Page 1

Manual de Utilização


Manual de Utilização MDF

MDF, “Medium Density Fiberboard” conhecido como “Fibra de Média Densidade” O MDF é fabricado através da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos, as placas de madeira são coladas umas as outras com resina e fixadas através de pressão.O MDF foi fabricado no início dos anos 60 nos Estados Unidos, em meados da década de 70, chegou à Europa, quando passou a ser produzido na antiga República Democrática Alemã e posteriormente (1977), foi introduzido na Europa Ocidental através da Espanha. No Brasil, a primeira indústria iniciou sua produção no segundo semestre de 1994. Desde então, veio conquistando o mercado, por ser um produto ecologicamente correto. Na fabricação do MDF são usadas madeiras reflorestadas sem agredir o meio ambiente, gerando mais empregos e qualidade de vida. Hoje, o MDF já conquistou o mercado moveleiro, e é praticamente equivalente à madeira, fácil de trabalhar, e suas fibras possibilitam os trabalhos de usinagem que são muito precisos, pode ser aplicado todo tipo de revestimentos, impressão e pintura além de ser resistente e versátil, permite cortes em qualquer sentido, com grande estabilidade dimensional e superfícies lisas e planas. Hoje, o Brasil conta com grandes empresas que atuam na fabricação de chapas MDF e todas trabalham com madeiras reflorestadas.


Mito - MDF é resistente à água

Este é um dos maiores mitos sobre o MDF. O MDF possui certa resistência à água, mas ele não é imune à sua ação. É preciso saber que existe uma diferença entre uma chapa que é molhada uma vez, mesmo que por um período longo, e outra que sofra molhamentos constantes ao longo do tempo. A explicação sobre a ação da água na chapa é que as fibras da madeira, ao absorver umidade, irão inchar. Isso acontece em qualquer tipo de chapa - seja MDF, aglomerado ou compensado. A umidade também favorece o aparecimento de fungos, o que contribui para a degradação do painel.

X

Como conservar seu móvel

Para obter um móvel por muitos anos com aparência de novo deve-se evitar: - Os raios solares não devem incidir diretamente sobre os móveis, pois podem alterar as suas características e a cor original. - Ao manusear objetos para a limpeza, levante-os e não arraste, pois pode causar riscos no revestimento dos móveis. - Não coloque peso (excessivo) sobre os móveis e nunca se apoie sobre as portas, pois poderá ocasionar desregulamento ou deslocamento das mesmas. - Não se apoie sobre as gavetas para alcançar as partes superiores. Deve-se ter atenção com as crianças, que, geralmente, utilizam as gavetas abertas como “escadas” para subirem


nos móveis. - Não estenda toalhas úmidas ou molhadas sobre as portas dos móveis, pois, ao longo do tempo, a umidade poderá causar danos permanentes. - Não apoie panelas, fôrmas, assadeiras e demais utensílios aquecidos sobre os tampos, isto pode causar danos aos mesmos. Sempre utilize utensílios que suportam alta temperatura. - Não corte alimentos diretamente sobre os balcões, pois os instrumentos de corte poderão danificar o acabamento do móvel. Sempre utilize objetos próprios para corte em cima dos móveis. - Evite o contato com tinta (canetas em geral) nos revestimentos dos armários e tampos, pois podem causar manchas. Utilize portas-caneta e anteparos para guardar estes materiais. - Sempre mantenha os móveis livres de umidade. Utilize vedantes de silicone para vedar a junção dos tampos e pias com o revestimento das paredes. Verifique as instalações hidráulicas periodicamente, a fim de evitar que seu móvel seja danificado. - Atenção ao escolher os produtos de limpeza, sempre verifique a sua composição química, a fim de identificar sua compatibilidade com os materiais dos móveis e acessórios.


Limpeza de Armários, Portas e Tampos

Use um pano limpo umedecido com sabão neutro (não alcalino) e água, ou álcool e água (ambos em partes iguais). Seque completamente com um pano macio. Após, lustre levemente seguindo a textura do móvel.

Não utilizar

- Pano encharcado (o acúmulo de água causa danos ao móvel). - Pano de louça (pode conter resíduos). - Pano seco (além de não limpar, com o tempo desgasta o móvel). - Lustra-móveis coloridos ou cera (podem deixar resíduos, causando manchas no móvel) - Detergentes, limpadores instantâneos, produtos de limpeza de fornos ou à base de amônia e saponáceo (são produtos químicos que podem danificar o acabamento dos móveis) - Esponjas duras, ásperas e palhas de aço (podem riscar e danificar os móveis). É recomendável apenas o uso de detergentes neutros. - Evitar o contato direto de vinagre, sal e limão (substâncias alcalinas em geral) com os móveis, pois também podem, com o tempo, causar danos.

