Issuu on Google+


ENQUETE 2

Nessa semana nossa equipe saiu às ruas para questionar à população sobre as moedas de R$0,01. Perguntamos se as pessoas exigem a moedinha de troco e se costumam juntar moedas desse valor para aquisição de algum produto. Confira às respostas:

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

Wilian Cenci, 20 anos Eletricista – morador do Bairro Frei Bruno “Não cobro. Eu acho que elas deveriam mesmo sair de circulação, seria bom que elas saíssem, pois ninguém as usa.”

EDITORIAL

EDITORIAL Mais uma edição do jornal Data X chega às suas mãos repleto de notícias de Xaxim e cidades de abrangência. Entre os assuntos de destaque estão a construção de uma fossa de bambu; a celebração de Corpus Christi; a palestra de Luiz Carlos Prates; o sorteio da Uniagro; e muito mais. Nessa semana também quero convidar-lhe à refletir sobre a atual situação do mercado de trabalho. Vivemos um momento (que acredito não ser de agora), onde encontramos: de um lado empresas com vagas disponíveis e de outro, pessoas que, na grande maioria sem qualificação, buscam ocupar essas vagas. O quadro deficiente ainda gera outro problema: por falta de profissionalização, empresas são obrigadas à manter em seus quadros funcionais, trabalhadores despreparados e muitas vezes sem paixão, vontade, iniciativa e amor pelo que fazem. Queixa Nos últimos tempos tenho ouvido muitas pessoas fazendo comentários do tipo: - “Hoje em dia as pessoas não querem saber de trabalhar. Só querem encontrar um emprego que pague um bom salário.” Ainda existem criticas mais duras, do tipo: - “Tem empregado que não está nem aí para o patrão, a empresa, o cliente e o tal do bom atendimento.” Frequentemente também ficamos sabendo de empresas com várias vagas para serem preenchidas e de empresários dizendo que não encontram pessoas com o perfil solicitado: - “Não se acha mais gente com vontade”, dizem os empregadores. Na pele Esse despreparo (falta de boa vontade) no trabalho, é sentido mais facilmente em locais que prestam atendimento ao público, como no comércio. Pode se considerar privilegiado quem nunca passou por situações de mau atendimento. Quero salientar, que encaixamos nesse mau atendimento, casos de: falta de respeito; cortesia; honestidade; desatenção ao consumidor; promessas não cumpridas; entrega de produtos fora do prazo estipulado; e assim por diante. Nós, consumidores, não podemos exigir que todas pessoas que prestam atendimento ao público, acordem sempre de bom humor e estejam sempre sorridentes e carregadas de simpatia. Afinal, quem não tem problemas? E aprofundamos ainda mais a reflexão: “Será que eu, também não faltei com o respeito com alguém que me atendeu alguma vez?” No entanto, enquanto consumidores (que ‘normalmente’ paga-

mos por aquilo que adquirimos ou consumimos), necessitamos de atenção ao solicitar a aquisição de algum bem ou a prestação de algum serviço. Comprar fora Em Xaxim, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), realiza uma campanha fabulosa de incentivo ao consumo e aquisição de bens no comércio local. Você já deve ter ouvido o slogan: “Não viaje. Compre em Xaxim.” No entanto, já ouvi muitas pessoas comentando que deixam de comprar aqui, justamente pelo atendimento recebido em algumas empresas. Vale ressaltar que em muitos estabelecimentos, os proprietários não sabem o que fazer para agradar os clientes. São extremamente atenciosos, educados e sabem o quanto custa para conquistar um cliente. Enquanto isso, nesse mesmo lugar, toda a imagem positiva, construída arduamente pelos proprietários, pode ser destruída por uma única ação de um funcionário sem vontade. Os responsáveis A situação é complicada, pois afinal: De quem é a culpa? Do governo, empresários, trabalhadores... ou de alguém mais? É claro que o governo, em todas as esferas, tem sua parcela de responsabilidade na formação profissional. No entanto, nos últimos anos, os mesmos mostram grandes iniciativas para manter as crianças na escola e o incentivo a educação continuada, como financiamentos para faculdades e cursos. São iniciativas variadas para que todos possam ter acesso à formação pessoal e profissional. Muitos empresários também estão fazendo sua parte. Constantemente ficamos sabendo de empresas que promovem treinamentos e oferecem capacitações para seus empregados. Existem até empresas que em busca pela mão-de-obra qualificada fazem parcerias com faculdades e escolas profissionalizantes. Por outro lado, um ponto importante a ser abordado, é que as pessoas não devem cruzar os braços e esperar que todas as ações partam do governo ou que uma solução (um bom emprego), caia do céu. É de suma importância que todos tenham a preocupação de buscar qualificação - o que não se resume à conclusão dos estudos, o ingresso na faculdade, a busca por cursos profissionalizantes, informática, idiomas - mas que acima de tudo, tenham boa vontade para fazer tudo isso. Acredito que educação e boa vontade não se apreende na escola e nem nos livros. São coisas que se traz na bagagem - vêm de berço. Fica a reflexão! Tenha uma ótima semana. Saúde! Patrícia Vanzin Jornalista (Mtb/SC - 2434 JP)

Posse do Conselho Municipal de Trânsito em Xaxim Em ato no gabinete do prefeito de Xaxim, Tinho Vicenzi, foram empossados os membros do Conselho Municipal de Trânsito (CMT) do município. Os conselheiros são: Luiz Antônio Almeida da Silva, Michel Antonio Franceschina, Plínio Lunardi, Marcelo Basi, Clesi Ana Brandielli, Celso Natal Berté, Daniel Zanetin, Junyor Cezar Mascarello, Valdemar Brunetto, Juraci Folle, Ledinho Curtarelli,

Direção: Lisiane Zanotto, Daniel Alves do Amaral e Joel Alves do Amaral Jornalista responsável: Patrícia Vanzin (Mtb/SC – 2434 JP) Repórteres: Dieila Zanetti e Haline Lapinski Comercial: Dieysson M. Walendorff Financeiro: Aline Anghinoni Circulação: Xaxim, Lajeado Grande, Marema e Entre Rios Periodicidade: Semanal – Impresso pela Diario Serrano / /Cruz Alta

Redação: Av. Plínio Arlindo de Nês, nº 1619, centro, Xaxim – SC Cep:89825-000 Telefone: 49-3353-6707 Site: www.jornaldx.com.br E-mail: jornaldx@jornaldx.com.br Importante: Matérias, colunas e artigos assinados, são de responsabilidade de seus autores e não traduzem necessariamente a opinião do jornal.

Vitalino Gheno e Cláudio da Silva. Os representantes do conselho terão dois anos para exercerem seu mandato podendo renová-lo por mais dois. Após a posse dos conselheiros houve a primeira reunião do CMT que contemplou a eleição da diretoria, ficando assim composta: presidente, Marcelo Basi, vice-presidente, Valdemar Brunetto, secretários, Clesi Ana Brandielli e Luiz Antônio Almeida da Silva.

Matheus Tecchio, 14 anos

Atendente – Morador do Bairro Alvorada “Eu não cobro a moeda. É bom que não circule mais, pois para você comprar alguma coisa tem que juntar um monte de moedas.”

2

Jornal Data X Semanário 05/06/2010


Samara Orço, 19 anos Balconista – moradora do Bairro Germânico “Não peço a moeda, eu acho melhor que saia mesmo de circulação, porque assim arredondam-se os valores”.

Silvane Moro, 44 anos Comerciante – moradora do Bairro Germânico “Não faz diferença, porém há muitos clientes que pedem a moedinha, já não se vê mais a moeda”.

GERAL

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

E.E.B Custódio de Campos

Palestra motivacional reúne pais e alunos A Escola de Educação Básica Custódio de Campos realizou, no dia 22 de maio, uma palestra motivacional com o professor João Pedro Dalle Zotte. O encontro aconteceu na própria escola e reuniu pais e alunos. De acordo com o palestrante, trabalhar com espiritualidade e motivação é trabalhar com a valorização da vida. “Eu trabalho motivação, auto-estima, espiritualidade e prevenção de drogas. Além disso, valorizo o município, a escola e a família”, explica. Conforme o Assessor de Direção da escola, Moacir Nalin, o objetivo do evento foi fazer com que os participantes reflitam o comportamento no cotidiano. “A escola, em conselho de classe, já tinha a ideia de discutir valorização da vida e mudança de atitude. Por isso, ofereceu esta temática”, informa Nalin. A palestra foi gratuita e, segundo a Diretora, Silvana Mick Frigo, serviu com forma de resgate de valores em relação a família e escola. “Refletir sobre a vida nos traz valores que haviam se perdido e nossa intenção com a palestra foi resgatar essa conduta” conclui a Diretora.

Nadia Sachet, 22 anos Repositora – moradora do Bairro Frei Bruno “Eu acho que ela pode sair de circulação, pois você não a recebe. Ou cobra-se a mais ou cobra-se a menos para dar o troco certo.”

3

Jornal Data X Semanário 05/06/2010

Prates palestrou em Xaxim Eu creio que realmente foi benéfico para a nossa sociedade e o retorno também será benéfico para todos nós.”

