Page 1

évoralocal

02

Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 22 de Abril 2010

Acordo de Depósito de Espólio Fotográfico de Eng. Francisco Barahona Núncio e esposa O acervo depositado é constituído por dois núcleos essenciais: um primeiro englobando um conjunto de 1043 espécies e um segundo correspondente a um conjunto de 2682 espécies fotográficas.

Deliberações

da C.M. de Évora

pág.05

Sabia que... Francisco

pág.07

Barahona formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra.

CINEMA

Programação

pág.09


évoralocal / pág. 02


Acordo de Depósito de Espólio Fotográfico de Eng. Francisco Barahona Núncio e esposa

Assinalando a Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a Câmara Municipal de Évora e o Sr. Eng. Francisco Barahona Núncio e esposa, D. Maria Beatriz Cavaleiro Ferreira Barahona Núncio, assinaram no dia 16 de Abril um Acordo de Depósito de um conjunto de 3725 espécies fotográficas no Arquivo Fotográfico Municipal. O acervo depositado é constituído por dois núcleos essenciais: um primeiro englobando um conjunto de 1043 espécies, das quais 892 são estereoscopias datadas de um período compreendido entre inícios do séc. XX e 1930; um segundo correspondente a um conjunto de 2682 espécies fotográficas do Eng. Francisco Cavaleiro Ferreira, pai da Sr.ª D. Maria Beatriz C. F. B. Núncio, constituído por 1355 provas fotográficas a preto e branco e 1327 negativos em película, datados de meados do séc. XX. O conjunto de estereoscopias depositado é de temática variada, prevalecendo, contudo, os aspectos etnográficos, nomeadamente em torno da actividade agrícola e sociabilidade, constituindo, assim, um conjunto de grande interesse documental para o estudo de técnicas, saberes, usos e costumes vernaculares do Alentejo rural.

A técnica utilizada, a estereoscopia, sublinha o ineditismo da colecção. O segundo núcleo corresponde a um conjunto de espécies fotográficas reunidas pelo Eng. Francisco Cavaleiro Ferreira (n.16-8-1911;f. 26.2.1997), especialista em transportes e combustíveis, documentando um estudo por ele coordenado em meados do século passado, em torno da utilização de combustíveis alternativos na circulação automóvel. Este segundo conjunto constitui igualmente um documento iconográfico importante para a história dos transportes em Portugal. Mediante o acordo assinado, as espécies irão ser tratadas e conservadas no Arquivo Fotográfico Municipal e, uma vez digitalizadas, irão ser disponibilizadas à consulta pública. A Câmara Municipal de Évora regozija-se com o presente enriquecimento do seu Arquivo Fotográfico (actualmente com mais de 400 000 espécies) e sublinha a postura cívica e cultural dos depositantes que, por esta forma, não só garantiram a preservação das suas espécies fotográficas, como criaram as condições para a sua disponibilização pública.

évoralocal / pág. 03


évoralocal / pág. 04


Deliberações da Câmara Municipal de Évora Principais deliberações tomadas recente reunião pública de Câmara

na

mais

O Presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto d’ Oliveira, fez o ponto da situação, no período antes da ordem do dia, no que respeita à regularização das dívidas da água da rede pública pelos munícipes, considerando positiva a forma como estes reagiram à necessidade de pagar o que era devido à autarquia. Deste modo, dos cerca de 5 680 avisos enviados, em 35% dos casos a dívida já foi paga ou regularizada através da celebração de acordos de pagamento, constatando-se que, em apenas 15 dias após o envio dos avisos, a receita apurada duplicou, comparativamente ao período anterior, apesar de nos próximos meses poderem então verificar-se os maiores efeitos na receita com o pagamento das prestações e dos consumos mensais.

