Issuu on Google+

Edição Especial de Apresentação

CONHEÇA O PROJETO

QUEM SOMOS O Centro de Assistência Social Edificando, Projeto Edificando, é uma instituição sem fins lucrativos, que trabalha para desenvolver atividades sociais com crianças,adolescentes, jovens e idosos, que vivem em situação de vulnerabilidade. Desta forma busca, minimizar a desigualdade social através da inclusão. A instituição trabalha com A música, artesanato e pretende trabalhar com fultebol, oferecendo educação e cidadania.

OBJETIVO GERAL NA PRÁTICA DO ESPORTE Contribuir na formação de cidadãos, buscando a inclusão social através de iniciativas e ações técnico-didático-pedagógicas voltadas ao equilíbrio dos processos de interação social cooperativa e competitiva de forma consciente e reflexiva. Temos hoje questões sociais que interferem significativamente na qualidade de vida de nossas crianças, afetando diretamente o desenvolvimento escolar e social. O esporte é um dos meios mais viáveis e eficazes para o desenvolvimento psico-social da criança em questão.Sendo assim, estamos desenvolvendo o Projeto Social: Escola de Futebol Edificando para que através do esporte possamos envolver crianças com idade 06 a 15 anos,

moradoras dos municípios de Raposos, Nova Lima, Rio Acima, com o intuito de promover a prática esportiva, educacional, o desenvolvimento físico, psicológico e social, de maneira saudável, orientada e com acompanhamento técnico.


O Projeto Edificando pensando no grande número de crianças que “podem”não ter a alegria no seu dia: dia das crianças. Idealizou o Projeto Edificando Criança Feliz e vem buscando trazer entretenimento e lazer aos pequenos novalimenses. Criado para ficar o “ Criança Feliz”, pretende incluir crianças carentes e em vulnerabilidade social, proporcionando igualdade de direitos aos menos favorecidos. Foto: Fábio Gomes

Foto: Fábio Gomes

Foto: Fábio Gomes

ESTRUTURA O Centro de Assistência Social Edificando está trabalhando para que o sonho de sua sede própria se torne realidade, cujo projeto já está em fase de elaboração . A sede contará com várias salas para realização de oficinas de crochê , pintura em tecidos, bordados,chinelos, tricô, musicalidade infantil, quadra Poliesportiva, aulas de violão, teclado e bateria. A nossa expectativa é de atender um bom número de pessoas , especialmente aquelas que vivem em vulnerabilidade social.


Nosso Objetivo

Inserir e/ou reintegrar a sociedade carente através da arte musical e do relacionamento interpessoal; Por meio de atividades musicais e oficinas psicossociais, despertar nos envolvidos os seus valores e sentimentos; Sensibilizar a população, geradores de renda e mídia para os problemas desses segmentos de minoria social; Promover a valorização individual e coletiva por meio do relacionamento humano saudável e criativo.

CONHEÇA O PROJETO SINFONIA As comunidades carentes são como espelhos da sociedade contemporânea. Refletem grande parte das suas contradições, desigualdades e injustiças. São espelhos nos quais poucos desejam mirar-se. Ao contrário, cumpre passar bem longe, e se isso não for possível, se a visão desses aglomerados humanos for inevitável, sente-se compaixão e/ou medo. Para evitar todo esse mal estar, ora erradicam as comunidades carentes pela expulsão, ora escondem-nas atrás de outdoors. De qualquer maneira, os problemas permanecem. Há, no entanto, outras formas de minimizar esses problemas, menos imediata, é verdade, porém muito mais respeitosa perene e verdadeira: a valorização do ser humano por meio da exploração dos seus dons musicais.

O projeto Sinfonia tem como objetivo geral garantir a comunidade em situação de risco ou abandono, por meio da arte musical, uma oportunidade de resgatar sua dignidade, sendo inserido num ambiente propício ao seu desenvolvimento cultural, intelectual e social. Sinfonia é um projeto de música que pretende educar por meio dessa arte milenar, transformando e revertendo as realidades. Tudo isso de maneira positiva e decisiva.


PORQUE DESENVOLVER O PROJETO SINFONIA? O “Projeto Sinfonia” surgiu da necessidade de oferecer às crianças-adolescentes e suas famílias uma atividade e comprometimento com a cidadania, pois é certo que a música, faz parte do dia-a-dia da sociedade como um todo, independente de sua classe socioeconômica. O Município de Nova Lima, segundo dados do obtidos após levantamento realizado entre a população e entidades de afins, existe um grande número de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, enfrentando ainda a falta de atividades paralelas à escola e a insuficiência de ações específicas para jovens , incentivo às atividades de geração de renda, acesso às atividades de entretenimento, lazer e cultura, entre outras, oficinas e atividades artístico-culturais e de música, em especial. Considerando a música como patrimônio cultural da humanidade, como forma de comunicação dos homens entre si e como expressão de sentimentos justifica-se a importância de planejar e executar projetos no Município de Nova Lima que ampliem o conhecimento e a interação com o universo sonoro e musical. Desta forma esperamos contribuir mais efetivamente com as políticas de enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes no município de Nova Lima, a música é, assim, a linguagem do coração humano.

Com a execução do Projeto Sinfonia o município estará sendo oportunizado à possibilidade de aprimorar o conhecimento musical, a técnica vocal, a capacidade de tocar um instrumento musical e cantar, estimulando a auto-estima de todos os seus beneficiários. A música possibilita também o trabalho em grupo, o desenvolvimento intelectual, a disciplina, aguçando o raciocínio e garantir mais cidadania e mais qualidade de vida para as famílias desprovidas de muitos direitos e bens necessários à melhor qualidade de vida, considerando que o Projeto Sinfonia de musicalização educa, socializa e traz diginidade para crianças e adolescentes assim como a todos os participantes.

CONTATOS:

Dilma Rui Gonçalves do Santos Presidente Email: projetoedificando@gmail.com


Boletim Projeto Edificando - Edição 01