Na noite do dia 29 de maio o Clube Xaxinense foi palco de uma palestra com o psicólogo, jornalista, professor e comentarista Luiz Carlos Prates. O encontro teve como tema central ‘O poder do entusiasmo’ e reuniu, aproximadamente, 400 pessoas. Conforme o palestrante, é importante debater entusiasmo, pois as pessoas estão um tanto desanimadas e precisam descobrir, dentro delas mesmas, uma razão para viver. “Todos nós temos uma formidável capacidade para ser, para crescer e para nos tornarmos melhores do que somos. Mas é preciso que haja um incentivo. Que descubramos uma razão pela qual lutar na vida”, declara Prates. Ele ressalta que é preciso descobrir algo que traga felicidade e realização pessoal, mas que não seja apenas consumismo barato. A receita para a satisfação pessoal, segundo ele, é descobrir a sementinha que cada indivíduo possui dentro de si. “Todos nós nascemos com um talento, uma sementinha para o sucesso. Descobrir a sementinha, cuidá-la, regá-la todos os dias, amá-la, casar Luiz Carlos Prates

Aproximadamente 400 pessoas assistiram a palestra

com ela por amor, assim tudo vai dar certo”, explica o palestrante. Para a participante, Alzira Terezinha Pertuzzatti, de 75 anos, assistir palestras como esta é muito importante para acompanhar as coisas e enfrentar a realidade. “Às vezes as pessoas acham que não são mais ninguém, desanimam, enfrentam dificuldades. Mas aí escutam palestras importantes como a do Prates e outros críticos e sentem vontade de viver novamente”, afirma Alzira. O evento foi realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Xaxim e de acordo com o Presidente, Vander Abido, o objetivo era trazer mais conhecimento para a população. “Eu creio que realmente foi benéfico para a nossa sociedade e o retorno também será benéfico para todos nós”, conclui Abido.

Cras

Ciclo de palestras é realizado em Xaxim

Palestrante discute valorização da vida

A Secretaria de Assistência Social e Habitação e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) está oferecendo desde o dia 27 de maio um Ciclo de Palestras de caráter educativo. De acordo com o Secretário de Assistência Social e Habitação, Rubens Marafon, o objetivo desta atividade é levar informações de caráter educativo e preventivo para a população. As palestras são destinadas para os moradores do Bairro Santa Terezinha que participam das oficinas artesanais do Cras. Os encontros serão realizados quinzenalmente. O assunto abordado no primeiro encontro foi a Prevenção contra Incêndios Domésticos, ministrado pelo cabo Ribeiro, do Corpo de Bombeiros do município. O bombeiro aconselhou as mães de como evitar acidentes domésticos e como proceder em casos de incêndios, também orientou os primeiros socorros que devem ser tomados em situações de emergências enquanto o Corpo de Bombeiros

Comunidade assiste a primeira palestra

não chega. Para a moradora do bairro, Maria Inês de Moura, “essas palestras auxiliam muito no nosso dia-a-dia, pois algumas informações nós sabemos, mas outras são novas, por isso a importância da orientação de um bombeiro”.


4

EDUCAÇÃO

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

Educação

Professores terão exame para ingressar na carreira

A prova avaliará os profissionais que tenham concluído ou estejam concluindo cursos de formação inicial para a docência e que desejam ingressar na carreira do magistério Uma portaria publicada no último dia 24 de maio, no Diário Oficial da União, instituiu o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. A prova, que será realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), avaliará os profissionais que tenham concluído ou estejam concluindo cursos de formação inicial para a docência e que desejam ingressar na carreira do magistério. A primeira edição, que é anual, será realizada em 2011. A iniciativa será um serviço que o Inep prestará às redes municipais e estaduais de educação para a contratação de docentes para a educação básica. Desde o dia 19 de maio, está aberta na página do Inep na internet a consulta pública que vai subsidiar a construção do exame, que ficará no ar por 45 dias. Utilização Com a novidade, as prefeituras não precisariam realizar a própria prova de concurso público – o que é caro e exige avaliação de órgão especializado – para contratação. Será necessário apenas publicar um edital de concurso e usar a nota do exame para a seleção. A forma de utilização ficará a critério dos governos estaduais e municipais, que poderão decidir pela adesão da prova e utilizá-la como critério único ou como uma das fases de seu concurso. O exame A participação no exame é voluntária e os resultados somente poderão ser utilizados mediante autorização expressa do candidato. O exame servirá, ainda, para oferecer diagnóstico dos conhecimentos, competências e habilidades dos futuros professores para subsidiar as políticas públicas de formação continuada e construir um indicador qualitativo que possa ser incorporado à avaliação da formação inicial de docentes.

4

Jornal Data X Semanário 05/06/2010

Centro de Excelência Internacional para a América Latina será na região Oeste de Santa Catarina

Após recente viagem à capital do Estado, representantes da Celer Faculdades e o Prefeito de Xanxerê, Bruno Bortoluzzi, articulam com o apoio da Secretaria de Articulação Internacional do Governo de Santa Catarina, a instalação dos Centros de Excelência para a América Latina, que será de Ciências Jurídicas, na cidade de Xaxim, Ciências Econômicas, com a extensão em Xanxerê e o terceiro centro, de Ciências Sociais, que existe possibilidade de ir para outro município da Amai, ou até mesmo Xanxerê, já que a administração pública se mostra empenhada com a instalação da extensão da Universidade Autonoma de Barcelona/Celer Faculdades no município. Na Secretaria de Articulação Internacional, representantes do Ministério das Relações Exteriores, Dr. Humberto Grillo, juntamente com o Secretário interino de Articulação Internacional do Governo do Estado de Santa Catarina, Fausto Silva, a Diretoria da Celer Faculdades, representada

por Ioli Rossatto e Idacir Antônio Orso, a Coordenadora do Curso de Direito da Celer Faculdades, Anne Margareth Knapp Faé e do Diretor de Relações Internacionais da Celer Faculdades, Vinicius Almada Mozetic, comprometeram esforços para o início da construção do CEIAL – Centro de Excelência Internacional para a América Latina. O reconhecimento deste trabalho reflete na participação conjunta das atividades da Celer Faculdades, instituição agora, também reconhecida internacionalmente, diante dos projetos concretos realizados nos últimos anos e, que ganham força a cada dia perante a comunidade, salientam Ioli Rossatto e Idacir Antônio Orso, diretores da Celer Faculdades. Informações: (49) 3353-8787, com professor Vinicius Almada Mozetic.

CARTILHA DA CIDADANIA: direitos e deveres na sociedade brasileira A Celer Faculdades através da Coordenação do Curso de Direito, publica e divulga, por meio de palestra junto aos organismos sociais, a Cartilha da Cidadania com o objetivo de informar o cidadão e facilitar o seu acesso aos recursos de defesas de seus direitos, ao conhecimento para exercício de seus deveres e aos instrumentos e espaços para participação nas decisões sobre os rumos da sociedade catarinense, além de informar e contribuir para o desenvolvimento da cidadania. A publicação desta cartilha é também uma contribuição da Coordenadoria dos Direitos da Cidadania – CODIC – do Governo do Estado do Paraná. Fortalecer e estimular a CIDADANIA são os principais ob-

jetivos da Celer Faculdades: para a construção da DEMOCRACIA e para a busca da consolidação dos Direitos Humanos, (inspirada no ideário da Declaração Universal dos Direitos Humanos), visando a uma sociedade mais Justa e Humana. Para que isto continue acontecendo e se ampliando, a Celer Faculdades busca estimular o desenvolvimento da CIDADANIA e servir de referencial para articulação e divulgação das informações e dos recursos úteis ao cidadão para o exercício de seus Direitos e Deveres. O primeiro trabalho foi realizado por meio do projeto Mundo Celer na Escola, na EEB Geni Comel, no município de Chapecó, no último dia 27 de maio, para os alunos do Ensino Médio.


Planos de Saúde terão que cumprir novas regras a partir de segunda-feira Na próxima segunda-feira (7) entram em vigor as novas regras para os planos de saúde, estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Com a mudança, as operadoras serão obrigadas a incluir na cobertura básica 70 procedimentos e ampliar o limite de consultas em algumas especialidades. Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

GERAL

5

Jornal Data X Semanário 05/06/2010

Resolução nº. 001/2010 De 27/04/2010 ESTABELECE REVISÃO GERAL DA REMUNERAÇÃO SALARIAL DOS SERVIDORES DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAIS PARA REPOSIÇÃO DAS PERDAS INFLACIONÁRIAS E DO PODER AQUISITIVO E DA OUTRAS PROVIDENCIAS.

A Mesa da Câmara Municipal de Vereadores de Marema – Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com a legislação em vigor, FAZ SABER a todos os habitantes deste Município que o Plenário aprovou a seguinte Resolução: Art. 1º. Fica através da presente lei, estabelecido o IGPM/FGV – Índice Geral de Preço do Mercado, como indicador econômico para fins de revisão da remuneração salarial dos servidores do Poder Legislativo Municipais. Art. 2º. Fica através da presente lei, o Chefe do Poder Legislativo Municipal autorizado efetuar revisão salarial da remuneração dos Servidores do Poder Legislativo Municipais, para reposição das perdas inflacionárias e reposição do poder aquisitivo, conforme segue: I - Reposição inflacionário relativo ao período de abril de 2009 a março de 2010, calculado pelo IGPM/FGV – Índice Geral de Preço do Mercado, no percentual de 1,95% (um virgula noventa e cinco) por cento. II – Concessão de ganho real, no percentual de 4,05 % (quatro vírgula cinco) por cento. Parágrafo Único - A Remuneração dos Servidores do Poder Legislativo Municipais passa a vigorar com a reposição salarial no percentual de 6,00% (seis) por cento, aplicado sobre o vencimento base do servidor percebido no mês de abril de 2010. Art. 3º. As despesas decorrentes desta Lei, correrão a conta das dotações orçamentárias próprias. Art. 4º. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação. Art. 5º. Revogam-se as disposições em contrario. Sala das sessões, em 27 de abril de 2010.

