Issuu on Google+


EDITORIAL

Editora CINE31

Bem-vindo ao primeiro número do CINE31 Zine! Se já é leitor assíduo do blog CINE31 é bom encontrá-lo de novo. Se é novato, repito as boas vindas! Este número (e espero que seja apenas o primeiro de muitos) é a concretização de uma velha ambição,que junta num só três das minhas paixões: cinema, leitura e internet. Ainda há espaço para Banda Desenhada e desenho. Depois desta experiência tenho a certeza que, com os meus erros, e as suas sugestões, terei boas indicações para fazer um número 2 com maior qualidade.

Fundador, Presidente e Editor: Prometheus31

Até breve,espero que apreciem o CINE31 Zine #1 e que continuem a visitar o blog em http://cine13.blogspot.com. Além disso, o blog CINE31 comemora em Maio o 3º Aniversário! Aceito criticas (constructivas), elogios, contribuições (quem estiver interressado em ver os seus trabalhos publicados aqui é só enviar um amostra) no mail: cine31@gmail.com

CINE31.BLOGSPOT.COM

CINE31ZINE Edição, Pesquisa e Design: Prometheus31 cine31.blogspot.com

CINE31 Edições CINE31ZINE ED1 Ano 1, nº 1 é uma publicação da editora CINE31. Maio de 2008.

Todos os direitos das artes e textos originais são de Prometheus31.


Índice: Editorial…………………………………………………….. Pág. 2 Noticias…………………………………………………….. Pág. 4 Cinema: El Dia de La Bestia……………………….. Pág. 6 Televisão: As Crónicas de Sarah Connor……..Pág. 7 Livros: The Land of Terror……………………..….. Pág. 8 Especial: Homem de Ferro…………………….….. Pág. 10 Cinema: Homem de Ferro……………………….... Pág. 16 Nostalgia: Starblazers……………………………….. Pág. 19 Fanart: Ulisses 31………………………….…………. Pág. 22 Sugestões de Internet…………………………..….. Pág. 21

Beleza do Mês: Kristen Bell………………….….. Pág. 23

Humor……………………………………………….…….. Pág. 21

O Cinema em Olhão – Parte 1………….….….. Pág. 24

3


NOTÍCIAS

FLORIPES EM DVD A moura mais temida do Algarve depois de atacar nas salas de cinema, agora chega aos leitores de DVD portugueses! Dia 26 de Abril foi o lançamento oficial da película em DVD. Mesmo que já tenha a versão "pirata" que circula há meses por ai, adquira o DVD oficial e contribua e premeie o esforço dos cineastas portugueses e de todos envolvidos na construção de uma obra cinematográfica, que vai ficar na história de Olhão. Segundo o “Barlavento online”, “a distribuição nacional será assegurada pelas lojas «Fnac», onde se encontrará à venda por 16 euros. Ao nível regional, o filme pode ser encontrado nas grandes superfícies da cidade de Olhão e na principal sala de cinema da cidade.” O DVD inclui “diversos extras, como a versão do filme feita para a Faro Capital Nacional da Cultura 2005, com 67 minutos, além de trailers e uma galeria de fotografias da rodagem.” Não está incluido um making of, mas existe a possibilidade de que esses conteúdos sejam disponibilizados na Internet.

TTRRA AIILLEERRSS Já estão disponíveis no blog (http://cine31.blogspot.com) os trailers para os seguintes filmes:

The Spirit

The Incredible Hulk

Blindness


NOTÍCIAS Também estão disponíveis no blog (http://cine31.blogspot.com) os trailers para os seguintes filmes:

Hellboy II – The Golden Army

War of the Worlds 2: The next wave

REVELADOS quatro NOVOS POSTERS PARA “O CAVALEIRO DAS TREVAS”:

Estão online novos posters para a sequela de “Batman – O Inicio”, de Christpher Nolan, com Christian Bale (Batman) , Heath Ledger (Joker) e Aaron Eckhart (Harvey Dent/Duas Caras).