Aprovado parecer camarário referente ao equipamento social da ARPIC Foi aprovado por unanimidade um parecer dos serviços camarários relativo a um novo estudo prévio da candidatura da ARPIC - Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos dos Canaviais, apresentada ao Programa MODELAR para construção de equipamento social. De acordo com a memória descritiva e justificativa do estudo prévio, o aditamento visa responder às questões apontadas pela Administração Regional de Saúde, pelo que foi necessário reformular algumas áreas que, como consequência, provocaram um aumento da área de construção inicialmente prevista. Recorde-se que a nova construção será implantada numa parcela de terreno a desanexar de prédio municipal e a ser cedida à ARPIC, para posterior anexação no prédio confinante onde se encontra edificada a sede da referida associação. A área a desanexar do prédio municipal resultou da operação urbanística de alteração ao Alvará de Loteamento nº 4/91, aprovado por deliberação de Câmara de 18/06/2009.

Comemorações do 25 de Abril A Câmara tomou conhecimento do programa das comemorações do 36º aniversário do 25 de Abril, destacando-se nele, além de um animado programa cultural, desportivo e lúdico, a cerimónia de entrega de mais habitação social e também de inauguração da ETAR da Vendinha. Assim, a Câmara Municipal com o apoio de diversos agentes do Concelho leva a cabo a seguinte programação: concerto comemorativo do 161º aniversário da Sociedade Harmonia Eborense com Uxu Kalhus (dia 23, às 22 horas, na Praça de Giraldo); concerto do Coro Polifónico “Eborae Musica” (dia 24, às 18:30 horas, nos Paços do Concelho); A Quadrilha com “Deixa que aconteça Abril” dia 24, às 22 horas, na Praça de Giraldo, seguido da entoação da canção “Grândola Vila Morena”, fogo de artifício (pelas 00 horas) e actuação do DJ Bruno Dias às 00:20 horas. No dia 25 de Abril, destaca-se o concerto com o grupo Skalibans, na SOIR Joaquim António de Aguiar a partir da meia-noite, e durante a manhã decorre a cerimónia de entrega de habitações nos Paços do Concelho e a inauguração da ETAR da Vendinha, bem como a realização de várias modalidades desportivas na Praça de Giraldo, entre as quais o passeio de BTT/Percurso de Monfurado, que sai da Praça às 9 horas e regressa pelas 13 horas.

A Banda Filarmónica da Casa do Povo de Nª Sª de Machede efectua uma arruada entre a Praça de Giraldo e o Jardim Público às 12 horas, tendo lugar o churrasco popular do 25 de Abril às 13 horas, e a actuação Grupo oral e Instrumental “Os Amigos da Malagueira” (ARIFM) a partir das 15 horas.

Apoio ao Alentejo Mediterrâncias

das

Gastronomias

De entre um conjunto de apoios a diversas entidades na área cultural, social e desportiva, salienta-se a aprovação por unanimidade da concessão de apoio logístico, autorização e isenção de taxas para a realização do evento “Alentejo das Gastronomias Mediterrâncias”, que terá lugar de 3 a 9 de Maio, em Évora. Numa acção conjunta com o Turismo de Portugal, a Confraria Gastronómica do Alentejo e o apoio da Câmara Municipal de Évora e a CVRA, a Turismo do Alentejo –ERT, realiza em Évora a primeira edição do referido evento turístico dedicado à gastronomia, sendo sua intenção que este seja anual e realizado em cada ano numa cidade diferente do Alentejo. Desta primeira edição constam uma conferência internacional, um workhshop, conversas temáticas, jantares com os chefes de alguns dos mais prestigiados hotéis da cidade, semana das comidas de azeite nos restaurantes aderentes e festa das gastronomias mediterrânicas no Jardim Público, com aulas culinárias, cozinha com degustação e show cooking com conceituados chefes de cozinha portugueses e estrangeiros.

Preparação da Mostra de Artesanato na Feira de S. João Foi aprovada por unanimidade a minuta de protocolo de colaboração para a promoção da Mostra de Artesanato das Festas Populares da Cidade/Feira de S. João 2010, a celebrar entre a Câmara Municipal e a AARTOÉ – Associação de Artes e Ofícios de Évora, bem como a ratificação do despacho do Presidente para cedência de apoios referentes à realização de uma mostra de artesanato realizada pela ARTOÉ durante a Páscoa na Praça Joaquim António de Aguiar.

