Page 1

` 1


EDITORIAL A revista À alma do negócio vem com o intuito de entreter e informar, buscando sempre trazer assuntos sobre economia e meio ambiente, como preservação da fauna e flora, empresas auto sustentáveis, pesquisa cientifica e projetos ambientais. Na nossa primeira edição apresentamos assuntos como sustentabilidade, consumos conscientes e turismo ecológico, e na matéria de capa trazemos o Acordo de paris, tratado que busca reduzir a produção de gases de efeito estufa.

EDITORES Danilo da Silva Dantas Maria Catarina Isabeli Araujo Felipe

SUMARIO

03

TURISMO SUSTENTAVEL NO RN Em entrevista a economista Aline Dantas fala sobre o turismo sustentavel e ecológico.

O ACORDO DE PARIS 195 assinaram o tratado que busca reduzir a producao de gazes de efeito estufa.

06

04

^

EDUCAÇÅO ECOLOGICA DESDE A INFANCIA importância da preservação ambiental no dia a dia, desde a infancia.

CONSUMO CONSCIENTE Empresas que encontraram no modo de produção sustentável mais que apenas o respeito à natureza, mas uma forma de lucrar financeiramente. 2

07


,

A Alma do negócio | Dezembro 2016 | N. 1 s

TURISMO SUSTENTÁVEL NO RN

S

egundo a Organização Mundial do Turismo (1999), o turismo sustentável: é a atividade que satisfaz as necessidades dos turistas e as necessidades socioeconômicas das regiões receptoras, enquanto a integridade cultural, a integridade dos ambientes naturais e a diversidade biológica são mantidas para o futuro. Para falar um pouco sobre a o turismo sustentável entrevistamos a economista e empresária Aline Dantas.

O que difere o turismo como nos conhecemos e o turismo sustentável? O turismo sustentável busca economizar os recursos naturais preciosos,como a água, e procura evitar o máximo possível a produção de dejetos, enquanto o turismo comum buscar prioritariamente o lucro econômico.

to temos que ficar atentos para as questões ambientais e sociais para que o impacto da atividade não seja grande, e procuramos inserir os moradores locais nas atividade economicamente e socialmente. Quais as modalidades de turismo podem colaborar com o desenvolvimento sustentável do turismo?

O que busca ser desenvolvido com esse tipo de turismo?

O turismo rural e o ecoturismo costumam ser os mais sustentáveis pois são desenvolvidos em harmonia com a natureza, mas todos as faces das práticas turistas devem se adequar para que não causem impactos negativos no local em que são aplicadas.

Nós, que trabalhamos nessa face do turismo, procuramos achar um meio em que, seja ensinado não só sobre a proteção do meio ambiente, mas também estimule o desenvolvimento da atividade no cenário local. Qual a importância do turismo sustentável nos dias atuais? É importante por ser uma alternativa ao turismo de massa, porque nós nos preocupamos com a quantidade de pessoas que planejam visitar as regiões. No planejamen-

Existem passeios de turismo sustentável e ecológicos aqui no estado do rio grande do norte? Com certeza, inclusive a prática de tais atividades vêm aumentando com a passar dos anos pois não é novidade pra ninguém que

3

no nosso estado encontrasse algumas das paisagens mais bonitas do brasil. Quais os tipos de roteiro mais comuns no rn? Aqui nós temos atividades para todo público, temos de passeios pelo litoral norte e sul, até atividades dentro de cavernas no interior do estado. Em currais novos temos a mina brejuí onde é possível se aventurar por túneis subterrâneos, também temos acari que é conhecida como uma das cidades mais limpas do brasil, onde se encontra o açude de gargalheiras, santuário ecológico onde é possível a prática de rapel e escalada. E no litoral a praia de pipa se destaca por ser um lugar onde a prática da sustentabilidade e preservação da natureza é comum pois se tornou cultura da própria região.


O ACORDO

DE PARIS

Brasil foi um dos primeiros países a confirmar a participação no Acordo e se comprometeu a cortar as emissões de gases de efeito estufa em 37% até 2025.

o

tratado, adotado pelos lideres mundial em dezembro de 2015 na capital francesa, entrou oficialmente em vigor nesta sexta feira (04), o acordo de paris estabelece mecanismos para que todos os países limitem o aumento da temperatura global e fortalecem a defesa contra os impactos ambientas da mudança climática. Representantes de 195 países assinaram o acordo em dezembro do ano passado, se comprometendo na conferencia da capital francesa a deter o aumento da temperatura do planeta a, pelo menos, 1,5 graus celsius e a ajudar os países economicamente vulneráveis a deter o aquecimento.

Um total de 92 países ja confirmaram o acordo. o limite mínimo era de 55 países, que representam 55% das emissões mundiais de gases causadores do efeito estufa necessário para que o acordo entrasse em vigor.

