Issuu on Google+


N

os dias de hoje comprar é algo mais do que comum e imprescindível a todas as pessoas, independente de classe social.

A revista Art Embalagem é uma produção da editora Escriba Ltda. Editora Responsável: Darlene Fernandes Escribano Programação visual:

EXPEDIENTE/EDITORIAL

Darlene Fernandes Escribano Diagramação: Darlene Fernandes Escribano Assistente editorial: Marlise Nagai Redação: Darlene Fernandes Escribano Redação (adaptações): www.mundodasmarcas. blogspot.; www.bombril.com.br www.revistadesign.com.br Matéria: O que as cores significam nas embalagens – adaptado de Produção Visual e Gráfica, Antonio Celso Collaro, Summus editorial, 2005 Entrevista com Guilherme Marcani – Computers Arts, editora Europa, Edição 16, ano 2, Dezembro/2008 Fotos: stock xchng, panthermedia, freedigitalphotos_ francescomarino, Darlene Fernandes Escribano, www.absolut.com.br.

E

editora

scriba

Com a evolução da tecnologia, com a mudança de hábitos da sociedade e a grande variação nos métodos de consumo, a corrida para buscar, manter e agradar os consumidores fez com que o universo das embalagens tivessem que evoluir a cada segundo e que seus diferenciais fossem pontos decisivos para atrair o público alvo. Pela importância das embalagens cuja a função não é apenas de acondicionar algo dentro de si, mas fixar o produto e a marca no mercado atingindo assim seu maior objetivo – a venda. Pensando nessa importância, a revista ART EMBALAGEM surgiu da idéia de mostrar que mais do que uma imagem, um objeto, uma forma a embalagem é o principal elo de aproximação entre o consumidor e o produto, porém ao produzi-la muitos fatores são levados em consideração e todos eles tem uma explicação e um estudo que os envolve. Esperamos com as nossas matérias mostrar ao público que o sucesso de uma marca é fruto de muito trabalho e determinação e sua fixação no mercado depende totalmente de sua aceitação e da credibilidade que é capaz de passar. Nesta primeira edição, procuramos explicar como a marca de um produto fixa tanto em nossa mente a ponto de não comprarmos propriamente o produto, mas sim a marca e sua embalagem, buscamos também contar a história da famosa e sofisticada marca ABSOLUT VODKA, sua origem, suas peculiaridades e seu sucesso, além de aproximá-la do leitor com suas receitas deliciosas de drinques, além desses assuntos a revista procura encurtar a distância entre a criação de uma embalagem e o consumidor fazendo com que ele sinta em seu dia a dia que faz parte de sua elaboração. Portanto, caro leitor, esperamos que o sucesso de nossa revista seja fruto de sua apreciação e que possamos conquistálo e despertar a curiosidade em conhecer este universo tão encantador das embalagens, que ao nosso ponto de vista é uma verdadeira arte.

E-mail: darlene_escribano@hotmail.com Telefone de contato: (11) 9808-1779 (11) 6339-6199

4

Darlene Fernandes Escribano


Design: O poder das marcas e suas embalagens p. 6

Curiosidade: A influência das cores nas embalagens p. 8

História: Leite Moça: uma história de

tradição

p. 9

SUMÁRIO

Destaque: ABSOLUT vodka p. 10

Entrevista: Guilherme Marconi p. 15

Arte: A arte de criar p. 16

Dica: Wolff Olins Experience p. 18 5


O PODER DAS MARCAS E SUAS EMBALAGENS É muito comum quando se vai comprar algo chamá-lo pelo nome da sua marca e não exatamente pelo produto que será adquirido. Quem nunca ouviu alguém dizer ou até mesmo disse:

DESIGN

“Preciso comprar Bombril”; “Estou com vontade de comer um Danone”; “Vou comprar Nescau”; Maizena para fazer o bolo”. São por essas e tantas outras frases que as marcas se perpetuam na mente dos consumidores e com a contribuição de suas embalagens poderosas tornam-se, efetivamente, um produto e não simplesmente um nome de uma marca reconhecida no mercado.

