Issuu on Google+

Sonhos Bocas

&

O Jornal da Tua Escola!

Moita, 25 de Fevereiro de 2011 – 2ª Edição (Distribuição Grátis)

“14 Perguntas a…”

Inserir texto aqui inserir texto aqui

Cecília Rocha A Entrevista O Sonhos&Bocas teve o grande prazer de entrevistar, para esta 2ª edição, a professora Cecília Rocha, entrevista essa que promete surpreender!

O Dia Dos Namorados!

O “S&B” leva-te a descobrir tudo sobre este dia tão romântico e especial do ano, na escola secundária da Moita!

( Página 10 )

Notas de Ingresso Se tens curiosidade em saber que médias tens que atingir para ingressar num curso do teu interesse, nós mostramos-te!

( Página 5 )

Palestra sobre o VIH- SIDA Organizámos algumas perguntas em que a professora nos revela as suas preferências a nível pessoal e profissional na nossa rubrica “14 Perguntas a…”.

( Página 8-9 )

No dia 9 de Fevereiro a ESMoita teve o prazer de receber a visita do Dr. Sérgio Luís da Associação ABRAÇO. Vê a entrevista exclusiva aqui.

Enviem as vossas sugestões ou artigos que queiram ver publicados para: sonhosebocas@gmail.com ( Página 7 )


Visita o Nosso Blogue!

Índice: Escola Electrão 2010/2011…………………………..Pág. 3 2011 - Ano Europeu do Voluntariado……...……..Pág. 4 Notas de Ingresso …………………………………..

Pág. 5

Texto: Escola do Futuro……………………………

Pág. 6

Palestra: As D.S.T.s……………………………..……. Pág. 7

http://sonhosebocas.blogspot.com/ É com muito orgulho que o grupo de Área de Projecto do 12ºD1 anuncia o nascimento

“14 Perguntas a Cecília Rocha”……………..…. Pág.8/9

do novo Blogue para o jornal Sonhos&Bocas!

O Dia de São Valentim........................................ Pág. 10

Aqui

O Cupido…………………………………….………. Pág. 11

exclusivas, que vos manterá a par do vosso

Visita de Estudo – Lisboa (12ºD1/D2) …………... Pág. 12

universo escolar na secundária da moita.

serão

postadas

Desporto Escolar………………………………..…....Pág. 13

Pág.s notícias

extra

e

Pág.s

Verdadeiro ou Falso?.............................................Pág.14 Filmes disponíveis na Biblioteca Escolar…..…….Pág. 15 Novidades/Acontecimentos da Biblioteca..….Pág. 16

Pág.s

Visita-nos e lá poderás ter acesso a: - Entrevistas gravadas exclusivas a professores e/ou alunos; - Extras do jornal Sonhos&Bocas; - Novidades em torno do que se passa na tua escola; - E muito mais!

Ficha Técnica: Equipa redactorial: David Nicolau; Luís Relvas; Luísa Amieiro; Priscila Azenha – 12º D1 Alunos Colaboradores: Diogo Pereira 11ºD1 Professoras Colaboradoras: Brissos; Ilda Afonso Ano Lectivo: 2010/2011

Helena


Mais um ano em que a Escola Secundária da Moita participa no projecto nacional Escola Electrão. O objectivo é sensibilizar toda a comunidade para a importância da reciclagem e valorização dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos.

Participa depositando os teus equipamentos obsoletos no ponto electrão disponibilizado na escola. Conhece mais sobre o projecto em

http://www.escolaelectrao.pt

In: http://joomla.esmoita.com/

3


2011 É o…

É o…

O Conselho de Ministros da U.E., declarou oficialmente 2011, Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa.

O Ano Europeu do Voluntariado tem por objectivo geral incentivar e apoiar os esforços desenvolvidos pela Comunidade, pelos Estados-Membros e pelas autoridades locais e regionais tendo em vista criar condições na sociedade civil propícias ao voluntariado na U.E. e aumentar a visibilidade das actividades de voluntariado na U.E.

Este objectivo geral será operacionalizado através de 4 grandes objectivos específicos:

1. 2.

Criar um ambiente propício ao voluntariado na U.E;

Dar meios às organizações que promovem o voluntariado para melhorar a qualidade das suas actividades;

3. Reconhecer o trabalho voluntário; 4. Sensibilizar as pessoas para o valor e a importância do Voluntariado.

Como sempre, o Ministério da Educação convida as escolas, os alunos, os docentes, os pais e encarregados de educação, a celebrar o compromisso dos voluntários.