Como ideias para alcançar essas metas, o pais aumentara a participação de fontes renováveis na matriz energética e recusar e reflorestar áreas desmatadas, o pais também se comprometeu a zerar p desmatamento da Amazônia legal e O senado federal brasileiro apro- restaurar 12 milhões de hectares vou, em agosto,o projeto que valida ate 2030. a adesão brasiileira ao pacto. assim o brasil se tornou um dos primeiros Entre as políticas para alcançar países a confirmar a participação essas metas, o País terá, por exemplo, que aumentar a participação O Brasil assumiu o objeto de de fontes renováveis na matriz encortar as emições de gases de efeito ergética e recuperar e reflorestar estufa em 37% ate 2025, com o in- áreas desmatadas. O País ainda se dicativo de 43% ate 2030 em com- comprometeu a zerar o desmatparação aos níveis medidos em amento da Amazônia Legal e a 2005. restaurar 12 milhões de hectares de florestas até 2030. 4


Apesar do otimismo representado pela entrada em vigor do acordo, os países terão muitos desafios pela frente para alcançar pelo menos os mais modestos objetivos de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Muitos recursos financeiros foram levantados em diversos países para financiar projetos ambientais. No entanto, esses recursos são ainda poucos para que possam realmente tornar o planeta mais limpo.

Muitas empresas nesses países, “Não é uma questão de bilhões por exemplo, ainda desconhecem a [de dólares], é uma questão de trilquantidade de gás de efeito estufa hões que emitem. A maioria sequer fez planos para conter essas emissões. No aspecto de financiamento, a busca de uma solução para pagar pelas mudanças ainda não teve êxito. Ainda não se sabe, na maioria dos países, como cobrar um imposto sobre o carbono que permita forçar as indústrias a pagar pela poluição que jogam na atmosfera. 5

de dólares]”, disse o secretário-geral da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Ángel Gurría, em entrevista ao The New York Times sobre a necessidade de recursos para melhorar o clima do planeta.


EDUCAÇÃO ECOLÓGICA

DESDE CEDO Tratar do assunto de sustentabilidade nas escolas não significa apenas explicar a importância ambiental aos pequenos. As aulas sobre meio ambiente não terão efeitos se, durante o intervalo, as crianças jogarem lixo no chão do pátio escolar ou deixarem as torneiras dos banheiros abertas. Os alunos precisam sentir a importância da preservação ambiental no dia a dia, e entender na prática que um mundo sustentável necessita de atitudes positivas de cada um. O ideal é que os educadores desenvolvam ações que incentivem as crianças a tratarem da ecologia com cuidado e respeito. Ensinar os alunos a plantar árvores e vegetais e reservar um espaço nas dependências da escola para o cultivo de plantas pode ser uma boa opção, além de cuidar do comportamento natural das crianças durante o período escolar.

6

Educar ecológicamente a proxima geração pelo bem do meio ambiente


CONSUMO

CONSCIENTE A humanidade consome mais de 30% da capacidade de recuperação dos produtos naturais, se os padrões de consumo não mudarem e se mantiverem no mesmo patamar em 50 anos será necessário 2 planetas terras para atender a necessidade de água energia e alimentos. A melhor maneira de mudar essa situação é a partir de uma escolha de consumo mais eficiente e que menos afete a natureza. por isso hoje em dia já se tornou comum empresas que investem em um modo de produção sustetavel, que além de ser uma prática consciente se tornou uma forma de lucrar. Com o apoio do governo as empresas que se comprometerem a se tornar auto sustentáveis ganham redução de impostos e outras facilidade, mas principalmente uma empresa sustentável exerce grande influência social e a partir do momento que se compromete a oferecer produtos, prestar serviços e adotar atitudes diferenciadas, deixa claro qual

Empresas que se tornam ecologicamente correta ganham redução de impostos pelo governo.

é a sua postura dentro da sociedade. Nessa mesma linha, a gestão empresarial sustentável tem um papel muito importante . A empresa serve de exemplo aos seus funcionários e ao seu público alvo de forma geral, que são motivados a mudar os seus atos e serem mais conscientes quanto ao meio ambiente. Você, independente de sua posição na empresa, deve pensar em como

7

ela atua no meio empresarial, em como ela atua com você, com as pessoas ao seu redor e com o meio ambiente. O fato de uma empresa ser sustentável ou não, tem relação direta com a sua vida, pois sustentabilidade está ligada ao meio ambiente e a qualidade de vida.


8

A ALMA DO NEGOCIO  

A revista À alma do negócio vem com o intuito de entreter e informar, buscando sempre trazer assuntos sobre economia e meio ambiente, como p...

Advertisement