Page 1


O programa de governo de Nilson Bonome ACELERA SANTO ANDRÉ! Conheça as 15 propostas principais de Nilson Bonome para a cidade. Bonome é compromisso com a população. É determinação e coragem. Bonome é consenso e diálogo com todos os setores da sociedade civil andreense – do mais rico ao mais pobre.

Vote em Bonome para passar Santo André a limpo e projetá-la no futuro.


Bonome conhece de perto os problemas da cidade, por isso seu programa de governo é realista e viável.

Evitar o caos. Se a prefeitura atuasse de forma planejada, não teríamos a situação caótica em que a cidade se encontra em diversas áreas.

O programa de governo de Nilson Bonome começará com um exame detalhado dos problemas existentes na Prefeitura de Santo André. É preciso arrumar a casa!

O trânsito é um caos, a ocupação urbana é desorganizada, a saúde é ineficaz, para citar poucos exemplos.

Bonome vai avaliar a atual estrutura de administração e analisar como está montada. Seu objetivo é dar ao serviço público uma sólida visão de longo prazo.

Muitas das políticas municipais ainda se baseiam em realidades do século passado. Essas posturas antigas precisam ser revistas e atualizadas.

Conhecer a real situação administrativa da cidade implica repensar a máquina pública. Bonome vai redimensioná-la, se necessário, e aprimorá-la, sem dúvida.

A visão de futuro dos planejadores deve estar ao menos 20 anos à frente.

Seu princípio político é sempre o mesmo: melhorar a qualidade de vida do morador andreense.

Nilson

BONOME15 Prefeito

Vice Rafael Daniel


PROPOSTA

Santo André acelera na SAÚDE!

01

CRIAR UM HOSPITAL NO 2º SUBDISTRITO

A proposta de Nilson Bonome para a área de Saúde começa com a instalação de um novo hospital no 2º. Subdistrito, no bairro de Bangu. O novo hospital será equipado para realizar procedimentos de complexidade básica. Bonome vai melhorar o atendimento na região e deixar a saúde mais perto de você. Duas UPAs. Bonome planeja construir duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), uma no Jardim Rina e outra no bairro de Sorocaba, também no 2º. Subdistrito. Foto: Ângelo Baima

Prontos em dois anos. Com recursos do Ministério da Saúde, Bonome avalia ser possível ter o hospital e as duas UPAs em funcionamento já no segundo ano de sua administração. Posto 24 horas. Bonome fará o posto de saúde da região da Represa atender 24 horas por dia. Novas ambulâncias, com novos equipamentos. Bonome pretende aumentar o número de ambulâncias do SAMU e reequipar a frota, adequando o atendimento às necessidades das urgências registradas no município. Saúde da família. Ele fortalecerá as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). Foto: Renato Santana

Nilson

BONOME15 Prefeito

Vice Rafael Daniel

Concursos para médicos e enfermeiras. Bonome vai regularizar a contratação de médicos e demais profissionais da saúde, por meio de concursos. E revisará os contratos de prestação de serviços terceirizados, com total transparência e controle. Qualificação do atendimento. Bonome organizará cursos para requalificar os funcionários da Secretaria da Saúde. Ele propõe criar uma política de elevação do salário dos funcionários, com base em gratificações a serem pagas de acordo com o aproveitamento nos cursos de capacitação concluídos. Simples e eficaz.


Foto: Ă‚ngelo Baima

Hospital municipal, no centro da cidade; Bonome vai construir mais um hospital no 2Âş subdistrito e criar duas UPAs, uma no bairro de Sorocaba e outra no Jardim Rina.


PROPOSTA

Santo André acelera na ADMINISTRAÇÃO!

