Issuu on Google+


CDL de Xaxim oferece curso sobre vendas

2

A CDL de Xaxim, em parceria com o SICOM e SENAC, estão oferecendo o curso “Excelência em Vendas”. Este curso tem como objetivo o aperfeiçoamento de vendas. Colabora no desenvolvimento de ações geradoras de excelência, que leva os participantes a realizar vendas diferenciadas e com valor agregado. As inscrições estão abertas até hoje (10). Outras informações podem ser obtidas pelo fone (49) 3353-2395, ou na secretaria da CDL.

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

Editorial Shows, exposições, negócios... Quanta coisa não? São essas as palavras que predominam nesta edição. Além do Data X chegar às suas mãos repleto de noticias de Xaxim e cidades de abrangência, o assunto de destaque desta semana é a Expo Xaxim- Feira Industrial Comercial e Agropecuária de Xaxim. A abertura da Expo Xaxim foi na última quinta-feira (09) e segue até neste domingo (12). Se for analisar, são apenas quatro dias de trabalho por parte dos organizadores e expositores, mas muito pelo contrário, são meses de dedicação e empenho para conseguirem mostrar seus trabalhos com excelência. E mesmo com meses envolvidos com a feira, sempre tem coisas que não acontecem da maneira com que foram planejadas. Esperamos que os negócios se concretizem, que a feira seja um sucesso e que venham as próximas edições ainda melhores. O Data X também traz informações sobre a caminhada de reconstrução histórica de Lajeado Grande. Uma atividade que mobilizou a população lajeado grandense por recordar a luta de seus antepassados. Além disso, vamos relembrar o memorável dia de 11 de setembro de 2001. Tudo isso e muito mais, você vai conferir nessa edição. Tenham todos uma boa leitura!

Direção: Lisiane Zanotto, Joel Alves do Amaral, Anita Zanetti, Aline Anghinoni Comercial: Aline Anghinoni e Anita Zanetti Repórteres: Andressa Nascimento e Dieila Zanetti Jornalista responsável: Dieila Zanetti Twitter: jornaldx Circulação: Xaxim, Lajeado Grande, Cordilheira Alta, Arvoredo, Marema e Entre Rios Periodicidade: Semanal – Impresso pela Diario Serrano /Cruz Alta Redação: Av. Plínio Arlindo de Nês, nº 1105, Ed. Desbravador, sala 206 / centro, Xaxim – SC Cep:89825-000 Telefone: 49-3353-6707 Site: www.jornaldx.com.br E-mail: jornaldx@jornaldx.com.br

Importante: Matérias, colunas e artigos assinados, são de responsabilidade de seus autores e não traduzem necessariamente a opinião do jornal.

EDITORIAL Charge

http://acertodecontas.blog.br/politica

2

Jornal Data X Semanário 11/09/2010


Secretaria da Educação distribui mais de 450 mil livros Incentivar os alunos da rede pública estadual a desenvolver o hábito da leitura é o objetivo da

Secretaria de Estado da Educação (SED), que começou a distribuir 453.600 livros para os alunos das suas 1.350 escolas. A distribuição faz parte do programa Leitura na Escola, da SED. As obras têm conteúdos direcionados à autovalorização do aluno, à inter-relação coletiva, aos conflitos sociopolíticos, entre outros temas.

GERAL

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

A Partir deste mês, estaremos incremententado nosso tablóide com mais uma novidade para vocês leitores. Estaremos Através desta, mostrando para vocês, dicas de Saúde e os benefícios da atividade física acompanhada, com o Professor e Personal Trainer Rafael Paz. Nesta Ocasião estaremos abordando o que é o Personal Trainer, ou Treinador Pessoal, que é um “Profissional da área de saúde capacitado em avaliar, prescrever e controlar o exercício físico; fundamentados nos princípios científicos, que respeita os objetivos e limitações de seus alunos, para que dessa forma evite possíveis lesões”. No Brasil, o crescimento do Personal Training ocorreu devido a uma necessidade de valorização profissional do educador físico, somado ao modelo tradicional e heterogêneos das academias de ginásticas, nas décadas de 70 e 80, importado dos EUA, onde o aluno era submetido a treinamentos em salas de ginástica ou musculação realizando exercícios com intensidades, durações, coreografias e programas de musculação idênticas, sem respeitar seus objetivos e limitações. Gerando, por conseguinte insatisfação e desistência. Através da imprensa falada, escrita e televisiva a sociedade ficou cada vez mais informada sobre os benefícios do exercício físico, ficando exigente e obrigando dessa forma com que os profissionais de educação física buscassem cada vez mais conhecimentos para suprir essa necessidade tornando-se um especialista (Personal Trainer). Para se obter sucesso como Personal Trainer torna-se necessário conhecer os objetivos e limitações do aluno através das avaliações, para escolher qual a modalidade, intensidade, duração, freqüência semanal e a progressão mais adequada para alcançar o objetivo proposto, com a rapidez, gerando prazer e bemestar. Ninguém convence por acaso. Se o seu “Personal” não esta fazendo isso, abra o olho, você esta sendo enganado. Para se manter a qualidade do trabalho, o Personal antes de tudo precisa estar atualizado, ser tranqüilo, respeitador, responsável, honesto, ético e, sobretudo amar o que faz. Educação física, da área da saúde, talvez seja a única profissão que previne, cura e retarda o processo deletério do envelhecimento. Por isso, É uma área que nós temos que saber como trabalhar nas diversas situações e fazer com que as pessoas sejam felizes.

Jornal Data X Semanário 11/09/2010

Nova rede Nove anos do maior de ataque terrorista farmácias é consolidada em Chapecó A farmácia Rosafarma de Xaxim firmou convênio com rede de farmácias Megafarma. O evento que consolidou a união aconteceu na sexta-feira (03) em Chapecó. Na solenidade foram apresentadas as metodologias de trabalho da rede que envolve farmácias de Xaxim, Chapecó e Seara. Entre os projetos apresentados a capacitação de funcionários e a ampliação da rede são metas fundamentais a serem cumpridas. A Rede Megafarma, apoiada pelo Sebrae, tem como objetivo principal oferecer preços adequados e serviços diferenciados a população.

Uma terça-feira que ninguém esquece. Nova Iorque, 11 de setembro de 2001. A Maior potência mundial sofria com simultâneos ataques aéreos à bases governamentais e econômicas. Aviões sequestrados serviam como mísseis apontados para o governo norte-americano. 8h45 da manhã em Nova Iorque e uma avião desgovernado atinge uma das torres do World Trade Center. Mais tarde um segundo avião atinge a torre vizinha e em menos de duas horas ambas vão ao chão. Um terceiro avião cai no Pentágono, principal centro militar americano, enquanto outro cai na Pensilvânia. Os 110 andares das torres gêmeas de Nova Iorque se transformaram em uma imensa nuvem de poeira e monte de ferro retorcido. Não era acidente, e sim o maior

http://brazjr.blogspot.com/l

Personal Trainer

3

ataque terrorista da história. Quase três mil mortos entre os três ataques que

hoje, 11 de setembro de 2010, completam nove anos.


