Page 1


2


HistóriaOSSJC Desde sua fundação, a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos – OSSJC vem conquistando espaço no cenário artístico cultural do Vale do Paraíba, tornando-se referência em música erudita na região. Criada em 2004, a partir do trabalho desenvolvido pela Oficina de Cordas da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, a OSSJC teve como primeiro regente o maestro Rogério Santos. Em 2006 passou por uma ampla reformulação realizando, sob a coordenação do renomado maestro Julio Medaglia, um processo de seleção de maestro e músicos. Desde então , conta com o maestro Marcello Stasi como seu regente titular e diretor artístico. Hoje, sediada no Parque Vicentina Aranha, a OSSJC está sob gestão da Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura – AJFAC em parceria com a Fundação Cassiano Ricardo – FCCR, por meio de contrato com a Prefeitura de São José dos Campos. A Orquestra conta com músicos de alto nível técnico, em sua maioria contratados em regime CLT, que oferecem à comunidade uma programação de concertos periódicos e de excelente qualidade. Além das apresentações regulares da OSSJC, o grupo possui conjuntos de câmara, sendo eles Orquestra de Cordas, Quarteto de Cordas e Quinteto de Sopros.

3


4


OSSJC e AJFAC Desde sua fundação, a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos – OSSJC vem conquistando espaço no cenário artístico cultural do Vale do Paraíba, tornando-se referência em música erudita na região. Criada em 2004, a partir do trabalho desenvolvido pela Oficina de Cordas da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, a OSSJC teve como primeiro regente o maestro Rogério Santos. Em 2006 passou por uma ampla reformulação realizando, sob a coordenação do renomado maestro Julio Medaglia, um processo de seleção de maestro e músicos. Desde então , conta com o maestro Marcello Stasi como seu regente titular e diretor artístico. Hoje, sediada no Parque Vicentina Aranha, a OSSJC está sob gestão da Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura – AJFAC em parceria com a Fundação Cassiano Ricardo – FCCR, por meio de contrato com a Prefeitura de São José dos Campos. A Orquestra conta com músicos de alto nível técnico, em sua maioria contratados em regime CLT, que oferecem à comunidade uma programação de concertos periódicos e de excelente qualidade. Além das apresentações regulares da OSSJC, o grupo possui conjuntos de câmara, sendo eles Orquestra de Cordas, Quarteto de Cordas e Quinteto de Sopros.

5


Leis de Incentivo Projetos PROAC Sua empresa pode abater até 3% do seu ICMS patrocinando nossos projetos culturais. Consiste na realização de 10 apresentações musicais, com periodicidade mensal (1 vez por mês) no Parque Vicentina Aranha, legitimando o espaço como pólo cultural de São José dos Campos. Com o intuito de atrair e atender amplamente o público, com suas diferentes características, como faixa etária, escolaridade, entre outros, a programação será composta por apresentações de Orquestras e Grupos de Câmara e artistas brasileiros dedicados ao Jazz e à MPB.

Lei Rouanet Você sabia que pode utilizar parte do seu Imposto de Renda para apoiar iniciativas culturais? Todo patrocínio e doação realizados para iniciativas culturais inscritas na Lei de Incentivo

Federal (Rouanet Lei 8.313/91 art. 18) podem ser abatidos do IR devido em 6% no caso de pessoa física e 4% para pessoa jurídica. O Restauro do Parque Vicentina Aranha e a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos têm seu projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, Lei Rouanet - Art. 18. - A contribuição é feita no ano vigente, por meio de depósito direto nas contas do projeto, abertas no Banco do Brasil e auditadas pelo Ministério da Cultura - A AJFAC, Entidade gestora do Parque e da Orquestra, emite um recibo de mecenato referente ao valor de contribuição - No ano seguinte, na declaração de IR, o valor da contribuição deve ser informado e consequentemente será abatido no cálculo final. - Além de apoiar um projeto cultural, empresas podem expor sua logomarca por meio de um plano customizado de contrapartidas. - Pessoas físicas recebem um cartão do apoiador e são convidados para eventos especiais.

8


Realizações da OSSJC Nesses últimos anos a Orquestra concretizou importantes projetos para a cidade de São José dos Campos. Concertos Didáticos: projeto de democratização de acesso a música erudita, focado nas escolas do ensino público. Aulas de Música: articulações iniciadas junto a instituições renomadas para oferecer cursos gratuitos de música. Encontros Musicais: palestras ministradas pelo Maestro, procurando através de módulos atender a todos os níveis de interessados, de leigos a especialistas.

Temporadas de apresentações: em teatros e igrejas da cidade. Além das apresentações regulares da temporada realizadas no Vale do Igreja do Pateo do Collegio Mosteiro de São Bento Festival de Inverno Virada Cultural Paulista Festival de Música Festival de Vassouras Festival da Mantiqueira

Paraíba, a OSSJC já foi convidada para diversos outros eventos musicais. Vale destacar: São Paulo; São Paulo; Campos do Jordão; Ribeirão Preto; São José do Rio Preto; Rio de Janeiro; São Francisco Xavier.

9


10


Concertos Didáticos EM PARCERIA COM A OSESP, A OSSJC FOI INDICADA A ORQUESTRA PEDAGÓGICA RESIDENTE DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CAMPOS DO JORDÃO. REALIZOU CONCERTOS DIDÁTICOS PARA 2.182 CRIANÇAS DO ENSINO PÚBLICO. ENSINO, PRÁTICA E APRECIAÇÃO DA MÚSICA NAS UNIDADES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. PARCERIA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

11


CONTATOS Comunicação e Marketing Luciana: (12) 3911-7090 (ramal 226) luciana@vicentinaaranha.com.br

www.orquestrasjc.org.br

Fodler OSSJC  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you