6

U

m produto totalmente nacional tornou-se o primeiro achocolatado do país em 1932 e foi lançado no mercado pela Nestlé com o nome de Nescáo (uma mistura de Nestlé com cacau que é a matéria prima do produto) praticamente sem ter nenhum apoio publicitário. Em 1936 o produto passou a ser apresentado, em propagandas, como um super alimento. Mas foi apenas em 1954 que o produto passou a se chamar Nescão por falha de leitura das pessoas que liam o acento agudo de Nescáo como Nescão e devido as reformas ortográficas que substituíram a grafia de áo por au. Na década de 60 com a popularização dos eletrodomésticos como o liquidificador a marca teve que se readaptar por uma tendência a vitaminas de frutas e água fez com que os achocolatados pudessem espaço no mercado e foi por isso que em 1961 que a Nescau desenvolveu uma nova e exclusiva fórmula: vitaminada e instantânea e o seu sucesso foi marcante. A partir deste

momento foram desempenhadas inúmeras propagandas com foco infantil para destacar a importância que o achocolatado teria no desenvolvimento das crianças e fortes slogas foram agregados às campanhas publicitárias, entre elas destaca-se a famosa frase: “Gostoso como uma tarde no circo”. Foi em 1972 que a Nescau atingiu o seu ápice e consolidou seu nome no mercado de achocolatado como líder, posto que, até hoje é seu. Com o slogan: “Super Nescau, energia que dá gosto”, renovou sua formulação e tornou o produto ainda mais saboroso e agora chamado de Super Nescau.

S

eu próprio slogan já é capaz de traduzir exatamente a sua importância: “Maizena faz mais do que você imagina.” Desde a sua criação e inserção no mercado a famosa caixa amarela é aliada das donas de casa no preparo de muitos alimentos. Gerações e gerações foram criadas com os mingaus, biscoitos, doces e molhos à base dessa fina farinha. Por sua popularidade, a marca se transformou em sinônimo de amido de milho. Versátil,


barata e nutritiva, a MAIZENA tem uma longa e eterna relação de intimidade e confiança com as donas de casa. Sua origem veio da indústria têxtil onde a goma feita com a farinha de milho era utilizada para incorporar os tecidos recém saídos dos teares. Foi por isso que em 1840, na Inglaterra, os ingleses William Brown e John Polson decidiram aprimorar o produto para atender à demanda das fábricas que se multiplicavam pelas ilhas britânicas. Mais tarde, em 1854, Wright Dureya ex funcionário da empresa de amido Kingsford abriu seu próprio negócio no mesmo ramo, sendo que seu carro chefe era a MAIZENA, um amido para uso doméstico, inclusive na culinária.

F

oi em 1969 que a empresa subsidiária da Unilever lançou no mercado o amaciante COMFORT para facilitar o dia a dia das donas de casa que devido as profundas transformações da sociedade já estavam divididas entre os afazeres do lar e as tarefas assumidas fora dele e precisavam de algo que fosse prático e eficiente capaz de dar um basta aos complicados métodos de limpeza do passado e que conservar suas roupas e de sua família. Em 1975, a Unilever decidiu apostar no mercado brasileiro e lançou aquele que seria o primeiro amaciante de roupas do país. Tanto os slogans como a embalagem tinham um papel importante neste momento e frases fortes como: “Maciez é Comfort” ou “Todos os bebês brasileiros sentem na pele a falta do amaciante de roupas” apelou para

o sentimento de mãe cuidadosa, estampando no rótulo uma mulher se acariciando com uma toalha optou por um apelo emocional fortíssimo introduzido em todos os países. O sucesso da marca pode ser resumido pela definição de milhares de donas de casa pelo mundo afora que a definem como sua principal aliada quando o assunto é lavagem de roupa por seu pioneirismo e inovação.

DESIGN

É

uma empresa de origem francesa, líder mundial de produtos lácteos frescos, além de ser a vice líder na produção de água. A DANONE chegou ao Brasil em 1970 com um produto revolucionário: o iogurte com polpa de frutas. Em pouco tempo, a novidade ganhou o mercado e construiu uma imagem sólida para a marca: de alimento saudável, gostoso e com nutrientes que devem fazer parte de uma alimentação balanceada. Ao longo dos últimos 30 anos, a Danone lançou novas versões do seu

iogurte e apresentou uma série de novidades. Hoje a marca possui em seu portfólio as tradicionais Polpas Danone.