Projetos de Leis, Decretos e Portarias aprovados em 2010, pela Câmara Municipal de Vereadores de Marema/SC Decreto Legislativo nº. 001/2010. De 10 de maio de 2010. Dispõe sobre a Aprovação das Contas do Exercício de 2008 da prefeitura Municipal de Marema – SC, e dá outras providências. Projeto de Lei n. 001/2010 De 26/01/2010 Autoriza receber bens por doação, do estado de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria de Estado da Administração e da outras providencias Projeto de Lei n. 003/2010 de 01/03/2010 Altera art. 1º da lei municipal n. 756/2007 que alterou a Lei Municipal n. 671/2005 e da outras providencias Projeto de n. 004/2010 De 01/03/2010 Autoriza alienação de bens da administração pública e da outras providencias. Projeto de n. 005/2010 De 19/04/2010 Autoriza concessão de auxilio financeiro à Federação Catarinense de Municípios - FECAM e da outras providencias. Projeto de Lei nº. 006/2010 De 27/04/2010 Autoriza o Poder Executivo Municipal a criar o programa municipal de desenvolvimento da cadeia produtiva da aqüicultura familiar, bem como utilizar recursos na promoção de ações de apoio e incentivo à atividade e da outras providencias. Projeto de Lei n. 007/2010 De 19/04/2010 Estabelece revisão geral da remuneração salarial dos servidores públicos municipais para reposição das perdas inflacionárias e do poder aquisitivo e da outras providencias. Projeto de Lei n. 008/2010 De 20/04/2010 Autoriza dar baixa de bens moveis junto ao patrimônio publico municipal, por considerar inservível, e da outras providencias. Projeto de Lei n. 009/2010 De 17/05/2010 Isenta Valmor Maram de pagamento de taxa de prestação de serviço e da outras providências. Projeto de Lei n. 010/2010 De 17/05/2010 Dispõe sobre a regularização de parcelamento de solo através de desmembramento do lote 01 da quadra 23, com área de 800,00m2, conforme matricula 3.880 cri da comarca de Xaxim, localizados no perímetro urbano do município de Marema e da outras providencias. Projeto de Lei n. 011/2010 De 24/05/2010 Autoriza o Poder Executivo Municipal a aderir ao Programa Operacional do Fundo de Desenvolvimento Municipal do Estado de Santa Catarina PRO-FDM e tomar empréstimo junto ao Fundo de Desenvolvimento Municipal e dá outras providências. PORTARIA Nº. 001/2010 De 08 de fevereiro de 2010. Concede triênio a servidora Franciela Pagnoncelli Ceratto, ocupante do cargo de auxiliar legislativo, e dá outras providências. PORTARIA Nº. 002/2010 De 22 de fevereiro de 2010. Designa o tesoureiro da Câmara Municipal de Vereadores de Marema e da outras providências. PORTARIA Nº. 003/2010 De 22 de fevereiro de 2010. Nomeia os membros da comissão especial de licitação da Câmara Municipal de Vereadores de Marema/SC e da outras providencias. PORTARIA Nº. 004/2010 De 03/05/2010. Concede progressão por mérito a servidora Rosângela Pasini Provensi, ocupante do cargo de técnico legislativo, e dá outras providências.

FAÇA SUA ESTRELA BRILHAR

CDI realiza atividade sobre consumo consciente O curso de Secretariado Administrativo da Escola CDI, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realiza, neste sábado (05), o evento “Sustentabilidade? E eu com isso?”. Com o objetivo de mobilizar as pessoas para o consumo consciente, o evento acontece na Praça Frei Bruno, das 09h as 16h. As atividades serão realizadas em quatro ambientes diferenciados. Na pri-

meira tenda os participantes receberão informações sobre sustentabilidade, insustentabilidade e consumo consciente. O segundo ambiente disponibilizará um teste para medir os impactos do consumo no planeta e no terceiro as pessoas irão aprender formas de descarte e reaproveitamento de materiais. Por fim, na última tenda serão exibidos vídeos a respeito do tema do evento.


OMS mantém alerta de pandemia da gripe suína

6

A Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu manter o alerta de pandemia da influenza A (H1N1) gripe suína. O alerta mundial teve início no ano passado. O comitê de emergência da OMS avaliou que a pandemia deve continuar e os países devem manter medidas para controlar a nova gripe. Os especialistas voltam a se reunir em julho para colher informações sobre a incidência da doença, durante o inverno no Hemisfério Sul, período em que as temperaturas caem e a circulação do vírus aumenta.

GERAL / POLÍCIA

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

6

Jornal Data X Semanário 05/06/2010

Cinco automóveis são furtados em Xaxim O mês de junho iniciou movimentado para a Polícia Militar de Xaxim. Somente nos quatro primeiros dias de junho, cinco automóveis foram roubados no município. O primeiro veículo roubado foi o VW Gol, placas AEQ 4751. O furto aconteceu no dia primeiro, em frente à Igreja Matriz. A condutora, I.A.A.L, informou que havia estacionado o veículo para assistir a missa e quando voltou, o automóvel havia sumido. O segundo automóvel furtado foi o GM Corsa, placas IDM 9203. De acordo com informações da Polícia Militar o carro foi encontrado na Rua Rosa Zambenedet com sinais de arrombamento. O proprietário, R.A.O não havia percebido o roubo.

Outro furto aconteceu no dia dois de junho, por volta das 03h30min. Desta vez, o veículo furtado foi VW Gol placas LYP 0350. A proprietária, R.M.M, deixou o carro estacionado em frente a residência e quando seu esposo acordou para trabalhar não encontrou o veículo. O mesmo foi recuperado pela Polícia Militar de Chapecó. Ainda no dia dois, foi furtado o veículo GM Opala com placas LYC 5633. O quinto veículo furtado em Xaxim na última semana foi a caminhonete Toyota Bandeirante, placas IHO 6588. O automóvel foi recuperado e o autor do roubo, A.A.M de 26 anos, foi detido pela Polícia. Além dos cinco furtos, foi encontrado em Xaxim, o Ford Escort, placas IDT 4114, que havia sido furtado no município Chapecó.

Procissão reúne cerca de 3.500 fiéis

Na última quinta-feira (03) foi o Dia de Corpus Christi. De acordo com o Vigário da Paróquia São Luiz Gonzaga, Frei Alex Sandro Ciarnoski, o nome vem do latim e significa Corpo de Cristo. “Esta data significa celebração da quinta-feira santa, quando Jesus celebrou com seus discípulos. É também uma maneira de invocar a benção de Deus sobre a vida, a família, o trabalho e a cidade”, explica o Vigário. Tradição Para marcar a data, em Xaxim, houve procissão. Cerca de 3.500 fiéis saíram da frente da Igreja Matriz e percorreram algumas quadras do Centro da cidade. Neste ano, os tradicionais tapetes não foram confeccionados. Segundo Frei Alex, geralmente os tapetes são feitos por alunos, que por questões de Católicos participam da celebração agendamento não puderam colaborar. Ele garante que nos próximos anos, os tapetes serão confeccionados, pelas famílias voluntárias, a partir de materiais orgânicos.

Começam as inscrições para a 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Alunos e professores da rede pública estadual e privada podem participar da 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, que está com inscrições abertas até o dia 6 de agosto. A competição é promovida pelo Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Poderão participar alunos regularmente matriculados na 8ª e na 9ª séries do ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Cada equipe será composta por três estudantes e um professor de História. Mais informações e o formulário para a inscrição estão disponíveis no site do www.mc.unicamp.br/2-olimpiada/inicio/index.

Gaitaços da Cultura

De Segunda a sexta feira das 17:00 as 19:00h. Um espaço dedicado à cultura gaúcha (poesias, músicas, ditados, etc.)


Petrobras anuncia mais uma descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos A estatal informa que o óleo leve está a uma profundidade de água de 648 metros no Campo de Marlim e que para atingir o reservatório foram perfurados cerca de 5 mil metros. “Estimativas preliminares apontam para volumes recuperáveis potenciais em torno de 380 milhões de barris de óleo equivalente. Está prevista a realização de testes para avaliar a produtividade desses reservatórios”.

GERAL

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

Caminhão dos bombeiros é tema de jogo educativo de escola em Xaxim Os bombeiros são considerados os anjos da guarda da população que os chama nos momentos de apuro, por isso são respeitados e admirados pela população. Em Xaxim, essas qualidades que são atribuídas, desperta o interesse de crianças de todas as idades. Por esses motivos que alunos da segunda série do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Professora Neusa Massolini estão desenvolvendo um trabalho sobre o Corpo de Bombeiros do município. Através do projeto Lego Educacional, do Governo do Estado, que objetiva em montar bonecos, carros e outros brinquedos educativos com pecinhas, os alunos estão criando um caminhão do Corpo de Bombeiros. Além da pesquisa em sala de aula, eles também visitaram a sede

dos bombeiros para conhecer o funcionamento da instituição, assim como o caminhão, objeto de estudo dos alunos. De acordo com a assistente técnica pedagógica da escola, Silvana Jardim, os alunos ficaram encantados com a explicação e atenção dada pelos bombeiros, de como são realizados os atendimentos e como funciona a corporação. “Com a visita os estudantes puderam ter mais idéias e embasamento para construção do seu lego”, afirma Silvana. A escola foi a primeira a ter acesso a este projeto. Os alunos foram acompanhados pela professora Enedir Orço, a assistente técnica pedagógica, Silvana Jardim e a coordenadora Tainete Gheno. Sandra Angonese Assessora de Imprensa(voluntária) do Corpo de Bombeiros de Xaxim

Trabalhadores da empresa Diplomata tiveram reajuste Com o reajuste, os trabalhadores tiveram ganhos acima da inflação e o valor do piso salarial é superior ao piso regional do estado de Santa Catarina. O presidente do Sintrac, Pedro kalinoski, informa que se o trabalhador fizer horas extras durante o mês, as mesmas serão pagas na folha de pagamento. “No nosso entendimento, não somos a favor de fazer horas extras, mas se for feita que sejam pagas no mesmo mês e não depositadas em banco de horas para serem compensadas”, declara Kalinoski.

