Issuu on Google+

Aquecimento de Água por Energia Solar

a, gu

Energia

E

mbient e

io A Me

servamos Pre Á

GUIA DE INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO SISTEMA ALO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA TERMOSSIFÃO REVISÃO 05/2006 MANUAL DO PROPRIETÁRIO

Agradecemos por você ter escolhido um produto Alo Solar Alpina.

Leia com atenção este manual antes de iniciar a instalação.

Certifique-se das condições de segurança do local da instalação e utilize equipamentos de proteção individual. Todos os modelos de tanques têm pés de apoio. Quando instalados em cima do telhado, necessitam suporte para correção da inclinação (não fornecido com o tanque). Em caso de dúvida, solicite projeto para a fábrica. Os tanques são entregues com um estrado de madeira, o qual têm função apenas de transporte e deve ser retirado para a instalação. Em caso de dúvidas sobre o procedimento adequado, consulte o Manual Geral Alo Solar (disponível também em www.alosolar.com.br) ou entre em contato com Departamento de Assistência Técnica Alo Solar.

98

Atualizado em Agosto de 2006


Aquecimento de Água por Energia Solar

1 - DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO

6 7

1

1

5 3

9

10 4

8 2 11 Figura 1

1- Tanque térmico 2- Placas coletoras 3- Resistência auxiliar 4- Termostato 5- Tampa hermética 6- Respiro 7- Caixa d'água 8- Entrada de alimentação da água fria 9- Retorno da água quente 10-Saída da água fria para coletores 11-Saída da água quente para consumo

Atualizado em Agosto de 2006

99


Aquecimento de Água por Energia Solar

INCLINAÇÃO DAS PLACAS As placas devem ser instaladas com ângulo da latitude do local mais 10º. Ex.: na região de São Paulo (SP), latitude 22º, a inclinação deve ser de 32º. Veja figura 3. Isto garantirá que as placas coletoras recebem a irradiação solar adequada durante todo o ano. Para instalação com outros ângulos (não ideais), consulte o departamento técnico da Alo Solar.

2 - INSTALAÇÃO FACE NORTE Os coletores deverão ser instalados e direcionados para a posição mais próxima do norte. No exemplo da figura 2 escolha o posicionamento entre as faces 3 ou 4. Dê preferência à face 4. Figura 2 Figura 3 2 1

32o

3 4

Figura 6

ENTRADA

ENTRADA

SAÍDA

SAÍDA

Figura 5

Figura 4 ENTRADA

SAÍDA

Norte

LOCALIZAÇÃO DO TANQUE TÉRMICO O tanque térmico deve ser instalado em local que permita o acesso adequado para realização das instalações hidráulicas e elétricas.

O tanque térmico deve ser instalado o mais perto possível dos coletores (não ultrapassar 6 metros) e dos pontos de consumo de água quente.

100

Atualizado em Agosto de 2006


Aquecimento de Água por Energia Solar

Deve ser fixado em um suporte a uma altura mínima de 30 cm do topo dos coletores. Caso se instalem caixa d'água e tanque térmico dentro do telhado e a altura da cumeeira não permita a instalação na posição vertical, pode-se colocar os coletores na posição horizontal. Veja figuras 4, 5 e 6. A caixa de água fria que alimenta o tanque térmico deve estar acima da base das placas no máximo 5m para instalação com coletores abertos e 3m com coletores fechados. Não instale água direto da rua na rede de água fria da casa. Isto causará problemas ao tanque térmico. Não instale a caixa de água que abastece o tanque térmico em nível inferior ao da caixa que abastece a residência. As instalações devem ser feitas em CPVC soldado na bitola Ø28 mm. IMPORTANTE: Medidas especiais de prevenção devem ser tomadas quando houver possibilidade de que eventuais vazamentos venham a prejudicar o estabelecimento. Diques de contenção ou compartimentos impermeabilizados devem ser providenciados para a instalação do tanque térmico (em caso de dúvidas, consulte o departamento técnico da Alo Solar). Não instale o sistema Alo Solar com placas de outra fabricação, quaisquer tipo de bombas de circulação ou pressurização, sob pena de perda da garantia. Em caso de instalações especiais, o projeto deve ser aprovado pelo departamento técnico da Alo Solar Alpina, por escrito. Em caso de dúvidas, consulte o Manual Geral Alo Solar ou departamento técnico da Alo Solar. ATENÇÃO: Ao instalar as tubulações, mantenha sempre a inclinação, não permitindo embarrigamentos, o que impede o funcionamento do termossifão. O respiro é obrigatório e deve ficar no mínimo 10cm acima do nível da caixa de água fria. Não substituir o respiro por outro equipamento que permita a pressurização do sistema (válvula ventosa, retenção, etc). O tanque térmico Alo Solar trabalha sob baixa pressão. Não proceda a instalação se o nível de água da caixa de água fria ficar com mais de 5m de diferença de altura em relação à base dos coletores abertos ou 3m dos coletores fechados.