5


CINEMA

El Dia de la Bestia (1995) Realizador: Álex de la Iglesia Actores: Álex Angulo, Armando De Razza, Santiago Segura, Terele Pávez, Nathalie Seseña. Pais: Espanha Um padre desvenda o código embutido no livro do Apocalipse: a data do nascimento do AntiCristo e consequentemente o inicio do fim do mundo: no dia de Natal, em Madrid. Passa a ser a sua missão fazer todo o mal que puder, com o objectivo de contactar o próprio Diabo para descobrir o exacto local do nascimento e poder destruir tal criatura e salvar a Humanidade. Recruta um fã de heavy-metal satanista e um famoso ocultista televisivo para o ajudar a cumprir as suas tarefas. Uma mistura de comédia negra e filme de terror é como se pode tentar classificar esta película com momentos inenarráveis e inesperados, com coragem para combinar violência gráfica, ocultismo e humor. Um dos seus ingredientes chaves é a utilização de personagens bizarras, ao mesmo tempo repugnantes e adoráveis, e a ambientação num cenário sujo, decadente e violento, que passa por igrejas, ruas cheias de vagabundos, actuações de heavy-metal e estúdios de televisão. A ideia de Anjel (Álex Angulo), um padrecura devoto praticar maldades sempre que tem oportunidade

(desde roubar as esmolas de mendigos e carteiras a moribundos, atirar mimos ao chão e riscar automóveis com chaves. O Super-Homem, no Super-Homem 3 quando ficou mau endireitou a torre de Pizza e apagou a chama olímpica, tudo grandes maldades) para tentar contactar o Diabo, com a leal ajuda de José Maria (Santiago Segura) – um anafado e alucinado metaleiro que vive numa casa com outras personagens ainda mais alucinadas – através de um complicado ritual ensinado pelo famoso cultista Cavan (Armando De Razza) que ao ser raptado (recrutado para a missão sagrada, isto é) se denuncia como uma fraude, é no mínimo original e divertidíssima, e foi bem aproveitada para criar motivações para todas as atitudes das personagens. E a cena onde o Diabo se manifesta pela primeira vez é impressionante. Em resumo, um filme de nuestros hermanos cheio de ritmo, com boas cenas de acção e suspense (toda a sequência de rapto do ocultista, a luta com a dona da pensão e a fuga do prédio), bons efeitos de maquilhagem, cenários, com um ambiente e visual muito cuidado e sobretudo um sentido de humor negro muito particular. Infelizmente creio muito difícil algum dia ver algo semelhante no panorama nacional.


TELEVISÃO

TERMINATOR – AS CRÓNICAS DE SARAH CONNOR RTP 1 – Domingos à tarde Localizada cronologicamente entre os filme “Exterminador Implacável 2: O Dia do Juízo Final” e “ Exterminador Implacável 3”, esta série acompanha as aventuras de John Connor – o futuro líder da rebelião contra as hordas de máquinas inteligentes da Skynet, que no século XXI quase exterminaram a humanidade, do andróide enviado para o proteger (a substituir Arnold Swartznegger, a jovem actriz Summer Glau, com muito melhor aspecto do que o envelhecido governador da Califórnia) e claro da sua protectora mãe, Sarah Connor, a mulher de armas que empresta o nome á séries. Os três fugitivos, para escaparem á perseguição dos Exterminadores e das autoridades federais são obrigados a saltar no tempo, dos finais da décadad de 1990 para a nossa época. Ai vão tentar levar uma vida normal, com novas identidades, enquanto tentam sabotar os planos que levarão á criação da Skynet, a rede de computadores que ganhou inteligência e criou um holocausto nuclear para varrer os humanos da face da Terra.

7


LIVROS

THE LAND OF TERROR Autor: Lester Dent. Mais uma aventura fantástica de Doc Savage, o Homem de Bronze, escrita por Lester Dent sob o pseudónimo da editora:Kenneth Robeson. Um dos maiores heróis da literatura pulp norte-americana do inicio do seculo XX, Doc Savage era um super-homem, em termos físicos e mentais, um homem treinado desde a mais tenra juventude para aproveitar ao máximo as potencialidades do seu corpo e mente para combater o crime e os criminosos onde quer que se escondam.

