Issuu on Google+

évoralocal

102

Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 14 Junho de 2012

Durante o Media Day

Autarca de Évora visita fábricas da Embraer O Presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto D’Oliveira, acompanhou, ontem, a iniciativa “Media Day”, da construtora aeronáutica brasileira Embraer, durante o qual foi anunciado que a produção nas duas fábricas de Évora arranca já "em meados de julho".

Deliberações

da C.M. de Évora

pág.05

pág.07 os Meninos da Graça são estátuas de gigantes simbolizando as 4 partes do Mundo?

Sabia que...

TEATRO

Garcia de Resende

pág.09


évoralocal / pág. 02


Autarca de Évora visita fábricas da Embraer

O Presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto D’Oliveira, acompanhou, ontem, a iniciativa “Media Day”, da construtora aeronáutica brasileira Embraer, durante o qual foi anunciado que a produção nas duas fábricas de Évora arranca já "em meados de julho". O autarca de Évora ficou ainda a saber que é intenção da Embraer efetuar a cerimónia oficial de inauguração no dia 21 de setembro, embora esta data esteja ainda condicionada com questões de agenda das entidades a convidar. Estas e outras revelações foram feitas durante uma visita para jornalistas às duas novas unidades industriais da Embraer, localizadas no Parque da Industria Aeronáutica de Évora, e que o edil eborense acompanhou a convite da construtora brasileira

A Embraer está a construir, desde novembro de 2010, duas fábricas em Évora, uma dedicada a estruturas metálicas (asas) e outra a materiais compósitos (caudas).   De acordo com a empresa, o investimento inicial nas duas fábricas ronda os 180 milhões de euros, contando já com 78 trabalhadores dos setores da engenharia e produção. Em 2015, ano apontado para a "velocidade de cruzeiro" da produção, o número de trabalhadores deve aumentar para cerca de 400.

évoralocal / pág. 03


évoralocal / pág. 04


Deliberações da Câmara Municipal de Évora Em reunião de 09 de Maio Câmara de Évora aprova critérios de apoio à realização de férias desportivas nas Piscinas Municipais A Câmara Municipal de Évora aprovou, por unanimidade, a criação de critérios de apoio às entidades que se candidatem à utilização das Piscinas Municipais para realização de férias desportivas. Reconhecendo a importância das férias desportivas para as crianças e jovens, estes apoios municipais referem-se, essencialmente, à redução das taxas previstas no Regulamento e Tabela de Taxas e Outras Receitas do Município de Évora, desde que as entidades que se candidatem reúnam as condições previstas no Regulamento de Apoio às Associações Desportivas do Concelho. Este ano, as Férias Desportivas de Verão decorrem entre 01 de Junho e 16 de Setembro, destinando-se a crianças dos 6 aos 9 anos. Apresentado Balanço Social de 2011 O presidente da Câmara deu conhecimento do balanço social da autarquia referente a 2011. De entre os dados apresentados, é de salientar que o município conta com 1130 trabalhadores com vínculo laboral a tempo indeterminado, existindo apenas 130 funcionários com outro tipo de relações jurídicas de emprego. Em termos de categorias verifica-se que o maior número de efetivos se encontra ao nível dos Assistentes Operacionais havendo, no entanto, uma ligeira redução em relação a 2010. No que respeita ao género verifica-se que há mais mulheres que homens a trabalhar na Câmara Municipal; a elevada média de idades dos funcionários da autarquia – cerca de cinquenta anos - é outro dos dados sublinhados pelo Presidente da Câmara relativamente ao Balanço Social respeitante a 2011. Este documento procura fazer o retrato da situação social da organização, pondo em evidência pontos fortes e pontos fracos da Gestão de Recursos Humanos, pelo que é um instrumento essencial para o planeamento e gestão nas áreas sociais e de recursos humanos.

Estabelecidos protocolos com empresas e entidades no âmbito dos Cartões Social do Munícipe Idoso e Évora Solidária Também por unanimidade foi aprovada uma proposta de protocolo com as empresas “Clinica Dentária de Évora - Dentévora”, Laboratórios “Caldeira” e com a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Évora, no sentido de estas proporcionarem descontos na aquisição de produtos e serviços aos beneficiários de ambos os cartões. Com a aprovação da assinatura destes protocolos, a autarquia espera que os beneficiários do Cartão Social do Munícipe e Cartão Évora Solidário possam usufruir de um apoio significativo para o seu orçamento mensal. Atividades de Enriquecimento Curricular com apoio em géneros Foi aprovada, por maioria, a introdução de uma adenda ao Acordo de Colaboração referente ao Programa de Generalização do Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico e de outras Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC). A medida contou com quatro votos favoráveis (PS e PSD) e duas abstenções (CDU). A adenda agora aprovada pressupõe a substituição do apoio financeiro – inicialmente previsto - pelo apoio em géneros, nomeadamente garantindo a existência dos recursos humanos e espaços necessários para o desenvolvimento das AEC, assegurando a existência das adequadas condições de funcionamento e segurança das instalações. Esta alteração de metodologia pressupõe o apoio ao nível de material didático e de desgaste em detrimento do apoio financeiro aos agrupamentos. Apresentados topónimos para novos arruamentos da cidade de Évora A autarquia aprovou, por unanimidade, a implementação de topónimos para novos arruamentos da cidade de Évora. Em cumprimento do Regulamento de Toponímia e Numeração de Polícia do Concelho de Évora, e após consulta da Comissão de Toponímia, a Câmara Municipal – por proposta das Juntas de Freguesia – decidiu aprovar novos topónimos para arruamentos no Bairro das Pites, Horta dos Telhais, São José da Ponte e Quinta da Tapada.

évoralocal / pág. 05


évoralocal / pág. 06


Sabia que Os Meninos da Graça são estátuas de gigantes simbolizando as quatro partes do Mundo?

Convento e Igreja da Graça A igreja, panteão da Casa Vimioso, apresenta na sua fachada uma composição inédita de elementos renascentistas e maneiristas, destacando-se os Meninos da Graça, estátuas de gigantes simbolizando as quatro partes do Mundo e o poder universal de D. João III. A estas figuras estão ligadas várias histórias populares, nomeadamente a lenda urbana de que as esculturas andam pela cidade numa dada altura do ano. Construídos entre 1537 e 1546, sob a responsabilidade do arq. Miguel de Arruda (sobrinho do arquitecto do Castelo) com a colaboração artística de Nicolau Chanterenne, destaca-se, no Convento, o claustro, o primitivo refeitório e as escadarias revestidas de azulejos de finais do século XVII. Sofreu danos terríveis no terramoto de 1755 e foi uma das igrejas mais violentadas pelas invasões francesas. Vai ainda sofrer um grave incêndio que a desproverá de grande parte da decoração interior.

évoralocal / pág. 07


évoralocal / pág. 08


Cinema no Largo São Vicente | Junho

évoralocal / pág. 03


évoralocal / pág. 10


FÓRUM EUGÉNIO DE ALMEIDA 21 de junho | 19h00 Grupo Coral ONE 28 de junho | 19h00 Mor Karbasi 5 de julho | 19h00 Limerick Páteo da Herdade de Valbom (Enoturismo Cartuxa)

12 de julho | 19h00 Nancy Vieira 19 de julho | 19h00 L´Herbe Folle 26 de julho | 19h00 Xícara

Fórum Eugénio de Almeida Rua Vasco da Gama, nº 13 7000-941 Évora Tel. 266 748 350 forumea@fea.pt

évoralocal / pág. 11



Evora local 102