C

onsiderada a Marca do Século em 1999, a Bombril se faz líder absoluta em vários segmentos atestada por seus consumidores por sua credibilidade. Fundada em 1948, a Bombril S.A. começou fabricando lã de aço e atualmente desenvolve diversos produtos em inúmeras categorias: lã e palha de aço, esponjas sintéticas, detergentes, sabão m barra, saponáceos, desinfetantes, limpadores, amaciantes, lava-roupas líquidos, facilitadores de passar roupas, saches perfumados e desodorizadores de ambiente. No total são 18 marcas que seguem por inúmeros pontos de venda em todo o país o que faz com que a empresa esteja presente em 90% dos lares brasileiros.

7


A INFLUÊNCIA DAS CORES NAS EMBALAGENS É importante lembrar que a sua força está nas emoções do ser humano e o seu poder fornecerá recordações do produto e poderá tanto impelir sua venda como fazer com que sua aquisição seja até mesmo de forma inconsciente.

Q

CURIOSIDADE

uem nunca comprou um produto “por impulso”, motivado por sua embalagem por causa da sua forma e das suas cores, sem mesmo ter a necessidade de adquiri-lo naquele instante? E o que nos leva a ter essa atitude? Segundo o autor de livros voltados a área de embalagem, Danger: “A embalagem é o primeiro contato entre o consumidor e produto...” Baseado nessa idéia ao se produzir a arte de uma embalagem deve-se levar em consideração os atributos técnicos que deverão estar contidos nela, o contraste da tipologia, a busca de memorização do produto, o estudo das condi-

ções mercadológicas e do público álvo e algo imprescindível – a utilização correta das cores uma vez que os produtos não estarão sozinhos nos pontos de vendas e que o consumidor fixa muito mais rápido o aspecto da embalagem antes de lembrar da sua marca. Assim como afirma o autor de livros de design gráfico, Farina que, “Em uma embalagem, a cor é o fator que, em primeiro lugar, atinge o olhar do consumidor”. Portanto, cabe ao designer gráfico identificar as cores de que o público alvo mais gosta e os motivos que o leva a escolhe-las para que seu projeto tenha êxito e para que a

embalagem atraia, cative e os convença a adquirir determinado produto de uma marca específica. Conclui-se que uma embalagem não pode ser produzida sob apenas um ponto de vista, sua composição requer muitas análises e muita sensibilidade além de observação, pois seus elementos interagem como um todo. Sendo assim, a cor que faz parte dessa composição tornar-se um dos aliados mais importantes na construção da embalagem porque sua função é de despertar sensações e assim definir as ações e os comportamentos que o consumidor terá.

Veja abaixo o que as cores significam quando utilizadas nas embalagens: Em relação ao PALADAR: Amarelo, verde ou verde amarelado passa a ideia de acidez. Laranja e vermelho identificam um produto doce. Rosa transmite a ideia de adocicado. Em relação ao OLFATO: Vermelho e laranja identificam produtos de odor picante. Violeta e lilás transmitem a ideia de ambientes perfumados. Em relação a TEMPERATURA: Cores que se baseiam no azul dão a sensação de frio. Laranja e vermelho passam a sensação de calor. Em relação a PESO: Branco e amarelo passam a idéia de maior leveza. Verde, azul acinzentado, vermelho e preto transmitem a ideia de maior peso e robustez.

8


Leite Moça: uma história de tradição Sinônimo de qualidade e versatilidade, a Leite moça construiu uma sólida relação de fidelidade entre a Nestlé e a dona de casa.

a se chamar aqui no país de

presente os cinco continentes.