Como limpar as ferragens

- Se possível, o melhor é desmontar as dobradiças, enfeites, puxadores, etc., de metal ou alumínio que enfeitam o móvel. Mas se não for, tirar toda a poeira da ferragem com uma escova e pano úmido. - Colocar delicadamente uma camada de cera incolor em toda a volta da ferragem a ser tratada, para proteger a madeira do móvel. - Limpar as ferragens com um pano molhado com querosene, sem derramar na madeira e sem deixar que este pano se arraste pelas partes enceradas o que levaria a retirar a cera e desproteger a madeira. Se ainda assim ficar


alguma ferrugem, pode também passar qualquer produto contra ferrugem que se encontre no mercado. Esfregar com palhas de aço l, até ficar completamente limpo. - Limpar com pano umedecido em querosene, novamente com um pano umedecido em água e sabão neutro. Esfregar com uma flanela até ficar com o brilho desejado.

Conservação de partes metálicas

-As partes metálicas deverão ser limpas somente com pano seco tipo flanela, podendo-se aplicar um pano úmido bem torcido. - NUNCA USE produtos químicos de qualquer espécie, eles podem danificar a pintura. - Para a limpeza e conservação do cromado, devem-se evitar produtos abrasivos como esponjas metálicas, saponáceos ou sapólio, álcool, detergentes ou qualquer tipo de solvente. - Deve-se limpar utilizando somente pano limpo umedecido com água e sabão ou detergente neutro, em seguida usar pano seco. - Nas regiões de maresia ou ambientes agressivos a limpeza deve ser semanal. Quando o brilho diminuir de intensidade, passar cera automotiva líquida ou silicone com um pano macio. - Os cromados devem ser limpos com uma flanela seca. Se você precisar remover qualquer resíduo use um limpador multiuso (veja) e depois seque bem.


Dobradiças e Corrediças

Utilize apenas pano macio ligeiramente umedecido e sabão neutro. Seque totalmente em seguida. Evitar o acúmulo de poeira, gordura ou umidade sobre as dobradiças e corrediças, porque podem prejudicar o seu bom funcionamento e/ ou ocasionar oxidação.

Puxadores

Utilize apenas pano macio umedecido com água. Seque totalmente em seguida.

Garantia

Todos os móveis confeccionados pela Atual Marcenaria Planejada e as ferragens a eles atreladas, possuem garantia de 5 (cinco) anos, desde que respeitadas todas as instruções contidas neste manual e todo e qualquer reparo que necessite ser feito seja realizado por Mão de Obra especializada da Atual Marcenaria. Ao perceber qualquer avaria que ocorra nos móveis, o contratante deverá entrar em contato com a equipe de Pós-venda, para que o reparo possa ser feito e o problema solucionado da melhor maneira possível.

Revisão Periódica

Deve ser executada a cada 6 meses com tolerância de 30 dias para mais e para menos, assegurando assim um prolongamento da vida útil dos móveis. Caso se torne necessário uma revisão fora do prazo de garantia a Marcenaria fará com os custos repassados ao cliente. Observação: A Atual Marcenaria Planejada salienta que os puxadores e Vidros (Espelho , Vidros pintados e planos) colocados nos móveis não entram na garantia oferecida pela empresa.


Itens que excluem ou invalidam a Garantia

* Umidade e ou vazamento de água ou qualquer outro líquido sob o móvel. * Mal uso e ou uso inadequado. * Uso de qualquer produto abrasivo ou qualquer produto químico fora sabão neutro para limpeza. * Armazenar tempero com base de Sódio (sal) e ou Cloro (alvejante e Água sanitária) em compartimento sem estar totalmente lacrado e limpo. * Incêndio e problemas na construção civil do ambiente montado os móveis. * Pragas e insetos (ex, Cupins). * Problemas atrelados a fixação de eletrodomésticos (ex: TV, Caixas de som, fornos, coifas, lava louça, fogão, geladeiras e outros do seguimento). * Quebra e mudança de coloração de vidros e espelhos.


Atual Marcenaria Planejada

Razão Social: Veloso Costa Marcenaria LTDA CNPJ: 07.246.766/0001-08 Tel: (12) 3931-7585

Visão da empresa

Ser uma marcenaria de grande porte com a alma de uma pequena empresa. Organizada, sólida, bem administrada, acreditada e respeitada. Com atendimento exclusivo e cordial, antes, durante e após a entrega de nossos móveis. Móveis que devem ter qualidade e beleza, sempre respeitando a natureza.

Responsável Administrativo Daniela Magacho Veloso Costa

Responsável Técnico Flavio Vidal Costa

Desenvolvimento e elaboração deste manual Equipe Atual Marcenaria

Manual Atual Marcenaria  

Manual Atual Marcenaria

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you