Page 1


ENQUETE 2

Na última terça-feira (11), o técnico da Seleção Brasileira, Dunga, anunciou a lista dos jogadores convocados para a Copa do Mundo de 2010. Ao jogadores convocados, foram: Julio César, Doni, Gomes, Daniel Alves, Maicon, Gilberto, Michel Bastos, Lúcio, Thiago Silva, Luisão, Juan, Felipe Melo, Julio Baptista, Ramires, Gilberto Silva, Kaká, Elano, Kleberson, Josué, Nilmar, Luiz Fabiano, Robinho e Grafite. Para saber o que as pessoas acharam da escolha do técnico, fomos às ruas e perguntamos:

O que você espera do Brasil na Copa do Mundo de 2010? O que achou da escalação feita pelo técnico Dunga?

Leandro Santos, 30 anos Corretor de Imóveis – morador do centro “Era previsto que seria essa a escalação, mas acho que ele deveria chamar o Ganso e não o Kleberson, reserva do Flamengo.”

EDITORIAL

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

Jornal Data X Semanário 15/05/2010

Uma das únicas certezas da vida é a morte. É assustador e triste falar isso, no entanto, é a mais pura verdade. Por fatalidades do destino ou simplesmente por ter essa certeza, muitas famílias compram ou constroem sepulturas nos cemitérios. Os jazigos podem ficar lá, vazios, por muito tempo (que bom se for assim), mas servem como uma espécie de garantia. Justamente essa garantia, não está sendo possível conseguir em Xaxim. Nessa semana o Jornal Data X apresenta uma reportagem à respeito de um problema que ocorre no cemitério municipal: a falta de espaço. A área ocupada pelo cemitério à décadas, se tornou pequena. Hoje, mais de 100 famílias formam um cadastro na prefeitura. Elas aguardam um espaço para construção de seus mausoléus. Uma espera que não tem prazo para terminar. A edição também traz informações sobre um acidente ocorrido no Bairro Frei Bruno em Xaxim. Um caminhão disparou sem o motorista rua abaixo e destruiu parte de uma casa. Por sorte ninguém estava na residência no momento do acidente. Também tem informações sobre um acidente na BR 282. Um homem morreu e outro ficou ferido. Deixando as notícias ruins de lado, a edição também destaca informações do agronegócio. O preço pago ao produtor catarinense pelo litro de leite começou a melhorar e a estimativa é de recuperação das perdas do ano passado. Outro destaque é em relação à saúde e ao bem estar das mulheres. Voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xaxim estão buscando a aquisição de um aparelho para exames de mamas. Ainda lembrando o Dia das Mães, comemorado em nove de maio, houve uma homenagem especial em Lajeado Grande. Em Marema, integrantes do clube de mães concluíram um curso de artesanato. A convocação dos jogadores que irão representar o nosso país na Copa do Mundo, que foi divulgada durante a semana, também será destaque. Leitores palpitam sobre as escolhas do técnico Dunga. Além disso, tem as informações do esporte local; variedades; opinião; e muito mais. Tenha uma boa leitura e ótima semana...

Nesta semana iremos estrear o quadro “Diga X”. Este quadro tem o objetivo de registrar a população de Xaxim em seu cotidiano. Registrar momentos de trabalho e descontração, sem que o fato seja notícia. Confira a foto da semana.

Terreno 15X40, uma casa de alvenaria 9X11, uma casa em madeira com banheiro de material 6,50 X 7,50 e várias árvores frutíferas, próximo da Avenida Plínio Arlindo de Nês. Aceita carro no negócio e valor a combinar.

Tratar pelo fone(49) 33536707.

Procura - se

Importante: Matérias, colunas e artigos assinados, são de responsabilidade de seus autores e não traduzem necessariamente a opinião do jornal.

2

EDITORIAL

Diga X

Direção: Lisiane Zanotto, Daniel Alves do Amaral e Joel Alves do Amaral Jornalista responsável: Patrícia Vanzin (Mtb/SC – 2434 JP) Repórteres: Dieila Zanetti e Haline Lapinski Comercial: Dieysson M. Walendorff Financeiro: Aline Anghinoni Circulação: Xaxim, Lajeado Grande, Marema e Entre Rios Periodicidade: Semanal – Impresso pela Diario Serrano / /Cruz Alta Redação: Av. Plínio Arlindo de Nês, nº 1619, centro, Xaxim – SC Cep:89825-000 Telefone: 49-3353-6707 Site: www.jornaldx.com.br E-mail: jornaldx@jornaldx.com.br

Wivson Souza, 20 anos Atleta – morador do Bairro Alvorada “Era certa essa escalação, mas o Dunga deveria levar o Ganso e o Andrezinho do Inter ao invés do Grafitte. Mas acho que mesmo assim essa Copa é nossa.”

Procura - se empregada doméstica para trabalhar meio período, 5 dias por semana e fazer almoço casa pequena, facil de limpar Interessadas entrar em contato pelo

F: 91345874

Patrícia Vanzin Jornalista (Mtb/SC - 2434 JP)


Celso Cenci, 47 anos Comerciante – morador do Centro “Espero que o Brasil seja campeão, pois em 2006 os jogadores foram para a Copa só para fazer festa e se divertirem. Acho que esta escalação está boa.”

Rafael Sberse, 22 anos Instrutor de trânsito – morador do Bairro Bela Vista “Eu acho que a escalação é fraca, eu queria mais nomes como o Vitor, o Ronaldinho Gaúcho e o Fred. Não deveriam ter chamado o Kleberson, o Gomes e nem o Julio Batista.”

Jéssica dos Santos, 19 anos Auxiliar de Laboratório – moradora do Bairro Bela Vista “Espero que cada jogador dê o melhor de si para que consigam ganhar a Copa. Eu acho que a escalação é boa, mas o Ronaldinho Gaúcho deveria ir também.”

GERAL

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

Artesanato

3

Jornal Data X Semanário 15/05/2010

Envolvimento escolar EB Gomes Carneiro valoriza o envolvimento de toda a comunidade escolar

Participantes do curso apresentam artesanatos

Clube de mães encerra curso de bordado, crochê e tricô O Clube de Mães Nossa Senhora das Graças, de Linha Nova União, interior de Marema, realizou o encerramento de um curso de fios. O curso foi desenvolvido através da Prefeitura e Epagri. A capacitação foi ministrada por artesãs da loja Agulhas de Ouro. No início, o curso contava com 28 participantes, mas, apenas 13 concluíram. De acordo com a Presidente do Clube, Ivonete Tedesco, o aproveitamento das participantes foi êxitoso. “O curso foi maravilhoso, Nos domingos a gente se encontrava e comentávamos que não víamos a hora de chegar quinta-feira, que era o dia em que acontecia o curso. Todas estavam sempre muito animadas. Foi bem surpreendente”, declara Ivonete. Durante o curso, as mulheres aprenderam técnicas de bordados, crochê e tricô e confeccionaram vários trabalhos. As aulas foram custeadas através de uma subvenção de três mil reais. “Com este dinheiro foi dado um cone de linha para cada uma das participantes, uma agulha e alguns novelos de linha para bordar”, explica a Presidente,

Programa Negócio Certo é apresentado em Xaxim A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Xaxim (Aciax) promoveu, na última quarta-feira (12), a apresentação do programa Negócio Certo. O evento, em parceria com o Sebrae, foi realizado na Câmara de Vereadores do município. Conforme a Consultora da Aciax, Maristela Base Marchetti, este é um programa gratuito que auxilia os participantes a encontrar ideias, analisar, registrar e administrar os negócios. “Muitos proprietários não sabem como fazer análise de mercado e definir sua ideia de negócio. Então, na parte econômica eles sempre sentem alguma necessidade. Por isso, a gente traz esse treinamento”, explica Maristela. As inscrições para o projeto podem ser feitas junto a Aciax e o treinamento terá duração de seis meses. “Existe um número limitado de pessoas, que é de 15 a 30 famílias, podendo participar mais do que uma pessoa por família”, conclui a Consultora

EEB Gomes Carneiro

Durante toda a semana de 03 a 07 de maio de 2010, o Serviço de Orientação Educacional trabalhou com os alunos de 1ª série do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio o projeto “virtudes”. O tema proposto para o 2º bimestre é sabedoria, no sentido de discernir o que é certo, do que é errado, humildade e perdão. Após as orientadoras trataram do tema, citando conceitos, exemplos e histórias. Foi também assistido o filme: “A princesa e o sapo”, com alunos de 1ª a 6ª série; com alunos de 7ª à Ensino Médio: “ Quem quer ser um milionário?”. Na

Alunos assistem a apresentação do Projeto Virtudes

sequência, foram retomados aspectos presentes no filme que tivessem relação com o tema proposto. Acreditamos que os alunos curtiram o cinema e que durante o debate puderam refletir quanto à postura e comportamento, bem como, repensar atitudes. Outro evento que obteve sucesso foi à realização do Conselho de Classe Participativo, no qual toda a comunidade escolar se envolveu com o intuito de diagnosticar situações problemas e juntos buscarem alternativas e soluções.