Se quiseres ajudar ou contribuir para esta causa, as alunas Ângela Tavares Érica Alves, Irina Carvalho, Lídia Oliveira e Vanessa Clemente da turma 12ºD2, podem orientar-te neste assunto! 4


Notas de Ingresso  Tudo o que precisas de saber sobre notas de ingresso para seres bem sucedido na tua vida escolar!

Cursos seleccionados nesta segunda edição do Jornal : Estabelecimento Universidade dos Açores – Ponta Delgada Universidade de Lisboa – Faculdade de Letras Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade de Aveiro Universidade dos Açores – Ponta Delgada Universidade de Coimbra – Faculdade de Economia Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior de Economia e Gestão Universidade do Minho Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia Universidade de Coimbra - Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior de Agronomia Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior Técnico Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade do Porto - Faculdade de Ciências Universidade de Coimbra - Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade de Lisboa - Faculdade de Ciências Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior de Agronomia

Curso História História História

Média 117.8 129.5 148.0

História

148.0

Gestão Gestão Gestão Gestão

152.0 125.2 150.5 151.0

Psicologia Psicologia

148.8 162.0

Psicologia Psicologia Eng. Do Ambiente Eng. Do Ambiente Eng. Do Ambiente Eng. Do Ambiente Biologia Biologia Biologia Biologia

150.0 145.3 133.5 131.3 149.0 137.8 147.5 137.5 143.8 130.0

> História > Psicologia > Engenharia do Ambiente > Biologia > Gestão

5 6


Provavelmente em 2012 não haverá catástrofes naturais que levem ao fim do mundo, mas isso não significa que não venha a acontecer num futuro próximo, não devido a previsões antigas de catástrofes da Natureza, mas sim pelo esgotamento ambiental provocado pela nossa sociedade. Afinal a Terra não foi feita para sustentar uma sociedade teimosa e repleta de excessos, como esta. Ainda assim as mudanças vão chegando, mesmo que seja aos poucos, seja por intervenção de ONG’s com grande importância, como a Greenpeace no Mundo e a Quercus em Portugal, ou pela atribuição do estatuto de “Eco-Escola” a escolas que queiram mudar, que queiram fazer algo de útil para o planeta; este ano a nossa escola foi uma das escolhidas pela Associação Bandeira Azul Europa (tal como mencionámos na edição anterior). Assim, a Escola Secundária da Moita tem o dever de ajudar a proteger o ambiente, e fá-lo através da participação em projectos da Quercus como o “Green Cork”, ao gerir os recursos que utiliza e através da mudança de mentalidades, por exemplo ao incentivar alunos na plantação de árvores. A criação de espaços verdes também seria um factor importante para esta escola, já que quase não existem, mas gostamos de pensar que as coisas mudam, afinal já somos uma escola ecológica que luta contra a destruição da Terra, para um dia sermos uma escola do futuro.

6 6


Palestra – As Doenças Sexualmente transmissíveis

8 De Março

Dia Internacional da Mulher No dia 9 de Fevereiro pudemos assistir a uma conferência no auditório da escola, no âmbito da comemoração do dia internacional da Mulher. Nesta, o Dr. Sérgio Luís da Associação ABRAÇO procurou clarificar os vários temas relativos às DST e a possíveis actos de prevenção. A comunidade escolar mostrou-se interessada pois foi possível debater e desmistificar alguns mitos sobre um dos tabus da nossa sociedade: O Vírus VIH (SIDA). E é claro, o Sonhos&Bocas esteve lá!

Informações Úteis: Centros de Aconselhamento e Detecção

Moita- Arco Ribeirinho Largo Dr. Joaquim Marques Elias 2860-418 Moita Telefone: 212806460 2ªFeira: 9:30-13h30

No fim da palestra, entrevistamos o Dr. Sérgio no fim de aprofundar um pouco melhor tudo o que foi falado e conhecer ainda o percurso árduo do Dr. na Associação ABRAÇO: S&B: Qual foi a razão pela qual se começou a interessar mais por esta causa? Sérgio Luís: Eu estava na altura a fazer uma formação e foi-me proposto um estágio na associação Abraço, onde se desenvolviam estágios e comecei a desenvolver este amor pelas pessoas e este ódio pelo vírus e por esse motivo nunca mais me fui embora e fiquei, literalmente, preso e associado à causa e às pessoas que na altura também trabalhavam na associação… já lá vão 13 ou 14 anos. S&B: Alguma vez acompanhou de perto ou conhece algum caso de VIH/SIDA que o tenha marcado especialmente? Sérgio Luís: Muitos, muitos, muitos e não me peçam para recordar alguns deles senão eu vou-me emocionar e vocês também e não vale a pena! S&B: Existem locais específicos para realizar este tipo de tratamentos, estes testes de despiste? Sérgio Luís: Existem locais específicos e na opinião