Milkmaid, uma tradução de

Foi somente no século XIX,

seu nome original na Suiça

ua história teve origem

quase no final, que os primei-

– La Latière que significava

em 1905 e nasceu da

ros lotes de leite condensado

“vendedora de leite” e fazia

S

fusão de duas grandes

chegaram no Brasil. A princí-

uma homenagem em seu ró-

empresas que concorriam en-

pio era utilizado apenas co-

tulo, assim como faz até ho-

tre si. Henri Nestlé desejando

mo bebida porque se tratava

je, as camponesas suiças do

expandir seu negócio, passou

de um produto de fácil arma-

século XIX. Porém, com a di-

a produzir o leite condesan-

zenamento. Muito tempo de-

ficuldade dos consumidores

do uma vez que seu produto

pois, a Nestlé passou a inves-

em pronunciar tal palavra,

principal, a Farinha Láctea, já

tir em fortes campanhas de

eles passaram a chamá-la de

se destacava no mercado. Do

reposicionamento do produto

“o leite da moça”. Aproveitan-

outro lado, o empresário Ge-

e este produto passou a ser

do-se dessa idéia, a Nestlé

orge H. Page passou a fabri-

utilizado em preparo de do-

batizou a marca como LEITE

car o leite condensado e uma

ces e foi se tornando pouco a

MOÇA e sua presença e uti-

farinha infantil, este era o ano

pouco algo indispensável nas

lização

de 1867. Após a junção dessas

cozinhas das donas de casa.

em geração. E não há como

duas empresas a fábrica de

Em 1921, a empresa se insta-

negar que a força, a tradição

leite condensado passou a se

lou no interior de São Paulo,

e sua embalagem diferencia-

chamar Nestlé and Swiss Con-

em Araras, e passou a produ-

da transmite credibilidade e

densed Milk Co. e sua força foi

zir o leite condensado direta-

chama a atenção de qualquer

tão grande que logo se trans-

mente no Brasil. Nesta época

pessoa que a vê em qual-

formou na maior indústria ali-

o leite condensado passou

quer lugar onde é vendida.

HISTÓRIA

mentícia do mundo e se fez

passa de geração

9


10

DESTAQUE


ABSOLUT

S

ua garrafa transparente e seu rótulo faz com que a marca seja grafada diretamente no vidro assim como uma tatuagem e suas cores e design atraem e fidelizam seus consumidores.

DESTAQUE

ABSOLUT VODKA

Sinônimo de qualidade e sofisticação, a ABSOLUT VODKA, tem uma origem peculiar, porém absolutamente bem sucedida e ousada.

Conhecida por seu sabor puro e natural tem em sua composição o trigo de inverno, cuja concentração maior de amido se destaca. Sua água totalmente pura é proveniente dos poços do Sul da Suécia abastecidos pelo degelo natural. Além de não conter açúcar.

VODKA 11


DESTAQUE

Um pouco de sua história... Em 1879, na Suécia, o empresário Lars Olsson Smith, conhecido como o Rei da Vodka, era o responsável por controlar um terço da produção da bebida no país e para ganhar ainda mais mercado lançou a “Absolut Rent Bravin” (Absolutely Pure Vodka) cuja a produção era fruto de um revolucionário método de destilação contínua chamado retificação onde a vodka era destilada mais de cem vezes. Após 100 anos foi relançada, depois se ser exportada pela primeira vez em 1979 para os Estados Unidos, inicialmente na cidade de New York, mercado o qual era dominado pela vodka russa Stolichnaya. A partir desse momento que os suecos demonstraram ou-

sadia e determinação uma vez que sua tradição era bem menor do que a já conhecida bebida russa. Sua venda chegou a atingir quase 90 mil litros no mercado americano. No ano de 1984 a marca ABSOLUT VODKA já estava presente em 18 países e sua liderança no mercado norte americano foi alcançada em 1985. Foi em 1988 que a empresa passou a investir mais forte na expansão de sua linha de produtos e começou a produção de vodcas com sabores até então uma novidade que o mercado consumidor desconhecia. O primeiro sabor foi a de limão e estreou no mercado com o nome de ABSOLUT CITRON. Nos anos seguintes foram lançados outros sabores como laranja, baunilha, pêssego, pêra, framboesa e a mais recente de todas – manga.

Strawberry Martini 3 copos de ABSOLUT Vodka 2 copo de suco de strawberry 2 copos de licor de strawberry 1 copo de Suco de limão 1 fatia Strawberry Modo de preparo: Encha um coquetel com cubos de gelo. Adicione todos os ingredientes e agitar. Decorar com uma fatia de maçã. Fonte: www.absolutdrinks.com