Dessa forma, verificou-se aproximadamente 80% da presença dos pais; fato este que comprova inclusive que onde há a participação efetiva dos pais também há um rendimento maior e melhor dos educandos. A presença significativa representa a valorização das famílias para com a escola. Esse envolvimento também foi percebido durante a homenagem que a Escola preparou para as mães, na última 6ª feira, dia 07 de maio, onde as arquibancadas do ginásio ficaram lotadas.

Curso para bombeiros comunitários é oferecido em Xaxim

Texto : Sandra Angonese

O corpo de bombeiros de Xaxim abre as inscrições para o curso de Bombeiros Comunitários. Essa é uma atividade que já se tornou tradição no município, pois vem sendo realizada desde 2003 e a finalidade é capacitar novos bombeiros. As aulas desta edição iniciaram no mês de março. Oferecido gratuitamente, os participantes aprendem o regulamento dos bombeiros comunitários de Santa Catarina, o sistema militar, atendimento pré-hospitalar, ou seja, como se atende a traumas e casos clínicos, combater incêndios, noções aquáticas, resgate em ar, água e terra e por fim estágio regular de 140horas no Corpo de Bombeiros de Xaxim. A turma deste ano é formada por 17 alunos e as aulas acontecem todos os sábados e são divididas em teóricas e práticas, sendo que as práticas são realizadas na corporação e as práticas. Para inscrever-se no curso de bombeiros comunitári-

os é preciso ser maior de idade e não ter nenhum antecedente criminal. Além disso, também é necessário estar ciente de que é um trabalho que envolve atividades junto à comunidade com responsabilidade, dedicação e, acima de tudo, gratificação, já que as realizam sem fins lucrativos.


4

ESPAÇO ABERTO

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

Curso de Contabeis da Celer promove o IX ENCOESTE O evento realizado de 10 a 14 de maio foi promovido pelos alunos do Curso de Ciências Contábeis da Celer Faculdades com o patrocínio do Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal, Conselho Regional de Contabilidade CRC/SC e faz parte da Semana Acadêmica de Contábeis e, também, em comemoração ao Dia

do Contabilista, ocorrida em 25 de abril. As palestras realizadas tiveram como tema: Aplicação das normas internacionais de contabilidade para as pequenas e médias empresas introduzidas pelo CPC PME, ministrada por Luiz Gonçalves de Oliveira Junior e Linha de Crédito e Investimentos financeiros, com o palestrante Darci Zipperer. O encerramento do 9° ENCOESTE ficou por conta da Doutora Ilse Maria Beuren, profissional de renome internacional, que tratou sobre o papel do Controller e as Funções da Controladoria nas Organizações. O profissional de contabilidade é essencial em todas as empresas, não apenas por uma questão de legislação, mas porque sua função o torna indispensável para gerir recursos e finanças, afirma o Coordenador do Curso de Contábeis, Professor José Arnaldo Favretto. Nesse sentido, o ENCOSTE é um evento que já faz parte do calendário acadêmico da Instituição todos os anos.

4

Jornal Data X Semanário 15/05/2010

Cursos do Senai para população de Xaxim Oportunizar o aprendizado para melhor colocação no mercado de trabalho e maior renda familiar é o objetivo da administração municipal de Xaxim que, através da Secretaria da Mulher, Juventude e Terceira Idade, oferece à população vários cursos em convênio com o Senai. Estão com inscrições abertas, para iniciar as aulas no dia 17 de maio, os cursos para: Condutores de Veículos de Transporte de Produtos Perigosos (Mopp); Condutores de Veículos de Transporte Escolar; Condutores de Veículos de Transporte Coletivos de Passageiros; e Condutores de Veículos de Emergência.

Ainda, atualização para: Condutores de Veículos de Transporte de Produtos Perigosos (Mopp); Condutores de Veículos de Transporte Escolar e Condutores de Veículos de Transporte Coletivos de Passageiros. Outros cursos oferecidos à população para iniciar assim que fechar turma são os seguintes: Soldador I, Eletricista de Automóveis, Eletricista Instalador (predial), além do curso técnico em Eletromecânica. Outras informações sobre os cursos e forma de inscrição podem ser obtidas na Secretaria da Mulher, Juventude e Terceira Idade, pelo telefone: 3353-6046.

Luiz Carlos Prates fará palestra em Xaxim A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Xaxim promove palestra com o psicólogo e comentarista Luiz Carlos Prates. O evento será realizado no próximo dia 29 de maio, no Clube Xaxiense, a partir das 19h30min. O tema da palestra será “O poder do entusiasmo”. Na ocasião, Prates abordará assuntos como atrair o sucesso através de uma atitude positiva, como não desanimar diante de notícias ruins e como se destacar e transformar as dificuldades da vida pessoal e profissional. O investimento da palestra é de R$15,00 para sócios e de R$20,00 para não sócios. Ingressos e mais informações podem ser obtidas pelo fone (49) 3353-2395.

3353 4909 3353 6082 vendas@cfnet.com.br Av. Dez de Novembro 1030


ESPAÇO

Policia

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

Relatório da Policia Civil de Xaxim

5

Jornal Data X Semanário 15/05/2010

Acidente na BR-282 faz vítima fatal

Principais ocorrências atendidas pela Policia Civil de Xaxim no período de 01/05 a 12/05. - Ameaça contra mulher .................................................. (7) - Apresentação de documentos e/ou objetos.............. (7) - Apresentação de pessoa por agente publico ......... (1) - Apropriação indébita ......................................................(1) - Calunia ...............................................................................(1) - Dano ...................................................................................(4) - Desaparecimento de menor......................................... (1) - Desobediência Judicial .................................................(1) - Abandono de Lar ...............................................................(1) - Acidente de transito apenas com danos materiais.. (5) - Ameaça contra Homem................................................. (8)

Veículos envolvidos no acidente

Um acidente deixou um morto e um ferido na tarde da última quarta-feira (12), por volta das 15h40min na BR-282. Segundo informações da Polícia Rodoviária, um Fiat Stilo placas MDL-7849 de Chapecó, conduzido por Marcos Paulo Cristofari, de 27 anos, invadiu a pista contrária e chocou-se com um caminhão de médio porte, que o fez girar na pista. Durante a

manobra, o carro foi atingido por outro caminhão, Ford Cargo, com placas MCP-6996 de Lages, conduzido por Cezar Augusto Weber, de 40 anos. O motorista do caminhão teve lesões leves, já o motorista do automóvel teve morte instantânea. Conforme informações preliminares de quem passava pelo local, Cristofari estava em alta velocidade e perdeu o controle do veículo

- Ameaça contra menor .....................................................(2) -Disparo de arma de fogo .................................................(1) - Estelionato ........................................................................(2) - Evadir-se do local do acidente......................................(1) - Falsidade Ideológica ......................................................(2) - Fato Atípico......................................................................... (4) - Furto de aparelho de celular ..........................................(1) - Furto de automóvel/caminhoneta................................ (2)

Incêndio destrói residência

- Furto de bicicleta .............................................................(1) - Furto de Cheque.............................................................. (2) - Furto de documento....................................................... (1) - Furto em propriedade/ estabelecimento agrícola... (1) - Furto em residência....................................................... (6) - Furto em Veiculo ...............................................................(2) - Outros furtos...................................................................... (3) - Injuria ....................................................................................(4) - Lesão corporal (acidente de transito) com mulher.. (1) - Lesão corporal (acidente de transito) com homem.. (1) - Lesão corporal dolosa com homem ...........................(6) - Lesão corporal dolosa com mulher ............................(2) - Perda de documentos .....................................................(32) - Perturbação da tranqüilidade....................................... (3) - Receptação .....................................................................(1) - Tentativa de furto............................................................. (1) - Tráfico de Crack ...............................................................(1) - Vias de fato ........................................................................(2) - Violência domestica – Ameaça contra adolescente (1) - Violência domestica – Ameaça contra mulher ..........(4) - Violência Domestica – Injuria ........................................(1) Total de ocorrências atendidas pela Policia Civil de Xaxim ..............................................................................(128)

Casa é totalmente destruída pelas chamas

Na última sexta-feira (14), um incêndio destruiu uma casa no Bairro Santa Terezinha em Xaxim. Estavam no local os proprietários da residência, Benavenuto e Joaquina Viltemburg. O fogo começou por volta das 10h da manhã e queimou praticamente toda a residência. Felizmente, não houve nenhuma vítima. Segundo o Corpo de Bombeiros de Xaxim,

que atendeu a ocorrência, a causa do incêndio ainda não foi identificada, no entanto, os fatos indicam que o fogo teve início na sala da residência. Para combater as chamas, foram consumidos, aproximadamente, oito mil litros de água. Além disso, o Corpo de Bombeiros contou com o reforço de um caminhão da Corporação de Xanxerê.