Jornal Data X Semanário 05/06/2010

Rede Uniagro sorteia 39 televisores No último dia 29 de maio aconteceu na sede da Associação Catarinense das Revendas de produtos Agropecuários em Geral (Uniagro) de Xaxim, o sorteio da promoção ‘Sou Brasil, Sou Uniagro na Copa’. Foram sorteados 39 televisores ‘LCD’ de 32 polegadas, sendo três em cada loja associada. A promoção teve seis meses de duração e aproximadamente 60.000 cupons distribuídos em todas as lojas associadas à rede. Os contemplados no sorteio, que compraram na Agropecuária Alessi de Xaxim, foram Sidimar Mangoni (Linha Terceira), AnUniagro sorteia 39 televisores tonio Valtso (Linha Frei Plácido) e Celso Negro (Linha Antônio Padro). De acordo com o Presidente da Uniagro, Silvio César Tubin, é uma satisfação entregar esse número de prêmios para a população. “Ano passado a gente teve premiações maiores, mas em menor número. Esse ano, pensando na Copa do Mundo, a gente pensou em sortear esse montante de TVs e foi um sucesso. Ficamos muito satisfeitos mesmo”, afirma.

Eleita nova diretoria

“Não somos a favor de fazer horas extras, mas se for feita que sejam pagas no mesmo mês” O Sintrac, juntamente com a comissão de trabalhadores, fechou acordo coletivo com a empresa Diplomata S/ A Industrial e Comercial. Com o aumento, o piso salarial que era de R$567,00 passou para R$650,00 e o reajuste para os demais salários foi de 7%. Também foram renovadas as cláusulas consideradas sociais que são muito importantes para os trabalhadores. A empresa está aplicando uma política de valorização salarial conforme o tempo de serviço e ainda fornece uma sexta básica mensal no valor de R$ 45,00 como forma de incentivo ao trabalhador.

7

Na mesma ocasião do sorteio houve eleição da nova diretoria da Rede Uniagro. Tubin foi reeleito e atua como presidente por mais um ano. “Primeiramente tenho que agradecer o grupo por confiar no meu trabalho. Nossa projeção é trazer novos franqueados para a rde e continuar o trabalho que está sendo desempenhado. Além disso, continuar com estas promoções e, a cada ano, a tendência é ter prêmios maiores e melhores”, declara o presidente. Participantes da eleição

A Rede Uniagro é constituída por 17 lojas do setor Agropecuário da região Oeste de Santa Catarina e uma loja no Rio Grande do Sul. Tem a proposta de buscar fortalecimento, desenvolvimento e competitividade no mercado regional, a fim de oferecer aos clientes produtos de qualidade com ótimos preços. A associação atende aproximadamente 20.000 famílias distribuídas principalmente no Oeste de Santa Catarina com mais de 65 cidades de abrangência.

Projeto Atleta do Futuro foi lançado em Xaxim

Reunião de negocaição com a empresa Diplomata

Educar crianças e adolescentes por meio do esporte é o objetivo do programa Atleta do Futuro, lançado em Xaxim. O programa é uma ação que une a administração municipal através da Secretaria de Educação e Cultura, a empresa Diplomata e a Unidade de Operações Social de Chapecó-Sesi. O programa, Atleta do Futuro irá atender, nesse primeiro momento 80 crianças e adolescentes de seis a 16 anos na modalidade de futebol masculino e feminino. Na primeira etapa do programa, serão atendidos os filhos de funcionários da empresa Diplomata e alunos da Escola Básica Municipal Santa Terezinha, depois, na segunda fase, o programa será expandido para os alunos das demais escolas do município. As aulas serão realizadas nas terças e quintas-feiras no campo da Serca, sede dos funcionários da empresa Diplomata,


8

SAÚDE

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

Terapia da Pedras A massagem com pedras é uma terapia de ação profunda que utiliza a força da natureza para equilibrar os CHAKRAS, possibilitando a saúde do corpo, da mente e do espírito. As mandras são heranças da massagem Sueca, Ayurvedica e do SHIATSU, somados aos princípios da termoterapia para curar o cansaço muscular e o stress físico. O terapeuta coloca pedras previamente aquecidas em contato com os pontos energéticos do corpo, melhorando o fluxo de energia vital trazendo grande bem estar. A massagem aquece os músculos e promove um grande relaxamento aliviando tensões e dores musculares. Basicamente, definimos o tratamento de três formas, são elas: Equilíbrio, energização e relaxamento muscular. Para mais informações entre em contato com a Estética Anita.

8

Jornal Jornal Data Data X X Semanário 05/06/2010

Plantas medicinais são tema de encontro Existem muitas plantas na nossa região que podem curar gastrite, dores no corpo, inflamações, gripe e até depressão

Fone: 33536128, Av. Plinio Arlindo de Nês, 1541, sala 203.

No último dia 25 de maio, a Paróquia São Luiz Gonzaga de Xaxim, juntamente com as mulheres do Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), se organizaram para conhecer as propriedades medicinais de algumas plantas medicinais. De acordo com a responsável pela saúde integral do MMC, Rosalina da Silva, as mulheres buscam resgatar o que tem na região e o que mais se adapta ao clima da mesma. “Existem muitas plantas na nossa região que podem curar gastrite, dores no corpo, inflamações, gripe e até depressão”, ressalta.

Poliomielite

Vacinação é realizada em Xaxim A Secretaria Municipal da Saúde de Xaxim comunica que desde a última segunda-feira (07) até o dia 18 de junho acontece a vacinação contra a Poliomielite (doença também conhecida como Paralisia Infantil), para crianças com até cinco anos de idade. O Dia “D” da vacinação contra a Poliomielite ocorre no dia 12 de junho. Em Xaxim, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão realizando a vacina para a população que reside nos centros e bairros. Já para a população do interior, uma equipe da secretaria irá realizar a vacinação, no período de 14 a 18 de junho, conforme o seguinte cronograma:

Mulheres que debatem o poder medicinal das plantas

Planta medicinal é uma planta que contém substâncias com propriedades terapêuticas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Existem plantas que podem intoxicar pelo seu efeito tóxico

ou simplesmente pela dosagem errada. Em quase todos os casos de intoxicação, a mesma causa danos a saúde se usar as plantas de forma errada. Algumas plantas devem ser usadas de forma externa.


AGRICULTURA

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

Carnes catarinenses podem conquistar novos mercados DIVULGAÇÃO/ Assessoria deputado Zonta

“O mercado das carnes brasileiras abre uma perspectiva muito favorável.” Esta afirmação foi dada pelo deputado Zonta. Ele está prevendo a possibilidade de, a médio prazo, não só vendermos carnes catarinenses, especialmente de suíno, para a Europa, mas também para os Estados Unidos. Na opinião de Zonta, esse mercado não vai se abrir por causa do bloqueio americano, não tem nada a ver com o algodão. - Vai se abrir para Santa Catarina pela conquista do processo de isenção de vacinação da aftosa, ocorrido a partir de 2000, e na manutenção de Santa Catarina com status de livre de aftosa sem vacinação, reconhecido pela OIE – Organização Internacional de Epizootias – esclarece. Deputado Zonta defende que o importante é que esse passo firme vai independer da negociação de boicote da produção; avança por um direito adquirido por Santa Catarina. A previsão do deputado é que ainda neste ano de 2010 o estado catarinense tenha os mercados como o americano, o japonês e o europeu, colocados a disposição da comercialização das carnes suínas. “É um avanço, depois de muita luta”, conclui.

De Olho na Qualidade Rural encerra programa em Anita Garibaldi Um grupo de cerca de 50 pessoas, agricultores e autoridades, participou do encerramento do programa De Olho na Qualidade Rural que reuniu familiar das localidades de abrangência do Posto da Cooperalfa de Anita Garibaldi. A instrutora do Programa, Carla Schimanski, informa que trabalhou com as famílias durante seis encontros teórico-práticos, contemplando visitas nas residências. “O objetivo é melhorar a qualidade dos produtos e serviços dos produtores e, principalmente, melhorar a qualidade de vida das famílias que participam no De Olho”, diz a instrutora acrescentando que o entusiasmo, a cooperação do grupo, a união e a receptividade das famílias foram fundamentais para o sucesso do Programa. Durante o evento, as famílias montaram painéis com fotografias das propriedades antes e depois do Programa. Na opinião dos participantes, as propriedades estão mais bonitas e agradáveis. “Foi um trabalho exaustivo, pois em algumas situações a família teve de mudar conceitos e posturas de muitos anos, para obter o resultado positivo e, hoje, vemos as famílias contentes e cada vez mais engajadas pra manter a propriedade organizada, estimulando seus próprios filhos para dar seqüência ao trabalho por eles iniciado”, diz o gerente do Posto da Alta de Anita Garibaldi, Ederson Antonio Padilha.

