Page 1

JORNAL DA HIPOTENUSA

Edição nº1

111

Jornal Da Hipotenusa Matemáticos Famosos (Veja na página 5)

11 de Setembro de 2013 NESTA EDIÇÃO

Estatísticas – Mortalidade Infantil está ligada com a falta de estudo dos pais (Leia mais na página 4)

E MAIS!

Jogos e Desafios – Página 03

Estatística compilada pelo 'Estadão Dados' mostra que, para cada ponto percentual retirado da taxa de analfabetismo da população adulta, a morte de crianças cai 4,7 pontos; fator tem mais influência do que a pobreza e a falta de saneamento básico

Dois passatempos divertidos para... passar o tempo!


Edição Nº 1

2


Edição Nº 1

Curiosidades Geométricas por Cynthia Freitas

3

Segundo o historiador grego Heródoto, essa pirâmide, cujas faces laterais são triângulos isósceles, possui a seguinte propriedade: "Cada face lateral triangular tem uma área igual à do quadrado construído sobre a altura da pirâmide." Os egípcios construíram cerca de 80 estruturas do tipo desta pirâmide.

A célebre frase que Napoleão disse aos seus soldados a quando da conquista do Egito foi: "Soldados, do alto destas pirâmides quarenta séculos vos contemplam."

1)

As tampas dos esgotos são circulares e não quadradas, porque uma tampa de esgoto quadrada poderia escorregar pelo buraco e cair dentro do esgoto, quando a voltássemos de lado. 2) De entre todas as figuras planas com o mesmo perímetro, o círculo é a que tem maior área. 3) O maior sólido geométrico feito pelo homem é a pirâmide de Quéops, no Egito e foi construída no século 25 a.C. Esta construção é uma das "sete maravilhas do mundo" que chegou quase intacta aos nossos dias. Tem de altura 138m e a base quadrada tem de lado 230m. Cobre uma área de 54000 m2 e foi feita com mais de dois milhões de blocos de pedra, pesando cada um deles, em média, 2,5 toneladas.

Jogos e Desafios – Sudoku e Diagrama por Lucas Leonel – Resolução na página 5

Carlos, Luís e Paulo são casados com Lúcia, Maria e Patrícia, não necessariamente nesta ordem. Um dos maridos é advogado, outro é engenheiro e outro, médico. Com base nas dicas abaixo, tente descobrir a profissão de cada um e o nome de suas respectivas esposas. 1. O médico é casado com Maria. 2. Paulo é advogado. 3. Patrícia não é casada com Paulo. 4. Carlos não é o médico.


Edição Nº 1

FOTOS

4

Mortalidade infantil está diretamente associada à falta de estudo dos pais por Camila Fernandes Nada mata mais crianças no Brasil do que a ignorância. Pesquisa do Estadão Dados mostra que nenhuma outra de 232 variáveis testadas influi mais nas mortes na infância do que a falta de estudo dos adultos. Nem falta de dinheiro, de água ou esgoto têm impacto maior. Para cada ponto porcentual retirado da taxa de analfabetismo da população de 18 anos ou mais, a taxa de mortalidade de crianças até 5 anos cai 4,7 pontos. Na prática, se 1% dos adultos de uma cidade é alfabetizado, em média, mais 47 crianças sobrevivem à primeira infância, a cada 10 mil nascimentos. "Às vezes, a casa não tem saneamento básico, mas se a mãe tem um pouco de educação, consegue que o filho tenha acesso aos programas sociais do governo", disse o pesquisador do IBGE Celso Simões, autor de estudo que chegou a conclusão similar. O impacto da alfabetização de adultos sobre a mortalidade de crianças é duas vezes maior do que o da pobreza. O professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa José Cássio de Moraes ressalta que a maior educação materna também aumenta as chances de doenças infantis serem diagnosticadas mais cedo: "A mãe com nível educacional melhor reconhece mais rapidamente os sintomas de doenças."

Desafio é reduzir as mortes de recém-nascidos Entre 2000 e 2011, segundo o SIM-Datasus, as mortes de crianças com menos de 5 anos caíram de 79.470 para 46.375 por ano. A queda foi mais significativa entre as crianças com mais de um mês de vida: 47% no período. Nessa fase, as causas de morte mais comuns podem ser tratadas com terapias simples, como soro caseiro. Isso ajuda a explicar como o aumento da escolaridade dos pais reduz a mortalidade.

Desafio está agora nas crianças com até uma semana de vida, grupo com maior parte das mortes infantis. O problema é mais complexo, porque as causas não são facilmente evitáveis e implicam cuidados com as mães e o parto.