6

Depois de dois anos consecutivos em Florianópolis e cerca de 2 mil participantes, o evento que colocou a sustentabilidade do Planeta na agenda da Assembleia Legislativa de Santa Catarina será realizado em Chapecó este ano. o Sustentar 2010 – Fórum sobre Energias Renováveis e Consumo Responsável, reunirá especialistas e profissionais de diferentes países para debater o futuro de Santa Catarina a partir da produção de Energias Renováveis e Consumo Responsável

ESPAÇO ABERTO

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

6

Jornal Data X Semanário 15/05/2010

Cemitério de Xaxim será ampliado Há, cerca de, dois anos e meio, fortes chuvas e um deslizamento de terra provocaram o desmoronamento de parte do cemitério de Xaxim. Agora, no entanto, a principal preocupação é com a falta de espaço. O Cemitério Municipal Frei Plácido é o único da cidade e já existe há muito tempo. Atualmente, o alto número de corpos enterrados provoca a lotação do cemitério, que, possui espaço, apenas, para a construção de oito novos jazigos.

Solução Para tentar resolver esta situação, o Vereador Celso Natal Berté (PP) fez um pedido, junto a Câmara de Vereadores, para ampliação ou construção de um novo cemitério. O pedido já foi aprovado no Legislativo e agora tramita no poder Executivo. “Esta é uma grande dificuldade e precisamos urgentemente resolver”, declara o vereador. Entre as sugestões para resolver a situação do cemitério estão a aquisição de um terreno próximo, a remoção de alguns túmulos antigos ou a compra de uma área de terra em outro local. Conforme o Secretário de Infra-estrutura do município, Marcelo Basi, a construção de oito novos jazigos foi liberada e um terreno já está em negociação. “Adquirimos um terreno de 360 metros atrás do cemitério. O negócio é concreto, mas o local ainda não foi liberado. Nossa previsão é liberar no mês que vem quando o terreno já estiver devidamente escriturado”, afirma Basi. No entanto, como a lista de espera para a construção de jazigos já ultrapassa as cem Últimos espaços estão sendo ocupados famílias, a aqui-

Cemitério apresenta grande quantidade de jazigos e túmulos

sição deste terreno resolverá o problema provisoriamente. “Sabemos que com esse novo espaço grande parte das famílias serão atendidas. Mas estamos estudando a possibilidade de adquirir uma nova área de terra para a construção de um novo cemitério. Este local deverá ser adequado e estar dentro das leis. Na verdade esta possibilidade terá que se concretizar porque o problema existe e precisa ser resolvido”, explica o Secretário.

Muros

O pouco espaço do cemitério já é um problema que se alastra há algum tempo e também é responsável pela estrutura dos muros. A falta de espaço acarretou a

construção de túmulos muito perto uns dos outros e também, praticamente, sobre o muro. Mas, de acordo com o laudo técnico, emitido pelo Engenheiro responsável na época da queda, por enquanto, não há perigo de outro desmoronamento.

As famílias interessadas em construir jazigos devem entrar em contato com a prefeitura e realizar um cadastro, com nome e telefone. Conforme houver vagas, essas famílias serão chamadas por ordem de cadastro. O espaço no cemitério não tem custos. A família irá gastar só para a construção e tem liberdade para contratar o pedreiro de sua preferência.

Enquete

Na sua opinião, o que deve ser feito para resolver o problema de falta de espaço no cemitério municipal?

Allan Ceratto, 22 anos Estagiário - Morador do Centro “A prefeitura deveria adquirir um novo terreno, mais amplo, para a construção de uma estrutura melhor”.

Wilian Balan, 17 anos Vendedor - Morador do Centro “Na minha opinião, deveria se construir um crematório, pois assim diminuiria o número de pessoas que querem enterrar seus familiares”.

Jacir Machado, 45 anos Operário - morador do Bairro Flor “Eles deveriam fazer uma área melhor, mais segura, para se construir um cemitério maior e mais moderno”.

Clair Nunes, 42 anos Funcionária da Inspeção Federal Moradora do Bairro Alvorada “Deveria ter um espaço mais amplo e moderno, para que se possa construir uma estrutura mais moderna”.


Em Brasília, Uczai confirma para junho a publicação dos editais da Ferrovia da Integração

O coordenador da Frente Parlamentar das Ferrovias, deputado estadual Pedro Uczai (PT), esteve reunido com técnicos do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (DNIT), na última terçafeira (11), em Brasília. Uczai acompanhou o andamento dos editais do projeto técnico da Ferrovia da Integração, entre Itajaí e Dionísio Cerqueira, e confirmou que eles serão publicados até o dia 30 de junho.

GERAL

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

Xaxim abre Concurso Público para Médico A administração municipal de Xaxim está com inscrições abertas, por meio do Concurso Público nº 001/2010, para a contratação de médico e de médico veterinário para atuar no município. Para a função de médico, estão disponíveis quatro vagas (uma para portadores de necessidades especiais). Requisitos: Graduação em Medicina e possuir registro junto ao Conselho Federal ou Regional que regulamenta o exercício da profissão. Já para a função de médico veterinário há uma vaga. O interessado deve possuir graduação em Medicina Veterinária e possuir registro junto ao Conselho Federal ou Regional. Para ambas as funções, a jornada de trabalho é de 40 horas semanais. Informações adicionais e o Edital completo podem ser obtidos na Prefeitura Municipal de Xaxim/SC, telefone (49) 3353-8200, na empresa SC Assessoria e Consultoria Ltda., telefone (49) 3353-2809 ou ainda, na internet através do endereço: www.xaxim.sc.gov.br.

7

Jornal Data X Semanário 15/05/2010

Título de eleitor Encerrado prazo para alistamento e transferência Os Cartórios Eleitorais de todo o país ficaram lotados nos primeiros cinco dias do mês de maio. O movimento foi ocasionado pelo final do prazo para fazer ou

transferir o título de eleitor. De primeiro à cinco de maio os cartórios funcionaram em horários especiais para atender a população.

48ª Zona Eleitoral Em Xaxim, de acordo com o Técnico Judiciário do Cartório Eleitoral da 48ª Zona Eleitoral, Anacleto Antonio Ducati, nos últimos cinco dias, aproximadamente, 500 pessoas buscaram os serviços. “Só no dia cinco, o último dia do prazo, atendemos, cerca de, 150 pessoas”, explica Ducati. Os serviços mais procurados no município

foram alistamento e transferência. Para o Técnico, a campanha foi positiva e importante. “A campanha foi boa, pois auxiliamos muitos eleitores. Fazer o título é importante para poder votar e a transferência também é importante, pois assim o eleitor pode participar mais da política do município onde mora”, avalia Ducati.

Lajeado Grande Secretaria de Educação homenageia mães do município

Diretor de RH, Leonardo de Oliveira coordena o concurso

S C B

No último final de semana, os alunos da Rede Municipal de Ensino de Lajeado Grande prestaram uma linda homenagem para as mães. O evento, que aconteceu no Centro Integrado de Educação, foi organizado por professores e diretores das escolas. Com vários jograis, danças, teatros e mensagens os alunos emocionaram as mamães. Na ocasião, a Primeira Dama, Sra. Ana Zmijevski, fez a distribuição de brindes a todas as mães. Para finalizar o encontro, foi servido um delicioso coquetel a todos os presentes.

Divulgação/ AIM

Primeira Dama, Ana, estava presente entregando brindes para as mães

Mães participantes do evento


8

Comissão define que acupuntura não é privativa de médicos

Proposta aprovada permite que a acupuntura seja praticada por qualquer profissional de nível superior em área da saúde, desde que tenha especialização em acupuntura. Também autoriza a prática por técnicos que estudaram em instituições reconhecidas e por profissionais que exercem a profissão por cinco anos.

GERAL

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

Lojas Becker é inaugurada em Xaxim

Inaugurou, na última sexta-feira (14), uma filial das Lojas Becker em Xaxim. Esta rede de lojas está presente no território nacional e possui, ao todo, 154 filiais. Em Xaxim, ela terá 12 funcionários e três operadores de celulares. De acordo com o Gerente, Osmar Stiebe, a expectativa com relação é município é positiva. “A gente veio pra cá como uma opção maior para o pessoal da cidade com relação à compra de móveis, eletrodomésticos e materiais de construção. Nós pretendemos fazer um bom trabalho para que a loja cresça cada vez mais”, afirma Stiebe. A loja está localizada na Rua Dez de Novembro, 1179, próximo a JK Pneus

8

Jornal Data X Semanário 15/05/2010

Preço do leite reage em SC A última aferição do Conselho Paritário Criador/ Indústria de SC (Conseleite) identificou reajuste de 4,8% - o leite acima do padrão ficou em R$ 0,7474 o litro, o leitepadrão R$ 0,6499 e o leite abaixo do padrão R$ 0,5908.

