Page 1

2010 1


2


Indice - Projeto Arte&Vida __________________________ - Introdução ________________________________ A arte Calendário 2011 Curadoria Organização - Project charter ______________________________ - Livreto ____________________________________ - Cartaz Institucional ___________________________ - Banner Institucional _________________________ - Exposições Ernesto Bonato ____________________ Assessoria de imprensa Postais Cartazes / e-mkt

4 5

8 10 11 11 12

comentários / Depoimentos

George Gutlich ____________________ 16

Helena Freddi _____________________ 20

Fernando Ito ______________________ 24

Sônia Oliveira _____________________ 28

Assessoria de imprensa Postais Cartazes / e-mkt comentários / Depoimentos Assessoria de imprensa Postais Cartazes / e-mkt comentários / Depoimentos Assessoria de imprensa Postais Cartazes / e-mkt comentários / Depoimentos Assessoria de imprensa Postais Cartazes / e-mkt comentários / Depoimentos

- Anexos - Informativos _______________________ 3

32


Projeto Arte&Vida O projeto em questão prevê exposições a serem realizadas nas dependências do Instituto de Oncologia do Vale. O objetivo é promover e divulgar a arte, assim como proporcionar um ambiente ainda mais agradável para os pacientes, acompanhantes e colaboradores do IOV.

2010

No segundo ano do projeto, o desafio foi continuar surpreendendo com obras que promovem um clima harmonioso no espaço e com apresentações que oferecem um momento de discussão e diálogo através de artistas importantes que interagem com o público e dão mais profundidade aos temas e técnicas utilizadas. Além disso, o projeto também foi estendido para a cidade de Taubaté, dentro da nova clínica do IOV. Todas as mostras foram acompanhadas de textos elucidativos, documentados em vídeos e fotos.

4


Introdução A Arte

Mais que a materialização de um estado de espírito, a arte é uma manifestação formalizada dos sentimentos, desejos e pensamentos. É uma representação de idéias na imagem. Composições artísticas ou poéticas, se intensas e não apenas decorativas, levam a refletir sobre questões filosóficas e existenciais.

Calendário 2011

O calendário 2011 do Instituto de Oncologia do Vale foi produzido com as obras do segundo ano do Projeto Arte&Vida. Os artistas que realizaram as exposições de 2010 trouxeram cultura e qualidade de vida para os pacientes. As obras de Ernesto Bonato, Helena Freddi, Fernando Ito, Sonia Oliveira e George Gutlich encantaram a todos e proporcionaram à clínica, um ambiente mais agradável para aqueles que a frequentam.

Projeto Arte&Vida 2010

Curadoria George Gutlich

Organização

Daniela Palma, Fernanda Paim, Cláudia Gutlich e Mírian Badaró

5


6


7


Project charter Nome da Empresa/Instituição : Projeto: ARTE & VIDA Gerente: Daniela Palma e Fernanda Paim Objetivo: Desenvolver a percepção artística através de iniciativas culturais

Instituto de Oncologia do Vale Número do Projeto: 02 Área: Relacionamento Produto: Exposições e Palestras

Programação Evento: São José dos Campos

Artista

Taubaté

Artista

06 de Fevereiro

Ernesto Bonato

07 de Maio

George Gutlich

15 de Maio

Helena Freddi

28 de Agosto

Helena Freddi

14 de Agosto

Fernando Ito / George Gutlich

20 de Novembro Fernando Ito e Ernesto Bonato

06 de Novembro

Sônia Oliveira

19 de Fevereiro

Responsabilidades do Gerente: Daniela Palma e Fernanda Paim Aprovação Data: 29/12/2009

8

Sônia Oliveira


Project charter Premissas:

Restrições:

Pontos Positivos

- Objetos grandes que impeçam a circulação;

- Aumento do número de participantes nas exposições;

- Montagem feita de acordo com a programação de atendimento da clínica;

- Reconhecimento da Câmara Municipal;

- Escolhas cuidadosas das obras, tendo um cuidado especial com a temática;

- Ponto forte na acreditação nível III (excelência); - Reconhecimento da mídia (revistas e jornais);

- Não pode haver falhas na divulgação;

- Desenvolvimento do projeto Arte&Vida para colaboradores e projeto Qualidade de Vida aos pacientes;

- Fazer uma divulgação melhor do artista que estiver expondo no momento;

- Palestras dos artistas; - Abertura do projeto com coquetel; - Resultad da pesquisa de satisfação dos colaboradores; Pontos a Melhorar - Nova proposta visual do Lay- out (logo); - Pontos para acrílico com informações do artista; - e-mail mkt e divulgação na mídia; - Fazer uma palestra para colaboradores, com o resultado de 2009 e apresentar o novo formato Arte&Vida 2010; ( Daniela, Claudia e George dia 29/01); PLANO DE AÇÂO ( 5W2H) - Café (melhorar fornecedor); - Vídeos para cada artista; - Edição das filmagens de 2009 de cada artista; - Folder (revista) com obras e textos dos artistas; - Fotografo e filmagem de todos os eventos; - Livro de assinaturas para Taubaté; - Pasta arquivo para São José e Taubaté (Claudia); - News Letters para Arte & Vida; - Calendário para 2011; - Caixinha de sugestões em todos os eventos.

