Lela Journal - Final 01

Page 2

LELA & TCC

BIOGRAFIA | ARTHUR CONAN DOYLE

Arthur C. Doyle A

clamado como escritor pelos povos e pela crítica, agraciado com o título de “Sir” pelo Rei Eduardo VII, sua figura marcante será sempre lembrada com profundo respeito entre os seguidores da doutrina codificada pelo francês Allan Kardec. Após renunciar ao catolicismo, por não satisfazer seu espírito evoluído, permaneceu um convicto-materialista-deista, isto é, acreditava em Deus, mas rejeitava as Revelações. Passou a se preocupar com um novo e delicado assunto: o psiquismo. Em 1887, visitou o General Drayson, astrônomo convertido ao espiritismo, que lhe assegurou ser um fato a existência além da morte. Doyle não era homem de aceitar facilmente as coisas, mas diante dos seguros argumentos apresentados por seu paciente, foi levado a meditar e ler algumas obras espíritas. Em pouco tempo, estava familiarizado com as verdades da nova doutrina e como não havia chegado a uma conclusão definitiva, esforçou-se para adquirir um conhecimento mais profundo. A personalidade humana e sua sobrevivência à morte do corpo, de Frederich Meyers, autor inglês conhecido por suas investigações psíquicas sobre alucinações telepáticas, impressionou-o bastante, decidindo fazer suas próprias experiências com mesas girantes. No dia 24 de junho de 1887, com a colaboração do Sr. Horstead (médium experimentado), realizou sob severo controle a primeira de uma série de sessões. A sua conversão definitiva só se concretizaria após a leitura da obra Memórias do Juiz Edmonds. No dia 27 de julho de 1887, a Revista Light publicou a célebre carta de Doyle. Nela, o escritor­ manifesta todo o seu respeito aos postulados­da nova doutrina, explicando as razões que o levaram à conversão. O conhecido espírita brasileiro Cairbar Schutell publicou a tradução na edição de 15 de junho de 1929 da Revista Internacional do Espiritismo. A carta tornou-se um dos mais valiosos documentos da história do espiritismo. A enfermidade de sua esposa não lhe permitia dispensar maior tempo às investigações.­ Apesar das constantes viagens à Suíça para tratamento de cura, no dia 04 de julho de 1906 ela desencarnou, vítima de tuberculose. Em setembro de 1907, casou-se pela segunda­ vez, com Jean Leckie, que também lhe daria dois filhos (Denis e Adrian). Após comunicar-se­com o espírito de um irmão desencarnado, sua nova esposa teve sua crença fortalecida, tornando-se uma eficiente colaboradora, acompanhando-o­ nas viagens de propaganda doutrinária. De retorno à Inglaterra, após uma visita ao Canadá­ às vésperas da 1ª Guerra Mundial, prestou valiosos serviços na frente interna.­ Seu magnífico­ poder de intuição, demonstrado nas novelas, tornavam-se­ evidentes­ no conto­ Perigo! (1913), onde retrata com precisão práticas até então desconhecidas,­que foram utilizadas no grande conflito (1914-18), como guerra submarina, torpedeamento de navios neutros, ataques aéreos etc.

es-

JORNAL EM FOCO

Em 7 de julho de 1930, em Cowborough, Sussex, partiu para as regiões sublimadas­ do espaço uma das mais valiosas criaturas que a humanidade conheceu.­ Inteligência­ robusta e espírito preclaro, nunca utilizou nos papéis­ o escudo de nobreza da família. Ao recusar a distinção de Par do Reino Unido­ da Grã-Bre­ tan­ha­­­­,­­­­em troca do repúdio ao espiritismo, estava consciente que sua fidelidade­ doutrinária significaria não só a perda de tão excepcional­ oportunidade,­ mas também de amigos preconceituosos. Entretanto, não vacilou­ ao aceitar os honrosos­ cargos de Presidente de Honra da Federação Espírita Internacional, Presidente da Aliança­Espírita de Londres e Presidente do Colégio Britânico de Ciências Psíquicas. Dada à projeção do seu nome, deve-se­a Conan Doyle parte da penetração da doutrina espírita em muitos países, notadamente­aqueles de língua inglesa. Abalizado conferencista, através de serenas e emocionantes narrativas chamava a atenção das platéias para a veracidade dos fenômenos píritas, deixando sempre um rastro de luz por onde passou.

02

04 / 2012

Fonte: oblogdosespíritas.blogspot.com

A partida para o plano espiritual


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.