Page 1

AEFCASTRO // ne wsle tte r 2|2019 -2020 www.aefcastro.net | novembro 2019

Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro

DIA

DO

DIPLOMA

D

ecorreu no passado dia 25 de outubro o Dia do Diploma. Foram entregues os diplomas aos alunos finalistas do 12.º ano dos cursos científico-humanísticos e dos cursos profissionais. Neste dia, foram também entregues os prémios de mérito nas diferentes modalidades: mérito académico, mérito desportivo, mérito cívico e mérito conduta exemplar. Trata-se de uma atividade que envolve múltiplas equipas de professores e assistentes operacionais que trabalham com muito empenho e dedicação para que estes alunos se sintam verdadeiramente homenageados neste dia, foram também entregues os prémios de mérito nas diferentes modalidades: mérito académico, mérito desportivo, mérito cívico e mérito conduta exemplar. Trata-se de uma atividade que envolve múltiplas equipas de professores e assistentes operacionais que trabalham com muito empenho e dedicação para que estes alunos se sintam verdadeiramente homenageados. Foi ainda inaugurada a exposição de caricaturas da artista plástico António Paiva, professor de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro.

ALUNOS

DOS

N

10ºA E B

REALIZAM VISITA DE ESTUDO À

LOURINHÃ

o passado dia 30 de outubro, as turmas A e B do 10º ano de escolaridade visitaram a formação geológica e o museu da Lourinhã, no âmbito das aprendizagens essenciais da disciplina de Biologia e Geologia. A propósito da Geologia, os alunos visitaram as praias do Caniçal e de Porto das Barcas, onde puderam observar vários princípios estratigráficos, abordados nas aprendizagens essenciais e alguns registos não tão comuns e algumas características próprias das praias. Durante a tarde, deslocaram-se ao Museu da Lourinhã, onde visitaram, entre outras, a exposição “Aqui Nasceu o Atlântico”, contando ainda com uma visita ao laboratório de tratamento e de clonagem de fósseis. A Lourinhã é uma região muito importante a nível fossilífero; as várias praias são conhecidas por terem um registo fóssil vasto e rico, especialmente em fósseis de dinossauros, ovos, ninhos e marcas da sua presença no nosso planeta. O museu da Lourinhã expõe alguns destes fósseis e, além de relatar os acontecimentos da formação do Oceano Atlântico, ainda mostra aos visitantes um pouco da etnografia da cidade, ou seja, da vida, dos costumes e dos ofícios da população regional. |Miguel Paiva, 10.º A

AEFCASTRO // newsletter 2 | novembro 2019 | 1


Hallowe’en Parade

N

o dia 31 de outubro celebrou-se mais uma vez o dia mais assustador do ano – o Hallowe’en. E, como não podia deixar de ser, os nossos alunos trabalharam com afinco para mostrar a toda a comunidade escolar o quão criativos, dinâmicos e empenhados eles são. Desta vez, o já habitual desfile realizou-se no Pavilhão gimnodesportivo, em virtude das condições climatéricas, o que agradou à plateia. Os nossos alunos saíram da sala de aula disfarçados de personagens de fantasia e de terror, apresentando números bastante criativos e originais que deliciaram quem assistia. Foram cerca de 400 alunos a participar, desde os mais pequeninos do 5.º ano até aos nossos finalistas do 12.º ano. Todos eles se esmeraram em dar o seu melhor, tendo sido bastante difícil para o painel de jurados escolher os vencedores. A Área Disciplinar de Inglês salienta a adesão em massa dos alunos e professores e agradece a todos quantos contribuíram para que este desfile acontecesse de forma tão divertida, criativa, envolvente e “assustadora”. Happy Hallowe’en!

Dia de São Martinho | 11 de Novembro

C

omemorou-se o Magusto de São Martinho no Agrupamento de Escolas Ferrei-

ra de Castro, uma atividade integrada no Plano Anual e Plurianual de Atividades que uniu toda a comunidade escolar da EBSFC.

Ficha Técnica Título: AEFCASTRO // Newsletter 2 | 2019

Edição: Elisabete Tavares, João Pereira.

Propriedade: Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro.