da Abraço, as pessoas devem procurar estes locais para fazer os testes. Podem faze-los de outra forma sem recorrer a estes locais específicos mas nestes locais, nos CAD, Centros Anónimos e Gratuitos para Despistagem para o VIH. Podem procurar facilmente na página de referência www.sida.pt e convido-vos a visitar para encontrar moradas e horários do CAD mais próximo. S&B: Porque é que acha que existe este desinteresse por parte de tantas pessoas à cerca deste assunto e todo este preconceito? Sérgio Luís: O desinteresse é o que advém deste jogo da percepção humana e quando um vírus apodera-se do nosso corpo, sem revelar a sua presença durante longos anos, é claro que isto faz a algum impacto, algum efeito, e o efeito é não querer saber, não querer ouvir, não prestar atenção, achar que isto só acontece aos outros. No caso de um vírus como o VIH que está no nosso corpo, 8, 10, 12, 15 anos sem sinais e sem sintomas, dá origem a tudo isto, ao tal desinteresse que é normal, aliás, normalíssimo que assim aconteça e infelizmente para nós e muito bom para “ele”.

7 6


14 CECÍLIA

Perguntas a…

PROFª

ROCHA

- Nesta nossa rubrica “14 Perguntas a…” iremos explorar um lado dos docentes da Escola Secundária da Moita que muito provavelmente desconheces! Na segunda edição do jornal, decidimos entrevistar a professora com mais votos do nosso inquérito: Cecília Rocha. No inquérito realizado, esta professora foi vista como o seu predilecto devido aos seus princípios e pelo seu profissionalismo como docente. Para a conhecermos melhor preparámos várias questões que abordam temas profundos onde procuramos saber toda a verdade. No decorrer da entrevista ficamos bastante impressionados com algumas das respostas da professora. Sonhos&Bocas: Nome completo? Prof.ª Cecília Rocha: Cecília do Céu Cabrela Pasadas Rocha. S&B: Data de Nascimento? C.R.: 6-01-1968 (Aquário) S&B: Livro/Filme preferido? C.R.: O meu filme preferido é “Era uma vez na América”, livros, não tenho nenhuma preferência, a não ser os livros técnicos que tenham a ver com a minha área. Não gosto muito de romances nem nenhum outro tipo em especial. S&B: Como é que a professora se vê daqui a 5 anos? C.R.: Como é que me vejo? A fazer o mesmo que faço actualmente, a dar entrevistas a alunos… (risos) Não faço ideia, não tenho outra ideia, só o futuro o dirá.

espaço muito próprio para fumadores e não fumadores, tinham um bom atendimento, de uma grande simpatia, sempre muito sofisticados. Também gostei do México, onde tive a oportunidade de fazer mergulho, de tirar fotografias com mexicanos, aqueles que tiram com os turistas. Também gostei muito de ir a Tunísia, pois pude andar em camelos e contactar com os animais. Também Paris… todas estas foram as mais marcantes. S&B: Por isso constatamos que a professora gosta de viajar? C.R.: Sim, gosto muito, como qualquer pessoa! (risos) quem não gosta, não é? Também, no entanto, os tempos estão difíceis, portanto, porque os filhos estão em crescimento e, por vezes, é complicado.

S&B: Diga-nos uma cidade ou viagem de sonho? C.R.: As que fiz, todas elas foram de sonho sem dúvida. Por exemplo, Colónia, na Alemanha, gostei muito pois era uma cidade muito sofisticada. Portanto, estive lá à cerca de 5 anos, Constatei na altura que tinha aquele

8 6


S&B: Senão fosse professora seria…? C.R.: “Se não fosse professora… seria mãe a tempo inteiro (risos). No entanto sempre quis sempre ser professora. Já a razão de leccionar Filosofia deve-se ao facto de eu ter tomado uma decisão de um leque de opções que, de algum modo, me restringiram nesta escolha tinha apenas Filosofia ou Direito – porém, como tinha familiares que eram licenciados em Direito desta forma optei assim por seguir esta via.”

sempre um limite que seja nosso. Acredito na moderação, na compensação, na introspecção e na qualidade de vida.” S&B: Descreva-se em 5 palavras e porquê?