12

Por que sua garrafa é tão especial e encantadora? Inicialmente a garrafa da ABOLSUT VODKA teve como base um vidro medicinal sueco do século XVIII, porém seu primeiro protótipo foi feito em plástico. Possui um gargalo curto e um corpo arredondado e em sua volta havia um medalão com a foto de Lars Olsson Smith. Sua tampa era de metal colorido, porém a idéia inicial era de ser apenas uma rolha. Conhecida por suas garrafas inovadoras, apresentando sempre um tema faz com que a marca se torne sempre uma novidade no mercado, atraindo um grande número de consumidor com suas edições limitadas e especiais. Assim como aconteceu em 2006 quando foi lançada a ABSOLUT BLING BLING para fazer parte das comemorações das festas de final de ano. Com sua cor dourada, remetia a idéia de ouro e jóia e se tornou sucesso absoluto vendendo 1,6 milhões de garrafas. Em 2007 foi a vez da ABSOLUT DISCO cuja inspiração veio da dance music contando com o seu símbolo mais clássico – o Globo Disc. Sua embalagem era espalhada com exatamente mil prismas refletindo a luz e servindo como um globo espelhado utilizado em festas e eventos dançantes. Esta versão vendeu 2.9 milhões de garrafas. No ano de 2008 uma nova versão foi lançada a ABSOLUT


SQUERADE. Agora a garrafa era envolta por uma capa de lantejoulas vermelhas (exatamente 3.238 mil pequenos paetês vermelhos) aderindo a sua forma. Foi introduzida no mercado com o tema: Every Nigth is a Masquerade.

ABSOLUT e suas campanhas de sucesso.

ABSOLUT Citron Fatias de limão-siciliano Fatias de limão taiti Xarope de açúcar Folhas de hortelã Pedaços de maça Modo de Preparo: Amasse as frutas com o xarope em um copo long drink. Coloque gelo até a metade e adicione a ABSOLUT CITRON e as folhas de hortelã. Misture, complete quase até a borda com mais gelo e mexa novamente. Fonte: www.absolut.com.br

DESTAQUE

A propaganda é a maior aliada do sucesso dessa marca. O foco de toda a publicidade feita estão na garrafa e na marca, transformando cada campanha em universal, podendo ser utilizada em qualquer país. Em 1980 a a gência TBWA/ Chiat/Day de Nova York criou aquela que seria uma das campanhas mais duradouras da história da propaganda a ABSOLUT PERFECTION feita pelo fotógrafo Steve Bronstein. O grande segredo da campanha da ABSOLUT se deve pelo fato do conceito da marca continuar forte, porém podendo ser sempre reinventado, relido e reformulado. Os elementos básicos como diagramação, fonte e uma economia vocabular são as peças chaves Para que a mensagem seja rapidamente percebida e fixada. Outro ponto forte para a consolidação de sua publicidade são as parcerias e os projetos culturais. Um exemplo disso foi o lançamento da ABSOLUT ART cujas as interpretações da garrafa de ABSOLUT foram pintadas por artistas renomados como aconteceu em 1985 com

o artista pop americano Andy Warhol que pintou uma garrafa da vodka para um comercial e após este acontecimento, artistas como o brasileiro Romero Britto, Keith Haring, Nam June Paik, Rosemarie Trockel, Damien Hirst, Maurizzio Catellan e Louise Bourgeoise também expressaram sua arte nas garrafas da ABSOLUT. O lançamento da ABSOLUT Fashion que iniciou em 1988, serviu como inspiração aos estilistas Gianni Versace, Helmut Lang, Jean Paul Gaultier, Stella MacCartney, Manolo Blahnik e Anna Molinari em suas famosas coleções. Atualmente sua marca em destaque com o foco no mundo da moda é a ABSOLUT LABEL, um projeto que desde 2003 é responsável por destacar novos estilistas por ser considerado uma forma de interatividade e incentivo aos jovens talentos. Não podemos deixar de citar que a ABSOLUT também se uniu ao universo musical cujo o projeto mais recente é a ABSOLUT TRACKS que começou em 2003 com uma canção exclusiva do cantor Lenny Kravitz chamada “Breathe” com inspiração na experiência de se tomar uma vodca ABSOLUT. Outro fator determinante em sua comunicação é a estreita relação com os consumidores gays que já chega há mais de 30 anos recebendo atenção especial da marca em eventos e propagandas. Enfim, com todos esses pontos pode-se firmar a qualidade da marca por sua elegância, seu estilo e por ser contemporânea, criativa e espirituosa.

13


Guilherme Marconi Com detalhes surpreendentes, gráficos de jogos de fliperama e futurismo, Guilherme, representa a ilustração latino-americana

C

Como criei o design de embalagem da Absolut

1

O primeiro passo foi a contextualização. Queria fazer algo que me lembrasse uma feira: muitas frutas e cores. Na minha opinião, nada poderia ser mais tropical que uma mistura de vodka com algumas frutas cítricas.