4

Pastor americano desiste de queimar o Alcorão O Pastor Terry Jones decidiu não queimar 200 exemplares do Alcorão (livro sagrado do Islamismo). A queima, que aconteceria no dia 11 de setembro, quando os atentados terroristas aos EUA completam nove anos, foi cancelado mesmo sem acordo. O protesto era para que a nova Mesquita de Nova Iorque fosse construída em outro lugar.

OPINIÃO

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

Cirurgião-Dentista CRO/SC 9498

A RESPONSABILIDADE É NOSSA Você lembra em quem votou na última eleição? Como cidadão ao votar você tem uma força decisiva no processo político (uma das formas de participar e de exercer a sua cidadania). Votar pode fazer a diferença (para melhor) para a sociedade e para o destino de nosso país. Esteja bem informado sobre os candidatos e os seus compromissos e programas de governo (o que eles prometem e se realmente é possível de ser feito). Fique atento, pois os políticos não são todos iguais (acredito que muitos são dedicados às suas atividades como representantes da sociedade e exercem sua função com afinco). Você acompanha as atividades de seu representante (eleito com o seu voto)? Escolher seu candidato com responsabilidade e de forma consciente é o seu dever e, caso eleito, acompanhe constantemente suas atividades (ações e omissões). Conheça a história de vida e o passado político do candidato, pois seu representante deve ser você no poder.

E-mail:

Tel.: 49 3353 5149 dr.maicoluiz@gmail.com

Os candidatos (em todos os cargos) que você elegeu prestaram contas do que foi feito e cumpriram o prometido? Você tem o direito e a obrigação de votar, fiscalizar, reivindicar, cobrar e denunciar todos os agentes políticos (independente de você ter ou não votado nos que se elegeram). Não seja um analfabeto político (transforme sua descrença na política pela ação efetiva). “Controle os políticos ou os políticos controlam você”. Seja esperto. Não se iluda e nem se engane com o marketing que se aplica os candidatos (maquiagem que os torna simpáticos e confiáveis). Você é livre para fazer a sua escolha (o voto é secreto). Vote consciente, com critério e responsabilidade. Voto não tem preço, tem consequência (“a pessoa que se vende recebe sempre mais do que vale”). “Não podemos mudar o início, mas podemos mudar o final”. Faça a diferença. Prof. MARIOLY OZE MENDES, Msc. – marioly@ibest.com.br http://lattes.cnpq.br/5331691850935936

4

Jornal Data X Semanário 11/09/2010

Dr. Maico Luiz Cela

Odontologia A desagradável sensibilidade dentária Desconforto que afeta um a cada quatro adultos, a sensibilidade nos dentes é aquela sensação dolorosa que sentimos quando ingerimos alimentos ou bebidas geladas, quentes, cítricas ou doces, afetando diretamente o nosso prazer de degustação e muitas vezes sendo insuportável. Causada na maioria das vezes por retrações gengivais fisiológicas ou oriundas de fatores adversos, essa retração acaba expondo parte do dente que não possui recobrimento de esmalte, ficando desprotegido do meio externo e causando dor. A técnica incorreta de escovação, bruxismo (ato de ranger os dentes), ausência de dentes vizinhos entre outros fatores, colaboram com o aumento da

POLITICA & CIA

retração gengival e também a sensibilidade dentária. Pequenas fraturas, desgaste dental e lesões cariosas são outros responsáveis pelo desenvolvimento de tal desconforto. Quanto ao tratamento, temos inúmeras formas para controlar, diminuir e acabar com a sensibilidade. Dependendo da causa e da gravidade, a dor e a origem deste desconforto pode ser tratado por um cirurgião dentista, devolvendo o prazer de saborear alimentos e bebidas de nossa preferência.

Luiz Grasel

Sentar e aparar as arestas da coligação O Presidente do PP – Partido Progressista de Xaxim, Ivanor Pedro Piaia, disse que no momento está concentrado na eleição de Ângela Amin para o Governo do Estado e que somente depois das eleições estaduais é que vai sentar com os dirigentes do DEM para solucionar problemas existentes e aparar as arestas. Ele se referiu ao distanciamento entre o prefeito Gilson Vicenzi (DEM) e seu vice Adacir Araldi

(PP), cujo relacionamento esfriou fazendo com que o progressista abandonasse a prefeitura, não de forma oficial, pois pelo que se sabe, Araldi não renunciou ao direito de salário. Ao garantir que a relação entre os partidos sempre foi muito boa, Piaia ressaltou que o desentendimento entre prefeito e vice é uma situação particular entre ambos e que não deve afetar o bom relacionamento entre DEM e PP.

Coligação deve continuar para oposição não se reorganizar “O Democratas não ganhou sozinho as eleições e muito menos o PP teria condições de oferecer a vitória sozinho”. Foi o que disse o presidente progressista, Ivanor Piaia, em entrevista para um jornal de circulação regional onde reafirmou que os dois partidos devem se reunir após as eleições de outubro para colocar um ponto final no distanciamento entre seus principais gestores públicos, Tinho e Araldi. Na opinião de Piaia, com divisão de união

ninguém ganha eleição e, além disso, proporciona entusiasmo para a oposição. A coligação DEM/PP/PSDB deve sentar para conversar primando um bom entendimento e relacionamento para evitar que a oposição se reorganize e tente reconquistar a prefeitura. No entanto, o progressista lembrou: “Se a Angela Amin for governadora, nós estaremos fortalecidos para reivindicar o espaço que é de direito do partido para as eleições de 2012”, disse Piaia.

É legal salário de vice-prefeito sem trabalhar? Numa situação em que o vice-prefeito Adacir Araldi não atende em seu gabinete, não acompanha o trabalho das secretarias e departamentos e nem se quer comparece na prefeitura, a pergunta que não quer calar nas rodas políticas é a seguinte: “É legal o salário de R$ 7 mil

que ele recebe mensalmente?”. Juridicamente, sendo legal ou não, a bem da verdade é que o fato não deixa de transparecer estranho e imoral, pois não é normal um funcionário ter salário sem precisar trabalhar, ou no mínimo comparecer no expediente. Entretanto, a prática já era uma

rotina há muitos anos na prefeitura de Xaxim. O último vice-prefeito que vi trabalhar foi na gestão passada de Lírio Dagort, já, que, seu vice, Tinho Vicenzi,

acumulou a função de secretário da Indústria e Comércio, inclusive renunciando o salário destinado ao cargo.