02

CRIAR DUAS SUBPREFEITURAS

Bonome propõe criar duas subprefeituras: uma vai cuidar da região de Vila Luzita e do Parque Andreense, inclusive Paranapiacaba. A outra vai cuidar do 2º. Subdistrito. Descentralização. Com essa proposta, a administração será descentralizada. O mesmo atendimento existente na sede atual da prefeitura estará disponível nas subprefeituras. Isso significa melhores serviços e soluções próximas de você. Subprefeitura substitui terminal. Na Vila Luzita, Bonome vai acabar com o atual terminal de ônibus e usar o espaço para instalar a subprefeitura e outros serviços. Mais ônibus, viagens mais rápidas, sem interrupções desnecessárias. Foto: Renato Santana

Nilson

BONOME15 Prefeito

Vice Rafael Daniel

CRST pode virar subprefeitura. No 2º. Subdistrito, Bonome avalia implantar uma subprefeitura no espaço usado hoje pelo CRST - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (foto ao lado).


Foto: Ângelo Baima

Atual terminal de Vila Luzita, onde Bonome quer instalar uma subprefeitura para atender também as regiões da Represa e do Parque Andreense.


PROPOSTA

Santo André acelera na MELHOR IDADE!

03

CRIAR QUATRO CASAS DE ACOLHIMENTO

Bonome planeja criar quatro casas para atender pessoas com mais de 60 anos, a melhor idade. As casas atenderão integrantes de famílias de baixa renda. Assim, os filhos adultos terão onde deixar seus pais na melhor idade, quando saírem para trabalhar. Bonome instalará duas casas da melhor idade na região de Vila Luzita e duas na região do 2º. Subdistrito. Cidade dos Meninos. Ao conhecer os projetos existentes na Cidade dos Meninos, Bonome decidiu ampliar os convênios da prefeitura com essa entidade filantrópica. O objetivo é duplicar o atendimento à melhor idade também naquele local. Fotos: Renato Santana

Nilson

BONOME15 Prefeito

Vice Rafael Daniel


Foto: Renato Santana

Pessoas da melhor idade precisam de atenção especial; Bonome vai investir em parcerias para criar centros de atendimento a idosos de famílias de baixa renda.


PROPOSTA

Santo André acelera na EDUCAÇÃO!

04

INVESTIR NA QUALIDADE DO ENSINO

Bonome acredita que a área de educação conseguiu avançar nos últimos anos, porém é preciso acelerar mais.

Evasão. Bonome vai combater a evasão escolar com mais inclusão social: mais aulas de informática, educação física, pintura e demais atividades que façam o aluno gostar da escola. Ele também investirá na qualificação de gestores e professores. Creches. É necessário melhorar e reorganizar o atual modelo de creches, e aumentar o número de vagas. Bonome fará isso, além de melhorar os convênios atuais, como o que existe hoje na Cidade dos Meninos. Ele também planeja criar a creche 24 horas, para atender quem trabalha à noite — enfermeiras, guardas, atendentes de telemarketing e outros.

Foto: Ângelo Baima

Nilson

BONOME15 Prefeito

Vice Rafael Daniel

Mais vagas. Bonome vai ampliar a oferta de vagas na rede municipal de Ensino Fundamental. Ele quer mais vagas para jovens, adultos e crianças de 4 a 6 anos. Cursos profissionalizantes. Bonome aumentará a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes. Ele quer fortalecer e consolidar as parcerias e os convênios entre a prefeitura e entidades sindicais e sociais que prestam esse tipo de serviço. Mais ensino profissionalizante é mais futuro para você.


Foto: Ângelo Baima

Saída de escola pública na região da Vila Luzita; Bonome combaterá a evasão escolar e criará mais vagas na Rede de Ensino Municipal.


PROPOSTA

Santo André acelera nas PARCERIAS!

05

AMPLIAR O APOIO À POPULAÇÃO CARENTE

Bonome quer mais recursos para a área social. Dará mais apoio à população carente ou socialmente vulnerável. A receita é fortalecer as parcerias com as universidades, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outros setores da sociedade civil. O resultado esperado é a ampliação da rede de proteção jurídica, assistencial e profissionalizante aos mais necessitados.

Menos carência, mais qualidade de vida. Diminuir a carência social melhora imediatamente os indicadores sociais da cidade, como segurança e saúde.

Nilson

Fotos: Ângelo Baima

BONOME15 Prefeito

Vice Rafael Daniel


Foto: Ângelo Baima

Morador de rua, nas imediações do bairro Casa Branca; Bonome quer fortalecer parcerias para dar mais apoio à população carente.