DIVULGAÇÃO/ MBCOMUNICAÇÃO

Os preços do leite ao produtor começam a reagir e os criadores catarinenses estão recuperando as perdas do ano passado. A última aferição do Conselho Paritário Criador/Indústria de SC (Conseleite) identificou reajuste de 4,8% - o leite acima do padrão ficou em R$ 0,7474 o litro, o leite-padrão R$ 0,6499 e o leite abaixo do padrão R$ 0,5908. O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Nelton Rogério de Souza, analisa que a queda decorreu da quantidade captada pela indústria e da expansão da demanda. Nelton acredita que o movimento de mercado confirma o início de um período de preços firmes porque a quantidade captada pela indústria está 10% a 15% menor. Por outro lado, o aquecimento da demanda deve-se também ao aumento no poder de compra dos consumidores, em especial dos da classe C. O vice-presidente da Faesc mostra que a melhoria nos salários se reflete principalmente no consumo dos produtos lácteos de maior valor agregado, como queijos e iogurtes. Em abril manteve-se a tendência altista iniciada em janeiro, quando os preços ao produtor começaram o ano em patamar mais elevado do que em 2009. Enquanto em janeiro do ano passado a média foi R$ 0,59, neste ano elevou-se pata R$ 0,62. O fenômeno ocorreu em todo o país: dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada indicam

DIVULGAÇÃO/ MBCOMUNICAÇÃO

que, em março, houve um aumento médio de 10% em relação aos valores praticados em fevereiro. A média nacional, obtida na pesquisa realizada em sete estados, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Bahia – aponta para o valor de R$ 0,6795 por litro. A pesquisa indica ainda que a maior alta no preço do leite ao produtor em março ocorreu em Santa Catarina, estado onde se registrou um acréscimo de 15,5% (R$ 0,092 por litro) e pre-

ço médio de R$0,6871/litro. A segunda maior alta foi registrada no Rio Grande do Sul, com um aumento de 14,5% (R$ 0,083 por litro) no preço ao produtor, que passou a receber R$ 0,6503/ litro. De acordo com a pesquisa, entre janeiro e fevereiro os preços em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul subiram menos do que nos demais Estados pesquisados. No Paraná, a alta foi de 9,7% (R$ 0,06 por litro) e a média ficou em R$0,6767/litro.


GERAL

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

Curso de patchcolagem é oferecido em Xaxim

A administração municipal de Xaxim por meio da Secretaria da Mulher, Juventude e Terceira Idade estão levando para nove comunidades e bairros do município o curso de patchcolagem. A técnica consiste em aplicar retalhos coloridos de tecido nas mais variadas peças. O objetivo do curso é levar à comunidade xaxiense novas técnicas artesanais, além daquelas que já são oferecidas pela administração municipal. O curso tem duração de três meses e é gratuito, sendo que os alunos têm apenas o custo com o material. As aulas são realizadas em cada comunidade com a presença da professora Roberta Dalla Vale. Os interessados em aprender a técnica deverão entrar em contato com a secretaria pelo telefone (49) 3353 6046.

9

Jornal Data X Semanário 15/05/2010

Palestra reúne grande número de mulheres A correria diária das mulheres que são mães, esposas, profissionais, donas de casam é muito agitada, mas é importante que tenhamos um tempo para a nossa família, para os nossos filhos

Publico da palestra

As mulheres de Xaxim foram contempladas, nessa semana, com uma palestra promovida pela administração municipal, por meio da Secretaria da Mulher, Juventude e Terceira Idade. Com o tema “Mulher, privilégio e responsabilidade”, a palestra prendeu a atenção do grande grupo e destacou a evolução feminina ao longo da história, após os dois mil anos de submissão e dependência. Na opinião das palestrantes, Mirtes Neiva de Lima e Rejane Stela Somensi, a sociedade está mais equilibrada com a atuação da mulher na política, na economia, no mercado de trabalho, na formação dos filhos e na base das famílias. Antes de encerrar o evento a Secretária da Mulher,

Juventude e Terceira Idade, Leonora Vidal Spiller enfatizou a importância das mães na formação dos filhos e na boa convivência familiar. “A correria diária das mulheres que são mães, esposas, profissionais, donas de casam é muito agitada, mas é importante que tenhamos um tempo para a nossa família, para os nossos filhos. Enquanto fazemos o almoço – citou o exemplo -, podemos conversar com a filha ou com filho, para sabermos o que se passa com eles. Se não olharmos para os nossos filhos, se não dermos atenção a eles, outras pessoas o farão”, diz a secretária. Após a palestra houve sorteio de uma viagem, gentileza da Big Golden Tur, e um semestre de aulas na News Idiomas.

Secretaria da Mulher, Juventude e Terceira Idade completa um ano de atividades Criada há um ano pela Administração Municipal de Xaxim, a Secretaria da Mulher, Juventude e Terceira Idade veio atender as necessidades dos jovens, dos idosos e das mulheres e dar mais atenção a estes públicos. Antes da criação da nova Secretaria, os grupos de idosos, clubes de mães e a juventude eram atendidos pela Secretaria de Assistência Social. Com um ano de funcionamento, a Secretaria tem realizado diversos trabalhos e também proporcionou muitos momentos de lazer para a população. Hoje, no município existem 36 clubes de mães e 17 grupos de idosos. Os idosos e a comunidade em geral, são contemplados semanalmente com aulas de educação física com acompanhamento de professor, curso de informática gratuito e a secretaria realiza anualmente a Festa Municipal do Idoso na sua XX edição, e os jogos abertos da terceira idade. Para o público feminino várias atividades foram desenvolvidas, entre elas: a Oficina da Beleza que foi realizada em homenagem ao dia da mulher e reuniu aproximadamente 500 pessoas, palestras em homenagem as mães, e o lançamento da campanha dos quadradinhos do amor, cujo objetivo é fazer cobertores para as pessoas de menor poder aquisitivo, além disso, também são oferecidos cursos de artesanatos gratuitos com orientação de professores capacitados , o encontrão anual de clube de mães e as olimpíadas das mães, tendo neste ano sua primeira edição.

Para os jovens momentos de diversão e lazer foram realizados ,a exemplo do carnaval deste ano que foi considerado um dos melhores de toda a região e reuniu 20 mil pessoas em Xaxim. Além disso, a secretaria também traz para o município diferentes cursos profissionalizantes com parcerias firmadas com escolas técnicas da região e empresas do município. As artesãs do município também ganharam espaço e visibilidade, encontrando-se semanalmente e realizando o Baú do Artesanato – Mostra de trabalhos artesanais gerando oportunidade de expor e comercializar seus produtos .

Futuros projetos

Para este ano está previsto o desenvolvimento de diversos projetos, entre eles uma parceria com as Secretarias de Saúde e Educação no que se refere a palestras com temas por eles selecionados. Hoje, a secretaria é comandada pela psicóloga, Leonora Vidal Spiller, e conta com uma assistente social, professores de artesanato e de educação física que auxiliam na cidade e no interior no desenvolvimento das atividades da secretaria e demais funcionários que auxiliam no atendimento a população. A secretaria auxilia todos os grupos nas dúvidas e também com o estatuto daqueles que já estão em andamento e dos que querem formar novos grupos em suas comunidades. De acordo com a secretária, Leonora Spiller, a secre-

Secretária Leonora (a esquerda) à frente dos projetos

taria ainda está se adequando para atender da melhor forma possível todo o povo xaxinense, mas vários projetos e atividades que estão sendo desenvolvidas tem gerado muito sucesso. Sandra Angonese


10 Comissão estende crédito rural a quem vende produtos agrícolas

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou nesta quarta-feira (12) a extensão do direito ao crédito rural a quem realiza atividades de limpeza, padronização, armazenamento e comercialização de produtos agrícolas. A medida está prevista no Projeto de Lei 6321/09, do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), e também prevê que cerealistas passam a ter direito a essa modalidade de financiamento, mas têm de comprovar o repasse do benefício aos agricultores

GERAL

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

Produtor quer reação do Brasil frente barreiras da Argentina Governo brasileiro deve tomar contramedidas e suspender a importação de produtos argentinos para convencer o parceiro do Mercosul a ser mais leal nas relações bilaterais. A posição é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, em face da decisão do governo argentino anunciar medidas protecionistas, desta vez contra a importação de alimentos com similares nacionais. Para o dirigente, essas restrições atingem, produtos brasileiros e ressuscita antigos conflitos comerciais iniciados há muitos anos e agravados com a imposição de licenças prévias pela Argentina a partir da crise de 2008. Desta vez a Argentina não invocou motivos sanitários para a proibição dos alimentos e o instrumento para impor a proibição será o trancamento de licenças de importação. De acordo com a Faesc, empresários e produtores rurais não aceitam mais esse comportamento da Argentina e as indústrias que sofrem no mercado interno a concorrência de produtos argentinos, como o vinho e .lácteos, exigem do governo a adoção de barreiras que até agora o Brasil tem evitado. O intercâmbio com Brasil/Argentina vem evoluindo de forma equilibrada nos últimos meses. De janeiro a abril, o Brasil vendeu à Argentina US$ 4,8 bilhões e importou US$ 4,3 bilhões. A situação atual é bem diferente de 2008, quando o Brasil acumulou superávit de US$ 4,347 bilhões no comércio bilateral. Além disso, os alimentos representam pequena fração do valor do intercâmbio, no qual predomina o comércio de automóveis. Pedrozo observou que ainda não se conhece uma relação oficial completa dos produtos barrados. Uma das grandes preocupações da Faesc é a carne suína. A Argentina é o quarto mercado da carne suína catarinense. Se a suspensão das importações argentinas atingir esse produto, poderá haver excesso de oferta no mercado interno e os preços – que estão em uma linha ascendente de recuperação – podem sofrer nova depressão. O presidente da Faesc lamenta que as relações comerciais entre Brasil e Argentina estejam regredindo e que o Mercosul caminha para um fracasso. Oficialmente, o bloco é uma união aduaneira, por isso o Brasil não pode firmar acordos de livre comércio sem a participação de Argentina, Uruguai e Paraguai. “Como esse status de união aduaneira não funcionou na prática, o melhor seria retornar o Mercosul à condição de área de livre comércio. Assim, o Brasil teria mais liberdade de negociação com outros países. Até agora, o bloco não preenche sequer as condições para merecer essa denominação”. DIVULGAÇÃO/ MB COMUNICAÇÃO

Gaitaços da Cultura

De Segunda a sexta feira das 17:00 as 19:00h. Um espaço dedicado à cultura gaúcha (poesias, músicas, ditados, etc.)