Cabo eleitoral arrependido Ao fazer uso da Tribuna da Câmara o vereador, Clério Isidro Isotton (DEM), manifestou seu apoio às entidades que fazem campanhas para que os eleitores não votem em candidatos a deputado estadual e federal que não sejam da sua região. Como exemplo citou Blumenau onde a conscientização está sendo trabalhada com mais intensidade neste ano, pois em 2006, milhares de votos foram computados para candidatos de outras regiões. Keio Isotton exemplificou

e lamentou seu próprio trabalho de Cabo Eleitoral na eleição passada quando fez campanha para um deputado estadual, que mesmo sendo eleito, esqueceu do município de Xaxim onde só retornou agora através de placas com propaganda de sua nova candidatura. Apesar do vereador não citar o nome do candidato, vem à memória que naquelas eleições Kéio Isotton foi cabo eleitoral de Moacir Sopelsa, representante da região do Alto Uruguai Catarinense.

Pesquisa aponta que avicultores estão satisfeitos É muito comum ouvir dos avicultores integrados de Xaxim, Chapecó e de outros frigoríficos da região, que a situação da avicultura catarinense está se agravando pela baixa remuneração e relação de trabalho entre produtores e agroindústrias. Boa parte diz que está trabalhando no vermelho, ou que a renda mal dá para cobrir as despesas. No entanto, recebo um e-mail que põe em dúvida se o lamento dos avicultores é verdadeiro ou não. Foi constatado através de uma pesquisa que o integrado está satisfeito, pois a atividade é rentável e ele quer investir na ampliação do seu nego-

cio. Os dados são da Coopercentral Aurora que pesquisou 1.590 avicultores que entregam sua produção em Quilombo, Maravilha e Erechim. 93% dos entrevistados disseram estar satisfeitos e querem continuar produzindo frango. Esse posicionamento é corroborado pela pergunta seguinte – deseja ampliar o aviário? – que leva a constatação de que 54% a 65% dos produtores rurais integrados desejam ampliar os criatórios de aves. Desses empreendedores rurais, a metade informa ter condições próprias de ampliação. “Eu que tinha uma compaixão dos avicultores, agora fico na dúvida”.


Laticínio Lajeado Grande está em fase de acabamento A finalização da obra do Laticinio Lajeado Grande está prevista para o final do ano. Neste final de semana foi realizado o trabalho de asfaltamento em todo o pátio da empresa. Também, teve o acabamento dos barracões. Assim que forem concretizados estes serviços a obra passará pela montagem do maquinário e na seqüência, já será feito o inicio do processamento do leite.

GERAL

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

5

Independência: questões de responsabilidade social marcam o Desfile Cívico No dia sete de setembro o Brasil comemorou 188 anos de Independência. Um dia para lembrar as conquistas alcançadas desde o grito de Dom Pedro I às margens do Ipiranga, e para pensar as ações de hoje e as futuras. Dia em que o país se vestiu de verde e amarelo para cantar o Hino Nacional em declaração à Pátria. Como na maioria das cidades brasileiras, Xaxim amanheceu ao som da Banda Municipal Frei e passou a m a n h ã acompanhando o desfile cívico com as

entidades do município. Escolas, creches, associações esportivas, culturais e sociais fizeram parte das homenagens que fecharam a Semana da Pátria. A solenidade da hora cívica teve início às 8h com hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional. Em seguida a novíssima Banda Municipal, fez a sua apresentação oficial para depois conduzir o desfile. O grupo de dança da Casa da Cultura foi o carro abre-alas com uma apresentação de dança. Cada pelotão que passava pela Avenida Plínio Arlindo de Nês, apresentava suas considerações sobre a sociedade atual. Questões de que podemos nos orgulhar, como o avanço da comunicação, e outras em que devemos pensar e debater, como o bullying. A paz e o respeito às diferenças, sejam elas quais forem, marcaram grande parte das apresentações. Paz no esporte para quem joga, paz nos estádios para quem assiste, paz as diferentes culturas e religiões, paz no trânsito, paz para os animais em extinção, paz à terra que sofre com as destruições, paz para as famílias, paz para as tradições. Paz. E alegria. Em saber que há todo um futuro pela frente. Com novos cidadãos que formamos hoje, ajudando a transformar o mundo a nossa volta.

Jornal Data X Semanário 11/09/2010


20 anos de defesa aos direitos do consumidor

6

O Código de Defesa do Consumidor Brasileiro (CDC), completa 20 anos neste sábado, 11. O último balanço feito pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) em agosto deste ano, mostrou que o setor de telefonia continua sendo o campeão em reclamações. Criado em 11 de setembro de 1990 o código prevê normas para proteger o consumidor e assegurar que seus direitos sejam respeitados pelas empresas que prestam serviços.

GERAL

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

6

Jornal Data X Semanário 11/09/2010

Marco de uma trajetória EEB Profª Antonia Gasino De Freitas realiza caminhada cívica desbravaram essa terra, para chegar no que o município é hoje”, explica. A caminhada demonstrou desde a colonização, a formação étnica, os primeiros caboclos, até a população atual. Deixou evidente a miscigenação e suas contribuições para a formação da população lajeado grandense. Segundo a organizadora, através do desfile buscaram caracterizar as contribuições das diferentes culturas, compreender a força da religiosidade na construção comunitária, compreender os fatos históricos que envolvem a comunidade desde a colonização até os dias atuais. Além disso, buscou valorizar as famílias pioneiras divulgando e homenageando a todos.

Um pouco de história De acordo com pesquisas realizadas pela EEB Profª Antonia Gasino De Freitas, para a realização da caminhada, estão caracterizados os primeiros colonizadores, moradores do Pesqueiro (1º nome de Lajeado Grande). Viviam em ranchos dispersos caboclos da famílias Teles, Arruda, Camargo, Topázio e outros, sendo que os mesmos eram posseiros. Nessa época as terras eram do governo que para facilitar a colonização e povoamento das

Cultura do vinho

Demonstração dos primeiros meios de transporte

Cavaleiros do CTG Alma Gaúcha de Xaxim

diferentes regiões, concedeu por concessão à Cia. Bertazzo & Maia Ltda e a mesma concedeu para irmãos Lunardi. As atividades desenvolvidas eram aberturas de picadas para o deslocamento e acesso dos colonizadores desde Chapecó/Xaxim e conseqüentemente para esta região chamada de Pesqueiro até a região conhecida hoje como Marema. Os habitantes viviam do corte de erva mate transportada em cargueiro até Joaçaba e plantavam para a subsistência. Por volta de 1918 a colonização toma forma, com a chegada do Francisco Oliveira da Silva (Sr. Chico) com sua esposa e dois filhos. Neste período por definição do Sr. Luiz Lunardi, o nome muda de Pesqueiro para Lajeado Grande devido as grandes lajes existentes no Rio Lajeado, nos locais de acesso e travessia. Em 1958, Lajeado Grande passou à categoria de Distrito do município de Xaxim, através da resolução nº 376/58 de 12 de dezembro de 1958, e em 1991 passou a ser município pela Lei nº 8.478 sancionada

