Issuu on Google+

Sérgio Teixeira Costa Reitor

Carlos Henrique Almeida Alves Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação

José Ginaldo da Silva Júnior Chefe de Departamento de Pesquisa e Inovação

Daniele Gomes de Lyra Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica

Danielle Clara Santana da Silva Assistente Ténica em Propriedade Intelectual e Inovação

Jonathan Santos Silva Bolsista CNPq Rede NIT /NE

Danillo Gabriel Moreira Correia de Souza Bolsista NIT - IFAL

Maiara Pereira Santos Bolsista NIT - IFAL

Ranielle Belo dos Santos Bolsista NIT-IFAL

Thalisson de Araújo Matos Bolsista NIT - IFAL


O Objetivo do DOE+ é conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de sangue, por meio do agendamento de doações e publicação de campanhas digitais via smartphone. O app desenvolvido auxilia os hemocentros no enfrentamento da situação de escassez dos bancos de sangue, tendo em vista a manutenção de um estoque de sangue mínimo para atender as demandas da rede pública. Os usuários podem agendar o dia e o horário da doação, compartilhar campanhas via redes sociais e receber notificações quando o estoque de sangue na Hemorrede estiver baixo. Desenvolvido pelos pesquisadores do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), em parceria com Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o aplicativo beneficia diretamente o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), servindo como canal de comunicação entre doador e o Centro.

O Aplicativo Nutrição Total foi criado para o uso em PCs, smartphones e tablets e tem como pretensão melhorar a comunicação entre o serviço do refeitório da instituição e os alunos que o utilizam. O aplicativo é gratuito e está disponível apenas para o sistemas Android, porém pode ser acessado também na versão Web. Para se cadastrar é preciso fornecer o nome e o número da matrícula do estudante, pois ainda é restritos aos alunos do IFAL. A ferramenta disponibiliza a função ‘Cardápio’ , em que os usuários podem ter acesso às opções de refeição ao longo longoda dasemana semana, e que a qual é atualizada é atualizada, pelo setor pelo setor de nutrição de nutrição da instituição. da instituição. Coordenação: Profº Edson Camilo.

Desenvolvedores: Murilo Ventura, Lucas Lima, Dayvson Sales, Victor Aurélio, Jonatas Rodrigues.

O ABC Autismo e o Hangaut Game foram criados para auxiliar no processo de ensino/aprendizagem de crianças com autismo, sendo frutos de projetos de pesquisa do Instituto Federal de Alagoas. Os jogos utilizam os princípios da análise do comportamento e aspectos do programa de ensino estruturado TEACCH, um programa interventivo criado na Carolina do Norte, que valoriza a estruturação, organização e gradação das ações com o intuito de propiciar o aprendizado de habilidades para a vida, dentre elas as que são voltadas ao contexto alfabetizador. O ABC Autismo é voltado para o ensino de habilidades relacionadas ao processo de alfabetização de crianças com autismo e foi premiado com o 1º lugar no concurso Apps.edu do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) em 2015. Já o Hangaut Game faz aplicação de atividades que obedecem a dinâmica de um jogo da forca tradicional, porém utilizando hierarquia de dicas para proporcionar um aprendizado sem erro, sendo premiado em 1º lugar na Mostra Tecnológica e Inovação do CONNEPI em 2015. Os dois aplicativos podem ser utilizados amplamente por crianças com outras síndromes.

Coordenação: Profº Marcílio Ferreira.

Desenvolvedores: Desenvolvedores: Ernande Júnior, Nwlton Barros.

O sisPronatec é um sistema de gerenciamento administrativo das turmas do Pronatec, desenvolvido por servidores do IFAL e custeado pelo Pronatec/IFAL. O objetivo é tornar o gerenciamento diário das turmas, alunos e colaboradores, mais rápido e seguro. Os dados podem ser inseridos no sistema sempre de forma simples e os relatórios prontamente obtidos de forma padronizada para todos os Campi do instituto. O sistema não está disponível para download em nenhuma plataforma, atualmente sendo utilizado apenas pelo Pronatec do IFAL em seus 15 Campi e Reitoria.

Desenvolvedores:

Joel Henrique Anderson Maia

Coordenação:

Coordenação:

Jean Barros Profª Mônica Ximenes

Profª Mônica Ximenes

Desenvolvedores:

Desenvolvedores:

Ezequel Farias, José Welisson Souza, Marcos Reis, Leandro Wanderley.

Jean Barros, Paulo Ney, Roberto Lima, Benedito Fernando, Marcos Reis.


Portfólio de Software do IFAL