Trovão, onde os heróis descobrem no interior de um vulção um habitat de animais há muito julgados extintos, desde castores pré-históricos a tiranossauros! Conseguirão os heróis estragar os planos de Kar e descobrir o segredo do Fumo da Eternidade?

Nas suas aventuras pelo globo era acompanhado por cinco infatigáveis amigos e companheiros de armas na luta contra o mal: Ham (um génio legal, um dos melhores advogados que foram formados em Harvard), Monk (um dos maiores químicos do mundo), Renny (notável engenheiro e construtor de grandes estruturas), Johnny (brilhante arqueólogo e geólogo) e Long Tom (um mago da electricidade). Todos génios nas suas respectivas áreas, apenas ultrapassados pelo próprio líder do grupo de benfeitores da humanidade: Doc Savage, o aventureiro supremo.

Uma leitura leve e divertida, deliciosamente datada(imensas referências a factos ciêntificos já ultrapassados, esterotipação de certas etnias e nacionalidades, enfim uma mentalidade típica da altura em que a aventura foi escrita, tudo preto no branco, sem ambiguidades, mas com algumas ideias actualmente politicamente incorrectas, como a operação ao cérebro realizada a alguns dos criminosos capturados por Doc), em ambiente de aventura e mistério.

Nesta aventura, a segunda (a oitava que eu li) da série de 181 novelas que foram publicadas originalmente entre 1933 e 1949, Doc Savage e os seus homens têm que descobrir o segredo de uma misteriosa substância, o Fumo da Eternidade, que consegue desintegrar qualquer material com que entra em contacto. Essa terrível matéria é controlado pelo misterioso Kar, o líder de um gang que vezes sem conta atenta contra a vida de Doc e dos seus companheiros. A perseguição vai levá-los á Ilha do

Mais sobre Doc Savage: http://en.wikipedia.org/wiki/Doc_Savage


PUB

PUBLICIDADE

O

MENINO

DOS

OLHOS GRANDES

EM DVD

BREVEMENTE

NAS LOJAS E CLUBES DE VIDEO 9 PERTO DE SI


ESPECIAL

Nome: Anthony Edward Stark Ocupação: Milionário, inventor, super-herói Primeira aparição: Revista Tales of Suspense #39 em Março de 1963 Criadores: Stan Lee, Larry Lieber, Don Heck e Jack Kirby. Editora: Marvel Comics

O génio e multimilionário Tony Stark é em segredo (ou não, depende da versão ou época) o invencível Homem de Ferro (Iron Man no original). São as diversas armaduras que criou em conjunto com a sua extraordinária inteligência (do nível de Reed Richards, do Quarteto Fantástico) que lhe permitiram tornar-se num dos maiores e mais relevantes heróis e personagens do Universo Marvel. Com uma personalidade forte, geralmente é descrito como um homem que acredita que os fins justificam os meios.

O renascimento de Tony Stark como Homem de Ferro ao longo das décadas sofreu diversas alterações destinadas a adaptá-lo á realidade de cada era, ambientando-a tanto na Guerra do Vietname, na Guerra do Golfo ou o mais recente conflito no Afeganistão. Mas no essencial, a origem deste super-herói permanece quase intacta: Tony Stark, genial industrial e constructor de armamento, é gravemente ferido no

coração e capturado por forças que o obrigam a construir uma arma poderosa. Mas, enganando os seus captores, constrói uma poderosa armadura de corpo inteiro, com o objectivo de salvar a sua própria vida e de escapar do inimigo. Mais tarde decide utilizar a sua sofisticada armadura, com os mais diversos equipamentos e upgrades, para lutar contra o crime, tanto a solo como integrando equipas de outros super-heróis como os Vingadores (Avengers). Para mascarar as suas