Atualizado em Agosto de 2006

101


Aquecimento de Água por Energia Solar

C A

9

13

7

6 1

B 2

8 10 11 Figura 7

A= Altura máxima permitida = 5 m para coletores abertos 3 m para coletores fechados (entre base das placas e nível de água na caixa d’água) B = Altura recomendada: 30 cm (entre topo das placas e base do tanque) C = Comprimento máximo recomendado: 6,0 m (entre placas e tanque térmico) 1 - Tanque térmico 2 - Placas coletoras 6 - Respiro 7 - Caixa de água fria 8 - Tubulação de saída de água fria da caixa d'água 9 - Tubulação de entrada de água quente dos coletores (não ultrapassar 6 metros) 10 - Tubulação de saída de água fria para coletores 11 - Tubulação de consumo de água quente 13 - Tubulação de alimentação de água da rua ou de outro reservatório

102

Atualizado em Agosto de 2006


Aquecimento de Água por Energia Solar

FIXAÇÃO DAS PLACAS NO TELHADO Cada placa é fornecida com tirante em inox, que deve ser utilizado para fixá-la no telhado, evitando que a inclinação do mesmo e/ou ventos fortes venham a deslocá-la. O tirante deve ser preso na ripa do telhado, passando sob a capa da telha. Posicionar a placa e dobrar o tirante, cortando o excesso (se houver). A seqüência de figuras 8, 9 e 10 mostra o procedimento.

Figura 9

Figura 8 Figura 10

CONEXÃO DAS PLACAS Passar fita teflon (6 a 8 voltas) em todas as pontas da placa. Rosquear o conector na ponta das placas até o encosto interno. Certifique-se, ao unir as placas, que a borracha de vedação do conector está corretamente colocada. Figuras 11, 12 e 13.

Figura 13

Figura 11

Atualizado em Agosto de 2006

Figura 12

103


Aquecimento de Água por Energia Solar

LIGAÇÃO HIDRÁULICA Utilizar tubos e conexões em CPVC soldados Ø 28mm. Nos pontos de interligação com os coletores, itens 1 e 2 das figuras 14 e 15, utilizar uniões roscáveis Ø 1”. Nos pontos de fechamento, itens 3 e 4, utilizar caps roscáveis Ø 1”. 4

Figura 14

Figura 15

1

2

3

IMPORTANTE: Os tanques térmicos em material termoplástico apresentam dilatação após seu enchimento com água aquecida.

Após o primeira carga de água quente, retire a tampa superior de 6”, passe vaselina neutra na parte roscada e faça o reaberto da tampa, quando as paredes internas do tanque estiverem aquecidas.