9

Jornal Data X Semanário 05/06/2010

Preservação ambiental

Fossa de bambu é instalada em Lajeado Grande

Utilizar produtos naturais para auxiliar na preservação ambiental é uma prática cada vez mais adotada no mundo todo. A natureza mostra que os próprios elementos também são a forma e o caminho para a sua recuperação. Pensando em preservar o meio ambiente, no último dia 29, a Administração de Lajeado Grande, em parceria com a Epagri, Cresol e o curso de cooperativismo do Instituto Enfocus, implantou uma fossa de bambu no interior do município. O projeto foi desenvolvido na propriedade de Adair Biffi, na Linha Chenet, e foi posto em prática para fazer o tratamento de efluentes de banheiro. De acordo com o Técnico da Epagri, Valdomiro Biz, a fossa de bambu traz benefícios porque é um projeto sustentável. “Primeiramente, você tem a produção do bambu na propriedade, segundo porque você praticamente não tem manejo, a própria bactéria faz Prefeito acompanha a implantação da fossa a decomposição disso. E também, porque todo o material utilizado é de forma sustentável”, declara Biz. Mesmo sendo construída com materiais sustentáveis, ela tem um custo de, aproximadamente, R$1500,00. A fossa consiste em dispor quatro tubos de cimento por onde passarão os dejetos. Segundo Biz, o bambu que é colocado nos tubos não tem como função a filtragem do material. “Apesar de todos os módulos estarem cheios de bambu, não é para filtrar e sim para haver um processo do bambu na criação de colônias de bactérias. São essas bactérias que vão fazer, de fato, a decomposição dos dejetos”, explica o Técnico. Após a decomposição, os efluentes podem ser depositados no meio ambiente, pois não causarão problemas ambientais. Para o proprietário, Adair Biffi, este projeto vem para melhorar a qualidade da propriedade e reduzir a poluição do meio ambiente. “Espero que traga muita coisa boa para o futuro. Este é um bom que está sendo criado, pois a água que sair dessa fossa, se for para o rio, não terá problema de contaminação. Vai sair água totalmente despoluída”, afirma Biffi.

Os bens naturais utilizados são areia e bambu.

Prefeitura disponibiliza tubos para os interessados De acordo com o Prefeito de Lajeado Grande, Zeno Zmijevski, a fossa de bambu é uma tecnologia nova que trará benefícios ao meio ambiente, às pessoas e ao município como um todo. Para incentivar mais agricultores a implantar esta fossa, a administração municipal estará disponibilizando os tubos de cimento. “Os agricultores que quiserem construir a fossa tem total liberdade de ir a prefeitura, participar desse programa e terão os tubos de forma gratuita”, informa o Prefeito.

3353 4909 3353 6082 vendas@cfnet.com.br Av. Dez de Novembro 1030

Para a construção da fossa são necessários quatro tubos.


10

Vale Lembrar: Esse ano Xaxim foi um dos 50 municípios premiados como Destaque Nacional em Urbanismo, Paisagismo, Arborização Urbana e Turismo Sustentável. Xaxim pode comemorar o Dia do Meio Ambiente com orgulho.

OPINIÃO

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

10

Jornal Data X Semanário 05/06/2010

Crescimento Profissional Prof. Menegatti*

* Desejo

II Parte: Sempre que você tiver problemas com as vendas é porque não está sendo bem sucedido numa dessas áreas:

Esta é a parte da apresentação de vendas em que você explica os benefícios que o cliente terá, se usar seu produto ou os benefícios que o cliente terá, se usar seu produto ou serviço. As características do produto despertam interesse, mas é o desejo que faz o cliente comprar. Se o provável comprador diz algo como: “Preciso pensar”, o que ele realmente está dizendo é: “Você não despertou meu desejo de comprar a ponto de eu querer decidir agora.” A capacidade de pensar e determinar os reais benefícios que vão motivar o futuro cliente a comprar é a parte mais importante da venda.

1. Poupar ou ganhar dinheiro 2. Poupar ou ganhar tempo ou aumentar a comodidade 3. Ser saudável, seguro, popular ou atual 4. Melhorar, de alguma forma, a situação pessoal ou profissional da pessoa. Sua função mais importante é determinar o principal desejo de compra que seu produto ou serviço pode despertar na mente e nas emoções de um dado cliente, e então convencê-lo de que ele terá o desejo realizado com aquilo que você está vendendo.

Então, listamos alguns benefícios que tendem a estimular o desejo de comprar:

*Prof. Menegatti é conferencista em Vendas, Motivação e Liderança www.menegatti.srv.br

HIDROTERAPIA: CUIDANDO DA SUA COLUNA A hidroterapia é o tratamento realizado em um ambiente aquático aquecido, que favorece diminuição da tensão e dores musculares, proporcionando um ambiente agradável e relaxante para o exercício terapêutico. O exercício aquático é bem indicado para quem tem problemas de coluna, pois ajuda na prevenção e diminuição de dores lombares e cervicais decorrentes da má postura e do sono inadequado. A água tem várias propriedades físicas que beneficiam o corpo humano, uma delas é a flutuação que proporciona a redução da ação da gravidade sobre o corpo humano, diminuindo o impacto sobre as articulações, permitindo a realização de exercício para quem no solo tem limitação em realizar o movimento completo, essencialmente pessoas que tem problema na coluna, principalmente porque é a coluna que mais sofre com a força da gravidade quando estamos em pé. Além de melhorar os movimentos e

POLITICA & CIA Conselho Municipal de Trânsito Os problemas de trânsito finalmente começarão a ser solucionados se levarmos em conta a vontade dos integrantes que assumiram o Conselho Municipal de Trânsito de Xaxim. Ao convocar a comunidade como um todo através de representantes de entidades sociais, clubes de serviço e poderes constituídos, o prefeito municipal Tinho Vicenzi conseguiu aglutinar ao voluntarismo a ex-

periência e vontade de trabalhar, cujas cabeças pensantes e formadores de opinião deverão resolver um problema que há tempos vem exigindo solução. O trânsito no centro da cidade já é considerado complexo, pois o fluxo de veículos em circulação vai se acentuando com o crescimento do município e, por conseqüência, as vagas de estacionamento são quase inexistentes.

A Posse dos Conselheiros No encontro do voluntariado no gabinete do prefeito municipal que criou o novo Conselho Municipal de Trânsito, foram empossados os conselheiros que representam as Polícias Militar e Civil, Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal, Engenheiros/Arquitetos, Sindicatos, Aciax, Atrax e CDL. Estes por sua vez, criaram um departamento de Direção nomeando como presidente Marcelo Basi (secretário

de Infraestrutura); vice-presidente Valdemar Brunetto (CDL); e secretários, Luiz Antonio Almeida da Silva (PM) e Clesi Ana Brandielli (secretária de Educação). As reuniões para definir as primeiras ações já tiveram início e as idéias começaram a fluir como sendo: Ruas com mão única, lombadas eletrônicas, cartão para estacionamento rotativo, obliquo ou paralelo, etc..

Grupo Pé Quente A tarefa é difícil e complicada, mas pela capacidade e espírito ativo do conselho e conselheiros, a comunidade já está apostando em bons resultados, pois o seleto grupo é considerado “pé quente” na solução de problemas. Como exemplo cita-se o presidente, Marcelo Basi, que por sua espontaneidade de arrojo e visão social já tem demonstrado habilidade no comando de ações das mais diversas. No entanto, disse Marce-

lo, que o desafio não dá espaço para individualismo e a comunidade vai ter que participar nas decisões. Através de consulta à população, dependerá a instalação de lombadas eletrônicas que emitirá automaticamente multa aos motoristas infratores, além de estacionamento rotativo com sistema de cartão que deverá ser administrado por empresa terceirizada. Que as decisões e ações do grupo sejam iluminadas.

diminuir a dor na coluna, exercitar-se na água com a temperatura ligeiramente elevada, expande os vasos sanguíneos melhorando a circulação e o transporte de oxigênio para os tecidos, favorecendo uma a sensação de prazer aumentando a disposição e bem-estar, fatores que colaboram contra o estresse, a ansiedade e até a depressão. Para a realização da hidroterapia a avaliação médica é fundamental para verificar as possíveis restrições, como ferimentos de pele, infecções e osteoporose esta não é absolutamente restrita, sem essas restrições é só mergulhar com seu fisioterapeuta na hidroterapia. Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI Curso de Fisioterapia Disciplina de Ortopedia e Traumatologia Acadêmica do 6° Jesiéle De Marco Professora Supervisora: Vera Lígia Galli

Luiz Grasel

Agradecer é nobre Sendo atendido mesmo reconhecendo que as condições climáticas novamente neste ano não estão permitindo que o setor de Infraestrutura consiga executar em tempo hábil alguns serviços de máquinas, principalmente no interior, o sindicalista e vereador Ledinho Curtarelli elogiou e agradeceu a prefeitura muni-

cipal, prática que não é comum para políticos de oposição. Em nome de agricultores, Ledinho havia solicitado por telefone que a prefeitura executasse alguns serviços e foi prontamente atendido. “Nada mais justo agradecer a solução dos problemas que apontamos”, disse o vereador.

Sugestão ao presidente Sugestão deverá ser apresentada ao presidente da câmara municipal para evitar que sejam feitas denúncias irresponsáveis e que não possa ser comprovado, como já ocorreu em sessões anteriores quando um vereador não conseguiu provar o que denunciou e optou por uma retratação, afirmando que o caso foi um mal entendido. Outro fato bastante freqüente se refere na apresentação de requerimento em nome de

entidade, quando na verdade sua direção desconhece o pedido. Para manter uma condição de credibilidade e transparência, a sugestão é de que o vereador ao fazer uma denuncia ou apresentar pedido em nome de Grupos de Idosos, Clubes de Mães e outras entidades, apresente documento com nome e assinatura do denunciante, ou ofício assinado pelo presidente da entidade que faz o pedido.