Évora líder do projecto cultural Teias Foi ainda ratificado por unanimidade a candidatura do projecto Teias – Rede Cultural do Alentejo a financiamento no âmbito do Eixo 3/INALENTEJO. Trata-se de uma candidatura conjunta, a ser apresentada pelos Municípios de Évora, Alandroal, Borba, Estremoz, Montemor-oNovo, Palmela, Portel, Reguengos de Monsaraz, Redondo, Viana do Alentejo, Vendas Novas e Vila Viçosa e destinada a melhorar as condições de acesso e fruição aos bens culturais e um fomento da participação dos cidadãos na actividade cultural. Serão desenvolvidas actividades de serviços educativos e itinerâncias de agentes culturais locais, sendo que os Municípios de Évora, Portel, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa pretendem com esta candidatura adquirir bilheteiras electrónicas para os seus equipamentos culturais. O Município de Évora será o líder do projecto e tem a responsabilidade de submeter a candidatura ao INALENTEJO e liderar e coordenar a operacionalização do projecto, o qual tem a duração de dois anos, prevendo-se o seu início em Janeiro de 2011.

évoralocal / pág. 05


évoralocal / pág. 06


Sabia que...

Francisco Barahona formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra.

Grande benemérido da cidade de Évora. Formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra com in nemine discrepante. O seu nome encontra-se directamente ligado à obra de restauro do Aqueduto da Água da Prata na década de 1890, sendo então o Presidente do Município, às obras de restauro na Igreja de S.Francisco em 1897, bem como à doação do Teatro Garcia de Resende à cidade de Évora (1892).

Na sua residência, reuniu notável colecção de arte contemporânea (pintura, escultura e ourivesaria), doada posteriormente, no Jardim Conde de Schomberg (Vulgo «Jardim de Diana»). Co-fundador do Diário Notícias de Évora (1900), a sua morte foi profundamente sentida na cidade, a ponto de encerrar todo o comércio no dia do seu funeral, que foi acompanhado em massa pela população da cidade. Fonte: Dicionário Biográfico de Notáveis Eborenses 1900/2000 Recolha e Selecção: Joaquim Palminha Silva

évoralocal / pág. 07


évoralocal / pág. 08


CINEMA Programação 22 a 28 Abril - 18h00 e 21h30

UM HOMEM SÉRIO Realização: Ethan e Joel Coen. Elenco: Michael Stuhlbarg, Richard Kind e Fred Melamed. Classificação: M/12 EUA /FRA /GB, 2009, Cores, 105 min. (Comédia/Drama) Larry Gopnik (Michael Stuhlbarg) tentou toda a sua vida ser um homem sério. Viveu sempre de acordo com a moral instituída, tendo uma vida medianamente feliz. Isto até ao dia em que a esposa o troca por outro homem e a sua credibilidade como professor de Física Aplicada é posta em causa. Subitamente, tudo à sua volta parece ruir e ninguém compreende a dimensão do seu desespero... Para onde quer que ele se vire, não parece haver salvação à vista nem ajuda prestes a chegar...

28 Abril – 21h30 (sessão única)

OS AMORES DE ASTREA E CELADON De: Eric Rohmer Com: Andy Gillet, Stéphanie Crayencour, Cécile Cassel, Véronique Reymond Género: Drama, Romance Classificacao: M/12 ESP/FRA/ITA, 2008, Cores, 109 min.

29 Abril a 5 Maio – 18h00 e 21h30 TUDO PODE DAR CERTO De: Woody Allen Com: Larry David, Adam Brooks, Lyle Kanouse, Evan Rachel Wood Género: Comédia Classificacao: M/12 EUA/FRA, 2009, Cores, 92 min.

évoralocal / pág. 09


évoralocal / pág. 10


évoralocal / pág. 11


Évora Local  

Évora local2