Morada: Rua Dr. Silva Lima s/n 3720-298 OAZ

Telefone: 256 666 070 Email:

dir@esfcastro.pt

WebSite:

www.aefcastro.net

AEFCASTRO // newsletter 2 | novembro 2019 | 2


Auto da Barca do Inferno

No

|“Ridendo castigat mores” passado dia 5 de novembro, os alunos do 9º ano assistiram

à

representação

do

"Auto da Barca do Inferno",

de Gil Vicente, um texto dramático de leitura recomendada para o 9º ano, representado pela ACE Teatro do Bolhão, no auditório Ivone Ferreira. No palco, desfilaram várias personagens-tipo que são “julgadas”, no momento após a morte, e que terão de passar para o Paraíso ou para o Inferno, fazendo-se uma reflexão crítica sobre os seus comportamentos em vida. De uma forma jocosa e cómica, como recomenda Gil Vicente, os atores tornaram a representação muito interessante e divertida, conseguindo captar a atenção dos nossos alunos ao longo de mais de uma hora. Estes deixaram-se contagiar, reagindo positivamente às interações que os atores faziam com eles, mostrando que estavam a gostar e a divertir-se. No final, houve um momento de troca de impressões em que os alunos puderam interpelar os atores sobre a peça e mesmo sobre a sua vida profissional. Esta representação foi, sem dúvida, a melhor aula que os nossos alunos puderam ter do "Auto da Barca do Inferno".

11.º C no IPATIMUP

Os

alunos do 11.º C , que frequentam a disciplina de Biologia e Geologia e no âmbito das suas aprendizagens essenciais, realizaram uma visita de estudo ao Laboratório aberto – IPATIMUP, no dia 14 de novem-

bro, onde tiveram oportunidade de serem “jovens investigadores” na busca do gene mutado, realizando uma atividade experimental com várias etapas: Atividade “Cancro hereditário da mama e do ovário”. Nesta sessão tiveram oportunidade de realizar trabalho experimental, nomeadamente preparação de amostras de ADN, preparação de uma eletroforese e observação dos resultados e uma atividade de diagnóstico.

AEFCASTRO // newsletter 2 | novembro 2019 | 3


Jovens Promotores de Saúde

No

âmbito do Projeto de Educação para a Saúde e para assinalar o Dia do Não Fumador, foi realizada uma Sessão com o tema “ Os Jovens como Promotores da saúde” no dia 15 de novembro, dinamizada por uma equipa multidisciplinar do IPO, destinada aos alunos do 11.º e 12.º anos com o objetivo de promover a adoção de estilos de vida saudáveis, salientar a sua importância para a prevenção de cancro e dotar os alunos de competências para agirem como promotores de saúde.

“ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA” | II Edição

A

cerimónia de entrega dos certificados do Prémio “Escola Amiga da Criança” decorreu no dia 22 de novembro, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. Foram distinguidos onze projetos em 4 escolas do Agrupamento de Escolas Ferreira, a saber:

Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro: ♦ Gabinete de Apoio ao Aluno ♦ Clube de Piano ♦ Complemento à Educação Artística ♦ S. Martinho Solidário

Escola Básica 1 de Outeiro: ♦ Compromisso com o Ambiente ♦ Relaxar o Corpo e a Mente ♦ Edulnova – Ambientes Educativos Inovadores ♦ Colorir o Recreio

Escola Básica 1 de Santiago de Riba Ul: ♦ Academia do Conhecimento

Escola Básica 1 de Selores: ♦ Recreio de saberes ♦ Academia do Conhecimento

AEFCASTRO // newsletter 2 | novembro 2019 | 4


Selo “Escola Saudávelmente” - Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão 2019-2021”

O

Selo “Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão reconhece e distingue as escolas portuguesas, cujas políticas e práticas educativas, demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do desenvolvimento (cognitivo, emocional, social e de carreira), da aprendizagem, da inclusão e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa. Os agrupamentos/escolas candidatas ao Selo “Escola SaudávelMente” são avaliadas pelas suas políticas e práticas educativas relativas à promoção do desenvolvimento, da aprendizagem, do comportamento, da carreira, da inclusão e da saúde psicológica e do sucesso educativo da comunidade escolar. EXERCÍCIO PÚBLICO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O RISCO SÍSMICO

O

exercício nacional A TERRA TREME realizou-se no dia 15 de novembro, pelas 11h15.

