Page 1


Primeiro ano de preparação: Conhecimento da história de Dom Bosco 16 de agosto de 2011 - 15 de agosto de 2012. «A primeira etapa é centralizada no conhecimento da história de Dom Bosco e do seu contexto, da sua figura, da sua experiência de vida, das suas opções. » (P. Pascual Chávez)


Entramos na casa onde vivia a famĂ­lia de JoĂŁo...


Pintura da Assunção na Igreja paroquial de Castelnuovo


Neste altar Jo達ozinho recebeu a Primeira Comunh達o em 1926


Casa de Moncucco onde João esteve longe da mãe e de casa durante quase dois anos! Mamã Margarida, para evitar os contínuos conflitos entre o seu enteado António e João por causa dos estudos toma uma solução dolorosa para ela e para João: enviá-o fora de casa. Manda-lhe procurar trabalho em famílias amigas à espera de que chegue o tempo de separar a herança quando António cumpra os 20 anos.


Capela de Murialdo, onde vivia o Calosso e onde Jo達o se encontrou com o Cafasso


Em 1830, com 15 anos começa a estudar na escola de Castelnuovo: primeiro irá diariamente fazendo bastantes quilómetros a pé; mais logo a mãe procurar-lhe-á um lugar onde ficar, mas terá de trabalhar para pagar o lugar onde dorme... Vejamos como ele o conta!


Texto base: Memórias do Oratório de São Francisco de Sales de S. João Bosco Maquetação: Rogelio Arenal, Sdb / Salesianos de Matola Visitadoria ‘Maria Auxiliadora’ – Moçambique 26 Agosto 2011

infancia de João Bosco  

Segundo as memorias do Oratorio

Advertisement