actividades, Stark é um playboy “exemplar” e apresenta o Homem de Ferro como o seu guarda-costas e símbolo da Stark Enterprises, o seu império industrial e financeiro. Em Iron Man vol. 3, #55 (Julho de2002), Tony revela publicamente a sua identidade como Homem de Ferro e pouco depois aceita o cargo de Secretário da Defesa. A seguir à traição de um e morte de vários colegas dos Vingadores, Stark anuncia publicamente que deixou de ser o Homem de Ferro, apesar de continuar a ser ele a esconder-se por detrás da máscara. Das ruínas da Mansão dos Vingadores ergue-se agora Torre Stark, a sede de alta tecnologia da equipa Novos Vingadores (New Avengers). Depois de uma explosão durante um confronto entre heróis adolescentes e super vilões centenas de pessoas são mortas, incluindo as crianças de uma escola, a opinião pública vira-se contra os heróis que salvaram a Terra vezes sem conta. O Governo dos EUA aprova o Acto de Registo de Super humanos, que força os

Durante a sua longa carreira de superherói, Tony Stark tem envergados inúmeras versões da sua armadura, cada modelo mais avançado do que anterior. Basicamente as armaduras conferem ao seu utilizador força e resistência sobrehumana, poder de voo e diversas armas, sendo as mais conhecidas os raios

indivíduos com super poderes a revelar a sua identidade secreta ao governo e inscrever-se como agentes licenciados. Tony Stark é o porta-voz da campanha na comunidade super humana, que se divide em duas facções, pró e contra o registo. Esta última facção foi liderada pelo próprio Capitão América, amigo e camarada do Homem de Ferro. Os conflitos dai resultantes ficaram conhecidos como Guerra Civil, que termina com a rendição do Capitão América. Agora Stark é director da S.H.I.E.L.D e membro dos renovados e licenciados Vingadores (Migthy Avengers).

Primeira aparição do Homem de Ferro (1963)

repulsores (rajadas de energia que emanam da palma das mãos) e o unibeam (disparado do orifício peitoral da armadura). Mais recentemente Stark, graças a um tecno-vírus fundiu parte da armadura com o próprio corpo, que lhe permite instantaneamente ficar equipado e 11


que lhe concede controlo mental sobre

diversos aparelhos tecnológicos.

As armaduras mais conhecidas e queridas pelos fãs das revistas de banda desenhada, e que retratam a evolução dos designs e armamento desde os anos 60 até á actualidade, são as seguintes:

AA O Orriiggiinnaall –– M Mooddeelloo 11 ((11996633))

VVeerrm meellhhoo ee DDoouurraaddoo –– M Mooddeelloo 33 ((11996644))

CCllaassssiiccaa –– M Mooddeelloo 44 ((11996655--11998855))

Art: Bob Layton

Art: Zircher / McLeod

Art: Butler

CCeennttuurriiããoo ddee PPrraattaa –– M Mooddeelloo 88 ((11998855--11998888))

CCllaassssiiccaa IIII –– M Mooddeelloo 99 ((11998888--11999922))

AAccttuuaall –– M Mooddeelloo 3300

Art: Mark Bright/Layton

Art: Mark Bright / Layton

Art: Patrick Zircher


podia enfrentar. Mas em termos de vilões mais convencionais – em termos de banda desenhada, é claro – podemos encontrar super-vilões de inspiração comunista e/ou tecnológica, como a Viúva Negra, Monge de Ferro, Dínamo Escarlate e o Homem de Titânio. Por outro lado, como o oposto de Stark, temos vilões dependentes de magia como o Mandarim e o dragão Fing Fang Foom. Ainda se deve juntar as estas lista todos os inimigos dos Vingadores como o Dr. Destino, Ultron, os extraterrestres Skrulls e muitos outros.