104

Atualizado em Agosto de 2006


Aquecimento de Água por Energia Solar

3. LIMPEZA DO EQUIPAMENTO Recomendamos, uma vez por ano, a limpeza interna do equipamento, bem como a revisão eletrica e hidráulica do sistema de aquecimento. Para isso: desligue todo o sistema elétrico no disjuntor; feche o registro de entrada de água fria e abra a tampa hermética do tanque térmico; abra o dreno e escove o interior do tanque, lavando com água fria em abundância; Verifique o estado geral de cabos e ligações elétricas; Verifique o estado geral de tubos e conexões hidráulicas; Faça as substituições e reapertos, se necessários; Lubrifique o anel de borracha da tampa com vaselina neutra para facilitar o fechamento. Faça as operações inversas para colocar o sistema em funcionamento, tomando cuidado de só ligar o disjuntor após o tanque térmico estar cheio de água. 4. LIGAÇÃO DA PARTE ELÉTRICA Antes de iniciar os serviços, desligar a alimentação elétrica e esgotar a água do tanque térmico.

C

Retirar as flanges A.

B

Usando um martelo de borracha C, retirar a tampa B , para acessar a parte elétrica D .

A A

Figura 17

D ESQUEMA ELÉTRICO

REGULAGEM DO TERMOSTATO O termostato utilizado nos tanques Alo Solar é ajustado pela fábrica em 60°C, não devendo seu lacre ser rompido, sob pena de perda da garantia.

Figura 18 RESISTÊNCIA

Importante: TERMOSTATO

Nâo efetue modificações na regulagem do termostato. Não substitua o termostato ou resistência originais de fábrica por outra. Em caso de reposição, utilize somente a resistência original de fábrica, pois esta tem um setor neutro de aquecimento, evitando o superaquecimento da parede do reservatório.

Atualizado em Agosto de 2006

105

FASE FASE TERRA

DISJUNTOR: 20 AMPERES - RESISTÊNCIA 3.000W/220V SECÇÃO MÍNIMA DOS FIOS: 2,5mm²


Aquecimento de Água por Energia Solar

5 - GARANTIA A ALPINA TERMOPLÁSTICOS LTDA. garante que os equipamentos, abrangendo partes e componentes, foram fabricados dentro de rígidos padrões de qualidade e estão livres de defeitos de projeto, material e mão-de-obra.

Estão excluídos da presente GARANTIA os seguintes riscos: avarias durante o transporte, quando não efetuado pela ALPINA; manuseio do equipamento em trânsito ou armazenagem; equipamentos ALPINA montados e/ou reparados, de forma diferente das orientações contidas nas publicações técnicas ALO SOLAR / ALPINA;

A obrigação da ALPINA TERMOPLÁSTICOS LTDA., sob a presente garantia, está expressamente limitada ao reparo ou substituição, a seu critério, da parte ou componente originalmente fornecido, caso se verifique defeituoso no prazo de 36 meses, contados a partir da data de emissão da respectiva Nota Fiscal. A ALPINA TERMOPLÁSTICOS LTDA. também estende a seus clientes os Termos de Garantia recebidos dos seus fornecedores para aqueles componentes não fabricados pela mesma, tais como: instrumento de automação, comandos, controles, componentes elétricos ou eletrônicos, pneumáticos, bombas, resistências e outros. A presente GARANTIA cobre os equipamentos, quando em uso e serviço regular e dentro das recomendações constantes no presente Guia de Instalação e Manual Geral Alo Solar, também disponível na internet, no sítio www.alosolar.com.br. A adição, supressão ou modificação de equipamentos da instalação, conforme descrita neste manual, sem a autorização expressa, por escrito, do departamento técnico da Alo Solar, cancela a presente garantia.

uso, operação ou manutenção de forma imprópria; danos causados nos locais das instalações dos produtos ALO SOLAR/ALPINA, quando ocasionado por descumprimento aos preceitos de instalação contidos nas publicações técnicas ALPINA; caso fortuito ou de força maior (acidentes, catástrofes, incêndios, explosões, inundações, vendavais, vandalismo e outros). Esta GARANTIA substitui expressamente toda e qualquer outra garantia subentendida ou expressa, nada obrigando a ALPINA TERMOPLÁSTICOS LTDA. a aceitar outra garantia além da presente. A ALPINA TERMOPLÁSTICOS LTDA. não se responsabiliza por lucros cessantes, perdas ou danos emergentes, conseqüentes, diretos ou indiretos.

106

Atualizado em Agosto de 2006


ManualAloSolar_Guia_Termo (1)