Issuu on Google+

Escola: ETEC DE SAPOPEMBA Nome completo:

Cleber Farias de Araújo

Professor (a): CLAYTON MARCELO BARONE E-mail:

claytonesp@gmail.com

Disciplina: Língua Portuguesa Título do Roteiro: Odisséia: o herói no século XXI Compartilhar com outros professores (sim/não): Sim

Data de início da atividade (12/05/2013 11:22:33): Data de término da atividade (16/05/2013 11:22:33): Alunos alocados: 1A, 1B e 1C Ano: 2013 Turmas: a, b e c TAREFA 1 - INTRODUÇÃO Quando ouvimos falar de um filme épico, imediatamente visualizando cenas de batalhas grandiosas, com a presença de heróis destemidos, defendendo valores como a honra e a justiça. Por sua vez, quando se trata de um filme romântico, sabemos que provavelmente veremos cenas líricas, em que as emoções estarão presentes. Por que fazemos essas ligações? O que nos leva a associar o épico a cenas de luta espetaculares e o lírico aos sentimentos? Resposta: Nós fazemos estas ligações porque gêneros como o romântico, o épico, o lírico estão ligados de maneira muito forte à cultura Greco-romana, isto era uma forma de expressão e divertimento para os gregos. Com isso nós destacamos sempre a Grécia quando assistimos a um filme, a uma peça de teatro ou ouvimos uma música porque assim sentiremos as emoções que eram expostas naquela época.


TAREFA 2 - LEITURA DE IMAGEM

Fonte: http://www.google.pt/imgres? 1) A foto nos mostra o momento em que Frodo, o herói de O Senhor dos anéis, chega ao topo da Montanha da Perdição. Lá ele deve destruir o Um anel e livrar a terra-média da ameaça de ser dominada por Sauron, o Senhor das Trevas. Qual é a aparência do herói nesse momento? O que essa aparência sugere sobre a jornada de Frodo? Resposta: O herói parece estar com uma expressão de assustado e preocupado e isso sugere que sua jornada foi cheia de perigos lutas e mistérios para que ele pudesse chegar naquela situação.

2) Leia uma definição de herói: [...] individuo notabilizado por seus feitos guerreiros, sua coragem, tenacidade, abnegação, magnanimidade, etc. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. (Fragmento) Agora observe as imagens e responda a questão a seguir: a) Que características em comum unem esses heróis a Frodo? Resposta: No final de suas respectivas tramas sempre serão esses personagens que irão encontra uma forma de vencer o mal, além disso, as obras expostas nas imagens são obras de ficção o que destaca geralmente super poderes, monstros, naves espaciais e etc...

TAREFA 3 - LEITURA DA IMAGEM PARA O TEXTO 3) Observe o vídeo, o trecho selecionado e o questionamento abaixo: Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=CRdX3pQpFXQ IRA! RECEITA PARA SE FAZER UM HERÓI (Psicoacústica) Toma-se um homem Feito de nada como nós Em tamanho natural Toma-se um homem Feito de nada como nós Em tamanho natural Embebe-se-lhe a carne De um jeito irracional Como a fome, como o ódio


Embebe-se-lhe a carne De um jeito irracional Como a fome, como o ódio Depois, perto do fim Levanta-se o pendão E toca-se o clarim E toca-se o clarim Fonte: http://letras.mus.br/ira/46411/ No disco Psicoacústica (1988), o grupo Ira! Musicou o poema de Reinaldo Ferreira, “Receita para se fazer um herói”, com algumas modificações na letra. Nele, questiona-se a visão da guerra como o espaço de consagração dos heróis. Estas características de questionamento seriam possíveis na época em que a Ilíada e a Odisséia foram escritas? Resposta: Na parte cultural sim, pois a música expressa as características do herói na época da Odisséia, por exemplo, um trecho da música “Toma-se um homem Feito de nada como nós Em tamanho natural”, no livro Odisséia o herói é exatamente isso que este trecho expressa ao meio dos grandes deuses e criaturas que ele confronta.