No inicio da sua carreira, o homem de Ferro enfrentava basicamente vilões de temática comunista, reflexo da época em foram escritas. Mais tarde as histórias forma sendo redirigidas, e apesar de os avanços tecnológicos e a defesa nacional (dos EUA) serem uma constante, com o tempo Tony foi sendo definido como uma personagem mais frágil e complexa, enfrentando diversos problemas pessoais, destacando-se a sua luta contra a dependência do álcool, que na altura se revelou um dos maiores inimigos que Stark

M Maannddaarriim m

II..AA..M M.. ((AAddvvaanncceedd IIddeeaa M Meecchhaanniiccss))

M Moonnggee ddee FFeerrrroo

Art: Mark Bright

DDrr.. DDeessttiinnoo

HHuullkk

Art: Romita Jr / Layton

Art: David Finch

A Bebida: um dos maiores inimigos de Tony Stark

13


O indecentemente rico, inteligente e poderoso Tony Stark é considerado uma versão BD do famoso Howard Hughes. Apesar de Stark ser mulherengo e egocêntrico tem muitos amigos e amigas especiais:

JJiim m RRhhooddeess O melhor e fiel amigo de Stark. Durante algum tempo assumiu o manto de Homem de Ferro. Também é o herói Máquina de Guerra (War Machine) envergando uma armadura criada por Stark.

PPeeppppeerr PPoottttss

HHaappppyy HHooggaann

Pepper é a secretária pessoal de Stark, e apesar de já se terem envolvido romanticamente no passado, são apenas amigos.

Antigo motorista e assistente pessoal, foi promovido a porta-voz da Stark Enterprises. Divorciado de Pepper, foi recentemente dado como morto. Mas, na banda desenhada americana ninguém fica morto durante muito tempo.

O Oss VViinnggaaddoorreess O Homem de Ferro foi um dos membros fundadores de um dos mais poderosos grupos de super-humanos que defendem o planeta, que integrou dezenas de diferentes heróis nas suas fileiras ao longo dos anos.

CCaappiittããoo AAm méérriiccaa

VViiúúvvaa N Neeggrraa

O super-soldado que combateu nazis na 2ª Guerra Mundial foi reanimado pelos Vingadores, mas a sua amizade com Stark não impediu que o combatesse na recente Guerra Civil.

Apesar de também figurar na lista de vilões, a antiga aventura romântica de Stark é agora um dos membros mais valorosos dos Vingadores.


JJooggooss:: Marvel Ultimate Alliance, X-Men Legends II, Marvel Nemesis, Marvel Super Heroes, Marvel vs. Capcom, Captain America and the Avengers, Iron Man and X-O Manowar in Heavy Metal, e claro o jogo lançado este ano pela Sega: Iron Man.

DDVVDD:: The Invincible Iron Man (filme de animação de 2007)

TTeelleevviissããoo:: The Marvel Superheroes (1966) Iron Man (1994)

Ultimate Avengers (filme de animação de 2006)

CCiinneem maa:: Iron Man (filme de imagem real, de 2008) Ultimate Avengers 2 (filme de animação de 2006)

15


CINEMA

Homem de Ferro (2008) TTííttuulloo O Orriiggiinnaall:: Iron Man RReeaalliizzaaddoorr:: Jon Favreau IInnttéérrpprreetteess:: Robert Downey Jr. , Gwyneth Paltrow, Terrence Howard, Jeff Bridges

SSiinnooppssee:: O milionário criador de armamento Tony Stark (um recuperado Downey Jr.) para o governo do Tio Sam é capturado por um grupo terrorista, como objectivo de o forçar a construir armamento para os seus captores. Stark, ferido com estilhaços no coração, tem que estar ligado a um aparelho (construído por Yinsen, outro cientista prisioneiro) que afasta os fragmentos de metal do seu órgão vital. Enganando o inimigo, que o julga a construir mísseis, Stark ousa construir em segredo uma armadura poderosa que lhe permite escapar do cativeiro. Depois da fuga, Tony decide compensar os que sofreram com as armas que criou ao longo dos anos e foram parar a mãos erradas e torna-se o Homem de Ferro, no interior de uma armadura muito mais avançada, com a ajuda de Jim Rhodes (Howard) e a sua secretária pessoal “Pepper” Potts (Paltrow). Mas uma ameaça surge no horizonte, quando Obadiah Stane (Bridges), o Monge de Ferro tenta obter a tecnologia de Stark para construir um exército imparável. É a oportunidade de Tony se redimir e conquistar o seu lugar no mundo dos superheróis. Um filme recheado de acção, humor e óptimos efeitos especias, e segundo as críticas, fiel aos personagens.