C.R.: “Sou simpática… sou simpática… posso repetir, não posso? (risos), sou atenciosa, gosto de conviver, de sociabilizar, gosto de ter uma actividade, de estar envolvida… (pausa) …não é fácil… (risos). Sou introvertida, gosto muito de reflectir sobre as coisas, de descobrir, gosto de ter qualidade de vida e dou importância aos S&B: O Ambiente desta escola é do seu bens materiais. Gosto de estar no limite, sou organizada, procuro agrado? Porquê? “É necessário procurar sempre um sempre o mínimo de C.R.: “É, é organização.” ponto e sempre um limite que seja certamente do nosso. Acredito na moderação, na meu agrado, pois S&B: O que acha da compensação, na introspecção e é possível situação decorrente no trabalhar, temos Egipto? Acha que é na qualidade de vida.” muitos meios realmente necessária? técnicos ao nosso dispor, e, portanto, penso C.R.: “Eu acho que os problemas que se que é gratificante realizar uma aprendizagem e passam em qualquer parte do mundo são um percurso nesse domínio.” prejudiciais para todos os outros pontos do S&B: Houve algum professor/ aluno que a Globo. Penso que estamos a sentir os efeitos tenha marcado? Porquê? dos conflitos, de certa forma. “ C.R.: “Um professor que me marcou… foi de facto, o meu professor de filosofia de 11º ano, que depois foi meu colega e que agora está no Pinhal Novo, porque… era simpático (risos), acessível, acompanhava os alunos nas dificuldades que tinham e acho-o uma pessoa extraordinária, e foi por isso essencialmente.”

S&B: Quais são as suas preferências musicais? C.R.: “Bom, eu fui a alguns encontros mediáticos que aparecem que são muito bons e que eu aprecio muito… Rock in Rio que tem a ver com cultura geral.”

S&B: Fale-nos um pouco sobre o seu percurso profissional até agora. C.R.: “Teve altos, teve muitos altos… tive outros que não foram tão bons. Passei por algumas escolas, umas 14. Estive em VendasNovas, estive na Escola Secundária de Odemira e, de facto foi nesta escola em Odemira que foi mais difícil a minha integração porque estava bastante incapacitada, tinha casado à pouco tempo, por isso foi difícil e agora estou na escola da Moita acerca de 2 anos. Não tenho nenhuma escola preferida mas gostei de todas aquelas mais próximas de casa, da minha área de residência, pois eram mais acessíveis para mim.” S&B: Uma Frase/ Filosofia de Vida que ache importante realçar? C.R.: “É necessário estar sempre no limite. É necessário procurar sempre um ponto e

_____________________________________

“-E queria só dizer que apreciei muito a atitude destes alunos, e pelo facto que me quererem entrevistar significa que se mostravam interessados e empenhados, e assim espero que continuem a trabalhar e que consigam realizar os seus objectivos que suponho, que seja prosseguir os estudos, e se precisarem de qualquer tipo de ajuda é só contactarem o meu email, e tudo o que eu puder fazer, eu farei!” _______________________________________________ Em nome da comunidade escolar e do Sonhos&Bocas, Muito Obrigado!

9 6


14 De Fevereiro

C

omo surgiu o Dia de São Valentim?

O Dia dos Namorados é celebrado naquele que até 1969, era

o Dia de São

Valentim. PORQUE É CONHECIDO POR DIA DE SÃO VALENTIM: Contam-se Várias Histórias:

- Uma em que as raízes deste dia remontam à Roma Antiga e à Lupercália, festa em homenagem a Juno, deusa associada à fertilidade e ao casamento. O festival consistia numa lotaria, onde os rapazes tiravam à sorte de uma caixa, o nome da rapariga que viria a ser a sua companheira durante a duração das festividades, normalmente um mês. A celebração decorreu durante cerca de 800 anos, em Fevereiro, até que em 496 d.c., o Papa Gelásio I decidiu instituir o dia 14 como o dia de São Valentim, para que a celebração cristã absorvesse o paganismo da data. - Outra história fala de um padre que desafiou as ordens do imperador romano Cláudio II. A lenda diz que o imperador proibiu os casamentos com o argumento de que os rapazes solteiros e sem laços familiares, eram melhores soldados. Valentim terá ignorado as ordens e continuado a fazer casamentos em segredo, a jovens que o procuravam. Segundo a lenda, Valentim foi preso e executado no dia 14 de Fevereiro, por volta do ano 270 d.c. - Outra história diz que um outro padre católico se recusou a converter à religião de Cláudio II, e este mandou prendê-lo. Na prisão, Valentim apaixonou-se pela filha do carcereiro que o visitava regularmente, a quem terá deixado um bilhete assinando: «Do teu Valentim» (em inglês, «from your Valentine»), antes da sua execução, também em meados do século III..