4) Se você fosse um super-herói ou uma super-heroína, quais seriam os seus poderes especiais? Resposta: Meus poderes especiais seria ser eu mesmo, pois cada ser humano possui suas próprias capacidades que são as de julgar, de amar e expressar sentimentos para o próximo, queira ou não isso é revelado de alguma forma para nós e com o passar do tempo isso se desenvolve de uma maneira boa ou má.

TAREFA 4 - DO TEXTO PARA PESQUISA 5) Agora a nossa jornada pelo conhecimento Literário vai ampliar. Leia estes textos nos links abaixo do portal Click-ideia (faça pesquisas) sobre Grécia Antiga, promovendo uma grande reflexão/investigação sobre: organização econômica, política e social dessa sociedade e integrar esses aspectos à vida religiosa, cultural e produza um texto argumentando sobre os seguintes questionamentos: Qual é a origem da palavra mitologia? Em que período surgiu à mitologia grega? Qual era a finalidade dessas histórias? Como eram transmitidas? Quais suas principais características? E seus principais personagens? Como se comportam os deuses nessas histórias? O que aprendemos com elas? Links: Cultura Grega:


http://www.clickideia.com.br/portal/mostrarConteudo.php?idPagina=1957

Os deuses gregos: http://www.clickideia.com.br/portal/mostrarConteudo.php?idPagina=2855

Os gregos e sua cultura: http://www.clickideia.com.br/portal/mostrarConteudo.php?idPagina=20782

Resposta: Mito do grego significa mensagem, palavra, assunto, invenção, lenda e muitos outros significados. “Logia” sempre é acrescentado depois de um termo e significa estudo então mitologia é uma palavra grega. A mitologia grega surgiu em V a.C um período também conhecido como século de Ouro de Atenas onde a cultura grega estava em um processo evolutivo muito grande, influenciando o surgimento da mitologia. Essas lendas eram contadas através da fala, podemos destacar Homero que contava estas histórias para as pessoas e geralmente eram contadas para explicar fenômenos da natureza ou sentimentos como o amor por exemplo. Com o passar do tempo os mitos na Grécia viraram cultura e passaram a serem expressos através de teatros e músicas. O mito de uma forma geral era sempre acompanhado de Deuses que possuíam as mesmas características dos seres humanos, por exemplo, sentimentos como a raiva, o amor, desejos como a fome, a sede, uma única característica que difere deuses dos humanos é a imortalidade. Além de deuses o mito destacava criaturas assustadoras que eram amaldiçoadas, além de semideuses e os próprios humanos que viviam ao redor dos deuses. Além dos deuses como personagens principais os mitos tinham outros como por exemplo Perseu, Aquiles, Europa e Heracles que eram sempre destacados como heróis guerreiros. Enfim a mitologia nos trouxe muitos aprendizados como, por exemplo, valorizar o humano, e além disso entendendo o passado nós podemos entender a nós mesmos e isso é demonstrado através dos mitos até os dias de hoje.

TAREFA 5 - A OBRA: ODISSEIA


O texto que você leu é uma adaptação da obra clássica Odisseia, escrita em versos por Homero com base em mitos e lendas contados oralmente entre os povos gregos antigos. Hoje em dia, os heróis da ficção, isto é, criados pela imaginação, estão na TV, nas histórias em quadrinhos, no cinema, nos jogos de vídeo game. Vamos montar um HQ com alguns trechos da obra Odisseia. Você deverá eleger um trecho da obra e organizar as ideias deste trecho, não precisa ser igual ao fato da narrativa, mas trabalhar a essência com contextos na atualidade. Faça seu gibi pelo Word, depois faça a conversão para PDF, publique no site ISSUU (http://issuu.com/home) e por último passe para o click ideia pela linguagem HTML (apenas copie o código HTML) clicando na seguinte pasta e copiando o código, ele vai aparecer automaticamente. Para ajudar segue um endereço do tutorial sobre o site ISSUU: http://redebibsintra.wikispaces.com/file/view/Tutorial_Issuu.pdf Obs.: esta parte deve estar no próprio roteiro de atividades. Deixo claro sobre o processo, pois este aprendizado deve ser todo online. Não aceitarei nada impresso.


Exercícios da Odisséia