habitação social em frente ao morro do papagaio em belo horizonte, minas gerais. nesse trabalho foi investigado em que medida é possível projetar e produzir habitação social, no brasil, nos moldes conceituais do open building. foram projetados 5 edifícios conectados entre si.

morro do papagaio

sion

LOTE DO PROJETO

perfis metálicos + placas cimentícias

shafts 55 x 110 cm

tubulação pex (flexível)

piso elevado

edifício de uso misto


Portfólio Daniela Faria