Edição Nº 1

5

IMAGENS

A História da Matemática por Lucas Leonel

A história da matemática é uma área de estudo dedicada à investigação sobre a origem da descoberta da matemática e, em uma menor extensão, à investigação dos métodos matemáticos e aos registros ou notações matemáticas do passado.

Matemáticos Famosos por Cynthia Freitas

. Anteriormente à modernidade e à expansão mundial do conhecimento, os exemplos escritos de novos progressos matemáticos tornaram-se conhecidos em apenas poucas localidades. Os textos matemáticos mais arcaicos disponíveis que nos são conhecidos são o Plimpton 322 (matemática babilônica, cerca de 1900 a.C.), o Papiro Matemático de Rhind (matemática egípcia, cerca de 2000-1800 a.C.) e o Papiro Matemático de Moscou (matemática egípcia, cerca de 1890 a.C.). Todos estes textos versam sobre o então chamado Teorema de Pitágoras, que parece ser o progresso matemático mais amplamente difundido depois da aritmética básica e da geometria. A contribuição Greco-helênica refinou grandiosamente os métodos (especialmente através da introdução do raciocínio dedutivo e do rigor matemático em provas) e expandiu o tema da matemática, isto é, aquilo de que ela trata. O estudo da matemática como um tópico em si mesmo começa no século VI a.C. com os pitagóricos, os quais cunharam o termo "matemática" a partir do termo (mathema) do grego antigo, significando, então, "tema do esclarecimento". A matemática chinesa fez contribuições já muito cedo, incluindo o sistema de notação posicional. O sistema numérico indoarábico e as regras para o uso de suas operações, atualmente em uso no mundo todo, foi provavelmente desenvolvido em torno do ano 1000 d.C. na Índia e transmitido ao Ocidente através da matemática islâmica. A matemática islâmica, por sua vez, desenvolveu e expandiu a matemática conhecida destas civilizações. Muitos textos gregos e árabes sobre matemática foram então traduzidos ao latim, o que contribuiu com o desenvolvimento da matemática na Europa medieval.

Platão atribuiu aos sólidos de sua autoria, representações aos elementos da natureza: universo, terra, água, ar e fogo. Atualmente podemos encontrar nas áreas de conhecimento estruturas moleculares que se assemelham aos sólidos de Platão.

Pitágoras

Euler desenvolveu uma relação que calculava o número de faces, arestas e vértices dos poliedros, denominada relação de Euler V + F – A = 2. Pitágoras descobriu uma importante relação que atualmente serve de base em várias demonstrações matemáticas, como em diversas aplicações na Física. Tales de Mileto apresentava uma técnica de medir longas distâncias, o Teorema de Tales vangloriava por sua aplicabilidade e exatidão em cálculos até então aproximados. Hoje em dia sua teoria constitui a base de modernos equipamentos, capazes de medir distâncias inalcançáveis pelo homem, o teodolito é um desses aparelhos. Bhaskara apresentou a fórmula para resolver equações do 2º grau. A fórmula de Bhaskara utilizada para determinar uma raiz de uma equação quadrática.

Bhaskara

Dos tempos antigos à Idade Média, a eclosão da criatividade matemática foi frequentemente seguida por séculos de estagnação. Começando no Renascimento, no século XVI, novos progressos da matemática, interagindo com as novas descobertas científicas, foram realizados de forma crescente, continuando assim até os dias de hoje.

Tales de Mileto


Edição Nº 1

6

A Matemática no Dia a Dia Se não houvesse matemática, não existiam: Pontes, cabos de telefone, computadores, edifícios, aviões, micro-ondas, automóveis, entre outros. Nossa vida seria muito mais complicada sem a matemática. Como a matemática pode explicar vários fenômenos do nosso dia a dia: FENÔMENO: EXPLICAÇÃO MATEMÁTICA Como é que um avião se mantém no ar sem algo a suportá-lo: Equações descobertas por Daniel Bernoulli no século XVIII. O que faz uma maçã cair da árvore: Equações do movimento e da mecânica descobertas por Newton no século XVII. Como as imagens e os sons de um jogo de futebol podem chegar em uma TV em qualquer parte do mundo: Através da radiação eletromagnética descrita pelas equações de Maxwell, século XIX Como é possível prever quem ganhará as eleições: Previsão com base na teoria das probabilidades e estatísticas

Editores Camila Fernandes, Cynthia Freitas, Daniel Uiliam, Lucas Leonel

Cubatão/SP

É preciso muita matemática para desenvolver aparelhos eletrônicos como celulares e notebooks.

Jogos e Desafios – Resolução

Jornal da hipotenusa  

Trabalho de Matema´tica

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you