FONTE: http://diadosnamorados.kazulo.pt/2771/historia-de-sao-valentim.htm

10 6


11


Visita a Lisboa: Da Monarquia ao Estado Novo No passado dia 17 de Fevereiro as turmas D1 e D2 do 12º ano realizaram uma visita de estudo no âmbito das disciplinas de História A e Geografia C. A acompanhar os alunos estiveram as professoras: Maria do Rosário e Cristina Vicente (História), Ilda Afonso e Teresa Campos (Geografia).

A visita iniciou-se por volta das 8:40 devido ao atraso de alguns alunos, iniciamos o caminho até Lisboa em direcção ao Campo Pequeno, um sítio emblemático da nossa Capital. Ao chegarmos tínhamos aquela que seria a nossa guia (Maria José Pinheiro) à nossa espera para iniciarmos uma caminhada que ia desde o Campo pequeno até ao Marques de Pombal, parando várias vezes para explicar alguns aspectos relevantes referentes a vários edifícios emblemáticos que nos foram surgindo pelo caminho. O sítio em que estivemos mais tempo, para termos uma ideia mais aprofundada sobre a arquitectura e os costumes no Estado Novo, foi na casa do Dr. Anastácio Gonçalves. A guia abordou vários aspectos referentes a momentos da História de Portugal, à arquitectura, aos costumes dos Portugueses, entre muitas outras coisas. Após esta parte chegou a altura de irmos almoçar,

na zona do Marquês de Pombal. A hora de almoço foi de 1 hora, e quase todos os alunos optaram pelo McDonalds. Depois de tudo isto voltámos ao autocarro para nos dirigirmos aos estúdios da RTP. Quando lá chegámos orientaram-nos para o museu da Rádio Televisão Portuguesa, situado nos estúdios, onde podemos ver os progressos desde que a RTP nasceu até agora; foi sem dúvida o ponto alto da visita.

No final todos tiveram oportunidade de simular uma reportagem em conjunto (que estará disponível no blog do jornal). Chegamos à escola por volta das 17:30 depois de um dia longo, mas acima de tudo bem passado!

12 12


Desporto Escolar 2010/2011 Aventura Basquetebol Juniores Masculinos

Inscrições Abertas Inscreve-te junto do teu professor ou gabinete de educação física Responsável: Prof. Vasco Godinho.

Inscrições Abertas Treinos a combinar com o professor/a. Responsável: Prof. Anabela Cardoso

Futsal Golfe

Juniores Masculinos Inscrições Abertas Treinos a combinar com o professor. Responsável: Prof. João Loureiro Juniores Femininos Inscrições Abertas Treinos: 4ª Feira das 13:30h às 14:30h 5ª Feira - 13:30h às 15h Responsável: Prof. Vasco Godinho

Inscrições Abertas Treinos: 2ª Feira das 13:40h ás 15:10h Na escola D. Pedro II Responsável: Prof: Marina Barradas

13


VERDADEIRO OU

FALSO?

1. No século XVIII, os sábios prussianos tentaram curar os gagos, cortando pedaços da língua dos seus pacientes. Verdadeiro

o

Falso

5. O príncipe Carlos e o filho William nunca podem viajar no mesmo avião.

o Verdadeiro

o

Falso

o

2. Os bebés têm mais ossos que os adultos. Verdadeiro

o

Falso

o

6. O nome masculino mais utilizado no mundo é João (John, Jean, Jan…). Verdadeiro

o

Falso

o

7. O sangue do polvo é azul. 3. Leonardo da Vinci é o inventor da tesoura. Verdadeiro

o

Falso

o

Falso

o

Falso

o

o

4. Os Incas inventaram os óculos. Utilizavam-nos para verem melhor. Verdadeiro

Verdadeiro

8. Napoleão tinha fobia de gatos. Verdadeiro

o

Falso

o

o

Soluções: 12345678-

V V V F V F V V

14


Biblioteca Escolar da Escola Secundária da Moita - Filmes (formato DVD): 1492: Cristóvão Colombo 39 Degraus A Casa dos Espíritos À Dúzia é mais barato A esperança está onde menos se espera

