Issuu on Google+

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO FIC - CE

DANYLLO RODRIGUES MEDEIROS 201202104037

ATIVIDADE ESTRUTURADA DIREÇÃO DE ARTE PUBLICITÁRIA PROFESSOR EUGÊNIO FURTADO

FORTALEZA - CE 1013


DEFESA EMPRESA/INSTITUIÇÃO

OCD - Organização pelas Crianças com Deficiência ( fictício ).

A OCD tem como principal objetivo, a inserção de crianças portadoras de necessidades especiais na sociedade. Ela acredita que a mesma precisa de um amparo e um cuidado maior para se tornarem adultos realizados e sem mais traumas psicológicos do que elas já possam ter. Tendo isso em vista, a OCD lançou uma campanha a nível de sociedade de massa, que visa conscientizar as pessoas sobre a importância da criança portadora de necessidades especiais e de sua inclusão na sociedade em geral. A campanha têm como conceito mostrar essas crianças como " SUPER-HERÓIS", pois desde que nasceram enfrentam dificuldades e a exclusão social não precisa ser mais uma delas. Além disso, as crianças portadoras de necessidades especiais não têm uma referência, seja em desenhos animados, história infantis, contos de fada, o que permitirá que elas se identifiquem em algum lugar da sociedade. O público-alvo são todas as crianças, pré-adolescentes e adolescentes. Pensando na melhor forma de se comunicar com eles, a campanha tem a linguagem de revista em quadrinhos, o que envolve o a criança e o jovem para prestar atenção na mensagem. As cores foram escolhidas a partir do contraste que gerariam entre si. Como toda a escritas é preto e branco, usou-se o amarelo como cor contraste, que contribuiu para chamar a atenção do público. A cor da chamada "SUPER-HERÓIS", foram inspiradas no maior super-herói de todos os tempos, o Super-Man. As mídias impressas serão distribuídas em escolas da rede pública, em parceria com as prefeituras. Também será aplicado nas escolas, a mídia alternativa "adesivo" nas partes internas das portas dos banheiros, a mídia expositiva "cartaz",que ficará nas portas das salas, planelógrafos e na parede externa da cantina/refeitório e o "pdv", que se caracteriza como uma ação de marketing. Os textos são curtos, objetivos e de fácil entendimento, o que é importante visando o públicoalvo. A logomarca da OCD fica sempre no canto inferior direito, em harmonia com os textos.


DEFINIÇÕES ESPECÍFICAS DAS PEÇAS

ANÚNCIO ( REVISTA ): será impresso em Braille, mas contém legenda. Será veiculado em revistas que tem circulação na escola. A ideia é que o leitor se coloque no lugar de um cego, que não consegue ter acesso a todas as informações que necessita. FILIPETA: tem o objetivo inteiram ente informativo, que pretende levar o leitor a conhecer as ações da OCD. FOLDER: contém um breve histórico do que é o OCD e seus objetivos. Texto não muito longo para facilitar na leitura do aluno. BUSDOOR: contém uma frase de impacto e efeito. Imagem toda preta para despertar a curiosidade do leitor para os textos. ABRIGO DE ÔNIBUS: se comunica diretamente com o público do ponto de ônibus por meio dos textos. ADESIVAGEM: tem um público bem segmentado, que são os alunos das escolas públicas, por ficarem nos banheiros das instituições de ensino. Também se comunica diretamente com o público por meio dos textos. OUTDOOR: contém frase de efeito curta e imagem bem definida de uma criança amputada para reforçar o conceito da campanha.


ANÚNCIO REVISTA


FILIPETA

CONHECA A

E NOS AJUDE NESSA BATALHA

O PRECONCEITO E O MAIOR VILAO DE TODOS. PRECISAMOS COMBATE-LO!!

WWW.OCD.ORG.BR


O PRECONCEITO E O MAIOR VILAO DE TODOS. PRECISAMOS COMBATE-LO!!

os super-herois

entram em acao

UMA INICIATIVA

A OCD, ORGANIZACAO PELAS CRIANCAS COM DEFICENCIA, EXISTE HA 10 ANOS. UM DOS SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS E ERRADICAR O PRECONCEITO QUE EXITE EM RELACAO A ESSAS MESMAS CRIANCAS. NOS AS VEMOS COMO NOSSOS SUPER HEROIS, POIS JA NASCERAM COM O SUPER PODER E ENFRENTAR, DESDE CEDO, SUAS MAIORES DIFICULDADE. ELAS NAO PRECISAM ENFRENTAR UMA SOCIEDADE PRECONCEITUOSA, ACREDITE! A INCLUSAO DE UMA CRIANCA PORTADORA DE NECESSIDADE ESPECIAL, E TAO IMPORTANTE QUANTO DE QUALQUER OUTRA CRIANCA. ABRACE ESSA IDEIA. JUNTE-SE A NOS E FACA COM QUE MUITAS OUTRAS CRIANCAS COMPARTILHEM DOS SEUS SUPER PODERES.

FOLDER


BUSDOOR

Qual desses

tem deficiencia?


ABRIGO DE テ年IBUS


ADESIVO

os

advertem enquanto voce le isso, algum superheroi nomundo nasce com deficiencia. vamos ajuda-los acombater o preconceito. ter super poderes nuncafoi facil mesmo.

UMA INICIATIVA


CARTAZ

Seja DIFERENTE, junte-se a nos, O TIME DOS

PORQUE ALGUMAS CRIANCAS JA NA S C E M C O M SUPER PODERES.

os super - herois tambem precisam de acesso.

Uma campanha pela inclusao das criancas portadoras de necessidades especiais.


OUTDOOR

OS CONTAM COM VOCE PRA SE INFILTRAR E CONQUISTAR NOVOS PODERES. CONHECA A


PDV PDV - Ação de Marketing

Público-Alvo : Alunos de escolas públicas. Desenvolvimento da ação: A ação é totalmente sensorial. Tem como objetivo fazer que os alunos considerados "regulares" troquem de papel com os alunos com necessidades especiais. Se colocar no lugar do outro é a melhor forma de respeitar o mesmo, com todas as suas limitações. A ação de torna inclusiva no momento que os alunos percebem as dificuldades que são vividas pelos seus colegas, o que contribuirá para uma melhor aceitação dos portadores de necessidades especiais. Haverá um stand montado na escola, distribuindo filipetas e cadastrando os alunos para as atividades.

ATIVIDADE 1 - Os alunos serão vendados, e terão que circular na escola até achar sua sala de aula, sem nenhuma orientação sonora, mas acompanhado de perto por um supervisor, que poderá ser outro aluno. ATIVIDADE 2 - Os alunos terão que testar todos os acessos e instalações da escola, sentados em uma cadeira de rodas. ATIVIDADE 3 - Os alunos terão uma aula base de Braille, e terão que identificar as vogais, em exercícios que serão distribuídos para os mesmos. ATIVIDADE 4 ( dupla) - Os alunos terão uma aula base de Libras, e terão que identificar todo o alfabeto, repetindo-o para o seu colega.


Apresentação direção de arte