Issuu on Google+


Ábaco

 O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões, arames ou fios paralelamente, dispostos no sentido vertical ou horizontal.


Ábaco

 Não se sabe ao certo em que altura apareceu o ábaco, mas pensa-se que se desenvolveu, independentemente, em diferentes países, sendo um destes países, a China.


Ábaco

 Em cada um desses países o ábaco exerce a mesma função, só o que muda é a sua nomenclatura, por exemplo, no Japão ele é conhecido como Soroban.


Ábaco

 Uma das vantagens do ábaco é a melhora da capacidade de concentração, o raciocínio lógico, a memória, agilidade mental, exercita o cérebro, dentre outros.


Ábaco

 Ele serve também para facilitar os cálculos na hora de ensinar a criança, pois quando esses cálculos são representados de forma concreta a criança aprende com mais facilidade.


Ábaco

 Na hora de produzir um ábaco ocidental temos diversas formas de confeccioná-lo utilizando materiais simples e recicláveis como: caixa de sapato, palitos de churrasco e pedaço de mangueira; caixa de ovos, grãos de feijão e tesoura; caixa de sapato, fios, tampinhas de refrigerantes e E.V.A.


Ábaco

 Na hora de construir o ábaco com os quatro últimos materiais citados, devemos fazer quatro furos nas duas laterais da caixa de sapato, em seguida enfiar dez tampinhas no primeiro fio, depois mais dez no segundo e assim sucessivamente.


Ábaco

 No final cubra a caixa com E.V.A de preferência com cores neutras. Cada fio representará uma ordem: unidades, dezenas, centenas, unidades de milhar e assim sucessivamente. Podem-se fazer operações como: adição, subtração dos números naturais, dentre outros.


Jogo da Amarelinha

 O jogo da amarelinha é uma atividade lúdica que procura aguçar o raciocínio matemático da criança, incentivando a criança a compreender a sequência numérica, a operação matemática de adição, dentre outros.


Jogo da Amarelinha

 Para confeccionar uma amarelinha pode-se utilizar o E.V.A, em seguida corte-o em forma de quadrado grande, depois cortase os números de 1 a 10 e cole nos quadrados, depois monte dois dados utilizando isopor ou papelão e E.V.A.


Jogo da Amarelinha

 Quando estiver tudo pronto jogue os dados e some o resultado dos dados e em seguida procure na amarelinha números que somados dê o resultado referente ao dado.


Sacola de Fatos

 É um recurso simples e de fácil confecção que auxilia o professor em sala de aula e poderá trabalhar com ele as quatros operações matemática.


Material

 Cartões em nível dos alunos : adição, subtração, multiplicação e divisão  Sacola de plástico ou de tecido .


Como jogar

 4 a 6 alunos ou a turma dividida em equipes;  Cada criança sorteia um cartão e fala o resultado;  Se ela acertar, guarda o cartão consigo. Se errar, coloca o cartão novamente na sacola;  Será o vencedor o aluno que ficar com o maior numero de cartões.


Como utilizar

 O aluno pegara 2 pratinhos olhará os números que estarão no bico e em seguida o professor lhe direcionar a operação que irá utilizar.


Materiais:

 Pratos descartáveis  Eva  Cola  tesoura


Objetivos

 Estimular a memória do aluno;  Oportunizar contato com as quatros operações matemáticas;  Vivenciar momentos de alegria e descontração;  E desenvolver no aluno o gosto pela matemática, tornando - a mais atrativa para si.


Material Dourado

ď‚–


Material Dourado

ď‚–

ď‚™ O Material Dourado faz parte de um conjunto de materiais idealizados pela mĂŠdica e educadora italiana Maria Montessori.


Material Dourado

 Maria Montessori dedicou-se à educação de crianças excepcionais, que, graças à sua orientação, rivalizavam nos exames de fim de ano com as crianças normais das escolas públicas de Roma. Esse fato levou Maria Montessori a analisar os métodos de ensino da época e a propor mudanças compatíveis com sua filosofia de educação.


Material Dourado

 O Material Dourado Montessori destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais.


Material Dourado

No ensino tradicional, as crianças acabam aprendendo os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem compreender o que fazem. Com o Material Dourado a situação é outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão.


 O material Dourado ou Montessori é constituído por cubinhos, barras, placas e cubão, que representam:


 Observe que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada por 10 barras e a barra é formada por 10 cubinhos. Este material baseia-se em regras do nosso sistema de numeração.


 Veja como representamos, com ele, o número 265:


 Pode-se fazer uma adaptação do material dourado para o trabalho em sala de aula, com papel quadriculado de 2cm X 2 cm, onde as peças são feitas da seguinte forma:

unidade (1 X1)

dezena (1 X 10)

centena (10 X 10)

 Este material em papel possui a limitação de não ser possível a construção do bloco, o que é uma desvantagem em relação ao material em madeira.


Como utilizar?

 Objetivo: tomar contato com o material, de maneira livre, sem regras.  Durante algum tempo, os alunos brincam com o material, fazendo construções livres.  O material dourado é construído de maneira a representar um sistema de agrupamento.  Sendo assim, muitas vezes as crianças descobrem sozinhas relações entre as peças.