Benefício para Idosos I O vereador Loacir Milto Fin ao afirmar atender um pedido do Grupo de Idosos da Linha Ervalzinho, solicitou que a prefeitura municipal volte a fornecer alimentação nos intervalos das reuniões da entidade, pois o governo federal envia recursos para

esta finalidade. Ao ouvir que o governo de Lula repassa verba para este fim, o vereador Celso Natal Berte sugeriu que além da alimentação fosse servido também a bebida na mesma conta. O pedido é para que todos os 17 grupos de Xaxim sejam beneficiados.

Benefício para Idosos II O que os Grupos de Idosos não sabem e talvez alguns vereadores também não, é que o governo federal repassa em torno de R$ 800,00 (oitocentos reais) mensais para ser dividido entre os 17 Grupos de Xaxim, o que corresponde quase R$ 50,00 (cinqüenta reais) mensais para cada grupo. Considerando que são quatro a

cinco reuniões mensais, este dinheiro daria para pagar um lanche de R$ 12,00 (doze reais) para ser dividido entre os participantes. Considerando que cada reunião tem aproximadamente 30 participantes, o governo federal estaria doando um lanche no valor de R$ 0,40 (quarenta centavos) para cada idoso. Bom apetite.

Subvenções Sociais Há de se entender que todas as ações desenvolvidas no município em favor dos Grupos de Idosos e Clubes de Mães, são de responsabilidade da prefeitura municipal e se dependesse do governo federal muito pouco seria feito. Para manutenção e recreação dos Clubes de Mães, por exemplo, o prefeito Tinho Vicenzi viabiliza condições e interfere junto a deputa-

dos da região para liberação de Subvenções Sociais. Pelo que se tem constatado, o deputado estadual Gelson Merísio do DEM, se não o único, é o principal colaborador destas entidades na liberação de recursos. Os R$ 800,00 (oitocentos reais) do governo federal são liberados na maioria das vezes com quatro meses de atraso.

A prefeitura municipal de Xaxim geralmente beirava o limite permitido de 51% da receita com gastos da folha de pagamento dos funcionários. Ligo este fato aos recentes e insistentes pedidos de vereadores exigindo o fornecimento de cópia da folha de pagamento, todos os meses, de todos os funcionários da prefeitura, sob

alegação de fiscalização. A impressão era de que o prefeito estaria extrapolando os limites da lei e os requerentes com intenção de corrigir um desmando administrativo. No entanto, o Departamento de Recursos Humanos informou que o custo da folha de pagamento dos funcionários está em torno de 43% dos 51% máximo permitido.

Gasto com funcionalismo


Luis Fabiano, o Fabuloso “A bola é muito estranha. A trajetória que ela faz é estranha. De repente, sai de você. Ela não gosta que alguém chute (risos). É estranha demais. A bola é mais um adversário. Espero adaptar o mais rápido possível. Foi difícil fazer finalização com essa bola. Parece que tem alguém guiando. Ela é sobrenatural, muito ruim.“

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

CLASSIFICADOS

11

Jornal Data X Semanário 05/06/2010

IMOBILIARIA

ÁGAPE IMÓVEIS AV PLINIO ARLINDO DE NES 1844 XAXIM –SC

FONE 3353.6604 3353-6481 – 33535706 IMÓVEIS A VENDA E ÁREAS DE TERRAS

- Área de terras com 06 alqueires aproximadamente 2,5 alqueires mecanizados, aproximadamente 1.000 pés de pinus aproximadamente 800 pés eucaliptos, localizada na Linha Pilão de Pedra Xaxim SC. VALOR 180.000,00 - CONDIÇÕES aceita casa, terreno ou carro como parte de pagamento. CÓDIGO: 304 - Área de terras próximo a BR 282 e Vila Diadema Xaxim SC, medindo 74.985m², contendo 01 casa de alvenaria e 01 casa de madeira; própria para instalação de empresas industrias ou comercio. VALOR R$ 25,00 o metro quadrado. OBS: Vende área total ou parte dela. CODIGO 326 - Área de terras com 04 alqueires de terra, com porteira fechada, contendo 01 chiqueiro de 100m, casa funcionário de 72m², casa mista com porão de 63m², estufas de 4x55m, 03 açudes, fonte de água e casa de lavagem. Localizado na Linha Vila Folle a 2.000 metros do asfalto. VALOR R$ 425.800,00. CONDIÇÕES: Aceita terreno, casa ou apartamento. CÓDIGO: 358 - Área de terras com 03 alqueires, contendo 04 aviários, toda cercado, casa de alvenaria de dois pisos medindo 185m², ordenha, resfriador, 07 vacas de leite (porteira fechada) localizada na Linha Limeria, distante 2.000 do trevo BR 282. CÓDIGO: 344 - Área de terras 100% mecanizada com 8 alqueires, localizado na Vila Diadema, próximo a BR 282 em Xaxim SC. VALOR R$ 100.000,00 por alqueire. CÓDIGO: 286 - Área de terras excelente topografia, lugar alto contendo 14,6 alqueires, contendo 01 aviário de 100m, 01 casa com aproximadamente 80m², estábulo, paiol, galpão. Localizado na Linha Antonio Prado Xaxim SC, VALOR R$ 600.000,00. CONDIÇÕES: Aceita imóveis em Xaxim como parte de pagamento. CÓDIGO: 285 - Área de terras com aproximadamente 106.383,98m² sem benfeitorias, localizada as margens da BR 282 (frente para BR) VALOR R$ 450.000,00. CÓDIGO: 316 - Área de terras com aproximadamente 107.873,00m². localizado na Linha Salete. VALOR R$ 130.000,00. CÓDIGO: 336 - Área de terras situada ao lado da BR 282 Vila Diadema Xaxim SC com 242.000,00m². VALOR R$ 6,00 a R$ 12,00 por metro quadrado. (área da escolher e desmembrar). CÓDIGO: 332 - Área de terras com 01 alqueires, contendo 02 aviários de 100m, 01 galpão de 180m², 01 galpão de deposito para lenha, 01 caixa de água 9m² em alvenaria. 01 casa mista de 120m² com porão, água natural e rede de água, 15 vacas de leite, ordenha de 01 saídas e resfriador, localizada na Linha Nova Brasília - Xaxim. VALOR R$ 460.000,00. CÓDIGO: 330


12

Vale Lembrar: Xaxim é o 31º município no Estado de Santa Catarina na classificação econômica. Xaxim também é o terceiro município no Estado no movimento econômico agropecuário e na região da Amai é o primeiro.

VARIEDADES

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

12

Jornal Data X Semanário 05/06/2010

Bastidores do Jantar de Mulheres na sede do Rigotti Parabéns para a gatinha da foto, Laura Eliza S. Vargas, que completou mais um ano de vida no dia 02 de maio. Continue sempre sendo essa menina, alegre e radiante. É o que desejam seus familiares e amigos.

Quem de aniversariou no dia 27 de maio foi Maiara Dagort. Felicidades, saúde e realizoções. Parabéns! Da esquerda prá direita Manu, Grazi, Nanda, Gizele, Cleusa Frese, Primeira-dama Rita, e Tati Locatelli

Feliz Aniversário a Sirlene Maroco, que comemorou mais um ano de vida no dia 29 de maio. Tudo de bom e muitas felicidades!

Felicidades para Sandra Angonese, que completou mais um ano de vida no último dia 02. Feliz aniversário, muitos anos de vida, saúde e paz. Que Deus te abençõe a cada ano e que essa nova idade traga á você muitas chances para vencer, você merece.

Da esquerda prá direita Titi, Lóide, Katia, Vera e Sandra.

INFORMATIVO CDL.

Nos próximos sábados dia 05 e 12 de Junho será sábado “D” com atendimento até as 17:00hs, aproveite e faça suas compras para o dia dos namorados. Confira o que o comércio de Xaxim tem a lhe oferecer. “XAXIM PRESENTE NO DIA DOS NAMORADOS”.

Um amor mais forte que tudo, mais obstinado que tudo é somente o amor de mãe. Muitas felicidades a Odila Dalla Riva, que esteve de aniversário no dia 26 de maio. Parabéns dos seus amigos e familiares.

Edy Felicidades ao amigo Edson Ogliari, que aniversariou no dia 27 de maio. É o que desejam seus amigos do Grupo The-H.


ESPAÇO

VARIEDADES

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

13

Jornal Data X Semanário 05/06/2010

Festa Junina Na última quarta-feira(02) a Escola de Educação Básica Professora Neusa Massolini, realizou uma festança de São João. O Arraia aconteceu no ginásio da escola e reuniu pais, professores, alunos e público externo.

/

05/06 a 12/06 Áries (21/03 a 20/04) A comunicação será o seu maior trunfo. Aproveite para melhorar o relacionamento com colegas de trabalho, amigos e familiares. O Cupido virá com uma nova paixão mais cedo do que imagina. Touro (21/04 a 20/05) Há um grande desejo de se destacar profissionalmente, mas mesmo assim, não deve perder o foco de suas necessidades familiares e emocionais. A insegurança pode afetar a vida amorosa.