Uso do Engenho de Cana simulado pelos alunos

em 12 de dezembro de 1991. A primeira administração foi eleita em 02 de outubro de 1992 e empossada em 1º de janeiro de 1993. Importância Para a diretora, Cleci, demonstrar para a população a importância do passado para se ter o presente é de muita valia. “Se a gente não tivesse ninguém que tivesse desbravado, não existiríamos, então é uma importância grande a reconstrução histórica para eles saberem a importância dos avós, e das próprias famílias deles”, afirma. O prefeito, Zeno Jairo Zminjevski, também destaca que essa caminhada é gratificante para aqueles que tiveram a oportunidade de reviver o passado. “É uma homenagem para todos nós que moramos no município, independente de quem veio antes ou depois. Alguém começou, alguém construiu e chegamos onde estamos hoje”. Dona Casemira Zminjevski, atualmente moradora mais velha do município se emociona ao assistir o desfile e relembrar a história de Lajeado Grande. “É lindo ver os alunos uniformizados, cantando o hino e demonstrando a história que eu vivi aqui”, finaliza.

Demosntração dos primeiros colonizadores

Coral de Lajeado Grande

Evolução dos meios de transporte

R$ 120,00

Reconstruir a história do município de Lajeado Grande. Este foi o objetivo da caminhada cívica realizada em Lajeado Grande no último domingo (05). A atividade foi organizada pela EEB Profª Antonia Gasino De Freitas em parceria com a escola municipal e prefeitura. De acordo com a diretora da EEB Profª Antonia Gasino De Freitas e organizadora da atividade, Cleci Maria Geremia Biasuz, antigamente era feito o desfile cívico de sete de setembro, mas este ano decidiram inovar e fazer uma reconstrução histórica para os próprios alunos entenderem como se deu o processo de desenvolvimento do município. “A maioria dos alunos não tem noção de como os avós, os bisavós deles desfrutaram,


Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

Expo Xaxim 2010 7

Jornal Data X

Semanário 11/09/2010

Abertura Oficial reuniu aproximadamente três mil pessoas Já com as expectativas superadas, a primeira Expo Xaxim - Feira Industrial Comercial e Agropecuária de Xaxim, iniciou nesta quinta-feira (09) e reuniu um público de, aproximadamente, três mil pessoas. Estiveram presentes na abertura da Feira autoridades, a Comissão Central Organizadora (CCO) e a população de toda a região. De acordo com o Prefeito de Xaxim, Gilson Vicenzi, a feira foi pensada nos mínimos detalhes para ser um evento grandioso ao povo de Xaxim e região. “Aqui nós temos pessoas trabalhadoras que lutam para que essa terra seja cada dia melhor”, declara. A Comissão Central Organizadora também já comemora o grande sucesso da Expo Xaxim. Segundo o presidente da CCO, Marcelo Basi, a abertura da feira representa a concretização de tudo o que foi planejado para que o evento seja um sucesso. “Já de início a Feira superou as expectativas, e isso demonstra o trabalho, apoio de uma equipe e de pessoas que realmente acreditaram que a Feira seria um grande sucesso”, afirma Basi. Logo após a abertura oficial da Feira, o público conferiu um culto as tradições, prestigiou a gravação do Programa da Ric TV (Record) Campereando, com a presença de Dante Ramon Ledesma, Cantiga de Verso e Alma e baile com o Grupo Chama de Galpão levantando o público.

Gravação do Programa Campereando

Abertura da Expo Xaxim

Apresentações artisticas


8

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

Expo Xaxim 8

Negócios e diversão marcam a I Expo Xaxim A primeira edição da Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Xaxim, Expo Xaxim, está a todo vapor. Pensada para impulsionar os negócios e agronegócios do município, a feira conta com 121 expositores que se dividem entre o espaço interno e externo. Os standers oferecem todo o tipo de produtos, de móveis a vestuário, jóias, equipamentos eletrônicos, fotografia, instituições educacionais, produtos agropecuários e automotivos. A expectativa dos organizadores é que juntos os expositores movimentem de sete a dez milhões de reais em negócios nos quatro dias de feira. Além das exposições feitas pelo comércio local dentro do pavilhão central, os animais que fazem parte da feira também chamam a atenção de quem está visitando. No pavilhão de gado de corte, sete expositores apresentam ao público os seus animais que surpreendem pelo tamanho. Muitos deles chegam a pesar mais de mil quilos, como o Campeão Estadual ‘Elevo’ da fazenda Brumagil. Há ainda o pavilhão de gado de leite, com 14 expositores e o de ovelhas.

Para quem ainda não foi A Expo Xaxim é uma ótima oportunidade para conhecer e prestigiar o comércio local e se divertir sem mexer muito no bolso. A entrada é grátis para visitar a feira e apenas o estacionamento é cobrado. São cinco reais para as motocicletas e dez reais para os carros. O estacionamento tem segurança particular e seguro contra eventuais danos que o veículo pode sofrer enquanto ele está no pátio da feira. Para informação e descontração dos visitantes a Unochapecó, através do curso de Jornalismo, mantém a Rádio Frequência Universitária, oficial da Expo xaxim 2010. Com programação diária ela divulga as principais informações da feira com música e descontração. Dentro do parque uma unidade do Corpo de Bombeiros de Xaxim está de plantão com ambulância e caminhão caso haja alguma emergência. As Polícias Civil e Militar também estão auxiliando na segurança da feira e, caso se faça necessário, uma equipe do Posto de Saúde está de prontidão para atender os visitantes, expositores e colaboradores da Expo Xaxim. O parque de diversão e a praça de alimentação, situados na saída do pavilhão central, são uma boa pedida para reabastecer e se diParque de diversões vertir. A arena de rodeio e o palco completam as instalações que devem receber 30 mil pessoas até domingo.