Design do Monge de Ferro (abaixo):

As três armaduras do homem de Ferro no filme. No lado esquerdo o modelo mais rudimentar, a Mark 1; no meio a Mark 2, o modelo de testes; e na direita a Mark 3, o modelo final. Por agora… Tony conversa com Pepper.

Tony e umas “amigas”.


CRITICA - Homem de Ferro Como ouvi referir num podcast, o filme devia-se ter chamado “Tony Stark: Iron Man”, porque Tony Stark - o genial criador, multimilionário e playboy, encarnado na perfeição por Robert Downey Jr. – é a alma deste filme. O argumento foi bem devenvolvidos, sem pontos mortos, equilibrando na perfeição diversos registos: é engraçado quando deve ser engraçado, brutal quando tem que ser brutal. A película retrata basicamente a evolução de Stark, o excêntrico sem responsabilidades, que quando confrontado com uma experiência que muda a sua vida, compromete-se a reparar o mal que as suas criações mais mortíferas causaram quando foram usadas pela facção “errada” (inimigos dos E.U. da América, of course). Como o Tio Ben (“Homem Aranha”) dizia: “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”. Responsabilidades que o boémio Stark ignora ou negligencia, até ser capturado por terroristas que usam armamento proveniente das suas próprias empresas. Depois de fugir do acampamento – de modo brutal – com a armadura rudimentar construída em segredo, e regressar aos EUA, Stark anuncia publicamente que a sua companhia vai deixar de conceber. Ao mesmo tempo cria uma armadura muito mais avançada, com o Mas o velho sócio Obadiah Stane objectivo de neutralizar as armas na posse dos terroristas. não aceita abandonar o lucrativo negócio de vender instrumentos de destruição a ambos os lados do conflito. Recuperando e melhorando a armadura original de Stark, e depois de desmascarado, Stane torna-se um gigantesco vilão couraçado, que na BD foi baptizado “Monge de Ferro” (tradução não literal de “Iron Monger”, um apelido para negociantes de armas). Encolerizado, Stane tenta eliminar Stark numa feroz batalha de titãs blindados. Com energia limitada, Stark terá que utilizar a sua inteligência e habilidades para evitar que O Monge de Ferro prepara-se para atacar. Stane ganhe o confronto e possa desenvolver mais armaduras.

17 Mais info: http://en.wikipedia.org/wiki/Iron_Man http://membres.lycos.fr/cousture/bd/BD1.HTM


O trabalho dos actores, ao contrário do habitual em filmes de grande orçamento, contribui muito para o espírito do filme. Além do excelente personagem composto por Downey Jr., as personagens de Jeff Bridges, Gwineth Paltrow e Terrence Howard são muito carísmáticas e naturais. Como este é um filme baseado numa personagem da editora Marvel – que pela primeira vez produziu um filme sobre os seus próprios heróis - não podia faltar o cameo (aparição especial) de Stan Lee, como um velho playboy rodeado de mulheres. E falando em cameos, vale a pena aguentar os longos minutos dos créditos finais, para ver a cena final. Quem está por dentro do universo Marvel vai dar um pulo da cadeira do cinema, porque promete realizar um velho sonho dos fãs! E mais não conto…

Stark, o deus do armamento.

Tony durante as “férias” no Afeganistão.

O OM Meellhhoorr:: As personagens, principalmente o egocêntrico Tony Stark. Os efeitos especiais. O O PPiioorr:: A luta final contra o Monge de Ferro podia ser um pouco mais longa, mas não deixa de ser espectacular. VVeerreeddiiccttoo:: Se não houve mais surpresas – para mim – deve-se á enorme quantidade de trailers, spots de TV e fotografias que durante meses inundaram a Internet, e que desvendaram sequências quase inteiras. No entanto, é um filme divertido, cheio de ritmo. Para primeiro blockbuster do ano, está excelente e a maioria das criticas que já li - a maioria em sites de fãs, é quase unânime em considerar Iron Man a melhor adaptação de super-heróis ao cinema. A não perder, pelos os fãs e mesmo pelos leigos na “matéria”, um exemplo perfeito de um filme feito com carinho e respeito pelas personagens e pela sua mitologia. Um trabalho de amor que poucas vezes se vê no cinema.