20 anos de poesia em Chapecó Silvério da Costa lança novo livro Neste sábado (05) de junho, o poeta Silvério da Costa estará lançando, em comemoração aos 20 anos de poesia, em Chapecó, o seu 11º livro “Trilhos Cruzados”. O evento acontecerá no Café Brasiliano, no Centro Comercial Chapecó, às 19h30. O autor é brasileiro naturalizado. Nasceu em Portugal, nas imediações da cidade do Porto, onde morou até os 20 anos. Depois de cumprir o serviço militar, sendo, inclusive, mobilizado para lutar na guerra de Angola (1961-1963), veio para o Brasil, residindo no Rio de Janeiro durante, aproximadamente, 15 meses. Mora em Chapecó há 45 anos, é casado e tem um filho.

Diga X

Câncer (21/06 a 21/07) Você poderá ganhar dinheiro com atividades que exijam mais sensibilidade, intuição e criatividade. Convém ser mais realista com o que ganha e gasta. A sensação de não ser compreendido(a) pode se manifestar. Leão (22/07 a 22/08) O astral favorece o trabalho de equipe. Terá êxito em viagem, concurso ou em qualquer projeto que possa abrir os seus horizontes. Os assuntos afetivos podem ficar em segundo plano.

O Diga X desta edição retrata os funcionários da Loja Dalla Dias. Na foto, Moacir Soligo, Roseli Marinello, Maria Sachet, Odila Dalla Riva, Leonilda Chiodi, Lilian Chiodi e Ivonete Silvestre. Um abraço da equipe Data X!

74 anos de imigração

Família Dalla Líbera foi uma das pioneiras em Xaxim O meu saudoso pai, Ricieri Erasmo Dalla Líbera faleceu no dia seis de fevereiro de 1980 em Xaxim. Dalla Líbera havia chegado ao município em julho de 1936, com sua esposa Dona Delícia, grávida do sexto mês, a filha de dois anos e o casal Oreste e Eulália Lazzaretti. Eles saíram de Guaporé no Rio Grande do Sul e viajaram de carrocinha. Ricieri e Delícia vieram formar e constituir suas atividades em nova vida e nova terra no município de Chapecó. Os gaúchos fanáticos que não acreditavam em futuros na cidade de Chapecó zombavam e diziam: “CHAPECÓ! Terra onde o diabo perdeu as botas”. Mas eles, com coragem, vieram se estabelecer no Distrito de Chapecó, naquela época Ercílio Luz, hoje Coração Verde do Oeste, Xaxim. Neste local, moraram na Linha Segunda, atual Linha Limeira, no lote colonial número 05. Oreste veio trabalhar e cultivar um parreiral com área superior a um hectare de terra, onde os primos de Luiz Dalla Líbera Ricieri, André, Adolfo e Domingos, filhos do empresário Giacomo Lubardi, iriam instalar uma cantina de vinho. A cantina funcionou por vários anos onde existe hoje o prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. As famílias Dalla Líbera e Lazzaretti foram uma das

Gêmeos (21/05 a 20/06) Boa fase para ampliar não só os seus horizontes de trabalho como também o setor afetivo. Aceite os convites para festas, pois tudo indica que estará cativando a simpatia alheia.

primeiras imigrantes, não de Xaxim, mas sim da Linha Limeira. Naquela época, nas proximidades da Igreja, não existiam moradores. Lá existia uma tapera e um alambique do saudoso Francisco Ogliari e em anexo morava um cabloco de nome Vanzelino. Um tempo depois, essas terras se tornaram propriedade do saudoso Fioravante Pianta e foram desmembradas e uma área foi doada para a Igreja e o cemitério. Quanto tempo ficaram morando na tapera, hoje não tenho alguém a me informar, mas foi pouco tempo, alguns meses. Enquanto abriram o resto da estrada, iam, de carrocinha à terra da saudosa Anita Moraz preparar a madeira de pinheiro, pois em suas terras era só mato preto e madeira dura para lascar para as casinhas ou meia água. Na volta para casa, levavam radiches para a janta porque os que levaram com a mudança não foram suficientes nem para os treze dias de viagem. Isto aconteceu até a colheita de suas semeaduras. Durante o tempo que ficaram na tapera, nasceu o segundo filho de Ricieri e Delícia, meu estimado irmão Carlos. Ele foi a primeira criança a nascer em Linha Limeira. Parecem boatos ou histórias de vantagem ou superioridade, mas foi tudo verdade e realidade. Luiz Dalla Libera (30 anos que saiu de Xaxim e 30 anos que reside em Xanxerê)

Virgem (23/08 a 22/09) Não tenha receio de priorizar os assuntos de trabalho e investir num projeto mais audacioso, pois o período é dos mais progressistas. Interesses em comum podem fortalecer o romance. Libra (23/09 a 22/10) Siga suas convicções e não terá do que se arrepender. Trabalho com o qual se identifica terá o incentivo dos astros. Na paixão, terá a sensação de que o universo conspira a seu favor. Escorpião (23/10 a 21/11) Atividades rotineiras vão incomodar mais do que o habitual, trazendo a vontade de inovar ou fugir do convencional. Lembrese de cuidar da saúde. O amor oscila, dance conforme a música. Sagitário (22/11 a 21/12) Ótima fase para trocar ideias, trabalhar em equipe e divulgar o que sabe. Poderá ganhar dinheiro com atividades feitas em casa. Os astros garantem muito altoastral na vida a dois. Capricórnio (22/12 a 20/01) O trabalho de rotina será favorecido e você se sentirá devidamente valorizado(a). Aproveite o momento para cortar alguns gastos desnecessários. No romance, cultive mais a criatividade.

Aquário (21/01 a 19/02) Não deixe de aproveitar ao máximo este período de prazer e criatividade em sua vida. O astral revela a possibilidade de ganhos inesperados. Evite expor demais a sua vida amorosa. Peixes (20/02 a 20/03) Você terá sucesso ao agir em sigilo. Evite chamar a atenção para si mesmo(a), pois discrição é a palavra de ordem, seja nos negócios ou no que diz respeito à sua vida afetiva.


14

ESPORTE

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

Basquete

Xaxim realizou Encontro Internacional

14

Jornal Data X Semanário 05/06/2010

POKER

“Por isso hoje estamos dividindo experiências com atletas argentinos” Nos dias 22 e 23 de maio Xaxim foi sede do 5º Encontro Internacional de Basquetebol. O evento reuniu aproximadamente 70 crianças de oito a 12 anos de Xaxim, Xanxerê e da cidade Porto Rico, na Argentina, nas categorias feminina e masculina. Promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer, o encontro ocorreu no ginásio de esportes Pedro Ivo Campos. De acordo com o organizador do evento, Ivan Atolini, o objetivo foi despertar o interesse dos atletas pelo esporte, fazer novas amizades e conhecer outra cultura. “Por isso hoje estamos dividindo experiências com atletas argentinos”, explica Ivan. Ele acrescenta ainda que nesta competição não há perdedores, nem vencedores, mas sim, participação e aprendizado da modalidade do basquetebol. Para o secretário de Esporte e Lazer, José Carlos Viecelli Della Beta - Chico Viecelli - o encontro foi de grande valia para os jogadores que despertam desde cedo o gosto pelo esporte. Chico informa que a Secre-

Celer

CAMPEONATO MUNDIAL DE POKER Encontro Internacional de Basquete trouxe delegação da Argentina

taria está incentivando os professores a promoverem torneios para que os alunos já desenvolver o espírito esportivo. “A administração municipal por meio da Secretaria dará todo o apoio para eventos como o Encontro Internacional de Basquete, para aproximar os atletas e dividir experiências”, afirma. Na chegada da delegação argentina, os atletas foram recepcionados pelo grupo de Xaxim que também hospedou os amigos estrangeiros em suas residências.

Torneio de vôlei é realizado em Xaxim

O Curso de Educação Física da Celer Faculdades, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Xaxim promoveu no dia 22 de maio um torneio de vôlei de areia, na Sede Campestre do Clube Xaxinense. De acordo com o acadêmico de Educação Física e Coordenador do evento, Ariberto Miorando, o torneio foi livre para todos os públicos, e reuniu dez equipes masculinas e quatro femininas. “Devido ao frio e ao pessoal não estar mais praticando essa modalidade de vôlei, não tivemos tantas duplas. Mesmo assim, resolvemos fazer para que no futuro consigamos manter essa competição mais forte, com melhores premiações e assim sempre levar o nome da Celer Faculdades”, ressalta. Premiação A premiação do torneio foi R$ 200,00, troféu e medalha para a categoria masculina, e R$ 150,00 para a categoria feminina. Os vencedores do masculino foram: 1ºlugar: Pablo e Alexandre 2º lugar: Márcio e Jones 3º lugar: Edson e Giovani Já entre as mulheres as ganhadoras foram: 1º lugar: Keli e Suzana 2º lugar: Luana e Lediane 3º lugar: Jovane e Priscila

Torneio de vôlei reuniu 10 equipes masculinas

Para Miorando eventos como esse são muito importantes para a faculdade e para os participantes. “A importância em si é trazer o lazer, fazer o pessoal se reunir, participar de uma competição sadia, trazer a família. Também é importante para divulgar o Curso de Educação Física da Celer”, finaliza.

Grêmio avança Internacional perde no no Brasileirão Pacaembu Na noite da última quinta-feira (03), o Grêmio bateu o Atlético Mineiro por 2 a 1. Os dois gols do clube gaúcho foram marcados pelo meia Hugo e a vitória, no Olímpico, garantiu o Grêmio na 10ª colocação do Campeonato Brasileiro.

Também na quinta-feira (03), o Internacional enfrentou o Corinthians, atual líder do Brasileirão. Na partida disputada no Pacaembu, o placar foi 2 a 0 para o time da casa. Roberto Carlos e Iarley foram os autores dos gols. Com seis rodadas, o Inter ocupa a 16ª colocação no Campeonato.

