Page 1

%HermesFileInfo:H-10:20130625:

10 I .EDU I Terça-feira, 25 de Junho de 2013

Bolsasláfora Confiraalgumas oportunidades.Além dessas,muitas universidadesestrangeirastêmprogramas deauxílio

ENTIDADES OFICIAIS

FUNDAÇÕES E INSTITUTOS

Capes A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) oferece bolsas para vários países, especialmente nos níveis de doutorado e pós-doutorado e também para estágios. Geralmente, os candidatos estão vinculados a uma instituição de ensino no País, cursando programas de pósgraduação. Informações: www. cnpq.br/web/guest/apresentacao13.

CNPq Vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia,oConselho Nacional de Desenvolvimento CientíficoeTecnológico(CNPq)financia bolsas para doutorado-sanduíche e doutorado pleno no exterior. O valor mensal da bolsa é de US$ 1,3 mil (cerca de R$ 2,8 mil). Informações: www.cnpq. br/web/guest/apresentacao13.

Fundação Estudar Criada em 1991, a Estudar concede bolsas para alunos brasileiros realizarem mestrado e doutorado no exterior – desde o início, a fundação já enviou cerca de 500 estudantes. As inscrições para a seleção começam em novembro. Informações: www.estudar.org.br/programadebolsas.

Fundação Lemann O Programa de Talentos Lemann Fellowship oferece bolsas de estudo parciais e integraisemuniversidades esCAPA trangeiras de ponta. Tem comofocoprofissionaise pesquisadorescom bom desempenho acadêmico. As áreas prioritárias são educação, políticas públicas, saúde pública e economia. Informações: www.fundacaolemann. org.br/fellowship.

Ciência Sem Fronteiras Até 2015, o programa Ciência sem Fronteiras, bancado pelo governo federal, pretende conceder mais de 45 mil bolsas de pós-graduação para os estudantes brasileiros. Áreas como engenharia, tecnologia e saúde são prioritárias. Informações: www.cienciasemfronteiras.gov. br/web/csf/pos-graduacaodoutorado.

Fapesp A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo oferece auxílio para estágios de pesquisa para bolsistas de pós-doutorado. Informações: www.fapesp.br/bolsas.

Instituto Ling Com sede em Porto Alegre, o Instituto Ling já distribuiu, por meio de seus programas, 178 bolsas de estudo de pós-graduação em conceituadas universidades, especialmente nos EUA e na Europa. Informações: www.institutoling.org.br/?page_id=55.

BOLSAS ESTRANGEIRAS Alemanha O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad, em alemão) oferece bolsas para mestrado e doutorado em temas

❛❛

❛❛

Flávia Siqueira, bióloga

Daniel Branco, empreendedor

Se você tem um sonho, não importa a barreira: é preciso ir. E vá pelo mérito, não ligue para a classe social

No Brasil, esperamos muito as coisas prontas. Precisamos ir mais atrás do que queremos e nos desenvolver

relacionados ao desenvolvimento sustentável, políticas públicas, música, artes, design, artes cênicas, arquitetura e cinema. Informações: www.daad. org.br/pt/18313/index.html.

Austrália Com o programa de bolsas da Endeavour, é possível fazer mestrado e doutorado em instituições australianas. A seleção acaba no dia 30. Informações: www.innovation.gov.au/Intern ationalEducation/Endeavour/ InformationForInternationalApplicants/Pages/EndeavourPostgraduateScholarship.aspx

Estados Unidos

Espanha

A Education USA – fonte oficial sobre estudos nos EUA – consolida informações sobre bolsas de estudo em universidades americanas abertas para brasileiros. Informações: www.educationusa.org.br/site/agenda/ internas.php.

As bolsas Maec-Aecid fazem parte de um programa do Ministério de Assuntos Exteriores e Cooperação da Espanha para estudos de pós-graduação. Há bolsas para quem está no último ano da graduação. Informações: www.becasmae.es.

A Comissão Fulbright no Brasil oferece várias possibilidades para brasileiros. No doutorado parcial, é possível desenvolver parte da pesquisa nos EUA. Informações: www.fulbright.org. br/content/view/11/70.

Oprogramade bolsasda Fundação Carolina oferece uma série de auxílios para candidatos de várias áreas fazerem cursos de pós-graduação na Espanha. Informações: http://gestion. fundacioncarolina.es

França A agência de promoção do ensino superior consolida a oferta de bolsas na França. O programa Eiffel é uma possibilidade. Informações: www.bresil.campusfrance.org/node/6585.

Grã-Bretanha As bolsas Chevening financiam mestrado nas universidades britânicas. O programa incentiva a criação de um grupo de relacionamento e networking entre os participantes. Informações: www.chevening.org/brazil.

mestrado,doutoradoepós-doutorado exclusivas para brasileiros, com seleção em agosto. Informações:www.eda.admin.ch/ eda/pt/home/reps/sameri/vbra/ cgsao/brasci/brauni.html.

OUTRAS Erasmus Mundus

Suíça O governo concede bolsas de

Programa da União Europeia oferece bolsas integrais para cursos de mestrado e doutorado. Informações: eacea.ec.europa.eu/erasmus_mundus.

MAIS Paramaisinformaçõessobreessas e outras bolsas: estadao. com.br/educacao

Preste atenção! ANDRÉ MARQUES DIRETOR-GERAL DA EF ENGLISHTOWN, ESPECIALISTA EM CERTIFICAÇÃO

SILVIA CORRÊA DIRETORA DA ASSOCIAÇÃO ALUMNI, ESPECIALISTA EM LÍNGUAS

A MAIORIA DOS BRASILEIROS TEM INGLÊS BÁSICO. QUANTO TEMPO SERIA PRECISO PARA ELES ESTAREM NO NÍVEL ADEQUADO PARA SEREM SELECIONADOS PARA UMA BOLSA? GERALMENTE, AS INSTITUIÇÕES PEDEM PELO MENOS 6 PONTOS NO EXAME DE CERTIFICAÇÃO IELTS (CASO DAS BRITÂNICAS) PARA GRADUAÇÃO E 7 PARA MESTRADO. A PONTUAÇÃO EQUIVALE AO NÍVEL PÓS-INTERMEDIÁRIO PARA GRADUAÇÃO E AVANÇADO PARA MESTRADO. COM UM CERTO EMPENHO, É POSSÍVEL ATINGIR ESSE NÍVEL EM ATÉ DOIS ANOS COM SEGURANÇA.

O QUADRO MUDA PARA QUEM JÁ TEM UM NÍVEL INTERMEDIÁRIO AVANÇADO DE INGLÊS? SIM, UMA VEZ QUE O ALUNO INTERMEDIÁRIO JÁ SE ENCONTRA EM UM NÍVEL SUPERIOR AO INICIAL E AO INTERMEDIÁRIO BÁSICO, ELE NECESSITARÁ DE CERCA DE 200 HORAS DE INSTRUÇÃO PARA ATINGIR O NÍVEL DESEJADO. QUANTO AO TEMPO, TUDO DEPENDERÁ DA FREQUÊNCIA E DA CARGA HORÁRIA DAS AULAS. SE FIZER UM CURSO INTENSIVO, ESTARÁ APTO EM UM ANO E MEIO, MAS, SE FIZER UM CURSO SEMI-INTENSIVO, PRECISARÁ DE DOIS ANOS PARA ATINGIR O NÍVEL.

H10  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you