PROPOSTA

Santo André acelera no ESPORTE!

06

REVITALIZAR O ESTÁDIO BRUNO DANIEL

Bonome quer concluir a reforma do estádio Bruno Daniel, permitindo que a cidade volte a promover eventos desportivos e culturais. O estádio reformado poderá atender à demanda de Santo André e do ABCD. Três campos de grama sintética. Além de reformar o estádio, ele vai construir mais três campos de grama sintética. Dois ficarão no 2º. Subdistrito, e um no 1º. Subdistrito. Os campos ajudam a prática do futebol de várzea na cidade. Apoio a outros esportes. Bonome quer favorecer todos os esportes: vôlei, basquete, judô e caratê, entre outros. Campo de rúgbi. Bonome pretende construir o primeiro campo para a prática de futebol americano e de rúgbi. Hoje os amantes desses dois esportes semelhantes precisam disputar espaço nos parques andreenses ou recorrer a campos localizados em outras cidades da região, como São Bernardo.

Fotos: Ângelo Baima

Nilson

BONOME15 Prefeito

Vice Rafael Daniel

Secretaria exclusiva para esporte e lazer. Bonome vai desmembrar a atual Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo. Essa amplitude sobrecarrega o secretário responsável. Ele quer uma secretaria exclusiva para as questões esportivas e de lazer, que terá uma diretoria voltada à captação de recursos. Assim, a cidade poderá voltar a ser uma referência no esporte amador e olímpico. Mais verbas. Por meio de parcerias, o repasse de verbas será ampliado para as áreas de cultura e turismo. Turismo em Paranapiacaba. O turismo será incentivado com uma ação para revitalizar Paranapiacaba, a “Londres do ABC”, na visão de Bonome.


Foto: Ângelo Baima

Campo do Bruno Daniel, com as arquibancadas destruídas ao fundo; Bonome vai retomar a reforma do estádio.


PROPOSTA

Santo André acelera a LEGALIZAÇÃO DE IMÓVEIS!

07

REGULARIZAR AS ÁREAS OCUPADAS

Bonome propõe uma ação corajosa para definitivamente regularizar áreas ocupadas. Em muitos casos, os moradores de áreas ocupadas há mais de 30 anos não conseguem se adaptar às atuais exigências legais. Melhor encontrar uma solução, resolver as pendências existentes hoje e intensificar a fiscalização sobre as áreas mais recentes, sem prejudicar quem cumpre a legislação. Mais negócios. Por meio de parcerias, é possível reduzir as áreas irregulares. A regularização fundiária abrirá novas oportunidades para o mercado imobiliário, gerando mais empregos e aquecendo a economia da cidade e da região.

Fotos: Ângelo Baima

Nilson

BONOME15 Prefeito

Vice Rafael Daniel

Polo Industrial e Empresarial: Dar incentivo para empresas e indústrias não poluentes na região de Campo Grande com a volta dos trens até aquela estação.


Foto: Ângelo Baima

Área irregular próxima à Rua dos Dominicanos, na região do Jardim Santo André; Bonome quer investir na questão fundiária e na regularização de lotes e imóveis.


PROPOSTA

Santo André acelera na HABITAÇÃO!

08

CONSTRUIR 6 MIL NOVAS CASAS POPULARES

A principal proposta de Bonome para a habitação é viabilizar a construção de 6 mil casas populares, um importante passo para reduzir o déficit habitacional existente na cidade.

Bonome vai buscar parcerias com o Governo Estadual e Federal para viabilizar a construção dessas 6 mil moradias até o fim do mandato.

Fotos: Ângelo Baima

Nilson

BONOME15 Prefeito

Vice Rafael Daniel


Foto: Ă‚ngelo Baima

Conjunto habitacional na regiĂŁo da Rua dos Dominicanos; Bonome vai construir 6 mil novas moradias populares.


PROPOSTA

09

Santo André acelera no APOIO A QUEM PRECISA MAIS!

AMPLIAR A INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS A proposta de Bonome é consolidar as políticas e os programas locais para atender as pessoas com necessidades especiais. É importante fortalecer as parcerias com outras esferas de governo e com a iniciativa privada. Duas unidades novas. Bonome propõe criar no 2º. e no 1º. Subdistritos duas novas unidades de atendimento a pessoas com necessidades especiais.

