Issuu on Google+

Objetos da Aprendizagem Tics no Ensino de Ciências Acadêmicas: Bruna Dutra e Débora Petry


Recursos Informáticos Projetos Para o Ensino de Ciências Bases Epistemológicas Implicadas na Construção e Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem


A problemática sobre concepções e imagens da ciência e dos cientistas nos diferentes níveis de escolaridade tem gerado inúmeras discussões no ensino de ciências.


Estudos mostram que a concepção de ciências está ligada com os processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos no contexto escolar.


Muitos alunos tem uma visão distorcida de ciência uma análise mais profunda afirma que a simples transmissão de conteúdos não é suficiente para dar uma visão mais adequada de ciência, pois isso não contribui para a compreensão de como a ciência funciona.


E compreender como a ciência funciona possibilita uma melhor compreensão de seus métodos e as inter-relações de ciência tecnologia e sociedade.


As quest천es epistemol처gicas devem ser consideradas, pois elas s찾o fundamentais no desenvolvimento de materiais de ensino, que s찾o os objetos de aprendizagem.


Na tendência empirista a ciência é revelada a partir do mundo real, do observável. A teoria é induzida a partir da observação de fenômenos.


Tal observação segue procedimentos precisos com registro passivo de dados.


As atividades de ensino e aprendizagem não estabelecem relações entre ciências, tecnologia e sociedade, e por isso muitos professores de ciências mantenham tal idéia nos processos educativos.


Pesquisas realizadas apontam que o modelo de ensino empirista ĂŠ suficiente para os alunos compreenderem os conceitos fundamentais da ciĂŞncia.


Enfim investigações referentes aos aspectos epistemológicos com certeza muito contribuirão para qualificar os objetos de aprendizagem, assim como orientar a sua construção.


Objetos de Aprendizagem