2. Montagem

 Objetivo: perceber as relações que há entre as peças. O professor sugere as seguintes montagens: uma barra;  uma placa feita de barras;  uma placa feita de cubinhos;  um bloco feito de barras;  um bloco feito de placas;


Montagem

 O professor estimula os alunos a obterem conclusões com perguntas como estas:  Quantos cubinhos vão formar uma barra?  E quantos formarão uma placa?


3. Vamos fazer um trem?

 Objetivo  - Compreender os conceitos de sucessor e antecessor.  Metodologia  O professor pode pedir que os alunos façam um trem. O primeiro vagão do trem será formado por 1 cubinho, e os vagões seguintes por um cubinho a mais que o anterior. O último vagão será formado por 1 barra.  Quando as crianças terminarem de montar o trem o professor pode incentivá-las a desenhar o trem e registrar o código de cada vagão.  É importante que o professor considere as várias possibilidades de construção do trem e de registro encontradas pelos alunos.


BLOCOS LÓGICOS

 Nas classes de Educação Infantil, os blocos lógicos, que são pequenas peças geométricas, criadas na década de 50 pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes, são bastante eficientes para que os alunos exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato. Foram utilizados de modo sistemático com crianças pelo psicólogo russo Vygotsky (1890-1934), quando ele estudava a formação dos conceitos infantis.


BLOCOS LÓGICOS

 Essa importância atribuída aos materiais concretos tem raiz nas pesquisas do psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980).  Segundo Piaget, a aprendizagem da Matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático.


Material

 Um jogo de blocos lógicos contém 48 peças divididas em três cores (amarelo, azul e vermelho), quatro formas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo), dois tamanhos (grande e pequeno) e duas espessuras (fino e grosso).


Blocos Lógicos

 Os blocos lógicos podem ser confeccionados em madeira, plástico ou E.V.A. E adquiridas em estabelecimentos especializados em materiais pedagógicos.


Jogo livre

 Primeiro, os alunos deverão reconhecer o material. Formarão desenhos com as formas dos blocos lógicos, observando e comparando as cores, os tamanhos e as formas. Esse trabalho poderá ser feito em grupo, pois os alunos através do diálogo enriquecerão o conhecimento das características físicas de cada bloco.


Dominó

Essa atividade é semelhante ao jogo de dominó. As peças serão distribuídas entre os alunos sendo que uma delas será escolhida pelo professor para ser a peça inicial do jogo.


 O professor estabelece o nível de dificuldade da atividade estipulando o número de diferenças que deve haver entre as peças. Supondo que deva haver uma diferença entre as peças e que a peça inicial seja um triângulo vermelho, pequeno e grosso.


 A peça seguinte deverá conter apenas uma diferença, como por exemplo, um triângulo, amarelo, pequeno e grosso (a diferença nesse caso é a cor). A atividade segue atém que uma das crianças termine suas peças. As demais deverão sempre conferir se a peça colocada pelo colega ''serve'', ou seja, se contém o número de diferenças estipulado pela professora.


Dominó

 Observação:  Esse material também é muito utilizado no trabalho com conjuntos (notações, relação de pertinência, relação de inclusão, união e intersecção de conjuntos). As diferenças existentes entre as peças são utilizadas nessas construções e as atividades realizadas anteriormente são maneiras de internalizar estes conceitos.


Descobrindo a intersecção e a união

 Entrega dois pedaços de cordão a cada grupo para a formação de dois conjuntos. O professor solicita aos grupos que: retirem da caixa todas as peças triangulares e todas as peças amarelas, depois coloquem no interior de uma das curvas todas as peças amarelas e, a seguir, na outra, todas as triangulares.  O professor deverá observar se os grupos atenderam corretamente as ordens dadas e solicitar aos grupos um relato do ocorrido.


Os alunos perceberão, sem a interferência do professor, que existem peças que devem estar, simultaneamente, no interior das duas curvas. Notarão que para isto ser possível, as curvas não poderão estar separadas. Isto é, existe uma região comum entre eles onde as peças que possuem as duas características, triangulares e amarelas, ficam localizadas.


 A partir da descoberta dos alunos, o professor salientará que as curvas representam conjuntos e que a região comum entre ambas forma o conjunto intersecção. Da mesma forma, se o professor pedir  para que construam um conjunto formado por todas as peças amarelas ou triangulares, teremos a definição de união de conjuntos.


Dominó Matemático

 Os jogos são importantes no auxílio ao ensino pois permitem o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.


Dominó Matemático

 O jogo de dominó permite desenvolver o raciocínio lógico, permite a antecipação e o planejamento para desenvolver estratégias, estimula a observação e concentração. Estimula o respeito pelas regras, pelo outro e pela sua vez de jogar, permite a interação entre os alunos.


Dominó Matemático

 É um bom jogo a ser utilizado pelos professores pois permite adaptações de acordo com o plano de aula dos alunos.