Mais convênios, mais inclusão. Bonome quer ampliar os convênios com projetos já existentes, como é o caso dos programas de equoterapia e hidroterapia da Cidade dos Meninos, e de programas executados por outras entidades. Foto: Ângelo Baima

Nilson

BONOME15 Prefeito

Vice Rafael Daniel


Foto: Ă‚ngelo Baima

Cadeirantes recebem apoio da Associação dos Aposentados do Grande ABC, no centro da cidade; Bonome quer criar pelo menos duas novas unidades de atendimento em outros bairros.


PROPOSTA

10

Santo André acelera nas AÇÕES CONTRA A VIOLÊNCIA!

CRIAR PROGRAMAS PARA A FORMAÇÃO E INCLUSÃO DE JOVENS EXPOSTOS À VIOLÊNCIA A proposta de Bonome para combater a violência é consolidar o programa de qualificação socioprofissional para jovens de 16 a 24 anos com renda mensal média de até meio salário mínimo (cerca de R$ 310,00 no Estado de São Paulo, atualmente).

A violência se manifesta tanto no ambiente urbano, como no doméstico. Também é importante combater a violência contra os moradores de rua, principalmente os jovens, sempre mais atingidos.

Dependência química. Bonome quer criar duas casas exclusivas para o atendimento a pessoas com dependência química. Fotos: Ângelo Baima

Nilson

BONOME15 Prefeito

Vice Rafael Daniel


Foto: Ângelo Baima

Centro de informática no Jardim Santo André, voltado para jovens e adultos de comunidades carentes; Bonome investirá em programas de inclusão para ajudar a diminuir a violência.


PROPOSTA

Santo André acelera no TRANSPORTE URBANO!

11

IMPLANTAR O BILHETE ÚNICO MUNICIPAL

Criar o bilhete único no transporte coletivo urbano de Santo André é uma proposta fundamental no programa de governo de Nilson Bonome. O bilhete único representa a integração física, operacional e tarifária com o serviço metropolitano de transporte público. Transformar o terminal de Vila Luzita. Bonome conversou com os usuários das linhas que passam pelo terminal de Vila Luzita e concluiu que é necessário encontrar outro destino para a rodoviária. Ele pretende fechar esse ponto de baldeação e implantar linhas diretas entre os bairros atendidos atualmente e o centro. A maioria dos passageiros pede que a baldeação seja eliminada. Consulta à população. Bonome já está consultando a população para saber qual o melhor destino para a área que atualmente serve de rodoviária. Pode ser um shopping popular, um mercado municipal, um restaurante popular ou uma subprefeitura para cuidar da região de Vila Luzita e do Parque Andreense. O importante é melhorar o que hoje gera transtorno para a população daquela região. Foto: Ângelo Baima

Nilson

BONOME15 Prefeito

Vice Rafael Daniel

Corredores exclusivos. Outra proposta de Bonome é criar a faixa exclusiva para ônibus, corredores ligando principalmente os bairros ao centro da cidade. Isso vai reduzir o tempo gasto no trânsito. Mais ônibus circulando. Bonome quer aumentar em 15% a frota de ônibus urbanos.


Foto: Renato Santana

Corredor de 么nibus no bairro de Vila Luzita; Bonome quer implantar o bilhete 煤nico e criar faixas exclusivas de 么nibus, para melhorar o transporte p煤blico.


PROPOSTA

12

Santo André acelera no CENTRO E NOS BAIRROS!

REVITALIZAR O CENTRO E OS BAIRROS; AMPLIAR O COMBATE ÀS ENCHENTES Bonome propõe várias ações para revitalizar o centro e os bairros de Santo André. Legislação complementar. Bonome propõe elaborar uma legislação complementar para o centro da cidade e centros de bairros para fomentar o comércio e integrar o uso residencial e socioeconômico dos bairros. Plano diretor e crescimento sustentável. Bonome quer consolidar a revisão do plano diretor de Santo André. Seu objetivo é compatibilizar a ocupação do solo urbano com a implantação de diretrizes para o desenvolvimento sustentável, sem desrespeitar a legislação. Ciclofaixas. Bonome vai implantar ciclofaixas e ciclovias, e incentivar o uso de bicicletas como forma de lazer ou de transporte. A ciclofaixa é temporária (funciona em fins de semana e feriados); a ciclovia é um espaço fixo, exclusiva para ciclistas.