Jornal Data X

Semanário 11/09/2010

PROGRAMAÇÃO Sábado ·10h – Abertura dos portões da feira ·14h – Festival de Música Sertaneja e Raiz ·18h às 20h – Apresentações culturais e artísticas no Espaço Alternativo ·20h – Rodeio Country com a Companhia César Paraná ·22h – Encerramento da visitação aos standes - Show com gravação do novo DVD de Beto & Julio

Domingo ·10h – abertura dos portões da feira - Final do Festival de Música Sertaneja e Raiz ·14h – Tarde dançante no Galpão do CTG Marca da Ferradura - Apresentações evangélicas ·18h – Rodeio Country com a Companhia de César Paraná ·20h – Encerramento da visitação pública aos standes - Show gospel Opus Dei

Elevo, Campeão Estadual Pavilhão de gado de corte

CRESOL XAXIM RUA VISTA ALEGRE 281 FONE: 49 33535097 xaxim@cresol.com.br www.cresol.com.br JUNTOS SOMOS FORTES


Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

Flashs da feira 9

Jornal Data X

Semanário 11/09/2010


10

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

Expo Xaxim 10

Jornal Data X

Semanário 11/09/2010

Espetáculo na arena Um dos momentos mais esperados da Expo Xaxim - Feira Industrial Comercial e Agropecuária de Xaxim é o Rodeio Country com a equipe César Paraná. De acordo com César Paraná o rodeio pretende levar à população, três noites diferenciadas com mensagens de amor, fé, alegria, entusiasmo, entre tantas outras. Além disso, estarão na arena 22 peões montado em touros e fazendo um gran-

de espetáculo ao público. O auge da arena foi a abertura do rodeio realizada ontem (10). Conforme César o objetivo principal é atingir o coração das pessoas e mexer com as emoções. “Temos uma responsabilidade através de nossa fala e de nossas mensagens. Fazer a abertura com fogos, iluminação, mensagens e músicas é o ponto de referência de nossa equipe”, afirma.

De volta as origens César Paraná iniciou no mundo dos rodeios em 1997 através de uma brincadeira. “Eu era apresentador de televisão e narrador de futebol em rádio e foi aí que a gente achou esse trabalho de rodeio interessante, essa interatividade com o público e pensei que iria me dar bem com isso”, relembra. Neste final de semana César está de volta as origens, afinal sua primeira apresentação foi em

solo xaxinense. “Quando comentei minha ideia, meus amigos resolveram fazer uma festa country e a primeira vez que César Paraná falou no microfone para a platéia foi a antiga Chandon, em Xaxim.” A partir daquele momento César começou a participar e organizar os rodeios. “Fizemos um rodeio diferente, um rodeio mais show, mais espetáculo e graças a Deus tem se tornado referência a nível estadual, regional no sul do Brasil”, explica César. No rodeio country da Expo Xaxim, a equipe César Paraná é composta por 50 pessoas, entre peões, montagem, juiz, salva-vidas, pessoal de boiada, fogos e organização. César Paraná, secretária Executiva, Cleusa Frese e o presidente Marcelo Basi

Os bastidores do espetáculo “O homem briga como o boi e o boi com o homem. A torcida quer que o boi vença, mas felizmente em 90% dos casos a vitória é do peão.” Essa é a definição dada pelo o tropeiro e dono dos touros da equipe César Paraná, Salésio Conceição. Ele trabalha com rodeios há 32 anos, participa da equipe há nove e se dedica a atividade por paixão, gosto e necessidade. Segundo Conceição o trabalho com os animais vai muito mais além do que largá-los na arena. “Nessa feira, os touros viajaram 12 horas. Assim que chegamos já soltamos para eles tomarem água, comer capim e descansar. Depois do rodeio ainda comem ração balanceada por um veterinário”, explica. De acordo com César Paraná, o touro é um animal que tem uma vida útil de oito anos, enquanto o animal de abate no máximo três anos já é sacrificado. Também afirma que “não é uma

raça só que serve para rodeio, a cada mil touros, por exemplo, apenas um serve para rodeio”. Então não é qualquer boi que é pego em campo e que serve para montarias. Dos 50 touros do tropeiro da equipe César Paraná, 38 deles são profissionais. Pesam aproximadamente 1080Kg cada um. Mas para mantêlos preparados para os rodeios é preciso muito cuidado. “Os touros para rodeio devem pesar no mínimo 700kg, porque se não, não agüentam a corda”, afirma. O custo mensal para mantê-los é de, aproximadamente, R$230,00 sem contar a mão-de-obra. Já para a venda, o tropeiro explica que se fosse vender um dos seus touros custaria em média 35 mil cada um. Para Salésio, isso é hobby e profissão, faz quem gosta e quem sabe. “As vezes é melhor lidar com os touros do que com o seres humanos”, finaliza.

Touros se alimentando antes do espetáculo

Agricultura familiar é tema de seminário na Expo Xaxim Xaxim é destaque no Agronegócio Catarinense, sendo o terceiro município em arrecadação no Estado. O Governo municipal realiza vários investimentos para manter o homem no campo junto com suas famílias. Durante a Expo Xaxim, foi realizado ontem (10) um seminário em parceria com a Epagri sobre a importância da agricultura familiar para a região oeste. De acordo com o palestrante, Milton Luiz Silvestro, o foco da palestra foi na valorização da mulher e do jovem na propriedade. “A mulher ao longo dos anos acabou sendo esquecida em seu papel como trabalhadora, principalmente em programas, em políticas que fazem com que ela possa construir projetos econômicos autônomos em que ela possa manifes-

tar toda a sua capacidade”, explica o palestrante. Outro aspecto importante que foi discutido é a questão da formação de uma nova geração de agricultores. “A nossa região tem uma característica que preocupa que é a migração acentuada da população jovem, sobre tudo das moças, então é um grande desafio é como preparar uma nova geração de agricultores”, afirma Silvestro. Cerca de 300 produtores participaram do evento. Para as agricultoras, Maria Leanor de Oliveira e Geni Florest da Linha Santa Lúcia, é de extrema importância discutir agricultura familiar. “Se todo mundo desse apoio para que a juventude ficasse mais na agricultura era melhor, pois a cada dia eles estão saindo para a cidade”, ressalta Dona Maria.

300 pessoas participaram do Seminário


Festa de debutante para o Playstation O console mais vendido do mundo completou 15 anos na última quinta-feira, 8. o vídeo game fabricado pela Sony desde 1995 já está na sua terceira versão e continua divertindo baixinhos e grandinhos pelo mundo. Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

CLASSIFICADOS

11

Jornal Data X Semanário 11/09/2010

4 vagas Pensão, Republica de Estudantes No Centro de xaxim Etapa de seleção de participantes; Informações:

9139-5926

Vende-se aparelho de estética para tratamento facial e corporal. Preço especial. Interessados ligar para

3353-54-44 91423739

VENDE-SE uma casa semi-nova em alvenaria com garagem, apta para financiamento junto à caixa localizada no Bairro Flor próximo a Madre paulina. Valor R$ 100.000,00 VENDE-SE Um terreno no bairro Flor medindo aproximadamente 300m². Valor R4 38.000,00 VENDE-SE Um apartamento com 03 quartos no edifício Acesmo. Valor R$ 95.000,00