STARBLAZERS

N

Anime de Ficção-ciêntifica, criado e realizado originalmente por Leiji Matsumoto, a versão EUA foi dirigida por Billy West. Total de 137 episódios em 3 temporadas. Em Portugal foi exibida nos anos 80 a versão americana da série japonesa original [com o nome Space Battleship Yamato (宇宙戦艦ヤマト 宇宙戦艦ヤマト, 宇宙戦艦ヤマト Uchū Senkan Yamato]. A versão dos EUA incluia cortes para censurar violência, abuso de álcool, linguagem ofensiva, eliminar referências sexuais, além de que as personagens tiveram os seus nomes ocidentalizados. No entanto ainda é considerada uma das séries mais adultas a ser exibida na altura, ao incluir cenas de tragédia pessoal, funerais, ameaças constantes sobre toda a Humanidade, e diversas caracteristicas tipicas das filosofias e estilos japoneses.

O S T A L G I A

Foi composta por três temporadas, conhecidas como "The Quest for Iscandar", "The Comet Empire" (exibidas entre 1979 e 1980 nos EUA) e "The Bolar Wars" lançada mais tarde e com menos sucesso que as antecessoras. Na primeira temporada, somos apresentados ao universo futurista de 2019. A Terra foi atacada pelos Gamilons, uma raça extraterrestre muito avançada. A superfice do planeta está inabitável e os sobreviventes escondem-se em abrigos subterrâneos, que estão prestes a ser invadidos pela radioactividade. Mas uma misteriosa sonda espacial envidada pela Rainha Starsha, do longinquo planeta Iscandar trás boas noticias: planos para construir um motor mais rápido Derek Wildstar que a luz e revelação de um aparelho que pode elimnar a radiação da Terra. Os terrestres convertem o velho navio Yamato numa nave espacial - o Argo - capaz de fazer a viagem de uma ano até Iscandar para recuperar Capitão Avatar o aparelho e voltar para salvar a Terra dos Gamilons. A bordo da nave comandada pelo Capitão Avatar viaja uma tripulação destemida. Derek Wildstar o líder de combate do Argo, um jovem impulsivo que tem um romance com Nova, uma bonita e forte mulher. Juntos ao resto da trtipulação tem que enfrentar muitos perigos ao longo da viagem, fazendo sacrificios pelo bem da Humanidade.

Nova

19


NOSTALGIA Na segunda temporada o inimigo éo Império Cometa, uma civilização proveniente da Galáxia de Andrómeda, liderada pelo Principe Zordar, que quer conquistar a Terra. Na temporada final (para os espectadores ocidentais, porque no Japão existiram diversos filmes que expandiram e exploraram outras linhas narrativas), durante um confronto entre as forças Galman e da Federação Bolar o nosso sol é atingido por um missil que acelera a fusão nuclear. Os habitantes da Terra têm que procurar um novo planeta ou um meio de impedir a explosão do Sol.

Rainha Starsha

Comandante Desslok, lider dos Gamilon

Starblazers foi adaptado nos anos 80 e 90 a banda desenhada, e actualmente estão disponíveis na Internet novas aventuras na forma de webcomic (http://www.starblazers.com/comicshome.php). Além dos filmes japoneses, (e de uma sequela que devido a diversos probelmas só teve 3 episódios realizados) foi intenção da Disney criar uma versão em imagem real durante a década de 1990. O projecto, pouco fiel ao original, aparentemente foi engavetado, mas em 2006 surgiram novos rumores da preparação de uma nova versão. Existem vários jogos para diferentes consolas, mas nunca foram lançados fora do Japão. A principal arma do Argo é Wave Motion Gun, um poderoso disparo de enrgia feito por um canhão incorporado na proa. Para saber mais: www.starblazers.com/ http://en.wikipedia.org/wiki/Space_Battleship_Yamato


