Page 1

évoralocal

153

Câmara Municipal de Évora / Director: Manuel Melgão // Semanário, 26 Junho de 2013

No âmbito de intercâmbio internacional Évora recebe rotários de Minami Shimabara Uma delegação de rotários da cidade japonesa de Minami Shimabara, do distrito de Nagasaki, com a qual a Câmara Municipal de Évora tem vindo a estreitar relações institucionais, foi recebida nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal de Évora, Manuel Melgão.

Deliberações

da C.M. de Évora

pág.05

pág.07

Sabia que... O dia 29 de

Junho é feriado municipal desde 1961?

TEATRO

Cinema

pág.09 pág. 09

Garcia de Resende


évoralocal / pág. 02


No âmbito de intercâmbio internacional Évora recebe rotários de Minami Shimabara

Uma delegação de rotários da cidade japonesa de Minami Shimabara, do distrito de Nagasaki, com a qual a Câmara Municipal de Évora tem vindo a estreitar relações institucionais, foi recebida nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal de Évora, Manuel Melgão. Nesta receção, na qual estiveram também presentes elementos do Rotary Club de Évora, o autarca de Évora fez votos para que os intercâmbios verificados nos últimos tempos culminem com a Nesta receção, o edil eborense geminação das duas cidades, realçou junto do Embaixador realçando os laços históricos que Nobutaka Shinomiya a unem as duas cidades. “importância das relações A presença da comitiva nipónica internacionais para Évora, sendo deve-se à realização, em lisboa, da esta uma forma de aumentar, convenção anual do Rotary ainda mais, a visibilidade e o Internacional. Neste âmbito, reconhecimento além-fronteiras Manuel Melgão marcou presença da nossa cidade”. no passado domingo numa receção No final da receção nos Paços do na residência oficial do Embaixador Concelho, o Presidente da Câmara do Japão, onde as várias cidades Municipal de Évora foi portuguesas geminadas com as surpreendido com a oferta de um respetivas congéneres japonesas “kimono” personalizado que tiveram mais uma oportunidade simboliza a amizade entre as duas para estreitar os laços de amizade. cidades. évoralocal / pág. 03


évoralocal / pág. 04


Deliberações da Câmara Municipal de Évora Em reunião de 14 de junho

Câmara aprova atribuição de medalhas de Classe Ouro e Bronze A Câmara Municipal de Évora aprovou, por unanimidade, na reunião pública do passado dia 14 de junho, a atribuição de Medalha de Mérito Municipal – Classe Ouro à Fundação Eugénio de Almeida (FEA) e Medalha de Mérito Municipal Classe Bronze à Associação Teatro do Imaginário. As duas instituições serão distinguidas na cerimónia de celebração do Dia da Cidade (29 de Junho), inserida na programação da Festas da Cidade – Feira de S. João. A atribuição da medalha à FEA é justificada pelo seu contributo em intervenções nos domínios cultural, educativo, social e económico, visando o desenvolvimento humano pleno, integral e sustentável da região de Évora e pela qualidade da prestação de serviços proporcionada à população eborense, no seu 50º aniversário. A Medalha de Mérito Municipal – Classe Bronze é atribuída pelo reconhecido contributo e intervenções nos domínios cultural, educativo, social e artístico da Associação Teatro do Imaginário, visando o desenvolvimento da população do concelho de Évora. Câmara Saúda Aminata A Câmara Municipal de Évora aprovou, igualmente por unanimidade, um voto de saudação proposto pela vereadora Cláudia Sousa Pereira ao Aminata – Évora Clube de Natação, que recentemente se sagrou Campeão Nacional de Pólo Aquático, nas categorias de Infantis e Juvenis. No passado dia 02 de Junho, a formação eborense de juvenis masculinos sagrou-se campeã nacional, na fase final que decorreu, ao longo do fim-de-semana, na Piscina Municipal de Évora e os infantis foram à piscina do Fluvial Portuense arrecadar o mais importante troféu do escalão, vencendo todos os jogos disputados. “Casa Mais” avança Nesta reunião foi também aprovado, com seis votos a favor e a abstenção da vereadora Jesuína Pedreira (CDU), o Projeto de Regulamento Municipal de Apoio à Execução e Legalização de Obras “Casa Mais”. Com esta votação o “Casa Mais” segue agora para discussão pública e posterior envio para aprovação em Assembleia Municipal.