Acupuntura

10

Jornal Data X Semanário 15/05/2010

Xaxim é o único município do estado a oferecer serviço gratuito de acupuntura

O município de Xaxim é pioneiro no Estado em oferecer o serviço geral da terapia complementar da acupuntura. Entre os vários serviços de saúde preventiva e curativa, a administração municipal oferece, gratuitamente, a acupuntura que está disponível à população desde setembro de 2009. Com a gerência da Secretaria Municipal de Saúde, são atendidas mensalmente mais de 200 pessoas na acupuntura, técnica que consiste em inserir agulhas nos pontos energéticos que se distribuem no corpo humano. De acordo com o médico Dr. Darci Lopes da Silva, a acupuntura é mais um recurso de tratamento para doenças crônicas, ou seja, mais um medicamento a disposição do médico. “Porém, apesar dos resultados extraordinários ela não cura tudo”, cita o doutor complementando que ela é indicada em várias doenças, a exemplo de bursites, tendinites, dores no músculo – esqueléticas -, enxaquecas, renites, alergia, labirintite, sinusite, entre outras. “Ela também auxilia no tratamento de fisioterapia para as sequelas de acidente vascular cerebral (AVC), assim como no tratamento de hipertensão, alcoolismo, obesidade e tabagismo”, informa o médico.

Técnica gratuita à população de Xaxim

Em Xaxim as principais reclamações da população que procura pelo serviço de acupuntura é por dores nos braços, costas, pernas, depressão e obesidade. Essa técnica, além de auxiliar nos tratamentos, desafoga os consultórios médicos e economiza medicamentos. Para realizar uma seção de acupuntura é preciso que o paciente tenha indicação de um médico ou faça contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (49) 3353-8239, das 8h às 12h e das 13h às 17h.


Banda larga em escolas será prioridade do Plenário na próxima semana O presidente da Câmara, Michel Temer, afirmou que a prioridade de votação da próxima semana será o Projeto de Lei 1481/07, que garante o acesso dos alunos de escolas públicas à internet de banda larga até 2013. A urgência para a tramitação da proposta foi aprovada na quarta-feira (12)

GERAL

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

Novas Unidades de Saúde devem ser inauguradas em breve

11

Jornal Data X Semanário 15/05/2010

Acidente em Xaxim

Caminhão invade residência

Dando continuidade ao seu plano de governo, o prefeito de Xaxim, Tinho Vicenzi, planeja concluir em breve as novas Unidades de Saúde do município. Nesta semana, Tinho Vicenzi conferiu o andamento das obras e a meta é a de entregar as obras prontas até setembro. Durante a visita, que foi acompanhada pelo secretário da Saúde, Elton Tissinai, o prefeito conversou com a equipe de construção das novas unidades e verificou o que cada cômodo irá abrigar. Além das Unidades de Saúde do Bairro Guarany e do Bairro Alvorada, o prefeito conferiu o trabalho de preparação do terreno para construção da Unidade de Saúde do Bairro Primavera.

Nova Unidade de Saúde do Alvorada

No último domingo (09), os moradores do Bairro Frei Bruno foram surpreendidos com um caminhão desgovernado que invadiu uma residência localizada na Rua Duque de Caxias. O fato ocorreu por vota das 11h45min. Os danos materiais foram elevados, no entanto ninguém se feriu. Segundo o proprietário da residência atingida, Valdir Antonio Zanetti, independente dos bens materiais o importante é que não houve feridos. “O caminhão levou 14 anos do meu suor e trabalho embora. Mas o que me consola é o fato de que na hora do acidente não havia ninguém em casa. Não houve nenhum ferido”, desabafou Zanetti.

Ponte sobre o Rio Chapecózinho será reconstruída No início desta semana o Prefeito Municipal de Entre Rios, Narcizo Biasi, determinou que o vice-prefeito, João Maria Roque, e o secretario municipal de administração, Rosemar de Moura, finalizassem todas as negociações que já haviam sido efetuadas pela administração do município de Entre Rios e que trata da reconstrução da Ponte sobre o Rio Chapecózinho, ponte esta que interliga os municípios de Entre Rios e Marema, O Prefeito Narcizo, anunciou na última quinta-feira (13), a liberação destes recursos, a serem empregados nas obras de reconstrução desta ponte, pelo Governo do Estado de Santa Catarina. “O governador Luiz Henrique, quando da sua última visita a Entre Rios, já havia determinado o atendimento imediato e, é isto, que o DEINFRA está fazendo.” disse o prefeito. Trata-se de uma reivindicação antiga da população dos municípios da região. E a busca destes recursos foram incessantes. Após várias negociações, o DEINFRA, juntamente com o Deputado Estadual Marcos Vieira enca-

minharam todos os documentos para a SDR Xanxerê. Sendo que a liberação dos recursos devem acontecer no período máximo de 30 dias. Esta ação rápida do Prefeito Biasi e seus assessores evitou que uma manifestação agendada para a tarde de sexta-feira(14) acontecesse com o intuito de pressionar o Governo do Estado. O impasse sobre a reconstrução desta ponte irá terminar dentro de 30 dias, essa, pelo menos, é a expectativa do Prefeito Narcizo. Segundo seus emissários (secretário de administração e vice prefeito de Entre Rios), os recursos para a ponte estão assegurados na SDR Xanxerê. Esta obra quando for concluída reduzirá em torno de 20 quilômetros o acesso entre as cidades de Entre Rios e Xaxim. Após a reunião na tarde de ontem, pode-se garantir estes recursos para reconstrução desta ponte. “Estamos pegando dinheiro público para investir em obras como essa ponte, que impulsiona o desenvolvimento da região de Entre Rios”, confirmou Narcizo.


12

Agenda Data X

15/05: Jantar da Comunidade na Linha Colorado; 15/05: Chá do Coral no Pavilhão da Igreja Matriz, em Xaxim; 15/05: Baile dos Casais, organizado pelo Clube de Mães, no Bairro Dr. Ari Lunardi; 15/05: Jantar da comunidade da Linha Frei Plácido; 15/05: Jantar da Comunidade da Linha Anita Garibaldi; 16/05: Festa da Comunidade da Linha Anita Garibaldi; 16/05: Festa do Padroeiro da Linha São Joaquim; 16/05: Almoço e tarde dançante do Clube de Mães da Linha São Francisco;

VARIEDADES

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

12

Jornal Data X Semanário 15/05/2010

Dia das Mães

A felicidade de passar esse dia com os filhos No último domingo, foi comemorado o Dia das Mães. Dia em que a maioria das pessoas buscam estar com suas mamães. Nesta semana selecionamos uma mãe para contar como passou esta data.

Momento especial Para a mãe, Arlete Conte, o último Dia das Mães foi uma data mais que especial, pois passou com seus dois filhos Ezequiel Conte, de 24 anos e Eduardo Conte, de 17 anos. Já fazia dois anos que não passava esse dia com seu filho mais velho. “Diferente de outros anos, esse Dia das Mães foi mais especial, pois nos reunimos e nos juntamos ao redor da mesa para fazer um momento de oração. Neste momento ganhei uma folhinha trazida por meu filho de Monte Sinai no Egito, além do presente dado pelos dois filhos”, conta. Ezequiel saiu de casa para estudar já fazem sete anos, há três que está fora do Brasil, sendo que nesses três anos visitou sua mãe somente duas vezes. De acordo com Arlete, mesmo ausente, ele nunca deixou de ligar para lembrar a data. “Ele sempre ligou, mas é diferente, fazia falta o abraço dele”, afirma. Para Arlete, “aos filhos se dá as raízes, depois asas, isso significa que educamos para que depois eles possam ir para o mundo. Devemos confiar neles e em Deus”. A dor da saudade ainda pode ser superada pela mãe, mas ela lembra um momento que foi muito marcante. “O dia mais marcante

pra mim, foi quando o Eze ficou doente e por telefone me disse que tinha que desligar porque não estava muito bem. Aquilo me apertou o coração, aí falei que iria passar uma benção a ele por satélite”, comenta a mãe emocionada. Para o filho, Ezequiel, ter passado esse Dia das Mães com sua mãe também foi especial. “Já fazia várias celebrações que eu não passava com a família, nem no aniversário da mãe eu não estava. Como cheguei faz apenas uma semana, esse dia foi propício para matar a saudade e comemorar”, declara.