INTERNET & HUMOR

TRANSFORMERS EM PORTUGAL – A LUTA DO BEM CONTRA O MAL EM REVISTAS DE BD, E MUITO MAIS… Site dedicado aos Transformers em Portugal, mais especificamente às revistas de Banda Desenhada da Meribérica/Liber, publicados no inicio dos anos noventa do século passado em 18 números que são resumidos e analisados no site, que ainda contém perfis de personagens (robots e humanos), uma secção de fanart e wallpapers para download. A não perder pelos fãs e curiosos do universo dos Transformers, um mundo que vai além das séries de animação clássicas e do recente filme de Michael Bay.

Endereço do site (em português de Portugal): http://transformersportugal.no.sapo.pt/

HUMOR

21


FANART por Prometheus31

ULISSES 31


BELEZA DO MÊS Kristen Bell Nome Completo: Kristen Anne Bell Nascimento: 18 -07- 1980 Huntington Woods, Michigan EUA Ocupação: Actriz Principais trabalhos:

Veronica Mars

Heroes

23


O CINEMA EM OLHÃO – PARTE 1 As primeiras experiências

Durante o ano de 2008, Portugal recorda o centenário do regicídio (1 de Fevereiro de 1908), um acontecimento com enormes repercussões políticas e sociais para toda a sociedade portuguesa. Mas, nesse mesmo ano, numa escala mais modesta, uma outra “revolução” ocorreu na então Vila de Olhão da Restauração: a chegada do cinema. A data oficialmente atribuída ao nascimento do cinema como espectáculo é 28 de Dezembro de 1895, dia em que, no Grand Café (em Paris) aconteceu a primeira sessão com entradas pagas. As atracções eram dez pequenos filmes dos Irmãos Lumiére, pioneiros “progenitores” da “ «criança» filha de muitos pais.”1 Portanto, e segundo Antero Nobre2, foi em 1908 que ocorreu a primeira exibição de cinema em Olhão, no salão-teatro do Grémio Recreativo da vila. No nosso país as primeiras apresentações decorreram em Junho de 1896 . O espectáculo mostrado aos olhanenses em 1908 foi anunciado como Streochrophonocinema, visto que a designação de cinema só se consolidaria mais tarde, pois nesta época mais que uma arte era considerado pela maioria uma curiosidade. Antero Nobre (1984) considera que o sucesso dessa exibição pioneira em terras olhanenses deve ter sido grande, pois logo no ano seguinte uma segunda sessão foi organizada por um Sr. França, desta vez situada “ num armazém que o industrial Manuel Soares possuía junto da sua residência, no Passeio D. Luiz3”, e o espectáculo foi apregoado com o nome de Kinematographo. Em 1910, novas exibições tiveram lugar, desta vez numa barraca com o nome Salão High-Life, numa primeira fase armada no Largo das Prainhas durante a Feira de S. Miguel e depois transladada para as Pedras do Tarraco onde, como diz Antero Nobre (1984), estava instalado “o primeiro animatógrafo, ou cinema propriamente dito, que os olhanenses viram”. No Salão High-Life as mudas imagens projectadas eram acompanhadas por um pianista. (continua…)

Excertos de “100 Anos de Cinema em Olhão”, de Martins, D. (2008)

Foto: Salão Apolo (barracão de madeira á direita da foto) aberto em 1915, no memso local onde antes se erguera o Salão High-Life em 1910. Fonte: http://www.olhao.web.pt, originalmente retirada de " Passos, José Manuel Silva - O Bilhete Postal Ilustrado e a História Urbana do Algarve - Caminho, 1995”

1

Ferreira, Manuel Cintra, Os Anos do Cinema (1895-1995), Expresso

2

Nobre, Antero, História Breve da Vila de Olhão da Restauração (1984) Olhão

3

Actual Avenida da República


CINE31.BLOGSPOT.COM NOTÍCIAS TRAILERS POSTERS CRÍTICAS FOTOS INÉDITAS TELEVISÃO LIVROS BANDA DESENHADA E MUITO MAIS…

25


Cine31Zine 01