Page 1

P

arque Nacional da Serra da Bocaina: Mais de ioo.oooha que correspondem à segunda maior ue de âmbito federal da Mata Atlântica. Unidade núcleo do Mosaico da Bocaina, criado por Portaria Ministerial, o PNSB é, ainda, o limite norte do corredor da Serra do Mar, mais significativo remanescente brasileiro do bioma. "A possibilidade de sobrevivência de espécies nativas é mais favorável aqui do que em qualquer outra região" (Alexander et al., 2005). Ao mesmo tempo em que representa um dos maiores passivos ambientais do centro-sul do país, reflexo principalmente de sua caótica situação fundiária, concentra atributos naturais e especificidades que atingem uma .ordlem de grandeza em muito superior ao vulto dos problemas. O resultado deste contraste justifica a priorização indicada pelo MMA e ICMBio, com . o objetivo, mesmo que tardio, de resgatar a sua gestão e consolidá-l o como um dos mais significativos Parques Nacionais Brasileiros. - O grande diferencial do Parque está em seu enorme gradiente altitudinal que vai de áreas marinhas em Paraty IRJ, até os mais de 2.000m do "Pico do Tira Chapéu", no estado de São Paulo. Esta característica resulta numa imensa variedade de climas, paisagens, cachoeiras e espécies que o elevam ao grau de extrema importância para a conservação da biodiversidade. Indo além de seus atributos naturais o componente histórico-cultural é ainda atrativo presente: Redes de caminhos e trilhas, muitas ainda guardando sua pavimentação original, transmitem ao visitante testemunhos da história da interiorização no país. Tudo isso localizado entre as duas mais importantes metrópoles da América Latina! .

t

www.icmbio.gov.br/parna_bocaina contato: pnsb.rj@icmbio.gov.br 12 3117 2183

.~. IcMli' "'' A,

Ministério do Meio _ Ambiente


D

Estrada Parque Paraty-Cunha

Parceria entre os Governos Federal e Estadual a estrada atenderá uma demanda social de algumas décadas. Promovendo uma maior ligação entre o litoral e a vertente serrana do Parque, a estrada abrigará a nova Sede dministrativa da unidade, além de estruturas turísticas e guaritas que promoverão o controle da estrada garantindo a minimização dos impactos gerados. Ainda no escopo das atividades de implementação do PNSB neste setor está prevista a revitalização do "Caminho do Ouro", antigo caminho de riquezas e escravos e que atualmente conduz Paraty ao título de Patrimônio Mundial.

t2)

Parque em Trindade

Através de diversas parcerias está sendo construido e implementado um projeto de uso público que: Garantirá a conservação ambiental; Proporcionará ao visitante um turismo de qualidade, através da revitalização de trilhas, instalação de um centro de informações e demais estruturas previstas pelo Plano de Manejo e do estudo de capacidade de suporte que adequará o número de visitantes de forma a proporcionar o turismo de contemplação esperado para um Parque Nacional; Proporcionará à comunidade da Trindade participação nos benefícios gerados pela exploração turística no Parque Nacional.

Travessia do Mambucaba .(Trilha do Ouro) A trilha mais conhecida do Parque Nacional é a Travessia do Mambucaba, também chamada de "Trilha do Ouro", que começa em São José do Barreiro e vai até Mambucaba, no município de Angra dos Reis. Inicialmente era usada apenas pelos Índios guaianazes, posteriormente passaram as tropas carregadas com o ouro mineiro e com o café do Vale do Paraíba. Grande parte de seu leito foi coberto por grandes pedras, colocadas por escravos no fim do século XVIII. No seu percurso é possível visualizar belíssimas paisagens e a biodiversidade da Mata Atlântica, além de aproveitar cachoeiras como as de Santo Isidro e a expetacular cachoeira dos Veados.

Parque Nacional Serra da Bocaina  

Parque Nacional Serra da Bocaina, Fôlder. Projeto Nova Imagem - 40 anos, fev 2011.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you