2

A segunda etapa foi fazer alguns testes, basicamente alguns rascunhos em papel do que eu tinha na cabeça. Depois, tirei algumas fotos de limões e laranjas para usar como as frutas principais e peguei algumas fotos no iStock que seriam a base das ilustrações. Procurei fotos bonitas que me ajudassem a finalizar o conceito.

3

Depois de escolher as fotos, comecei o processo de vetorização para, em que tentei captar o máximo de detalhes das imagens. Usei magenta para os contornos e formas básicas, ciano para demarcar as sombras e laranja nos pontos mais luminosos. Então, criei uma paleta de tons: um para os contornos, outro para formas básicas, mais um para as sombras e o último para os pontos mais luminosos.

4

Depois de colorir, chegou a hora de finalizar e duplicar os padrões. Me preocupei em equilibrar as cores e objetos para obter harmonia. Esse proceso foi longo, mas

ENTREVISTA

omo autodidata.. o ilustrador carioca começou a fazer freelances com 18 anos. "Meu grande diferencial são as cores, muito presentes no Brasil, e o jeito que eu trabalho com elas. Cada cor tem um significado especial para mim: eu as sinto”, conta. Muitas vezes a paleta de Guilherme é tão intensa que captura totalmente a atenção do observador para a arte. O rótulo cítrico que o artista criou para a Absolut deveria ter uma advertência quanto a isso. A força do trabalho do ilustrador vem da complexidade. Centenas de elementos tão variados e, mesmo assim, com formatos e cores de alguma forma relacionadas umas com as outras, fazem o cérebro entrar em curto-circuito. É como entrar em uma sala repleta de gêmeos idênticos. Ao longo de sua curta carreira, Guilherme agrupou bocas gargalhando. peixes tropicais e máscaras mexicanas de luta. Um desenho feito para a empresa de telefonia Vodafone, cheio de latas e caixas de comida para viagem, mostra que esse estilo também pode funcionar fora do Brasil.

também o de que mais gostei. Depois de ter criado esse padrão, comecei a duplicá-lo e a mudar o objeto de acordo com a minha composição.

5

Na última fase, trabalhei de novo nos novos padrões, revendo seus detalhes. Ou seja, fiz entalhes no limão maior e coloquei penas nos tucanos e araras. Depois de tudo, apenas criei camadas com o Color Burn e iluminei a imagem vetorizada com amarelo e verde por meio da ferramenta Brush.

6

No design final, o padrão é baseado na idéia da mistura cultural que faz do Brasil um lugar tão especial.

15


A arte de criar

ARTE

Nesta seção você vai conhecer as embalagens mais criativas que o mundo do design está criando. São idéias criativas e que tendem a ser aliadas por sua utilização.

E

u amo pipoca e achei muito boa a ideia de Anni Nykânen que fez uma embalagem bonita e simples de pipoca de microondas. Anni Nykänen projetou esta embalagem para o Packlab no

O

designer Patrick Sung desenvolveu o que parece ser a solução para todos os tipos de produtos que necessitam ser embalados e enviado pelo correio. UPS (Universal Packaging System), acrônimo idêntico do nome de uma famosa empresa de transporte (neste ponto, acho que o rapaz terá alguns problemas com

16

Lahti Institute of Design, na Finlândia. O mais legal dessa embalagem é que você não precisa sujar suas mãos ou se queimar ao transportar a pipoca para uma tijela. Quando as pipocas estouram e fi-

registro da marca), é feita de papelão ondulado reciclado, com dobras que permitem embalar qualquer tipo de produto, seja ele geométrico ou não, mantendo a rigidez estrutural e a proteção do conteúdo. Claro que ainda é um produto conceitual mas tem tudo para ser “adotado” por uma grande transportadora e virar realidade um dia.

cam prontas, a embalagem se abre e a base se transforma em uma tijela. Em 2008 Anni Nykänen ganhou quatro prêmios por sua concepção. Três deles são prêmios para estudantes europeus de design no IOP: Student Starpack Awards. Ouro em Best in Show Award, Marks & Spencers / Korsnas Frovi Sponsored Award por ela ter ajudado ao Packlab. Lahti Institute of Design ganhou o Eric Dickens Award, pela segunda vez em 2008. Meses depois, ela ganhou 2008 Honorable Mention at the Worldstar Student / Packaging Design Competition (International) Award. Desde então, a internet tem sido a prova viva sobre o seu conceito inovador.