Esta iniciativa foi promovida pela Autoridade Nacional de Proteção

Civil e procurou chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Teve a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes foram convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR. Todas as escolas do Agrupamento aderiram a esta campanha e os alunos foram alertados para a importância desta atitude preventiva.

AEFCASTRO // newsletter 2 | novembro 2019 | 5


"Estendal dos Direitos"

No

âmbito das comemorações dos 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança, o JI do Outeiro associou-se à iniciativa da CPCJ "Estendal dos direitos".

Jornadas do Desporto Escolar

No

passado dia 4 de novembro, o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro levou a cabo as suas JORNADAS DO DESPORTO

ESCOLAR com o objetivo de promover uma escola mais ativa, dinâmica e colaborativa, promovendo estilos de vida saudável, assim como selecionar os alunos para as fases regionais de carácter desportivo. Durante a manhã o evento desenrolou-se com a realização do Corta-Mato que decorreu no espaço circundante à escola, e envolveu 553 alunos de ambos os sexos e escalões, sendo apoiado pelos alunos do Projeto Educação para os Media, Rádio Escolar, Cursos Profissionais 3TG e 3TAI, assim como pelas listas concorrentes à Associação de Estudantes na animação do evento. Os vencedores de cada prova foram agraciados com medalhas alusivas à atividade que foram entregues pela Diretora do Agrupamento e pelo Presidente do Conselho Geral do Agrupamento. As classificações podem ser consultadas em www.aefcastro.net Durante a tarde desenrolou-se, no Pavilhão Desportivo da Escola, o Torneio de Basquetebol 3x3 que envolveu um total de 150 alunos distribuídos por 40 equipas de ambos os sexos e escalões, tendo-se realizado cerca de 70 jogos Basquetebol 3x3. Os docentes de Educação Física agradecem a todos a sua participação e colaboração na realização das Jornadas. Coordenador do Desporto Escolar, Pedro Araújo

AEFCASTRO // newsletter 2 | novembro 2019 | 6


José Carlos Soares lança livro de poemas na Sala polivalente Ivone Ferreira da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro

D

ia 19 de novembro, o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro teve o prazer de assistir ao lançamento do livro de poesia “Eu,

Corpo, visto-me por dentro” da autoria do professor de português José Carlos Soares o qual, apesar de já não exercer funções no Agrupamento, continua a ele ligado dado o seu interesse pela vida e obra de Ferreira de Castro. Num ambiente intimista, bastante apropriado ao texto lírico que ali se celebrava, entre momentos musicais, interpretados por José Soares, filho do autor, e momentos de leitura de poemas, interpretados por alunos do 11.º ano e do 12.º ano, o professor Mário Rui, amigo do autor, “apaixonado por literatura, embora não seja essa a sua especialidade profissional”, apresentou a sua leitura da obra. Do que leu, destacou a forte ligação à família, aos amigos e ao amor que transparece desta obra poética peculiar. O público presente, composto maioritariamente por amigos e familiares, teve o prazer de ouvir a explicação do autor acerca da génese literária desta coletânea e de apreciar a leitura emotiva de um dos seus poemas. Esteve igualmente presente o artista plástico, José Emídio, que enriqueceu o livro com as suas ilustrações, e também falou sobre a importância afetiva da parceria que permitiu o seu lançamento. Foi um fim de tarde muito interessante e culturalmente importante para o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro que acolhe, com muito carinho, os sucessos daqueles que com ele colaboram e que ajudam a cumprir a sua missão de promoção da cultura e da educação”.

AEFCASTRO // newsletter 2 | novembro 2019 | 7

Profile for AEFCastro

AEFCastro | Newsletter 2 | 1P 2018-2019 |  

AEFCastro | Newsletter 2 | 1P 2018-2019 |

AEFCastro | Newsletter 2 | 1P 2018-2019 |  

AEFCastro | Newsletter 2 | 1P 2018-2019 |

Advertisement