Como fazer

 Pode-se utilizar E.V.A, cartolina ou até mesmo material reciclável, como o papelão, por exemplo,(assim eles já vão aprendendo preservar o meio ambiente) e recorta em formato retangular. Desenha a operação a ser efetuada em cima e embaixo a resposta de uma outra operação feita em outra peça.  Se for de E.V.A, você pode desenhar em outra folha de outra cor os números, cortar e colar sobre os dominós também.


Como jogar

 A professora convida alguns alunos começa o jogo e pede que eles vão montando.  Assim ela vai perceber quem já possui domínio e quem ainda possui um pouco de dificuldade, e eles vão gostar muito de aprender brincando.


Como jogar

 Pode-se também produzir 28 peças e dividir de modo que a quantidade seja igual para os participantes. Virar as peças para baixo, embaralhar, cada um pega suas peças e decide quem começa, decide em que sentido se continua jogando, juntando peças com o resultado das operações ou a operação referente à outra ponta do dominó. Quem não tem a peça de nenhuma das pontas passa a vez. Ganha quem primeiro terminar todas as suas peças.


Jogo de Dama

  Jogo de damas ou simplesmente damas é o nome de um jogo de tabuleiro. No Brasil e em Portugal é mais conhecido a versão de 64 casas (8 por 8), mas a versão mais conhecida mundialmente é a que usa um tabuleiro de 100 casas (10 por 10).


Jogo de Dama

 Esse jogo serve para desenvolver o raciocínio lógico das crianças e aprendizagem da matemática e ao mesmo tempo que as crianças se divertem jogando elas vão conhecendo as duas operações: adição e subtração.


Materiais utilizados

ď‚–

ď‚™ EVA, papelĂŁo, tampas de refrigerantes, cola blascoplast e pilot.


Como construir:

 Corte o papelão no tamanho desejado;  Cubra com EVA da cor sua de preferência;  Corte o EVA em tiras para poder fazer os quadrados do tabuleiro;  Cole nas tampas de refrigerante com EVA de preferência colorido para chamar atenção das crianças;  Com o piloto enumere as tampas do 1 ao 24 ou a quantidade desejada, para poder jogar.


Como jogar

 Para começar, as peças são colocadas sobre os primeiros 12 quadrados ou casas de cada lado do tabuleiro.


Como jogar

 Cada jogador movimenta, alternadamente, as suas peças – sempre para a frente e na diagonal – pisando apenas as casas escuras e uma de cada vez, desde que estas não estejam obstruídas por uma ou mais peças da mesma cor ou adversárias.


Como jogar

 Quando na casa seguinte estiver posicionada uma peça adversária, seguida de uma casa vaga, a pedra em jogo “salta” e “toma”, ou seja, fica com a peça adversária e passa a ocupar essa casa, agora vaga.


Como jogar

 Se a mesma situação se verificar nas casas seguintes, o jogador pode e deve continuar a “tomar” as peças do seu adversário até não haver mais nenhuma peça ou casa vaga. A esta jogada chama-se “toma em cadeia”.


Objetivo

 O objetivo do jogo de damas é capturar ou imobilizar a totalidade das peças do adversário, sendo declarado vencedor aquele que conseguir isso.


Referência

 http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas /giudice/jogosmatematicos2_cofeccao  http://www.google.com.br/search?q=imagens +de+%C3%A1baco&hl=ptBR&rlz=1R2LGEL_ptBRBR432&biw=1366&bih=556&prmd=ivns&tb m=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=9bcdT sqnOrO50AGxyYXfBw&ved=0CBoQsAQ  http://www.google.com.br/search?hl=ptBR&rlz=1R2LGEL_ptBRBR432&biw=1366&bih=517&tbm=isch&sa =1&q=imagens+de+jogos+de+amarelinha&o q=imagens+de+jogos+de+amarelinha&aq=f& aqi=&aql=undefined&gs_sm=e&gs_upl=1004 02l107656l0l21l17l0l9l0l0l500l1233l3-1.1.1l3


 http://criaturasdaeducacao.blogspot.com/ 2008/02/voc-conhece-o-jogo-daamarelinha.html  http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco  http://paje.fe.usp.br/~labmat/edm321/19 99/material/_private/material_dourado.ht m  http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2. htm


 http://www.somatematica.com.br/artigos/ a14/p2.php  http://ensineseubebe.blogspot.com  http://www.ccet.ufrn.br/matematica/lemuf rn/Acervo07.html  http://www.youtube.com/watch?v=7AbadgMjaI


 http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/esco las/giudice/jogosmatematicos2_confeccao. html  http://mundodatiacris.blogspot.com/2010_ 06_01_archive.html  http://jogolaxia.com/artigos/damas-jogopara-todos


 http://cambara.prefeituramunicipal.net/ws /cidade/fotos.php?noticia=1147&foto=5  http://escolahugopenteadoteixeira.blogspo t.com/2011/04/jogos-de-dama-exadrez.html  http://mediasimagens.blogspot.com/2011 _05_08_archive.html


Jogos Matematicos