O “Casa Mais” pretende ser mais uma ferramenta de auxílio aos mais carenciados, designadamente os detentores do Cartão Évora Solidária e Cartão Social do Munícipe Idoso. Quando entrar em funcionamento, o “Casa Mais” visa ajudar estes munícipes na realização de pequenas obras, reparações, com a edilidade a fornecer gratuitamente a mão-de-obra. O “Casa Mais”, que se insere no âmbito das preocupações sociais da edilidade, prevê ainda a intervenção dos técnicos da autarquia no processo de legalização de pequenas obras. APPACDM explora quiosque do Jardim do Paraíso A delegação de Évora da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) viu aprovada por unanimidade a proposta de cedência e exploração do Quiosque do Jardim do Paraíso, por um período de dois anos. Como contrapartida para esta cedência a APPACDM fará a manutenção de todos os espaços verdes deste jardim, bem como das instalações sanitárias ali existentes. Nesta reunião, foi ainda aprovada a autorização de colocação de meio aéreo e da Brigada da Força Especial de Bombeiros (FEB) “Canarinhos” no Aeródromo Municipal de Évora durante a época dos incêndios. No período de antes da ordem do dia o Presidente da Câmara Municipal de Évora deu ainda a conhecer a decisão da edilidade em processar o pagamento dos subsídios de férias na íntegra aos funcionários e posteriormente deu a saber que uma jovem cidadã efetuou um donativo de 250 euros a favor do Canil Municipal.

évoralocal / pág. 05


évoralocal / pág. 06


Sabia que

O dia 29 de Junho é feriado municipal desde 1961?

29 de Junho: Dia de S. Pedro A história do Feriado Municipal A 5 de Outubro de 1910 foi implantada a República Portuguesa, cujo Governo Provisório assumiu a governação do país, e introduziu, de imediato, mudanças na sociedade portuguesa que espelhavam os novos ideais, entre os quais, a redefinição dos dias feriados, a nível nacional e municipal (Diário do Governo, 13 de Outubro de 1910). Neste âmbito, a Câmara Municipal de Évora, na sua reunião de 20 de Abril de 1911, e sendo então presidente o Sr. Dr. Felício Caeiro e vice-presidente o Sr. Dr. Manuel Gomes Fradinho, decidiu que o feriado municipal seria no dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador. Posteriormente, na sessão de 10 de Dezembro de 1942, a Câmara Municipal de Évora alegou que o feriado municipal era inexpressivo para a cidade, e deliberou transferi-lo para dia 21 de Agosto, considerado um dia brilhante da história local, por nele ter ocorrido a célebre revolta popular de 1637 contra o domínio castelhano, conhecida por “Alterações de Évora”. Todavia, esta data também não teve relevância na sociedade eborense, pelo que a Câmara Municipal, na reunião de 9 de Julho de 1954, aprovou uma nova proposta de fixação do feriado municipal no dia 29 de Junho, “Dia de S. Pedro”. Data escolhida por ser o último dia da secular e tradicional Feira de S. João e envolver grande afluência de população e o encerramento do comércio, a partir das 12 horas, a realização de festas religiosas, tourada, concertos musicais e a instalação de iluminações especiais e lançamento de foguetes. E, observada então uma aceitação geral desta data, como o Dia da Cidade, o Decreto nº. 43.030, de 24 de Junho de 1960, estabelece o dia 29 de Junho como feriado municipal de Évora, e a Câmara Municipal delibera que a partir de 1961, inclusive, seja feriado municipal, com obrigatoriedade de fecho das Repartições Públicas.

évoralocal / pág. 07


évoralocal / pág. 08


Cinema no Lg. São Vicente | 26 de junho | Cineconcerto Com a Pianista Paula Sousa que irá fazer música para o filme "Rua das Lágrimas" (1922), de Georg Wilhelm Pabst.

évoralocal / pág. 03


évoralocal / pág. 10


évoralocal / pág. 11


Évora local153