Falar com Tânia. VENDE-SE Uma casa em alvenaria medindo aproximadamente 200m² terreno medindo 474m² todo cercado, localizado no centro da cidade de CHAPECÓ –SC Valor: R$ 450.000,00

TERRENO

820m2

Rua Dante Domingos Lorenzoni

Bairro Frei Bruno

Contato: 3353-3062 / 8832-6933

VENDE-SE Um Terreno no bairro Guarany medindo 420m². Valor R$ 55.000,00 VENDE-SE Uma casa nova sem nunca ter sido habitada, contendo 02 quartos, sala, cozinha, lavanderia, garagem e varanda, terreno 392 de esquina, rua com calçamento, localizada no bairro Flor em Xaxim. Valor R$ 95.000,00 VENDE-SE Uma casa mista medindo aproximadamente 100m² contendo 03 quartos, 02 salas, cozinha, lavanderia, bwc, garagem com churrasqueira, terreno de esquina rua asfaltada, localizada no bairro Flor em Xaxim. Valor R$ 83.500,00 VENDE-SE Uma casa de alvenaria, localizada no bairro Guarany financiada junto a Caixa Econômica federal, com opção de assumir o financiamento. Valor R$ 82.000,00

Veículo Gol, geração 4, 1.0 8v. total flex, ano 2007,

única dona. O veículo possui: ar-condicionado, quatro portas, travas elétricas, manual, chave reserva, alarme, som com cd e quatro pneus novos. Cor cinza urano.

Interessados tratar com Francielli pelo fone (49) 99329337.

VENDE-SE Terreno no centro de Xaxim ao lado do Colégio Gomes Carneiro medindo 15X36 (540m²) todo plano, opção para ponto comercial ou prédio. Valor R$ 135.000,00 VENDE-SE Área de Terras com 15 alqueires toda de invernada e cercada, própria para reflorestamento. Valor R$ 12.000,00 por alqueire. Condições: aceita carro, terreno ou casa como parte de pagamento. VENDE-SE Apartamento em Chapecó-SC, contendo 02 quartos, sala, cozinha, lavanderia, bwc uma vaga na garagem, localizado no bairro jardim Itália. Valor R$ 148.000,00 Condições: aceita carro, terreno em Xaxim ou Chapecó como parte de pagamento.


12 DATAS COMEMORATIVAS 14 – Dia da cruz e do frevo 16 – Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio 17 – Dia da Compreensão Mundial

VARIEDADES

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

12

Jornal Data X Semanário 11/09/2010

/

11/09 a 18/09

Áries Não se surpreenda se receber um dinheiro inesperado. O auxílio virá de onde menos espera! Que tal se cuidar um pouco melhor? Ótima fase para investir em novas paqueras e conquistas. Touro – Você vai se sentir de bem com a vida! Mostre sua iniciativa no trabalho e busque apoio de amigos para seus projetos. No amor, os astros darão novo tempero à relação. É só aproveitar Gêmeos – Nada vai cair do céu, trate de batalhar! O desejo de ser útil aos outros deve prevalecer. É tempo de se dedicar a quem ama. Júpiter dará força para realizar seus sonhos de amor. Câncer – O céu estimula você a investir nos estudos e na carreira. Fique mais atento(a) aos seus interesses. O desejo de estar em boas companhias vai aumentar. Passeio vai favorecer o romance.

Happy Birthday a Klivia Verdi Anziliero que apagou as velinhas nesta sexta-feira, 10. Que Deus continue abençoando muito a sua vida. Você merece. Felicidades!

Felicidades para a Daniela Trevisan que comemorou mais um ano de vida no último dia 06. Suas amigas de trabalho a parabenizam pela passagem de seu aniversário. Desejam a ela muitas alegrias, paz, amor, saúde e muito sucesso.

PIADA Sobremesa de morango Ingredientes • 1 litro de leite • 4 colheres de sopa de maizena • 2 gemas • 1 lata de leite condensado • 1 lata de creme de leite (com o soro) • 1 caixa de morango (picados e passado no açúcar) • 2 pacotes de gelatina de morango (com quatro colheres de açúcar) Modo de preparo: -Levar ao fogo o leite, a maizena as gemas e o leite condensado, deixar engrossar e colocar o creme de leite. -Mexa um pouco e desligue o fogo. -Despeje em um refratário transparente. -Prepare a gelatina espere esfriar e coloque em cima do creme, adicione os morangos e leve para gelar por duas horas e pronto fica bonito e muito gostoso

MILAGRE POLITICO Aquele governador candidato à reeleição estava em seu escritório, quando a secretária avisa: - Governador, tem um eleitor cego aqui fora querendo lhe ver. E ele responde: - Aí já é demais! Diz a ele que eu ainda não estou fazendo milagres!!!

Leão – Não deixe nada para depois, há risco de desentendimentos com colegas. Atitudes gentis trarão novas oportunidades e bons resultados para sua vida. A dois, terá o apoio que sempre quis. Virgem – Cuide do visual e mostre seu brilho, mas fique esperto(a) com negócios de risco. A dois, estará mais convincente e comunicativo(a), aproveite para acertar os ponteiros com quem ama. Libra – Vênus dará uma força para o seu bolso. É possível que você assuma novas responsabilidades no trabalho. Mudança ou reforma em casa será favorecida. No romance, mantenha sua discrição. Escorpião – Seja discreto(a) no emprego. Avalie suas relações e metas, veja o que é realmente importante. Ainda que queira agradar, o desejo de ficar só pode falar mais alto. Siga sua intuição. Sagitário – Una-se a pessoas com objetivos iguais aos seus. É tempo de interagir e aumentar sua popularidade, mas cuidado para não se envolver em problemas alheios. Afinidades vão estimular o amor. Capricórnio Invista nos seus talentos, trabalhar vai lhe fazer bem! Terá facilidade para divulgar suas ideias. No campo afetivo, Vênus indica romance com amigo(a). Valorize o contato com o par. Aquário – Estudos, viagens e concursos ganham proteção. Vênus indica uma grande vitória no campo profissional e na vida amorosa. Curta imensamente as emoções, mas procure guardar seus segredos. Peixes – Fase de renovação no emprego: aceite novos desafios. É um bom momento para selecionar melhor as suas amizades. Convém fazer um balanço da sua vida afetiva. Viagem pode trazer alegrias.


Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

VARIEDADES

13

Jornal Data X Semanário 11/09/2010

Alternativo X Por Ricardo Dalla Riva

QUEEN Há quem diga que a banda inglesa Queen, seja talvez, a maior e mais talentosa banda de todos os tempos, a banda tornou-se uma das mais famosas entre o público, graças à sua mistura única entre as complexas e elaboradas apresentações ao vivo e o dinamismo e carisma da sua estrela maior, o vocalista Freddie Mercury. A ultima formação da banda foi a seguinte, John Deacon, Brian May, Roger taylor e Freddie Mercury. Devido ao grande carisma e engajamento de Freddie pelas causas socias e o fim do preconceito contra os portadores do virus HIV (AIDS), tornouse um icone mundial, levando a banda a vender até os dias atuais mais de 50 milhões de copias. Em 23 de Novembro de 1991, em uma declaração gravada em seu leito de morte, Freddie Mercury finalmente divulgou que tinha AIDS. Doze horas depois do anúncio, Mercury morreu vítima de uma broncopneumonia aos 45 anos de idade.

3353 4909 3353 6082 vendas@cfnet.com.br Av. Dez de Novembro 1030

Gaitaços da Cultura

De Segunda a sexta feira das 17:00 as 19:00h. Um espaço dedicado à cultura gaúcha (poesias, músicas, ditados, etc.)


14

ESPORTE

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

· Parabéns ao Canarinho, pela conquista do Municipal Sênior 2010. · A grande final do Municipal foi disputadíssima. · Parabéns ao secretário de esportes, José Carlos Viecelli Della Beta por mais essa competição. Sem dúvida, o esporte de Xaxim está bem representado. · Neste final de semana não teremos rodada da Copa Amai. · Começa neste domingo, a Copa Vang FM 20 anos de Futsal. Jogos em Chapecó. · Galera, um grande Abraço e até a próxima edição! · Acesse o nosso blog: www.esportecomjorgeroberto.blogspot.com e fique por dentro das noticias do esporte local e regional!

GUARANY CONQUISTA PONTO IMPORTANTE FORA DE CASA

COPA VANG FM 20 ANOS DE FUTSAL COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA Neste domingo inicia a Copa Vang 20 anos de Futsal com jogos em Chapecó. 12.09.2010 – CHAVE A – LOCAL – AGCF – GIN. LARA RIBAS – CHAPECÓ 14.00 - EFFRACH - CHAPECÓ X ADUC – CHAPECÓ Sub 09 14.30 - AGCF - CHAPECÓ X ACEX - XAXIM Sub 09 15.00 - EFFRACH - CHAPECÓ X ADUC- CHAPECÓ Sub 11 15.40 - AGCF - CHAPECÓ X ACEX - XAXIM Sub 11 16.10 - EFFRACH - CHAPECÓ X ADUC- CHAPECÓ Sub 13 16.50 - AGCF - CHAPECÓ X ACEX - XAXIM Sub 13 17.30 - EFFRACH - CHAPECÓ X ADUC - CHAPECÓ Sub 15 18.10 - AGCF - CHAPECÓ X ACEX - XAXIM Sub 15

12.09.2010 – CHAVE C – LOCAL – ADUC –B - GIN. BELA VISTA. 13

14.00 - ADUC – Central Antenas X DME SÃO DOMINGOS Sub

14.30 - A A B B - CHAPECÓ X SMEL - XAXIM Sub 09 15.00 - ADUC –Mecânica Buiu Car X DME SÃO DOMINGOS Sub 09 15.40 - A A B B - CHAPECÓ X SMEL - XAXIM Sub 11 16.10 - ADUC – Siltec Climatizaçã X DME-SÃO DOMINGOS Sub 11 16.50 - A A B B – CHAPECÓ X SMEL - XAXIM Sub 13 17.30 - ADUC – Visoli Embalag X SMEL XAXIM Sub 15

GUARANY E ABELARDENSE

Em jogo válido pela segunda rodada da Copa amai, o Guarany foi até Abelardo Luz, no último final de semana, e arrancou um empate com a equipe da casa. O Abelardense saiu na frente abrindo 2 a 0 no primeiro tempo. No intervalo, a conversa do técnico Chico surtiu efeito, e o Guarany voltou melhor, e chegou ao empate, fechando assim o placar em 2 a 2.

14

Jornal Data X Semanário 11/09/2010

O Grêmio parece ter se encaixado no estilo de jogo do técnico Renato Gaúcho. Nesta quarta-feira, à noite, o Tricolor passou pelo Atlético-GO, por 2 a 0, no Estádio Olímpico, em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Douglas, aos sete minutos do primeiro tempo, e Borges, aos 39 da etapa final, fizera os gols gremistas. Jonas ainda perdeu penalidade. Assim, o Grêmio chegou aos 23 pontos, na 14.ª colocação, deixando para trás a zona de rebaixamento, e já começa a sonhar com Libertadores. Já o Atlético-GO é o 18.º colocado, com 17 pontos, e permanece com grandes chances de disputar novamente a Série B do Brasileiro em 2011.

Próximos Jogos! Na 21ª rodada, o Grêmio encara o Corinthians, sábado, às 18h30, no Pacaembu, em São Paulo. Já o time goiano volta a campo no mesmo dia e horário, mas recebe o Fluminense, no Serra Dourada, em Goiânia.

Com a derrota para o Cruzeiro nesta quarta-feira, o Internacional perdeu uma invencibilidade que já durava seis partidas. Na saída de campo, logo após a partida, o meia Tinga revelou seu desconforto com o gosto amargo e quase esquecido de um revés: “é difícil explicar uma derrota. A gente não estava acostumado a perder”, explicou. O técnico Celso Roth confirmou que seu time não está “e nem ficará” acostumado às derrotas. Para o treinador, o erro fatal do Inter em Uberlândia foi ter entrado devagar no jogo. “Só começamos a jogar depois que o Cruzeiro fez seu gol, aos 15 minutos”. Roth viu uma boa atuação do Colorado: “a única chance deles foi o gol. É um clássico: quem comete o erro, perde”. O Inter tentará recuperação no campeonato no domingo, às 18h30, quando receberá o Goiás no BeiraRio. Com a derrota, o time gaúcho foi ultrapassado pelo próprio Cruzeiro e viu a distância para o líder Fluminense aumentar para 10 pontos

Próximos Jogos:

O Guarany joga no próximo dia 19 de setembro em São Domningos, diante do Guarany. Já o Abelardense joga novamente em casa, diante do Independente. Os jogos tem inicio ás 15h30

CAMPEONATO MUNICIPAL SÊNIOR 2010 As imagens da grande final você acompanha no meu blog: www.esportecomjorgeroberto.blogspot.com

FARMA TORTAL – CRESCENDO COM VOCÊ AGORA EM XAXIM RUA ANDRÉ LUNARDI, 1345 SÃO MAIS DE 190 FARMÁRCIAS EM TODO O SUL DO PAÍS. A FARMA TOTAL TRBALHA COM MEDICAMENTOS MANIPULADOS E TAMBÉM MEDICAMENTOS DE USO CONTÍNUO COM PREÇO POPULAR