Foto: Ângelo Baima

Nilson

BONOME15 Prefeito

Vice Rafael Daniel

Combate às enchentes. Ampliar as obras de drenagem, desenvolvendo projetos de recuperação de Áreas de Preservação Permanente, definindo padrões de ocupação do solo que permitam aumentar a permeabilidade. Executar obras de manutenção, limpeza de margens e desassoreamento de córregos, bem como a limpeza das bocas de lobo. Hospital veterinário. Bonome irá criar o primeiro hospital público para cuidar dos animais de estimação dos andreenses e, sempre que possível, de animais abandonados, contribuindo assim para melhorar a qualidade de vida em todas as regiões da cidade.


Fotos: Ângelo Baima

Enchente na Av. Capitão Mário Toledo de Camargo, na Vila Pires; Bonome vai revitalizar o centro e os bairros.


PROPOSTA

Santo André acelera na SEGURANÇA!

13

CAPACITAR A GUARDA CIVIL

Bonome quer promover a capacitação de setores da Guarda Civil. Entre outras ações, o objetivo é especializar as equipes para:

Melhorar o atendimento nas escolas. Foto: Renato Santana

Fortalecer a ronda escolar.

Realizar ações preventivas em parques e praças.

Aumentar a segurança de prédios públicos destinados ao atendimento aos munícipes. Foto: Ângelo Baima

Nilson

BONOME15 Prefeito

Vice Rafael Daniel

Promover a integração de ações de segurança e de prevenção com a Polícia Civil e Militar.


Foto: Ângelo Baima

Posto da Guarda Civil Municipal na região do Pedroso; Bonome vai aumentar a corporação para mil guardas efetivos e investir em viaturas e equipamentos.


PROPOSTA

Santo André acelera na PRESERVAÇÃO AMBIENTAL!

14

PRESERVAR AS ÁREAS DE MANANCIAIS

Bonome propõe dotar os programas de preservação ambiental de uma política de proteção sustentável das áreas de mananciais. É importante criar um equilíbrio entre a recuperação de áreas degradadas e seu uso econômico e social.

Mais tecnologia. Para Bonome, o passivo ambiental requer a garantia de que as obras de saneamento em áreas de mananciais sejam executadas com as melhores tecnologias.

Fotos: Ângelo Baima

Nilson

BONOME15 Prefeito

Vice Rafael Daniel


Foto: Renato Santana

Lagoa existente na Vila Guaraciaba, atrás do "Morro da Kibon"; Bonome quer investir na recuperação sustentável das áreas de mananciais.


PROPOSTA

15

Santo André acelera a POLÍTICA SALARIAL!

POLÍTICA SALARIAL QUE VALORIZE O SERVIDOR PÚBLICO Bonome quer uma política salarial que valorize e reconheça a importância dos servidores. Ele propõe reestruturar o plano de carreira e criar condições para a participação do servidor na implantação e avaliação dos serviços.

Nova cultura: menos burocracia. Bonome propõe consolidar o processo de mudança da cultura organizacional em todos os setores da prefeitura. Ele quer menos burocracia, e isso exige romper posturas e procedimentos antigos.

Transparência no orçamento. O gerenciamento das ações do governo será realizado com base no Fotos: Ângelo Baima

Nilson

BONOME15 Prefeito

Vice Rafael Daniel

Planejamento Estratégico Situacional, garantindo o cumprimento das metas orçamentárias.


Foto: Ângelo Baima

Paço Municipal concentra o edifício do Fórum (à esquerda), a Câmara Municipal (à direita) e o prédio do Poder Executivo (ao centro); Bonome investirá na política salarial e na valorização dos servidores públicos de Santo André.


Nilson Bonome  

Plano de Governo

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you