Olá caro leitor, nesta semana tenho um enorme prazer em anunciar que se iniciou na última sextafeira dia 28 de maio, o maior evento do poker mundial, no Rio All-Suite Hotel & Casino, localizado em Las Vegas. O World Series of Poker, que é o mais rico evento esportivo do mundo (com mais de US$1 bilhão distribuídos em prêmios desde 1970) e também o mais longo, com seus 52 dias de duração (as Olimpíadas de Inverno tiveram, esse ano, 17 dias), terá este ano 57 eventos de diversas modalidades de poker, começando pelo Casino Employees No-Limit Hold’em, torneio já clássico para funcionários de cassinos. Estes eventos tem variação no valor da inscrição que vão desde o gratuito, famoso freeroll até $50000,00 (cinquenta mil dolares). Tendo o Main Event (evento principal) o valor de $10000,00 (dez mil dolares) como inscrição. O evento principal se iniciará dia 5 de julho ao meio dia e deverá ocorrer até dia 17 de julho dia em que se formará a mesa final. A grande surpresa deste WSOP serão os novos braceletes (prêmio entregue ao ganhador, além da fortuna em dinheiro), que nos anos anteriores eram um igual ao outro sendo fabricado em um único modelo. Mas a Harrah’s anunciou recentemente que, pela primeira vez na história do WSOP, cada evento terá um bracelete único. Estes braceletes estão sendo desenvolvidos pelo designer de jóias Steve Soffa e serão revelados na abertura do WSOP. Vários brasileiros ja pegaram seus vôos para Vegas, para participar das varias modalidades e estaremos acompanhando nossos representantes no maior circuito de poker do mundo. No final de semana dos dias 22/23 de maio ocorreu em Criciúma a quarta etapa do Catarinense de poker 2010, onde Claudio Baptista após enfrentar mais de 100 jogadores, faturou esta etapa. Claudio, que mora em Balneário Camburiu, é um dos atletas que estarão em Vegas participando do World Series of Poker e com certeza nos trará grandes resultados. Quer acompanhar o poker no Brasil e no mundo pela internet??? Acesse www.pokerdobrasil.com Guilherme Muscopf “GMP84” Pinto gmpinto@gmail.com

Rumo ao hexa A seleção brasileira, que já está na África do Sul, faz os últimos preparativos antes do início da Copa do Mundo. No último dia dois, a seleção canarinho venceu o amistoso contra o Zimbábue por 3 a 0. Nesta segunda-feira (07), os brasileiros disputam o último amistoso antes do mundial. A partida contra a Tanzânia será as 12h (horário de Brasília).


www.esportecomjorgeroberto.blogspot.com

ESPORTE

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SUÍÇO Tem inicio neste sábado, os cruzamentos da segunda fase pelo campeonato Municipal de Futebol Suíço. Os jogos acontecerão nas sedes do Clube Recreativo Xaxinense e Aspux. Confira a rodada: Na sede campestre do Clube jogam Linha Uvarana e Cresol no primeiro jogo da tarde, e em seguida, o Sokedexe enfrenta a equipe de Última Hora. Na sede da Aspux, o primeiro jogo da tarde terá o confronto da Construtora Simonetti e Íbis e em seguida, fechando a rodada do final de semana, as equipes da CME de Cordilheira Alta e São Cistóvão se enfrentam. Os jogos terão inicio ás 15 horas, e toda a torcida está convidada á prestigiar o inicio da segunda fase da comnpetição.

15

Jornal Data X Semanário 05/06/2010

CAMPEONATO FUTEBOL DE CAMPO SÊNIOR No último dia 30 tivemos mais uma rodada do campeonato municipal sênior de futebol de campo, que está sendo realizado no interior de nosso município. Em rodada realizada na comunidade de colorado, a equipe do Vasco de Nova Brasília e o Palmeiras do Golfo empataram em 1 a 1, no jogo de abertura da rodada, enquanto que no jogo de fundo, o Sokedexe goleou o Corinthians do Hervalzinho pelo plcar de 4 a 1. Neste final de semana (06/06) teremos mais uma rodada. Á ser realizada na comunidade de Nova Brasília, as equipes do Colorado e Sokedexe abrem a rodada preliminar, onde em seguida o Corinthians enfrenta o Palmeiras do Golfo. Classificação até o momento: Chave A

Chave B

1º 2º 3º 4º 5º

1º 2º 3º 4º 5º

Gaúcho – 4p Industrial – 3p Canarinho – 3p Monte Belo – 1p Santa Terezinha – 0p

Palmeiras – 4p Corinthians – 3p Colorado – 3p Vasco – 1p Sokedexe – 0p

· Inicia neste sábado, os cruzamentos do Municipal de Futebol Suíço. · Parabenizamos a Secretaria pelo brilhante campeonato que está em andamento e pelos excelentes jogos que tivemos acompanhando. · O Municipal do Interior também está a todo vapor. Final de semana, mais uma grande rodada. · Pelo Brasileirão, a grande surpresa neste inicio de campeonato é sem dúvida nenhuma o Ceará. Meio de semana bateu o Avaí e está á 412 minutos sem sofrer gols. · Galera, um grande Abraço e até a próxima edição!. · Acesse o nosso blog: www.esportecomjorgeroberto.blogspot.com e fique por dentro das noticias do esporte local e regional!

AGENDA ESPORTIVA

ESTADUAL DE AMADORES 2010 Pelo Estadual de amadores, tivemos no último final de semana, mais uma rodada. O Guarany não foi bem e foi goleado pela equipe do Cruzeiro de Ita pelo placar de 6 a 0. Com o resultado, o nGuarany deu adeus as chances de classificação para a próxima fase.

MUNICIPAL DE BOCHAS E SUÍÇO FEMININO AGITAM O MUNICÍPIO A Secretaria Municipal de esporte e lazer comunica a todos os presidentes de equipes de bocha,interessadas em participar do campeonato municipal de bochas 2010 ,que já podem retirar as fichas de inscrições junto a secretaria municipal de esporte e lazer. O congresso técnico está marcado para o dia 08/06/2010-terça feira na sala de reuniões anexa ao ginásio Alberto Ângelo Sordi. Também estão abertas as inscrições para o campeonato municipal futebol suiço feminino 2010,as inscrições são gratuitas e encerram-se no dia 04-06-2010, maiores informações na secretaria municipal de esportes ou pelo fone 33535898.

CAMPEONATO ESTADUAL DE AMADORES 2010

Confira os resultados da última rodada

FUTSAL COPA RIC RECORD FINAL DIA:08-06-2010 [TERCA-FEIRA] LOCAL-GINASIO SER AURORA HORAS :20:00 EMPENDER IMOVEIS X XAXIENSE COPA ESCALA SUB 10 DIA – 05/06/2010-SABADOLOCAL-CONCORDIA CAMPEONATO ESTADUAL SUB 13 DIA -05/06/2010 LOCAL-CONCORDIA

FUTEBOL SUIÇO-CRUZAMENTOS DIA 05/06/2010 – SÁBADO CAMPEONATO MUNICIPAL FUT. SUIÇO HORAS: À PARTIR DAS 15.00 HRS Neste final de semana, para cumprir tabela o o Guarany enfrenta o Independente ás 15h30 em Barra bonita. A tabela completa da competição você confere em: www.esportecomjorgeroberto.blogspot.com

Classificação: CHAVE A 1 E.C. COMETA – ITAPIRANGA................................................................................21p 2 F.C. TABAJARA – XANXERÊ........................................................................ 19p 3 SER. JUVENTUDE – LINDOIA DO SUL..............................................................17p 4 S.E. SÃO CRISTOVAO – QUILOMBO............................................... 9p 5 ASS. VIVA VIDA – SANTIAGO DO SUL............................................6p 6 SER. GIGANTINHO/SCHUMANN – CHAPECÓ........................................1p CHAVE. B . 1 SER. CRUZEIRO – ITÁ...................................................................18p 2 SER. AJAP – PINHALZINHO.......................................................... 17p 3 S.E. INDEPENDENTE – BARRA BONITA....................................................11p 4 E.C. OLARIA CARROCERIA OESTE- XANXERÊ.................................................11p 5 SER. GUARANY – XAXIM - ..................................................................................7p

CAMPO SRCX LINHA UVARANA X CRESOL-XAXIM SOKEDEXE A X DE ULTIMA HORA CAMPO AXPUX CONSTRUTORA SIMONETTI X ÍBIS CME CORDILHEIRAALTA X SÃO CRISTOVAO

FUTEBOL DE CAMPO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SENIOR DIA06/06/2010 DOMINGO LOCAL –CAMPO LINHA NOVA BRASILIA HORAS:08:45 COLORADO X SOKEDEXE CORINTIANS X PALMEIRAS DO GOLFO RESERVAS DE ALMOÇO FONE : 8406 6655 COM CHICO VIACELLI

GUARANY

CAMPEONATO BRASILEIRO 2010

CAMPEONATO ESTADUAL DE AMADORES DIA:06-06-2010 LOCAL:ESTADIO MUNICIPAL DE BARRA BONITA HORAS: 15:30 INDEPENDENTE X GUARANY

BASQUETE CAMPEONATO ESTADUAL SUB 15 MASCULINO LOCAL :CHAPECÓ DIAS 05 E 06-06-2010 EQUIPES PARTICIPANTES –XAXIM-SÃO MIGUELCHAPECO E PORTO UNIAO


16

Mais informações

WWW.JORNALDX.COM.BR

16

Jornal Data X Semanário 05/06/2010


Edição 77