DISK ENTREGA GRATUITO

0800 645 5553

No último final de semana tivemos a segunda rodada da Copa Amai. Na chave A, o destaque foi para a equipe do Águia Azul que segue forte na competição, derrotando o Olaria pelo placar de 2 a 0, seguindo com 100% de aproveitamento e líder isolado da chave A. Este jogo aconteceu no sábado, no Estádio Municipal Josué Anoni. No domingo, a rodada prosseguiu com mais três jogos. Ainda pela chave A em Xanxerê, o Bavial empatou com o Tabajara pelo placar de 2 a 2. pela chave B, no clássico entre Independente e União, deu União. A equipe do União venceu pelo placar de 1 a 0. Em Abelardo Luz, no Estádio Valdir Luis Stefani, Abelardense e Guarany empataram em 2 a 2 num jogo muito movimentado. Com os resultados, o Águia Azul lidera a chave A com 6 pontos ganhos, enquanto que o Guarany é o líder na chave B com 4 pontos. A próxima rodada acontece no sábado, 18/09 ás 15h30 com o Tabajara e Olaria. Já no domingo (19/09), três jogos completam a rodada: Em Xanxerê, o Bavial enfrenta o Águia Azul; Em São Domingos, o Abelardense recebe a equipe do Independente, e fechando a rodada, o União recebe o Guarany de Xaxim em São Domingos. Todos os jogos tem inicio ás 15h30.


Esporte de Xaxim em destaque Por Sandra Angonese

ESPORTE 15

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

Jornal Data X Semanário 11/09/2010

Canarinho é campeão do Campeonato Municipal Sênior de Xaxim Nem o frio da domingo de manhã (cinco) espantou os torcedores e a ânsia de vitória dos finalistas do Campeonato de Futebol Sênior no estádio do Guarany em Xaxim. Para espantar o vento gelado durante o jogo, o chimarrão foi a melhor opção dos familiares e torcedores. O Campeonato foi organizado pela administração municipal de Xaxim por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e contou com a participação de 10 equipes. Sob muita tensão, Canarinho e União de Monte Belo disputaram a primeira colocação do Campeonato, saindo com a vitória nos pênaltis, a equipe do Canarinho. Já na disputa da terceira colocação entre Industrial da Fazenda Santo Antônio e Gaúcho do Pocinho, a equipe da Fazenda Santo Antônio venceu a partida

também disputada nos também nos pênaltis. O prefeito Tinho Vicenzi, participou da entrega de premiação e parabenizou as equipes que participaram da competição. O prefeito ainda salientou o empenho da administração municipal em proporcionar à população momentos de esporte e lazer com disciplina, respeito e também como uma maneira de valorizar o esporte amador do município. O prefeito Tinho ainda disse que, tinha que sair um vencedor da competição e hoje foi o dia do Canarinho, mas desde já, todos são vencedores. O secretário de Esporte e Lazer, José Carlos Viecelli Della Betta, (Chico), as equipes que participaram da competição estão de parabéns pela disciplina, empenho e pela preocupação para que tudo desse certo.

Prefeito Tinho e secretário de Esportes com a premiação

Equipe do Canarinho que ficou Campeão

Chico afirma ainda que, o Campeonato Municipal de Futebol Sênior foi o melhor de todos os tempos, “mas isso só foi possível por que a participação das equi-

pes foi intensa”, salienta Chico. Para Gilberto Pompermaier da equipe do Canarinho, o Campeonato foi bem concorrido, e

Entrega da premiação

chegaram à final somente as equipes que realmente mereceram, o Campeonato foi levado a sério. Ele ainda agradece a Secretaria de Esporte e Lazer

por mais este evento e que muitos ainda sejam realizados. Sandra Angonese Comunicação e Cerimonial da administração municipal de Xaxim

Equipe do União de Monte Belo vice-campeão

Xaxim sedia Olesc de 25 a 30 de setembro A Olimpíada Estudantil de Santa Catarina (Olesc), fase regional reunirá cerca de 1200 atletas. Ao todo irão participar da competição 32 equipes municípios. As cidades participantes são as seguintes: Alto Bela Vista, Anchieta, Caxambu do Sul, Chapecó, Concórdia, Coronel Freitas, Cunha Porã, Faxinal do Guedes, Guaraciaba, Iporã do Oeste, Iraní, Itá, Itapiranga, Maravilha, ,Mondaí, Palma Sola, Palmitos, Peritiba, Pinhalzinho, Ponte Serrada, Quilombo, Santiago do Sul, São João do Oeste, São José do Cedro, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Saudades, Seara, Sul Brasil, Tunápolis, Xanxerê e Xaxim. A composição das chaves ficou da seguinte maneira: no basquete masculino Chapecó, Concórdia, Xaxim e São Miguel do Oeste. Já no Futsal masculino, na chave A, as equipes são as seguintes: Concórdia, Iporã, Xaxim e Palmitos, na chave B ficaram: São Miguel do Oeste, Seara, Caxambu e Ponte Serrada, na chave C, os times são os seguintes: Chapecó, Quilombo, Tunápolis e São João do Oeste. O futsal feminino contempla as seguintes equipes: na chave A ficaram: Concórdia, Mondai, São Lourenço do Oeste e Seara. As equipes da chave B são as seguintes: São Miguel do Oeste, Alto Bela Vista, Sul Brasil e Xaxim.

Os integrantes da chave C são os seguintes: Pinhalzinho, São Lourenço do Oeste, Maravilha, São José do Cedro. A modalidade handebol masculino é dividida em três chaves. Na chave A estão as equipes do São José do Cedro, Palma Sola e Irani. Na chave B se encontram as equipes de Concórdia, Xaxim e Seara. Na chave C, Xanxerê, Peritiba e Saudades. Handebol feminino estão as equipes de Palma Sola, Xaxim, Peritiba e Tunápolis na chave A. Na chave B, São José do Cedro, São Miguel do Oeste e Xanxerê. A chave C dessa modalidade ficaram os times de Chapecó, Saudades, Concórdia e Coronel Freitas. No voleibol masculino participam dez equipes, elas estão divididas da seguinte maneira: na chave A, Pinhalzinho, São Miguel do Oeste e Xanxerê. Na chave B estão as equipes de Concórdia, Xaxim e Itá e na chave C, Chapecó, Itapiranga, Maravilha e Cunha Porã. O voleibol feminino une as seguintes equipes: na chave A, Saudades, Faxinal dos Guedes, Chapecó e Anchieta, na chave B estão as equipes do Pinhalzinho, Cunha Porã, Santiago do Sul e São Lourenço do Oeste e na chave C, Guaraciaba, Concórdia, Xaxim e Xanxerê fazem parte da chave.


16

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

16

Jornal Data X Semanário 11/09/2010


Edição 90