9


Livreto

10


Cartaz Institucional do Projeto|jan/2010

Banner Institucional do Projeto|jan/2010

11


ErnestoBonato

ErnestoBonato A busca pelo primor na execução e pela imagem retórica compõe a poética de Ernesto Bonato. Há dois momentos na apreensão de sua obra; de imediato a sedução pela elegância do desígnio e pela qualidade da execução se fazem evidentes. No entanto Bonato oferece àqueles que se propõem a adentrar um pouco mais suas imagens o vislumbre de um outro momento de apreensão, o da iconologia, da evocação, das imagens falantes. Este artista faz uso de processos refinados de gravação, desenho e pintura mas sempre aludiu de imediato ao primeiro requisito da arte: a aparência e, em segundo lugar ao significado. Em sua obra ficam patentes estas propostas, o belo e o significado e nunca uma apologia aos processos ou a um hermetismo excludente. Esta exposição nos traz imagens de um artista que soube se firmar, com eleições de caráter silencioso em meio a movimentos espalhafatosos e construiu paulatinamente uma obra sólida e que, no momento se torna referência às novas gerações de artistas.

-Exposição em São José dos Campos 06 de fevereiro 2010 a 14 de maio de 2010 -Exposição em Taubaté 04 de dezembro 2010 a 1º de março de 2011

12


Assessoria de imprensa

13


Postais

Cartazes/e-mkt

14


Comentรกrios/Depoimentos

15


GeorgeGutlich GeorgeGutlich

“...A arte da gravura encontra em George Rembrandt Gutlich um representante visceral, daqueles que dedicam a sua vida não tanto ao desenvolvimento de um tema específico, mas sim ao aprimorar um pensamento e discutir questões técnicas tanto no ofício da feitura como no da impressão. Seu ateliê em São José dos Campos, SP, funciona como centro de discussão de propostas estéticas e também de experimentação de formas de expressividade, em que alunos e professor debatem e trocam processos que podem levar a uma melhor realização de projetos individuais. Do conjunto da obra de Gutlich, que também faz incursões pela pintura, há dois universos que se interligam em diversos aspectos, embora aparentemente afastados. O que eles têm em comum é justamente o princípio de que o amadurecimento plástico é uma constante e os melhores trabalhos não são os já feitos, mas aqueles que estão por vir, num autêntico e sincero caminhar...”

-Exposição em Taubaté 07 de maio de 2010 a 11 de junho de 2010

16


Assessoria de imprensa

17


Postais

Cartazes/e-mkt

18


Comentรกrios/Depoimentos

19


HelenaFreddi HelenaFreddi

O ponto de partida para as elegantes abstrações de Helena Freddi foi a figuração, a observação de músicos em ensaio no teatro municipal de São Paulo. Podemos conjecturar que o ideal do artista russo Kandinsky, pai da arte abstrata, que era uma arte que se aproximasse da abstração musical, tivesse atingido a artista por este meio também. O encontro entre a imagem gravada sobre cobre e o papel, suas articulações e sobreposições revelam o domínio de um processo pelo qual a artista estrutura a comunicação de suas idéias visuais. Helena compõe discursos visuais de extrema concisão com seus projetos gráficos, surgem mapas, jogos, manifestos... há sempre um projeto, uma designação das imagens.

-Exposição em São José dos Campos 15 de maio de 2010 a 10 de agosto de 2010 -Exposição em Taubaté 28 de agosto de 2010 a 4 de novembro de 2010

20


Assessoria de imprensa

21


Postais

Cartazes/e-mkt

22


Comentรกrios/Depoimentos

23


FernandoIto

FernandoIto Fernando Ito se auto-define como um operário da madeira, um artesão, em homenagem aos mestres anônimos deste ofício, os carpinteiros e os marceneiros. Por trás desta postura singela se oculta um projeto revolucionário, um grito de amor pela flora e fauna, uma admiração pelo ofício e uma luta ao acesso de qualquer pessoa a arte, a realização e ao desfrute.. Este escultor sempre declarou-se contra a arte excludente alimentada pelos eventos contemporâneos. O contato com a cultura tradicional chinesa o fez observar outro sentido no desenvolvimento artístico, um sentido diferente do que vemos, de uma arte do presente suplantando a do passado, como numa gincana escolar. Ito pensa a arte em seu sentido primeiro, como projeto libertário.

-Exposição em São José dos Campos 14 de agosto de 2010 a 29 de outubro de 2010

24


Assessoria de imprensa

25


Postais

Cartazes/e-mkt

26


Comentรกrios/Depoimentos

27


SôniaOliveira SôniaOliveira

Se fosse possível montar neste momento uma retrospectiva da obra de Sônia Oliveira poderíamos ver que toda ela tem em evidência um amor pela vida e um fascínio incontido pelas formas que se reinventam a cada nova empreitada. Uma vitalidade para virar tudo de ponta cabeça parece ser a regra de produção desta artista que não se cansa de ver o mundo com olhar perscrutador e com direito a se transformar também. Da abstração à figuração, a artista transita não como prova de habilidade mas como provas de eleições afetivas. Sônia faz com que sua obra se integre a um projeto maior, o de compartilhar o gosto pela arte, por onde dedica-se com imenso carinho à formação de várias gerações de artistas e apreciadores da arte.

-Exposição em São José dos Campos 20 de novembro de 2010 a 15 de fevereiro de 2011

28


Assessoria de imprensa

29


Postais

Cartazes/e-mkt

30


Comentรกrios/Depoimentos

31


Anexos - Informativos ano 10 Ed.39 - jan-fev-mar 2010

32


Anexos - Informativos ano 10 ed.40 - abr-mai-jun 2010

33


Anexos - Informativos ano 10 ed.41 - jul-ago-set 2010

34


Anexos - Informativos ano 10 ed.42 - out-nov-dez 2010

35


IOV Taubaté Av. John Fitzgerald Kennedy, 856 Jd. das Nações - CEP 12030-200 Telefone: 12 3426-9055

IOV São José dos Campos R. Major Antônio Domingues, 472 Centro - CEP 12245-750 Telefone: 12 3924-9055

www.iov.com.br 36

book arte e vida iov  

book arte e vida iov

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you