A Marcha dos Pinguins A Pianista À procura da Terra do Nunca

A residência espanhola

Lisboetas Lost in Translation (O amor é um lugar estranho) Louca por Compras Marie Antoniette

Memories Million Dollar Baby Missão a Marte

Mulher com cão procura homem com coração

Adam Renascido

Mulheres à beira de um Ataque de Nervos Negros Hábitos

Adeus Lenine

New York – Tornado

Alta fidelidade

North country – Terra fria

Anne Frank Apollo 13

O Visitante

As bonecas russas

O Amor não vai de Férias O Bom rebelde

A sombra do vampiro

As Vidas dos outros

Asterix- Missão Cleopatra

O 6ª Dia

Bully – estranhas amizades

O Carteiro de Pablo Neruda O Clube dos Poetas Mortos O Código da Vinci O Conde de Monte Cristo O Crime do Padre Amaro O Delfim

Capitães de Abril

O Despertar da Mente

Casino Royale 007

O Diabo veste Prada

Chocolate Colisão Como peixe na água Coração de Guerreiro Da Rússia com amor

O Diário de Bridget Jones

Babel

Benjamin Button Billy Elliot Blade

Danças com Lobos

O Fabuloso destino de Amelie O Fantasma da Ópera O Homem Bicentenário O Lado Selvagem O Milagre segundo Salomé

Descobrir Forrester Dune ED TV Em Carne Viva, Carne Trémula Ensaio sobre a Cegueira Era uma vez um Rapaz

O Nome da Rosa

Espanglês Este país não e para velhos Eu sou a lenda Eu, Robot

Onde tá o meu Carro?

Fala com ela Firewall Frida

Funcionário do Mês Guerra dos Mundos Harry Potter – Pedra Filosofal

Histórias da Vida na Terra Hotel Ruanda Inteligência Artificial

Ivanhoe Juno

O Pianista O Quarto Protocolo O Resgate do Soldado Ryan O Sentido da Vida

O Último Castelo Orgulho e Preconceito Os Outros Philadelphia

Precious Quem quer ser bilionário Rasganço Relatório Minoritário Sabotagem Seven – 7 pecados mortais

Simone Super-size me Tales of the unexpected – 4 dvds Tempos Modernos Terminal do Aeroporto Truman Show Um Amor por descobrir

Uma Casa na Bruma Uma Questão de Honra Viagem a Lisboa Você tem uma Mensagem Voltar

15


Agrupamento de Escolas da Moita

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESM Acontece na e com a Biblioteca… - NOVIDADES -

Fevereiro: 03/02 a 25/02 FEIRA DAS NOVIDADES As novas aquisições da Biblioteca Escolar estão patentes ao público para apreciação durante o mês de Fevereiro. Convidamos a comunidade educativa a descobrir a sua leitura de cabeceira preferida entre as NOVIDADES e a aventurar-se no empréstimo domiciliário.

MARÇO: MÊS DA LEITURA 01/03 BOOKCROSSING Lançamento da Biblioteca Escolar como Zona Oficial de Bookcrossing. Campanha de Divulgação do Movimento Bookcrossing Nacional e Internacional.

15/03 a 31/03 Leituras Pe(r)didas Leituras de extractos de obra em sala de aula (5-10 min.) como motivação para os conteúdos curriculares, para a leitura e para a frequência da Biblioteca Escolar.

21/03 a LEITURA

25/03

SEMANA

DA

A 5.ª edição da Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais e a Ordem dos Engenheiros, com o objectivo de dinamizar a leitura nas escolas Este ano centra-se na relação entre leitura, energia e floresta, conjugando a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a preocupação crescente das nossas sociedades com o ambiente e a sustentabilidade. Na nossa biblioteca estará patente uma exposição dos trabalhos dos alunos do 11º ano, turma P1 alusiva ao tema “Florestas”.

 Dicionários Langenscheidt Alemão-Português/ PortuguêsAlemão  Süskind, Patrick, O Perfume  Follet, Ken, Os Pilares da Terra, vol. I  Follet , Ken, Os Pilares da Terra, vol. II  Marques, Helena, O Último Cais  Torre, Francisco de la, Administração Hoteleira, parte I  Louça, Francisco, Economia(s)

“No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.” Jacques Bossuet

CONVIDA-SE A COMUNIDADE EDUCATIVA/ DOCENTE A PARTICIPAR NO PROJECTO BOOKCROSSING… E LEITURAS PE(R)DIDAS !

16 Biblioteca Escolar da Escola Secundária da Moita


Jornal