Page 1

pais EdIção

21 maio

de 2011

Itiragem:

1.740.000


Fique por dentro

"Quase

70%

dos alunos brasileiros não sabem calcular". Portal R7 (28/12/2010)

"O último Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional, divulgado pelo Instituto Paulo Montenegro revela que apenas

28% dos brasileiros com idade entre 15e 64 anos têm domínio pleno da leitura e da escrita". Jornal Goz€'ta doPovolPR

(17/03/2010)

"O Brasil obteve o 53° lugar, em uma lista de 65 países, numa prova internacional que avaliou a capacidade de leitura de estudantes com 15anos. Além do leitura, o PISAtambém avaliou as habilidades dos estudantes em matemático e ciências". Folho.com

(07/12/2010)

Você conhece o PlSA

o

PISA(Programa Internacional de Avaliação de Alunos) é um programa internacional que avalia os sistemas educacionais de 65 países em todo o mundo, incluindo o Brasil. Além do conhecimento escolar, esta avaliação procuro testar a capacidade de análise, raciocínio e reflexão dos alunos. Os resultados do último PISA,divulgados em dezembro de 2010,mostram que o Brasil ficou abaixo do médio mundial nos pilares educacionais da leitura, matemática e ciências.

2


Por que ter uma

base sólida de estudos Saber ler, escrever e dominar as quatro operações básicas é muito pouco diante do infinito potencial a ser descoberto nas crianças. É preciso que elas tenham habilidades para enfrentar os desafios da vida. Além de saber ler e escrever, a criança pode ser estimulada e ir além: sendo capaz de sintetizar um texto, interpretá-lo e exprimir uma opinião consciente sobre ele. E o mesmo acontece com os conceitos matemáticos, já que a criança se torna capaz de aplicá-los em conteúdos muito mais complexos, descobrindo novas formas de enfrentar seus desafios, aprimorando cada vez mais seu raciocinio lágiCO. É por isso que a alta habilidade de cálculo, leitura e interpretação é tão importante para qualquer pessoa, já que forma a base sólida de estudos.


Desenvolvendo a capacidade de estudo pelo método Kumon

A ilustração do garotinho escalando uma montanha é a representação gráfica do tipo de aluno que o Kumon forma, destacando todas as etapas de desenvolvimento de sua capacidade e sua relação com a base sólida de estudos adquirido. Conheça o que o aluna desenvolve em cada uma das 5 etapas de estudo no Kumon; Etapa 1: o aluno se motiva por iniciar os estudos em um ponto "fácil e simples", consegue resolver os exercícios sozinho, desenvolve a habilidade de execução de tarefas e a concentração nos estudos. Etopa 2: o aluna chega aos conteúdos da série escolar, ganha habilidade na execução das tarefas e se sente mais confiante para estudar conteúdos mais desafiadores. Etapa 3: ao ultrapassar os conteúdos da série escolar, a aluno desenvolve persístéricto e habilidade de chegar o resposta a partir das exemplos, percebe que a prática o ajuda a superar seus desafios e passa a ter visão de suas metas. Etapa 4: o aluno aprimora sua habilidade acadêmica, a capacidade de aprender sozinho - ao aplicar tudo o que aprendeu no estudo de conteúdos do ensino médio - e ganha reserva de capacidade para encarar novos assuntos.


EtaPQ5: ao aprender a estudar sozinho, o aluno estuda conteúdos do ensino médio com tranquilidade, adquire reserva de capacidade, iniciativa, raciocínio lógico, confiança em si mesmo e se torno uma pessoa altamente capacitada que continua estudando e contribuindo com os demais.

Os objetivos do método Kumon em cada disciplina são: =

Motem6tlco:

estudar os conteúdos do ensino médio com facilidade; Português: desenvolver a capacidade de leitura e interpretação; Inglês

e Japonês:


Como ajudar seu filho a adquirir uma base sólido de estudos Confira algumas dicas baseadas

orientadores,

educadores

nas experiências

e parceiros

de sucesso de

do Kumon no segmento

educacional:

Procure motivar seu filho a ler o que gosta. O hábito da leitura despertará o interesse de seu t\lho para conhecer novos conteúdos e potenciaUzaró sua capacidade de compreensão.

Converse bastante sobre a importância dos estudos pora o futuro. Ao entender que estudar é fundamental para uma carreira de sucesso, seu filho se empenhará mais nos estudos. a

2

i&

Seja tolerante com erros. Tente fazer com que seu filho aprenda com eles, sem pressões ou Imposições.

Incentive seu filho a participar de jogos, principalmente com regras. Assim, a criança a~rende a trabalhar com questões como limites, frustrações, tolerância e espera. Se possível, Jogue Junto com ele.

Ajude seu filho a distribuir estudO"odequodamente.

o tempo de

Além de um tempo para as lições de casa, sugira que ele reserve um tempo para revisar o que aprendeu na aula.


Pergunte o que ele aprendeu no colégio e mostre-se bastante interessado.

6

Comente, discuta, acrescente informações e também elogie os conhecimentos adquiridos por seu filho.

Faça seu llIho perceber que suas tarefas têm aplicação prática na vida. Por exemplo: quando forem ao supermercado, peça sua ajuda para ler a lista de compras e procurar os produtos nas prateleiras; e somem juntos os preços dos produtos que estão comprando. Calculem as horas, dias ou meses; brinquem fazendo contas de cabeça.

7

ostre a seu filho a Importônclo de ampliar seu conhecimento. Utilize a Internet para mostrar-lhe coisas novas, até mesmo sobre outras culturas, e incentive-o a ampliar seu vocabulório buscando informações por conta própria.

É importante exercitar a persístêncío para enfrentar

desaflos.

Motive seu filho a buscar as respostas certos para suas tarefas e desafios. Dessa forma, ele descobriró o valor das conquistas.

9 7


vem trabalhando lado a lado com os pais pela hos em todo o mundo há mais de 50 anos. Milhõ Iororn estudando pelo Método. poténooüzonoo su de estudo - cálculo, leitura e interpretação - e ap a aprender por si mesmos. filho a chonce de aproveitar realmente as oportuni Iró lhe oferecer! Estudando Matemática, Português, I s pelo método Kumon seu filho desenvolverá várias h e o gosto pelos estudos.

Busque umo educoção que surpreendo! E você vai se surpreender com os resultados de seu filho!

Unidade Ubatuba Profl Eloisa . .' (12) 3833-1634 Rua Ceio Domlclano, 316


Que tipo de educação você quer para seu filho - Guia para Pais  

Que tipo de educação você quer para seu filho - Guia para Pais

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you