Meu Time X

A semana é de felicitações para a primeira-dama de Xaxim, Rita L u n a r d i S i l v e i r a Vicenzi, que aniversariou dia 10. Os amigos da administração municipal parabenizam Rita pelo aniversário e aproveitam para valorizar a personalidade marcante, a espontaneidade, o espírito trabalhador e comprometido que fazem de Rita uma primeira-dama presente e atuante na administração pública. Mãe zelosa, esposa dedicada e amiga sincera, Rita mostra outra realidade de primeiras-damas: a de não ter medo do trabalho público e de estar sempre ao lado do esposo atuando e contribuindo com uma causa que também é sua - a de trabalhar pelos menos favorecidos. “Rita: A sua espontaneidade é um privilégio, pois não tens medo de desafios e de trabalho, tampouco de descer degraus, se assim a vida exigir. Dádiva dos que não se apegam ao poder, mas aproveitam as circunstâncias para fazer o bem aos que realmente precisam. Simplicidade no dia-a-dia e nobreza de coração só se consegue com sabedoria que vem do Ser Superior. Que assim sejam seus dias: abençoados e com pessoas de bem sempre ao seu lado”, votos dos seus amigos e da sua família.

Na foto, o torcedor do Internacional Jorge Luis Lauchzer. Jorge sempre torceu pelo clube gaúcho e afirma que já era colorado antes mesmo de nascer. “Quem me influenciou a torcer pelo Inter foi meu padrinho, pois o restante da família era gremista e santista”, explica o torcedor. Para Jorge, o jogo mais marcante e emocionante foi o Grenal de 1997, no Olímpico. “Neste jogo o placar foi de 5x3 para o Inter, com golaços de Christian e Fabiano”, relembra. Outro jogo inesquecível, segundo ele, foi a conquista da Copa Libertadores da América sob o clube do São Paulo. Na opinião do torcedor, o jogador que representa o clube atualmente é Guiñazu. “Ele representa a garra e vontade de vencer do Inter”, afirma.

Feliz aniversário ao garoto Kauan Robson Terres, que completou seis anos de idade no dia 13/05. A mamãe Elizangela e a vovó Odete Sabadin desejam a ele muita saúde, paz, amor, e felicidades. Parabéns!

Parabéns a Ivonete Tedesco, aniversariante do dia 13/05. Felicidades, paz e realizações. Feliz Aniversário!


VARIEDADES

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

13

Jornal Data X Semanário 15/05/2010

/

15/05 a 22/05 Áries (21/03 a 20/04) Atente-se a prazos e pagamentos, pois imprevistos poderão causar atrasos e complicar as coisas no serviço. Cuidado com falsos amigos e planos ruins. Na paixão, o diálogo será essencial. Touro (21/04 a 20/05) Conte com a força do Sol para atingir suas metas e melhorar de vida. Um esporte pode ajudar a controlar a irritação. Nada de insegurança, o apoio de quem ama será tudo de bom. Gêmeos (21/05 a 20/06) Reaja ao desânimo e lute pelo que quer. Quem está firme no trabalho deve mostrar seus talentos e vigiar a concorrência: não comente seus planos. Há sinal de inconstância no amor: calma! Câncer (21/06 a 21/07) Você deverá ter determinação para chegar aonde almeja. Conquiste suas metas com empenho, diálogo, bons argumentos e não ligue para falsos pressentimentos. Na paixão, cuidado com rival. Leão (22/07 a 22/08) O Sol vai triplicar suas chances de sucesso! Com seus talentos realçados, deixará a concorrência para trás rapidinho. Diferenças de opinião podem tumultuar o romance, evite brigas. Virgem (23/08 a 22/09) Terá vontade de mudar o que não te satisfaz, seja o trabalho ou o romance. Não desanime com imprevistos, mas cuidado com dívidas e ações na justiça. Um encontro pode animar seu coração. Libra (23/09 a 22/10) Trabalho em equipe trará bons resultados. Siga seu sexto sentido ao tomar decisões e não misture trabalho com amor, pois o romance pode afetar sua produtividade e até sua reputação. Escorpião (23/10 a 21/11) A fase está repleta de oportunidades, foquese em suas prioridades e não gaste energia com bobagens. Quanto mais competente for, maior será seu reconhecimento. A paixão está protegida.

POKER O MAIS NOVO ESPORTE BRASILEIRO Primeiramente gostaria de pedir permissão a você leitor para levar, a cada edição, informações, opiniões, sugestões, dicas e resultados, sobre um esporte que podemos tratá-lo como sendo o mais novo esporte brasileiro: o POKER. Agradeço a oportunidade e o espaço cedido pelo jornal Data X a este fascinante mundo. Pois bem, gostaria de me apresentar: me chamo Guilherme Pinto, tenho 25 anos, sou funcionário público, estudante do 8º período de Direito, moro em Chapecó, e pratico este esporte há cerca de três anos e meio. E nada melhor do que começar esta coluna comunicando com muito prazer que, desde o dia 29 de abril deste ano, exatamente no dia do aniversário de um ano da fundação da International Federation Of Poker (IFP) Federação a qual a CBTH (confederação brasileira de texas holden “poker”) é co-fundadora - o poker foi oficialmente aceito como um esporte, esporte da mente. A decisão foi tomada em Dubai, no congresso anual da International Mind Sports Association (IMSA), onde o presidente da IFP, Anthony Holden, celebrou o fato em seu discurso. Isto será determinante para ajudar a livrar o poker das interferências e restrições desnecessárias dos governos de todo o mundo e o preconceito vindo das pessoas que não conhecem a fundo este esporte. Afinal, o Poker não é um jogo de azar, onde apenas se ganha ou se perde dinheiro, mas sim um misterioso e intrigante meio de se divertir e estimular a mente.Outra notícia incrível é que o poker agora fará parte das Olimpíadas da IMSA - a World Mind Sports Games – Copa do Mundo dos Esportes da Mente - que acontecerá paralelamente as Olimpíadas de Verão de 2012, em Londres.Bem, nas próximas edições, irei trazer um pouco da história, das regras e muito mais em relação a este esporte. Estarei mostrando resultados de jogadores da região oeste de Santa Catarina, resultados como de meu amigo Rafael Scussiato que ganhou dois torneios de referência no estado.

Sagitário (22/11 a 21/12) Evite tomar decisões precipitadas e fuja de riscos ou terá problemas. Cultive sua fé se quiser atrair boas energias. É melhor adiar uma viagem. No amor, contenha seu lado aventureiro. Capricórnio (22/12 a 20/01) Você saberá equilibrar melhor o trabalho com os outros setores da sua vida. Que tal deixar sua casa mais gostosa? Prazer, conquista e namoro serão os destaques agora. Saiba aproveitar! Aquário (21/01 a 19/02) Se o seu objetivo é prosperar, valorize suas experiências, observe cada detalhe do que faz, busque qualidade e bons resultados. Boa fase no romance, seu entusiasmo será contagiante. Peixes (20/02 a 20/03) Será fácil conquistar o espaço que merece se agir com firmeza. A pressa pode causar acidentes. Ótimo momento para curtir sua casa e as pessoas queridas. Amor em alta: fortaleça a união!

Abraços, Guilherme Muscopf “GMP84” Pinto gmpinto@gmail.com

Venha conhecer o Café Avenida! Com ótimos lanches e ainda um excelente café expresso e outras bebidas. Outra novidade são as mini pizzas com diversos sabores. O café está localizado na Avenida Plínio Arlindo de Nês, 999, em frente a Praça Frei Bruno (antigo bar do Pasquali), fone 3353 6209. Venha conferir!

PIADA Uma velhinha foi ao supermercado e colocou a ração de gato no carrinho. A moça do caixa disse: - Desculpe-me, mas nós não podemos lhe vender a ração de gatos sem provas de que a senhora realmente tenha gatos. Muitos idosos compram ração de gatos para comer e a gerência quer provas de que a senhora esteja realmente comprando a ração para seu gato. A velhinha foi para casa, pegou o gato e voltou ao supermercado. Eles então lhe venderam a ração para gato! No dia seguinte, a velhinha foi ao supermercado novamente e comprou 12 biscoitos pra cachorro. A caixa novamente pediu provas de que ela realmente tinha um cachorro, explicando que idosos costumavam comer comida de cachorro. Frustrada ela foi para casa e voltou com o seu cachorro! No dia seguinte, a velhinha trouxe uma caixa, parecida com uma gaiola,muito bonita e com um buraco na tampa e pediu pra moça do caixa colocar o dedo no buraco. A caixa disse: - Não vou fazer isso! Pode ter uma cobra aí dentro. A velhinha lhe assegurou que não havia nada na caixa, que poderia mordê-la. Então a moça do caixa tomou coragem e colocou o dedo no buraco. - Ah!!!, é macio, quase aveludado. Se eu aperto fica um pouco viscoso...o que será? Então, tirou a mão e disse: - Hummmm... Ué, tem cheiro de merda!!! A velhinha então sorriu de orelha a orelha: - Agora, minha querida, eu posso comprar 3 rolos de papel higiênico?