mix uma maneira de criar um layout mais atrativo e inspirador. O principal ingrediente (chantilly) não é retratado com a aparência ‘culinária’ tradicional, mas de uma maneira mais abstrata e sensorial: com consistência fluida e textura macia. Os ingredientes complementares, como o moran-

V

go, aparecem fora de foco em marca atua. Em termos de pro-

um plano separado. Para inte-

embalagens mais cria-

duto, a grande novidade era

grar ainda mais o design das

tivas

mundo

o lançamento da nova plata-

embalagens no Universo Cos-

do design está criando. São

forma ‘Soft Skin’ da marca. A

mético, diferentes elementos

idéias criativas e que tendem

nova linha Global é composta

do back panel foram criados:

a ser aliadas por sua utiliza-

por sabonetes líquidos e em

cada variante recebeu um íco-

ção. Agência brasileira cria

barra que possuem o chantilly

ne próprio – uma silhueta de

nova identidade visual Global

como base dos ingredientes,

mulher que retrata atitude e

da LUX A Rex Design criou a

sempre misturado com outro

feminilidade, de acordo com o

nova identidade Global da

item ‘culinário’. Para desen-

conceito de cada produto. Se-

marca de sabonetes LUX, da

volver embalagens inovado-

gundo Piqueira, nem o código

Unilever. Parceira da empresa

ras dentro da categoria e ao

de barras ficou sem alteração:

há dez anos, a agência foi con-

mesmo tempo integradas à

respeitando os requerimentos

tratada para reestruturar todo

identidade visual de LUX, a

técnicos, o monótono retân-

o portfolio de LUX, unificando

REX criou visuais inspirados

gulo foi transformado num lú-

o design das embalagens nos

nos universos Cosmético e

dico e carismático objeto: um

mais de cem países em que a

Culinário. Encontramos nesse

delicioso banho de espuma.

O

que

estudante Andrew Kim criou esta ambiciosa embalagem de Coca-Cola. Sim, porque desafiar o ícone da Coca-Cola, a famosa garrafa de forma sinuosa, é para poucos. Kim justifica que tudo isso é em

o

ARTE

ocê vai conhecer as

nome do meio ambiente. A nova forma da garrafa ocuparia muito menos espaço no transporte e a parte debaixo da garrafa teria um vão onde seria acomodada a tampa da garrafa debaixo permitindo o empilhamento perfeito.

17


Wolff Olins Experience

D

ia 11 de maio acontecerá a palestra da Wolff Olins no Brasil, na abcDesign Conference, com a presença do CEO da empresa, Karl Heiselman, e a diretora de criação, Marina Willer, se unem para proporcionar uma oportunidade inédita: dar a um designer brasileiro a chance de fazer um intercâmbio profissional para a Inglaterra com tudo pago. É a Wolff Olins Experience. Trabalhar numa agência com o prestígio e porte da Wolff Olins é o sonho de muitos profissionais, mas a concorrência é acirrada e o acesso não é assim tão simples. Essa experiência é voltada para estudantes de 3° e 4° ano de design ou profissionais com até cinco anos de formado. Este público deverá enviar seu portfolio, que serão analisados pelos designers da própria Wolff Olins com supervisão de Marina Willer, diretora de criação e palestrante da abcDesign Conference. Os donos dos três melhores portfolios irão ganhar um convite para a palestra do dia 11 de maio, quando poderão conversar com a diretora de criação para ela dar a palavra final. O selecionado irá passar um mês junto aos profissionais da Wolff Olins com as despesas de viagem, estadia e alimentação pagas pela abcDesign (o trabalho em si não é remunerado). A experiência deverá ser registrada em texto e fotos que irão ser divulgados no site e na revista abcDesign. Para participar, é preciso ser assinante da revista abcDesign. Os portfólios devem ser mandados de acordo com o regulamento, por meio do site.

DICA

VEJA ABAIXO ALGUMAS DAS CRIAÇÕES DE WOLFF OLINS.

18



Revista - noovo layout