Meio Ambiente discute pagamento para agricultor que não desmatar

14

Produtor será remunerado por meio de créditos de carbono que poderão ser negociados na bolsa de valores como compensação por emissões de outros empreendimentos. A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza hoje audiência pública para debater o Projeto de Lei 5586/09, do deputado Lupércio Ramos (PMDB-AM), que cria a Redução Certificada de Emissões do Desmatamento e da Degradação (RCEDD). Trata-se de mecanismo para recompensar os proprietários rurais que evitarem o desmatamento. A remuneração será por meio de créditos de carbono negociados em mercado.

OPINIÃO

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

Crescimento Profissional

Prof. Menegatti*

I Parte: As habilidades em vendas exige trabalho cerebral diários, em vez de suor. Um programa contínuo de aprendizagem em vendas tem três partes. O trabalho constante nessas áreas levará inevitavelmente a sua transformação em um dos mais bem pagos profissionais de vendas.

1. Leia

O primeiro principio é simplesmente ler continuamente as publicações da sua área. Levante-se mais cedo de manhã e leia durante mais ou menos uma hora. Desligue a televisão. Em seu lugar escolha um bom livro sobre estratégias e táticas de vendas e dedique-se a ler, sublinhar e tomar notas. Procure idéias práticas que possam ser postas em uso imediatamente. Medite sobre elas. Imagine como usá-las em suas atividades. Então, durante o dia todo, ponha em prática o que aprendeu de manhã. Para conseguir um doutora-

do na universidade, você seria obrigado a ler de 30 a 50 livros e a sintetizar as idéias principais em linguagem própria, numa dissertação. Se você se dispusesse a ler e sintetizar de 30 a 50 livros de vendas a cada doze meses, teria adquirido o equivalente a um doutorado por ano nessa área. É provável que se tornasse um dos mais bem informados e competentes vendedores da sua geração.

2. Ouça A segunda parte da aprendizagem contínua é ouvir programas de áudio no carro. A aprendizagem através de fitas e CDs é

considerada “o maior avanço em educação, desde a invenção da imprensa”. Como profissional de vendas, você passa, a cada ano, entre 500 e 1.000 horas ao volante. Uma permanência anual de três a seis meses de trabalho no carro. Um período de doze a vinte e cinco semanas de 40 horas é igual a um ou dois semestres inteiros na universidade, que você passa dirigindo, todo o ano. Segundo uma universidade da Califórnia, pode-se obter o equivalente da freqüência integral na universidade ouvindo programas educacionais de áudio no volante. Transforme seu veículo numa

máquina de aprender, numa universidade sobre rodas. Matricule-se na universidade do automóvel e freqüente-a em tempo integral pelo resto da carreira. Isso pode mudar sua vida. Quando adolescentes, adquirimos o hábito de sair de carro com os amigos, ouvindo música. Formamos a idéia de que automóvel é coisa para amigos e diversão. Muitos adultos nunca superaram esse condicionamento. Pelo contrário, numa época de incrível competição, de explosão de informações, e com o conhecimento se tonando obsoleto a cada dia, eles ainda estão flutuando pela vida, passeando de carro, deixando de aproveitar um

POLITICA & CIA

Prolongamento da Senador Nereu Ramos

lio Vargas e Antonio Cordenonsi Filho. A seqüência do projeto está garantida com o

asfaltamento de mais doze (12) ruas pré-determinadas para a segunda etapa de pavimentação.

com seus acessos asfaltados. Já o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Xaxim, Amarildo Maroco (DEM), confessou que ainda no ano passado fez uma aposta com um de-

terminado cidadão, afirmando que o acesso do trevo de Xaxim a Lajeado Grande não ficaria concluído. O ano ainda não terminou, mas já estou acreditando que Maroco vai ganhar a aposta.

à população em tempo hábil devido à falta de médicos. Surpreendentemente, vários médicos que recebiam um salário de até R$ 11 mil mensais demitiram-se e foram trabalhar em outras cidades que ofereciam uma renda um pouco maior. Mesmo sen-

do uma situação momentânea, pois a prefeitura já lançou concurso público para contratação de novos médicos, o problema se tornou um prato cheio para a oposição criticar e ignorar tudo o que de bom foi feito desde o início da gestão.

Falta de médicos II “De nada adianta criar cinco ou seis Postos de Saúde da Família se não tem médico para trabalhar”, foi o que disse o vereador Luiz Felipe Diniz Fagundes (PMDB), cuja declaração chegou a ser interpretada como alusão

dos melhores meios de aprender as metodologias mais recentes. Não permita que isso aconteça com você. Nunca deixe sei carro funcionar sem tocar um programa educativo. Aproveite todos os minutos. Uma grande idéia ou técnica pode mudar o curso de sua carreira e aumentar seus ganhos. *Prof. Menegatti é conferencista em Vendas, Motivação e Liderança. Entre seus produtos estão: o Livro “Desperte seu Potencial Emocional”, CD Motivacional “Marcado para Vencer”, DVD “Campeão de Vendas”. A cada palestra, o Prof. Menegatti vem conquistando platéias de norte a sul do país. Contatos: www.menegatti.srv.br

prazo para se apresentar. Ao invés de tudo isso, bastariam cinco minutos na prefeitura municipal que o problema seria resolvido. Cuidado vereador. O excesso de formalidade e papelório é a mais gritante

disfunção da burocracia. Não há necessidade de documentar e de formalizar na câmara pequenos problemas que facilmente e com agilidade são solucionados no respectivo setor.

Em busca de publicidade

Falta de médicos I Apesar de todos os esforços da administração municipal de Xaxim em priorizar o setor de saúde, inclusive com construção e reforma de novos Postos em bairros e comunidades de interior, o setor está sentindo dificuldades no atendimento de consultas

Semanário 15/05/2010

Burocracia III Além de elaborar requerimento, colocar em pauta, proceder às explicações sobre a indicação e colocar em votação, a câmara deve cumprir regimento interno e intimar o responsável através de oficio dando

Aposta do presidente O governador Luiz Henrique da Silveira quando ainda no exercício do cargo, dizia com orgulho que até o final do seu mandato todos os municípios catarinenses iriam estar

Jornal Data X

Luiz Grasel

Ruas asfaltadas Novamente a população xaxinense está vislumbrando a movimentação de maquinários para pavimentar com asfalto várias ruas da cidade. Tal qual a administração anterior que foi reverenciada pelo arrojo de estender o que chamava de “tapete preto” em dezenas de ruas, o atual prefeito, Tinho Vicenzi, iniciou sua época de pavimentação com asfalto em quatro ruas. Inicialmente está recebendo o benefício o prolongamento das ruas, Coronel Ernesto Bertazzo, Senador Nereu Ramos, Presidente Getú-

14

de que os investimentos aplicados em ampliações e estrutura física foram indiferentes. Por outro lado, ao anunciar o concurso público para contratação de novos médicos pela prefeitura a fim de resolver o problema, os vereadores

da bancada peemedebista já estão questionando a idoneidade da empresa que fará o concurso, mesmo desconhecendo a vencedora da licitação. Gostariam talvez que a empresa fosse a mesma dos tempos do PMDB?

Ao invés de procurar o setor competente para buscar solução imediata e optar em levar pequenos problemas para tramitar no poder legislativo com formalidade regimental, a coluna mantém a suposição de que alguns vereadores de Xaxim escolhem um caminho complexo e

bem mais longo para que o assunto seja destaque na imprensa. Com a divulgação de seus nomes e requerimento em rádio, fica a impressão que somente eles estão preocupados com os serviços solicitados pelos agricultores, tais como terraplanagens, recuperação de estradas,

cascalhamento, dentre outros. Enquanto isso, os demais vereadores que querem agilidade no atendimento, evitam a burocracia e recorrem diretamente à secretaria de Infraestrutura. Eles querem um atendimento rápido e não seus nomes divulgados na imprensa.

Conferindo trabalho Visando atender moradores de comunidades do interior, a vereadora Joseane Sampaio (PP) dirigiu-se ao setor de Infraestrutura onde solicitou o envio de máquinas nas propriedades dos requerentes e aproveitou a oportunidade para conhecer a programação de trabalho da secretaria. Muito mais de explanar as atividades, Marcelo Basi, se-

Joseane Sampaio

cretário do órgão, convidou-a para conferir in-loco o trabalho que estava sen-

do desenvolvido nas localidades. As Linhas Cachoerinha foram as primeiras visitadas onde a vereadora pôde conferir e se declarar satisfeita com o trabalho executado, solicitando, inclusive, que a qualidade do serviço seja estendido para todas comunidades. Joseane reconheceu também que as condições climáticas prejudicam a agilização das atividades.

Burocracia I São muitos os problemas existentes na administração municipal e que poderiam ser facilmente solucionados, porém, algumas pessoas preferem o caminho da burocracia e mais longo para sua solução. Foi o

que aconteceu há poucos dias quando um vereador apresentou indicação no legislativo xaxinense solicitando o comparecimento para explicações, do responsável pela avaliação das isenções de IPTU para quem de

direito, pois o setor de tributação estaria emitindo cobrança indevidamente. O vereador alegou que uma senhora aposentada e proprietária de somente um lote estaria na obrigação de pagar o imposto.

Burocracia II Com a existência da lei nº 007/2002 do código tributário municipal, estão isentos de pagar IPTU todos aqueles que possuem mais de 60 anos ou aposentados cuja renda familiar não ul-

trapassa três salários mínimos. Para ser enquadrado no benefício, o contribuinte deve se dirigir na prefeitura municipal, setor de tributação, e ao apresentar os comprovantes de renda e

idade será imediatamente inscrito como isento. Fácil... Muito fácil. No entanto, algumas pessoas talvez desconhecendo a Lei, recorrem aos meios mais difíceis tentando solucionar o problema.


www.esportecomjorgeroberto.blogspot.com

ESPORTE

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

PAULO ROBERTO FALCÃO PALESTRA NO OESTE CATARINENSE CAMPEONATO ESTADUAL DE AMADORES 2010 DIA 18 DE MAIO 5ª RODADA 15:30hs E.C COMETA X SER. GIGANTINHO/SCHUMANN ASS. VIVA VIDA. SANTIAGO DO SUL X S.E SÃO CRISTOVÃO SER. JUVENTUDE X F.C TABAJARA SER. AJAP X SER. CRUZEIRO SER CAMPO ERÊ X SER. GUARANY E.C. OLARIA CARROCERIA OESTE X SER INDEPENDENTE

CAMPEONATO BRASILEIRO 2010

Na noite da última segunda-feira (10/ 05), o consulado do Internacional em Chapecó, trouxe para seus sócios e torcedores, uma visita ilustre. Nada mais, nada menos do que Paulo Roberto Falcão, o eterno Rei de Roma, e ídolo dos colorados. Na oportunidade lá estivemos e conversamos sobre a trajetória deste ídolo do futebol brasileiro. Falcão falou sobre usa trajetória no Internacional, da sua saíde deste o seu 1 ano e meio, quando deixou Abelardo Luz, sua terra natal, no qual ele afirma ser Abelardense e Catarinense, tendo orgulho de ter nascido nesta terra.Falcão destacou também o livro, “O time que nunca perdeu”, onde conta a passagem de grandes nomes do Internacional em um livro que segundo ele, ficará marcado principalmente para aqueles que não puderam acompanhar a trajetória do único time campeão invicto no Campeonato Brasileiro. Falcão falou também sobre o título do Rei de Roma, tendo orgulho ter passado pela Europa e ser reconhecido pelos torcedores de Roma. Em se falando de Copa do Mundo, Falcão, falou sobre a dificil conquista da

JORGE ROBERTO E PAULO ROBERTO FALCÃO

seleção. Segundo ele, a Copa não será fácil, mas ele vê um caminho difícil para a nossa seleção, onde Dunga tem apostado na renovação, e que outras seleção também tem se motivada e se preparadas para a disputa da Copa. Paulo Roberto Falcão, é de uma simplicidade, uma atenção especial ao torcedor, de uma gentileza, que só sendo catarinense, ídolo do futebol brasileiro e Rei de Roma, pra reconhecermos que Falcão além de ter sido um exelente jogador, treinador e hoje comentarista, também é um ser humano especial.

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SUÍÇO

XAXIENSE CAMPEÃ

Neste final de semana, teremos mais uma rodada do Campeonato Municipal de Futebol Suíço. A terceira rodada da competição terá a realização de sete jogos. No campo da SRCX-Clube, a partir das 14h30 teremos os seguintes jogos: Metalúrgica Stieven e Restaurante Gemellos. Em seguida, jogam Unidos Esporte Clube e Construtora Simonetti. Fechando a rodada a equipe do In Move enfrenta o SUÍÇO Sokedexe. No campo da Aspux, ás 15 horas jogam Internacionale e AAEC Internacional e na sequência jogam São Paulo e AAEF Celer. Fechando a rodada deste final de semana, a equipe do Esportivo Bela Vista enfrenta a Linha Uvarana a partir das 15 horas e em seguida jogam In Move e Construtura Rodrigues no campo do Rigotti

Jogando no último sábado em Ouro Verde, pela Copa Eletrobrás Eletrosul, a equipe da Xaxiense sagrou-se campeã, apresentando um bom futsal, rápido e competitivo. Formada apenas com atletas da casa, a equipe se prepara para a final do circuito, que será disputado nos dias 26 e 27 de Junho em Piratuba.

MUNICIPAL DE BOCHAS E SUÍÇO FEMININO AGITAM O MUNICÍPIO Vem aí o Campeonato Municipal de Bochas 2010. O primeiro arbitral está marcado para o dia 25 de maio, segunda-feira, ás 20 horas na sala de reuniões, no Albertão. Segundo o secretário de Esportes José Carlos Viacelli Della Betta, é importante a participação de todos, pois na oportunidade será discutida a forma de disputa, bem como a elaboração da tabela de jogos. Também estão abertas as inscrições para o Campeonato Municipal de Futeol Suíço Feminino, e se estenderá até o dia 31 de maio. As inscrições poderão ser realizadas através do telefone 3353-5898.

ESPORTE COM JORGE ROBERTO Galera, acessando meu blog, nós teremos a cada rodada do Brasileirão, o Palpitão, onde você poderá também enviar seu palpite em relação aos resultados da rodada. Seus palpites também estarão sendo divulgado no nosso blog, claro0, sendo que você coloque todos os seus dados, como nome e cidade. No meu blog, você também poderá comentar sobre a Seleção Brasileira, copa do Mundo e demias jogos da Libertadores e copa do Brasil. Participe, acesse meu blog e fique a vontade!

Grêmio sai na frente contra o Santos Milhares de torcedores, jogo eletrizante, belos gols e uma virada incrível. Esta é a descrição do primeiro jogo entre Grêmio e Santos, válido pelas semifinais da Copa do Brasil. No primeiro tempo, 2x0 para o Santos, no segundo, reação tricolor. Com o placar de 4x3, no Olímpico, o Grêmio vai para a Vila Belmiro com a vantagem do empate. Já o Santos, precisa de uma vitória simples (1x0) ou por um gol de diferença (até 3 a 2). A repetição do placar de Porto Alegre leva aos pênaltis e a partir de 5 a 4 dá Grêmio. O jogo de volta acontece na próxima quarta-feira (19), as 21h:50min em Santos. O jogo promete ser difícil, truncado, bonito e muito emocionante.

Colorado vence Estudiantes por 1x0 Internacional e Estudiantes se enfrentaram, na última quinta-feira (13), no primeiro jogo das quartas-de-final da Taça Libertadores. A partida foi difícil e o placar foi magro. O único gol do jogo foi marcado pelo zagueiro do Internacional, Sorondo, aos 42 minutos do segundo tempo. Este resultado oferece conforto ao clube gaúcho na disputa pela vaga. O segundo jogo será no dia 20/05, em Quilmes, e o Internacional pode empatar ou até perder por um gol de diferença, a partir de 2 a 1, que fica estará classificado.

15

Jornal Data X Semanário 15/05/2010

· Grêmio e Santos, jogo digno de uma final de Copa do Brasil. · Cruzeiro e São Paulo, jogo emocionante com vitória do São Paulo. · Sem dúvidas, São Paulo tem tradição na Libertadores. · Paulo Roberto Falcão em Chapecó. Humilde, atencioso, realmente um ser humano especial!. · Santa Terezinha e Gomes Carneiro representam xaxim na fase micro regional do Moleque Bom de Bola. Parabéns as escolas. · Flamengo perde em casa. Parece que este ano não será o do Flamengo. · E o Avaí é o líder do Brasileiro, pelo menos até este final de semana. É bom vermos Santa Catarina no topo da tabela. · O que você achou da convocação de dunga ? Gostou ou Não? Acesse meu blog e vote ou então, comente!. · Galera, um grande Abraço e até a próxima edição!. · Acesse o nosso blog: www.esportecomjorgeroberto.blogspot.com e fique por dentro das noticias do esporte local e regional!

MOLEQUE BOM DE BOLA No final da tarde da última quinta-feira (06/05) ontem, no Estádio da Montanha, tivemos a grande decisão da fase municipal do Moleque Bom De Bola. Na decisão do feminino, tivemos a vitória da equipe do Santa Terezinha, diante do Custódio de Campos pelo placar de 2 a 0. Já na decisão do masculino, a equipe do colégio Gomes Carneiro goleou na decisão a equipe do Dom Bosco pelo placar de 5 a 2. Agora, Santa Terezinha, no feminino, e Gomes Carneiro, no masculino, representarão o município de Xaxim, na fase micro-regional no Moleque Bom De Bola. Após as disputas nas finais, as equipe foram agraciadas com troféus e medalhas. Secretário de Esportes José Carlos Viacelli Della Betta, presente no evento, destacou a organização e participação dos colégios, agradecendo o empenho de todos na participação da competição.

SANTA TEREZINHA

GOMES CARNEIRO


16

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

16

Jornal Data X Semanário 15/05/2010

EDIÇÃO 75  

Vendo uma bela cidade

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you